Ubaitaba Urgente

Aposta única leva prêmio de R$ 104,5 milhões da Mega-Sena

Uma aposta da cidade de Curitiba acertou as seis dezenas da Mega-Sena neste sábado (17) e levou um prêmio de aproximadamente R$ 104,5 milhões. O sorteio aconteceu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. As dezenas sorteadas foram 17 – 18 – 27 – 32 – 39 – 58. Outras 130 apostas acertaram a Quina e levaram R$ 51,5 mil. Além disso, outros 12.558 apostadores acertaram quatro dezenas e ganharam R$ 762 com a Quadra. O próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (21) e a estimativa de prêmio é de R$ 3 milhões.

Bebê morre em Ilhéus após esperar 14 dias por uma vaga na UTI

Foto: Reprodução

Gabriel de Andrade, de apenas 1 ano de idade, morreu nesta sexta-feira, dia 16, após esperar 14 (quatorze) dias por uma vaga numa UTI do Hospital Luis Viana Filho, no Alto da Conquista, em Ilhéus. Diagnosticada com problemas cardíacos, a criança estava internada desde o dia 2 na unidade de saúde. Na manhã de hoje, a mãe de Gabriel chegou a participar, por telefone, do programa O Tabuleiro, apresentado pelo comunicador Vila Nova, na Ilhéus FM (105,9). Ela revelou que a UTI do Hospital estava fechada com cadeado durante todo este período, e que a criança também não foi acolhida no recém-inaugurado Hospital Costa do Cacau. Após tomar conhecimento da situação, o comunicador teceu duras críticas ao secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, e ainda pela manhã a criança finalmente conseguiu uma vaga numa UTI em Feira de Santana, mas não resistiu e veio à obito. A direção do Hospital Luis Viana Filho e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia não se manifestaram sobre o caso. Com informações do Agravo

Polícia e Saúde fazem balanço positivo do carnaval de Itacaré

Foto: Divulgação/PMI

Um carnaval com muita paz, segurança e também com a oportunidade de conscientizar pessoas sobre a necessidade de cuidar da saúde e de se prevenir contra doenças. Essa foi a avaliação das equipes da Polícia Militar e também da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Carnaval 2018 de Itacaré, realizado no período de 10 a 13 de fevereiro, na orla da cidade. A ação de segurança contou ainda com equipes da Polícia Civil, seguranças contratados pela Prefeitura e também da fiscalização. De acordo com o comandante da 72ª CIPM, Major Hosannah, nos quatro dias de folia a Polícia Militar intensificou as ações preventivas, com o objetivo de dar continuidade ao baixo índice de furtos, roubos e crimes contra vida, além de garantir um carnaval tranquilo e seguro, fechando as festividades sem ocorrência relevantes, sendo registrado, apenas um flagrante por agressão enquadrado na Lei Maria da Penha. Durante os festejos, o policiamento foi intensificado em pontos estratégicos da cidade, como o acesso as praias e trilhas, além de abordagem a veículos e transeuntes. Para o comandante da 72ª CIPM, o resultado positivo da Operação Carnaval 2018 indica que mais uma vez a Polícia Militar esteve comprometida em oferecer à população itacareense e a todos os foliões que estiveram na cidade nesse período, um carnaval pacífico e seguro, mantendo a tradição de ser um dos carnavais mais bem frequentados da região. Acrescenta ainda o Major Hosannah, que os números satisfatórios são um mérito de todos os Policiais Militares que se empenharam nessa missão), que desenvolveram um trabalho de excelência no circuito do carnaval 2018 de Itacaré. Já a equipe da Secretaria Municipal de Saúde também realizou ações de atendimento e prevenção durante os quatro dias de folia. No circuito foi montada uma unidade da Secretaria de Saúde para realizar os atendimentos de emergência. No hospital também estavam equipes de plantão formada por médicos, enfermeiros e atendentes prontas para atender os pacientes. Ainda durante o circuito as equipes da Secretaria de Saúde realizaram campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e distribuíram preservativos aos foliões. De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Lins, a proposta foi mostrar aos foliões que é possível curtir a festa e se preocupar também com a saúde.

