Ubaitaba Urgente

GRUPO É PRESO COM R$ 10 MIL EM NOTAS FALSAS; GOLPE FOI DESCOBERTO NO MICARETA DE FEIRA

Grupo é preso com R$ 10 mil em notas falsas no Micareta de Feira
Grupo é preso com R$ 10 mil em notas falsas no Micareta de Feira.

Cerca de R$ 10 mil em notas falsas foram apreendidos durante a micareta de Feira de Santana, na madrugada deste domingo (22). A descoberta do dinheiro falso resultou na prisão de cinco pessoas. Segundo a Polícia Civil, o golpe foi descoberto após uma mulher tentar comprar bebida com uma nota de R$ 100 falsa.

A acusada, Daiany Maria das Neves, foi detida depois que o vendedor acionou uma guarnição da Polícia Militar. A partir do depoimento da mulher à delegada Amanda Cruz, os policiais conseguiram chegar até os outros quatros integrantes do bando que foram presos no distrito de Berimbau, em Conceição do Jacuípe. São eles: Jorge Ângelo da Silva, Itamar Melo Silva, Macswell da Silva Pereira e Tiago Santos Silva Conrado. Eles foram flagrados com R$ 9,8 mil, em notas falsas de 100.

O grupo estava em uma casa, localizada no Conjunto Habitacional Nova Esperança, naquela cidade. Conforme o delegado Jean Silva, titular da Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Jacuípe, Jorge Ângelo  cumpria prisão domiciliar por homicídio qualificado. “Quando as equipes localizaram os criminosos, a tornozeleira eletrônica dele estava aberta”, comentou o delegado. O quarteto foi autuado por porte de moeda falsa e formação de quadrilha, enquanto que Daiany vai responder por estelionato.

Na ação, os policiais  cumpriram um mandado de prisão preventiva contra Itamar, também por posse de dinheiro falso e pela tentativa de repassar as notas. Com o grupo, ainda foram apreendidos dois veículos Renault, modelo Symbol, nas cores prata e cinza, R$ 412, em espécie, e celulares. As notas falsas foram encaminhadas para perícia no Departamento de Polícia Técnica  (DPT). Já os cinco criminosos foram encaminhados para o Complexo de Delegacias do Sobradinho e passarão por audiência de custódia.

IPIAÚ: JOVEM DE 19 ANOS É MORTA A TIROS

Thais Souza de Jesus foi atingida por dois tiros, um no tórax e outro nas costas
Thais Souza de Jesus foi atingida por dois tiros, um no tórax e outro nas costas.

Uma jovem de 19 anos foi morta a tiros na noite desse domingo (22), por volta das 20h. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, a vítima estava na porta de casa, no Alto da Carolina, na companhia da mãe, quando foi surpreendida por dois indivíduos numa motocicleta. Um deles sacou a arma e disparou contra a jovem.

Thais Souza de Jesus foi atingida por dois tiros, um no tórax e outro nas costas. A vítima foi socorrida para o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiu e faleceu. A Policia Militar foi acionada e realiza buscas pelos suspeitos, ainda não identificados. A causa do homicídio ainda é desconhecida. Com informações do Giro em Ipiaú

ARTISTA PLÁSTICO MORRE APÓS OPERAÇÃO DA PM EM CANDEIAS

Artista plástico é morto em operação da PM em Candeias.
Artista plástico é morto em operação da PM em Candeias.

O artista plástico Arnaldo Filho, conhecido como “Nadinho”, de 61 anos, morreu após ser baleado dentro de casa, na noite de ontem (21), em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com testemunhas, policiais militares entraram e atiraram contra o homem, que estaria desarmado e desenhando.

Na versão da PM, ele portava um revólver e disparou contra a guarnição quando estava da janela da residência, mas a arma falhou. Por meio de nota, a Prefeitura de Candeias lamentou a morte do artista e afirmou que pedirá uma investigação severa para apurar a morte de Nadinho.

“Pediremos também às autoridades policiais uma investigação séria, justa e célere, para que a nossa cidade tenha a resposta para este fato tão lamentável que nos deixa tão abalados neste momento. Para a família, só podemos neste momento desejar o conforto da fé para enfrentarem esse momento tão difícil”, afirma o prefeito Dr. Pitagoras. A Corregedoria da Polícia Militar informou que vai apurar o caso.

