Ubaitaba Urgente

Articulação de Davidson garante reforma de estádio e emenda para Saúde de Barro Preto

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) visitou, neste sábado (27), o município de Barro Preto, no sul da Bahia. Na agenda do parlamentar constou a visita ao estádio municipal, que será reformado, devido a assinatura de convênio, de R$ 500 mil, celebrado entre a prefeitura e o governo do estado, em novembro do ano passado, resultado da iniciativa e articulação do seu mandato.  O mais importante equipamento esportivo local será contemplado com as reformas de vestiários, alambrado e gramado, via Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Davidson também concedeu entrevista para a emissora de rádio, Barro Preto FM, com a participação da prefeita Ana Paula.  Na ocasião, o deputado federal firmou o compromisso de encaminhar uma emenda para aquisição de equipamento de saúde para o hospital local. Davidson ainda informou que, Barro Preto receberá a Copa Rural, que poderá ter equipes de futebol da sede e da zona rural. Durante visita ao município, Davidson foi acompanhado por lideranças barro-pretenses.  Para a vereadora Gelma (PCdoB) “a reforma do estádio atende uma reivindicação antiga dos desportistas”. De acordo com Ricardo Clementino, diretor municipal de Esporte, “as melhorias significam um marco para área esportiva”. Almir Marques, da associação de veteranos de futebol, destaca que “a intervenção será benéfica para o esporte”.  Edson, do PCdoB, afirmou que “essa é uma conquista importante para a população”.

Grupo JR visita maior Polo Têxtil do Brasil

Foto: Ubaitaba Urgente

Uma equipe liderada pelo empresário Diego Andrade fez uma visita técnica ao Polo Têxtil de Santa Catarina. Ele é Diretor de Operações do Grupo JR e comandou uma missão baiana enviada por Raimundinho da JR até as instalações de fabricantes nacionais e estrangeiros no município de Blumenau. A cidade é uma das poucas no país com números expressivos em geração de emprego. Ao menos é essa sensação que se tem em Blumenau quando se compara a cidade com o restante do País. No primeiro trimestre deste ano, o município do Vale do Itajaí, com quase 340 mil habitantes, criou 2,6 mil novos postos, segundo dados do Ministério do Trabalho. Foi a cidade de Santa Catarina – e a sexta do País – que mais criou vagas nos primeiros três meses deste ano.  A expectativa do Grupo JR é atrair fabricantes e empresas interessadas na expansão dos negócios até as instalações do Polo Têxtil da Bahia. Na oportunidade, o empresário também foi acompanhado pelo Diretor de Projetos, José Afonso, que conheceu as inúmeras tinturarias instaladas no polo. A maior delas é uma empresa coreana fornecedora de tecidos com poliéster e algodão, a Huvispan. Eles foram recebidos pelo diretor da empresa, que virá em março para a Bahia assessorar a equipe baiana.  Segundo Raimundinho da JR, o projeto do Polo Têxtil da Bahia segue o cronograma de trabalho. “Sei que todos estão ansiosos. O desemprego bateu na porta de muitas pessoas. Mas, quero dizer que o trabalho não parou. Estamos cuidando dos mínimos detalhes e fazendo a nossa parte neste projeto”, afirmou Raimundinho.

Prefeitura de Itacaré entregou mais um trator para a agricultura familiar

Foto: Reprodução/PMI

A agricultura familiar de Itacaré acaba de receber mais investimentos para aumentar ainda mais a produção. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o deputado estadual Rosemberg Pinto entregaram na manhã deste sábado (27) mais um trator que será destinado para a Associação Nova Vida, na região rural do Vale Negro, uma comunidade com cerca de 50 famílias que tem como principal atividade econômica e agricultura familiar. A solenidade de entrega aconteceu em frente à Secretaria de Agricultura e Pesca, na rua João Coutinho, no distrito de Taboquinhas, contando com a participação dos vereadores, representantes de associações de agricultores, secretários municipais e lideranças comunitárias de todo o município. O presidente da Associação Nova Vida, Gilberto Santana dos Santos, destacou o quanto esse equipamento será importante para a comunidade. De acordo com ele, o novo equipamento será possível aumentar ainda mais a produção e garantir mais renda e uma melhor qualidade de vida para os pequenos agricultores.

