Ubaitaba Urgente

Carro perde o controle após acidente e atropela pedestres em ponto de ônibus em Itapuã

Um carro perdeu o controle e atingiu pessoas que estavam em um ponto de ônibus de Itapuã, em Salvador, no início da noite deste sábado (20). De acordo com a Transalvador, o veículo saiu da pista ao colidir com um outro carro na Rua Aristídes Milton, em frente à 12 Delegacia de Polícia Civil. O órgão de trânsito não tem detalhes sobre o estado de saúde das vítimas, mas informou que ao todo foram registradas 15 vítimas: 10 pessoas foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) enquanto outras cinco foram levadas para hospitais. O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública confirmou o acidente, mas também não tinha mais detalhes sobre o estado das vítimas. Viaturas da Polícia Militar e da Transalvador estão no local acompanhando a situação. Por se tratar de um acidente com vítimas, depois de serem retirados do local, os carros serão periciados.

Ônibus de empresa de turismo pega fogo na BA-131; não há registro de feridos

Foto: Herculano Santana / Augusto Urgente

Um ônibus de uma empresa de turismo pegou fogo na madrugada deste sábado (20) na BA-131, no trecho entre os municípios de Pindobaçu e Saúde, norte da Bahia. O veículo, que levava pelo menos 50 passageiros, saiu de Apodi, no Rio Grande do Norte. Informações da TV São Francisco indicam que o incêndio começou com o ônibus em movimento, por volta das 2h. Os passageiros conseguiram deixar o veículo, de modo que não há registro de feridos. Malas e pertences foram destruídos no incêndio. Ocupantes do veículo relataram que o extintor do ônibus não funcionou. A empresa Catedral Turismo, responsável pelo veículo, disse não saber ainda qual foi a causa do incêndio. Os passageiros foram encaminhados para uma pousada no município de Saúde, enquanto aguardavam um novo veículo para seguir viagem.

Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras

O governo vai enviar ao Congresso Nacional o projeto de Lei que propõe a privatização da Eletrobras. O texto foi assinado nesta sexta-feira (19) pelo presidente Michel Temer. A operação se dará por meio de aumento do capital social da empresa, que o governo considera “democratização do capital da Eletrobras”. Pela proposta, nenhum acionista poderá ter mais de 10% de poder do voto. O objetivo, segundo o Planalto, é evitar que outra companhia tome o controle da estatal. O projeto também prevê que a União terá ações especiais na Eletrobras após a privatização, chamadas de “golden share”, que dão a seu detentor direitos como garantia de indicação de um membro do Conselho de Administração.

ITAIPU E ELETRONUCLEAR

O projeto exclui do processo de desestatização da Eletrobras a Eletronuclear, subsidiária da estatal, e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, controlada pelo Brasil em conjunto com o Paraguai. No caso da empresa responsável pelas usinas nucleares brasileiras, o motivo é uma questão de monopólio constitucional. No caso de Itaipu, a manutenção do controle da União atende a um Tratado Internacional firmado com o Paraguai.

TARIFAS

Segundo o governo, a privatização da Eletrobras levará à redução das tarifas pagas pelo consumidor. O Planalto também argumenta que a abertura de capital da empresa fortalecerá o setor, com a expansão de investimentos e o aprimoramento da oferta de energia. No entanto, cálculos de simulação de impactos tarifários realizados em novembro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam um aumento de 2,42% a 3,34% nos preços no pior cenário. Isso ocorreria, segundo a agência, porque os preços passariam a ser suscetíveis às variações do mercado, tal como ocorre hoje com os combustíveis, por exemplo.

JUSTIÇA

A privatização da Eletrobras, no entanto, também está na esfera judicial. A Medida Provisória (MP) 814, editada por Temer em 29 dezembro de 2017, retirava de uma das leis do setor elétrico a proibição de privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias. Mas, no início de janeiro, o juiz Carlos Kitner, da Justiça Federal em Pernambuco, concedeu uma liminar para suspender o artigo envolvendo a Eletrobras. A União recorreu da decisão, mas teve seu recurso negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) em Pernambuco. A Eletrobras é a maior holding do setor elétrico da América Latina e a 16ª maior empresa de energia do mundo, detendo 30,7% da capacidade de geração de energia do Brasil. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o valor patrimonial da Eletrobras é de R$ 46,2 bilhões, e o total de ativos da empresa soma R$ 170,5 bilhões. Com informações da Agencia Brasil

