Ubaitaba Urgente

Carro bate em árvore e mata mãe e dois filhos no oeste da Bahia

Fotos: Edivaldo Braga/Blogbraga

Uma mulher de 28 anos, e os dois filhos, de 7 e 11 anos, morreram após o carro em que estavam sair da pista e bater em uma árvore, na BR-020, entre as cidades de São Desidério e São Domingos, no oeste da Bahia. O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (30). Com o impacto da colisão, o veículo partiu ao meio, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barreiras. A hipótese inicial é de que o acidente tenha sido provocado por excesso de velocidade. De acordo com a polícia, o motorista que dirigia o carro, de 52 anos, é pai dos dois meninos e marido da vítima de 28 anos. Ele ficou preso às ferragens e foi socorrido para um hospital de Goiás. A PRF informou que o estado de saúde dele é estável. Ainda de acordo com a PRF, a família voltava do litoral da Bahia para a cidade de Planaltina, no Distrito Federal. Não há mais informações sobre as circunstâncias do acidente e nem sobre a identidade das vítimas. Com informações do G1

Fotos: Edivaldo Braga/Blogbraga

Mais de 70% dos deputados baianos receberam doações da ‘lista suja’, aponta novo levantamento

Cacá Leão (PP), esta entre os que arrecadaram acima de R$ 100 mil.

Levantamento inédito feito pela ONG Repórter Brasil aponta que mais 70% dos deputados federais da Bahia receberam doações de campanha de empresas autuadas por trabalho escravo ou infração ambiental. Os dados estão disponíveis no Ruralômetro, ferramenta lançada ontem pela ONG para medir a influência da bancada ruralista sobre o Congresso. No total, 28 dos 39 baianos aparecem na lista dos “financiados com dinheiro sujo”, segundo denominação atribuída pela ONG. Entre os que arrecadaram acima de R$ 100 mil, estão João Carlos Bacelar (PR), Paulo Magalhães (PSD), Luiz Caetano (PT), Cacá Leão (PP), Roberto Britto (PP), José Rocha (PR), Arthur Maia (PPS), Nelson Pelegrino (PT), Elmar Nascimento, Paulo Azi, Cláudio Cajado e José Carlos Aleluia, todos do DEM.

Datafolha: Bolsonaro lidera sem Lula na disputa; petista tem vantagem de até 21 pontos

Foto: Reprodução

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) lidera as intenções de voto em uma corrida presidencial nos cenários que consideram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora das eleições deste ano. Ele alcança um índice que varia de 20% a 18% a depender da simulação. Na pontuação máxima, ele concorre com Ciro Gomes (13%), Geraldo Alckmin (11%), Álvaro Dias (6%), Fernando Collor de Mello (3%), Manuela D´Ávila (3%), Henrique Meirelles (2%), Jaques Wagner (2%), Paulo Rabello de Castro (1%), João Amoedo (1%) e Guilherme Boulos (1%). Na pontuação menor, seus adversários são Marina Silva (13%), Ciro Gomes (10%), Luciano Huck (8%), Geraldo Alckmin (8%), Álvaro Dias (5%), Fernando Collor de Mello (2%), Manuela D’Ávila (2%), Jaques Wagner (2%), Henrique Meirelles (1%) e Paulo Rabello de Castro (1%). Lula, no entanto, continua à frente nos cenários em participa, alcançando entre 34% e 37%, com a diferença que vai de 18 a 21 pontos percentuais em relação ao segundo lugar. A diferença menor ocorre em uma simulação com Jair Bolsonaro (17%), Marina Silva (10%), Ciro Gomes (7%), Álvaro Dias (4), João Doria (4%), Fernando Collor de Mello (2%), Manuela D’Ávila (1%), João Amoedo (1%), Paulo Rabello de Castro (1%) e Guilherme Boulos (0%). A diferença maior ocorre no seguinte cenário: Jair Bolsonaro (16%), Geraldo Alckmin (7%), Ciro Gomes (7%), Joaquim Barbosa (5%), Álvaro Dias (4%), Fernando Collor de Mello (2%), Manuela D’Ávila (1%), Paulo Rabello de Castro (1%), João Amoedo (1%) e Guilherme Boulos (0%). Lula também lidera nas simulações de segundo turno. Com Alckmin (30%), ele tem 49%; com Marina (32%), 47%; com Bolsonaro (32%), 49%. Uma disputa entre Alckmin e Ciro está tecnicamente empatada: o tucano obtém 34% e o pedetista, 32%. No segundo turno, Marina consegue ultrapassar e vencer Bolsonaro (32%) com 42% — a diferença, no entanto, diminuiu em relação a setembro do ano passado, quando ela obteve 47% e ele, 29%. Já a diferença entre Alckmin e Bolsonaro é pequena: o primeiro tem 35% e o segundo, 33%. No quesito “rejeição”, o atual presidente, Michel Temer (PMDB), lidera com 60%, seguido de Fernando Collor (44%), Lula (40%), Jair Bolsonaro (29%), Geraldo Alckmin (26%), Luciano Huck (25%), Marina Silva (23%), Ciro Gomes (21%), Rodrigo Maia (21%), João Doria (19%), Henrique Meirelles (19%), Jaques Wagner (15%), Paulo Rabello de Castro (14%), Joaquim Barbosa (14%), Álvaro Dias (13%) e Manuela D’Ávila (13%). A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de janeiro, com 2.826 entrevistados em 174 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. 

