Ubaitaba Urgente

Bandidos explodem agências bancárias em Macarani

Foto: Reprodução/Blog do Anderson e Blog do Marcelo

A madrugada desta segunda-feira (12) foi marcada por medo e tensão em Macarani, no Sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, bandidos fortemente armados explodiram caixas eletrônicos de duas agências bancárias: Banco do Brasil e Bradesco. Na fuga, um pacote de explosivos foi deixado em um dos equipamentos.  De acordo com informações do Blog do Anderson, o primeiro alvo foi o BB, localizado no Largo de São Pedro. Em seguida, os assaltantes atacaram a unidade do Bradesco, na Avenida Camillo de Jesus Lima. Diversos disparos foram efetuados durante a investida criminosa. Dois reféns foram levados pelos bandidos na fuga. Eles foram liberados logo em seguida. Diversas equipes da Polícia Militar fazem rondas pelas região à procura da quadrilha.

Após 25 dias, sequestradores libertam ex-prefeito de Valença

Foto: Reprodução

Sequestrado no dia 18 de janeiro, o ex-prefeito de Valença e fundador das lojas Guaibim, Ramiro Campelo, foi liberado na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com informações registradas na polícia, ele foi levado por três homens quando saía de casa. Conforme informado pelo blog IPolítica, Campelo foi solto no Estado do Espírito Santo. Ainda não há informações sobre a negociação e as circunstâncias que levaram à soltura da vítima.

Leão volta a descartar qualquer possibilidade de o PP apoiar Neto

Foto: Reprodução

O vice-governador João Leão (PP) voltou a descartar, na tarde deste domingo (11), qualquer possibilidade de o PP apoiar a eventual candidatura do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao governo da Bahia. “[Descarto] total. Não existe isso [de apoio a Neto]”, assegurou, em entrevista à imprensa, no circuito do Campo Grande. Leão também elogiou Neto. Disse que faz uma “boa administração”, mas ressaltou que o governador Rui Costa (PT) realiza uma gestão “excepcional”.

Coaraci tem epidemia simultânea de dengue, zika e chikungunya

Foto: Reprodução

O município de Coaraci, na região Sul da Bahia, vive uma epidemia simultânea de três doenças transmitidas pelos famigerado mosquito Aedes Aegypti: dengue, zika e chikungunya. De acordo com o relatório anual de arboviroses da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a cidade, com 19 mil residentes, é a única no estado que ultrapassou, em 2017, o coeficiente de 100 casos por 100 mil habitantes.“Dessa forma, o município de Coaraci apresenta uma tríplice epidemia, considerando parâmetro do Ministério da Saúde”, diagnostica o relatório da Sesab, divulgado esta semana. Em 2017, a cidade notificou 20 casos suspeitos de zika, 75 de Dengue e 26 de chikungunya. No ano anterior foi pior: 191 notificações de zika, 200 de dengue e 18 de chikungunya. Em toda a Bahia, foram notificados, em 2017, 2.588 casos suspeitos de zika, 10.423 de chikungunya e 9.283 casos prováveis de dengue. O coeficiente de incidência ficou em 17 casos/100 mil habitantes para a zika, de 68,6 casos/100 mil para a chikungunya e de 61,1 casos/100 mil moradores para a dengue. Ainda segundo o relatório de 2017 da Sesab, 108 municípios não notificaram casos das três arboviroses. A macrorregião Extremo-Sul foi a mais atingida pelas três arboviroses no período, concentrando 43% dos casos notificados no Estado. As macrorregiões Leste e Sul foram responsáveis por 16,4% e 11,9% dos casos, respectivamente.

Primeira noite do Saquafolia em Maraú foi sucesso de público

O Saquafolia 2018 começou no último sábado (10/2), e bateu recorde de público. Uma grande multidão esteve no palco da folia para prestigiar o Carnaval de Saquaíra realizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio da BAHIATURSA. No vídeo gravado pelo site UBAITABA URGENTE é possível ver a multidão concentrada no local do evento curtindo o show de Kaio Oliveira. Segundo o Comandante da Polícia Militar de Maraú, Tem/PM Barreto, apesar da grande multidão, nenhuma ocorrência foi registrada no local. Saquafolia 2018 está sendo organizado pela equipe da Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Eventos. A produção das bandas e de toda a estrutura é da empresa Ramosimbora Produções. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ministério de Minas e Energia volta a discutir venda de terras a estrangeiros