PLANTAÇÃO DE MACONHA COM MAIS DE DOIS MIL PÉS É ENCONTRADA EM ABARÉ

Plantação de maconha com mais de dois mil pés é encontrada em Abaré
Plantação de maconha com mais de dois mil pés é encontrada em Abaré.

Cerca de 2.500 pés de maconha foram localizados pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, neste sábado (21), em uma plantação na cidade de Abaré, a 552km de Salvador. A erva foi incinerada.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os militares chegaram até o terreno, após uma denúncia anônima. No local um grupo reagiu atirando e conseguiu escapar do cerco.

Além dos pés de maconha, que tinham aproximadamente 1,5 metro de altura, foram encontradas também porções da mesma droga já prontas para comercialização.

PREFEITO É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR MENINA DE 8 ANOS

Prefeito é preso acusado de estuprar menina de 8 anos
Prefeito é preso acusado de estuprar menina de 8 anos.

O prefeito interino de Bariri, Paulo Henrique Barros de Araújo (PSDB), de 34 anos, foi preso por suspeita de raptar e abusar de uma menina de 8 anos, na manhã deste sábado (21), no Vale do Igapó, em Bauru (SP). De acordo com o delegado, ele confessou ter estuprado a criança. Um advogado que se apresentou como defensor não quis comentar o caso.

Após o registro do boletim de ocorrência por flagrante de estupro, Araújo foi levado à cadeia de Barra Bonita. De acordo com informações da Polícia Militar, o político pegou a criança no Núcleo Habitacional José Regino e se dirigiu até um matagal, onde o carro acabou caindo em um buraco.

Conforme informações do boletim de ocorrência, nesse momento a menina conseguiu se desvencilhar do prefeito, saiu correndo e pediu ajuda a um casal que passava pelo local, dizendo que havia sido abusada por um homem de barba. A polícia foi acionada e encontrou o suspeito caminhando entre as árvores.

Araújo é presidente da Câmara de Vereadores de Bariri e está no cargo de prefeito desde o início de 2017. À TV TEM, o Legislativo informou que os vereadores se reuniram neste sábado para tratar o assunto, mas que na segunda-feira (23), assim que tiveram acesso ao BO, vão entrar com pedido de quebra de decoro e afastamento do prefeito.

‘NÃO FUGI PORQUE INOCENTE NÃO CORRE, ENFRENTA’, DIZ EX-PRESIDENTE LULA EM VÍDEO INÉDITO

'Não fugi porque inocente não corre, enfrenta', diz ex-presidente Lula em vídeo inédito
‘Não fugi porque inocente não corre, enfrenta’, diz ex-presidente Lula.

Em um vídeo inédito, gravado antes da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e divulgado neste domingo (22) através das redes de Lula, o petista discursa sobre a prisão expedida pelo juíz federal Sérgio Moro. ” Eu não tenho medo das denúncias que estão contra mim porque eu sou inocente e não sei se os meus acusadores são inocentes”, insinua o ex-presidente.

O presidente ainda diz, no vídeo, que poderia ter fugido, ao ter ido para a divisa do Paraguai e em Foz do Iguaçu. “Não quis fugir porque quem é inocente não corre, enfrenta. Eu quero provar a minha inocência. Se tem político que não tem honra, que não se defende, eu tenho muita honra e quero me defender.

É por isso que eu esotu muito tranquilo”, afirmou Lula ainda no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.  O ex-presidente ainda afirmou que os juízes de acusação estão “mentindo”. ” Vou a curitiba saber o que o seu Moro quer, o que seu Daniel quer, para ver se eles estão dispostos a debater comigo porque eu quero provar que eles estão mentindo a meu respeito e eles sabem que é mentira”, criticou Lula.

UBAITABA AMPLIA ATENÇÃO ÀS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Ubaitaba amplia atenção às unidades de Saúde da Família
Ubaitaba amplia atenção às unidades de Saúde da Família.

