Ubaitaba Urgente

Aline Cristina ex-BBB ganha na Justiça processo contra Globo

A ex-BBB Aline Cristina, que participou da quinta edição do Big Brother Brasil em 2005, ganhou apelação no Tribunal de Justiça de São Paulo em processo que movia contra o Globo. Ela pediu que a emissora apagasse todos os conteúdos publicados sobre ela no site Ego, que foi descontinuado em abril de 2017, mas ainda mantém matérias no ar. A ação foi julgada improcedente em primeira instância, mas o relator Alcides Leopoldo e Silva Júnior, da 2ª Câmara de Direito Privado, concordou com a sustentação da autora e reverteu a decisão. “Mesmo a pessoa pública tem direito à preservação de sua vida privada e muito mais aquela que abandonou a exposição pública e a notoriedade, não se evidenciando o interesse jornalístico atual na divulgação de fatos passados e presentes da autora, que como afirmado lhe causaram danos ao seu relacionamento familiar, pessoal e profissional”, explica Alcides no acórdão publicado no último dia 11 de janeiro. O relator ainda afirma que, como Aline saiu da vida pública, a Globo não teria mais o direito de veicular matérias sobre sua participação no programa. “A autora abdicou da vida pública, trabalha atualmente como carteira e se opôs a divulgação de fatos da vida privada, teve fotografias atuais reproduzidas sem autorização, extraídas de seu Facebook, sofrendo ofensa a sua autoestima, uma vez que a matéria não tinha interesse jornalístico atual, e não poderia ser divulgada sem autorização”, afirma Alcides na decisão. Como sentença, a Globo foi condenada ao pagamento de R$ 20 mil como indenização de danos morais contra Aline, além de ser obrigada a apagar as matérias que envolvem a ex-BBB, como consta no Marco Civil da Internet. Informações: Exame

Economistas esperam julgamento por 3 x 0 contra Lula

julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acontece nesta quarta-feira (24) no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e, segundo analistas e economistas ouvidos pela Folha de S. Paulo, a expectativa é de que o petista seja condenado por unanimidade.  No entanto, o esboço de dúvida, como no caso de um 2 x 1, já seria suficiente para ter impacto negativo em Bolsa e dólar. A possibilidade já contemplada no recente histórico de recordes da Bolsa brasileira é o de ratificação da sentença redigida pelo juiz Sergio Moro em julho de 2017. “O movimento positivo na Bolsa desde o começo do ano tem um componente de exterior e a percepção do mercado de que viria uma condenação por 3 x 0, que dificultaria a candidatura de Lula”, diz Silvio Campos Neto, economista da consultoria Tendências. De acordo com Neto, a queda de 1,2% da Bolsa brasileira nesta terça (23) seria uma antecipação do resultado de quarta, com os investidores preferindo embolsar os lucros antes de a condenação ser confirmada pelo TRF-4.

Governo quer elevar a idade para idoso pobre se aposentar

governo Michel Temer planeja elevar a idade mínima para idosos pobres receberem benefício assistencial, caso consiga aprovar a reforma da Previdência neste ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pela política.  O secretário-executivo da pasta e ministro em exercício, Alberto Beltrame, disse à reportagem que a ideia é aumentar para 68 anos a idade mínima do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que hoje está em 65 anos. “A idade do BPC, em aprovada a mudança da idade da Previdência, tem que subir um pouco”, afirmou. “O que estamos falando aqui é de colocar em torno de 68 anos.” A explicação para a mudança, segundo Beltrame, é que manter a idade do BPC em 65 anos “pode ser desestimulante à contribuição” à Previdência. Diferente de uma aposentadoria, o BPC é assistencial e não exige contribuição anterior ao INSS. O benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 954), é pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Para receber, é necessário que a renda familiar por pessoa seja inferior, hoje, a R$ 238,50. Da forma como está hoje, a reforma acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e estabelece idade mínima de 65 (homem) e 62 (mulher) na área urbana. Na versão original, o texto trazia grandes alterações no BPC: aumentava a idade mínima para 70 anos, no caso dos idosos, e desvinculava o benefício do salário mínimo. Alterado pelo Congresso, o texto aprovado em comissão especial estabelecia a idade de 68 anos para o BPC. A versão mais recente, contudo, tirou essas mudanças no benefício assistencial -ou seja, valem os atuais 65 anos. O movimento de retirar alterações no BPC e na aposentadoria rural foi feito em acordo do governo com o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), para fortalecer o discurso de que a reforma acaba com privilégios. O próprio Temer destacou a decisão em discurso em dezembro: “Hoje, quando se pergunta: ‘Por que você não vota na Previdência? É porque prejudica os trabalhadores rurais?’, Não, porque foram excluídos. ‘É porque prejudica os idosos pobres que chegam aos 65 e, se não têm contribuição, podem receber um salário mínimo?’ Também não, porque foram excluídos.”