Foto: Reprodução

O Ministério de Minas e Energia voltou a discutir a venda de terras brasileiras a estrangeiros, ao inserir um artigo a respeito na minuta de um projeto de lei que altera regras do setor elétrico. O texto divulgado nesta sexta-feira (9) prevê a retirada de barreiras para que estrangeiros atuem no setor de geração, distirbuição e transmissão de energia. Segundo consta, a intenção é ampliar o número de agentes capazes de atuarno segmento. Segundo a Folha, a inserção do artigo foi uma surpresa, porque a discussão não estava na nota técnica colocada em consulta pública no ano passado. Um dos pontos que geram incerteza é um parágrafo da lei que regula o tema, de 1971, segundo o qual o presidente da República pode ampliar limites das aquisições, caso consulte o Conselho de Segurança Nacional. O trecho poderia criar uma brecha que desmontnaria toda a sistemática da regra que limita o acesso de estrangeiros à terra. Por outro lado, analistas da área afirmam que a medida foi vista como um avanço, já que a legislação atual causa insegurança jurídica. A discussão em torno do assunto vem pelo menos desde a Constituição de 1988, uma vez que a lei regulatória é anterior ao texto. Mas a insegurança se acentuou em 2010, quando a Advoacia-Geral da União mudou seu entendimento sobre a regra, passando a exigir que as compras fossem cadastradas pelo Incra, sob argumento de segurança nacional.

Irmãos morrem eletrocutados na zona rural de João Dourado

Foto: Reprodução / Irecê Repórter

Dois irmãos morreram eletrocutados na noite desta quinta-feira (08), na zona rural de João Dourado, no Centro Norte baiano. De acordo com informações do site Irecê Repórter, a Delegacia Territorial de Irecê informou que a identidade das vítimas é Edmauro de Sousa Barbosa, 36 anos e Edenilton de Souza Barbosa, de 35 anos. Ainda segundo a polícia os irmãos estavam em uma propriedade na localidade conhecida Mata do Milho, para cuidar de um rebanho de ovelhas, quando um deles encostou em uma cerca de arame farpado energizado. O irmão, que tentou salvá-lo, acabou também morrendo eletrocutado. De acordo com a publicação, Edmauro e Edenilton eram os únicos filhos de Dona Valdete Rosa, que ficou desolada com a tragédia. O caso será investigado pela Coordenadoria de Polícia de Irecê.

ACM Neto pode desistir de disputar governo da Bahia, afirma colunista

O prefeito ACM Neto (DEM) tem considerado a possibilidade de não disputar a eleição para o governo da Bahia, segundo a coluna do Estadão. De acordo com o jornal, os motivos para a dúvida são vários. Neto teria de renunciar em abril para concorrer, enquanto seu principal adversário, o governador Rui Costa (PT), deve tentar a reeleição no cargo, o que lhe dá vantagem. Se perder, Neto ficaria sem mandato até 2022, tempo demais longe do eleitor para quem depende de votos. A legislação eleitoral o impede de tentar voltar à prefeitura em 2020, porque isso seria considerado um terceiro mandato consecutivo. Além disso, se Rui conseguir a reeleição para o governo, o PT vai para 16 anos de poder consecutivo e sofrerá o desgaste natural do tempo, enquanto Neto tem grandes chances de terminar o mandato de prefeito bem avaliado. O Estadão procurou ACM Neto, que afirmou que não comenta o assunto. A última vez que o DEM ocupou o governo da Bahia foi com Paulo Souto, em 2006. Ele perdeu a reeleição para Jaques Wagner (PT).

Carnaval de Itacaré resgata a tradição dos antigos bailes

Grandes bandas e blocos vão animar o carnaval de Itacaré 2018. Mas esse ano a festa ganha um destaque a mais com o retorno dos tradicionais bailes infantis e da melhor idade no Clube Municipal Pirajá, resgatando a cultura dos antigos carnavais. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o objetivo foi garantir um carnaval para todos os gostos e idades, com as mais variadas atrações e ritmos, mas também resgatando a história, a cultura e a tradição do povo de Itacaré. A alegria e o resgate cultural das festas no Clube Pirajá começam no domingo, às 17 horas com o baile infantil, aberto a toda a comunidade, onde a criançada poderá aproveitar a festa, vestidos normalmente ou com fantasias, mas com muita alegria e animação, ao som de bandas com músicas infantis e bonecos animados com personagens conhecidos da galerinha. Tudo isso com muitas brincadeiras para alegrar os baixinhos.

