Ubaitaba Urgente

Secretária é vítima de discriminação e pede punição para agressora

Olíva Santana (PCdoB) I Foto: Reprodução

A secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olíva Santana (PCdoB), relatou, neste sábado (3), que foi vítima de discriminação no Hotel Catussaba, em Salvador. “Essa senhora que aparece na foto dirigiu -se a mim como se fosse me cumprimentar. Ela apertou fortemente a minha mão ignorando meus apelos para que soltasse. Disse em tom de acusação que sou uma ‘comunista’ e por isso não deveria estar no Hotel Catussaba. Gritava que eu tinha que voltar para a favela”, contou Olívia Santana, em uma de suas redes sociais. Ainda na postagem, a secretária cobrou punição para agressora. “A discriminação vem de onde menos esperamos. O que não podemos admitir é que ela fique impune. Denunciar é preciso”, ressaltou.

Teto de garagem desaba e destrói 25 carros em Brasília

Foto: Reprodução

Em torno de 25 carros ficaram destruídos após o teto de uma garagem subterrânea desabar na madrugada deste domingo (4), em Brasília. O local fica em um prédio residencial no centro da capital do país. Segundo a Agência Brasil, apesar da destruição, não houve registro de feridos. O desabamento ocorreu por volta das 6 horas. A suspeita é que a chuva forte que caiu na madrugada tenha encharcado o solo, pressionando o muro de arrimo e provocando o desabamento. Ainda segundo a agência, moradores relataram que todo o prédio tremeu no momento em que parte do terreno ao redor do edifício desabou sobre a garagem, atingindo os carros. Um Jaguar, avaliado em cerca de R$ 300 mil, foi um dos veículos atingidos. Após o desabamento, agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil chegaram ao local e bloquearam o acesso à garagem do Bloco C, da quadra 210 Norte. Por razões de segurança, foi suspenso o fornecimento de água e de energia elétrica no local. Uma vistoria preliminar atestou que a estrutura do prédio não foi afetada, descartando o risco de desmoronamento.

Garoto é achado morto em Arembepe; caso envolve mãe que também veio à óbito

Foto: Reprodução / Portal Abrantes

Um garoto de quatro anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (4) em Arembepe, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A vítima, de prenome Davi, foi achada às margens do Rio Capivara. Segundo o site Portal Abrantes, o corpo já estava em estado avançado de decomposição. O fato tem dificultado a análise dos peritos para examinar se houve agressões. A suspeita é que a mãe tenha cometido o crime. Ainda segundo o site, Graziele Santana, de 28 anos, teve uma briga com o pai de Davi, saindo de casa sem roupas e levando a criança para um matagal.  Na última quinta-feira (1°) Graziela foi vista em uma comunidade às margens da BA-099 em Arembepe. Populares perguntaram pelo garoto e ela respondeu que ele estava no céu e não podia ficar mais nesse mundo. Em seguida, ela se jogou em frente de um carro e morreu no local. A suspeita é que o garoto tenha sido morto há cerca de quatro dias.

Suspeito de matar PM é morto em Eunápolis; Polícia procura mais 2 acusados

Foto: Reprodução/Informe Baiano

Um dos criminosos acusados de matar o PM Françual Manoel dos Santos, ocorrida na madrugada deste sábado (2), em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, foi morto em confronto com a Polícia. Vilson Sacramento Oliveira, de 23 anos, veio a óbito na noite do mesmo sábado em confronto com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado/ Mata Atlântica e o 8ª Batalhão da PM (Porto Seguro). Outros dois criminosos são procurados: Bruno Conceição da Souza, 20 anos, conhecido como Sherek, e Pedro Vinícius dos Santos, de 22 anos, de apelido Bochecha. Eles integram a quadrilha que também teve outro membro morto, Carlos Andrade de Jesus Chagas, no momento em que o sargento Françual Manoel dos Santos foi atingido e morto. Françual integrava uma guarnição da 7ª Companhia Independente da PM, onde era lotado. Junto com colegas, ele fazia abordagem a um veículo suspeito na Rua Lua Nova, em Eunápolis, quando quatro homens reagiram a ação policial e houve troca de tiros. As investigações do caso são conduzidas pelo titular da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, delegado Moisés Damasceno. “Estamos com diligências ininterruptas na busca por esses criminosos, que costumam atuar não só em Eunápolis, mas também são vistos em Porto Seguro e Belmonte”, afirmou. Qualquer informação sobre a localização dos foragidos deve ser enviada às polícias através do Disque-Denúncia  (71 3235-0000 para ligações de Salvador e 181 no interior) ou via Centro Integrado de Comunicações (190).

