Em meio ao “desgoverno”, Moacyr Leite rir da cara do povo de Uruçuca.
O governo do prefeito da cidade de Uruçuca, Moacyr Leite (DEM), parece não está tão bem como sua Assessoria de Comunicação vem divulgando na região. Na cidade, só se ouve reclamações e insatisfações contra a atual administração. O prefeito abandonou a cidade. O que se ver no município é lixo espalhados pelas ruas e praças, ruas destruídas e sem manutenção.
O Centro de Cultura Água Preta, continua fechado. As praças estão abandonadas e destruídas, principalmente a Praça da Ciência, construída no governo da prefeita Fernanda Silva (PT). “A única obra vista em Uruçuca é a mansão do prefeito”, disse um morador que prefere não se identificar.
O povo que votou em Moacyr já demonstra arrependimento. “O comércio de Uruçuca parou, o dinheiro parece não circular mais na cidade”, contou um comerciante ouvido pela reportagem do UBAITABA URGENTE.
Na próxima semana o radialista Jackson Cristiano estará visitando Uruçuca novamente e ouvindo a população. Aguardem!
Quem paga IPTU, colabora com os esforços da Prefeitura na manutenção da cidade.
Atenção contribuintes de Ubaitaba que ainda não se beneficiaram com o desconto de 10% oferecido pela Prefeitura para pagamento a vista do IPTU. Restam poucos dias e a oferta de desconto não será prorrogada. Por isso, a Diretoria de Tributos alerta que, depois de 31 de maio, o pagamento do carnê do IPTU somente poderá ser feito à vista ou parcelado pelo valor integral, sem incidência de nenhum desconto e, em alguns casos, com juros e multas por atraso. De acordo com o diretor de Tributos, Nilton Sales, a previsão é de que o crescimento da arrecadação em torno de 20%. Principalmente porque na última semana se elevou a procura do setor pelos contribuintes interessados no pagamento à vista com o desconto.
Ele estima ainda que entre 70% e 80% dos carnês tenham sido entregues em domicílio ou retirados pelos contribuintes. Isto, apesar das informações e orientações prestadas em entrevistas através da mídia, incluindo emissoras de rádio. Cerca de 20% dos carnês do IPTU não foram entregues porque os titulares não foram encontrados ou porque o imóvel está em nome do antigo dono sem que tenha sido transferida a posse ou propriedade. Por isso, é preciso que o contribuinte vá à Diretoria de Tributos para a transferência ou ser orientado. Quem paga o IPTU ou qualquer tributo em dia colabora com os esforços da Prefeitura na manutenção da cidade, nos projetos voltados para Educação, Saúde e Assistência Social. Além disso, cumpre seu dever cidadão.
Yuri foi assassinado com 11 tiros na tarde desta quinta-feira (16).
Yuri Oliveira dos Santos, vulgo “Piu”, 21 anos, foi assassinado com 11 tiros de pistola 380, na cabeça, no bairro Sinval Palmeira, em Itabuna. O crime aconteceu na tarde desta quinta-feira (16/5). A polícia Civil está investigando o crime. Com a morte de Yuri, Itabuna completa 50 assassinatos este ano. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
“Cigano” foi morto na manhã desta quinta (16), com 5 tiros.
Jabson Reis Santos, vulgo “Cigano”, 33 anos, foi assassinado na manhã desta quinta-feira (16/5), em Itabuna. O crime aconteceu na Segunda Travessa Floresta, perto do antigo depósito da Kildare, no bairro São Caetano. Segundo o blog Rede Brasil de Notícias, Jabson foi morto com cinco tiros nas costas.
O corpo da vitima foi encontrado ao lado de uma moto CG, de placa JQC-3723. Na cena do crime foi encontrado um segundo capacete, provavelmente do criminoso que estava na garupa da moto. Com a morte de Cigano, Itabuna completa 49 assassinatos este ano. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Operação de combate à pedofilia cumpre 26 mandados na Bahia.