Já na segunda-feira, às 19 horas será a vez do baile da melhor idade, destinado aos velhos foliões, mas também aberto a toda a comunidade. Ao som de marchinhas e de músicas que marcaram as grandes épocas, a festa pretende relembrar os antigos carnavais, tudo com muita alegria e animação. Para isso, todo o clube será decorado com peças relembrando os antigos bailes. Paralelo aos bailes estará acontecendo uma exposição fotográfica dos antigos carnavais, com bailes de cubes e de ruas, resgatando a cultura de Itacaré. Nas fotos estão foliões que fizeram a história da cidade e que contribuíram com a alegria das festas da cidade. A exposição também é aberta ao público e promete ser uma verdadeira viagem na história dos antigos carnavais de Itacaré.

Lídice diz que não conta com hipótese de ficar fora da majoritária

Foto: Reprodução

A senadora Lídice da Mata, presente na saída do bloco Olodum, nesta sexta-feira de Carnaval, afirmou que não conta com a possibilidade de ficar fora da chapa majoritária nas eleições de 2018. Indagada pelo BNews se marcharia de forma independente caso não fosse escolhida pelo governador Rui Costa pra se candidatar à reeleição ao Senado, a baiana enfatizou. “Não conto com essa hipótese no momento”, disse. Lídice, no entendo, desconversou sobre as articulações políticas voltadas às eleições. “No Carnaval eu articulo os blocos nas ruas, o Ilê, Olodum, Amor e Paixão. O encontro com a cultura popular”, disse. Ainda conforme a senadora, após a folia baiana, será intensificada a “luta contra a reforma da previdência”, que deve ser colocada em votação ainda esse mês de fevereiro. Para ela, a reforma não passa no Congresso. “Há uma consciência que é uma medida contra o direito dos trabalhadores. Em ano eleitoral, o deputado vai pensar duas vezes em ir contra ao povo”, pontuou.

Ministério Público pede sete anos de prisão para Geddel

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta sexta-feira (9) à Justiça a condenação do ex-ministro Geddel Vieira Lima a sete anos de prisão pelo crime de ‘embaraço às investigações’ das operações da Polícia Federal (PF) ‘Cui Bono?’ e ‘Sépsis’, que apuram desvios na Caixa Econômica Federal (CEF) no período em que o baiano era vice-presidente de pessoa jurídica. Em alegações finais, última fase da ação penal na qual Geddel é réu, os procuradores responsáveis pelo caso afirmam que o ex-ministro tentou evitar a delação premiada do empresário Lúcio Funaro, operador financeiro do suposto esquema de corrupção. No entendimento do MPF, Geddel atuou para constranger Funaro, telefonando por diversas vezes para a esposa dele, Raquel Pitta, quando o operador já estava preso, com objetivo de convencê-lo a não se tornar um delator. “Dessa forma, era incutida em Lúcio Funaro a apreensão e o temor por represálias, para que não colaborasse espontaneamente com as investigações, causando, portanto, embaraço a investigação de crimes praticados por organização criminosa no âmbito da CEF”, argumentam os procuradores. Em depoimento prestado nessa semana ao juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, onde corre o processo, Geddel, contudo, voltou a negar que tenha tentado amedrontar Funaro. Segundo ele, seus telefonemas eram para manifestar solidariedade à família do operador financeiro detido, para que não se sentissem isolados. Geddel está preso desde 8 de setembro de 2017 em decorrência da apreensão dos R$ 51 milhões encontrados num apartamento em Salvador e atribuídos a ele. Segundo a Polícia Federal, parte do dinheiro seria resultante de um esquema de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal no período entre 2011 e 2013, quando Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição.

