Ubaitaba Urgente

IBIRAPITANGA: TCM APROVA CONTAS DE ISRAVAN COM RESSALVAS

Contas do prefeito Isravan (PSD), foram aprovados com ressalvas II Foto: Notícias de Ubatã
Contas de Isravan (PSD), foram aprovados com ressalvas II Foto: Notícias de Ubatã.

Na sessão desta quinta-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios acatou o pedido de reconsideração formulado pelo prefeito Isravan Lemos Barcelos (PSD), de Ibirapitanga, e emitiu uma nova decisão, desta vez recomendando a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2015. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, manteve a multa aplicada ao gestor no valor de R$8 mil, mas excluiu a determinação de ressarcimento aos cofres municipais, no valor de R$1.089.359,35.

No recurso, o prefeito comprovou o cumprimento do disposto no artigo 212 da Constituição Federal, vez que investiu 25,38% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino, que equivale a R$25.051.243,34 dos recursos provenientes de impostos e transferências, superando assim o percentual mínimo exigido de 25%. Ainda segundo o TCM, também foram encaminhados novos documentos que descaracterizaram a irregularidade relativa à ausência de nota fiscal em processo de pagamento, no valor de R$1.089.359,35. (Pimenta.blog)

ACIDENTE NO ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA MATA JOVEM DE 21 ANOS

Acidente no Entroncamento de Jaguaquara mata jovem de 21 anos
Acidente no Entroncamento de Jaguaquara mata jovem de 21 anos.

Um jovem de 21 anos morreu vítima de um acidente de trânsito ocorrido no fim da tarde de quinta-feira (26), na Rodovia BA-250, no Entroncamento de Jaguaquara. Gabriel Carvalho de Novaes Mascarenhas Lomanto Maimone conduzia um automóvel Honda Civic de placa EIX-0614 e retornava para casa, em Itiruçu, quando perdeu o controle do veículo invadindo a pista contrária, colidindo frontalmente com uma carreta-bitrem de placa PKL-7898 que teria saído de Brumado, dirigida por Edilúcio Rizélio, que saiu ileso do acidente. Gabriel ficou preso as ferragens do veículo, indo a óbito no local, cujo corpo foi removido por volta das 17h30 por uma equipe do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Jequié, que teria sido acionada pelo Departamento de Polícia Técnica e Polícia Militar, que estiveram providenciando o encaminhamento do cadáver ao IML de Jequié.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual –PRE chegou ao local posteriormente para fazer a ocorrência e ouviu o condutor da carreta.  Populares relataram que teriam visto um terceiro veículo de cor branca invadindo a rodovia e que o Honda bateu com a carreta ao desviar de uma picape Saveiro, que evadiu, mas as causas estão sendo apuradas pela Polícia Civil de Jaguaquara. Gabriel cursava Engenharia na FTC/Jequié era filho único do casal Alexandre e Vanusa. Alexandre Maimone é ex-vereador e atual secretário de Obras de Itiruçu. A prefeita e Lorena Di Gregório e o vice-prefeito da cidade,  Júnior Petrúkio, estiveram no local se solidarizando com familiares.(Blog Marcos Frahm)

IBIRAPITANGA: DELEGADO VISITA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Drº Adelino Loyola visitou a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ibirapitanga
Drº Adelino Loyola visitou a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ibirapitanga.

Nesta quinta-feira, 26 de abril, o delegado titular de Ubaitaba e  substituto de Ibirapitanga, Drº Adelino Loyola, esteve com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), do CRAS e CREAS, com objetivo de conhecer os (as) profissionais e os serviços socioassistenciais prestados na cidade. Durante a reunião os presentes conversaram sobre o contexto de vulnerabilidades e de riscos sociais mais latentes no município, o que resultou na articulação de agendas e ações estratégicas junto às comunidades, em destaque as mobilizações contra abuso exploração sexual contra crianças e adolescente, violência contra mulheres e aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

Após a reunião na SEDES, o delegado marcou presença na reunião de diretores (as) escolares na Secretaria Municipal de Educação. Na conversa com profissionais, incluindo a secretária da pasta, Viviane Aragão, o mesmo abordou as competências da delegacia e dos profissionais de educação na identificação de delitos e comportamentos de más condutas nas unidades escolares, destacando o fluxo e as responsabilidades. Para Maria Cleude, gestora da SEDES, o estreitamento das ações com os órgãos e serviços de Segurança Pública é primordial para prevenção e elucidação das violações de direitos, o que potencializa a Política de Assistência Social através dos serviços ofertados pela Proteção Social Especial.