A operação de combate à pedofilia Luz na Infância 2, deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) em todo o país, garantiu o cumprimento de 26 mandados em Salvador, Região Metropolitana (RMS) e cidades do interior. Segundo a Polícia Civil, cinco pessoas foram presas na capital, e duas foram localizadas nas RMS e interior. O designer gráfico Rodolfo Correia Camargo, de 36 anos, foi preso em Ondina. Já Giovane Rodrigues Ferreira Cardoso, 36, morador do bairro de Canabrava, Mauro Lúcio de Castro Oliveira, 46, de Nova Brasília de Itapuã, e os irmãos Bernardo e Felipe Santos do Carmo, de 23 e 22 anos, respectivamente, no bairro da Vila Laura, também foram capturados. Jesley de Jesus Silva, 18, foi preso na Ilha de Itaparica, e Eugênio Figueiredo Barros foi detido em sua casa, no Conjunto Habitacional ACM, em Feira de Santana.
Em Camaçari, a equipe da 18ª Delegacia Territorial (DT) identificou farto material na residência de dois irmãos, que não foram localizados. Durante as buscas em Salvador, foram apreendidas dezenas de equipamentos de informática e arquivamento de dados como notebooks, CPUs, pendrives, celulares, videogames. Em coletiva de imprensa, na tarde de hoje, no auditório da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), em Brotas, o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) em conjunto com o Departamento de Inteligência Policial (DIP), a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra à Criança e o Adolescente (Dercca), a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTIT) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) falou sobre a operação, que tem parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP).
De acordo com a diretora do Depom, delegada Fernanda Porfirio, a operação obteve êxito nos alvos de Salvador. “O número de mandados dobrou, em relação à primeira fase da operação, ainda assim todos os endereços foram identificados e prosseguiremos com as investigações”. Já o diretor-adjunto do Depin, delegado Cristiano Mangueira, informou que no interior, foram cumpridos mandados em Feira de Santana, Poções, Camacã, Ilhéus e Itagimirim. Eugênio Figueiredo, que foi preso na operação, possuía duas pistolas calibre 380, munições, além de materiais pornográficos e bonecas infantis e infláveis. A delegada Ana Crícia Macedo, titular da Dercca, explicou que todos os flagranteados serão apresentados na audiência de custódia, enquanto os materiais apreendidos irão para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). (Bocão News)
Suspeito de envolvimento em óbito de PM morre em confronto com policiais.
Um homem suspeito de participação na morte de um sargento da reserva da Polícia Militar, em Coaraci (relembre aqui), no sul baiano, foi morto em confronto com policiais. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (16). Segundo a Polícia Civil, via G1, uma denúncia de moradores indicava que o suspeito traficava drogas no centro da cidade. Ao chegar no local, o acusado, conhecido como “Pajé”, teria reagido à prisão e atirado. No confronto, o homem foi baleado e veio a óbito.
Outros acusados na morte do sargento Lúcio Soares dos Santos, 59 anos, ainda são procurados pela polícia. O sargento da reserva foi morto a tiros na sexta-feira (11). A vítima foi baleada após uma discussão com homens que tinham entrado na propriedade dele, uma pequena roça na zona rural da cidade. Segundo a Polícia, o grupo consumia drogas no local, quando o sargento exigiu que eles saíssem. O PM da reserva foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Lula perde benefícios concedidos a ex-presidentes após decisão de juiz.
O juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara de Campinas (SP), acolheu tutela de urgência em ação popular e mandou cortar “todas as benesses” a Luiz Inácio Lula da Silva, como ex-presidente (2003/2010). O argumento central do magistrado é que na prisão da Lava Jato, em Curitiba, o petista estaria em melhores condições de segurança do que quando em liberdade. “O ex-presidente está sob custódia permanente do Estado, em sala individual (fato notório), ou seja, sob proteção da Polícia Federal, que lhe garante muito mais segurança do que tivera quando livre”, escreveu.
