Ubaitaba Urgente

MAIQUINIQUE: FAZENDA DE GEDDEL É INVADIDA PELO MST

Fazenda de Geddel é invadida pelo MST em Maiquinique
Fazenda de Geddel é invadida pelo MST em Maiquinique.

Cerca de 40 integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) invadiram, na tarde deste domingo (29), a Fazenda Vale do Caraim, em Maiquinique, no sul da Bahia. Segundo o major o major Edmário José Britto Araújo, comandante da 8ª CIPM, sediada em Itapetinga, a fazenda pertence ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. De acordo com o site Sudoeste Hoje, as informações repassadas pelo gerente da fazenda de Geddel em Potiraguá, Valério Sampaio.

Segundo ele, os funcionários da fazenda em Maiquinique mantiveram contato no começo da manhã de domingo informando que pelo menos 40 pessoas ocuparam a sede da fazenda. “Desde o meio dia Valério não consegue manter contato com os funcionários da referida propriedade invadida (que são o total de 10 pessoas) e, por volta das 13h40 o senhor Valério estava se deslocando para Itapetinga para registrar ocorrência sobre a invasão”, informou o major Edmário. No início do mês, a propriedade em Potiraguá também foi invadida pelo MST.

UBAITABA: PREFEITURA DECRETA PONTO FACULTATIVO NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

Prefeitura decreta ponto facultativo em Ubaitaba nesta segunda-feira (30)
Prefeitura decreta ponto facultativo nesta segunda-feira (30).

Segunda-feira, dia 30, será ponto facultativo na Prefeitura Municipal de Ubaitaba, depois que a prefeita Suka Carneiro assinou Decreto ampliando as comemorações ao Dia do Trabalho, que transcorre no 1º de maio. A Diretoria de Limpeza Pública, da Secretaria de Obras, informa a população que haverá apenas a varrição de ruas e coleta de lixo noturna. Excepcionalmente na segunda-feira, dia 30, lixo e entulhos não devem ser descartados nas avenidas, ruas, praças e logradouros públicos de Ubaitaba.

Por isso, as pessoas e comerciantes devem ficar atentos para que a cidade se mantenha limpa. A coleta domiciliar de lixo e o recolhimento de entulhos somente retorna na quarta-feira, dia 2 de maio, com o expediente normal da Prefeitura e demais repartições públicas.

FLAMENGO DERROTA O CEARÁ E ASSUME A LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO

Flamengo derrota o Ceará e assume a liderança do Brasileirão
Flamengo derrota o Ceará e assume a liderança do Brasileirão.

Com ótima atuação de Vinicius Júnior, autor de dois gols, Flamengo derrotou o Ceará por 3 a 0 , em partida disputada na tarde deste domingo, no Castelão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado fez o time rubro-negro chegar aos sete pontos ganhos e assumir a liderança do torneio. O Ceará, com apenas um ponto, é o 18º colocado. Os gols da equipe carioca foram marcados por Vinicius Júnior, dois, e Diego.

O resultado fez justiça ao melhor desempenho da equipe comandada por Mauricio Barbieri que tem enfrentado dias tumultuados por causa de protestos de torcedores. O Flamengo adotou um estilo de jogo ofensivo, com marcação na saída de bola e dificultou as tentativas do Ceará de partir para o ataque. O time nordestino chegou ao terceiro jogo sem vitória e mostrou que vai precisar melhorar muito para escapar das últimas posições. Na próxima rodada, o Ceará enfrentará o Corinthians, em São Paulo; o Flamengo vai receber o Internacional, no Maracanã.

ILHÉUS: PREFEITO MARÃO MASSACRA O POVO PARA REELEGER A DEPUTADA ÂNGELA SOUSA

Thadeu Muniz disse que o prefeito Marão está massacrando o povo de Ilhéus
Thadeu Muniz disse que o prefeito Marão está massacrando o povo de Ilhéus.