UBAITABA: PREFEITURA REALIZA ‘SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA’

Ubaitaba realiza a Semana da Família na Escola
Ubaitaba realiza a Semana da Família na Escola.

A Secretaria de Educação de Ubaitaba preparou uma programação especial para o evento denominado da “Semana da Família Escola” que está acontecendo nesta última semana de abril. Em cada unidade escolar, os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes participam de várias atividades, incluindo palestras. A ideia da secretária de Educação, Roberta Carneiro, é trazer os pais para ajudar na educação dos filhos na escola, pois essa parceria é muito importante para a formação das crianças e jovens. A programação teve início na terça-feira, 24, nas escolas do campo.

Na quarta, 25, as escolas do Fundamental 1, como o Osvaldo Cruz, Hilda Lago e Dalila Vasconcelos realizaram o seu evento. Já nesta quinta-feira, 26, prossegue com as escolas de ensino Fundamental II e Educação Infantil. O evento se encerra no sábado, 28, com o colégio Ceu que realizará uma caminhada com os pais pelas principais ruas da cidade. Na programação também foram incluídas atividades de integração entre a família, alunos e professores. É importante que todos os pais participem e visitem a escola do seu filho para contribuir ainda mais com a formação deles. (Ascom/Ubaitaba)

ITACARÉ: OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA PORTELINHA, EM TABOQUINHAS, CONTINUAM ACELERADAS

Obras de pavimentação da Portelinha, em Taboquinhas, continuam aceleradas
Obras de pavimentação da Portelinha, em Taboquinhas, continuam aceleradas.

As obras de pavimentação e urbanização do bairro da Portelinha, no distrito de Taboquinhas, realizadas com recursos próprios da Prefeitura de Itacaré, continuam em ritmo acelerado e a previsão é de que sejam concluídas nos próximos dias. A obra era uma antiga reivindicação dos moradores e que agora vai se tornar realidade. E além da pavimentação, também será feira uma praça e posteriormente um mirante, deixando o bairro ainda mais bonito e garantindo uma melhor qualidade de vida para os moradores.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, visitou recentemente o local e conversou com a comunidade sobre a importância desses serviços. Para os moradores, a pavimentação não é somente uma simples obra, mas a realização de um sonho. As ruas, que antes era de difícil acesso e em alguns trechos intransitáveis, agora vão ficar completamente pavimentadas, terão espaços de lazer que vão valorizar uma das vistas mais bonitas de Taboquinhas.

Outro ponto positivo com a realização das obras é que os serviços estão gerando mais empregos em Taboquinhas, já que a solicitação do prefeito Antônio de Anízio foi que a empresa responsável pela pavimentação utilizasse mão de obra local, valorizando os profissionais e dando oportunidades para os trabalhadores do distrito. E além das obras da Portelinha, Antônio de Anízio também anunciou a realização da pavimentação e urbanização de outras ruas de Taboquinhas, a exemplo da Rua João Coutinho, antiga rua do Jenipapo.

ÁGUA

Recentemente, antes mesmo do início das obras de pavimentação, Antônio de Anízio já havia realizado o serviço de implantação da rede de abastecimento de água em diversas residências. Para os moradores, tudo isso representa a certeza de que agora há na Prefeitura um gestor que se preocupa de fato com o crescimento e a melhoria do município e pela garantia de mais dignidade para a comunidade.

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA NOVO HORIZONTE DEIXA FERIDOS EM BARRA DO CHOÇA

Acidente com ônibus da Novo Horizonte deixa feridos em Barra do Choça.
Acidente com ônibus da Novo Horizonte deixa feridos em Barra do Choça.