Homem que morreu afogado em Ubaitaba estava tentando salvar o filho

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

O homem que se afogou na tarde desta segunda-feira (29/1), no Rio de Contas em Ubaitaba, estava tentando salvar o filho, que segundo informações estava se afogando. Essa informação passou a circular nas redes sociais de Ubaitaba, após a notícia do afogamento, no qual foi vítima o popular Uilson Pintor (relembre aqui). Uilson era muito conhecido na cidade. A notícia de sua morte pegou todos de surpresa, e deixou muita gente triste. O corpo de Uilson foi encaminhado para o DPT da cidade de Ilhéus e seu sepultamento deve acontecer nesta terça-feira (30/1), no cemitério de Ubaitaba. Uilson morreu em um local conhecido como Sequeiro, no distrito de Faisqueira. O corpo dele foi retirado da água por populares e colocado às margens do rio. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Homem é encontrado morto às margens do Rio de Contas em Ubaitaba

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Um homem foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (29/1), no Rio de Contas, em um local conhecido como sequeiro, no distrito de Faisqueira, município de Ubaitaba. A vítima era bastante conhecida na cidade e foi identificada como “Uilson Pintor”. Uilson prestava serviços na panificadora do ex-vereador Marcelo da Padaria. O corpo permanece no local. Segundo informações, Uilson morreu por afogamento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Lotéricas de Ubaitaba continuam fechadas

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

As duas casas lotéricas da cidade de Ubaitaba continuam fechadas. O fechamento de ambas a lojas aconteceu à cerça de 10 dias atrás. Com o fechamento das duas lojas, quem desejar fazer pagamentos bancários, saques e depósitos da Caixa, além de jogos das loterias federais, tais como loto fácil, mega sena, timemania entre outros, tem que se deslocar até a cidade de Aurelino Leal. O responsável pelas duas lotéricas é o empresário Karlos Moda. Segundo Karlos, o fechamento das duas lojas se deu em decorrência de um problema com a Caixa Econômica Federal. Segundo o empresário, ainda não existe uma previsão exata para a reabertura das lotéricas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Venda da Eletrobras cria tarifa extra de luz ao consumidor por 30 anos

Um projeto de lei enviado pelo presidente Michel Temer ao Congresso no último dia 22, para privatizar a Eletrobras prevê mudança na forma como o consumidor pagará, na conta de luz, uma indenização multibilionária às transmissoras de energia elétrica durante cerca de 30 anos. As informações são do jornal O Globo. O texto é editado cinco anos após a ex-presidente Dilma Rousseff intervir no setor de energia para reduzir a conta de luz em 20%, redução que acabou sendo revertida por aumentos que ultrapassaram 50% em 2015. A medida provisória 579, do governo Dilma, previa que as concessões de geradoras e transmissoras de energia teriam seu contrato renovado antecipadamente, mas as empresas receberiam o pagamento de indenizações por investimentos efetuados e que não foram devidamente compensados (amortizados). Por isso, o pagamento prometido às transmissoras ficou pendente. No total, a conta chega a R$ 64 bilhões. O projeto de lei com as regras para a privatização da Eletrobras será analisado (e pode ser alterado) por parlamentar. As regras serão implementadas após sanção presidencial. Por: NoticiasAoMinuto