Durante entrevista ao Programa Balanço Total apresentado por Tony Matiolli, na Rádio Santa Cruz, o vereador Thadeu Muniz (PDT), disse que o prefeito da cidade de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), esta governando o município e agindo com interesses pessoais, além de promover licitações fraudulentas. “É um governo pautado em uma mentira, acusações inverídicas principalmente em relação a este vereador [Thadeu Muniz].

Um governo que não atende e não vem atendendo aos pedidos básicos da população. Um governo onde a propaganda descabida e mentirosa está prevalecendo. Um governo onde o que faz é dilapidar o patrimônio público, dilapidar o erário e prova disso, posso citar aqui, dentre outras, diversas licitações fraudulentas que foram anuladas. Licitações milionárias como a do cimento a R$ 50 reais e poltronas com um valor que chega a 800% do valor vendido no mercado”, disse Muniz.

Thadeu Muniz falou da crise na saúde em Ilhéus e ressaltou que não há interesse do governo municipal em levar à população uma saúde de qualidade “O primeiro ato do governo foi a demolição de um posto de saúde e disse que em 6 meses estaria pronto. Tem quase 2 anos parado”, lembrou Muniz. Para o vereador, o prefeito Marão está preocupado agora é com a reeleição de sua mãe, a deputada estadual Ângela Sousa, e para isso ele está dilapidando o erário público. Com informações do blog Ilhéus em Resumo.

ÔNIBUS DA ROTA TOMBA E DEIXA VÁRIOS FERIDOS NA BR-101, EM ALAGOAS

Ônibus tomba e deixa vários feridos em São Miguel dos Campos
Ônibus tomba e deixa vários feridos em São Miguel dos Campos.

Várias unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), incluindo o aéreo (Arcanjo), junto com o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL), foram deslocadas na manhã deste domingo (29), para socorrer vítimas de um acidente grave registrado na BR 101, em São Miguel dos Campos. O ônibus da empresa Rota de placa NZQ-2847/BA, seguia de Maceió para Aracaju (SE). Segundo a Policia Rodoviária Federal, o condutor perdeu o controle no trecho conhecido como ‘Curva da Atol’ e capotou. As vítimas retornavam para casa depois de participar de um congresso. O número de feridos ainda não foi contabilizado.

ACUSADO DE MATAR SERVIDOR PÚBLICO EM ITAJUÍPE É TRANSFERIDO PARA PRESÍDIO

O Jovem à direita é acusado de assassinar servidor público em Itajuípe
O Jovem à direita é acusado de assassinar servidor público em Itajuípe.

Está preso no Conjunto Penal de Itabuna Alexandre Aquino Miranda de Jesus, 19 anos, acusado de matar o servidor público Alex Almeida Bastos, 39 anos, assassinado a golpes de chave de fenda, no dia 30 de maio do ano passado, no interior do imóvel onde morava, no centro de Itajuípe. O corpo da vítima foi encontrado dias depois do crime, com  perfurações em várias partes. De acordo com a polícia, Alexandre Aquino confessou que acertou Alex Almeida no coração e, depois deferiu mais golpes com uma chave de fenda por outras partes do corpo da vítima.

Conforme a polícia, o acusado contou que, depois das perfurações, limpou o corpo da vítima com acetona e o colocou de bruços na cama. O suspeito ainda tentou provocar uma explosão, deixando todas as bocas do fogão ligadas, mas não conseguiu o resultado esperado. Alexandre Aquino, segundo a polícia, não informou o que exatamente teria motivado o crime, alegando somente que tinha raiva da vítima.  Alex Almeida trabalhava no Colégio Estadual Polivalente de Itajuípe. O acusado foi preso na sexta-feira (27) pela polícia civil, após autorização judicial. (Pimenta Blog)

FEIRA REGISTRA SEGUNDA MORTE POR LEISHMANIOSE VISCERAL DO ANO

Estêvão começou a sentir sintomas da doença no final do ano passado, mas não procurou um médico.
Estêvão começou a sentir sintomas da doença no final do ano passado.

Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, registrou a segunda morte deste ano por leishmaniose visceral, doença transmitida pelo mosquito palha. O caso ocorreu no dia 17 de abril. A informação foi divulgada nesta semana pelo Núcleo Regional de Saúde. A primeira morte ocorreu no dia 26 de janeiro. O paciente Estêvão da Silva Cerqueira Filho, de 40 anos, começou a sentir alguns sintomas da doença no final do ano passado, mas não procurou um médico. O estado de saúde piorou nos últimos 15 dias e ele não resistiu.

A mãe da vítima, Luiza Cerqueira, contou que o filho já não comia direito, tinha muita febre e perdeu muito peso. Por conta própria, ele fez um exame em um laboratório, cujo resultado acusou baixa de plaquetas. O rapaz foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira, onde morreu. Os exames confirmaram que Estevão morreu de leishmaniose, que é transmitida pelo mosquito palha. De acordo com o  Núcleo Regional de Saúde, no ano passado foram confirmados 8 casos de leishmaniose em humanos na cidade. Quatro pacientes não resistiram às complicações causadas pela doença em 2017. Neste ano, já foram notificados 12 casos suspeitos.

ADVOGADO DE LULA RECONHECE QUE EX-PRESIDENTE SÓ DEVE DEIXAR PRISÃO APÓS ELEIÇÃO

Advogado de Lula reconhece que ex-presidente só deve deixar prisão após eleição
Advogado de Lula reconhece que ex-presidente só deve deixar prisão após eleição.

Preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Lula (PT) só deve deixar a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, no Paraná, depois das eleições de outubro. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, a afirmação partiu do advogado do petista, Sepúlveda Pertence.

Ainda segundo a publicação, Pertence teria admitido a dificuldade de retirar Lula da prisão para um amigo. A sentença de 12 anos de reclusão foi dada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo. O ex-presidente está detido desde o início do mês.

EM 24 HORAS, RIO TEM CHACINA EM BAILE FUNK, PMS MORTOS E BLOQUEIO DE RODOVIA COM CORPOS

Protesto em Angra dos Reis com corpos | Foto: Divulgação / PRF
Protesto em Angra dos Reis com corpos | Foto: Divulgação / PRF

Em 24 horas, o estado do Rio de Janeiro registrou uma chacina, duas mortes de policiais militares e até mesmo um bloqueio de rodovia com corpos. Com regime de intervenção federal, os casos de violênica no estado não diminuíram. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a chacina foi registrada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cinco pessoas foram assassinadas em frente a um baile funk na manhã de sábado (28), após homens encapuzados chegarem na festa atirando em direção a um trailer onde acontecia o baile funk as 6h. Dois policiais militares foram mortos durante o sábado em ocorrências diferentes. O primeiro, sargento Carlos Eduardo Gomes Cardoso,  36, foi assassinado durante operação na comunidade de Bateau Mouche, na zona oeste do estado.

A comunidade sofre com uma disputa entre milícia e facção pelo controle do tráfico de trogas na região. Já em Iguabinha, na Região dos Lagos, o cabo Antônio Carlos Oliveira de Moura, 33, foi assassinado depois de ter sido sequestrado. De acordo com a PM, ele foi encontrado perto de seu carro em uma mata perto de uma comunidade do município. Em Angra dos Reis, no litoral sul do rio, moradores de  uma comunidade bloquearam a BR-101 com dois corpos, de vítimas que teriam sido mortas após confronto com a polícia. De acordo com eles, os homens foram baleados por volta das 14h de sexta (27). Os corpos foram recolhidos e o caso será investigado pela Polícia Civil.

