A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré entra no clima de carnaval e promove nesta quinta-feira o primeiro CarnaSocial 2018 com um bloco carnavalesco pelas ruas da cidade. O objetivo é divulgar os programas sociais e possibilitar a integração das pessoas e famílias assistidas pelas ações e programas. O bloco contará com a animação da Banda Marchinhas Metais da Skina, relembrando os antigos carnavais. A concentração será 15h30min na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), situado na Rua Nova, 79. A secretária de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno informa que toda a comunidade está convidada a participar do bloco, principalmente os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). Durante o bloco, além da alegria e das músicas que marcaram os antigos carnavais, também serão destacados os programas e campanhas como as de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, de combate ao trabalho infantil, violência doméstica, além da orientação sobre as regras do Bolsa Família e conscientização dos direitos da pessoa idosa e portadores de deficiências. “E todos estão convidados para essa festa”, destacaram os integrantes da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Josias Gomes se comprometeu em recuperar o Auditório Municipal de Aurelino Leal

Técnicos e o Engenheiro da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), fizeram recentemente uma visita técnica na no auditório municipal, em Aurelino Leal. O objetivo da visita foi a avaliação da estrutura do prédio para a criação de um projeto de reforma para a liberação recursos de uma emenda parlamentar prometida a quase dois anos pelo Deputado Federal Josias Gomes, que também é titular da SERIN. Segundo Josias Gomes, Aurelino Leal vai ganhar, em breve, mais um espaço requalificado com a reforma desse importante equipamento no município. O investimento é de cerca de R$ 600.000,00, com recursos do Governo, devolvendo aos aurelinenses este importante espaço totalmente reformado. Obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER). Segundo a prefeita Liu Andrade a recuperação do Auditório prometido por Josias Gomes, inclui, palco, iluminação, equipamentos de sonorização áudio e vídeo, sistema de climatização e arquibancadas que oferecerão versatilidade e novas experiências para espectadores. A prefeita Liu Andrade informou ainda que Josias Gomes estará incluindo novas emendas orçamentárias para Aurelino Leal. “Em minha última viajem a Salvador Josias Gomes reforçou mais uma vez a recuperação de nosso auditório prometeu calçamentos para nosso município e disse estar atento às principais demandas para indicar novas emendas para a Aurelino Leal, e hoje e com grande alegria que recebemos o engenheiro e técnicos da CONDER em nossa cidade, acreditamos que Josias cumprirá com suas promessas”, disse.
Deputado Sandro Régis garante novos investimentos para a saúde em Ubaitaba

A prefeita Suka anunciou mais uma boa notícia para Ubaitaba, dessa vez, através do deputado Sandro Régis, foi empenhado para o município uma Unidade Odontológica Móvel, e um gabinete Odontológico Fixo. No total, os investimentos são da ordem de 275 mil reais e foram empenhados na última terça-feira, 06. Essas duas novas unidades de saúde odontológica irão beneficiar toda a cidade, sobretudo a população mais carente da zona rural já que poderão ter uma unidade móvel a disposição do município inteiro. “Nós que já estamos fazendo diversos investimentos na saúde em Ubaitaba, com a ampliação dos atendimentos nas Unidades de Saúde desde o ano passado, ampliamos o programa Brasil Sorridente que inclusive voltou a funcionar nesta quarta-feira, dia 07, agora com essas duas unidades odontológicas, só temos mais um motivo para sorrir. Ubaitaba está mais feliz”. Comentou a prefeita Suka. O deputado Sandro Régis tem trazido diversos benefícios para Ubaitaba.(Ascom/Ubaitaba)
Prefeitura de Ubaitaba retoma o Programa Brasil Sorridente em 2018
O Programa que fez muita gente voltar a sorrir em Ubaitaba no ano de 2017, voltou a funcionar nesta quarta-feira, 07, para o ano de 2018. Nesta quarta-feira, 07, os dentistas e equipe do programa atenderam em Ubaitaba e fizeram análise da necessidade de 40 pacientes e na próxima semana eles já irão estar com as próteses novas. A Secretaria de Saúde informou que o programa irá atender durante todo o ano e as pessoas que estiverem interessados em fazer suas próteses, dentaduras deverão procurar a secretaria de saúde para agendar o seu atendimento. (Ascom/Ubaitaba)
Prefeita Suka participa de evento com Ministro da Saúde que faz balanço dos investimentos na Bahia
Na última terça-feira, 06, a prefeita Suka acompanhada pelo secretário de saúde Zé Carlos e pelo chefe de gabinete Raimunidinho Fahning, participaram de um evento na UPB, União dos Prefeitos da Bahia, onde na oportunidade o Ministro apresentou um balanço dos investimentos de saúde na Bahia. Além da prefeita Suka, outros 100 prefeitos e alguns deputados gestores de saúde estiveram presentes no evento.O vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, participou ao lado do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. O objetivo do encontro foi a apresentação da gestão do Ministro, em um ano e nove meses frente a pasta da saúde e os investimentos que serão realizados em 2018. A prefeita Suka destacou a importância de participar dessas reuniões para que sejam possíveis a captação de novos investimentos para a saúde na cidade de Ubaitaba. (Ascom/Ubaitaba)
Ambulância é flagrada transportando verduras no sul da Bahia