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Novo Horizonte foi registrado na tarde desta quinta-feira (26), na estrada que liga Vitória da Conquista ao município de Barra do Choça. A Polícia Rodoviária Estadual (PRF), esteve no local para registrar a ocorrência.

Os passageiros tiveram apenas ferimentos leves. Todos foram socorridos e levados para o Hospital Geral de Barra do Choça. Os passageiros foram retirados com ajuda de populares e do SAMU de Vitória da conquista. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

CÂMARA FEDERAL AINDA NÃO CONSEGUIU NOTIFICAR LÚCIO SOBRE CASSAÇÃO

Câmara Federal ainda não conseguiu notificar Lúcio sobre cassação
Câmara Federal ainda não conseguiu notificar Lúcio sobre cassação.

Segundo site Bahia.ba, assessores da Câmara Federal não conseguiram pela terceira vez encontrar nessa quarta-feira (25) o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB) para notifica-lo sobre a abertura de processo no Conselho de Ética. Como ultima tentativa os Assessores da Câmara faram mais uma visita ao gabinete do deputado, dessa vez com hora marcada.

Caso não seja encontrado, o próximo passo da casa será publicar a notificação no Diário Oficial. Após a publicação Lúcio terá 10 dias para se defender do processo no Conselho de Ética da Câmara, em seguida o colegiado terá até 40 dias para absolver ou cassar o mandato do baiano.

AÉCIO NEVES PRESTA DEPOIMENTO A POLÍCIA FEDERAL NESTA QUINTA

Aécio Neves presta depoimento a Polícia Federal nesta quinta
Aécio Neves presta depoimento a Polícia Federal nesta quinta.

O senador Aécio Neves (PSDB), que se tornou réu no STF após acusação de receber R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, está prestando depoimento à Polícia Federal na tarde desta quinta-feira (26). O depoimento começou por volta das 14h e não há previsão de quando termina. As investigações contra o tucano tiveram início a partir de delações de executivos da J&F (controladora da JBS), da Odebrecht e de outras empresas envolvidas em desvios de dinheiro na Petrobras e outras áreas da administração pública.

O senador é processado por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Além dos R$ 2 milhões, Aécio Neves teria tentando atrapalhar o andamento da Lava-Jato. Segundo a assessoria de imprensa do senador ao G1, os advogados de Aécio só vão falar sobre assunto depois do depoimento

POLÍCIA PRENDE TRÊS SUSPEITOS COM 16 QUILOS DE COCAÍNA EM GANDU

Polícia prende três suspeitos com 16 quilos de cocaína em Gandu
Polícia prende três suspeitos com 16 quilos de cocaína em Gandu.

Uma operação conjunta das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes/Cacaueira e Central) e Polícia Federal resultou na apreensão de 16 quilos de cocaína no município de Gandu, na quarta-feira (25). Avaliada em R$ 250 mil pela polícia, a droga foi encontrada com Edivaldo Soares da Silva, 54 anos, Valdo Alves Pereira, 51, e Luiz Paulo Ferreira, 45, que foram presos em flagrante. Com eles, os policiais apreenderam também dois veículos com restrição.

De acordo com o comandante da Cipe/Cacaueira, major Sandro Ferreira, a droga estava sendo transportada num fundo falso de um Parati, placa LVI–8034, de Teresina-PI. Outro carro, um Ford KA, placa JQY-7000, de Gandu, também foi apreendido. “Essa operação demonstra a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança”, afirmou. (Pimenta blog)

GOVERNO ANUNCIA AUMENTO DO BOLSA FAMÍLIA NO DIA 1º DE MAIO

Governo anuncia aumento do Bolsa Família no dia 1º de maio
Governo anuncia aumento do Bolsa Família no dia 1º de maio.

O presidente Michel Temer (MDB) vai anunciar o segundo reajuste do Bolsa Família na sua gestão na próxima terça-feira (1º), Dia do Trabalho. O porcentual do aumento será definido em reunião marcada para esta quinta-feira, 26, com representantes do Planejamento e do Ministério do Desenvolvimento Social, que administra o benefício. Um reajuste para repor a inflação de 2017, de 2,95%, teria custo de R$ 1 bilhão.