Foto: Reprodução/PMI

O novo trator foi adquirido com o Governo do Estado da Bahia, através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Rosemberg Pinto. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, a proposta é que comece a operar imediatamente, aumentando a produção agrícola do município, gerando assim uma melhor qualidade de vida para o pequeno produtor e mais emprego e renda para os agricultores familiares. O trator também vai auxiliar nos projetos de desenvolvimento agrícola que já estão em andamento no município de Itacaré. Antônio de Anízio explicou que investir na agricultura familiar é fortalecer a economia do município, gerando mais empregos, renda e uma melhor qualidade de vida para o povo da zona rural. Desde que iniciou sua gestão, Antônio de Anízio vem buscando uma série de investimentos, cursos, capacitação e equipamentos para aumentar ainda mais a produção agrícola no município. O deputado estadual Rosemberg Pinto também falou da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do País e se comprometeu a continuar ajudando a fortalecer esse segmento no município de Itacaré. Com esse trator já são quatro equipamentos entregues às associações de Itacaré somente na atual gestão. Em fevereiro do ano passado a Prefeitura de Itacaré e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Relações Institucionais, entregaram dois tratores completos, com vários equipamentos, que estão sendo utilizados por associações de pequenos agricultores para aumentar ainda mais a produção e garantir mais renda para as famílias do campo. Esses tratores estão atuando de forma organizada e em sistema de cooperação entre as associações para que todos sejam beneficiados. A Prefeitura de Itacaré, através do Governo do Estado e por emendas do deputado estadual Rosemberg Pinto, também adquiriu mais uma caçamba e uma retroescavadeira, que já foram entregues à comunidade “Esses são mais equipamentos que chegam para fortalecer a agricultura familiar. Mas o trabalho não vai parar. Continuaremos firmando parcerias para que novas máquinas e equipamentos venham para desenvolver cada vez mais a agricultura no nosso município”, assegurou o prefeito. Além disso, a Prefeitura de Itacaré tem investido na melhoria das estradas para garantir o escoamento da produção agrícola e assegurar o direito de ir e vir da comunidade da zona rural.

Representação no Ministério Público pede apuração nos gastos do Carnaval em Itabuna

Foto: Ascom/Vereador Jairo Araújo

Foi protocolada nesta sexta-feira, 26, uma representação no Ministério Público Estadual, solicitando apuração rigorosa nos gastos no carnaval antecipado de Itabuna e o possível uso de dinheiro público na contratação de atrações e estruturas para camarotes privados. No documento assinado e entregue pelo vereador Jairo Araújo, ele diz que há ‘fortes indícios’ de improbidade administrativa. “Todas a evidências demonstradas no documento, levam a crer na utilização de recursos públicos para benefícios de particulares.’ declara. Entre fotos e prints dispostos em anexo no documento, a tese de que houve desvios é apontada pelo vereador. “A empresa que instalou a estrutura para os camarotes privados, foi a mesma para os camarotes contratados pela prefeitura.” explica.

“Além disso, um dos camarotes privados apresentou na relação de seus parceiros, o filho do prefeito, que é conhecidamente pré-candidato nas próximas eleições. Isso configura abuso de poder.” afirma Araújo. O documento pede ainda que, se confirmada as irregularidades, sejam adotadas as sanções conforme artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa, nº8429/92, que determina perda da função do agente público e suspensão dos direitos políticos. O vereador Jairo Araújo frisa que fiscalizar o uso de recursos públicos é um papel do mandato. “É claro que não somos contra o Carnaval, mas não é possível que ao mesmo tempo que se realiza a festa, tenha ainda servidores sem receber salário. Será muito pior se for constatado pelo Ministério Público que diversos camarotes e estruturas privadas foram pagos com dinheiro público.” finaliza.

Davidson Magalhães visita obras e garante audiência sobre Fundação Hospitalar de Camacan

Foto: Divulgação

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) visitou, na última quinta-feira (25), em Camacan, duas importantes obras do Governo do Estado: um sistema de iluminação do trevo até a cidade, e a reforma da central de abastecimento do município, que teve seu projeto elétrico concluído e já pode ser iniciada. Ambas as obras foram articulações do parlamentar, em conjunto com a prefeitura. “A iluminação do trevo até a cidade nós articulamos anteriormente com o secretário Marcos Cavalcanti, de Infraestrutura; no caso da reforma da central de abastecimento, encaminhamos um convênio, junto à Secretaria de Desenvolvido Rural (SDR), com o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues”, detalhou o deputado. Davidson anunciou que garantiu uma audiência na próxima terça-feira (30), às 11h30, na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para discutir a situação da Fundação Hospitalar de Camacan, que vem diminuindo o número de cirurgias e procedimentos. O anúncio foi feito na presença de gestores municipais, durante reunião no Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA). O encontro com o secretário Fábio Vilas-Boas, em Salvador, contará com a presença do parlamentar e de prefeitos e vereadores de Camacã e municípios vizinhos. Davidson Magalhães também visitou a Fundação Hospitalar, acompanhado de assessores e do vereador de Pau Brasil, Nego Elder. Na oportunidade, o deputado observou a estrutura da instituição e recebeu informações sobre suas atividades. Para o vereador, “é fundamental que a gente lute para manter funcionando esse equipamento de saúde tão importante para nossa região”.