Festa de São Sebastião de Maraú começa nesta sexta-feira (19), veja programação

A festa de São Sebastião de Maraú começa nesta sexta feira (19), com as seguintes atrações: Vanoly Cigano, Trio da Huanna e Binho Alves. Já no sábado (20), a festa continua com  Red Lion, Sem Retoque e Neto Santana. O evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Maraú. A festa terá total segurança por parte da polícia Militar. Venha para Maraú você e sua família. (Ascom/Maraú)

Justiça pede retirada de outdoor pró-Bolsonaro em Caetité

Foto: Reprodução/Facebook

O juiz José Eduardo das Neves Brito, da 63ª Zona Eleitoral, solicitou a retirada de outdoors pró-Jair Bolsonaro (PSC) do município de Caetité, no sudoeste baiano. De acordo com decisão do magistrado, o painel localizado na Rua Barão de Caetité e instalado pela Gráfica Caetité, configura-se como propaganda eleitoral antecipada do pré-candidato à Presidência. “A eventual não retirada da propaganda implicará na pratica do crime de desobediência”, diz o documento. Com informações do blog Bahia.ba

Carro em alta velocidade atinge pedestres no calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro

Ao menos 15 pessoas ficaram feridas na noite desta quinta-feira (18) no calçadão e na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, após um carro invadir a área destinada a pedestres na altura da Rua Figueiredo de Magalhães. A ciclovia e o calçadão estavam movimentados no momento do incidente. O motorista foi detido e encaminhado para a 12ª Delegacia (Copacabana), mas não há informações sobre o que motivou o atropelamento em massa. Segundo informações da GloboNews, o condutor do veículo, identificado como Antônio de Almeida, 41 anos, informou à polícia que sofre de epilepsia. Ele está sendo encaminhado para o Instituto Médico Legal para realização de exames.  Entre as vítimas, há crianças e um bebê. O Corpo de Bombeiros atua no local para socorrer os feridos e duas faixas da Avenida Atlântica foram interditadas para permitir o atendimento.

Sargento do Exército é preso com 19 fuzis, 41 pistolas, munição e cocaína na Via Dutra

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam 19 fuzis, 41 pistolas, carregadores, munição e pasta base de cocaína, na manhã desta quinta-feira (18/1), na Via Dutra, altura de Itatiaia, próximo à divisa dos estados do Rio e São Paulo. O material está avaliado em R$ 3 milhões. De acordo com informações da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME), a apreensão ocorreu durante abordagem a um Logan branco que era conduzido pelo sargento do Exército Brasileiro Renato Borges Maciel, de 40 anos. Ele é lotado em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Foto: Divulgação/PRF

Renato estava fardado e tentou escapar da abordagem dos agentes, alegando que estava de serviço e iria buscar um oficial do Exército. Ainda de acordo com a DESARME, o veículo usado para transportar o material tinha placa oficial falsa e logotipo do Exército. Foram apreendidos 17 fuzis AR-15, dois AK-47, 41 pistolas de diversos calibres, 82 carregadores de pistola, 39 carregadores de fuzil, 54 tabletes de pasta base de cocaína e munição ainda não contabilizada. Com informações do Extra

Mulher e namorado são mortos dentro de pizzaria em Ribeira do Pombal

Foto: Reprodução/Facebook

Uma mulher de 30 anos e o namorado, um jovem de 21 anos, morreram na noite da quarta-feira (17), após serem baleados na frente da filha dela, de 9 anos, na cidade de Ribeira do Pombal. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (18). O crime ocorreu dentro de uma pizzaria, no momento em que os três lanchavam. De acordo com informações do delegado Edemir Antônio Luchini Júnior, titular do município, testemunhas contaram que a criança também seria atingida pelos disparos, mas foi empurrada pela mãe. Conforme o delegado, a mulher, identificada como Herlielma Andrade Soares dos Santos, e o namorado, Luciano Carlos Almeida dos Santos, foram atacados por um homem armado, que invadiu a pizzaria e tentou atirar no jovem. Segundo o delegado, Luciano entrou em luta corporal com o criminoso para tomar a arma dele e foi ajudado por Herlielma, mas um comparsa do suspeito, que aguardava do lado de fora do estabelecimento, entrou no local e atirou nas duas vítimas. Após a ação, a dupla fugiu. De acordo com o delegado Luchini, Luciano morreu no local do crime. Já Herlielma chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, mas não resistiu aos ferimentos. A criança está sob os cuidados da família da mãe. Investigações preliminares apontam que Luciano era o alvo dos criminosos. Conforme a polícia, o jovem seria integrante de uma facção criminosa que atua na região. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Com informações do G1

Edital do concurso da Polícia Civil será publicado nesta sexta

São 880 vagas para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão.