Morre ator que fazia garimpeiro em “O Outro Lado do Paraíso”

Eduardo Carneiro, o último à direita na foto Imagem: Reprodução/Instagram
Eduardo Carneiro, o último à direita na foto I Foto: Reprodução/Instagram

Uma notícia triste abalou os bastidores da novela “O Outro Lado do Paraíso”. O ator Eduardo Carneiro, que fazia um dos garimpeiros da trama de Walcyr Carrasco, morreu. A Globo confirmou a morte do artista, mas ainda não informou as causas. O ator Juliano Cazarré, que interpreta Mariano e que contracenava com Carneiro, postou uma homenagem ao colega em seu Instagram. “Segunda-feira postei essa foto com os amigos atores com quem gravo as cenas do garimpo. Hoje recebo a notícia que Eduardo Carneiro (Dudu- de chapéu) faleceu. Cearense, Dudu veio para o Rio batalhar pelo sonho de ser artista e viver da arte. Conseguiu. Era um guerreiro. Sempre com uma conversa boa, sempre gentil. Essa vida é mesmo um sopro. E a gente perde tanto tempo e energia reclamando e sofrendo por besteiras. Eu faço tanto isso, reclamo de barriga cheia e fico infeliz mesmo tendo apenas motivos para agradecer. Dudu, essa é minha singela homenagem a você. Brasileiro, artista, amigo. Voa, Ceará! Vai fazer teatro com os anjos. A gente se vê”, escreveu Juliano. Nos comentários, a atriz Mayana Neiva, que faz a mesma novela, também lamentou. “Ele era um ótimo ator, querido, generoso e batalhador. Que o céu o receba na luz”, disse ela. “Acabei de chegar e sou recebido com essa notícia infeliz”, falou Alexandre Moreno, outro do elenco que se chocou com a partida do amigo. Informações do UOL

Prefeitura de Ubaitaba esclarece denuncia de pagamentos excessivos a familiares da prefeita Suka

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Uma matéria publicada está semana nos principais blogs da região sobre a gestão da prefeita Suka (PSB) em Ubaitaba repercutiu nas redes sociais e se tornou o maior comentário nos meios políticos da cidade. A matéria cita o pagamento de R$ 378 mil a parentes da prefeita e da secretária de educação. Após a publicação da referida matéria, a Prefeitura de Ubaitaba emitiu uma nota esclarecendo que não há fundamento nas informações veiculadas na imprensa, quanto ao pagamento de valores elevados a servidores com vínculos familiares com a Chefe do Executivo. Além disso, cumpre registrar a inexistência de qualquer ilegalidade quanto às indicações aos cargos de Secretários Municipais, já que pela natureza política não se submete às hipóteses da Súmula Vinculante nº 13 do STF que veda a prática de nepotismo na Administração Pública. Os valores pagos a título de Subsídios aos Secretários Municipais são fixados por Lei especifica aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores na legislatura antecedente. Portanto, é cristalino que os Subsídios foram fixados ainda sob a administração anterior do Município não tendo a atual qualquer responsabilidade. Quanto às ilações atinentes aos servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Ubaitaba há que se registrar, por oportuno, que as remunerações, gratificações e/ou adicionais também estão definidos em Lei que regulamenta as carreiras a que estão atrelados. Dessa forma inexiste qualquer favorecimento, já que a atual Administração tem se pautado pelo tratamento isonômico aos servidores públicos. Quanto aos demais fatos citados na nota: PREFEITURA DE UBAITABA PAGOU R$ 378 MIL A PARENTES DA PREFEITA E DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, a Prefeitura Municipal de Ubaitaba informa que vai adotar medidas cabíveis para o restabelecimento da normalidade, sempre respeitando o ordenamento jurídico em vigor.

Carro é encontrado incendiado na BA-120, entre Ibirataia e Algodão

Veículo foi encontrado incendiado na rodovia Ibirataia/Algodão.

A Polícia Civil de Ibirataia investiga o caso de um automóvel modelo Captiva, placa JRZ-4522, licença de Olindina, na Bahia, encontrado incendiado no acostamento da BA-120, entre a cidade de Ibirataia e o distrito de Algodão. As causas do incêndio são desconhecidas. De acordo com informações de moradores próximos do local onde o veículo foi encontrado, o som de explosões foi ouvido na noite de quarta-feira (07), por volta das 22h. O delegado da Polícia Civil de Ibirataia, Dr. Rodrigo Fernando, informou que o carro não possui restrição de roubo. A Polícia tenta agora manter contato com o proprietário do veículo. O caso segue sendo investigado. Com informações do Giro Ipiaú

Neto lamenta ‘migué’ de Rui em abertura do carnaval: ‘Me disse que viria’