SUAVE

Beltrame afirmou que, se houver alteração na idade do benefício assistencial, o aumento será gradual. “A ideia é ir aumentando gradativamente a idade. Suavemente”, disse. A idade, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, subiria um ano a cada dois anos. Nesse cenário, a mudança de 65 para 68 anos levaria seis anos. Beltrame disse que as pessoas que já recebem o benefício não seriam afetadas. A mudança na idade mínima do BPC pode ser feita por meio de uma alteração na lei, sem necessidade de mexer na Constituição. Caso a reforma da Previdência passe em fevereiro, Beltrame disse que a ideia é que a proposta de alteração no BPC saia ainda neste ano. “Se aprovada a outra [65 na Previdência], achamos que isso [68 anos no BPC] é adequado, é uma coisa que tem lógica e tem razoabilidade. Agora, se não mudar a idade da Previdência, não mudará também a do BPC.”  Com informações da Folhapress.

Expectativa por condenação de Lula impulsiona Bolsa e derruba dólar

expectativa de que seja confirmada a condenação por 3 a 0 do ex-presidente Lula no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) impulsiona a Bolsa brasileira e derruba o dólar nesta quarta (24).  Por volta das 12h30, a Bolsa brasileira estava em alta. O Ibovespa subia 1,76%, para 82.094 pontos. Esta quarta (24) foi o primeira dia em que a Bolsa superou os 82 mil pontos. O dólar comercial recuava 1,42%, para R$ 3,193. O dólar à vista também caía 1,42%, para R$ 3,194. Com informações da Folhapress.

Julgamento do ex-presidente Lula ao vivo.

Atualizada em 24/01/17 às 12:28hs – 13:08hs – 15:42hs – 17:00hs

VOTAÇÃO ENCERRADA:

CONDENAÇÃO = 3

ABSOLVIÇÃO    = 0

Victor Laus, terceiro desembargador segue a mesma votação dos demais pela condenação do ex-presidente Lula.

Segundo desembargador, Leandro Palsen, vota com o relator pela manutenção da condenação de Lula.

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato em segunda instância, recomendou nesta quarta-feira (24) a manutenção da condenação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva   no caso do triplex do Guarujá e aumentou a pena do petista para 12 anos e 1 mês de reclusão, mais 280 dias multa.  Para a condenação de Lula ser confirmada, ao menos um dos dois outros desembargadores terá que apoiar o voto do relator. A dosimetria da pena também depende do aval dos outros membros da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que julga hoje a apelação da defesa do ex-presidente no caso. Segundo Gerbran, a “culpabilidade” do petista é “extremamente elevada” em razão da alta posição que ele ocupava na República.  “Não está em jogo só o patrimonio da Petrobras, mas o Estado democrático de direito”, afirmou.

recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a ser julgado, pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A apelação é contra a condenação de 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, que foi aplicada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba (PR). Na sessão, os procuradores e advogados de defesa irão se manifestar, e os três desembargadores irão proferir os votos.   Após a manifestação dos advogados, o relator João Pedro Gebran Neto começou a ler o voto. Depois, será a vez do revisor, Leandro Paulsen. Em seguida, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus também dá seu parecer. Os magistrados não têm tempo pré-determinado para se manifestarem.

