Ubaitaba Urgente

UBAITABA: IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRA 50 ANOS

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus deu início a celebração pelos 50 anos no dia 15 de abril, com a caminhada festiva, onde membros e congregados da IEADU percorreram as ruas da cidade, anunciando seu Jubileu de Ouro e abençoando o povo ubaitabense. Durante todo o mês de abril a IEADU têm dado ênfase, em ensaios e oração à Proclamação Especial dos seus 50 anos que acontecerá numa grande celebração ao Deus Eterno nos dias 28 e 29 de abril de 2018.

A culminância da Festa do Jubileu será no dia 28/04, às 19h (abertura com participação de cantores e pregadores convidados) e dia 29/04, às 8h (Santa Ceia, celebrada pelo Presidente da CEADEB – Pastor Valdomiro Pereira) e as 18h, celebração com muito louvor e adoração, com a pregação do Pastor Eliseu Rodrigues de Goiânia. Na oportunidade, todos os convidados, além de participarem do Culto, verão um Memorial de Ouro da IEADU (fotos dos pastores que presidiram a Assembléia de Deus de Ubaitaba ao longo destes 50 anos) onde os mesmos receberão um troféu como prêmio por todas as vitórias alcançadas neste campo.

STF RETIRA DELAÇÕES SOBRE SÍTIO DE ATIBAIA E INSTITUTO LULA DE MORO

STF retira delações sobre sítio de Atibaia e Instituto Lula de Moro
STF retira delações sobre sítio de Atibaia e Instituto Lula de Moro.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, nesta terça-feira (24), um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para retirar do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba, trechos da delação da Odebrecht que narram fatos relativos a investigações em torno do petista. Por decisão de três dos cinco ministros da turma, os documentos serão encaminhados à Justiça Federal de São Paulo. De acordo com o Ministério Público, essas colaborações relatam a ocorrência de reformas no sítio em Atibaia (SP), aquisição de imóveis para uso pessoal e instalação do Instituto Lula e pagamentos de palestras, condutas que poderiam funcionar como retribuição a favorecimento da companhia.

Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes concordaram com os argumentos dos advogados de Lula, de que os fatos relatados não dizem respeito a crimes relativos a Petrobras. Ao abrir divergência do ministro relator do caso, Edson Fachin, que já havia votado para manter as colaborações com Moro, Toffoli afirmou que as narrativas dos delatores também mencionam ilícitos na obra do Porto de Mariel, em Cuba. “A investigação se encontra em fase embrionária, e não vislumbro relação com a Petrobras”, disse Toffoli. Vencidos, os ministros Celso de Mello e Edson Fachin ressaltaram a decisão da própria Turma, que já havia entendido, em julgamento anterior, que as cópias cabiam a Moro, argumento também destacado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

“A Turma julgadora não só analisou o argumento da defesa como, também, entendeu que há relação de conexão entre os fatos narrados pelos colaboradores com os crimes que estão sendo julgados pela 13ª Vara Federal de Curitiba”, destaca a PGR em parecer enviado ao Supremo em fevereiro. Em seu voto, o decano Celso de Mello destacou que os fatos narrados nas colaborações têm relação com ações penais em que Lula é réu e já estão em curso no Paraná. Além do caso do triplex do Guarujá, no qual Lula já foi condenado em primeiro e segundo grau, o decano citou as ações em torno do prédio do Instituto Lula e do sítio de Atibaia. No caso sítio, Lula é investigado por supostamente receber das empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin vantagens indevidas de R$ 1,1 milhão por meio de reformas no Sítio Santa Bárbara, que frequentou diversas vezes, em Atibaia.

Na outra ação, o ex-presidente responde por suposta propina de R$ 12,5 milhões da Odebrecht, que seria referente a um terreno em São Paulo onde, segundo delatores, seria sediado o Instituto Lula. Essas declarações dos executivos da Odebrecht foram encaminhadas para Curitiba por decisão de Fachin em abril do ano passado. A defesa de Lula já havia tentando, através de outro recurso, tirar os depoimentos de Moro, mas a Segunda Turma negou esse pedido. No entanto, na sessão desta terça-feira, ao julgar um novo recurso (embargos de declaração), a defesa do ex-presidente conseguiu uma vitória.