O atendimento à saúde da família em Ubaitaba vai ganhar mais um equipamento. A Comissão Intergestora Bipartite do Estado (CIB) aprovou na quinta-feira, dia 19, em Salvador, implantação de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tipo 1, para dar suporte às cinco unidades de Saúde da Família (USF) do município. Com isso, mais sete profissionais de Saúde serão contratados pela Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que também receberá mais um aporte de recursos. “O NASF é importante por ampliar a ação das unidades de saúde da família”, avalia o secretário José Carlos Lona de Almeida.

Segundo o secretário, com o NASF será possível apoiar as três USF da zona urbana, nos bairros da Ruinha, Armandão e Maria Olímpia, e dois na zona rural, abrangendo os distritos de Faisqueira e Piraúna, que compreende as regiões de Oricó, Caguinhos, Melos e Piraúna. A 257ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) reuniu gestores da Secretaria da Saúde do Estado e de secretarias municipais de saúde. O encontro, que contou com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, foi realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Umas das pautas discutidas durante a reunião foi a realização de cirurgias eletivas. A exposição foi feita pela superintendente de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde, Ana Paula Andrade. Ela destacou que os municípios que não executaram no mínimo 50% do exercício 2017 até o mês de maio deste ano, o recurso deverá ser repactuado na CIB, considerando a demanda cadastrada no Sistema Lista Única. Durante o encontro ainda forma homologados credenciamentos de núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipes de Saúde da Família (ESF).

PAI DE GUSTAVO, EX-BAHIA, É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Aloisio Antonio (E) com o filho Gustavo | Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal
Aloisio Antonio (E) com o filho Gustavo | Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

O pai do atacante Gustavo, também conhecido como Gustagol, foi preso por tráfico de drogas na cidade de Registro, no interior de São Paulo. Aloisio Antonio, de 43 anos, foi flagrado por investigadores da Polícia Civil com 15 kg de maconha prontos para serem comercializados. A informação foi confirmada pelo G1 junto à Polícia Civil nesta sexta-feira (20).

De acordo com a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), ele estava numa residência no bairro Jardim São Paulo e era alvo de apuração de uma denúncia. Foram encontrados 12 tijolos de maconha e oito porções de crack.

Parte da droga estava no imóvel e o restante dentro de um carro, com placas de São Paulo, estacionado em frente à residência. O pai de Gustagol admitiu que iria vender os entorpecentes. Aos 23 anos, Gustavo já vestiu a camisa do Bahia em 2017 e atualmente joga no Fortaleza. Ele pertence ao Corinthians. O jogador foi revelado pelo Criciúma.

MINISTÉRIO PÚBLICO ABRIRÁ INQUÉRITO CONTRA ALCKMIN

Ministério Público abrirá inquérito contra Alckmin
Ministério Público abrirá inquérito contra Alckmin.

O presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) vai se tornar alvo de inquérito do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) na esfera civil. O tucano, que deixou o governo de São Paulo há duas semanas e perdeu o foro especial, é suspeito de cometer improbidade administrativa no caso de suspeita de caixa dois de mais de R$ 10 milhões. O cunhado de Alckmin, Adhemar Cesar Ribeiro, e o secretário estadual Marcos Monteiro serão incluídos no inquérito.

Eles são apontados por delatores da Odebrecht como operadores de recursos não declarados nas campanhas ao governo paulista de 2010 e 2014. Alckmin negou qualquer irregularidade e declarou que suas campanhas foram feitas dentro da lei. Em nota a Folha de SP, a assessoria do ex-governador de São Paulo declarou que “Alckmin vê a investigação de natureza civil com tranquilidade e está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos”.

“Não apenas por ter total consciência da correção de seus atos, como também por ter se posicionado publicamente contra o foro especial”, completou. O caso a ser apurado é o mesmo que corria em sigilo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi encaminhado à Justiça Eleitoral, sob alegação de que não há indícios de corrupção passiva.

Com a decisão, o nome de Alckmin saiu da mira imediata da Lava Jato. Caso acusado, a lei enquadrará o pré-candidato nos atos contrários ao princípio da administração pública e não prevê prisão, mas pune pessoas e empresas com perda de cargo e proibição de contratar com governos.