Caetano agradece em nota esforço da polícia e do governador em recuperar instrumentos roubados

O cantor Caetano Veloso agradeceu o esforço da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Militar e da Polícia Civil para recuperar os instrumentos que foram roubados no último dia 15, na BR-101. Parte do material levado pelos criminosos foi recuperado nesta sexta-feira (19), na zona rural de Ibirapitanga, sul baiano. Em nota, o cantor se disse feliz pelo desfecho e empenho do governador Rui Costa, que determinou ação imediata das forças de segurança. “(…) Além da solidariedade que recebi na Bahia e no Brasil. É bom saber que encontrei todo esse apoio em minha terra natal”, disse o cantor. Ainda em nota, Caetano enumerou os instrumentos que não foram encontrados pela polícia: violoncelo Moreno Veloso, um baixo elétrico, 4 baterias de litium Shure (modelo SB900), 3 In-ear phones Westone (modelo UM3X), microfone DPA modelo D:Facto II (serie CC036), microfone DPA modelo 4061 (serie R110735), 4 earphones shure (modelo ES846, série 374), microfone modelo neuman KMS 105, 2 body packs PSM 1000, 2 body packs transmissores sem fio de guitarra; pano branco (ciclorama), lona amrela chão (5mX9m), corrente para o telão, 2 moving lights mac aura, 1 mesa de iluminação Avolite Pearl, 1 cesta com fiação para movings lights, 1 mala cinza com figurino de Caetano, 1 mala azul areado com figurino dos artistas, 1 mochila preta com 9 rádios de comunicação. “A questão da insegurança é nacional, afeta todo o Brasil e precisa ser resolvida por toda a sociedade. Não dá pra ficar de braços cruzados diante da entrada de armas pesadas pelas nossas fronteiras, armas que mata, nossos jovens e nossos policiais”, escreveu o cantor. BN

Cover de Tiririca visita o Abrigo Lar Maria do Carmo em Dias d’Ávila

O cover do palhaço e deputado Tiririca, Nica, visitou na tarde desta terça-feira (23), a Associação de Amparo ao Idoso Lar Maria do Carmo, em Dias Dávila. O objetivo do humorista foi levar um pouco de alegria aos idosos acolhidos pelo Grupo JR. O abrigo, idealizado pelo empresário Raimundo Andrade, mais conhecido como Raimundinho da JR, também participou de toda a animação. “Foi uma tarde maravilhosa. Meus amigos e amigas do asilo riram muito. Sem dúvida, um sorriso muda tudo.”

Já Nica Tiririca, declarou que o abrigo mexeu muito com ele. “É um prazer levar esses momentos de alegria para os idosos, gosto e vou abraçar esse abrigo, pois tem dedicação e muito amor ao próximo”, afirma o melhor cover de Tiririca. E Raimundinho da JR reforça: “Sempre tratei e cuidei muito bem dos nossos idosos, a sociedade e os governos precisam respeitar mais os idosos e garantir as condições básicas de dignidade, conforme prevê o Estatuto do Idoso”. O empresário acredita que todo cristão precisa procurar fazer a sua parte. “Infelizmente, hoje as pessoas não respeitam quem tem cabelo branco. Mas, podemos fazer muito mais e sempre carregarei essa bandeira comigo”. O Lar Maria do Carmo é um ambiente de convivência e fortalecimento de vínculos afetivos, além de um centro de atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos.

Prefeita Suka assina convênio para a construção do ginásio de esportes de Ubaitaba.

A obra tem um valor global de 726 mil reais e representa muito para a cidade de Ubaitaba pois o ginásio de Esportes foi o equipamento esportivo mais importante da cidade por décadas, até ficar totalmente destruído desde o início dos anos 2000. Para a prefeita, as obras beneficiam toda a cidade.‘’Nosso papel é trabalhar pela cidade e nos nossos 12 meses e 22 dias de governo, a população de Ubaitaba e Distritos, foram beneficiadas em todos os setores nessa parceria das esferas municipal, estadual e federal’, enfatizou Suka Carneiro. (Ascom/Ubaitaba)

