Ubaitaba Urgente

ACM Neto viaja a Dubai para descansar

ACM Neto (DEM) I Foto: Reprodução

Depois de passar o Natal e o Réveillon em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) resolveu viajar para Dubai a fim de descansar, antes do Carnaval. Segundo apurou o bahia.ba, o chefe do Palácio Thomé de Souza embarcou para a cidade dos Emirados Árabes com a família. O democrata deve retornar aos trabalhos na próxima terça-feira (23). Até lá, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (MDB), irá despachar.

Novo recurso do WhatsApp é liberado a usuários

Foto: Reprodução

O WhatsApp começou a liberar a possibilidade de ver vídeos do YouTube sem precisar sair do aplicativo. Por enquanto, o novo recurso é só para usuários de iPhones. A função está em fase de testes há meses e agora chega efetivamente aos usuários. Para acessá-la, é preciso atualizar para a versão 2.18.11 na App Store. O vídeo do YouTube, recebido por mensagem de algum amigo seu, será exibido no modo picture-in-picture, no qual uma janela do próprio aplicativo do WhatsApp se destaca para exibi-lo. Dá para redimensioná-la e jogá-la e um lado para o outro para continuar conversando com seus amigos e vendo o vídeo ao mesmo tempo. Por enquanto, quem usa smartphones com sistema Android ainda não terá acesso à novidade.

Comerciante de Ibicuí é morto enquanto realizava limpeza no estabelecimento

Careca do Pastel foi morto enquanto limpava a empresa I Foto: Reprodução

O jovem comerciante conhecido como Dailton (Careca do Pastel) foi assassinado na manhã dessa terça-feira (16), no Parque Infantil “Mundo Encantado das Crianças” na cidade de Ibicuí. Segundo testemunhas, ele estava limpando o seu estabelecimento, quando dois elementos armados atiraram nele pelas costas. Foram deflagrados 5 tiros, sendo que três acertaram a vítima. Careca foi socorrido e levado para o hospital em Ibicuí, onde foram prestados os primeiros socorros e em seguida foi encaminhado para o Hospital de Base em Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito na sala de cirurgia. A motivação do crime e autoria até o momento são desconhecidas. A polícia está investigando o caso. Careca era muito querido na cidade. Nas redes sociais parentes e amigos lamentaram a morte do rapaz. Com informações do Verdinho

Ex-vice prefeito de Ourolândia é assassinado em Candeias

Foto: Reprodução/Internet

O ex-vice prefeito de Ourolândia, José Roberto Soares Vieira, 47 anos, conhecido como Roberto do PT, foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (17). O crime aconteceu na cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com a polícia, um homem – ainda não identificado – atirou na vítima porque ele teria pedido uma vaga de emprego e o ex-vice prefeito não conseguiu. Irritado, o homem surpreendeu a vítima e efetuou vários disparos e fugiu do local em uma motocicleta com um comparsa. Roberto do PT morreu no local, ele estava dentro do carro quando foi alvejado; A Polícia Civil investiga o caso e até o momento ninguém foi preso. Ainda não há informações sobre o sepultado.

Jovem embriagado bate na mãe e tenta esfaquear o padrasto em Medeiros Neto

Foto: Reprodução

Um jovem de 21 anos foi preso, na terça-feira (16), após agredir a mãe, tentar esfaquear o padrasto e, revoltado, matou as galinhas do quintal de casa em Medeiros Neto, no sul da Bahia. Segundo o Sul Bahia News, Ualace Lima de Souza chegou em casa alcoolizado e, ao ser repreendido pela mãe, agrediu a mulher. O padrasto do jovem tentou defender a esposa e por pouco não foi agredido. Os vizinhos conseguiram conter Ualace e, para evitar mais confusão, o padrasto saiu de casa e foi surpreendido pelo suspeito que tentou esfaqueá-lo. Ainda de acordo com a publicação, revoltado após ser contido pelos vizinhos, o homem matou as galinhas de casa. Ele foi conduzido pela Polícia Militar para a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, de Teixeira de Freitas. Ualace cortou a mão ao manusear a faca e afirmou não lembrar do ocorrido.