UBAITABA: CÂMARA CONCEDERÁ TÍTULO DE CIDADÃO AO PASTOR E POLICIAL LUCIANO CARVALHO

O Pastor Luciano recebeu moção de aplausos e agora titulo de cidadão
O Pastor Luciano recebeu moção de aplausos e agora Titulo de Cidadão.

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (24), na Câmara Municipal o projeto do vereador Geraldo Braga (Geraldinho-PDT) que concede ao Pastor e Policial Militar, Luciano Carvalho, Titulo de Cidadão Ubaitabense. Geraldinho ressalta que o objetivo é homenagear o Pastor, acolhendo-o como Cidadão Ubaitabense, “pela contribuição com a cidade, como religioso e Policial Militar.  O Pastor Luciano Carvalho é responsável pelo trabalho pastoral da Igreja Batista Shalon, localizada no bairro da Conceição.

O Pastor também é responsável pela implantação do primeiro Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos de Ubaitaba, que ainda encontra-se em fase de construção. Vale ressaltar que na sessão do dia 17 de abril, Luciano Carvalho recebeu também da Câmara Municipal uma moção de aplausos pelos relevantes serviços prestados na cidade de Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PF APREENDE R$ 200 MIL NA CASA DE CIRO NOGUEIRA

PF apreende R$ 200 mil na casa de Ciro Nogueira
PF apreende R$ 200 mil na casa de Ciro Nogueira.

A Polícia Federal (PF), em operação deflagrada nesta terça-feira (24), apreendeu na residência do senador Ciro Nogueira (PP), cerca de R$ 200 mil em dinheiro. Segundo a defesa de Ciro, o presidente do PP declarou no seu Imposto de Renda que tem dinheiro em espécie no valor de R$ 180 mil. O restante, segundo ele, pode ser de sua mulher. “Os recursos são legais e vamos, inclusive, fazer uma petição solicitando a devolução do dinheiro”, afirmou a defesa ao G1.

O senador está fora do país para reuniões na Organização Mundial de Comércio (OMC), mas retornará ao Brasil na próxima quinta-feira (26) para se colocar à disposição da PF e do Ministério Público para depoimentos. Além do dinheiro, agentes copiaram todo o conteúdo dos computadores dos gabinetes de Eduardo da Fonte (PP) e de Ciro Nogueira. Os dois parlamentares são suspeitos de obstruir o trabalho da Justiça e são alvos, juntos, de um inquérito derivado da Lava Jato sobre a existência de uma organização criminosa que envolveria políticos do PP.

HOMEM MORRE APÓS CAMINHONETE BATER EM CARRETA

Carro ficou completamente destruído após batida com carreta (Foto: Blog Itiruçu Online)
Carro ficou completamente destruído após batida com carreta (Foto: Itiruçu Online)

Um homem de 42 anos morreu após o carro que dirigia bater em um carreta na BA-026, trecho da cidade de Planaltino, sudoeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (24). A informação foi passada ao G1 pela Polícia Civil no município. Com o impacto da batida, o veículo pequeno ficou destruído. De acordo com a polícia, o acidente ocorreu por volta das 6h30, quando a caminhonete saiu de uma estrada vicinal que dá acesso à rodovia e bateu na lateral da carreta.

O condutor da caminhonete ficou preso às ferragens e morreu no local do acidente. O motorista da carreta não teve ferimentos. Conforme a polícia, o corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde será periciado. O caso foi registrado pelas Polícias Rodoviária Estadual (PRE) e Civil, que vai apurar as circunstâncias do acidente.

ILHÉUS: PREFEITO NOMEIA AGENTE DE TRÂNSITO QUE CAPOTOU CARRO OFICIAL AO RETORNAR DE FESTA

Gabriel é acusado de capotar veículo oficial ao retornar de festa em Ibicarai.
Gabriel é acusado de capotar veículo oficial ao retornar de festa em Ibicaraí.