Juíza aplica primeira condenação por poluição sonora em Ilhéus

Na última quinta-feira (18), a 1º Vara Criminal de Ilhéus proferiu a primeira condenação por poluição sonora no município. A decisão foi da juíza Emanuele Vita Leite Armede. De acordo com a sentença, no dia 3 de janeiro de 2014, por volta das 23h35m, na BA-001, o 2º Pelotão da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (2º Pel. CIPPA/PS) flagrou o automóvel de Lucas Bispo dos Santos com a tampa traseira aberta emitindo sons acima do volume permitido, “causando poluição sonora em níveis tais que resultam em danos à saúde humana”. Os policias militares envolvidos têm treinamento para esse tipo de operação. Segundo os PMs, o dono do veículo não tinha autorização municipal para emitir som acima dos níveis permitidos. O réu foi condenado a um ano de reclusão. Além disso, terá de pagar 10 dias-multa assegurados no Artigo 54, caput, da Lei nº 9.605/98, “em decorrência do dano ambiental provocado à coletividade por sua conduta ilícita”. Com base no tamanho da pena e nas condições pessoais do réu, ele deve cumprir a sentença em regime aberto. (Blog do Gusmao)

Por falta de pagamento funcionários terceirizados da UEFS fazem protestos em Feira de Santana

(Foto: Reprodução/ TV subaé)
(Foto: Reprodução/ TV subaé)

Cerca de 250 funcionários terceirizados da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a cerca de 100 km de Salvador, fizeram um protesto, na manhã desta terça-feira (23). A manifestação durou quase duas horas, na porta da instituição, e impediu a entrada de pessoas na universidade. Participaram do protesto funcionários da vigilância, limpeza e manutenção. A categoria reclama que alguns trabalhadores estão sem receber o pagamento dos salários há cerca de dois meses. Os vigilantes voltaram ao trabalho após uma negociação com a reitoria da Uefs. No entanto, os funcionários da limpeza continuam com as atividades suspensas. A assessoria da Uefs informou que o repasse da verba para a empresa terceirizada foi feito na semana passada e que vai acompanhar o pagamento dos salários. Informações do G1

Tentativa de fuga de presos em Campo Formoso é frustrada pela polícia

Presos custodiados na Delegacia Territorial de Campo Formoso tentaram fugir, no domingo (21), mas tiveram a ação frustrada por policiais da unidade. Eles foram pegos enquanto serravam as grades da área do banho de sol. Com o flagra, os detentos destruíram as celas, mas foram contidos com o apoio da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Campo Formoso), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Senhor do Bonfim) e do Corpo de Bombeiros. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), toda a ação durou cerca de três horas. Titular da 19ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), o delegado Felipe Neri Neto contou que os criminosos atearam fogo em lençóis e colchões e arrancaram pedaços de concreto das paredes das celas. “Eles jogaram os pedaços de concretos nos policiais, mas ninguém ficou ferido”, garantiu. Os bombeiros apagaram o foco de incêndio e os presos foram reacomodados em celas da DT. A SSP afirma que já solicitou a transferência dos detentos para uma unidade prisional ao Ministério Público e à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Ex-deputado Luiz Argôlo é transferido e ficará em presídio na Bahia

O ex-deputado federal Luiz Argôlo, condenado na Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi transferido de Curitiba para Salvador, segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização‎ da Bahia (Seap), nesta terça-feira (23).  A Seap não detalhou quando ocorreu a transferência, mas disse que ele está na capital baiana há cerca de 15 dias, após a defesa obter a transferência dele para o sistema prisional baiano. O ex-deputado estava em Curitiba desde 2015, após ser preso durante a 11ª etapa da Lava Jato. A secretaria informou que Argôlo está no Centro de Observação Penal (COP) do Complexo Penitenciário Lemos Brito, em Salvador, uma espécie de porta de entrada antes do detento ser encaminhado para uma unidade do sistema. No local, os detentos passam por atendimento do serviço social, exames, avaliações médicas, entre outros. Ainda segundo a Seap, somente após a triagem, Argôlo deve ser encaminhado para uma unidade prisional da Bahia, que não foi divulgada. Entretanto, como a família do ex-deputado é da região de Entre Rios, ele pode ficar em alguma unidade prisional próxima ao local da residência dos familiares.