O edital para o concurso da Polícia Civil vai ser publicado nesta sexta-feira, 19. De acordo com o governador Rui Costa, serão oferecidas mil vagas, sendo 880 para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. As contratações devem ocorrer ainda este ano. As inscrições para o concurso começam às 9h do dia 1º de fevereiro e seguem até 2 de março. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Vunesp). Com informações do A Tarde

Polícia investiga desaparecimento do dono das Lojas Guaibim, mas nega confirmação de sequestro

Foto: Ubaitaba Urgente

A Polícia Civil informou que o Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) está investigando o desaparecimento de Ramiro Campelo, o ex-prefeito de Valença, que foi supostamente sequestrado na manhã nesta quinta-feira (18) (relembre aqui). Ao Bahia Notícias, a Polícia declarou que não pode comentar o andamento das investigações, mas negou qualquer confirmação de que Campelo fora sequestrado. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim. O político foi prefeito de Valença em duas oportunidades.

Wenceslau Guimarães registra ‘surto localizado’ de malária com 8 casos e 1 óbito

Foto:Reprodução

Foram notificados nove casos de malária na zona rural de Wenceslau Guimarães, município do baixo do sul da Bahia, a cerca de 300 km de Salvador. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou que oito casos foram aferidos laboratorialmente e um rapaz de 33 anos foi a óbito com a doença nesta terça-feira (16). A Secretaria informou que as unidades de Vigilância Epidemiológica do Estado e do Município já foram acionadas, mas que ainda não é possível apontar se os pacientes foram contaminados na cidade ou se alguém contraiu a doença durante viagem. Com o “surto localizado”, os moradores do município devem ficar atentos aos sintomas de mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração, característicos da doença. A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Nos quadros mais graves, pessoas com a doença podem apresentar quadro grave de anemia, potencialmente fatal.

Corpo encontrado no Zitão de Ubaitaba foi identificado

Foto: Ubaitaba Urgente

O corpo encontrado na noite desta quarta-feira (17/1), dentro de uma residência no bairro Zitão, em Ubaitaba já foi identificado pela Polícia Civil (relembre aqui). Trata-se de Luis Enrique Rocha, 25, que era natural de Candeias. Luis Enrique morava sozinho na cidade de Ubaitaba, onde trabalhava descarregando mercadorias de caminhões nas imediações da loja Construção e Fazenda, no centro da cidade. Ele sofria de problemas com uso de bebidas alcoólicas e drogas. Recentemente, Luis foi internado em um centro de Reabilitação para Dependentes Químicos, através de um Pastor evangélico da cidade, mas não ficou e abandonou o tratamento. O corpo de Luis Enrique Rocha foi removido na manhã desta quinta-feira (18/1), para o DPT da cidade de Ilhéus. A polícia ainda não confirmou as causas da morte. Tudo indica que Luis tenha sido vitima de morte natural. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Dono da Loja Guaibim de Ubaitaba, Ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo é vítima de sequestro

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo, foi alvo de um sequestro na manhã desta quinta-feira (18) no município do baixo sul baiano. De acordo com informações preliminares, três indivíduos em um veículo HB20 na cor branca levaram o empresário, que também é fundador do grupo que controla as Lojas Guaibim. Campelo foi prefeito de Valença em duas oportunidades. Não há informações complementares sobre contato dos sequestradores com a família ou com autoridades policiais.

Prefeitura discute com a comunidade sobre projeto de requalificação da orla de Itacaré

Moradores, empresários, secretários municipais, vereadores e representantes dos mais diversos segmentos da comunidade de Itacaré participaram na manhã desta quinta-feira de uma reunião promovida pelo Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para discutir sobre o projeto de requalificação da avenida Castro Alves (Antônio Athanásio dos Santos). Durante o encontro a comunidade teve a oportunidade de conhecer não somente os detalhes da obra, como também apresentaram sugestões, propostas e alterações no projeto. O secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, Ademar Sá, explicou que o objetivo do encontro era justamente esse de ouvir a comunidade para receber sugestões. Agora o projeto será sistematizado, observando essas sugestões e as limitações de espaço da orla, para que depois seja apresentado à Caixa Econômica Federal para autorizar a licitação da obra. Representando o prefeito Antônio de Anízio, o vice-prefeito Genilson Souza reafirmou que ao realizar esses debates e encontros o Governo Municipal dá mais uma demonstração clara de uma gestão aberta, democrática e participa. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda esse ano.