O agente de trânsito Gabriel Lima Santos, que foi chefe de fiscalização, sendo exonerado recentemente, foi designado para assumir a função de coordenador de planejamento e execução das operações de trânsito de Ilhéus, mas, de acordo com informações, o cargo é considerado inexistente no quadro de funções do órgão. O que chama atenção é que tanto a resolução 066/98 do Contran, quanto o art. 184 e 185 da lei 3.760/15 do Estatuto do Servidor, nada tem a ver com o que se refere à nomeação.

Há murmúrios de que o agente não aceitou a exoneração e ameaçou fazer oposição ao governo Mário Alexandre, daí o desespero para encaixá-lo em uma função gratificada. Gabriel já foi notícia, ao ser acusado de capotar uma Caminhonete S 10, pertencente à prefeitura quando voltava de uma festa em Ibicaraí, e, segundo as informações, nada foi apurado até o momento. Com informações do Ilhéus em Resumo.

LAPA: MPF DENUNCIA PREFEITO EURES RIBEIRO POR OMISSÃO DE INFORMAÇÕES

Foto: divulgação / União dos Municípios da Bahia
Foto: divulgação / União dos Municípios da Bahia

O prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), se tornou réu após a Justiça Federal ajuizar ação do Ministério Público Federal (MPF) em que o órgão acusa o prefeito de ignorar pedidos de informação feitos pelo órgão referentes à gestão de lixo de resíduos sólidos no município. De acordo com o MPF, Eures se recusou a prestar informações como a indicação das empresas responsáveis pela coleta e destinação do lixo do município.

As informações seriam utilizadas pelo MPF para apurar as condições da coleta de lixo na cidade após representação feita pela ONG Lapa Limpa, que apontou irregularidades ambientais cometidas pela Ecolurb durante o descarte do lixo. De acordo com o MPF,  três ofícios foram enviados ao prefeito requisitando as informações. Por conta disso, os promotores pedem a suspensão dos direitos políticos de Eures em até cinco anos, pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos.

UBAITABA: CONVÊNIO COM INCRA TRAZ PARA O MUNICÍPIO SERVIÇOS DA SALA DA CIDADANIA

Convênio com Incra traz para Ubaitaba serviços da Sala da Cidadania
Convênio com Incra traz para Ubaitaba serviços da Sala da Cidadania.

Ainda no primeiro semestre os pescadores, produtores rurais, agricultores e agricultoras familiares e trabalhadores rurais contarão em Ubaitaba com os serviços prestados pelo Governo Federal, por meio do Incra. A Prefeitura assinou termo de cooperação para implantar a Sala da Cidadania que é um programa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária que facilita a vida do homem do campo.  De acordo com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Wilson Lima, no próximo mês de maio funcionários municipais seguirão a Salvador para um curso na Superintendência do Incra na Bahia.

Pelo seu prognóstico, a partir de junho a Sala da Cidadania estará em pleno funcionamento facilitando o recebimento de Declaração e Cadastro de imóveis rurais (CCIR) e outros serviços. Também vai servir ao produtor rural na emissão do ITR, cadastro rural (Cefir), DAP, certidões de agricultor, assentados de reforma agrária e de trabalhadores rurais em geral, além de regularização de dívidas rurais. Com o serviço a Prefeitura de Ubaitaba atenderá aos agricultores na própria cidade, reduzindo os gastos de deslocamentos a capital ou mesmo a outras cidades como Ilhéus e Itabuna.

“A parceria com o Incra para a instalação da Sala da Cidadania é um acerto da prefeita Suka Carneiro, principalmente porque também será possível a elaboração e execução de projetos destinados a modernizar e melhorar as condições de vida do agricultor para a produção de alimentos e da fruticultura, incluindo o cacau”, afirma Wilson Lima. Atualmente Ubaitaba tem 700 agricultores familiares com o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativo e outros 400 com o DAP vencida em vias de renovação. O projeto de parceria está em andamento, depois de assinado o termo de cooperação em dezembro do ano passado, pelo qual no prazo de três anos o, Incra cederá equipamentos e programas informatizados, papelaria e formulários.