ZÉ BOLACHA É EXONERADO DA PREFEITURA DE UBAITABA

Zé Bolacha é exonerado da Prefeitura de Ubaitaba
Zé Bolacha é exonerado da Prefeitura de Ubaitaba.

O ex-candidato a vereador, Zé Bolacha (PC do B), foi exonerado nesta sexta-feira (20), do quadro funcional da Prefeitura de Ubaitaba. Zé Bolacha exercia o cargo de Diretor Administrativo, vinculado a Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Desenvolvimento Urbano.

O decreto foi assinado pela prefeita Suka Carneiro (PSB). Na última quarta-feira (18), ao ser questionado pelo radialista Jackson Cristiano, sobre sua postura no atual governo, Zé Bolacha disse que já estava 99% rompido com o atual governo.

Decreto onde a prefeita exonera Zé Bolacha.

Segundo informações que circulam nos bastidores da política ubaitabense, Zé Bolacha, tem pretensões em se lançar candidato a prefeito do município em 2020. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

ITACARÉ: TOMA POSSE O NOVO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA

Antônio de Anízio e Junior Andrade II Foto: Divulgação
Antônio de Anízio e Junior Andrade II Foto: Divulgação

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, empossou na manhã desta sexta-feira (20) o novo secretário de Administração da Prefeitura, José Aloisio Andrade Nascimento Júnior, mais conhecido como Junior Andrade, que assume o cargo com a missão de dinamizar ainda mais a administração municipal. A posse contou com a presença do vice-prefeito Genilson Souza, dos secretários municipais, vereadores, representantes da iniciativa privada, do segmento dos produtores, servidores públicos e também do comandante da 72ª CIPM, Major PM Hosanah, que destacaram a capacidade técnica do novo secretário, a experiência na administração municipal e do quanto poderá contribuir com a gestão pública.

Durante a posse o prefeito Antônio de Anízio destacou que a equipe de servidores e colaboradores tem realizado trabalho de excelência e um esforço constante para prestar um atendimento de qualidade para o cidadão e para deixar a cidade cada vez melhor. A nomeação de Júnior Andrade, segundo colocou o prefeito, faz parte de uma ação pluripartidária, onde o interesse maior é a transparência das ações, a responsabilidade com o cidadão e o desenvolvimento da cidade. O novo secretário de Administração da Prefeitura de Itacaré agradeceu pela escolha e assegurou que veio se somar a essa equipe que já tem demonstrado disposição para trabalhar, compromisso com a gestão pública e respeito ao cidadão.

Júnior Andrade é contador, administrador de empresas, graduando em direito e possui uma larga experiência na vida pública. Foi secretário de Finanças e também de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré. É também presidente do Diretório Municipal do PRB. Como secretário de Administração, Júnior Andrade terá como uma das metas acompanhar as ações da administração pública e realizar um trabalho de integração ainda maior entre as secretarias municipais e demais setores da Prefeitura.

PAU BRASIL: DAVIDSON MAGALHÃES RECEBE COMENDA E PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DO POLO DE INFORMÁTICA DO IFBA

Davidson Magalhães recebe comenda e participa da inauguração do polo de informática do IFBA
Davidson recebe comenda e participa da inauguração do polo do IFBA em Pau Brasil.

Durante as comemorações do aniversário de 56 anos de emancipação política do município de Pau Brasil, no Sul da Bahia, o deputado federal Davidson Magalhães recebeu, nesta quinta-feira (19),uma comenda dos vereadores do município. O parlamentar também participou da inauguração do Polo de Informática do IFBA e de missa solene em homenagem à data simbólica.  Sobre o núcleo do IFBA, Davidson destacou que “é uma iniciativa importante neste momento. Esse ato parece simples, mas está na contramão do que está acontecendo no Brasil. O governo que aí está faz uma contenção de recursos na área federal para os institutos e universidades, que estão com dificuldades imensas de completarem seus ciclos educacionais”.