Prefeitura divulga os horários e as atrações da Festa de São Sebastião em Maraú

Acontecerá neste final de semana dias 19 e 20, a tradicional Festa de São Sebastião 2018 do município de Maraú (BA). Com programação gratuita para turistas e moradores. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Maraú, por meio da Secretaria de Turismo e Diretoria de Eventos, com o apoio do Governo do estado, através da Bahiatursa. Entre as atrações, as Bandas Trio da Huanna, Sem Retoque e Neto Santana prometem animar o público em Maraú. Na Sexta-Feira Vanoli Cigano, Trio da Huanna e Binho Alves. No sábado a festa começa com Red Lion, Sem Retoque e Neto Santana. Informações da (Ascom / Maraú)

Servidores de Gongogi continuam com salários em atraso e sem previsão de quando irão receber

O prefeito de Gongogi, Edvaldo Santos (PR), o Kaçulo, em pronunciamento realizado em frente à Prefeitura de Gongogi nesta terça-feira (16) durante manifestação do Sindicato dos Guardas e da APLB, afirmou: “eu não sou santo para fazer milagre nem mágico para fazer mágica. A única coisa que não posso fazer é fazer dinheiro, porque eu não sou a casa da moeda. O gestor vem enfrentando uma série de manifestações em virtude de reiterados atrasos nos salários dos servidores. A gestão também não pagou o 13º de 2017. Segundo o Portal Gongogi, o discurso do gestor deixou o cenário com ainda mais incertezas. Kaçulo não deu sequer previsão para equacionar os débitos com servidores. “Infelizmente o dinheiro não veio e eu não posso fazer nada a não ser esperar o dia 20, o dia 30, ou os dias posteriores. Só que eu posso dizer pra vocês que eu não posso fazer milagres”, completou o gestor. Em tempo, Kaçulo torrou 74% da receita líquida de 2017 com pagamento de pessoal, quando o TCM limita esse tipo de gasto a 54%. Essa seria, segundo analistas, uma das causas dos constantes atrasos salariais. Com informações do Ubatã Notícias

Idosa morre após ser baleada dentro de casa em Ipiaú; alvo de criminosos era neto

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Uma idosa de 67 anos morreu após ser baleada dentro da própria casa, na noite dessa terça-feira (16). Hildete Maria de Jesus, conhecida como “Dona Dau”, morava na Rua da Granja, no município de Ipiaú. Segundo informações do portal Giro em Ipiaú, moradores relataram que por volta das 20h, dois homens numa motocicleta se aproximaram de um grupo de pessoas na calçado e o homem que estava na garupa do veículo sacou um revólver para perseguir o neto de Hildete. Como o rapaz fugiu para dentro de casa, a idosa acabou sendo baleada pelo criminoso. Policiais Militares fizeram buscas pela região, mas a dupla fugiu na moto e ainda não foi encontrada. De acordo com a publicação, Hildete chegou a ser socorrida para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu e veio a óbito às 00h10 dessa quarta (17). O caso será investigado pela Polícia Civil.

Família inteira com cinco pessoas é executada a tiros na BR-101, em Mucuri

Foto: WhatsApp/Ubaitaba Urgente

Uma família inteira, com 05 pessoas, foi executada a tiros no final da tarde desta terça-feira (16/1), na BR-101, em Mucuri. As vítimas foram identificadas como sendo: Jalperaz do Espírito Santo Rocha, sua esposa, Dilma Maria dos Santos Oliveira Rocha, 40, os filhos Jalperaz do Espírito Santo Rocha Junior, 17, e Gabriela Oliveira Rocha, 22, que estava grávida, e seu genro, Alan Cláudio de Sousa Felipe, 22. Segundo informações da PM, Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o pai, era traficante, homicida e tinha saído recentemente da cadeia. Todos viajavam dentro de um veículo Fiat Grand Siena, vermelho, placas OZV-3191, licenciado em Alcobaça.

Foto: WhatsApp/Ubaitaba Urgente

Os corpos das vítimas ficaram crivados de balas. Eles foram mortos no momento em que reduziram a velocidade do Siena para passar em um radar na BR. No momento da redução, um carro com vários homens encostou do lado e efetuou vários disparos. No carro da família, a polícia encontrou armas, munições e um caderno com anotações do tráfico de drogas. Jalperaz, pai, era temido na região do Prado em Alcobaça. Os corpos foram removidos para o IML de Teixeira de Freitas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Mega-Sena pode pagar R$ 12 milhões nesta quarta

Foto: Reprodução

O concurso ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (17) em Itupeva, no estado de São Paulo.  As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país – o palpite mínimo custa R$ 3,50.