Ex-goleiro do Vitória, Wallace morre em acidente de carro

Foto: Divulgação/ ECV/ Maurício da Matta

O ex-goleiro do Vitória, Wallace, de 22 anos, emprestado esse ano ao Guarani, morreu neste sábado (27), em um acidente de carro na Rodovia Bandeirantes, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo “Blog torcedor do Guarani”, do portal G1. Ele foi revelado pela base do Vitória e passou a integrar o elenco de profissionais no ano de 2015. Recém-chegado ao Guarani, o goleiro estava na reserva, e, não havia disputado nenhuma das quatro partidas iniciais do alviverde nesta Série A2. Em comunicado oficial, o presidente do Leão, Ricardo David, lamentou a morte do atleta. “Toda a comunidade rubro-negra está de luto. A história de um jovem foi interrompida de forma inesperada e deixará eternas lembranças. Wallace tornou-se jogador profissional nos braços do nosso Esporte Clube Vitória. À sua família, os nossos mais sinceros sentimentos de pesar, colocando nesse momento toda nossa estrutura para o que se fizer necessário para o alívio dessa grande dor”, escreveu.

Uma pessoa morreu e 6 ficaram feridas após grupo atirar em barbearia em Eunápolis

Foto: Reprodução/Gustavo Moreira/Radar64

Três suspeitos teriam disparado tiros contra sete pessoas que estavam em uma barbearia nesta sexta-feira (17) em Eunápolis, extremo sul do estado. Por conta do crime, uma pessoa morreu. De acordo com o G1, a polícia informou que os homens chegaram ao local em um carro vermelho, desceram do veículo e realizaram diversos disparos. Uma das vítimas, Adenilson Souza dos Santos, 32 anos, foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, mas acabou falecendo por conta dos ferimentos. Entre as vítimas não fatais estão Gilberto Júnior Rocha da Silva, 29 anos, que está internado em estado grave, Tácio Lopes dos Santos, 20 anos; Eleandro Alves dos Santos, 38 anos; o dono da barbearia Miguel Carlos de Carvalho Júnior, 36 anos; Rafael do Carmo Medeiros, 30 anos, e um adolescente de 14 anos. Todos foram atingidos mas não correm risco de vida. O dono do local é um ex-presidiário. Segundo a Polícia Civil, apesar de ainda não dar para saber a motivação exata do crime, sabe-se que nem todas as vítimas eram alvos dos atiradores.

Casal é preso suspeito de matar três irmãos em Ribeira do Pombal

Foto: Divulgação/SSP-BA

Um casal foi preso,  na manhã deste sábado (27), suspeito de um triplo homicídio em Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia (relembre aqui).  Lucas Freitas Santos da Silva, mais conhecido como ‘Lukinhas, e Gelma Fernandes de Morais foram capturados por equipes da 25ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Euclides da Cunha).  Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a dupla atacou os irmãos que integravam uma quadrilha rival. Lukinhas e Gelma estavam com mandados de prisões expedidos por conta do envolvimento direto no triplo homicídio, ocorrido no dia 21 de janeiro, no povoado de Barro Vermelho. Os irmãos mortos eram investigados pelo homicídio de um traficante, no dia 17 de janeiro, em uma pizzaria, também na cidade de Ribeira do Pombal.