Militar que matar em operação não será julgado pela Justiça comum

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Um projeto de lei aprovado pelo Senado Federal nesta semana, transfere da Justiça comum para a militar, o julgamento de homicídios cometidos por militares durante operações de segurança no território nacional. Na prática, um profissional da Marinha, Exército ou Aeronáutica que assassinar um civil em alguma operação – como a que tem acontecido em comunidades do Rio de Janeiro – será julgado por uma corte especial militar. O tribunal é formado por juízes militares, que não necessariamente formação jurídica, segundo matéria do El País.  Desde 1996, todo militar que mata um civil é julgado como qualquer outro cidadão brasileiro. O projeto aprovado (PLC 44/2016) tramitava no Congresso desde 2016, e é de autoria do deputado federal Espiridião Amin (PP-SC). Caso a mudança siga adiante, a decisão final será de uma maioria formada por militares. A proposta, no entanto, depende da sanção do presidente Michel Temer. Ele irá ouvir os ministros das áreas envolvidas, antes de tomar a sua decisão – em meio a polêmica do decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro.

Tatuador “Truck Tattoo” é morto a tiros em Salvador

Foto: Reprodução/WhatsApp

Um tatuador conhecido na capital baiana como “Truck Tattoo” foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (16) no bairro de Coutos. De acordo com a polícia, o homicídio ocorreu por volta das 22h30 na Rua Campo Pitanga. Identificado como Joelson Santos, o tatuador teria sido alvejado por dois homens a bordo de uma moto. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o crime. Com informações do BNews

Criança de um ano morre após se afogar em balde de água em Luís Eduardo Magalhães

Delegacia de Luis Eduardo Magalhães.

Uma criança de um ano e quatro meses morreu nesta sexta-feira (16), após se afogar em um balde de água na Rua Canápolis, no Loteamento Conquista, em Luís Eduardo Magalhães (LEM). De acordo com informações do Blog do Sigi Vilares, a mãe da criança, identificada como Maria Flávia de Jesus, lavava roupas enquanto o menino brincava próximo a ela, quando chegou uma vizinha e ela foi atendê-la. Neste momento, Allan Gustavo Ferreira da Silva caiu dentro do balde e se afogou. A criança ainda chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Familiares compareceram à delegacia, onde a avó de Allan foi ouvida pelo escrivão.

Bebeto cobra alternativas ao fechamento do Hospital Regional de Ilhéus

Através do mandato do deputado federal Bebeto Galvão (PSB), onze vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde participaram de audiência, nesta quinta-feira, dia 15, em Salvador, com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Na pauta, o cumprimento de medidas anunciadas pelo governo do Estado para compensar o fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado no bairro da Conquista, em Ilhéus. “Ao lado dos vereadores, cobramos providências que já foram anunciadas e sugerimos alternativas ao fechamento desse importante equipamento de saúde, que atende não só Ilhéus, mas toda a região, sobretudo quanto ao plantão pediátrico, que é uma área muito carente de estrutura e profissionais na cidade”, contou Bebeto. O deputado lembrou também que o município passa por dificuldades financeiras, mas que as soluções precisam sem compartilhadas entre Prefeitura e Estado, “cada um fazendo sua parte”. Entre as medidas defendidas por Bebeto e pelos vereadores, estão a imediata cessão de servidores do estado para postos de saúde, principalmente médicos de especialidades como pediatria, ginecologia e geriatria. Da mesma forma, a construção e reforma de unidades básicas – a exemplo da Policlínica Halil Medauar, e a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Malhado, que já foi anunciada pelo governo do Estado, mas que ainda não há prazo para o início das obras.

LONGO PRAZO

Bebeto salientou ainda a necessidade de reestruturação do Hospital Geral Luiz Viana Filho para que se torne referência em atendimentos materno-infantis. “O secretário Vilas-Boas nos garantiu que o Estado vai investir R$ 14 milhões entre obras e equipamentos para transformar o hospital numa unidade à altura do povo daquela região”, finalizou Bebeto. Participaram da audiência os vereadores Lukas Paiva, Fabricio Nascimento, Nino Valverde, Pastor Matos, Juarez Barbosa, Jerbson Moraes, César Porto, Nerival, Abrãao, Makrise e Ivo Evangelista, além de Rafael e Diala Magalhães representando o Conselho Municipal de Saúde.