SALVADOR: VEREADOR ENVIA À CÂMARA PROJETO QUE PROÍBE TRANSPORTE DE GÁS DE COZINHA EM MOTOS

Maurício Trindade (DEM), quer proibir transporte de gás de cozinha em motos na capital
Maurício Trindade, quer proibir transporte de gás de cozinha em motos na capital.

O vereador de Salvador, Maurício Trindade (DEM), apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que pretende reduzir o custo do gás de cozinha na capital baiana, além de aumentar a segurança de quem transporta os botijões pela cidade. Entre as disposições da proposta, está a proibição de uso de motocicletas para transporte do gás. Para comercializar o produto, as empresas precisarão ter uma licença semestral. Além disso, elas precisarão ter seguros de vida para funcionários, danos a terceiros e incêndio e explosão.

Pelo texto, os estabelecimentos de venda de gás precisarão também ter distância mínima de 100m. Caso uma motocicleta seja flagrada transportando o produto, ela será apreendida, enquanto a empresa poderá ter a licença para atividade comercial suspensa. Ainda segundo o projeto, os estabelecimentos que não fornecerem os seguros dispostos na matéria ficarão sujeitos a pagar multa de R$ 10 mil, além de suspensão da atividade até regularização. (Bahia Notícias)

FEIRA: PADRE QUE FOI ESFAQUEADO HÁ 1 MÊS MORRE APÓS PARADA CARDÍACA

Padre que foi esfaqueado há 1 mês morre após parada cardíaca
Padre que foi esfaqueado há 1 mês morre após parada cardíaca.

Um padre que sofreu um ataque há pouco mais de um mês em Feira de Santana faleceu nesta sexta-feira (27). Carlos Vianey, de 64 anos, teve o corpo velado na manhã deste sábado (28) na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana. O enterro ocorrerá na cidade natal do religioso, Tanquinho, na mesma região de Feira de Santana. Segundo o Acorda Cidade, Vianey estava internado no Hospital Unimed desde o dia 23 de março. O religioso foi esfaqueado quando estava em frente à casa dele no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. Um sobrinho do padre relatou que Vianey apresentava um quadro de saúde com evolução, mas uma parada cardíaca sofrida no final da tarde desta sexta agravou a condição dele. Médicos tentaram a reanimação, mas o padre não resistiu. Suspeito pelas agressões ao religioso, um homem identificado como Raimundo Marcos Vieira Bento, de 33 anos, foi preso.

GEDDEL É FLAGRADO COM ANTIDEPRESSIVOS NA PAPUDA; JUSTIÇA INVESTIGA AQUISIÇÃO

Geddel é flagrado com antidepressivos na Papuda; Justiça investiga aquisição
Geddel é flagrado com antidepressivos na Papuda.

Detido no Complexo Penitenciário da Papuda desde setembro, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) foi flagrado com remédios sem prescrição nem autorização. Os comprimidos foram apreendidos em uma vistoria feita por agentes penitenciários, que encontraram antidepressivos, remédios contra insônia, tranquilizantes, analgésicos e remédios para tratamento gástrico, além de uma pomada e uma receita médica. A Justiça do Distrito Federal, onde tramita a ação contra o político baiano, abriu um procedimento para investigar como ele conseguiu os medicamentos e também quais seriam os efeitos, caso eles fossem ingeridos de uma só vez. Segundo informações do blog de Fausto Macedo, no jornal O Estado de S. Paulo, uma psiquiatra e duas assistentes sociais da penitenciária relataram à coordenação da unidade prisional alterações no comportamento de Geddel.