Pai e filhas são mortos a tiros por homens encapuzados em Porto Seguro

Foto: Reprodução/O Bainão

Um pai e a filha dele, que estava grávida, foram mortos a tiros por homens encapuzados em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. O fato ocorreu na manhã deste sábado (3) no distrito de Pindorama. Segundo a Polícia Militar, os acusados chegaram na casa onde as vítimas moravam e perguntaram por um parente deles, que seria de uma facção rival. Como não acharam os procurados, se vingaram nos dois. Conforme o G1, Gilberto Costa Pinto, de 49 anos, e Mariana Moreira Costa, de 21, morreram no local do crime. A polícia informou que as vítimas não tinham passagem pela polícia. O caso segue investigado.

Jovem de Ubaitaba é morto a tiros em Ribeira do Pombal

Filipe Bonifácio I Foto: Reprodução/Facebook

Ubaitaba recebe com profunda tristeza a notícia do assassinato no qual foi vítima o jovem Filipe Bonifácio, 31, filho do saudoso Nilo da Ceplac, que faleceu recentemente por causas naturais. As notícias que circulam nas redes sócias de Ubaitaba, dão conta de que Felipe foi morto a tiros na cidade de Ribeira do Pombal. Segundo relatos, Felipe foi cercado por dois homens de moto e executado a tiros em via pública. A redação do UBAITABA URGENTE tentou entrar em contato por telefone com a delegacia da cidade, mas não fomos atendidos. Ainda não sabemos os motivos pelo qual Felipe foi assassinado. Rapaz do bem, trabalhador, prestativo e educado. Felipe era muito conhecido em Ubaitaba. A cidade ainda está em choque, por conta dessa triste notícia. O corpo de Felipe continua em Ribeira do Pombal aguardado a liberação. Em breve maiores informações. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Morador da Ruinha de Ubaitaba é morto a tiros em Barra Grande

Negão era morador da Ruinha em Ubaitaba I Foto: Facebook

Alexsandro Santos Lima, vulgo Negão,18, que morava no bairro da Ruinha em Ubaitaba, foi executado a tiros no início da tarde desta sexta-feira (2/1), no Povoado de Barra Grande, município de Maraú. Informações passadas para a redação do UBAITABA URGENTE pela polícia Civil, dão conta de que vários homens encapuzados chegaram ao local e efetuaram diversos tiros contra Negão. A vítima morreu no local. Segundo a polícia, Negão era envolvido com o mundo da criminalidade, principalmente o tráfico de drogas. Negão também era suspeita de diversos assaltos na cidade de Ubaitaba na época em que ele [Negão] ainda era menor. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Contador é morto a tiros na porta da loja da esposa em Teixeira de Freitas

Fotos: Reprodução/Teixeira News

Um homem que trabalhava como comerciante e contador foi morto a tiros, na tarde desta sexta-feira (2), na porta da loja da própria esposa, em Teixeira de Freitas, sul da Bahia. De acordo com informações da polícia, Rodrigo Martins de Andrade, de 29 anos, estava conversando com algumas pessoas, quando dois homens em uma moto chegaram e atiraram nele. Depois de levar um tiro, Rodrigo ainda tentou fugir, mas foi baleado mais seis vezes e morreu no local. Uma cliente que estava na loja da esposa da vítima também foi atingida e levada para o Hospital Municipal, mas não corre risco de morte. Ainda segundo a polícia, Rodrigo já foi preso por tráfico. A motivação do crime ainda desconhecida, entretanto a suspeita é de que tenha relação com drogas. *Informações do Teixeira News

Criminosos rendem motorista e roubam mais de 30 pneus de carreta na BR-116

Foto: Divulgação/PM

O motorista de uma carreta foi surpreendido por bandidos enquanto pernoitava no estacionamento de um posto de combustível. Segundo informou o blog Marcos Frahm, o caso ocorreu na Serra do Mutum, na margem da BR-116, no KM 633, trecho do Entroncamento de Jaguaquara, na noite da última quinta-feira (1). Almir Luiz Vieira, que registrou o fato na Delegacia Territorial de Jaguaquara contou em depoimento que foi rendido pelos criminosos, que o fizeram refém, obrigando-lhe a conduzir o veículo de placa PCD-5513 a uma estrada vicinal na margem da Rodovia Santos Dumont, na localidade Mocó, onde o bando depenou a carreta, subtraindo cerca de 34 pneus e fugindo posteriormente do local, deixando a vítima com pés e mãos amarrados. Ao amanhecer, o motorista Almir Luiz conseguiu se desvencilhar e procurou a Polícia Militar, que o orientou a dirigir-se a Delegacia para registrar a ocorrência. Casos semelhantes já ocorreram na região, com bandidos abandonando veículos na mesma estrada vicinal utilizada nesta quinta. Até a publicação desta matéria, a polícia não teria identificado os autores da ação.