Prefeitura de Maraú entrega ambulância nova à população de Tremembé e região

A Prefeitura de Maraú, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população mais uma ambulância nova. O equipamento vai proporcionar transporte com mais conforto e segurança aos pacientes de Tremembé e das regiões do Rio Baiano, Minério, Quitungo e toda zona rural do entorno. Segundo a prefeita Gracinha Viana (PP), essa era uma reivindicação antiga dos moradores dessas regiões. A prefeita Gracinha Viana, afirma que a saúde é prioridade em sua administração. “Não estamos medindo esforços para oferecer uma saúde de qualidade para os marauenses, e essa ambulância vai facilitar o atendimento para esses moradores. Com uma gestão eficiente, estamos construindo um novo caminho para a saúde pública de Maraú” disse a prefeita. (Ascom/Maraú)

Jim Carrey está tão bravo com Facebook que vendeu suas ações por quase nada: por quê?

O ator e humorista Jim Carrey tem sido uma voz importante em questões da sociedade: já questionou o sentido da vida e deu as caras sobre sua batalha contra a depressão. Agora, o artista canadense anunciou que encerrou sua conta no Facebook e que se livrou das ações da empresa de Mark Zuckerberg. Mas por que Carrey tomou tal decisão?

CARREY CRITICA INTERFERÊNCIA RUSSA NO FACEBOOK

Em seu perfil no Twitter, Jim Carrey anunciou ter largado de vez o Facebook. “Estou me desfazendo de minhas ações do Facebook e excluindo minha página porque o Facebook se beneficiou da interferência russa em nossas eleições e eles ainda não estão fazendo o suficiente para detê-la. Eu encorajo todos os outros investidores que se preocupam com nosso futuro a fazer o mesmo”, escreveu o ator, que lançou a hashtag #unfriendfacebook. Posteriormente, o artista canadense se pronunciou à rede de comunicação norte-americana CNBC. “Devemos encorajar mais supervisão dos proprietários dessas plataformas de mídia social”, disse Carrey em referência à ação dos donos da maior rede social do planeta. “Isso deve ser tratado de forma mais responsável. O que precisamos agora são investidores ativistas para enviar uma mensagem de que é necessário ser responsável. O que o mundo precisa agora é do capitalismo com consciência”, completou.

O MOTIVO DA REVOLTA DO HUMORISTA

Não é a primeira vez que Jim Carrey se posiciona sobre questões da política norte-americana. Em seu perfil no Twitter, seguido por mais de 17,5 milhões de pessoas, ele vem constantemente criticando o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. E foi a eleição do republicano que se tornou o estopim de sua relação com o Facebook.  De acordo com a agência de notícias Reuters, em outubro de 2017, o Facebook informou que grupos russos publicaram cerca de 80 mil posts durante dois anos na rede social com o objetivo de influenciar a política dos EUA – o que teria culminado na vitória de Trump nas eleições daquele ano. Os posts teriam sido recebidos por 29 milhões de americanos e 126 milhões de cidadãos do país podem ter visto no mínimo um deles. Publicados entre junho de 2015 e agosto de 2017, as publicações se concentravam em temas que dividem a opinião pública da sociedade norte-americana, como casamento homoafetivo, aborto, controle de porte de armas e políticas assistencialistas. (Com informações de Luiz Felipe Silva/Vix.com)

Grupo armado explode carro-forte em Jacobina

Foto: Reprodução

Um grupo armado explodiu, na manhã desta quinta-feira (15), um carro-forte na BR-324, nas proximidades do povoado de Guabiraba, distrito de Paraíso, em Jacobina, no centro-norte da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos renderam os seguranças e os obrigaram a deixar o veículo. Não há detalhes de quantas pessoas participaram da ação. Ninguém ficou ferido. Depois do ataque, artefatos explosivos não detonados ficaram espalhados na pista. A polícia não soube informar o valor levado pelos bandidos. Nenhum suspeito foi preso até o momento.

Secretário de Segurança do Rio é afastado do cargo devido à intervenção federal

Foto: Reprodução/Google

O secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, foi afastado das funções na manhã desta sexta-feira (16). De acordo com o site G1, no entanto, ele não será exonerado. Com a intervenção federal, o general Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste, assume as funções de chefia. O afastamento ocorre pouco depois do anúncio da decisão do presidente Michel Temer (MDB) de decretar intervenção na segurança pública no Estado do Rio. O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) vai oficializar a decisão em uma entrevista coletiva que será dada em Brasília após a assinatura do decreto.