Prefeito em exercício de Porto Seguro ensaia rompimento com ex-gestora afastada pela PF

Foto: Reprodução

Beto do Axé Moi (PP), prefeito em exercício de Porto Seguro, estaria aguardando o Carnaval passar para romper de vez com a antiga companheira de chapa, a prefeita afastada Claudia Oliveira (PSD). Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, a articulação é considerada nos bastidores como muito avançada, tanto que o progressista demitiu, no início de janeiro, cerca de 150 funcionários, boa parte deles ligada à gestão de Cláudia e do marido José Robério (PSD), ex-prefeito de Eunápolis. A prefeitura informou, no entanto, que as exonerações não tiveram qualquer critério político. O ex-vice, que assumiu o cargo majoritário em novembro, também exonerou Maurício Pedrosa, secretário de Relações Institucionais da cidade, apontado como homem forte da administração da social-democrata. As reformas nos bastidores também passariam por novas licitações de empresas que prestam serviços ao município da Costa do Descobrimento. De acordo com o burburinho político, novas empresas de coleta lixo e de transporte escolar estariam prestes a ser contratadas por Beto com preço inferior ao praticado anteriormente. Claudia Oliveira foi afastada em novembro a pedido da Polícia Federal, após ser alvo de Operação Fraternos, que apura a suspeita de desvios de R$ 200. Beto, que compôs a chapa como o vice de Claudia nas duas eleições, apostaria que a Justiça não deve decidir pelo retorno da política ao cargo, por isso tem tomado as medidas contrárias aos interesses de seus aliados. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com o prefeito em exercício, mas não obteve resposta.

Ministério da Saúde confirma 35 casos de febre amarela no Brasil desde julho

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (16) que o Brasil registrou 35 casos de febre amarela desde julho de 2017. Segundo a pasta, os casos envolvem, principalmente, a região Sudeste, em pessoas que moram na zona rural das cidades ou que tiveram contato com áreas silvestres por motivos de trabalho ou lazer. Entre os casos 20 pessoas morreram. Ao todo, foram notificados 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados. O maior número de casos confirmados foi registrado em São Paulo (20), seguido de Minas Gerais (11), Rio de Janeiro (3) e Distrito Federal (1). O ministro da Saúde interino, Antônio Nardi, reforçou a necessidade da população se vacinar contra a doença. “As áreas determinadas para a vacinação continuam as mesmas e as medidas de prevenção, como intensificação de vacinação e fracionamento das doses também continuarão a ser realizadas e atualizadas conforme houver necessidade. Além disso, pessoas que viajarem para esses locais também precisam se vacinar”, comentou Nardi.

Ex-pastor é preso acusado de latrocínio em Feira de Santana

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Um ex-pastor de uma igreja evangélica foi preso, nesta terça-feira (16), suspeito de ter matado a aposentada Rosimeire Costa da Cruz Andrade, de 52 anos, após estrangular a vítima com um fio de aço, na cidade de Feira de Santana. A informação foi divulgada pela Polícia Civil. O corpo da vítima foi achado dentro da casa dela, no bairro Brasília, no dia 10 de janeiro. O suspeito, identificado como Edmilson Macedo de Sena, que é pedreiro, teria cometido o crime para roubar os pertences da vítima, enquanto realizava uma obra na casa dela. Após a ação, o homem fugiu com a bolsa da aposentada, o carro e alguns eletrônicos que estavam no imóvel, como televisão e DVD. Conforme informou a polícia, o suspeito foi identificado após agentes da cidade encontrarem um papel de pagamento de dízimo dentro do lixo da casa da vítima.