O emedebista “estaria se portando de maneira estranha em razão de estar sob efeito de alguns remédios”, diz um trecho da ocorrência, de acordo com a publicação. Na segunda-feira (23), o ex-ministro se recusou a fazer um exame pericial de emergência, que havia sido determinado pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Por conta disso, ele foi encaminhado à Seção de Psicopatologia do Instituto de Medicina Legal, mas afirmou ter “expressa determinação de sua defesa técnica” contrária à realização do exame. A informação foi registrada no relato de escolta. Depois de um período em prisão domiciliar, Geddel voltou ao presídio quando a Polícia Federal descobriu um bunker de R$ 51 milhões em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador. O baiano é acusado de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

FESTA EM UBAITABA VAI HOMENAGEAR O TRABALHADOR NO DIA 1°

Festa em Ubaitaba vai homenagear o trabalhador no dia 1°
Festa em Ubaitaba vai homenagear o trabalhador no dia 1°.

No dia 1º de Maio, data dedicada ao trabalhador, a Prefeitura de Ubaitaba preparou uma festa para lhe prestar homenagens que se inicia às 8 horas da manhã na Rua da Delegacia, no bairro da Conceição. Durante todo o dia será realizada a prestação de serviços gratuitos de beleza e estética, saúde e atividades de lazer e entretenimento sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura.

A Secretaria da Assistência Social e Promoção e Trabalho (SEAST) vai oferecer serviços de cabeleireiro e sobrancelhas enquanto a Secretaria Municipal de Saúde e a Policlínica fornecerá serviços de aferição de pressão arterial e  a Policlínica testes de glicemia, fisioterapia auricular e consultas com clinico geral entre as 8 e 10 horas e exames de laboratório a partir das 7h30min. Nas atividades esportivas para o entretenimento e o lazer estão previstos campeonatos de Dominó, Baralho e Peteca enquanto as crianças poderá se divertir com Cacareco. Serão oferecidos troféus e premiação em dinheiro ao 1º colocado, que levará R$ 150,00 e  para o 2° colocado, que terá direito a R$ 100,00. A partir das 18 horas haverá show dançante com Marcone Bahia, Grupo Pantera e MC Pierre.

ITACARÉ ESTÁ ENTRE OS DESTINOS TURÍSTICOS MAIS PROCURADOS DA BAHIA NO FERIADO

Itacaré está entre os destinos turísticos mais procurados da Bahia no feriado
Itacaré está entre os destinos turísticos mais procurados da Bahia no feriado.

O município de Itacaré está entre os destinos turístico mais procurados da Bahia nesse feriado do dia 1º de maio. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Turismo, até o momento a taxa de ocupação hoteleira nesse período já está em 90% de reservas dos leitos dos 200 hotéis e pousadas da cidade. Também são muito procurados os municípios de Ilhéus, com cerca de 80%, Porto Seguro, com 75%, além de Praia do Forte e Morro de São Paulo. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, a escolha do destino turístico Itacaré se deve às belezas naturais da cidade e aos investimentos que vem sendo feitos, tanto pela iniciativa privada como pelo poder público, o que torna o local como um verdadeiro destino completo. Além dos serviços básicos de limpeza, iluminação e o apoio à segurança, em Itacaré também vem sendo feitos investimentos em infraestrutura e nos equipamentos de lazer da cidade, tanto na sede quanto nos distritos. Tudo isso sem contar com os equipamentos hoteleiros de qualidade e uma gastronomia que vem atraindo turistas de diversas partes do mundo.

De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), cerca de 40 mil pessoas devem utilizar a rodoviária de Salvador para viagens ao interior e Itacaré está entre os mais procurados. Além dos 540 horários convencionais, o terminal terá mais 150 horários extras para cidades como Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus e Lençóis. No sentido inverso, quase 42 mil pessoas desembarcarão na capital entre sexta (27) e quarta-feira (2 de maio). Situada no litoral sul da Bahia, Itacaré abriga uma grande variedade de belezas naturais, como praias, rios e cachoeiras. A mata atlântica ainda preservada cria um microclima agradável na região. As atrações são as manifestações culturais, a culinária e o deslumbrante pôr-do-sol, visto de diversos pontos, num grande espetáculo natural. A região é formada por uma sucessão de praias e morros cobertos por coqueirais e mata preservada. Em poucos lugares do mundo a natureza foi tão generosa, oferecendo um conjunto de atrações tão diversas em um único lugar. É também um cenário perfeito para esportes de aventura como surf, rafting, mountain bike, tirolesa, arvorismo, além de belíssimas caminhadas por trilhas e praias, que faz de Itacaré um local inesquecível.