ITACARÉ: OBRAS DA PAVIMENTAÇÃO DA PRAIA DA CONCHA SEGUEM EM RITMO ACELERADO

Obras da pavimentação da Praia da Concha seguem em ritmo acelerado
Obras da pavimentação da Praia da Concha seguem em ritmo acelerado.

As obras de pavimentação do acesso à Praia da Concha, em Itacaré, seguem em ritmo acelerado e nos próximos dias a cidade vai ganhar um novo espaço de lazer totalmente urbanizado e muito mais bonito. Os serviços estão sendo feitos com recursos de emenda parlamentar e também com a complementação da Prefeitura de Itacaré. E em breve a Praia da Concha vai estar de cara nova. No local já está sendo feita a pavimentação com o piso sextavado. O próximo passo será fazer os meios fios e posteriormente a colocação de plantas para deixar o espaço muito melhor.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que a obra da Praia da Concha faz parte de um conjunto de serviços que estão sendo feitos no município, na sede e na zona rural, que visam garantir mais espaços de lazer, entretenimento e possibilitar uma melhor qualidade de vida para a comunidade. Na lista de outros importantes serviços de pavimentação que estão sendo realizados pela Prefeitura de Itacaré, além da Praia da Concha, estão a obra de calçamento de ruas do bairro da Portelinha, em Taboquinhas, pavimentação da Rua do Canal, no Bairro Santo Antônio (Bairro Novo) e também a pavimentação do entorno de toda a praça e de ruas na Marambaia.

A Prefeitura de Itacaré também está realizando as obras de construção do novo estádio no bairro da Passagem, conclusão da quadra poliesportiva coberta na Rua do Campo, recuperação de escolas na sede e na zona rural, construção de pontes, melhorias de estradas, além de vários outros serviços importantes. Considerada como uma das praias mais movimentadas da cidade, a Praia da Concha é também um dos mais bonitos cartões postais de Itacaré. Tudo isso sem contar que nesse local, além do farol, está uma das vistas mais bonitas e é um ponto de encontro nos finais de tarde para o espetáculo do pôr do sol. E com a obra de pavimentação e construção dos meios fios a orla vai ficar ainda mais bonita. Os serviços já estão recebendo elogios de itacareenses e turistas que vão ganhar mais um espaço de lazer.

MINISTROS DO STF ADMITEM POSSIBILIDADE DE SOLTURA E CANDIDATURA DE LULA

Ex-presidente foi condenado e preso pela Operação Lava Jato há 17 dias em Curitiba
Ex-presidente foi condenado e preso pela Operação Lava Jato há 17 dias em Curitiba.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitem a possibilidade de soltura e de um eventual registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato há 17 dias, em Curitiba. A declaração aconteceu nesta terça-feira, 24, em evento sobre “fake news” promovido pela revista Veja no Teatro Santander, em São Paulo. Entre os convidados estavam o ministro do Supremo e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, e o ministro do Supremo Gilmar Mendes. Mendes chegou a admitir a possibilidade da decisão do plenário virtual da segunda instância do STF resultar na liberdade de Lula, mas disse que essa decisão já estaria “prejudicada”.”Eu acredito que já esteja prejudicado, porque o Tribunal (TRF-4) negou o recurso, mas pode, claro”, afirmou o ministro.

Ainda sobre o ex-presidente, o ministro comentou a hipótese de que, ao invés de dois crimes (lavagem de dinheiro e corrupção passiva), Lula possa ser condenado apenas por corrupção – e a lavagem de dinheiro considerada uma ação feita no contexto da corrupção passiva. “É preciso discutir se os dois crimes a que ele foi condenado são realmente dois crimes”, afirmou. Se, eventualmente, o entendimento for de que houve apenas um crime, a pena do ex-presidente poderá ser reduzida. Embora Luiz Fux tenha afirmado que uma das tarefas do TSE é preservar a lei da ficha limpa, ele não descartou a hipótese de o presidente Lula ter sua candidatura à Presidência da República registrada. “A lei prevê que o acesso ao Judiciário é uma cláusula pétrea. Evidente que se o Supremo Tribunal Federal deferir uma liminar, e o TSE vem abaixo dele, manda quem pode obedece quem tem juízo”, disse. “Se o Supremo emitir uma ordem, eu terei que, necessariamente, cumprir”, finalizou.