Foto: Reprodução/TV Bahia

O pagamento estava em nome de um dos integrantes da igreja onde o suspeito atuava até seis meses atrás. Ao ser abordado pela polícia, o fiel identificou o suspeito. Segundo a polícia, ao chegar na casa de Edmilson Macedo, os policiais encontraram os pertences da vítima e prenderam o homem, em flagrante, por latrocínio. O suspeito confessou o crime e foi encaminhado para a carceragem da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, onde está à disposição da Justiça. O material encontrado com ele foi apreendido e também levado para a DRFR.  Com informações do G1

‘Mansão’ do prefeito Moacyr Leite é o assunto mais comentado em Uruçuca

Moacyr Leite (DEM) I Foto: Reprodução

A construção de uma ‘mansão’ na cidade de Uruçuca, pelo prefeito Moacyr Leite (DEM), vem chamando a atenção da população, principalmente de seus adversários políticos. Segundo comentários nas redes sociais, Moacyr passou a transformar a casa simples em uma verdadeira mansão, assim que foi eleito prefeito da cidade em 2016. Na cidade não se comenta outra coisa.

Foto: Reprodução

Enquanto Moacyr cuida da mansão, o povo pede socorro, por contas das estradas abandonadas, ruas escuras e esburacadas, coleta de lixo precária, falta de assistência social e saúde de qualidade no município. Dizem as más línguas, que o prefeito já gastou mais de R$ 600 mil com a obra. Um morador chegou a comentar que Moacyr falava muito em crise antes das eleições. Agora sendo prefeito, parece que a crise desapareceu. (Redção: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Bebeto participa da inauguração de passarela construída com recursos oriundos de sua emenda parlamentar

Bebeto Galvão (PSB) I Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, dia 19, o deputado federal Bebeto Galvão participa, ao lado do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e do governador Rui Costa, da inauguração da nova passarela sobre o Rio Cachoeira, na altura da Ilha do Jegue, no centro da cidade. A obra, iniciada em 2017 e com custo total de 1,2 milhão de reais, só foi possível após a destinação de recursos oriundos de emenda parlamentar de Bebeto. A inauguração do novo equipamento de mobilidade para os itabunenses será às 20h e integra a programação do carnaval antecipado da cidade.

Foto: Reprodução

A passarela tem 140 metros de extensão, contará com iluminação especial em LED, piso de concreto armado e acessibilidade para deficientes. De acordo com Bebeto, com a inauguração, o seu mandato na Câmara de Deputados continua a cumprir um de seus compromissos, “que é auxiliar as administrações municipais a executar obras que melhorem a vida da população. A destinação dessa emenda para a passarela da Ilha do Jegue foi vital para a realização da obra. Enfim, estou muito feliz em poder ajudar a dar esse presente a Itabuna e creio que a população fará um bom uso desse equipamento”.

Presidente nacional do PT duvida de prisão de Lula após julgamento: ‘Vai ter que matar gente’

Foto: Reprodução

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), duvida da possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser preso, após julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no próximo dia 24. Em entrevista ao site Poder360, Gleisi sugeriu que pessoas deveriam morrer para isso. “Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar”, afirmou. A petista avalia que se a sentença do juiz Sergio Moro, que condenou Lula, for confirmada pelo tribunal, significará que “eles”, os juízes, “desceram para o ‘play’ da política”. “No ‘play’ da política, nós vamos jogar (…) E vamos jogar pesado”, acrescentou, reforçando que uma possível decisão condenando Lula não o tirará da disputa pela Presidência da República. Isso ficará sob responsabilidade da Justiça Eleitoral. “Essa condenação não tem nada a ver com a candidatura. A candidatura do Lula vai ser decidida na Justiça Eleitoral. Porque a candidatura só se resolve na Justiça Eleitoral. É em outra esfera. Não tem nada que nos impeça de registrar Lula como candidato no dia 15 de agosto”, explicou. Gleisi disse ainda que espera apenas a absolvição de Lula, para resgatar a seriedade da Justiça brasileira.

Carletto visita PR e diz que ‘na política, vale o quanto pesa’

Foto: Divulgação

Em articulações desde o ano passado para migrar para o Partido da República e tentar compor a chapa encabeçada pelo governador Rui Costa (PT), o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) visitou nesta terça-feira (16) a sede do PR em Salvador. Ele esteve acompanhado do deputado estadual Luiz Augusto, seu correligionário. “Foi uma visita de cortesia, normal. A convite do nosso presidente José Carlos Araújo. A gente vai conversar sobre política depois do carnaval. A janela abre em março”, declarou Carletto ao bahia.ba. O parlamentar também foi ao Pros nesta terça. Caso ingresse no PR, Carletto deverá levar consigo um grupo grande, composto por políticos do PP e Pros, para tentar uma vaga na majoritária. “Na política vale o quanto pesa, isso é normal”, resumiu o parlamentar. Apesar de o próprio governador sinalizar que a chapa será composta por PP, PSD e PT, Carletto disse ainda acreditar em mudanças de cenário. “Política é a arte da conversa e composição. Temos ainda dez meses para a eleição”, defendeu. Para o deputado, apenas o governador e o vice-governador João Leão (PP) têm lugar garantido na chapa e as outras legendas teriam condições de disputa. “Os outros partidos são um caminhão de japonês”, exemplificou.