Número de mortos em festa de Fortaleza chega a 14; chacina é a maior do estado

Foto: Reprodução/Uol Noticias

Chega a 14 o número de pessoas mortas em uma festa no bairro de Cajazeiras, em Fortaleza, na madrugada deste sábado (27). Outras seis ficaram feridas. O número oficial foi divulgado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. Inicialmente, falava-se em 10 assassinados na chacina, a maior já registrada no estado. Informações iniciais apontam que membros de uma facção criminosas estavam em uma festa conhecida como “Forró do Gago”, próximo à Arena Castelão, quando homens armados chegaram em três carros, invadiram o local e efetuaram os disparos. O secretário, entretanto, preferiu não atribuir o crime a uma disputa entre facções. Ele disse que as investigações ainda estão acontecendo e classificou a chacina como uma questão “pontual”. Costa afirmou ainda que a secretaria está trabalhando para identificar todas as vítimas, investigar a motivação do crime e fazendo buscas por suspeitos. Segundo o G1, entre os 14 mortos, sete pessoas já foram identificadas: três homens, duas mulheres e duas adolescentes. Os nomes não foram divulgados. Dos seis feridos hospitalizados, dois estão em estado grave. Entre os internados, estão quatro adolescentes: duas de 16, um também de 16 e outra de apenas 12.

Homem é morto a facadas e pauladas em Gongogi

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Um homem conhecido pelos apelidos de “Sapucaia” e “Jal” foi morto a facadas e a pauladas na madrugada desse sábado (27), no povoado de Tapirama, distante de Ipiaú, cerca de 15 km. A área é pertencente ao município de Gongogi. Segundo informou um morador ao GIRO, a vítima foi morta por volta da meia noite e meia. O autor do homicídio, conhecido pelo apelido de “Pé no Chão”, foi detido em seguida por populares que o amarraram até que a Polícia Militar de Gongogi chegasse ao local. Até às 09h da manhã, o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus ainda não tinha removido o corpo. A motivação do homicídio ainda não foi esclarecida. Ainda conforme os moradores, Sapucaia era considerada uma pessoa querida pela comunidade local. O autor e vítima tinham uma ligação de amizade e sempre eram vistos bebendo juntos, segundo informou um dos habitantes de Tapirama. O caso será investigado pela delegacia do município de Gongogi. Com informações do Giro Ipiaú

Jovem de 17 anos é morta a facadas após discussão com adolescente de 13 em Ibotirama

Foto: Reprodução / TV Oeste

Após discussão, uma jovem de 17 anos foi morta a facadas por uma adolescente de 13 nesta quinta-feira (25) em Ibotirama, região oeste do estado. De acordo com o G1, testemunhas falaram que o crime ocorreu após uma discussão. A menina de 13 anos teria matado a garota com golpes em diversas partes do corpo, mas não se sabe a motivação da briga que culminou no homicídio.  Policiais identificaram a vítima como Silvaneide Valeriano Barros. A suspeita de cometer o crime fugiu e ainda não foi localizada.

Homem que omitiu alcoolismo morre após tomar vacina contra Febre Amarela na cidade de Santo Estêvão

Foto: Reprodução

Um homem de 57 anos morreu na cidade de Santo Estêvão, na Bahia, no último sábado (22), após tomar a vacina contra febre amarela, no dia 15 de janeiro. Segundo informações do jornal A Tarde, a Secretária de Saúde do município, Orlandina Nascimento, contou que o homem era alcoólatra e omitiu a informação para ser vacinado e que começou a sentir os sintomas dias depois de tentar a imunização. Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), divulgado nesta sexta-feira (26), confirmou a presença do vírus no paciente, mas a secretária de Saúde defende que o homem tenha desenvolvido a doença a partir da vacina e não por agentes externos, já que o município não tem casos registrados de febre amarela e ele não havia viajado nos últimos seis meses. Ao jornal, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, Francisco Magalhães, explicou que pessoas com baixa imunidade podem desenvolver a doença a partir da vacina. “A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivos atenuados, por isso quem sofre de doenças imunossupressoras como câncer, Aids ou uma doença renal crônica deve avaliar os riscos antes de tomar”, disse ele. “A pessoa que sofre de alcoolismo também pode ter a defesa imunológica comprometida, mas isso deve ser analisado caso a caso”, acrescentou. Este é o segundo caso confirmado de morte por febre amarela na Bahia.

Lula admite que pode ser preso e monta estratégia, diz colunista

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria afirmado a aliados que considera “provável” ser preso após a condenação imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF-4) na última quarta-feira (24). No entanto, de acordo com a colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente considera que uma prisão temporária lhe dar vantagem na campanha eleitoral. Os integrantes do partido, porém, admitem que o petista pode passar tempo maior na cadeia.  Ainda não se sabe quando o Supremo Tribunal Federal (STF) incluirá em pauta a discussão sobre autorização de que condenados comecem a cumprir pena logo após da confirmação de sentença em 2ª instância. No momento, boa parte dos ministros está de férias. A colunista afirma, contudo, que a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, teria sinalizado que poderá pautar o assunto já no próximo mês.