O anúncio no Dia do Trabalho será usado por Temer como uma tentativa de deixar uma marca social. O último reajuste do Bolsa Família foi de 12,5%, em 2016, logo após a posse do presidente. O programa beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias, com renda por pessoa entre R$ 85,01 e R$ 170 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos. Na segunda (23), em reunião no Planalto, Temer pediu ao Planejamento e ao MDS definição sobre o reajuste até esta quinta-feira (26).

BAHIA: IDOSO DE 89 ANOS É PRESO POR ESTUPRAR O BISNETO

Idoso de 89 anos é preso por estuprar o bisneto
Idoso de 89 anos é preso por estuprar o bisneto.

Um homem de 89 anos foi preso na última quarta-feira (25) por violentar o bisneto de oito anos no município de Itatim, centro norte baiano. Equipes da Delegacia Territorial do município chegaram a Roque Santana da Silva após uma denúncia do Conselho Tutelar do Município feita a policiais militares. A criança foi levada ao hospital da cidade, onde foi constatado que foi vítima de violência.

Lá, ele passou por procedimento cirúrgico. O menino contou a policiais como aconteceu o abuso sexual. Roque foi preso em casa e vai responder por estupro de vulnerável. Ele negou o crime, mas mesmo assim foi levado para a Delegacia.  Já o menino foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passará por exames periciais.

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO EM GUARATINGA CONTRA ESQUEMA DE DESVIO DE VERBAS DO SUS

PF deflagra operação em Guaratinga contra esquema de desvio de verbas do SUS
PF deflagra operação em Guaratinga contra esquema de desvio de verbas do SUS.

A Polícia Federal deflagrou a operação Agentes Nocivos na manhã desta quinta-feira (26) no município de Guaratinga, no sul baiano, contra um esquema de desvio de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação ocorre em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e aponta que o esquema ocorria com a realização de diversos procedimentos médicos e cirurgias hospitalares fictícias no Hospital Maternidade Municipal Joana Moura.

De acordo com as investigações, os procedimentos médicos não teriam sido realizados, no entanto, teriam sido pagos com recursos do SUS e desviados ilicitamente em benefícios dos investigados.  Na operação Nocivos, a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis nas sedes da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Municipal. O nome da operação é uma alusão aos agentes públicos nocivos que causam danos à saúde da população.

IBIRAPUÃ: ÔNIBUS COM TRABALHADORES RURAIS TOMBA NA BA-693 E DEIXA 12 FERIDOS

Ônibus com trabalhadores rurais tomba na BA-693 e deixa 12 feridos
Ônibus com trabalhadores rurais tomba e deixa 12 feridos I Foto: Liberdade News

Doze pessoas ficaram feridas após um ônibus tombar em um trecho da BA-693 de Ibirapuã, no sul do estado, nesta quarta-feira (25). Segundo o G1, o veículo transportava trabalhadores rurais para uma usina em Medeiros Neto, cidade também do sul baiano.

Ambulâncias do Samu foram ao local e levaram os feridos para hospitais de Ibirapuã e Medeiros Neto.  Não há detalhes do estado de saúde deles. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi causado por problemas mecânicos. Por conta do acidente, a pista ficou interditada por cerca de 2h.

MULHER COMETE SUICÍDIO NO HOSPITAL DE BASE EM ITABUNA

Jovem de 35 anos comete suicídio dentro do hospital de Base em Itabuna.
Jovem de 35 anos comete suicídio dentro do hospital de Base em Itabuna.

Patrícia dos Santos Dias, 35 anos, cometeu suicídio, se enforcando, no setor de Psiquiatria (desativado) do Hospital de Base de Itabuna, na manhã desta quarta feira (25). Ela utilizou um lençol para tirar a própria vida.

Segundo informações de populares, a mulher teria surtado na última segunda feira (23), na rodoviária e foi encaminhada para o hospital. Segundo atendentes do Base ela residia em Salvador. Com informações do blog Rede Brasil de Notícias

POLÍCIA PRENDE QUATRO HOMENS COM CARRO ROUBADO DE MULHER EM BUERAREMA

Polícia prende suspeito de roubar carro de mulher em Buerarema.
Polícia prende suspeito de roubar carro de mulher em Buerarema.