A decisão judicial foi divulgada pelo Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal em São Paulo. A ação popular foi movida por Rubens Alberto Gattu Nunes. O magistrado destacou a desnecessidade da mobilização de “alguns agentes” para acompanhar Lula aonde fosse. “Também é absolutamente desnecessária a disponibilidade de dois veículos, com motoristas, a quem tem o direito de locomoção restrito ao prédio público da Polícia Federal em Curitiba e controlado pelos agentes da carceragem”, seguiu o juiz. “Qualquer necessidade de transporte a outro local é de responsabilidade Policial Federal e sob escolta.
Sem qualquer justificativa razoável a manutenção de assessores gerais a quem está detido, apartado dos afazeres normais, atividade política, profissional e até mesmo social não há utilidade alguma a essa assessoria.” “Logo, a permanência desses benefícios e, principalmente, seu pagamento à custa da União, são atos lesivos ao patrimônio público, pois é flagrante a inexistência dos motivos.” O Instituto Lula não se pronunciou sobre a decisão. A reportagem também tentou contato com o Palácio do Planalto.
Ex-vereador Fábio Magal declara apoio à reeleição de Bebeto.
O ex-vereador de Ilhéus, Fábio Magal, selou o apoio à reeleição do deputado federal Bebeto Galvão (PSB). A adesão de Magal ao projeto foi oficializada em reunião realizada na última sexta-feira, dia 11. Magal foi o vereador mais votado de Ilhéus na eleição de 2012 e, mesmo não tendo conseguido a reeleição em 2016, mantém um forte grupo aliado no município e dá continuidade ao trabalho social que o notabilizou em toda a cidade.
Segundo o ex-vereador, a adesão ao projeto Bebeto se deu como reconhecimento ao trabalho que o deputado faz em prol do município. “Bebeto já destinou mais de 10 milhões de reais em emendas a Ilhéus, demonstrando a seriedade com que trata as demandas de nossa gente. Além disso, todos os integrantes de nosso grupo referendaram essa decisão, o que me deixa muito confortável”, finalizou Magal.
Prefeitura de Itacaré realiza obras de pavimentação da Rua do Canal.
A Prefeitura de Itacaré já está realizando, com recursos próprios e com o apoio de emenda parlamentar, as obras pavimentação da Rua do Canal, no bairro Santo Antônio (Bairro Novo), um serviço que vai garantir muito mais comodidade, segurança e qualidade de vida para os moradores do local. As obras estão bastante aceleradas e em pouco tempo o Bairro Novo já vai contar com mais essa obra de infraestrutura deixando esse local ainda melhor. De acordo com os moradores, o que era um sonho agora está se tornando realidade. “Só quem convivia com a realidade daqui sabe o quanto é importante essa obra para nós”, relatou uma moradora que comemorou o andamento das obras. “Isso era um sonho”, complementou. Além da pavimentação, a Prefeitura está realizando melhorias como a cobertura do canal e construção de meios fios e alvenarias para que a obra fique ainda melhor.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que todo esse trabalho faz parte do compromisso de garantir muito mais dignidade e qualidade de vida para o povo. Segundo ele, em breve diversas outras ruas da sede e do distrito serão beneficiadas com as obras de pavimentação das ruas e construção de praças, tornando a cidade mais bonita, bem cuidada e garantindo muito mais espaços de lazer. E as obras de pavimentação não param por aí. Na lista dos serviços que estão sendo feitos pela Prefeitura de Itacaré iniciados estão a pavimentação da ladeira e da orla da Praia da Concha, pavimentação do bairro da Portelinha, em Taboquinhas, e também a pavimentação do entorno de toda a praça e de ruas na Marambaia.
Jerônimo Rodrigues (SDR), prefeita Suka Carneiro e a deputada Fabíola Mansur.