Mulher é encontrada morta dentro de sua residência em Cruz das Almas

Na manhã deste domingo (28/1), mais um caso de violência foi registrado na cidade de Cruz das Almas. Uma mulher foi encontrada morta com marcas de perfurações. A vítima já foi encontrada sem vida dentro de sua residência no residencial Minha Casa Minha vida na localidade da Pumba, zona rural do município.  De acordo com informações de populares que moram na mesma localidade, o principal suspeito é o namorado de Fabiana. O corpo da vítima que tinha 21 anos de idade, foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus. Com informações do Amarelinho 10

Cerca de 30 pessoas são conduzidas à delegacia em Ribeira do Pombal em Festa do Pó

Foto: Divulgação/Policial Civil

Cerca de 30 pessoas foram conduzidas para Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal, entre elas quatro adolescentes, entre 16 e 17 anos, e um homem com passagem pela polícia, na noite de sábado (27).  Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), uma informação anônima recebida no Disque Denúncia da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste ajudou no encerramento de uma ‘Festa do Pó’. Ao chegarem no local informado, com apoio da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cipó), as guarnições encontram o grupo em posse de drogas e armas.

Foto: Divulgação/Policial Civil

Ainda de acordo com a SSP, dentre os conduzidos à delegacia estão Alexsandro Castro dos Santos – que já possui passagem pela polícia por associação criminosa e porte ilegal de armas -, e José Marcos Silva Cintra, o ‘Marquinhos do Pombalzinho’. Com a dupla foram encontrados uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, munições e cocaína. Todos os envolvidos na festa irregular foram encaminhados para Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal. Com informações do BNews

Mulher é assassinada no fundo do Posto da Policial de Canavieiras

Uma mulher foi encontrada degolada por volta das 13h deste domingo (28/1), atrás do Posto Policial, na cidade de Canavieiras. A vítima até o momento sem identificação foi localizada pela polícia sem roupa e com um profundo corte no braço esquerdo. Peritos do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT) estiveram no local do crime para realizar o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para o DPT, onde será necropsiado. O crime será investigado pela equipe do Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin. Com informações do radialista Fábio Roberto.

Ministério Público identifica 170 casos de nepotismo em prefeituras baianas

Deonísio Ferreira de Assis (PSDB) I Foto: Reprodução/Noticias da Bahia

O Ministério Público do Estado (MP-BA) identificou ao menos 170 casos de nepotismo em 38 cidades baianas ocorridos no ano passado, sendo 34 em 8 municípios, as quais foram encaminhadas à Justiça. Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio, a ação mais recente foi movida em novembro do ano passado contra o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge Costa (MDB). Ele não cumpriu a recomendação de demitir cinco servidores que são parentes de secretários de sua administração. Em outubro, foi a vez de Elmo Vaz (PSB), prefeito de Irecê, que deixou de exonerar nove familiares. O caso com mais parentes envolvidos foi o do prefeito Deonísio Ferreira de Assis (PSDB), prefeito de Barra, com 26 servidores que tinham parentesco com o chefe do Executivo, com o vice ou com vereadores. Entre os alvos de acusação estão ainda os prefeitos os prefeitos de Santo Amaro (Flaviano Bonfim, do DEM), Morro do Chapéu (Leo Dourado, do PR), Eunápolis (Robério Oliveira, do PSD), Jaguarari (Everton Rocha, do PSDB), Biritinga (Celsa da Sucam, do PDT) e Itabuna (Fernando Gomes, do DEM).

Mãe é presa com arma e droga escondidas dentro de carrinho de bebê em Porto Seguro

Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma jovem de 23 anos foi presa na noite de sexta-feira (26) com maconha e uma arma no município de Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo o Sul Bahia News, Sandra de Carvalho Almeida foi presa no bairro Trancosinho, no distrito de Trancoso com 1,5 kg da droga e um revólver calibre 38 escondidos dentro do carrinho do filho. Ainda de acordo com a publicação, a polícia informou que o companheiro da jovem, de prenome Alaf, conseguiu fugir pelos fundos da casa. Ele é investigado por uma tentativa de homicídio ocorrida no ano passado.

Foto: Divulgação/SSP-BA

Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões em sorteio na próxima quarta

Foto: Divulgação

O sorteio do concurso 2.008 da Mega-Sena, realizado na noite do último sábado (28), no município de Concórdia, em Santa Catarina, não teve ganhadores. As dezenas sorteadas foram: 22 – 27 – 33 – 42 – 58 – 59. O prêmio acumulou em R$ 30 milhões. Um novo sorteio será realizado na próxima quarta-feira (31). Segundo a Caixa Econômica Federal, foram 49 ganhadores na Quina. Cada um vai levar R$ 51.384,62. Já na Quadra, 4.215 apostadores vão levar R$ 853,36, cada. A Caixa ressaltou ainda que, a probabilidade de ganhar varia com o número de dezenas jogadas e o tipo de aposta realizada. Com uma aposta mínima de R$ 3,50, por exemplo, a probabilidade de levar o prêmio é de 1 em 50.063.860. Já para uma aposta com 15 dezenas, que é o máximo permitido, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de ficar milionário é de 1 em 10.003. Os jogos podem ser feitos em qualquer lotérica do país até às 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.