IPIAÚ NÃO RECOLHE LIXO HOSPITALAR HÁ 90 DIAS, DENUNCIA OPOSIÇÃO

Lucas e Emerson denunciam falta de coleta de lixo hospitalar em Ipiaú || Foto Divulgação
Lucas e Emerson denunciam falta de coleta de lixo hospitalar em Ipiaú.

O lixo hospitalar não é recolhido em unidades de saúde de Ipiaú há 90 dias, segundo denúncia de vereadores contra a prefeita Maria das Graças (PP). Após visitas aos postos Nestor Mesquita, no Euclides Neto, e Wanderley Farias, no Ubirajara Costa, Emerson Fit e Lucas do Social, ambos do PMDB, denunciaram a gestora ao Ministério Público Estadual (MP-BA), ontem (23). A coleta não é feita na unidade do Ubirajara Costa há 90 dias.

A outra unidade está sem coleta há 30 dias, conforme Emerson e Lucas. Os postos, segundo a denúncia, também não têm salas de vacina e geladeira para acondicioná-las. Nas unidades, falta até aparelho para nebulização. No posto do Sítio, aponta a dupla, o ventilar e a balança foram adquiridos pelo médico da equipe. Os vereadores denunciaram o descaso em sessão na Câmara e pediram providências ao município. O site não conseguiu localizar a prefeita. (Pimenta blog)

MARAÚ: MUNICÍPIO GANHA MAIS DUAS MOTOCICLETAS PARA A POLÍCIA MILITAR E A “RONDA RURAL”

Gracinha esteve reunida em Salvador com o Comandante Geral da Polícia Militar.
Gracinha esteve reunida em Salvador com o Comandante Geral da Polícia Militar.

Com o intuito de reforçar a segurança pública no município de Maraú, a prefeita Gracinha Viana (PP), esteve reunida em Salvador com o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão. Na reunião, Gracinha solicitou novas viaturas e aumento no efetivo da Polícia Militar de Maraú.

Gracinha solicitou novas viaturas e aumento no efetivo da Polícia Militar de Maraú.
Gracinha solicitou novas viaturas e aumento no efetivo da Polícia Militar de Maraú.

O Coronel Anselmo Brandão foi bastante sensível as solicitações da prefeita e liberou para o município, mais duas motocicletas e a “Ronda Rural” que já começa a atender a zona rural de Maraú a partir deste fim de semana. Com uma viatura da PM devidamente identificada com a expressão Ronda Rural, os Policiais Militares vão manter a ordem pública na zona rural, evitando a prática de ilícitos e mantendo a tranqüilidade local. (Ascom/Maraú)

CAMACÃ: DAVIDSON DESTACA A UNIÃO DURANTE ATO DE DOAÇÃO DO TERRENO PARA INSTALAÇÃO DO IFBA

Davidson destaca a união durante ato de doação do terreno para instalação do IFBA
Davidson destaca a união durante ato de doação do terreno para instalação do IFBA.

O deputado federal Davidson Magalhães destacou, na última sexta-feira (20), a união que resultou no funcionamento dos polos de ensino em Tecnologia e Informática (TI) e a futura instalação do campus avançado do IFBA em Camacã. Durante a solenidade de doação do terreno, onde funcionará o instituto federal de educação, o parlamentar disse que, quando a região se uniu, conseguiu vitórias, a exemplo da estadualização da UESC. “Jussari, Mascote, Pau Brasil, Camacã e Santa Luzia foram instalados laboratórios que já tem cursos de TI, isso é muito importante. O IFBA já está aqui. Temos o resultado da união e articulação política de coragem, com a participação da nossa atuação, dos prefeitos do CIMA, vereadores e setores da região.