Cerca de R$ 70 mil serão investidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo da Bahia na reforma do Mercado da Farinha no centro de abastecimento de Ubaitaba. O convênio foi assinado hoje pela prefeita Suka Carneiro e o secretário Jerônimo Rodrigues e resulta de emenda da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB). De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Raimundo Fahning, que acompanha a agenda da prefeita em Salvador, a reforma do Mercado da Farinha será a primeira etapa de um projeto global que prevê a reforma de todo o centro de abastecimento de Ubaitaba.
“Com a obra a Prefeitura atende antigo sonho de comerciantes e feirantes de oferecer produtos de qualidade à população”, explicou. A prefeita Suka Carneiro reforçou que a deputada Fabíola Mansur tem sido grande parceira na busca de recursos para projetos e serviços que beneficiam o povo de Ubaitaba. A parlamentar é autora de emenda que prevê a pavimentação asfáltica de parte da área central da cidade que numa primeira etapa vai melhorar as condições de tráfego e a estética da Avenida Vasco Neto e das praças 27 de Julho e Cultural.
Líder político de Cipó confirma apoio do PSD a José Ronaldo.
Lideres políticos de Cipó – localizada no território do Semiárido Nordeste II – que apoiaram o governo do PT estão insatisfeitos com a falta de compromisso com as demandas da cidade e já manifestam apoio ao pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo. O líder político da região, Marcos de Zé Camilo, que concorreu à prefeitura pelo PSD, confirmou o apoio ao ex-prefeito de Feira de Santana e disse que os vereadores do partido na cidade vão caminhar juntos com ele.
Seguem com Marcos de Zé Camilo os vereadores Filipe Brito, Edvânio Santana e Gilson, todos do PSD. “José Ronaldo é uma pessoa de muitas qualidades. É amigo e sincero. Transmite confiança. Tivemos uma decepção muito grande em Cipó. Houve um consenso geral para apoiar o governo do PT, mas nada do que foi prometido para a cidade foi feito. José Ronaldo é um homem que não promete o que não pode cumprir. Acreditamos na sua seriedade e capacidade de trabalho”, contou o ex-vereador.
Panfletagem na BR 101 mobiliza Contra o Abuso Infanto-Juvenil em Ubaitaba.
Com o suporte da Polícia Rodoviária Federal, a Prefeitura de Ubaitaba realizou nesta quarta-feira (16), mais um ato da campanha de mobilização contra a exploração sexual de Crianças e Adolescentes. Desta vez, a panfletagem alcançou motoristas e usuários da rodovia na BR-101, na entrada do bairro Armandão. O objetivo dessa etapa da campanha foi conscientizar e alertar aos motoristas, principalmente os caminhoneiros, inclusive informando o número para denunciar atos de abusos ou exploração sexual infanto-juvenil.
Participaram do ato, a Secretaria de Assistência Social e Promoção e Trabalho, através do Creas; o Conselho Tutelar e patrulheiros rodoviários. Esse atividade faz parte de uma Campanha Nacional que culmina na sexta-feira (18), com uma passeata pelas ruas centrais de Ubaitaba, a partir das 8h30 da manhã. De acordo a coordenadora do Creas, Tailana Santana, para fazer qualquer denúncia de abuso sexual, ou suspeita, basta ligar gratuitamente para o DISQUE 100, sem a necessidade de se identificar. “Para denunciar, não é preciso ter certeza, basta ter a suspeita, pois quem investiga são os órgãos de segurança, com o acompanhamento do Conselho Tutelar”, disse.
Um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai proibir que proprietários de carros tenha os veículos apreendidos caso atrasem o pagamento do IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores].
A iniciativa deve ser sancionada pelo prefeito Dr. Pitágoras nos próximos dias. Apresentada pelo vereador Arnaldo Araújo, líder da situação na Câmara, o projeto tomou como base uma decisão liminar recente da juíza Maria Verônica Moreira Ramos, da 11ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador.