Vendedor é morto com tiro na cabeça e ombro no distrito de Maria Quitéria

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Um homem foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (2), no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. O crime aconteceu por volta de 23h30, no Corredor da Silva, no Povoado da Formiga. Segundo informações do site Acorda Cidade, o vendedor Odorico José de Santana Neto, 36 anos, que morava na Fazenda Ovo da Ema, foi atingido por disparos na cabeça e no ombro esquerdo. Ainda não há informações sobre autoria ou motivação do crime. O delegado Luiz Osorio de Melo Nobre juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram o levantamento cadavérico.

Suspeitos de tráfico são presos com drogas e 20 celulares em Macaúbas

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Cinco suspeitos de tráfico de drogas foram presos, na última quinta-feira (1º), em uma localidade conhecida como Pela Porco, na cidade de Macaúbas. De acordo com a Polícia Civil, foram apreendidas com os suspeitos porções de maconha, crack e cocaína, uma balança de precisão, 20 celulares, três tablets, cadernetas com anotações do tráfico na cidade e embalagens para guardar drogas. Depois de capturados, Alex Ferreira dos Santos, Rafael Silva Ferreira, Carlos Fernando Nascimento Lima, Matheus Santos de Araújo e Wallas da Silva Pinto foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os homens foram encaminhados para audiência de custódia. O material encontrado com os suspeitos foi levado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Rui faz entregas nas áreas de segurança e saúde em Santa Maria da Vitória

Foto: Divulgação

Neste sábado (3), o governador Rui Costa viaja para Santa Maria da Vitória onde vai entregar obras e autorizar novos projetos. O primeiro compromisso de Rui é a inauguração, às 9h, do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), unidade da Secretaria da Segurança Pública, no bairro de Sambaíba. Em seguida, em ato que vai acontecer ao lado do Cicom, ele fará a entrega simbólica de 457 cisternas de captação de água para o consumo humano, instaladas pela secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Durante a viagem a Santa Maria da Vitória, Rui também vai entregar uma ambulância do Samu ao município, doada através da Secretaria de Saúde, e assinar ordem de serviço para a Secretaria Estadual de Infraestrutura fazer a restauração e manutenção por período de cinco anos da BA-172, trecho Santa Maria da Vitória/ Entroncamento BR-242 (Muquém do São Francisco). O governador também vai autorizar Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar convênio no âmbito do Projeto Bahia Produtiva e entregar 39 Cadastros Ambientais Ruralis, emitidos pelo Inema, instituição vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

Em discurso, ACM Neto critica governo Rui na área da saúde: “lastimável”

Foto: Reprodução

Durante discurso na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Salvador, nesta sexta-feira (2), o prefeito ACM Neto (DEM) fez duras críticas ao PT, em referência aos governos estadual e federal [quando Dilma Rousseff esteve à frente da Presidência], na seara dos repasses e da atuação de ambos em solo soteropolitano. Em dado momento, após sua fala de prestação de contas dos serviços desempenhados, o democrata ressaltou que, nos primeiros anos de seu governo, não recebeu “um centavo do governo federal do PT”. “Vocês ouviram eu perder tempo com lamentações? Nós fomos à luta. Fizemos o tal “impossível”: transformamos uma cidade de pires na mão em uma cidade dona do seu nariz. Começamos a fazer o ajuste fiscal do município desde os primeiros dias. Sem ida-e-vinda, nem faz-de-conta”, afirmou.  Em outro momento teceu reclamações ao governo Rui na área da saúde. “Fizemos os quatro multicentros (…), fizemos as nove UPAs e deixo aqui registrada a decepção do povo de Salvador com o governo da Bahia pelo fechamento de quatro UPAs estaduais: Escada, Roma, Plataforma e São Caetano. Enquanto a prefeitura dá passos para frente na saúde, o governo reduz o ganho social dando passos para trás. É lastimável”, criticou.