Bailes no clube resgatam a tradição dos antigos carnavais de Itacaré

O Clube Pirajá, em Itacaré, voltou a ser palco dos grandes bailes carnavalescos infantis e da melhor idade, resgatando a tradição e a cultura da cidade. Durante o carnaval a Prefeitura de Itacaré realizou dois grandes bailes, sendo um infantil e outro da melhor idade, levando alegria, animação, trazendo de volta a cultura do município. Além disso, foi montada uma exposição com fotos dos antigos carnavais, com personagens que durante anos organizaram as festas na cidade. No domingo a alegria ficou por conta da garotada com o baile infantil animado pelo grupo Dany Kids, que realizou brincadeiras, distribuiu pirulitos, adereços e cantou músicas para os baixinhos. Na segunda-feira de carnaval a alegria foi dos idosos com um grande baile à fantasia relembrando os antigos carnavais. E não faltou animação e disposição dos mais velhos, que dançaram, cantaram e comemoraram o retorno dos antigos bailes. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou dos dois bailes no Clube Pirajá e falou da alegria de trazer de volta a cultura e a tradição da cidade. De acordo com ele, é importante no carnaval trazer grandes atrações para a cidade, mas é preciso também valorizar a cultura e promover a festa para todas as idades. E já fez planos de ampliar ainda mais os bailes, atraindo cada vez mais foliões, desde os baixinhos até os da melhor idade, para que todos possam curtir a festa com alegria, animação e também com muita paz.

Governo fará intervenção federal na Segurança do Rio; é a 1ª medida do tipo desde 1988

O general Braga Netto deve assumir comando | Foto: Divulgação / Exército

O governo federal decidiu na madrugada desta sexta-feira (16) fazer uma intervenção na Segurança Pública do Rio de Janeiro e o decreto que autoriza a medida deverá ser assinado ainda nesta sexta. Segundo informações do jornal O Globo, com a alteração, as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros passarão a ser administrados pelo Comando Militar do Leste (CML), chefiados pelo general Walter Souza Braga Netto. O interventor ficará a cargo da tomada de decisões e da execução de medidas de combate ao crime organizado no estado. Braga Netto assumiu o CML em setembro de 2016, logo após os Jogos Olímpicos Rio 2016, na qual atuou como Coordenador Geral da Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, elogiou sua atuação na época. O general também atuou entre as lideranças da ação realizada no Espírito Santo, em fevereiro de 2017, com a participação das Forças Armadas, para reforço na segurança dos municípios do estado em decorrência de um aumento da violência – policiais militares deixaram as ruas em motim, com familiares acampados em frente aos batalhões. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o decreto deve transferir o comando da segurança pública do estado às Forças Armadas até dezembro deste ano. O decreto que será assinado nesta sexta-feira (16) ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional. Compareceram à reunião da madrugada os ministros Raul Jungmann (Defesa), Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), Henrique Meirelles (Fazenda), Dyogo Oliveira (Planejamento), e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), além do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Essa será a primeira intervenção do tipo desde a aprovação da Constituição de 1988.

Prefeito de Itapitanga deixou carta de despedida antes de cometer suicídio

Foto: Reprodução/TV Cabrália

O prefeito de Itapitanga, Dernival Ferreira (PSB) estava passando por um momento bastante difícil na sua vida pessoal e política. Na pessoal estava com alguns problemas de parte financeira que estava causando grande pressão. Já na vida política ele estava enfrenando uma crise no seu governo e sua popularidade estava caindo. Ele estava decidido a se licenciar do cargo ou até mesmo a renunciar, já tinha comentado para alguns amigos dessa sua pretensão. Na noite da última quarta-feira ele se reuniu com o vice-prefeito Ro de Beto (PSB), e comentou que era para ele se preparar para assumir o cargo. Segundo informações, ao lado do corpo de Dernival, estavam um revolver 32 e uma carta, na qual ele desabafa sobre a sua insatisfação com a política, com a vida e informava sobre alguns assuntos da família. O corpo do prefeito, será velado em Itapitanga nesta quinta-feira (15) e nesta sexta-feira (16), o corpo seguirá para Jucuruçu, terra natal de Dernival onde será sepultado.