Policiais militares da Cipe Cacaueira e da 70ª Companhia Independente em Ilhéus prenderam, na noite de terça-feira (24), na zona norte da cidade, quatro suspeitos de assaltos e roubos de veículos no sul da Bahia. Os quatro foram detidos após uma intensa troca de tiro com policiais do Peto 70 e da Cipe (ex-Caerc). O veículo onde estavam os criminosos ficou parcialmente destruído, após o carro cair numa ribanceira. Os presos são André de Jesus Macedo, Marcelo de Jesus Santos, Jackson Cecílio Andrade de Jesus, além de um quarto assaltante ainda não identificado e que ficou ferido na colisão. O quarteto é suspeito de roubos no sul da Bahia e na região de Santo Antônio de Jesus, segundo a polícia. Com os acusados, os policiais apreenderam o veículo Ford Fieta roubado em Buerarema, na segunda (23), um revólver 38, 500 gramas de maconha e quatro celulares.

Carro roubado em Buerarema foi recuperado em Ilhéus
Carro roubado em Buerarema foi recuperado em Ilhéus

Os suspeitos e o material foram levados para a Delegacia de Furtos e Roubos em Ilhéus.  Há suspeita de que os homens sejam os mesmos que aparecem na imagem de uma câmera de segurança roubando o Ford Fiesta de uma mulher em Buerarema, na noite de segunda-feira (23).  A imagem mostra o carro da vítima estacionado na porta de um imóvel, quando os homens se aproximam em um veículo preto. Em menos de 50 segundos, dois homens armados saem do carro preto, rendem a mulher e levam o Fiesta. Antes de entrar no carro da vítima, no banco do carona, um dos assaltantes aponta arma para um transeunte na calçada. A imagem da câmera mostra ainda um idoso saindo da casa e tentando falar com os dois bandidos, mas é  ignorado. Os dois assaltantes fogem no carro da vítima, escoltados pelo veículo preto. (Pimenta blog)

IPIAÚ: FILHO DE EX-VEREADOR É MORTO EM CAMAÇARI

Roberto era filho do ex-vereador Baleia de Ipiaú.
Roberto era filho do ex-vereador Baleia, da cidade de Ipiaú.

Morreu na noite dessa terça-feira (24), no Hospital Geral de Camaçari, Roberto Montanha Teixeira, de 32 anos, filho do ex-vereador de Ipiaú, Euclides José Sobrinho, mais conhecido como ‘Baleia’. Conforme apurou o site Giro em Ipiaú com a família, o jovem não resistiu aos ferimentos causados por tiros durante um atentado na noite de segunda-feira (23), na localidade conhecida como “Barra de Pojuca”. Roberto foi socorrido até o hospital, mas acabou falecendo na noite dessa terça-feira, (24), por volta das 19h20.

A Polícia Civil está investigando o caso e já tem pistas dos suspeitos de terem disparados os tiros contra a vítima. A motivação do crime ainda é desconhecida. O corpo de Roberto foi velado e sepultado na tarde dessa quarta-feira (25), no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. Roberto era casado e deixa um casal de filhos. Ele trabalhava como ‘Caçambeiro’ em um areal de propriedade do seu pai. A família do ex-vereador Baleia reside na região metropolitana de Salvador há cerca de 18 anos. Baleia exerceu três mandatos na Câmara Municipal de Ipiaú. (Giro Ipiaú)

UBAITABA: PREFEITURA VAI VOLTAR A FORNECER MERENDA ESCOLAR NA PRÓXIMA SEMANA

Ubaitaba vai voltar a fornecer merenda escolar semana que vem
Ubaitaba vai voltar a fornecer merenda escolar semana que vem.

Com a entrega de quatro fogões industriais adquiridos, a Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria de Educação, vai normalizar o fornecimento de merenda escolar de qualidade para os alunos das escolas da sede na semana que vem. Os equipamentos começam a ser montados na Cantina Central nesta quinta-feira. No centro da cidade não houve interrupção e o alimento continua sendo distribuído normalmente aos alunos. O mesmo acontece nas escolas de campo nos Caguinhos e Melos e nos distritos de Faisqueira e Piraúna.

