Um investigador da polícia Civil foi vítima de um assalto, nesta quinta-feira (19), na estrada que liga BR-101 ao distrito de Taboquinhas, município de Itacaré. Segundo relato do próprio policial, dois homens encapuzados o abordaram. Um deles estava armado.
Ainda conforme o policial, os suspeitos levaram a pistola .40 da polícia civil e uma mochila com mais dois carregadores. Os bandidos chegaram a atirar contra o investigador, mas não o atingiram. A Polícia Militar foi acionada para fazer buscas na região.
Diz um conhecido ditado popular: “Filho de peixe peixinho é”. Carismática, humilde e muito popular, a jovem jornalista Paula Almeida, filha do ex-prefeito de Ubaitaba, Bêda (PMDB), pretende entrar para a política, e com isso seu pai que já prefeito por três vezes no município, já estuda lançar seu nome nas próximas eleições municipais. Faltando ainda dois anos e seis meses para as eleições no município, Ubaitaba, que assim como todo o interior da Bahia, respira política, já discute os possíveis nomes à sucessão municipal, e entre esses nomes estão: Paula Almeida (sem partido), Paulo Bidú (PP), Alexandre Almeida (sem partido), Marcos Liger (PMDB) e o próprio Bêda.
Para brigar pela prefeitura, Bêda tem nomes de sobra! Paula Almeida, conhecida na comunicação como Paulinha Ary, é considerada como uma das melhores jornalistas do interior da Bahia, e com todo esse talento, a jovem já trabalhou nas emissoras, TV Aratu (filiada do SBT), TV ALBA (emissora da Assembléia Legislativa da Bahia), e TV Santa Cruz (afiliada da Globo) – onde entrava ao vivo para todo o Brasil para informar notícias da região. Paulinha é conhecida no meio jornalístico não apenas pela sua competência, mas, também, pelo seu carisma nato – que segundo os seus amigos em Ubaitaba, herdou do pai, e da mãe, Soraya Almeida. Em recente entrevista ao blog Bahia Repórter, Paula Almeida contou que a busca pela informação e o contato diário com a população que o jornalismo traz, a deixou ainda mais sensível às necessidades do povo.
“Gosto de gente, sabe?! O jornalismo sempre me encantou, principalmente, cobrir os acontecimentos de rua, ir nas comunidades, ou seja, sempre admirei a preocupação de meu pai com a população e o jornalismo me deixou com o olhar ainda mais sensível às necessidades dos menos favorecidos”, afirmou a jornalista. Paulinha disse ainda que sempre teve o anseio político desde pequena, mas ponderou que a decisão será tomada após conversas com o grupo Vermelho. Filha mais velha do ex-prefeito Bêda, Paula Almeida sempre gostou e se interessou pelos movimentos políticos na cidade de Ubaitaba. Afinal de contas, a política está no sangue dos Almeida. (Redação: Jackson Cristiano/Prefeitos da Bahia)
TRF-4 rejeita últimos recursos de Lula por unanimidade.
Por unanimidade, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou, nesta quarta-feira (18), os últimos recursos interpostos pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corte no caso do tríplex do Guarujá (SP).
A 8ª turma é formada pelos juízes Leandro Paulsen, Victor Laus e João Pedro Gebran Neto. Com a decisão, ficam exauridos todos os recursos que Lula tinha a mover contra sua condenação na Lava Jato. De acordo com a Folha de São Paulo, o ex-presidente chegou a reclamar no Supremo Tribunal Federal (STF), por ter sido encarcerado ainda com este último recurso pendente. No último dia 10 de abril, os advogados de Lula recorreram dos embargos de declaração julgados pela corte no dia 26 de março.
No dia 5 de abril, o juiz Sergio Moro expediu o mandado de prisão antes do fim da tramitação do processo na segunda instância. Lula está preso desde o dia 7 de abril, em uma Sala Especial na Polícia Federal Curitiba, sede da Lava Jato.
‘La casa de papel” ganha nova temporada, agora produzida pela Netflix || Divulgação
A Netflix confirmou a continuidade de um dos maiores sucessos do serviço de filmes e séries por streaming, La casa de papel. Na manhã desta quarta (18), a internet foi “invadida” por personagens para anunciar que haverá a terceira parte do “maior roubo a banco da história”. “Sabemos que vocês estão esperando o mesmo que a gente”, diz a personagem Nairóbi.