CONDENAÇÃO

A Justiça Federal no Paraná condenou no dia 16 de novembro de 2015, o ex-deputado federal Luiz Argôlo pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, investigados na Operação Lava Jato. A pena considerada pelo juiz Sérgio Moro foi de 11 anos e 11 meses de reclusão em regime inicialmente fechado, além do pagamento de multas de R$ 459.740. Ao dar a sentença, Sérgio Moro considerou que Argôlo, enquanto deputado federal, recebeu parte do dinheiro da propina paga por empreiteiras fornecedoras da Petrobras à Diretoria de Abastecimento da estatal, então comandada por Paulo Roberto Costa. A lavagem de dinheiro ficou configurada na ocultação e dissimulação dos recursos recebidos. Segundo o juiz, ficou comprovado que Argôlo recebeu R$ 1.474.442,00 do esquema, sendo que pelo menos R$ 250 mil envolveu apenas um recebimento de propina. O doleiro Alberto Youssef, que também foi investigado e condenado na Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro falou sobre a propina recebida por Luiz Argôlo. Disse que Argôlo tinha conhecimento de que o dinheiro repassado a ele provinha do esquema de corrupção na Petrobras. Argôlo afirmou que todo o dinheiro repassado pelo doleiro Alberto Youssef Youssef a ele era referente à compra de um terreno da família em Camaçari, na Bahia. O juiz não aceitou a argumentação da defesa. As informações são do G1

TJBA instala Posto Avançado da Justiça Estadual em Maraú e mais 13 municípios

Atualizada às 14:13Hs

Apresidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, assinou, no final da tarde desta segunda-feira (22), com 14 Municípios, o Termo de Convênio que determina a instalação dos Postos Avançados da Justiça Estadual nas comarcas não instaladas, ou desativadas. Os postos têm o objetivo de dar mais agilidade e eficiência à prestação jurisdicional. Funcionarão de segunda a sexta-feira, no mesmo horário de funcionamento da comarca sede.

No espaço, serão realizadas audiências e sessões de conciliação pré-processuais. “A instalação desses postos com certeza é um avanço, pois é o que nós queríamos para dar uma sustentação à nossa população. É investimento, principalmente pelo fato de que agora as pessoas não precisarão ter uma despesa extra se deslocando para outra cidade”, disse José Adriano Pereira, prefeito de Nova Fátima, localizada a 253 quilômetros de Salvador. “Com a instalação das unidades poderemos mostrar a população que muitos dos serviços continuarão no município. Sem falar que os cartórios extrajudiciais permaneceram no município e isso foi de suma importância, porque há uma demanda grande por esses cartórios”, disse Rogério Serafim, prefeito de Serra Preta, a 170 quilômetros da capital. Os postos vão auxiliar os magistrados na realização de procedimentos e atos inerentes ao trâmite dos processos oriundos daquela localidade. O cidadão, por sua vez, também poderá ter acesso a informações processuais. A Coordenação dos Postos Avançados será exercida pela Diretoria de Primeiro Grau da Presidência (DPG). Os municípios são parceiros da iniciativa.

De acordo com o convênio, disponibilizam no mínimo um servidor para prestar informações à população e auxiliar o juiz durante o horário de funcionamento do posto. Também oferecem todo o equipamento necessário para o funcionamento, como acesso à internet e linha telefônica. Assinaram os termos os prefeitos Heraldo Miranda, de Baixa Grande; Gilson Souza, de Angical; Alessandro Brandão, de Brejões; Litercílio Oliveira, de Brotas de Macaúbas; Raimundo Bastos, de Conceição da Feira; Valdes Souza, de Itaetê; Hunaldo Costa, de Jaguaripe; José Adriano Pereira, de Nova Fátima; Marcel Carvalho, de Paratinga; Rogério Sousa, de Serra Preta; e Maria das Graças Viana, de Maraú. A instalação dos postos está prevista no Ato Conjunto nº 25, publicado no dia 25 de setembro de 2017 e assinado pela presidente Maria do Socorro Barreto Santiago, o corregedor-geral da justiça, desembargador Osvaldo Bomfim e pela corregedora das Comarcas do Interior, Cynthia Resende. Informações da: Ascom TJBA