O deputado ainda comentou sobre a relevância dos cursos técnicos de manutenção e suporte, informática, internet e redes de computadores que serão ofertados na instituição. “Essa oferta de formação técnica em Tecnologia e Informática (TI) é fundamental para as pequenas e médias cidades, esse papel da interiorização de cursos técnicos e nível superior é resultado de boas articulações, e essa iniciativa de nosso mandato com o CIMA e a Teia dos Povos”, enfatizou.  Durante a inauguração do Polo de Informática do IFBA, compuseram a mesa o deputado federal Davidson Magalhães; o reitor do IFBA, Renato da Anunciação; e a Diretora do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (CELEM), Rose Venâncio.

COMENDA

Davidson Magalhães recebeu, por serviços prestados à comunidade pau brasilense, a comenda Gileno Virgílio de Jesus. A comenda, uma indicação do vereador Nego Elder, foi entregue  em sessão solene na Câmara Municipal. Em seu discurso, o deputado demonstrou gratidão. “Externo aqui minha gratidão ao povo de Pau Brasil, agradeço também aos vereadores pela honraria. Parabéns Pau Brasil, conte com nossa luta, agora ainda mais comprometido por esse reconhecimento”, retribuiu. O parlamentar também agradeceu especialmente a Nego Elder, que o descreveu como um entusiasta do desenvolvimento local, inclusive na luta pela implantação do polo do IFBA no município.

ENTREVISTA: PREFEITURA CHAMA DONOS DE IMÓVEIS AINDA NÃO TRANSFERIDOS

Nilton Sales (Diretor de Tributos da Prefeitura de Ubaitaba).
Nilton Sales  – Diretor de Tributos da Prefeitura de Ubaitaba.

Os contribuintes de Ubaitaba que ainda não receberam em domicílio os carnês para pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 com desconto de 10% em cota única devem ficar atentos. A mesma recomendação vale também para os possuidores ou proprietários de imóveis cuja titularidade ainda não tenha sido transferida, ou seja, os documentos ainda estão em nome do dono da posse ou proprietário anterior.

Quem não recebeu o carnê deve procurar a Diretoria de Tributos da Secretaria de Finanças de Ubaitaba com o carnê do ano passado e um documento de identidade para retirar o carnê do exercício fiscal de 2018. Também deve ir a mesma repartição pública municipal, levando a escritura do imóvel ou documentação de posse, comprovante de endereço (conta de água ou luz) e RG, os donos de terrenos ou casas em cuja documentação não esteja ainda em seu nome quer por escritura pública registrada em cartório ou não.

O diretor de Tributos da Prefeitura, Nilton Sales, explica que o comparecimento do contribuinte é fundamental para que haja atualização da matrícula e dos dados cadastrais, daí a importância de que traga a documentação exigida, incluindo RG. Ele acrescenta que muitos carnês não têm sido entregues pela recusa dos atuais proprietários dos imóveis em recebê-los, porque foram emitidos com base em cadastro imobiliário desatualizado.

Segundo Nilton Sales à medida que o banco de dados da Diretoria de Tributos passa a contar com informações reais é feita a emissão do carnê para o pagamento à vista do IPTU com desconto de 10% até 31 de maio. Mesmo aquele contribuinte com dívidas referentes a anos anteriores pode pagar o imposto do atual exercício fiscal e parcelar o débito. Neste sentido, a Diretoria de Tributos está notificando o contribuinte, chamando-o para que venha negociar com a Prefeitura.

AURELINO LEAL: JORGE SOLLA LIBERA NOVAS EMENDAS PARA SAÚDE DO MUNICÍPIO

Deputado Jorge Solla libera novas emendas para saúde de Aurelino Leal
Jorge Solla libera novas emendas para saúde de Aurelino Leal.

A prefeita Liu Andrade (PP), fez na última segunda-feira (16), por meio do site oficial de seu município um agradecimento especial ao deputado federal Jorge Solla (PT) pelas emendas direcionadas ao município de Aurelino Leal.

Nesse mês de abril foram direcionados ao município, recursos de aproximadamente R$ 210.000,00 por meio de Emendas Parlamentares do Deputado Federal Jorge Solla (PT). Os recursos possibilitarão a aquisição de equipamento e material permanente para atenção especializada em saúde.