A plataforma de filmes e séries somente deverá lançar a 3ª parte da produção espanhola no Brasil somente em 2019. A nova temporada será produzida pela Netflix. Oito assaltantes, sob o comando do “Professor”, roubam mais de um bilhão de euros da Casa da Moeda da Espanha. Confira o vídeo que anuncia a nota temporada de La casa de papel.
Não é preciso ser estudante para ter direito ao ID Jovem.
A Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade de Maraú, informa a comunidade que os jovens de 15 a 29 anos do município Jovens de baixa renda de Maraú terão direito à meia entrada em diversos eventos, além de descontos ou até gratuidades nas passagens em viagens interestaduais. Para isso, o jovem precisa procurar o CRAS mais próximo de sua localidade ou na Secretaria de Desenvolvimento Social da sede.
Não é preciso ser estudante para ter direito ao benefício. É necessário levar documentos de todas as pessoas da casa, RG, CPF, Carteira de Trabalho (de quem é maior), título de eleitor, comprovante de residência e, no caso das crianças, registro de nascimento, possuir renda familiar igual ou menor que dois salários Mínimos e estar inscrito no Programa CadÚnico
Entre os benefícios garantidos pelo ID JOVEM está a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais. O ID JOVEM é um direito previsto no Estatuto da Juventude e regulamentado pelo Decreto n° 8.537/2015.
Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 73 3258 2073. Para utilizar o documento, basta imprimir ou mostrar a imagem do cartão, junto com um documento oficial com foto, quando for adquirir o bilhete ou ingresso em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol e museus, entre outros. (Ascom/Maraú)
Jocimari foi morta a tiros em Almadina I Foto: Reprodução
Jocimari Rodrigues Ferreira foi assassinada na tarde desta segunda feira (16), no bairro da Liberdade, na cidade de Almadina. Segundo a polícia, o corpo da vítima foi encontrado em um sofá no interior da casa onde ela morava e apresentava perfurações de arma de fogo.
O Departamento de Polícia Técnica fez a remoção do corpo para Itabuna. A polícia Civil vai investigar o crime. (Redação: Luísa Couto/Diário Bahia)
Mototaxista foi executado a tiros na Mangabinha em Itabuna.
O mototaxista William Xavier, de 19 anos, foi assassinado a tiros, nesta noite de terça-feira (17), na Mangabinha, em Itabuna. O crime ocorreu próximo às Casinhas e atraiu uma multidão ao local. A vítima sofreu, ao menos, seis tiros de pistola 380.
William trabalhava como mototaxista com o pai dele e participava de movimento da juventude católica. O corpo da vítima foi levado, há pouco, para o Departamento de Polícia Técnica. Até agora, não há informações sobre os atiradores, mas as características do crime são de execução. Nada foi levado da vítima. A moto foi localizada a poucos metros do corpo. (Pimenta blog).
Após a ocupação feita por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na sede da TV Bahia no bairro da Federação nesta terça-feira (17), (relembre aqui), a emissora criticou o que chamou de “uma agressão aos meios de comunicação do Estado”.
Os manifestantes participaram de ato na porta da emissora em protesto contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o governo Temer e foi encerrado sem ocorrências no fim da manhã.
CONFIRA COMUNICADO NA ÍNTEGRA
“Informamos que hoje, dia 17 de abril, por volta das 05:55 da manhã, um grupo de representantes da CUT e FUP (Federação Única dos Petroleiros) invadiu a sede da Rede Bahia, forçando o portão da empresa munidos de facões (conforme relato dos seguranças patrimoniais), equipamentos de som e bandeiras sob o argumento de protestar contra os 2 anos do golpe civil e os 22 anos do massacre dos trabalhadores do MST, em Carajás.
Com o apoio e intermediação da Polícia Militar da Bahia, os manifestantes realizaram protesto com palavras de ordem e discursos. Por volta das 09:45, o protesto foi encerrado. Não houve outras ocorrências registradas.