Surto de malária na Bahia registra 2ª morte; treze pessoas seguem internadas

O surto de malária que atinge o município de Wenceslau Guimarães, no Sul da Bahia, registrou a segunda morte este ano. A paciente Luciene Sousa dos Santos, 31 anos, morava em Chico Lopes, área rural do município. A informação foi confirmada pelo prefeito Carlos Alberto Liotério dos Santos (PRB). “No total, foram 23 casos da doença aqui no município. Dentre eles, 21 pessoas estão internadas e duas vieram a óbito”, disse o prefeito ao CORREIO. Luciene estava internada desde o último dia 17 na própria cidade, mas foi transferida no dia seguinte para Valença, no Baixo Sul, e devido ao agravamento do caso, foi encaminhada para Ilhéus, no dia 20. A prefeitura foi informada do falecimento da paciente na tarde desta segunda-feira (22). Dentre os 13 internados, oito são crianças. Destas, cinco estão na Santa Casa de Misericórdia, em Valença, duas no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, e uma no Hospital Irmã Dulce, em Salvador, de acordo com o prefeito; os demais seguem em tratamento no hospital municipal de Wenceslau Guimarães. *Informações do CORREIO

Jungmann: Forças Armadas estão a postos para julgamento de Lula

Em meio à tensão nas ruas de Porto Alegre para o julgamento do ex-presidente Lula, o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), afirmou nesta segunda-feira, 22, que as Forças Armadas estão a postos. Em entrevista à Rádio Pernambucana, Jungmann assegurou que existe “pessoal de pronto emprego para qualquer emergência”. “Estamos prontos e atentos”, disse o ministro ressaltando, entretanto, que o esquema montado pelo governo do Estado Rio Grande do Sul e os acordos firmados com os movimentos permitirá a tranquilidade no dia do julgamento. Durante entrevista, Jungmann também defendeu o direito de mobilização dos manifestantes pró e contra o ex-presidente, mas de forma ordeira. “Há lugar para protesto, manifestar opinião, mas dentro da ordem, com respeito às pessoas e à propriedade”, disse. O ministro também criticou as recentes declarações da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann. Na semana passada, a líder petista afirmou que “para prender Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente”. Segundo Jungmann, as declarações incitam a desordem e devem ser combatidas pelos órgãos de Justiça. “Quem faz isso evidentemente está incitando a desordem e aí o Ministério Público e Justiça têm que agir. Só entramos em ação quando há colapso”, explicou. Com informações do Estadão Conteúdo.

Amazon inaugura 1º supermercado sem caixas, pagamento ocorre via cartão de crédito em aplicativo

Após um ano de testes, a Amazon inaugura nesta segunda-feira (22) em Seattle, nos Estados Unidos, o supermercado “Amazon Go”, que tem como principal característica a ausência de caixas registradoras. Para entrar na loja, basta baixar um aplicativo e ativá-lo em um sensor de códigos de barra. Do lado de dentro, o supermercado é igual aos outros, com gôndolas lotadas de produtos. Mas, à medida em que um cliente retira um item das prateleiras, o app da Amazon já armazena os dados em um “carrinho virtual”. O objetivo da Amazon é fazer com que os consumidores evitem longas filas em caixas de supermercados, o que afasta clientes. A primeira unidade da “Amazon Go” estava em testes desde dezembro de 2016. A loja possui 167 metros quadrados e está localizada em um prédio comercial.

WhatsApp vai passar a cobrar por determinados serviços

O App de mensagens – WhatsApp anunciou que terá sua vertente voltada a empresas. O WhatsApp Business deverá chegar no Brasil em breve. O segmento abriu espaço para que a empresa fizesse sua primeira tentativa de monetizar a troca de mensagens na plataforma desde que anulou a anuidade de 1 dólar para consumidores finais. De acordo com a revista Exame, Anne Yeh, gerente de de comunicação do mensageiro, informou que o aplicativo será gratuito para download. No entanto, vai cobrar por determinados serviços voltados para este mercado. A porta-voz não descarta a possibilidade de cobrar para exibir anúncios no WhatsApp. “Nossa expectativa é ajudar essas empresas a melhorar seu serviço ao cliente e oferecer uma opção aos nossos usuários para que saibam que estão falando com empresas reais e legítimas”, revela a gerente, sobre o objetivo do lançamento. Lembrando que as empresas serão classificadas de duas formas pelo WhatsApp. A conta “Confirmed” garante que o número da conta é mesmo da empresa. E o status “Business” revela que a empresa está usando a modalidade empresarial do mensageiro, mas ainda não foi verificada pelo WhatsApp. “A princípio, a maioria das empresas estará listada como Business Accounts, pois queremos ser atenciosos ao confirmar as empresas para certificar que são autenticas”, diz Anne Yeh. As informações são do Noticias ao Minuto