CARTÓRIO ELEITORAL DE CAMAMU VAI DISPONIBILIZAR 100 ATENDIMENTOS PARA ELEITORES DE MARAÚ

100 fichas serão disponibilizadas para eleitores do município de Maraú.
100 fichas serão disponibilizadas para eleitores do município de Maraú.

A prefeitura de Maraú comunica a todos que no próximo sábado, dia 5 de maio, o cartório eleitoral de Camamu estará aberto das 08h às 18hs, e serão disponibilizadas 100 fichas para os eleitores de Maraú. Os serviços disponibilizados serão: transferência de título de eleitor e primeiro título. Para quem vai tirar o título pela primeira vez deve ter idade mínima de 16 anos e comparecer ao Cartório Eleitoral com um documento de identificação (RG, Certidão de Nascimento ou de Casamento, ou Carteira de Trabalho), comprovante de residência – original atualizado e em nome do eleitor.

Para requerer a 1ª via do título não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, por não conter dados de nacionalidade e naturalidade. Para pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos, é obrigatório apresentar: comprovante de quitação do Serviço Militar – Certificado de Alistamento Militar. Já para o eleitor que mudou de endereço nos últimos meses e pretende votar no novo local de moradia precisa fazer a transferência do domicílio eleitoral. Para isso, deve comparecer ao cartório eleitoral de Camamu no dia 05 de maio, levando um documento original com foto, o título de eleitor (se o tiver) e o comprovante recente do novo endereço. (Ascom/Maraú)

IDOSO MORRE E IRMÃO DE 64 ANOS FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO NA BR-420

Idoso morre e irmão de 64 anos fica ferido em capotamento na BR-420.
Idoso morre e irmão de 64 anos fica ferido em capotamento na BR-420.

Um idoso morreu e o irmão dele ficou ferido após um carro capotar na BR-420 na noite desta quinta-feira, 26. O acidente aconteceu no trecho do distrito de Stela Dubois, na cidade de Jaguaquara (a 335 quilômetros de Salvador). De acordo com o blog do Marcos Frahm, o condutor do veículo, Vilobaldo Borges Galvão, 64 anos, perdeu o controle da direção de um carro modelo Fiat Strada, fazendo o automóvel capotar.

Por conta disso, o veículo acabou parando no acostamento. O irmão do motorista, Manoelito Borges Galvão, 70 anos, foi socorrido para o Hospital Municipal de Jaguaquara, mas chegou sem sinais vitais. Vilobaldo sofreu pequenas escoriações e foi levado para um hospital de Jequié. Conforme o blog, o motorista conduzia o carro da empresa de produtos agropecuários Casa do Lavrador, onde trabalhava em Jaguaquara.

POLICIAL CIVIL É MORTO EM CONFRONTO COM BANDIDOS EM SALVADOR

Policial civil é morto em confronto com bandidos no bairro do Lobato
Policial civil é morto em confronto com bandidos no bairro do Lobato.

Um policial civil foi morto em confronto com bandidos, na tarde desta sexta-feira (27), no bairro do Lobato, na capital baiana. Segundo informações obtidas pelo BNews, o policial Rogério Lima Ribeiro, 46 anos, lotado no Delegacia de Homicídios Baía De Todos os Santos (DH-BTS), foi baleado na Rua das Bananeiras, próximo à Santa Luzia.

A PC confirmou a norte do policial. Ainda de acordo com as informações, a bala transfixou o colete balístico. O policial foi encaminhado para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos. Um dos bandidos também morreu. Com ele foi encontrado uma pistola 45.