Aliás, a merenda escolar já foi tema de encontro com professores da rede e é tema do conhecimento da comunidade. Os fogões que chegam foram adquiridos em regime de urgência. Mais fogões serão adquiridos, com uma nova licitação, para reforçar a preparação da merenda escolar da rede municipal que é servida duas vezes por semana. Os problemas de manutenção dos fogões da Cantina Central se agravaram no início deste ano letivo. Mesmo com as graves condições de manutenção em que os equipamentos foram encontrados ano passado, a Prefeitura conseguiu manter o serviço de merenda escolar.

UBAITABA: PREFEITA SUKA CONTINUA AGENDA DE TRABALHO EM SALVADOR

Prefeita de Ubaitaba continua agenda de trabalho em Salvador.
Prefeita de Ubaitaba continua agenda de trabalho em Salvador.

Depois de participar do lançamento pelo governador Rui Costa da 2º etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas que até o final do ano vai proporcionar aos baianos 10 mil cirurgias, a prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, ampliou sua agenda na capital.  Se reuniu com o presidente da Conder, José Lúcio Machado, e com o superintendente do DNIT na Bahia, Amauri Souza Lima. Na Conder, a prefeita Suka entregou a documentação que falta para a finalização do processo de melhorias das condições viárias do centro de Ubaitaba, com o asfaltamento da Avenida Vasco Neto e do entorno da Praça 28 de Julho.

Junto ao DNIT, a gestora foi discutir o projeto de iluminação do trecho da rodovia BR-101, entre Ubaitaba e Aurelino Leal, já que a Prefeitura pediu anuência do órgão do Ministério dos Transportes. Na manhã desta quarta-feira, acompanhada da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), a prefeita de Ubaitaba esteve com o chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo da Bahia, Jeandro Ribeiro. Na pauta, o projeto de reforma do Mercado da Carne da Feira de Ubaitaba e de casa de farinha.

SERVIDORES DO HOSPITAL COSTA DO CACAU AMEAÇAM GREVE

Servidores do Hospital da Costa do Cacau ameaçam greve
Servidores do Hospital da Costa do Cacau ameaçam greve.

Os servidores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), lotados no Hospital Costa do Cacau, tiveram redução nos vencimentos e ameaçam paralisar as atividades. Todos os servidores de carreira receberam corte na Gratificação de Incentivo e Desempenho (GID), alguns deles perderam entre R$400 e R$500.

Em contato com o Blog Agravo, servidores informaram que até o momento, a Sesab não se pronunciou para informar o motivo do corte, quem em porcentagem significou 50 % da gratificação. Esses servidores eram funcionários do Hospital Regional Luiz Viana Filho. Segundo os servidores, apenas os médicos receberam normalmente, pois possuem outra legislação. A Sesab teria garantido aos funcionários que não mudaria nada dentro do prazo de dois anos.

ITABUNA: QUATRO PACIENTES COM SUSPEITA DE H1N1 ESTÃO INTERNADOS EM HOSPITAIS DO MUNICÍPIO

3 dos 4 pacientes são crianças e estão internados no Novais.
Três dos quatro pacientes são crianças e estão internados no Novais.

Uma mulher de 30 anos e três crianças estão internadas em Itabuna, nos Hospitais Manoel Novaes e São Lucas, respectivamente, com suspeita da gripe H1N1. No caso da paciente adulta, ela deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Monte Cristo, na última sexta-feira (20), apresentando febre alta e constante, tosse e cefaleia (dor de cabeça intensa). Tais sintomas levaram o médico plantonista a suspeitar da contaminação pelo vírus.

No entanto, a suspeita ainda não foi confirmada. A mulher já passou por exames de radiografia no tórax e encontra-se numa enfermeira isolada do São Lucas, para onde foi transferida e segue sendo medicada, até que o resultado dos exames de sangue sejam liberados pelo Lacem (Laboratório Central), em Salvador, responsável pela análise das amostras.  O estado de saúde da paciente não foi divulgado, assim como o quadro das três crianças internadas no Novaes.