Jorge Solla explica que manterá seu mandato a disposição dos aurelinenses e trabalha juntamente com os órgãos do governo federal, para que cada vez mais recursos e investimentos sejam disponibilizados na área de saúde do município.

Vale lembrar, que em dezembro de 2016 Aurelino Leal também recebeu recursos de R$ 99.927,90, por meio de Emenda Parlamentar do deputado Jorge Solla (PT) direcionada a saúde do município.

ITACARÉ: CAMPEONATO DE FUTEBOL DE AREIA CONTINUA NESTE SÁBADO

Campeonato de Futebol de Areia de Itacaré continua neste sábado
Campeonato de Futebol de Areia de Itacaré continua neste sábado.

Mais uma rodada do Campeonato de Futebol de Areia de Itacaré vai movimentar a cidade neste sábado (21), a partir das 14 horas, na Praia da Coroinha, com mais quatro jogos da terceira rodada da competição. E dessa vez o time da Passagem vai enfrentar o Alto da Boa Vista. Em seguida, às 16 horas, será a vez da partida entre o Bairro Novo e a Pituba. Já às 17 horas o Angelim pega a Camboinha e depois, às 18 horas, o Porto de Trás enfrentará o time do Marimbondo.

Na semana passada a segunda rodada do Campeonato de Futebol de Areia de Itacaré começou com o time do Marimbondo vencendo o Alto da Boa Vista pelo placar de 5×0. Em seguida o Bairro Novo venceu a Camboinha por 5×2 e o Angelim aplicou a goleada de 5×0 em cima do time da Passagem. E no último jogo do sábado o Porto de Trás venceu a Pituba por 4×0. A realização do evento é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura, Sudesb e Liga Itacareense de Futebol.

O campeonato terá duração de dois meses e meio, com disputas nas tardes de sábados, sendo que o primeiro colocado receberá o prêmio de quatro mil reais, o segundo dois mil reais e o terceiro será premiado com mil reais. E para incentivar ainda mais os times participantes, a equipe da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura entregou uniformes para os representantes de cada time. Os uniformes foram adquiridos junto a Superintendência do Desporto do Estado da Bahia (Sudesb), através de uma parceria com a Prefeitura de Itacaré.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destaca a importância do campeonato não somente como forma de promover mais opções de lazer e entretenimento, mas também como forma de incentivar cada vez mais o esporte. Ele também ressaltou que Itacaré tem se destacado cada vez mais no esporte, com atletas de várias modalidades e de diferentes faixas etárias, e o campeonato servirá para revelar novos talentos, além de promover a integração entre os desportistas de diversos bairros de Itacaré.

BEBETO INTEGRA COMISSÃO QUE VAI VISTORIAR CONDIÇÕES EM QUE LULA ESTÁ PRESO

Bebeto integra comissão que vai vistoriar condições em que Lula está preso
Bebeto integra comissão que vai vistoriar condições em que Lula está preso.

O deputado federal Bebeto Galvão, do PSB da Bahia, foi autorizado, junto com uma comissão da Câmara, a visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O grupo foi criado nesta terça-feira, dia 17, pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia, e tem como objetivo verificar as condições em que se encontra o líder político.

A visita ainda não tem data para acontecer. No documento em que pede a criação do grupo, os parlamentares afirmam que alguns fatos justificam a visita, como áudio captado no voo que levou Lula a Curitiba sugerindo que o ex-presidente seja jogado do avião. “Decisões arbitrárias de isolamento do ex-presidente ferem princípios básicos dos direitos humanos”, afirmam.

Além de Bebeto, que já havia visitado Lula no dia em que o ex-presidente se apresentou à Polícia Federal, fazem parte da comissão os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), o coordenador, André Figueiredo (PDT-CE), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), José Guimarães (PT-CE), Ivan Valete (Psol-SP), Orlando Oliveira (PCdoB-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Wadih Damous (PT-RJ) e Weverton Rocha (PDT-MA).

FACHIN LIBERA PARA JULGAMENTO PEDIDO DE LIBERDADE DE GEDDEL

Pedido de liberdade de Geddel foi liberado para julgamento
Pedido de liberdade de Geddel foi liberado para julgamento.