Famosos: Atriz Desirée Vignolli, de ‘Que Rei Sou Eu?’, morre aos 52 anos

Desirée Vignolli, de 52 anos, morreu após sofrer um infarto fulminante no domingo (21) no Rio de Janeiro. A atriz, que se tornou conhecida por atuar nas novelas “Jogo da Vida” (1981), “Louco Amor” (1983), “Que Rei Sou Eu?” (1989) e “Mico Preto” (1990), da Rede Globo, estava longe das telas desde 2000, quando fez “Vidas Cruzadas”, da Record.  Em 1999, a atriz chegou a ser presa por furtar a bolsa de uma pessoa que frequentava a mesma academia de ginástica que ela, no Rio. À época, ela alegou que cometeu o crime por estar passando por dificuldades financeiras. O corpo da atriz será velado na próxima quarta (24), o cemitério São João Batista, em Botafogo. As informações são do UOL.

Lava Jato: dos 54 senadores que disputarão eleição, 23 são investigados

Senado Federal conta com 81 parlamentares, ou seja, três por cada unidade da federação, que cumprem mandatos de oito anos. Nas próximas eleições, cada Estado e o Distrito Federal vão eleger dois deles, o que significa dois terços do total, o equivalente a 54 políticos.  De quatro em quatro anos, uma parcela da Casa é renovada. Em 2014, 27 nomes, ou um terço das vagas, venceram o pleito. Cada unidade federativa elegeu, portanto, um senador. Entre os políticos que concorrerão a uma vaga no Senado, nas próximas eleições, 23 são alvo da Operação Lava Jato, ou de desdobramentos da investigação, e correm o risco de ficar sem o foro privilegiado. Segundo o portal G1, o número é quase metade dos 54 senadores cujos mandatos terminam neste ano. Atualmente, além dos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados, senadores, ministros e o procurador-geral da República só podem ser investigados ou processados no STF; enquanto os governadores vão para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).  No entanto, sem o mandato, os senadores passariam a responder judicialmente a instâncias inferiores. Como alguns são alvos da Lava Jato, poderiam ser julgados pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela operação em Curitiba. Entre eles estão caciques da política brasileira, inclusive o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), além do líder do governo e presidente do PMDB, Romero Jucá (RR), do líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), e do líder da minoria, Humberto Costa (PT-PE).

Renan Calheiros (PMDB-AL), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Jader Barbalho (PMDB-PA), Edison Lobão (PMDB-MA), Gleisi Hoffmann (PT-PR), José Agripino Maia (DEM-RN), Ciro Nogueira (PP-PI), Benedito de Lira (PP-AL), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Aécio Neves (PSDB-MG), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Valdir Raupp (PMDB-RO), Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Dalirio Beber (PSDB-SC), Eduardo Braga (PMDB-AM), Jorge Viana (PT-AC) e Ivo Cassol (PP-RO) também engrossam a lista.

Helicóptero da TV Globo cai e deixa pelo menos dois mortos em Recife

Um helicóptero da TV Globo caiu na manhã desta terça-feira (23) na Praia de Pina, Zona Sul do Recife (PE). Duas pessoas que estavam na aeronave morreram; um terceiro ocupante da aeronave foi encaminhado para o Hospital da Restauração. Populares afirmam que havia um quarto tripulante. Dois deles foram identificados como Daniel Galvão, piloto do helicóptero, e Miguel Brendo, operador de transmissão. O acidente aconteceu no mar, por volta das 6h15, logo depois que o helicóptero fez as imagens da abertura do jornal Bom Dia Pernambuco. De acordo com o G1, chovia na hora do acidente. Bombeiros foram acionados para fazer o resgate da aeronave, que afundou. O Globocop pertencia à empresa Helisae e foi revisado na semana passada, segundo a publicação, tendo feito voos normais desde então. A equipe de resgate busca a possível quarta vítima.