A Rede Bahia respeita a liberdade de expressão. Defende vigorosamente a liberdade de imprensa e a segurança dos profissionais que trabalham no exercício da comunicação, destacando que o trabalho do jornalista e da imprensa são direitos constitucionais assegurados e que contribuem significativamente para a democracia. A hostilidade sofrida hoje representa uma agressão aos meios de comunicação do Estado e a todos os profissionais de imprensa.”
Supremo torna Aécio réu por corrupção e obstrução de Justiça.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o senador Aécio Neves (PSDB) réu por corrupção e obstrução de Justiça. Marco Aurélio, Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux e Alexrande de Moraes votaram por aceitar denúncia contra Aécio Neves.
Rosa sustentou que havia “suficientes indícios da materialidade” para receber a denúncia, enquanto Barroso lembrou que “no mundo dos negócios lícitos” pagamentos de R$ 500 mil são feitos com transferência bancária.
“Hoje em dia ninguém sai por aí transportando malas de dinheiro”, acrescentou. Marco Aurélio lembrou em seu voto que “há transcrições de conversas telefônicas ligações realizadas pelo senador das quais se extrai que estaria tentando influenciar na escolha de delegados da PF na Operação Lava Jato”.
Agência dos Correios de Camacan || Foto Agnaldo Santos/Arquivo
A ação rápida de policiais militares frustrou uma tentativa de assalto à agência dos Correios em Camacan, no sul da Bahia, nesta terça-feira (17). Os bandidos usaram um carro GM Cobalt, cor branca, com placa falsa de Guarapari (ES). A agência havia sido alvo de outra tentativa de assalto em novembro do ano passado.
Os dois criminosos chegaram à agência por volta das 14h30min. A rapidez da polícia militar fez com que os bandidos deixassem a agência pelos fundos do imóvel, pulando o muro e deixando para trás um colete à prova de balas e um telefone celular.
Guarnições da 62ª Companhia Independente da PM fizeram rondas nas proximidades da agência, mas não localizaram os dois criminosos. Após checagem de placa do Cobalt GM, descobriu-se que o veículo foi licenciado não em Guarapari, mas em Cariacica (ES), na Grande Vitória, além da placa verdadeira. (Pimenta blog)
O prefeito da cidade de Itajuípe, distante 45 km de Ubaitaba, Marcone Amaral, 40 anos, foi internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, com quadro de embolia pulmonar. Segundo informações do blog Políticos do Sul da Bahia, o quadro de Marcone é estável.
Marcone é ex-jogador de futebol e já atuou em vários times no Brasil e exterior. Assim que retornou do Qatar para o Brasil entrou na política pelo Partido Social Democrático PSD e sagrou-se vitorioso em 2016 na sua primeira eleição se tornando hoje o atual Prefeito de Itajuípe. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Suka vistoria obras do Ginásio de Esportes de Ubaitaba
As obras de reforma do Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães e do Centro de Treinamento de Canoagem que estão sendo executadas pela Prefeitura de Ubaitaba em convenio com o Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), foram vistoriadas hoje. Os dois equipamentos são essenciais para incentivar crianças e adolescentes e jovens à prática esportes. O atual estágio das obras de reforma do Ginásio de Esportes foi elogiado pelo diretor de Operações da Sudesb, Marcos Andrade, e pelo coordenador de Obras, Luiz Brantes.
Eles visitaram o canteiro de obras acompanhados da prefeita Sueli Carneiro, do vice-prefeito e secretário da Administração, Jailton Araújo, do responsável técnico, arquiteto e urbanista Leandro Sprotte, e do mestre de obras Francisco Paulino. No ginásio, os operários já removeram o piso da quadra e velhas estruturas como caixões de porta e muito entulho, além de ter iniciado à remoção de árvores nas áreas internas e externas sob orientação da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. “O andamento da obra está dentro do cronograma. Certamente, a obra vai ganhar ritmo para que seja entregue no prazo contratual”, disse Marcos Andrade.
Suka durante vistoria no Centro de Canoagens.