 

Sete morrem em ônibus que saiu da Bahia para Tocantins

Foto: Reprodução

Um ônibus que saiu de Barreiras, no Oeste da Bahia, tomou em Palmas, capital do Tocantins e deixou sete pessoas mortas e 20 feridas, segundo o G1.  De acordo com a publicação, o acidente ocorreu na madrugada deste domingo (28), por volta das 1h, em uma curva da rodovia estadual de Tocantins, a TO-040.o motorista afirmou que os freios do veículo falharam. O ônibus que capotou é da empresa Real Maia, do estado de Tocantins, e fazia a linha Barreiras (BA)-Palmas. Os feridos foram inicialmente transportados por ambulâncias para o Hospital Regional de Dianópolis. Depois, nove deles foram transferidos para o Hospital Geral de Palmas. Uma mulher que está em estado grave de saúde foi transportada de helicóptero.

Foto: Reprodução

Investigador da Polícia Civil é assassinado a tiros em Salvador

Foto: Divulgação/PCBA

O investigador da Polícia Civil Luís Cláudio Batista foi encontrado morto na tarde deste domingo (28), no Engenho Velho da Federação, bairro em que morava e já havia sido baleado em fevereiro do ano passado. Ele foi encontrado dentro de um veículo Hyundai/Santa Fé de cor branca, com pelo menos quatro perfurações provocadas por arma de fogo. De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 15h10, quando uma guarnição se deslocava para atender a uma ocorrência de desentendimento entre familiares, populares abordaram a viatura, na entrada de Engenho Velho da Federação, para relatar que uma pessoa havia sido baleada. “De imediato a guarnição adentrou na Travessa Francisco, também conhecida como “Beco da Rabada”, onde no interior de um veículo, foi encontrado Investigador da PCBA Luís Cláudio Batista Lopes, morador da localidade”, informou a PM, por meio de nota. O agente chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ele estava com sua esposa, que será ouvida pela polícia para ajudar nas investigações sobre o que teria motivado o crime. Segundo informações de familiares, os disparos teriam sido feitos por um elemento com dados e características ignoradas. Com o policial foi encontrada uma pistola .40, SAX 85289, de patrimônio da PCBA, três carregadores e 40 munições, carteira com documentos e um valor de R$ 1.000,00. No ano passado, Cláudio Batista havia sido baleado na coxa direita, quando três homens passaram em um carro e efetuaram os disparos. Luis Claudio era coordenador do Serviço de Inteligência da Delegacia Para o Adolescente Infrator (DAI). “Uma pessoa muito querida pelos colegas e um profissional exemplar. Estamos todos mobilizados na buscas pelos criminosos envolvidos e, sem dúvidas, a resposta será dada”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, que determinou prioridade nas investigações do caso. Em nota, a SSP pediu que qualquer informação sobre a autoria do crime deve ser informada de maneira anônima, através do Disque-Denúncia (71) 3235-0000.

Instituto de pesquisa aponta dificuldade de Rui para reeleição

Foto: Reprodução/O Sarrafo

Em entrevista para a Istoé, o  o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, afirmou que o governador Rui Costa (PT) terá dificuldades para se reeleger após a condenação do ex-presidente Lula. De acordo com Hidalgo, o PT perdeu a “hegemonia” e o desgaste da imagem do partido dificultará vitórias nas eleições deste ano. Ainda de acordo com ele, a insistência do partido com a candidatura do ex-presidente, é vista como estratégia para angariar votos em outros centros. “O Lula ajuda nos palanques regionais. Por isso, o partido vai esticar ao máximo, porque sabe que terá mais problemas nos estados sem a presença do ex-presidente”, afirmou. Discurso seguido pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. “O PT atualmente é diferente de anos atrás. Para sobreviver, terá de rediscutir procedimentos e parcerias”, afirmou.