Presidente da AMURC, Antônio de Anísio, lamenta o falecimento de Dernival Ferreira

Antônio de Anísio (PT) I Foto: Reprodução

Em nome dos prefeitos da região Sul da Bahia, o presidente da AMURC, Antônio de Anísio lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 15. Dernival foi prefeito por três mandatos e deixa um legado importante na história do município. Neste momento de grande tristeza rogamos a Deus por paz e conforto aos familiares, amigos e toda a população de Itapitanga.

Deputado Bebeto lamenta morte de Dernival Ferreira

Bebeto Galvão (PSB) I Foto: Reprodução

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB), lamentou a morte do prefeito de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira (PSB), ocorrida na manhã desta quinta-feira (15) (relembre aqui). Bebeto disse ao UBAITABA URGENTE que recebeu a notícia com enorme tristeza. “Foi com enorme tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, correligionário e prefeito de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira, ocorrida nas primeiras horas desta quinta-feira, dia 15. Homem sério, centrado, coordenou, por três vezes, os destinos daquela querida cidade, sempre nos braços da população. Fui testemunha de como, em boa parte de seus 54 anos de idade, se dedicou à busca do bem coletivo da comunidade de Itapitanga. À família, admiradores e toda população, o meu pesar neste momento de dor e luto”, disse Bebeto.

Polícia trabalha com duas linhas de investigação sobre a morte do prefeito de Itapitanga

Foto: Reprodução/WhatsApp

Conforme noticiado no início desta manhã, o prefeito da cidade de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira, foi encontrado morto em sua residência no centro da cidade. A guarnição da Polícia Militar foi informada, às 5:40h, por telefone de que teria ocorrido um barulho de disparo de arma nas proximidades da casa do prefeito, não se sabe se foi um gari como tinha sido informado anteriormente, ou um vizinho do prefeito. A viatura policial se deslocou até o local e verificaram que a casa estava totalmente fechada e ninguém atendia, como em cidade pequena é fácil conhecer as pessoas, os policiais foram em busca da secretária do lar que trabalhava para o prefeito para ver se conseguiam a chave, para fazerem uma verificação. Ao adentrar no imóvel encontraram o corpo do prefeito Dernival no quarto, em cima da cama, deitado com um ferimento no peito, possivelmente causado pelo projétil. Segundo informações ao lado do corpo estava um revólver simples e não uma pistola como tinha sido dito anteriormente.

Foto: Reprodução/WhatsApp

O local foi preservado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica por volta das 9:20h da manhã deste 15 de fevereiro fatídico para a população itapitanguense. Segundo o blog Ipolítica, são duas as linhas de investigação, a de suicídio pelos indícios encontrados no quarto do prefeito, mas também a de um possível assassinato, porém com dúvidas acerca da ausência de relatos dos vizinhos sobre uma possível movimentação de veículos ou barulho no horário da ocorrência. Apenas a perícia realizada pela polícia poderá indicar o que de fato ocorreu, pois será feita a análise das impressões digitais na arma, a questão da análise da pólvora nas mãos do prefeito, se existem vestígios, a posição em que ele foi atingido. Dernival, era prefeito de Itapitanga pela terceira vez, além de ter feito seu sucessor na eleição de 2012, completando quatro mandatos de liderança frente a política local. É considerado por muitos como um grande prefeito com inúmeras realizações no município, mas neste atual mandato frente à crise econômica vinha enfrentando dificuldades para honrar os compromissos do município.

Foto: Reprodução/WhatsApp

Por conta de seu segundo mandato, o prefeito estava sendo investigado pela Polícia Federal na Operação Vassoura de Bruxa e seria ouvido no inquérito nas próximas semanas. São muitos rumores e hipóteses para caracterizar o que de fato aconteceu. Espera-se que a Polícia Técnica possa de fato elucidar o mais rápido possível o que ocorreu. O corpo foi levado para a perícia e deve ser liberado ainda hoje para o velório. O sepultamento deve acontecer nesta sexta, dia 16 de fevereiro.