Aos 22 anos, filho de deputado é nomeado a cargo e vai gerir R$ 100 milhões

filho do deputado federal Wladimir Costa (Solidariedade-PA), conhecido por ter feito uma tatuagem falsa em homenagem ao presidente Michel Temer, foi nomeado para exercer o cargo de delegado federal da Secretaria Nacional do Desenvolvimento Agrário. Aos 22 anos, o universitário Yorran Costa vai administrar recursos no valor de R$ 100 milhões no Pará. De acordo com informações do G1, o salário do jovem será de R$ 10 mil. A nomeação foi divulgada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União.

O órgão é responsável por assuntos como a reforma agrária; promoção do desenvolvimento sustentável dos agricultores familiares; e delimitação, demarcação e titulação das terras de comunidades dos quilombos. “Nada acontece sem a determinação de Jesus Cristo. Se é para cumprir a missão, dei-me a missão”, declarou Yorann Costa, atual presidente executivo do Solidariedade Jovem, em postagem do partido nas redes sociais. O jovem estuda direito e gestão pública. Nas redes sociais, Wladimir Costa comemorou a nomeação do filho. “A missão é dada, a missão será cumprida! Deus nosso senhor Jesus Cristo no comando!”, escreveu.

Prefeito ‘Fernando Cuma’ torrou R$ 2,5 milhões no carnaval antecipado de Itabuna

Foto: Reprodução

Sem quitar salários, o prefeito Fernando Gomes torrou R$ 2,5 milhões no carnaval antecipado de Itabuna, apesar da risível alegação do secretário de Administração, Dinailson Gomes, de que o município só gastaria R$ 90 mil em recursos próprios na festa. Segundo os sindicatos, a Prefeitura pagou o salário apenas dos servidores que ela precisava para trabalhar no carnaval antecipado, como guardas municipais e agentes de saúde. Os outros continuam sem receber o salário e parte do 13º. Dinaílson declarou que, além de só gastar R$ 90 mil, o pagamento seria feito em duas parcelas, em abril e maio. O secretário só inclui em sua estranha conta o cachê dos artistas locais, omitindo vários gastos obrigatórios para a festa. O Ministério Público Estadual, que intimou a Prefeitura a enviar as planilhas, afirma que o valor está muito longe do real e entrou com perdido na Justiça para que as verbas da Prefeitura sejam bloqueadas para garantir o pagamento dos professores. O jornal A Região já tinha denunciado que o gasto do carnaval antecipado seria muito melhor, citando as licitações de trio elétrico e de banheiros químicos. Nesta semana o promotor Inocêncio Carvalho detalhou outros gastos, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A soma já ultrapassa os R$ 2,5 milhões e pode ser ainda maior. O MP listou entre os gastos a locação de sistema de sonorização e iluminação, por R$ 764.800; a aquisição de material gráfico, R$ 98.270; a locação de estruturas de eventos, R$ 1.042.396,50. Mais o fornecimento de lanches em kit, R$ 97 mil; fornecimento de refeições acondicionadas em quentinhas, R$ 28.500; fornecimento de buffet, R$ 227 mil; locação de banheiros químicos, R$ 193 mil; hospedagem, R$ 29.500, criação artística e execução visual decorativa, R$ 32.500. Ainda filmagem, edição e fotografia, que vão custar R$ 54.200. O total ficou em R$ 2.567.561,50, com a maioria dos contratos feitos ainda no final do ano passado. Porém, faltou o contrato dos trios elétricos (R$ 160 mil, apesar de a FICC já ter um contrato de R$ 300 mil para uso ao longo do ano). Também existe um contrato de “material elétrico para o carnaval”, de R$ 55.784,90, publicado no D.O. do dia 10. É preciso apurar ainda se houve contrato de cobertura da festa pelas tevês e rádios, que envolvem pagamento da Prefeitura. O total pode passar fácil dos R$ 3 milhões.