Detentos abrem buraco em laje e fogem de carceragem de delegacia do sudoeste da Bahia

Foto: Reprodução/Site Folha do Vale

Detentos abriram um buraco no teto e fugiram da carceragem da delegacia de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, na madrugada deste domingo (28). Nove presos fugiram, contudo um deles foi recapturado ainda pela manhã. Segundo informações da Polícia Civil, os presos utilizaram pedaços de ferro para abrir um buraco na laje da cela. De acordo com o delegado Clécio Magalhães, os detentos que fugiram foram identificados como João Paulo Leite, Amadeus Jesus Gomes, Matheus Felipe de Oliveira, Mateus Lima Almeida, André de Souza dos Santos, Derick Patrick Sales da Silva, Reinaldo Rodrigues da Silva, Edson Pereira da Silva e Leonardo Silva Viana. O detento recapturado foi Mateus Lima Almeida. A fuga foi descoberta na manhã deste domingo, quando um agente passava pelo local. A carceragem estava com 23 presos no momento da fuga e, segundo o delegado, ela comporta por volta de 16 pessoas. O delegado Clécio Magalhães informou também que uma perícia já foi feita na cela onde ocorreu a fuga, e que um inquérito será instaurado para apurar como os pedaços de ferro usados para abrir o buraco na laje entraram na carceragem.

Morte de testemunha da Lava Jato pode estar relacionada à operação

Em despacho divulgado na última sexta (26), o juiz Sergio Moro afirmou que o assassinato de uma testemunha da Lava Jato pode estar relacionado às investigações da operação.  José Roberto Soares Vieira, 47, foi morto no dia 17 com nove tiros na rodovia BA-522, em Candeias, região metropolitana de Salvador. Soares Vieira foi a principal testemunha de uma investigação da Polícia Federal que resultou na prisão do ex-gerente da Transpetro na Bahia José Antonio de Jesus.  Em seu depoimento à PF, Soares Vieira disse que a JRA Transportes foi usada por José Antônio de Jesus para receber pagamentos de empresas fornecedoras da Transpetro sem ter prestado qualquer tipo de serviço. O Ministério Público Federal depois rastreou pagamentos de R$ 2,3 milhões para o ex-gerente da Transpetro. As informações dadas por Soares Vieira também embasaram o pedido da Procuradoria-Geral da República, acatado por Moro, para que a prisão temporária de José Antônio de Jesus fosse transformada em preventiva, por tempo indeterminado.

Helicóptero cai na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio

(Foto: G1 - Recebida por WhatsApp)
(Foto: G1 – Recebida por WhatsApp)

Um helicóptero caiu na manhã deste domingo (28) na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações do Corpo de Bombeiros publicadas pelo ‘G1’, uma pessoa se feriu sem gravidade.  A aeronave foi encontrada na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, próximo ao shopping Metropolitano. De acordo com a ‘BandNews’, outras duas pessoas estariam no local. Já foram três casos envolvendo queda de helicóptero em aproximadamente 8 dias. Na manhã da última terça-feira (23) um helicóptero da TV Globo caiu na Praia de Pina, Zona Sul do Recife (PE).  Na tarde de quarta-feira 24, um helicóptero que prestava serviços para a RedeTV! caiu na cidade de Osasco, na Grande São Paulo.

Turistas acham câmera escondida em quarto de apartamento alugado em SP

Um casal do ABC Paulista curtia as férias em São Vicente, no litoral de São Paulo, quando se deparou com uma câmera escondida atrás de um espelho no apartamento alugado por meio de um site de hospedagem. O imóvel fica no Condomínio Edifícios Blue Moon e Blue Sky, na Ilha Porchat. A Polícia Civil investiga o caso. Segundo O ‘G1’ com informações da polícia, a arquiteta, de 28 anos, e o analista de sistemas, de 27, estavam no quarto do apartamento alugado quando notaram luzes piscando atrás do espelho. Assim que encontraram a câmera, eles a desligaram, com medo de terem sido filmados em algum momento íntimo. Ainda conforme divulgado pela polícia, pouco depois de desligarem a câmera, os turistas receberam uma ligação do proprietário do local perguntando se eles estavam com algum problema. Eles falaram sobre a câmera e o responsável disse tratar-se de uma medida de segurança, que estaria mencionada no site de reservas. Contudo, segundo o casal, não havia nada sobre isso na descrição do apartamento. A reserva ia até este domingo (28), mas os jovens registraram boletim de ocorrência na Delegacia Sede da cidade e entregaram a câmera às autoridades já na quinta-feira (25). O equipamento será encaminhado ao Instituto de Criminalística, que vai verificar se os turistas foram filmados e se a filmadora armazena dados em algum outro local.