Depois de termos conseguido o terreno, doado por Federico Borges e Tânia, nós vamos ter que lutar por orçamento. Obtivemos a primeira batalha e vitória, mas quero chamar a atenção de todos que, a luta continua”, enfatizou o parlamentar. A solenidade aconteceu na câmara de vereadores de Camacã e contou com a presença dos prefeitos Oziel (Camacã), Guilherme (Santa Luzia), Arnaldo (Mascote) e Bárbara (Pau Brasil); dos vereadores Miquéias, Ferraz (presidente da câmara), Bacalhau, Lucas Muniz, Fábio Borges; do vereador Nego Elder (Pau Brasil) atuante na solicitação do campus em Camacã; do reitor do IFBA Renato Anunciação e do coordenador do Pronatec Marco Antônio.

PORTO SEGURO: SUSPEITO DE ORDENAR MORTE DA EX JÁ HAVIA COMPARTILHADO AMEAÇA COM MUNIÇÕES

Jovem compartilhou foto com ameaça no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Jovem compartilhou foto com ameaça no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

O jovem de 25 anos suspeito de ter ordenado a morte da ex-namorada no distrito de Trancoso, que pertence a Porto Seguro, no sul da Bahia, havia compartilhado uma foto com uma ameaça subliminar para a garota, cerca de dois anos antes do crime, quando eles ainda estavam juntos. A informação foi passada ao G1pela Polícia Civil. Na foto compartilhada pelo suspeito nas redes sociais, munições posicionadas ao lado de uma arma formam a frase “te amo”, e, em seguida, um bilhete completa: “mas se você me trair são todas pra você”.

Na legenda, o jovem escreveu: “Kkk#ta lgda#”. Segundo o delegado Sinézio Vieira Neto, titular de Porto Seguro, a imagem é um forte indício para a criminalização do suspeito, identificado apenas como Rafael. Conforme o delegado, as investigações levam a crer que o suspeito estava com ciúme da vítima, porque não aceitava o fim do relacionamento.

Adolescente foi morta a tiros em Porto Seguro (Foto: Reprodução/Facebook)
Adolescente foi morta a tiros em Porto Seguro (Foto: Reprodução/Facebook)

O casal se separou há cerca de um ano, quando o suspeito foi preso por tráfico de drogas. De acordo com a polícia, uma das linhas de investigação é que o jovem tenha ordenado o crime de dentro do Presídio de Eunápolis, onde ele cumpre pena em regime fechado. Brisa Mares de Almeida, de 17 anos, foi atacada a tiros quando voltava para casa, após o trabalho, no dia 19 de abril. Ela estava com um mototaxista, que não foi ferido. O caso está sob investigação. Familiares da vítima devem ser ouvidos na terça-feira (24). O suspeito também deve ser intimado, conforme o delegado.

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Polícia Federal cumpre mandado na Câmara dos Deputados
Polícia Federal cumpre mandado na Câmara dos Deputados.

Polícia Federal (PF) está cumprindo mandado nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados. O mandado foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República (PGR).

Há mandado contra o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e buscas também no apartamento dele. De acordo com a Globo News, há um mandado contra um senador e um ex-parlamentar 

EX-DELEGADO “PRISCO DA CIVIL” MORRE EM ITABUNA

“Prisco da Civil” morre em Itabuna II Foto: Pimenta blog
“Prisco da Civil” morre em Itabuna II Foto: Pimenta blog

Faleceu na manhã desta segunda-feira (23), em Itabuna, o ex-delegado e ex-agente de polícia Joselito Prisco do Sacramento, mais conhecido como “Prisco da Civil”, 71 anos. O servidor público aposentado estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, mas as causas de sua  morte  não foram divulgadas.

“Prisco da Civil” atuou como delegado em municípios como  Jussari e Itaju do Colônia. Ele era membro da Igreja Adventista do 7ª Dia e tentou ser vereador por Itabuna, mas não se elegeu.  Não foi informado o horário do sepultamento do corpo do servidor público aposentado. Com informações do Pimenta Blog

MARAÚ: GRACINHA PARTICIPA DE REUNIÃO NO TJBA E DEFINE CRIAÇÃO DO “CEJUSC MUNICIPAL”

Gracinha comemorou com alegria a implantação do Cejusc Municipal em Maraú.