Para o dirigente da Sudesb o fundamental é que o Ginásio de Esportes de Ubaitaba está sendo restaurado numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Segundo explicou, o equipamento que ficou mais de 17 anos abandonado voltará a servir à prática dos esportes de quadra e cumprirá sua finalidade que é incentivar crianças, adolescentes e jovens a se interessar por vôlei, basquete, handebol e futsal com ganhos para uma vida saudável. A prefeita Sueli Carneiro acompanha diuturnamente o andamento do cronograma. Para ela, o mais importante é que a praça esportiva de Ubaitaba brevemente voltará a ganhar o brilho, as cores e a alegria de crianças e jovens praticando esportes nas escolinhas, competindo e elevando o nome da cidade como aconteceu num passado recente. “Para mim é a demonstração do meu compromisso com a gente de Ubaitaba”, afirmou.
Os técnicos da Sudesb também foram ao canteiro de obras do Centro de Treinamento de Canoagem, na Avenida Beira-Rio, onde viram a montagem de lajes sobre os pilotis implantados no Rio de Contas. Com isso, o equipamento ganhará ainda mais volume, inclusive com a colocação da estrutura de madeira que vai lhe dar acabamento. “A segunda fase segue de vento em popa, o que é satisfatório”, disse Luiz Brantes. A construção do Centro de Treinamento de Canoagem é um marco para o esporte baiano, além de ser um presente do governador Rui Costa em reconhecimento às equipes e atletas de Ubaitaba que desponta como celeiro de medalhistas em competições nacionais e internacionais. Há 15 dias, os canoístas ubaitabenses brilharam na Copa Brasil e na seletiva disputada em Curitiba (PR), tendo alcançado 35 medalhas, sendo 18 de ouro.
Um grave acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (17), na BR 101, próximo a fazenda Cascata , município de Aurelino Leal. O acidente envolveu um caminhão baú da empresa Almeida Transportes e um veículo modelo Ranger da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
Motorista do caminhão da Almeida Transportes sobreviveu.
Na Ranger estavam o fiscal agropecuário, Roberto Costa Lima Bonfim, e o motorista (sem identificação até o momento) que ficou preso às ferragens e foi a óbito no local.
Roberto sofreu ferimentos leves e foi levado para o Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Ainda não temos informações precisas sobre as causas do acidente. O motorista do caminhão baú nada sofreu. (Redação: Carlos Hagge/ Ubaitaba Urgente)
Prefeita Suka prestigia encontro de ubaitabenses em Salvador.
A prefeita de Ubaitaba, Sueli Carneiro, prestigiou no sábado, em Salvador, o 4º Encontro de Filhos e Amigos de Ubaitaba, em uma churrascaria. Cerca de 150 pessoas participaram e puderam ver apresentações culturais, reviver parte da história da cidade e rever amigos e familiares num evento marcante.
“Esta foi a primeira vez que as pessoas atualmente residentes na capital baiana puderam contar com a presença da prefeita Suka no evento que a cada ano se consolida. Além disso, pessoas de Ubaitaba também puderam participar do encontro cultural e rever parentes”, comentou o secretário municipal de Saúde, José Carlos Lona de Almeida, que acompanhou a prefeita.
Segundo seu relato, os organizadores do Encontro se disseram felizes não só pelo fato de a prefeita Suka Carneiro prestigiar, como também com as informações que deu sobre o que sua administração está fazendo para o progresso do município. “Foi um evento memorável, cercado de lembranças e de carinho e ainda por ter sido possível a muita gente rever pessoas queridas”, concluiu José Carlos.
O Departamento Médico Legal (DML) de Vitória (ES) informou nesta segunda-feira (16) que o corpo encontrado às margens do Rio Jucu, na divisa entre Domingos Martins e Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, é da médica cardiologista Jaqueline Colodetti, 50 anos.
A médica que morava em Cariacica havia sumido dia 3 de abril, depois de realizar atendimentos Santa Leopoldina. Ela deveria voltar para a cidade onde mora para atender em outra clínica, mas no meio do caminho parou perto de uma ponte sobre o Rio Jucu, não sendo mais vista. O corpo, em estado avançado de decomposição, estava só com uma calça jeans e de sutiã. A família não revelou a causa da morte.
O sepultamento será realizado às 11h desta terça-feira (17), no Cemitério São Pedro, no bairro Cruzeiro do Sul, em Cariacica. Em nome da família, a sobrinha da médica, Elizabetta Colodetti, agradece a todos que contribuíram com o caso. A médica chegou a ser procurada também na Bahia, onde um caminhoneiro disse à família ter dado carona para Jaqueline entre Planalto e Poções, no Sudoeste do estado.
Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) invadiram a sede da Rede Bahia na manhã desta terça-feira (17), em São Lázaro, no bairro da Federação. A emissora é a afiliada da Rede Globo no estado.
O grupo adentrou ao local com bandeiras e gritando palavras de ordem. Faixas levam o lema “Lula Livre”. Os manifestantes chegaram ao local em ônibus. (BNews)
Irmãos de 71 e 75 anos são achados carbonizados em matagal I Foto: Polícia Civil
Dois idosos foram encontrados mortos e carbonizados em uma estrada vicinal entre Santana e Serra Dourada, no oeste baiano. Segundo o G1, as vítimas – de 71 e 75 anos e que são irmãos – foram achados em um matagal. Conforme o delegado Davidson Ribeiro Leles, populares acharam os corpos na última sexta-feira (13).
Além de queimaduras, havia marcas de faca nos corpos. Ainda segundo a Polícia, a última vez em que os irmãos foram vistos foi na terça-feira (10). Eles saíam da rodoviária da cidade de Santana em um carro.
De acordo com a Polícia, a mulher foi identificada como Maria Áurea dos Santos Carvalho e o irmão com o prenome de Edivaldo. Familiares fizeram o reconhecimento dos corpos que foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.
O Ex-candidato a vereador de Ubaitaba, Zé Bolacha (PC do B), declarou publicamente seu apoio ao empresário e pré-candidato a deputado estadual Raimundinho da JR (PDT). O anúncio foi feito durante uma reunião na manhã do último sábado (14/4), na Câmara Municipal da cidade de Aurelino Leal.
A princípio, Zé Bolacha vinha declarando seu apoio a Raimundinho apenas nos grupos de WhatsApp. Estiveram presentes no evento, vereadores do município, a prefeita Liu Andrade (PP), lideranças locais, funcionários públicos e a comunidade.
Zé Bolacha obteve nas últimas eleições municipais em Ubaitaba, 259 votos, mas não conseguiu se eleger, ficando na suplência. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um triplo homicídio foi registrado na tarde deste domingo (15) na cidade de Capim Grosso, na região de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia. Três jovens foram atingidos por tiros em uma localidade conhecida como ‘Lagoa de Dete’, no bairro Sacramento. Dois adolescentes estão entre os mortos, incluindo um garoto de 14 anos.
Os nomes das pessoas mortas e as circunstâncias do triplo homicídio ainda estão sendo apuradas. Duas das vítimas morreram no local e uma ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu quando seria atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) em Capim Grosso. Apenas uma das vítimas, de prenome Eduardo, 14 anos, foi identificada até o momento. A cena do crime foi isola pela Polícia Militar até a realização da perícia.
Populares disseram à polícia que dois homens em uma moto chegaram ao local e dispararam várias vezes contra o grupo de jovens. A maioria dos tiros foi direcionada à cabeça. Familiares das vítimas chegaram ao local pouco depois dos disparos, e entraram em desespero ao verem dois deles ainda agonizando.
A Polícia Civil vai investigar o crime, que choca a população de Capim Grosso. A motivação e autoria ainda são desconhecidas. Os corpos dos três jovens foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina.
Feridos foram atendidos no Hospital de Ubatã I Foto: Ubatã Notícias
Três pessoas ficaram feridas no final da tarde deste domingo (15) num bar localizado na Rua A do Bairro Júlio Aderne, em Ubatã. Segundo informações de testemunhas, uma mulher identificada apenas pelo prenome de Jéssica estava com seu companheiro no estabelecimento quando teria se apoderado de uma garrafa e teria agredido duas outras mulheres que estavam numa outra mesa.
Uma das mulheres sofreu um corte no braço e testa; já a outra foi ferida na mão. O companheiro da agressora também ficou ferido. O trio foi conduzido ao Hospital César Monteiro Pirajá, foi medicado e depois liberado. Segundo a Polícia Militar, a agressora não foi encontrada. Não há informações sobre o que motivou a violência. (Ubatã Notícias)