Na semana passada o prefeito Antônio de Anízio assinou o contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal para as obras de requalificação completa da avenida Castro Alves. Os recursos para essa obra são do Ministério do Turismo, conseguidas através de duas emendas parlamentares, sendo uma no valor de R$ 492.500,00, de autoria do deputado federal Nelson Pelegrino, e a segunda no valor de R$ 641.000,00 do deputado federal Ronaldo Carleto. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, essa obra vai mudar a cara da cidade, junto com outros serviços de requalificação que já estão sendo feitos em Itacaré. Em 2017, já no primeiro ano de governo, foi iniciada e concluída as obras de requalificação da rua Pedro Longo, no bairro da Pituba, dando um novo visual à cidade e recebendo elogios dos itecareenses e turistas. Além da melhoria da Praça Santos Dumont, conhecida como Praça dos Cachorros. Em breve serão iniciadas as obras de pavimentação, incluindo a rua e passeios da Ladeira da Concha e da rua da Praia da Concha. Essa obra já foi licitada e está aguardando apenas a liberação da Caixa Econômica Federal para que seja emitida a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos. Os recursos são do Ministério do Turismo a partir de uma emenda do deputado Bebeto Galvão.

Festa do Senhor do Bonfim em Água Fria começa nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

A tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim, padroeiro do distrito de Água Fria, em Itacaré, será iniciada nesta sexta-feira com o novenário na igreja católica da comunidade. Até o dia 27 de janeiro serão realizadas celebrações todas as noites, dedicadas a cada segmento da sociedade. Esse ano o tema central da festa é “Cristãos, leigos e leigas, sujeitos na Igreja em Saída, a serviço do Reino: Sal da terra e luz do mundo”. De acordo com a programação, o ponto alto dos festejos será no domingo, dia 28, com a realização da tradicional alvorada às 5 horas da manhã, seguindo de missa solene às 10 horas da manhã, celebrada pelo Padre Ednaldo Cardoso, e procissão, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento. Paralelo aos festejos religiosos também acontecerão shows nos dias 27 e 28 com as bandas Raneychas, Pancadinha, Marzinho, Zé da Véia, JP no Capricho e Kuarto Light. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. De acordo com a programação, no sábado, dia 27, a festa começa às 21 horas com a banda JP no Capricho, seguindo às 23 horas com Raneychas e encerrando a primeira noite de festas com Pancadinha. No domingo, dia 28, os festejos começam mais cedo, às 17 horas, com Marzinho, seguindo com Zé da Véia e Kuarto Light. A proposta é de realizar uma grande festa, garantindo a tradição e promovendo a alegria e muita paz

Raimundinho da JR homenageia Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas

Ao som da banda PagodArt, o empresário Raimundinho da JR prestigiou no último sábado (13/1) caminhada em homenagem a Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas. O evento foi organizado por Alexandre Marques, vereador da cidade e presidente do PRP. Raimundinho foi bem acolhido pelos moradores locais e agradeceu o carinho da população. (Ubaitaba Urgente)

Corpo de jovem é encontrado dentro de residência no Zitão em Ubaitaba

Foto: Ubaitaba Urgente

O corpo de um homem foi encontrado na noite desta quarta-feira (17/1), dentro de uma residência no bairro Zitão, em Ubaitaba. A polícia Militar esteve na residência e preservou o local até a chegada da Polícia Técnica. A residência fica localizada nas proximidades do ferro velho. O corpo está em adiantado estado de decomposição e até o fechamento desta matéria permanecia sem identificação. Segundo populares, a suspeita é que o corpo seja de um jovem conhecido como Gazo, que trabalhava descarregando caminhões de mercadorias nas imediações da loja Construção e Fazenda, no centro de Ubaitaba.  A polícia ainda não confirmou se a vítima foi assassinada ou se morreu por causas naturais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Lúcio Vieira Lima vai tentar reeleição em outubro, diz Leur