Moradores do município de Nova Viçosa, no sul da Bahia, flagraram uma ambulância sendo usada para o transporte de verduras, na manhã da última terça-feira (06). Segundo populares, um grupo de homens descarregou os produtos do veículo no Hospital Santa Amélia, no distrito de Posto da Mata. Até o fim da tarde desta quarta-feira (07), a secretária de Saúde da cidade ainda não havia se posicionado sobre o caso.
Menina de 7 anos morre após inalar desodorante em desafio da internet

Uma menina de 7 anos morreu após inalar desodorante aerosol ao participar de um desafio lançado na internet. O “desafio do desodorante” incentiva que as pessoas se filmem enquanto inalam a substância pelo tempo que conseguir. O caso aconteceu em São Bernardo do Campo (SP). Adrielly Gonçalves desmaiou, sofreu uma parada cardíaca e morreu depois de aspirar o spray na boca e segurou o ar, passando mal na mesma hora. Adrielly chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas ela já estava morta. “Gostaria de alertar aos pais que fiquem de olho nos conteúdos que os filhos pesquisam na internet”, diz um post no Facebook feito pelos parentes da menina após o incidente. A Secretaria de Saúde do município informou em nota que os médicos chegaram a realizar manobras de atendimento para reanimar a criança, mas sem sucesso. Com informações do Bahia Noticias
Casal é executado a tiros por homens encapuzados em Salvador

A autônoma Juliete Carneiro Cerqueira, de 27 anos, e o namorado dela, George Pinto de Jesus, foram executados a tiros na madrugada desta terça-feira, 6, na casa do rapaz, na Travessa Maria das Dores Leite, no Loteamento Maria Antonieta – em Cajazeira 11, em Salvador. Juliete não morava com George e foi levada à força até o local do crime.Segundo testemunhas, era por volta das 2h15, quando seis homens encapuzados e fortemente armados invadiram a residência dela, a algemaram e a levaram ao encontro do namorado, na mesma rua.“Os homens estavam vestidos de preto, encapuzados, de colete e usavam chapéu. Disseram que eram policiais, falaram que a levaria ao DHPP (Departamento de Homicídios) para ser ouvida e depois a liberariam. Parece que ela sabia que ia morrer, saiu gritando pela rua, pedindo socorro”, contou uma testemunha.Familiares de George disseram que ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas. “A própria família dele falou que ele traficava lá no Maria Antonieta, mas que ela [Juliete] era uma pessoa decente, não se envolvia com nada”, disse Washington Costa, coordenador do Serviço de Investigação da 13ª Delegacia de Cajazeiras. Juliete era solteira e deixou uma filha de 9 anos. Até a noite desta terça, nenhum suspeito havia sido identificado ou preso. A motivação para o duplo homicídio ainda é apurada. O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios Central, do Departamento de Homicídios (DHPP). Com informações do A Tarde
‘Garangau’ é morto em confronto com a polícia de Canavieiras

Um elemento conhecido apenas como ‘Garangau’ foi morto em confronto com a polícia durante uma operação realizada na madrugada desta quarta-feira (7/2), pelas policias Militar e Civil na cidade de Canavieiras. A informação que temos é que Garangau saiu recentemente da cadeia. O confronto aconteceu na Praça da Capelinha. O corpo do elemento foi encaminhado para o DPT da cidade de Ilhéus. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Latino faz acordo na Justiça para evitar prisão por pensão alimentícia

Com uma dívida de R$ 60 mil em pensão alimentícia, o cantor Latino fez um acordo nesta quarta-feira (7) para o pagamento de parte da quantia devida à uma filha de 9 anos, fruto de um relacionamento com Neusimar Consedei. Além dela, o artista também é pai de outros oito filhos. O cantor, que responde ao processo na Justiça de Manhuaçu, município na zona da mata de Minas, poderia ser preso caso não pagasse o valor em aberto. Na noite da última segunda (5), o ator Dado Dolabella foi preso em São Paulo por não pagar a pensão alimentícia ao filho. A criança é fruto do seu relacionamento com Fabiana Vasconcelos Neves.
Dado Dolabella pode ficar até dois meses preso se não pagar pensão