PALOCCI DETALHA ESQUEMA DE ARRECADAÇÃO DO PT EM DELAÇÃO, DIZ JORNAL

Palocci detalha esquema de arrecadação do PT em delação, diz jornal
Palocci detalha esquema de arrecadação do PT em delação, diz jornal

O conteúdo da delação premiada assinada pelo ex-ministro Antonio Palocci com a Polícia Federal reúne informações sobre um suposto esquema de arrecadação do PT com empreiteiras citadas na Lava-Jato e indicaria a ação dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. De acordo com o jornal O Globo, Palocci teria detalhado ocasiões em que teria ido levar pacotes de dinheiro vivo ao ex-presidente.

Boa parte das histórias que Palocci delatou reconstitui esquemas de corrupção na Petrobras, as relações das empreiteiras com políticos do PT e a forma como Lula e Dilma se envolveram em esquema que deram prejuízo de cerca de R$ 42 bilhões aos cofres da Petrobras. Os temas abordados pelo ex-ministro dizem respeito a fatos investigados ou que possam vir a ser investigado pelo juiz Sérgio Moro, que terá o papel de homologar o acordo.

JEQUIÉ: HOMEM ‘4 DE COPAS DO BARALHO DO CRIME’ MORRE EM AÇÃO POLICIAL

'4 de Copas do Baralho do Crime' morre em ação policial
‘4 de Copas do Baralho do Crime’ morre em ação policial.

Um homem, identificado como o “4 de Copas” do Baralho do Crime, foi morto na madrugada desta sexta-feira (27) em uma ação policial em Jequié, no sudoeste baiano. Victor Souza Ramos, o “Juca Bala”, tinha mandados de prisão por homicídios, roubos e tráfico de drogas. Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o acusado teria resistido à prisão.

Ferido durante o tiroteio, Juca Bala teria sido levado para o Hospital Prado Valadares, mas veio a óbito. O fato ocorreu no bairro Residencial Cachoeirinha 3. Guarnições do 19° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié) foram ao local após receber a informação de que o acusado estava no bairro. Com o acusado, foram apreendidos um revólver calibre 38 e munições.

UBAITABA: PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA LEVA CRECHE A IMPLANTAR HORTA COMUNITÁRIA

Projeto Família na Escola leva creche a implantar horta comunitária
Projeto Família na Escola leva creche a implantar horta comunitária.

A Creche Ana Maria Negri, no bairro Maria Olímpia, em Ubaitaba, começa a implantar uma horta comunitária com o objetivo de produzir alimentos na própria escola com a participação dos pais, alunos e professores. A ideia surgiu após palestra do coordenador de Meio Ambiente da Secretaria da Agricultura, Pastor Gladistone Pereira Menezes, que na manhã desta quinta-feira falou da possibilidade de ministrar curso de produção de hortaliças. A diretora da Creche Ana Maria Negri, professora Alzira Cardoso dos Santos Filha, afirma que, com o projeto, se poderá garantir acesso e a disponibilidade dos alimentos como forma de garantir segurança alimentar e facilitar aos alunos e pais uso dos espaços da escola.

A palestra integrou a programação do projeto Família na Escola desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. A ideia da secretária Roberta Carneiro é trazer os pais para ajudar na educação dos filhos na escola, pois essa parceria é muito importante para a formação das crianças e jovens. Na terça-feira, a programação teve início nas escolas do campo. Na quarta, as escolas do Fundamental 1, como o Osvaldo Cruz, Hilda Lago e Dalila Vasconcelos realizaram o seu evento. Já nesta quinta-feira, 26, prossegue com as escolas de ensino Fundamental II e Educação Infantil, como a Creche do Maria Olímpia.  Na programação também foram incluídas atividades de integração entre a família, alunos e professores. A Semana da Família na Escola se encerra no sábado, 28, com o colégio CEU que realizará uma caminhada com os pais pelas principais ruas da cidade.