Foto: Tácio Mereira/Metropress

Investigado pelo escândalo do bunker dos R$ 51 milhões descoberto em apartamento no bairro da Graça, em Salvador, que levou à prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) vai sair candidato no pleito de outubro, segundo afirmou o parlamentar estadual Leur Lomanto Jr. (MDB), durante entrevista à Rádio Metrópole, nesta quarta-feira (17). “Ele sai candidato, sabe das dificuldades do âmbito pessoal, ele tem um irmão que está sofrendo o que está sofrendo. Ele me disse que sai candidato. O projeto dele é se reeleger deputado federal”, disse. A direção baiana da sigla era comandada por Geddel e foi sacudida com a descoberta do montante, considerada a maior apreensão na história da Polícia Federal (PF). Em dezembro, os irmãos Vieira Lima foram denunciados pelo órgão federal por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Para Leur, o desgaste no partido é grande, mas a legenda investe em oxigenar as lideranças para ultrapassar a dificuldade. “Os fatos com o PMDB na Bahia também [causam dificuldades], obviamente depois do episódio com o ex-ministro, mas estamos tentando passar esse momento dando espaço para que novas lideranças fortaleçam o espaço dentro do partido”, afirmou.

MP move ação pedindo bloqueio de verbas do município de Itabuna

Foto: Reprodução/Ipolitica

O Ministério Público Estadual (MPE) moveu uma ação civil pública, nesta quarta-feira (17),  pedindo o bloqueio de verbas do município de Itabuna, no sul da Bahia. Segundo o blog ipolítica, o bloqueio é para garantir o pagamento dos professores que não receberam seus salários no mês de dezembro do ano passado. O MPE acusa a prefeitura de Itabuna de aplicar dinheiro público para realização do carnaval, descumprindo a prioridade de pagamento prevista na lei de responsabilidade fiscal.

Vinte macacos já foram achados mortos em Salvador este mês

Do total, 17 aguardam resultado de laboratório; há suspeita de febre amarela.

Desde o dia 1º, vinte macacos foram encontrados mortos em Salvador, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (17). Segundo a pasta, 17 deles aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para verificar se os animais eram portadores de febre amarela – três tiveram os diagnósticos do exame indeterminados, por não ter coleta de amostra ou pelo animal estar em decomposição. A Sesab não disponibilizou a lista de bairros onde os primatas foram encontrados. Não há registros de animais portadores de febre amarela em 2018 na capital.  Em 2017, foram 214 macacos mortos recolhidos na capital, sendo 11 confirmados como portadores de febre amarela, 34 descartados, 20 indeterminados e 149 aguardando resultados. Ainda conforme a Sesab, os dados são preliminares e têm como fonte de informação a planilha de monitoramento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Salvador. Ao contrário dos dados registrados pela Sesab, a Secretaria Municipal de Salvador (SMS) registra apenas a morte de 11 macacos no ano e um macaco encontrado debilitado – aparentemente doente. A SMS informou ainda que os primatas registrados pela pasta foram recolhidos em Pau da Lima (4), Vila Canária, Dom Avelar, Saboeiro (2), Itapuã, Rio Vermelho, Periperi e Pituba. Todos os animais são encaminhados para o Lacen para testagem contra a febre amarela. A morte dos animais é considerada como um sinalizador da presença do vírus que provoca a doença – os macacos não transmitem a doença para o humano. O único transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti – também transmissor da dengue, zika e chikungunya.  No ano passado, foram 758 macacos recolhidos no estado, sendo 52 macacos confirmados como portadores da doença distribuídos em 28 municípios, 120 amostras descartadas, 100 indeterminadas e 486 ainda aguardam respostas. Segundo a Sesab, ainda não há notificações de outros municípios nos sistemas de informação sobre 2018. Os macacos encontrados em Salvador foram recolhidos após denúncia de populares a autoridades ambientais. Tanto o CCZ quanto o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCMS) estão atendendo às solicitações através dos números (71) 3611-7331 e (71) 3202-5312.

CAMPANHA

Com o objetivo de combater com maior agilidade a circulação do vírus em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o Ministério da Saúde lançará uma campanha emergencial com doses fracionadas da vacina especialmente nessas localidades. Em Salvador, a estratégia começa após o Carnaval, entre 19 de fevereiro e 9 de março. Até o momento do início da campanha, quem ainda não se protegeu pode procurar um dos 126 postos para tomar a dose padrão do imunobiológico. “As pessoas não precisam esperar a campanha começar para buscar a vacinação contra febre amarela. Nossos postos ainda não adotaram o fracionamento, que só acontecerá após o Carnaval e quem buscar as unidades receberá a dose única padrão, o que protege o indivíduo pela restante da vida”, explicou Morais. O imunobiológico é administrado em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.