Preso por não pagar pensão alimentícia ao filho, Dado Dolabella, 37 anos, pode permanecer na cadeia por até dois meses, caso não pague a dívida. A criança é fruto da união do ator com Fabiana Vasconcelos Neves. Ele foi detido pela Polícia Civil segunda-feira (5), em São Paulo, quando deixava o apartamento de um amigo. Na madrugada desta terça (6), Dolabella foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e transferido ao 33º Departamento de Polícia, onde permanece preso. Dado não pode pagar fiança para ser liberado, segundo a polícia. Ele ficará detido por dois meses caso não pague R$ 196 mil de pensão atrasada. O ator também pode fazer um acordo na Justiça com a mãe da criança para ser liberado.
Homem morre após ser atingido por cabo de aço em plataforma petroleira

Um funcionário da Braserv morreu na manhã desta quarta-feira (7), após um acidente na plataforma de petróleo em que trabalhava. Marlon Lima Rosendo, de 30 anos, era casado, e natural de Alagoinhas. Ele trabalhava na empresa há quatro anos. Segundo nota emitida pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), o plataformista foi atingido na cabeça por um cabo de aço que se desprendeu, e morreu no local. A tragédia aconteceu por volta das 6h15. Marlon preparava a sonda para sair do poço, no fim do seu expediente, quando aconteceu o acidente. O corpo permanece no posto médico de Bálsamo, onde aguarda a remoção para a perícia da Polícia Técnica.
Policiais ficam feridos em acidente com caminhão na BA-142

Um acidente deixou quatro policias feridos na manhã desta quarta-feira (7), na BA-142, na estrada que liga Andaraí a Mucugê. A viatura ficou completamente destruída após bater de frente com um caminhão. Segundo informações do Aratu Online, uma das vítimas é o major Ubiraci Muniz Silva, e todos os ocupantes do carro foram levados para um hospital da região, e passam bem. O motorista do caminhão também ficou ferido, e foi levado para uma unidade de saúde. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.
Em Conquista, chuvas alagam ruas e provocam suspensão e atraso de voos por Francis Juliano
As chuvas que caíram na manhã desta quarta-feira (7) em Vitória da Conquista, no Sudoeste, alagaram ruas e provocaram até cancelamento voos, no aeroporto da cidade. Uma decolagem da Passaredo, com destino a Salvador, prevista para sair às 7h25 ficou suspenso. Contatada pelo Bahia Notícias, a Azul, a outra empresa que opera no aeroporto da cidade, informou que um voo com destino a Belo Horizonte que sairia às 8h10 só conseguiu seguir viagem por volta das 8h50. Nas cidades as chuvas ficaram intensas principalmente entre 8h e 8h30 da manhã. Um vídeo repercutido pelo Blog do Anderson mostra a força da correnteza.
Aleluia confirma Neto na direção nacional do DEM e nome de Maia na disputa pelo Planalto

O presidente do DEM na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia, confirmou nesta quarta-feira (7) que o prefeito de Salvador, ACM Neto, deve ser sagrado presidente nacional da sigla na convenção do partido, no próximo dia 8 de março. Ainda segundo ele, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), também vai se lançar pré-candidato à Presidência da República no mesmo evento. Em entrevista ao Bahia Notícias, Aleluia declarou que o nome de Neto para comandar a legenda nacionalmente já está se tornando consenso na Executiva nacional. “Os companheiros do partido estão pedindo isso. E Neto será uma boa opção. Acho que ele vai ser eleito sem disputa, como um consenso”, declarou o parlamentar, ao completar também que o prefeito tem admitido a possibilidade, “como uma nova responsabilidade”. Sobre Maia, Aleluia disse que o democrata já está preparando o texto que vai ler na convenção, no qual lançará as bases de sua candidatura ao Planalto. “Eu diria que, mais do que costurando a candidatura, ele já está trabalhando nesse texto, nas diretrizes”, admitiu, sem adiantar qual seria o conteúdo do discurso. Além disso, o partido lançará no dia 8 de março um manifesto em que reafirmará valores da legenda e também preocupação com questões nacionais, como o desemprego e problemas na segurança pública. Outra novidade para a convenção é a apresentação dos nomes que passarão a compor o DEM. A sigla já tem negociado há um tempo o ingresso de parlamentares de outras legendas, como forma de ampliar sua bancada. “Estamos esperando que esse número chegue a 40, mais isso vai depender da janela partidária. O DEM vai se colocar como um partido moderno, que pretende retomar o Brasil, colocar o país de volta no jogo”, declarou. Ainda conforme Aleluia, está descartada, pelo menos neste momento, a discussão sobre um novo nome para o DEM.
Banco Central reduz taxa básica de juros para 6,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira (7), por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto porcentual (p.p.), de 7,00% ao ano para 6,75%. A redução confirma a expectativa do mercado financeiro. De um total de 72 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 69 previam corte de 0,25 p.p.; uma, corte de 0,50 p.p.; e duas acreditavam em manutenção. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 20 e 21 de março de 2018.
PF não consegue desbloquear celular de Lúcio Vieira Lima
O perito federal Fábio Sícoli informou aos investigadores encarregados dos inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que a Polícia Federal não conseguiu destravar o celular do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) para acessar o conteúdo. A informação é da coluna Expresso, da revista Época. Lúcio é investigado no caso dos R$ 51 milhões apreendidos em Salvador e teve o aparelho recolhido pela PF. De acordo com o relato de Sícoli, a perícia não dispõe de ferramenta capaz de desbloquear o telefone nas versões mais atuais do sistema operacional.
Caixa eletrônico abastecido com R$160 mil é furtado em Ibirataia