Instituto realiza pesquisa e testa nome de Jaques Wagner para presidência

Foto: Reprodução

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) apareceu pela primeira em uma pesquisa de intenção de voto para presidenciáveis da eleição 2018. O Instituto Ipsos realizou a pesquisa no início deste mês, com 1.200 pessoas e o resultado será divulgado na terça-feira (30). A coluna Expresso da Revista Época publicou nesta sexta (26) que Wagner é cotado para ser o candidato do PT ao Palácio do Planalto caso o ex-presidente Lula não consiga concorrer. Após o resultado do julgamento do ex-presidente Lula (PT), opção do partido, no caso do triplex do Guarujá, que teve sua pena ampliada para 12 anos e 1 mês, fica a dúvida se Lula poderá ou não concorrer as eleições deste ano. Os outros petistas listados na pesquisa são o próprio Lula e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Três adolescentes morrem em acidente de trânsito após roubarem carro em LEM

Foto: Reprodução/blog do Braga

Após roubar um carro, em Luís Eduardo Magalhães (LEM), três adolescentes de 12, 15 e 16 anos morreram em um acidente de trânsito na BR-242. O caso aconteceu por volta das 18h, nas proximidades da empresa Mauricéa, na altura do setor industrial de LEM. Segundo informações do portal Sigi Vilares, quatro homens roubaram um Ford KA, de placa PKF 1730, na Rua Rui Barbosa, localizada no centro da cidade. A vítima do assalto era uma mulher que esperava pela mãe no local. “Por pouco, eles não me levaram no carro também como refém. Foi minha mãe que me puxou e impediu que eles me levassem”, relatou a dona do carro ao site. Depois de cometer o crime, os assaltantes fugiram pela BR-242. Quando passavam na altura do km-890, o condutor do veículo tentou fazer uma ultrapassagem e acabou colidindo de frente com uma caminhonete F250. Com a colisão, o carro ficou destruído. Três criminosos ficaram presos nas ferragens, tendo sido retirados pelo Corpo de Bombeiros, e morreram no local – o quarto assaltante indicado pela vítima não foi encontrado no veículo pela Polícia Civil e a guarnição da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atenderam a ocorrência. Os corpos dos jovens foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Já os passageiros da caminhonete, Belmiro Kanzi, de 62 anos, e Marcelo Kanzi, 40, identificados como pai e filho, foram socorridos por duas equipes médicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o G1, um deles foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e passa bem enquanto o outro foi transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras.

Homem morre após ser vacinado contra a Febre Amarela em Santo Estevão

Um homem morreu após dar entrada no Hospital Municipal João Borges de Cerqueira, na tarde desta quinta-feira (26), com possíveis reações alérgicas a vacina de febre amarela, na cidade de Santo Estêvão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, o exame confirmou que a morte foi provocada pelo vírus da febre amarela. O caso está sendo investigado para saber se a morte do homem foi provocada porque ele contraiu a doença pela picada do mosquito ou após a vacina ter reagido no organismo. Segundo informações da Sesau, o homem teria sido vacinado contra a doença no dia 15 deste mês.

Advogado de Lula entrega passaporte do ex-presidente à Polícia Federal

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, chegou por volta das 10h30 para entregar o passaporte do petista à Polícia Federal. De acordo com o site O Antagonista, Zanin chegou sozinho na sede da PF de Brasília. O defensor do ex-presidente, Cristiano Zanin, disse ter recebido “com grande estarrecimento” a decisão da Justiça Federal de Brasília. Para ele, o magistrado “fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição”, ou seja, o caso do triplex. Zanin também afirma que a decisão prejudica o direito de ir e vir de Lula, o que é garantido na Constituição e só poderia ser restringido na hipótese de decisão condenatória transitada em julgado. O ex-presidente viajaria para a Etiópia na madrugada desta sexta.

Diretora e secretária são agredidas por aluno que teve matrícula recusada em Barreiras

Foto: Reprodução

Duas funcionárias do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Barreiras, no oeste da Bahia, acusam um aluno de ter agredido as duas com tapas e socos, após a renovação da matrícula dele ter sido recusada pela instituição de ensino. As informações foram publicadas pelo G1. Segundo a reportagem, a diretora, Iliege Viana, e a secretária, Ivanilze Araújo, dizem que a medida foi tomada porque o estudante já tinha se comportado de forma agressiva outras vezes. O estudante não teve nome e idade divulgados. “Ele proferiu palavras de baixo calão a meu respeito. Ele veio dando empurrões e desferiu um tapa no meu rosto”, relatou a diretora ao site. Já a secretária, contou ter levado um soco no rosto, além de ser alvo de agressões verbais. “Me agredia verbalmente. Tinha sido até suspenso. E ele vinha sempre me agredindo”, destacou. As duas registraram um boletim de ocorrência contra o estudante no Complexo Policial de Barreiras e, em seguida, fizeram exames de corpo de delito. A direção do Núcleo Territorial da Educação da região de Barreiras informou que conversará com a família do aluno para decidir quais medidas serão tomadas.