Léo Santana se irrita e para show ao ser chamado de corno

O ‘gigante’ Léo Santana se irritou durante um show que fez em Guarapari, no Espírito Santo, no dia 14 de janeiro. Léo pediu para banda parar de tocar e chamou o rapaz para briga, após ele ter chamado o cantor de “corno” e feito gestos obscenos para ele. O rapaz teria se irritado por conta do atraso para o início da apresentação. “Me respeita, vagabundo. Venha aqui falar comigo”, pede o cantor no vídeo. Procurada pelo iBahia, a assessoria de imprensa de Léo confirmou a veracidade das imagens e explicou que a situação se encerrou logo de imediato, como mostra o vídeo.

Davidson Magalhães defende inclusão da Puxada do Mastro no calendário turístico nacional

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) defendeu, no último domingo (14), a inclusão da tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião, em Olivença, distrito de Ilhéus, no calendário turístico nacional. Segundo o parlamentar, a festa marca a integração das culturas indígena e popular na região sul da Bahia. “Vamos lutar para incluir esse evento nas agendas da Bahiatursa e Embratur”, garantiu. De acordo com Cláudio Magalhães, liderança tupinambá, a Puxada do Mastro de São Sebastião é uma das mais tradicionais festas de cunho religioso, indígena e profano do Brasil. “É uma atividade secular que começou por voltar de 1700, com a construção da Igreja Nossa Senhora da Escada, em Olivença. É atribuída ao santo a eliminação da peste que dizimou parte da população indígena”, conta.  A partir da década de 70, a festa ficou marcada no calendário de Olivença, acontecendo sempre no segundo domingo de janeiro. “O evento é um regaste de elementos da festa que acontecia no passado, como o terno de reis, as camponesas, a marujada, os índios com os seus rituais que embelezavam ainda mais a Puxada do Mastro”, explica Cláudio Magalhães. “Contamos com o apoio de Davidson para colocar a festa em destaque nacional”, finaliza.

No último sábado (13), Davidson Magalhães visitou a Aldeia Igalha, em Olivença. Acompanhado de moradores tupinambás, o deputado observou a construção de um posto de saúde, de iniciativa da própria comunidade indígena. Na ocasião, Davidson afirmou que iria se empenhar para conseguir melhores condições de saúde para a população indígena e todo o distrito de Olivença.

Matrículas da rede municipal de ensino de Itacaré vão até o dia 31 de janeiro

As matrículas para as crianças da Educação Infantil e também para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental que desejam estudar nas escolas da Rede Municipal de Itacaré, egressos e provenientes de outras redes de ensino, estão abertas até o dia 31 de janeiro. A matrícula será realizada nas unidades escolares da rede municipal de ensino, devendo ser realizada pelos pais e/ou responsáveis legais do aluno. Conforme a portaria 008/2017, os alunos na faixa etária de 06 a 14 anos terão matrícula assegurada no Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Já os estudantes com idade de 15 a 17 poderão ser matriculados no Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino, depois de atendida a clientela de 06 a 14 anos. O aluno do Ensino Fundamental com idade superior a 17 anos deverá, preferencialmente, ser matriculado no turno noturno. De acordo com o calendário escolar, a Jornada Pedagógica acontecerá entre os dias 21 a 23 de fevereiro, destinada aos coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, diretores e vice-diretores de todas as unidades escolares. Já o planejamento pedagógico e organização nas escolas acontecerão de 26 a 28 de fevereiro. O início do ano letivo será em primeiro de março, com recesso de junino entre os dias 23 de junho a 02 de julho. O ano letivo será encerrado no dia 15 de dezembro, com os resultados parciais do rendimento escolar dos estudantes. Já o período de recuperação e avaliação final será de 17 a 21 de dezembro.