Na sentença, a juíza diz que as apreensões violam três garantias constitucionais: direito de propriedade, direito do devido processo legal [se defender na Justiça] e à limitação do tráfico de bens e pessoas por meio de tributos. O projeto de Lei também toma como base o artigo 150 da Constituição Federal que veda “utilizar tributo com efeito de confisco”, posição avalizada em súmula pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Fonte: Bahia Notícias
Prefeitura de Itacaré realiza obras de recuperação da Alameda Paulo Reis.
A Prefeitura de Itacaré realizou as obras de melhoria da Alameda Paulo Reis, no centro da cidade, deixando o espaço ainda mais bonito. No local está sendo feita a recuperação de todo o gradil, corrimão, grade de esgotos e também dos canteiros para tornar a alameda, que já é um dos espaços mais frequentados da cidade, num local muito mais agradável e bem mais aprazível. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que esse trabalho faz parte do compromisso de cuidar cada vez mais da cidade, deixando as praças, ruas, logradouros e espaços públicos muito mais bonitos.
Além da Alameda Paulo Reis, outros logradouros de Itacaré também vêm recebendo melhorias e um trabalho constante de manutenção, como as praças do Marimbondo, praça São Miguel, Praça do Fórum, Praça Santos Dumont, além da limpeza das ruas e dos meios fios. Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura de Itacaré também vem realizando outras obras importantes na cidade, como a pavimentação da Rua do Canal, no bairro Santo Antônio (Bairro Novo) e a pavimentação da praça e ruas no bairro da Marambaia. Já no distrito de Taboquinhas a Prefeitura está concluindo as obras de pavimentação de ruas do bairro da Portelinha.
Fuzil e drone são apreendidos com quadrilha em Porto Seguro.
Um fuzil e um drone foram apreendidos com uma quadrilha, na tarde de sábado (12), na cidade de Porto Seguro. Os materiais foram encontrados com quatro criminosos que tentaram atacar rivais, em Santa Cruz Cabrália. Equipes do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) faziam rondas, no distrito de Coroa Vermelha, quando ouviram disparos. Após varreduras foi localizado o carro modelo Cross Fox, com quatro homens e iniciada a perseguição. Pouco tempo depois os criminosos perderam o controle do veículo e foram interceptados.
Foram presos em flagrante, com um fuzil calibre 556, munições e drone, Júnior Cleber dos Santos, 38 anos, Narciso Pereira Portugal, 21, e Claudio Souza de Oliveira, 40, além de um adolescente apreendido. Durante a diligência um carro modelo Uno também foi apreendido. “Excelente flagrante. A informação inicial é de o quarteto faz parte de uma quadrilha de traficantes, envolvida também com roubos a bancos”, informou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.
Assaltantes são transferidos do hospital para o presídio.
Os dois jovens que caíram de uma moto durante uma perseguição ocorrida após roubarem um homem em Itabuna, tiveram alta médica e foram levados para o presídio do município nesta quarta-feira (16), conforme informou a Polícia Civil. Geovane Silva Souza, de 26 anos, e Gabriel Farias de Cunha, de 22 anos, estavam no Hospital de Base de Itabuna desde o dia 7 de maio, quando ocorreu o caso. Eles deixaram a unidade de saúde na terça-feira (15) e foram encaminhados para o sistema prisional nesta quarta. Segundo a polícia, os dois jovens já têm passagem por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e roubo a mão armada. (G1)
Ronaldo Santana foi morto em 1997 I Foto: Radar 64
Foram absolvidos os quatro acusados de matar o radialista Ronaldo Santana, há 20 anos. A decisão foi tomada pelo júri popular, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (16), no fórum de Eunápolis. Por volta das 14h, o juiz Otaviano Andrade Sobrinho anunciou que os sete jurados, em sua maioria, não consideraram consistentes as provas contra os acusados. Entre os réus do crime estão o ex-prefeito de Eunápolis Paulo Dapé, à época chefe do executivo da cidade e o atual vereador Valdemir Batista Oliveira, o bancário Antônio Oliveira Santos e a mãe de santo Maria Sindoiá. Segundo informações do site Radar 64, eles haviam sido acusados pelo Ministério Público como autores intelectuais do assassinato do radialista, que aconteceu em outubro de 1997. Os promotores pediram a condenação de Paulo Dapé como mandante e os outros três réus como participantes.