Morte de empresário baiano na Lava Jato é o destaque da semana na Veja

A revista Veja traz, na edição deste final de semana, uma reportagem de capa sobre a morte do empresário e político baiano José Roberto Soares, o Roberto do PT. O ex-vice-prefeito de Ourolândia foi morto a tiros na porta da sua empresa no dia 17 de janeiro em Camaçari. Após o assassinato, o juiz federal Sérgio Moro pediu que o caso fosse investigado. O magistrado quer saber se a morte do político tem relação com seu depoimento na Lava Jato, onde entregou como funcionava um esquema do seu ex-sócio que desviou mais de R$ 7 milhões em contratos da Petrobras.  A publicação da revista semanal afirma que o empresário José Roberto Soares Vieira desconfiava que algo de ruim estava para acontecer.

No começo deste ano, vendeu a casa localizada em um condomínio de alto padrão em Camaçari, passou a evitar atender ligações de números desconhecidos, afastou-se de colegas e raramente andava sozinho na rua. No período, também contratou um motorista particular e queria trocar de carro. Ele chegou a procurar uma concessionária e, aos vendedores, disse que queria trocar ou blindar seu Land Rover Discovery 4. Enquanto aguardava o orçamento, deixou o veículo na loja e alugou um Gol, veículo em que foi alvejado e morto. Em despacho do último dia 26, Sérgio Moro advertiu: “Não se pode excluir a possibilidade de que o homicídio esteja relacionado a esta ação penal, já que, na fase de investigação, o referido acusado aparentemente confessou seus crimes e revelou crimes de outros”.

“Obras em Camaçari ajudam a atrair empresas para o Polo Têxtil da Bahia”, diz Raimundinho da JR

Rui Costa (PT) E Raimundinho da JR (PRB) I Foto: Divulgação

“Uma verdadeira carreta de inaugurações em Camaçari”. Desta maneira bem humorada, o empresário Raimundinho Andrade definiu uma série de realizações do governador Rui Costa no município em benefício de toda a Região Metropolitana. Raimundinho é presidente do Grupo JR e dono da maior transportadora de carga do estado, a JR Transportes. Segundo o empresário, as obras de pavimentação em vias internas do Polo Petroquímico, bem como, a conclusão da Via Atlântica e a Via Metropolitana são imprescindíveis para o escoamento da produção industrial da Bahia. “Todas as inaugurações foram importantes, mas, como alguém preocupado com o Polo Petroquímico e a geração de empregos, preciso exaltar essas intervenções como as mais importantes na minha visão como empresário”. Raimundinho considera as melhorias como importantes ingredientes na atração de novas fábricas, em especial, no ramo de confecções. “Não é segredo para ninguém o dialogo que nós temos com o governador Rui Costa para implantar aqui o Polo Têxtil da Bahia. Sem dúvida, essas intervenções facilitam o nosso trabalho de convencimento com as empresas interessadas em virem para o nosso estado”, explicou. Ele também destacou a inauguração do Fórum Clemente Mariani e a presença da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), que passa o bastão para o desembargador Gesivaldo Britto, a partir desta quinta-feira (1º). “A verdade é que a população de Camaçari precisava mesmo de novas instalações para o poder judiciário local. Outra importante inauguração é o novo Serviço de Atendimento ao Cidadão, SAC em Camaçari, instalado no Boulevard Shopping. “É preciso registrar que a unidade ficou muito bonita e oferece conforto e dignidade à população. Tem PRocon, Detran, entre outros serviços. As instalações são muito melhores e vão garantir a ampliação do número de atendimentos. Quem também participou da solenidade foram os secretários estaduais da Administração (Saeb), Edelvino Góes; da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHS), Carlos Martins; da Educação, Walter Pinheiro; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana.

Revoltados com morte de garota de 13 anos, populares fazem manifesto na DT de Aurelino Leal

Em Aurelino leal, populares revoltados com o atropelamento e morte da garota Brunyelle Santos, 13, fizeram um rápido manifesto na porta da delegacia do município, onde o condutor do veículo atropelador encontra-se preso. O protesto aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (01/2). Brunyelle Santos foi atropelada no último domingo (28/1), à tarde nas proximidades do Posto Brasil 500, na entrada da cidade de Aurelino Leal (relembre aqui). O veículo atropelador foi um Monza verde de placas JOU-0473, que estava sendo dirigido por Fabio Santos Dias, 35, residente no Bairro Alto Bela Vista, em Aurelino Leal. Fabio foi preso em flagrante e esta custodiado na Delegacia Territorial (DT) de Aurelino Leal. Brunyelle Santos, chegou a ficar internada no Hospital de Base e faleceu na manhã da última quarta-feira (31/1).