Filho de ex-vereadora de Itabela morre após ser espancado em festa

Foto: Reprodução/Radar 64

O filho da ex-vereadora de Itabela Ana Jaíra Santana morreu, nesta quarta-feira (14), após ser espancado na saída de uma festa realizada, no último domingo (11), no distrito de Monte Pascoal, em Itamaraju, a 743 km de Salvador. As informações foram divulgadas pelo site Radar 64. Segundo o site, Raí Santos Reis, 17 anos, morrer depois de sofrer traumatismo craniano e entrar em coma induzido no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O corpo do adolescente foi velado na casa da família, no centro de Itabela, na manhã desta quarta. Raí foi enterrado no cemitério municipal da cidade. O motivo e autoria do crime são investigados pela polícia. Até está quinta-feira (15), ninguém foi preso.

No Facebook, Liu cobra de Josias Gomes antigas promessas feitas à população de Aurelino Leal

Publicações do Facebook

Conhecida por ser uma das prefeitas que mais faz pedidos para sua cidade na Bahia, Liu Andrade prefeita de Aurelino Leal, tem sempre se preocupado e cobrado cumprimentos das promessas direcionadas ao seu município por deputados, senadores e governo do estado. Em suas últimas publicações no Facebook a gestora reforçou seus pedidos e lembrou ao deputado federal Josias Gomes (PT) as promessas que ele fez aos aurelinenses. Em uma das publicações Liu Andrade enalteceu a esperança de Josias realizar a reforma do Auditório Municipal já que este foi um dos seus compromissos quando se fez presente na inauguração da ala de fisioterapia do Hospital Geral de Aurelino Leal. Ao que tudo indica, Josias Gomes cumprirá com sua promessa antes do período eleitoral. Já em outra publicação a gestora fez questão de postar uma foto em que aparece ao lado de Josias Gomes, em setembro de 2016, quando se fez presente em uma campanha eleitoral no município, Josias Gomes foi enfático ao defender melhorias na área da infraestrutura da cidade, prometendo calçamento ao povo de Aurelino Leal. Sempre que vou a Salvador protocolo e cobro melhorias para nosso município em vários órgãos do estado, e não tem sido diferente com Josias Gomes. Eu acredito que Josias, demonstrará que tem palavra para cumprir o que prometeu; Serão investimentos que beneficiará a todos – destacou a prefeita Liu Andrade. (Ascom/Aurelino Leal)

Raimundinho elogia carnaval sem homicídios na Bahia

Foto: Carol Motta

O empresário Raimundo da JR prestigiou evento de balanço e confraternização do carnaval das forças de segurança pública promovido pelo Governo da Bahia. Após garantir a segurança de baianos e turistas durante a maior festa de rua do planeta, as tropas das policias e bombeiros (militar e civil) realizaram a tradicional feijoada em homenagem aos profissionais pelo trabalho realizado durante todos os dias de folia com a presença do governador Rui Costa. Ao todo, 25 mil policiais militares atuaram nas festas de Carnaval em todo o estado. Em Salvador e região metropolitana, um efetivo de 13 mil PMs fizeram a segurança da festa, além dos policiais civis e bombeiros militares mobilizados para a cobertura do período momesco. Na oportunidade, Raimundinho da JR ainda aproveitou para elogiar pessoalmente o secretário Maurício Barbosa, o coronel e comandante geral, Anselmo Brandão, o delegado geral, Bernardino Brito, e o coronel e comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Teles. “Reconheço o trabalho duro de policiais e bombeiros e preciso registrar que mesmo durante o carnaval, os demais municípios baianos não ficaram desguarnecidos. Sou testemunha, pois, tive um veículo roubado na estrada e ele foi recuperado em menos 48 horas”, destacou o empresário. O Carnaval da Bahia, que terminou na manhã desta quarta-feira (14) sem qualquer registro de morte ou tentativa de homicídio, atraiu 2,1 milhões de turistas ao estado, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), sendo 750 mil apenas em Salvador. Os números, apresentados em coletiva no Hotel Sheraton, na capital, nesta quarta, fazem a folia de 2018 a mais tranquila dos últimos anos. “Uma festa com tantas pessoas envolvidas sem violência. Isso é fruto de muito trabalho e planejamento. Sem dúvida, este foi o carnaval da paz”, disse Raimundinho da JR.