Empresário alega que é dono dos R$ 51 milhões atribuídos a Geddel .
O empresário baiano Carmerino Conceição de Souza reclamou a propriedade dos R$ 51 milhões achados em um bunker pela Polícia Federal (PF) que foi atribuído ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, ele realizou diversas ligações diárias para o escritório do advogado de Geddel, Gamil Foppel, alegando ser o verdadeiro dono do dinheiro. O empresário também enviou e-mails ao advogado para declarar a posse dos valores apreendidos no ano passado, durante Operação Tesouro Perdido, um dos desdobramentos da Operação Lava Jato.
Ainda segundo a coluna, o episódio consta na petição encaminhada na terça-feira (15) ao superintendente da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga. Nela, o criminalista detalha os contatos feitos pelo empresário de “forma insistente”. O advogado informa na petição que havia orientado todos os seus funcionários a direcionar o empresário À PF, para que ele declarasse a posse dos R$ 51 milhões. “Mesmo após essa advertência, o referido senhor tem insistido em buscar contato com este peticionário (e demais advogados de seu escritório), passando a proferir expressas ameaças”, diz Gamil.
A jovem Soraia Macedo de Lemos, de 17 anos, à namorada antes de ser morta com um tiro na cabeça. Nicole Cespe, namorada de Soraia, esteve no início da tarde desta quarta-feira (16) no Instituto Médico Legal, na região central do Rio, com a mãe da vítima.
Soraia foi assassinada na noite desta terça-feira (15). Segundo testemunhas, os bandidos dispararam na jovem após se irritarem por não conseguirem desbloquear o celular da vítima. Nicole e a mãe de Soraia foram ao IML fazer o reconhecimento do corpo da jovem.
“Eu estou aqui, levaram meu telefone, mas eu estou aqui. Tiraram a vida de uma pessoa vaidosa, gostava de se cuidar, tinha muitos sonhos pela frente. Ela tinha 17 anos. Levaram o meu telefone, não o dela, mas tiraram a vida dela”, desabafou a namorada de Soraia.
Nicole, que estava com Soraia no momento do assalto, disse ainda que os dois criminosos as ameaçavam as de morte o tempo todo. O enterro da jovem está marcado para ocorrer às 13h no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador.
A mãe de Soraia passou mal após saber da morte da filha. De acordo com um primo da adolescente, a mulher teve uma reação física grave, ficou muito nervosa e teve que tomar calmantes. Numa rede social, a mãe da estudante também fez um desabafo falando sobre o impacto da morte. A jovem foi morta próximo ao Colégio Estadual Professora Marua de Lurdes de Oliveira Tia Lavor, na Rua Sargento João Lopes.
De acordo com testemunhas, após pegarem o aparelho, um iPhone, os criminosos ficaram irritados por não conseguirem desbloquear a tela. Um dele, então, atirou na cabeça da jovem. Ela ainda foi levada ao Hospital Municipal Evandro Freire, também na Ilha do Governador, mas não resistiu. G1.com
O homem que foi encontrado morto na última sexta-feira (11/5), à noite, em frente ao sem terra, as margens da BR-101, em Ubaitaba (relembre aqui), já foi identificado pela família. Crispim Pereira dos Santos (Nonô), 34, morava no mesmo local onde foi assassinado. Segundo informações do DPT, Crispim foi morto com aproximadamente 06 disparos de arma de fogo.
Familiares contaram ao UBAITABA URGENTE, que Nonô tinha problemas mentais e era usuário de drogas. O homem era acusado de pequenos furtos na cidade. Recentemente ele foi acusado de ter furtado 01 celular,01 botijão de gás, além de aparelhos domésticos. O delegado Adelino Loyola, titular da delegacia de Ubaitaba está investigando o crime.