Um caixa eletrônico de uma agência do Banco Bradesco de Ibirataia foi saqueado no último sábado (3) por dois homens vestidos de roupa azul. Não se sabe ainda o valor exato que a dupla furtou, mas dois dias antes o caixa foi abastecido com R$160 mil. O delegado Rodrigo Fernando informou ao Giro em Ipiaú que o furto foi registrado entre às 06h e 06h20, momento em que as câmeras e o alarme não estavam funcionando. O crime ainda está sendo investigado.
Curso de medicina baiano é o 10º mais caro do país entre faculdades com bolsas do Prouni
Estão abertas, até a próxima sexta-feira (9), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os alunos poderão ingressar em cursos com mensalidades que variam de menos de R$ 150 a quase R$ 10 mil. Neste semestre, entre os 10 cursos mais caros, oito são de Medicina. E o 10º mais caro fica em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A posição, de acordo com o levantamento disponibilizado pelo programador Álvaro Justen, do coletivo Escola de Dados, é ocupada pela Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (Unime), que cobra R$ 9.048 na formação de médicos. A área de Medicina concentra as mensalidades mais altas do país e, na Bahia, segue a mesma tendência. A Unifacs, em Salvador, ocupa a 28º posição entre as mais caras do país, com valores mensais de R$ 8.107,41, seguida pela Faculdade Ages de Medicina, em Jacobina, com mensalidade de R$ 8.100. A lista de cursos de Medicina na Bahia com bolsas do Prouni é completada pela Faculdade São Francisco de Barreiras (Fab), que cobra R$ 7.480 por mês; pela Faculdade de Saúde Santo Agostinho de Vitória da Conquista (R$ 7.214); pela Faculdade de Guanambi (R$ 6.293); e pela FTC em Salvador (R$ 5.930,41). No total, são oferecidas 52 bolsas de estudo integrais e sete bolsas parciais para formação de médicos no estado. Apenas em bolsas integrais, o valor investido por mês em cursos de Medicina na Bahia será de aproximadamente R$ 260 mil. O Ministério da Educação (MEC) oferece, neste semestre, um total 242.987 vagas em 2.976 instituições de ensino particulares de todo o país: 113.863 bolsas de estudo integrais e 129.124 bolsas de estudo parciais. As inscrições devem ser realizadas por meio do site do Prouni (clique aqui).
Após audiência com Bebeto, Azul se compromete a dar alternativa à extinção de voos entre Salvador e Ilhéus

O deputado federal Bebeto Galvão, do PSB da Bahia, realizou na última segunda, dia 5, e terça, dia 6, audiências com representantes do governo do estado e da Azul Linhas Aéreas na tentativa de reverter a decisão da empresa de extinguir voos diários entre os aeroportos de Salvador e Ilhéus. Como resultado, a companhia se comprometeu a apresentar, até o dia 9 deste mês, alternativas à extinção. Na capital baiana, Bebeto, acompanhado do deputado estadual Eduardo Sales, se reuniu com o secretário de Turismo da Bahia, José Alves. Já nesta terça, participaram da reunião no gabinete de Bebeto, em Brasília, a diretora de Relações Institucionais da Azul, Patrizia Xavier, o subsecretário de turismo da Bahia, Benedito Braga, e Bernardo Soares, assessor da Prefeitura de Ilhéus. “Além de representar perdas a quase dois milhões de habitantes do sul da Bahia, argumentei que a Azul deve cumprir o seu compromisso com a Bahia, inclusive porque o Governo do Estado da Bahia reduziu a alíquota de ICMS de 18% para 7% com o objetivo de permanência dos voos. Estamos num esforço conjunto e dando muitas alternativas para solucionar o problema e não aceitaremos a suspensão imediata dos voos”, afirmou Bebeto ao fim da audiência. O deputado baiano defendeu também a realização de audiência entre o presidente da Azul e o governador Rui Costa, para que a solução à suspensão dos horários seja formalizada e esse prejuízo não caia na conta do povo sul baiano.