Foto: Reprodução/Voz da Bahia

A abertura do Carnaval de Salvador, na Barra, nesta quinta-feira (8), não contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa (PT). A ausência foi sentida pelo prefeito da capital, ACM Neto (DEM), que, em entrevista à Metrópole, afirmou ter convidado o adversário político.  “Eu convidei pessoalmente, liguei convidando. Esperava que ele viesse. Não sei qual o motivo da ausência. A minha parte, eu fiz. Chamei”, disse.  Segundo Neto, o momento festivo está acima das brigas políticas. “Acho que o carnaval tem que estar acima de qualquer disputa. Não quero fazer juízo a respeito da ausência dele, mas ele me disse que viria”, lamentou. Texto divulgado pela assessoria do petista aponta que ele estava no Campo Grande. “O governador agradeceu o convite feito pelo prefeito ACM Neto para participar da entrega das chaves ao Rei Momo, na Barra. Rui determinou que o secretário estadual do Turismo, José Alves, o representasse no evento”. “Todos nós, gestores públicos, temos uma grande responsabilidade que é contribuir para fortalecer, promover e até mesmo reinventar o nosso Carnaval, que é a maior festa popular do planeta”, disse o governador.

Segundo dia de carnaval pode ter chuva em Salvador; veja previsão

Foto: Reprodução

Olha, olha, olha, olha a água! O folião que vai curtir o segundo dia de Carnaval em Salvador precisa estar preparado para se molhar. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuva em áreas isoladas da cidade nesta sexta-feira (9). As temperaturas variam entre 23º C e 29º C.  Nos próximos dias, isso deve continuar. As temperaturas ficam entre 23º C e 31º C. Tempo nublado, com pancadas de chuva. Apesar do tempo fechado, o clima fica abafado na cidade.

Cláudia Leitte abre Carnaval de Salvador 2018: ʹSerá o melhor de nossas vidasʹ

Foto: Divulgação/Secom

Após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), entregar as chaves da cidade ao professor André Luís Santos, eleito Rei Momo de 2018, a cantora Claudia Leitte deu a largada na folia deste ano. Ao som da música “Taquitá”, a loira puxou seu trio independente no circuito Dodô (Barra/Ondina). O rapper e produtor americano Pitbull, que lançou recentemente a canção “Carnaval” com a baiana, será um dos convidados.

Inscrições para o ProUni encerram nesta sexta; mais de 1 milhão se inscreveram até quinta

Os candidatos a uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (9) para fazer sua inscrição pela internet, na página oficial do programa. De acordo com informações do Ministério da Educação, já tinham sido registradas 1.032.680 inscrições até as 18h da quinta-feira (8). Podem concorrer as bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior cidadãos brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e que não tenham zerado a prova de redação. O interessado atenda pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; ter alguma deficiência; ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa. A bolsa integral é concedida a pessoas com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo; a parcial, para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos. O processo seletivo é composto por duas chamadas: o resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 14 deste mês e a segunda chamada está prevista para 2 de março.

Caminhões abandonados na rua irrita moradores no centro de Ubaitaba

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Moradores da Rua Drº Altamiro Cordeiro de Matos Lima, centro de Ubaitaba, estão reclamando com freqüência de dois caminhões que estão estacionados há muito tempo no local. Eles dizem que os dois veículos foram deixados ali há bastante tempo, e que o local tem se tornado esconderijo de malandros. Recentemente uma estudante foi atacada por um meliante que se escondeu atrás de um dos caminhões. Os veículos pertencem à empresa SCR e está a serviço do DNIT. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Prefeitura de Ubaitaba começa obra e não termina; moradores estão revoltados

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Uma obra que vem sendo realizada pela prefeitura de Ubaitaba está tirando a tranqüilidade de moradores das casas populares que ficam na estrada de Faisqueira. Segundo moradores, a prefeitura começou a obra e não terminou. O buraco que foi feito por uma máquina locada a prefeitura está cheio de água a mais de uma semana. Os moradores já não sabem mais o que fazer, pois estão com medo do mosquito Aëdes aegypti  e de uma criança acabar se afogando no local. “O perigo aqui é muito grande, nossas crianças não podem mais brincar na porta, pois estamos com medo de algum acidente nesse buraco. Isso é uma falta de responsabilidade. Se é pra fazer as coisas pela metade é melhor não fazer, sem falar na lama nas nossas portas”, desabafa uma moradora que preferiu não se identificar. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)