Foi liberado pelo ministro do STF, Edson Fachin, o julgamento que pede a liberdade do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB).

De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, o recurso será analisado pela Segunda Turma. Geddel está preso desde setembro do ano passado.

MORO VIRÁ A SALVADOR PARA PARTICIPAR DE SIMPÓSIO E RECEBER HOMENAGEM

Moro virá a Salvador para participar de simpósio e receber homenagem
Moro virá a Salvador para participar de simpósio e receber homenagem.

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Operação Lava Jato em Curitiba, virá a Salvador para participar da terceira edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção. O magistrado fará uma palestra com o tema “4 anos de Lava Jato: Reflexões e futuro do combate à corrupção no Brasil”.

Organizado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal na Bahia (ADPF-BA), o evento ocorrerá no Shopping Barra, entre os dias 23 e 24 de agosto. As inscrições serão abertas no dia 10 de maio.

De acordo com a entidade, na ocasião, Moro vai receber a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela ADPF. Além do juiz, participarão também do simpósio o repórter da TV Globo, Vladimir Netto; Rogério Sanches, promotor do Ministério Público de São Paulo; Rogério Schietti, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Marcos Nóbrega, professor na universidade de Harvard, entre outros.

ACUSADO DE MATAR FUNCIONÁRIA DA SANTA CASA É TRANSFERIDO PARA ITABUNA

Jefferson já está em Itabuna e prestou depoimento no Complexo Policial
Jefferson já está em Itabuna e prestou depoimento no Complexo Policial.

Jefferson Costa Nascimento, o Quinho, foi transferido para Itabuna e chegou ao Complexo Policial nesta manhã de quinta (19), uma semana depois de ser preso em São José do Rio Preto (SP). Ele é acusado de latrocínio (matar para roubar) contra a técnica em enfermagem Maria Ferreira Lima, de 51 anos (relembre aqui). Segundo a polícia, Jefferson é o criminoso que empurra a técnica em enfermagem Maria Ferreira da moto e provoca a morte da vítima por traumatismo craniano.

O ataque ocorreu durante assalto no Bairro de Fátima, no último dia 5. No mesmo dia, foi constatada a morte cerebral da funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O acusado de matar a enfermeira foi flagrado por câmeras de segurança instaladas em áreas próximas ao local onde ocorreu o assalto. Uma das câmeras mostra o momento do ataque à técnica em enfermagem, com o veículo em movimento.

Maria Ferreira foi morta em assalto no Fátima
Maria Ferreira foi morta em assalto no Fátima.

De acordo com a polícia, parentes do próprio acusado da morte da enfermeira denunciaram o plano de fuga. A Polícia Civil começou a monitorá-lo desde Itabuna. Ele passou por Vitória da Conquista e foi preso em São Paulo. O destino final de Jefferson, conforme parentes, seria Mato Grosso do Sul. Jefferson começou a ser ouvido, nesta manhã de quinta (19), pelo titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, Miguel Cicerelli. Ele será encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna ainda hoje. (Pimenta blog)

ADELINO LOYOLA É O NOVO DELEGADO SUBSTITUTO DE IBIRAPITANGA

Adelino Loyola é o novo Delegado substituto de Ibirapitanga
Adelino Loyola é o novo Delegado substituto de Ibirapitanga.

O município de Ibirapitanga tem agora novo delegado. O delegado titular de Ubaitaba, Drº Adelino Loyola, é o mais novo delegado substituto de Ibirapitanga. Assim, Loyola continua à frente da Polícia Civil de Ubaitaba, abrangendo também o município de Ibirapitanga, conforme publicação no Diário Oficial desse mês de abril.

Loyola que vem fazendo um trabalho elogiável no município de Ubaitaba, onde tem a principal marca do seu trabalho, o estabelecimento de parcerias com a Polícia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário, o que vem dando certo, repercutindo na visível redução dos índices de criminalidade naquele município, agora se incumbe de mais uma nova tarefa em Ibirapitanga.

“Nova missão agora e empenho redobrado a ser empreendido em Ibirapitanga na prestação do serviço da Polícia Civil à comunidade”, disse Drº Adelino Loyola ao site UBAITABA URGENTE