Prefeita de Porto Seguro, Claudia Oliveira dá piti para não ser filmada durante depoimento na sede da PF

A prefeita afastada Claudia Oliveira (PSD), de Porto Seguro, prestou depoimento à Polícia Federal da cidade na última quarta-feira (31).  O momento em que Claudia chegou com o marido, Robério Oliveira (PSD), prefeito afastado de Eunápolis, foi registrado pela reportagem do site Jojô Notícias. A gestora afastada foi ouvida no âmbito da operação “Gênesis”, que foi deflagrada em 2017. A ação investiga irregularidades e fraudes em contratos nos serviços de transporte escolar. Além de Claudia, também foram ouvidos parentes e amigos de vereadores envolvidos na prestação dos serviços.

Prefeitura de Itacaré realiza pagamento dos salários de janeiro

Antônio de Anízio (PT) I Foto: Ascom/Itacaré

A Prefeitura de Itacaré realizou nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, contratados, efetivos e comissionados, referentes ao mês de janeiro. O prefeito Antônio de Anízio ressaltou que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros, vem buscando desde o início da sua gestão garantir o pagamento dos salários sempre em dia, antes do quinto dia útil, valorizando o trabalho dos servidores e movimentando a economia da cidade. Desde que assumiu a administração de Itacaré, a atual gestão vem cumprindo com o pagamento sempre em dia. No total, são quase três milhões de reais que circularão na cidade somente com os salários de janeiro, aquecendo a economia local e fortalecendo o comércio do município. A proposta é continuar honrando com os pagamentos dos servidores, contratados e fornecedores, garantindo a credibilidade do governo e administrando os recursos públicos com responsabilidade, seriedade e compromisso com o povo de Itacaré. E mesmo com o pagamento dos salários em dia, a Prefeitura de Itacaré vem realizando obras nas mais diversas comunidades, na sede e na zona rural, desenvolvendo projetos de geração de emprego e renda e promovendo uma série de eventos para movimentar e economia do município. A Prefeitura também vem realizando um trabalho de austeridade e enxugamento da folha de pagamento para atender à Lei de Responsabilidade Fiscal e poder realizar os necessários investimentos no município.

Polícia divulga imagem de um dos assaltantes da loja OI que baleou PM em Ilhéus

Reinaldo está sendo procurado pela polícia.

A Polícia identificou um dos suspeitos da tentativa de assalto, ocorrido no início da tarde dessa quarta-feira (31/1), contra a loja da Oi, em pleno centro de Ilhéus. O suspeito foi identificado como sendo Reinaldo Andrade Ramos, 33, residente na Rua A, nº 3, Bairro Monte Cristo, em Itabuna. O homem conta com várias passagens na polícia por assaltos, tentativas de homicídios, roubos e tráfico.  O elemento abriu fogo contra o subtenente da Policia Militar, Alexandro Costa, que no revide, atingiu o assaltante com 2 tiros no braço direito. Segundo o blog Fabio Roberto Notícias, o outro indivíduo baleado continua foragido, enquanto o terceiro conseguiu escapar em meio ao tiroteio.  O PM baleado foi encaminhado em uma ambulância do Samu (192) para o centro cirúrgico do Hospital Regional Costa do Cacau, para retirada do projétil na região do ombro. O estado de saúde é estável.

Menina de 11 anos morre após cair de cavalo no sul da Bahia

Foto: Reprodução

Uma garota de 11 anos morreu após cair de um cavalo na zona rural de Jucuruçu, cidade localizada no sul da Bahia. Segundo informou a Polícia Civil ao G1, Iara Costa saiu a cavalo com uma tia, do distrito de Coqueiro, em Jucuruçu e seguia para a fazenda do avô, na tarde de terça-feira (30), quando caiu do animal. Na queda, ela bateu a cabeça no chão, foi socorrida para o Hospital Municipal de Jucuruçu e, depois, transferida para o Hospital de Itamaraju, distante cerca de 103 km de Jucuruçu. A garota não resistiu ao ferimento e morreu na noite de terça-feira. Iara foi enterrada na manhã de quarta, no cemitério do distrito de Coqueiro.