A prefeita Gracinha Viana (PP), participou na manhã desta segunda-feira (23), em Salvador de uma reunião no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O objetivo desta reunião foi tratar de assuntos referentes à criação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Prefeitura Municipal de Maraú (CEJUSC MUNICIPAL). A instalação do Cejusc Municipal é fruto de um Convênio entre a Prefeitura de Maraú e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O Cejusc é uma instância para dar solução a um conflito antes que ele se torne ação na Justiça.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Maraú vai oferecer uma alternativa pautada no diálogo e na cooperação entre as pessoas para a superação das divergências de interesses. O Cejusc vai promover ainda tentativa de conciliação das partes em conflito previamente ao ingresso da ação judicial no Poder Judiciário. Questões cíveis, como negociação de dívidas, também serão solucionadas no Cejusc Municipal. “O Cejusc Municipal é mais uma conquista do nosso governo para o povo marauense”, disse Gracinha Viana. (Ascom/Maraú)

FEIRA: CHEFE DO TRÁFICO DE DROGAS É PRESO PELA POLÍCIA

Líder do tráfico de drogas em bairro de Feira de Santana é preso (Foto: Divulgação/ SSP-BA)
Líder do tráfico de drogas em bairro de Feira de Santana é preso (Foto: SSP/BA)

O chefe do tráfico de drogas no bairro Expansão do Conjunto Feira IX foi preso por uma equipe da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana), durante a operação de segurança para o micareta da cidade. A prisão foi na madrugada deste sábado (21). Genivaldo Sousa, de 21 anos, é suspeito de tráfico de drogas, homicídios, roubos, entre outros crimes.

Policiais do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) faziam rondas no bairro com o objetivo de garantir a volta dos foliões em segurança, quando Genivaldo tentou correr, mas foi localizado. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38, munições, relógio e corrente. Genivaldo foi apresentado na Central de Flagrantes, localizada no bairro Sobradinho.

VICE-PREFEITA DE MORPARÁ É PRESA POR DESACATO A PM

Vice-prefeita de Morpará é presa por desacato a PM
Vice-prefeita de Morpará é presa por desacato a PM

A vice-prefeita do município de Morpará, Solange Pereira Martins de Novais (PSB), foi presa na madrugada deste domingo (22), por desacato a autoridade. Segundo a Polícia Militar ela apresentou sinais de embriaguez.  “Por volta das 04h00min, do dia 22/04/2018 os policiais do 1° Pel da 28 CIPM/Ibotirama, Ao chegar a delegacia local para apresentação de ocorrência, deparou-se com um veículo fiat uno branco de propriedade da Sra.

Solange Pereira Martins De Novais, a mesma apresentava visíveis sinais de embriaguez, totalmente alterada, impedindo os policiais de adentrar a delegacia”, diz a nota da PM.  A Polícia informa ainda que a vice-prefeita insultou os policiais “com palavras de baixo calão, com ênfase e direcionado a policial feminina”. “Diante do ocorrido foi dada voz de prisão por desacato e desobediência. Sendo necessário uso da algema para proteger integridade física dela mesma e dos policias devido ao alto descontrole em que a cidadã se encontrava. o fato foi apresentado ao delegado de plantão”, diz a nota da 28ªCIPM, do município de  IBOTIRAMA/BA.

IBICARAI: ACIDENTE ENTRE CARRO E CINQUENTINHA MATA UM E DEIXA DOIS FERIDOS NA BR-415

Veículos pegaram fogo após a batida.

Um grave acidente entre um carro e uma Cinquentinha ocorrido na noite deste domingo (22)n na BR-415, matou o motociclista e deixou uma jovem ferida. Os dois veículos pegaram fogo. O motociclista foi identificado até o momento como ‘Jabá’. Ele era funcionário de um lava-jato na cidade de Ibicaraí.

Segundo informações da PRF, Jabá viajava na Cinquentinha com sua namorada na garupa quando um veículo surgiu na contra-mão e bateu de frente com a moto. O motorista do referido veículo ficou ferido e foi conduzido para o hospital de Base em Itabuna, juntamente com a namorada do condutor da Cinquentinha. Jabá morreu no local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)