Ubaitaba Urgente

Prefeita Liu Andrade assina termo com a FUNASA para Plano de Saneamento Básico

Com 0% de cobertura de saneamento básico em seu município, a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade, assinou o termo de adesão com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), nesta segunda-feira (22), para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. A assinatura aconteceu no núcleo da FUNASA em Salvador. Ao todo, 50 municípios assinaram o termo, disponibilizado para cidades baianas que necessitam de saneamento básico. “acabamos de assinar o termo de adesão para a elaboração do Plano e, em breve, vamos receber capacitação e apoio técnico da FUNASA para esta importante questão de Saúde”, afirma Liu Andrade. A gestora adiantou ainda que a assinatura é uma exigência legal aos municípios para que continuem recebendo incentivos do Ministério da Saúde, a partir da assinatura do termo de adesão, a FUNASA oferece capacitação técnica e orientações sobre as diretrizes para o Plano de Saneamento Básico de cada município. (ASCOM/Aurelino Leal)

Bandidos arrombam empresa e roubam dois caminhões de coleta de lixo em Coité

Bandidos invadiram uma empresa de coleta de lixo durante a madrugada desta segunda-feira (22), eles roubaram dois caminhões compactadores. O crime aconteceu no município de Coité, na Bahia. De acordo com a polícia, os criminosos pularam o muro, arrombaram a porta do escritório – onde estavam todas as chaves dos cinco caminhões – quebraram o cadeado do portão principal e saíram com dois veículos. De acordo com relatos do gerente da loja, os carros têm rastreadores via satélite e as policias militar e rodoviária já estão investigando o caso.

Criminosos invadem bar e matam três irmãos em Ribeira do Pombal

Foto: Reprodução

Três irmãos foram mortos e um homem baleado em um bar na tarde de domingo (21), em Ribeira do Pombal. De acordo com a Polícia Civil, um deles foi decapitado e a cabeça não foi encontrada. A quarta vítima foi atingida na virilha quando saía do banheiro. Segundo a polícia, o rapaz não era alvo dos atiradores. Não há detalhes do estado de saúde dele. Os autores dos disparos ainda não foram identificados, mas segundo a polícia, três homens chegaram armados em um carro e ordenaram que as pessoas que estavam no bar se afastassem. Em seguida, o trio começou a disparar contra os irmãos. As vítimas foram identificadas como Reures dos Santos Matos, de 29 anos; Cláudio José dos Santos Matos, de 27 anos, e Bruno José dos Santos Matos, de 27 anos. A polícia detalhou que Claúdio morreu no bar, Reures morreu próximo ao local e Bruno conseguiu fugir. Entretanto, ao ser perseguido, ele foi atingido e depois decapitado. Após o crime, os três homens que efetuaram os disparos fugiram do local. As testemunhas que presenciaram a ação não identificaram os autores. Com informações do G1

Homem é morto com tiros de escopeta na cabeça no Salobrinho em Ilhéus

Fotos: Reprodução/Fabio Roberto Notícias

Um homem que era conhecido como Berenquinha, foi assassinado com arma de grosso calibre, na tarde desse sábado (20/1), na Rua do Campo, bairro Salobrinho, em Ilhéus. Segundo o blog Fabio Roberto Notícias, no local do crime a PM encontrou cápsula de calibre 12. A vítima ainda tentou correr dos tiros, mas não resistiu. O DPT de Ilhéus foi acionado para levantamento cadavérico. A teoria e a motivação ainda são desconhecidas. O crime será investigado pela equipe do Núcleo de Homicídios de Ilhéus. É o 6º homicídio registrado em janeiro na cidade. 

Davidson Magalhães solicita audiência para discutir situação da Fundação Hospitalar de Camacan

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) solicitou, na última sexta-feira (19), uma audiência com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, para discutir a situação da Fundação Hospitalar de Camacan. A movimentação do parlamentar aconteceu durante visita do governador Rui Costa a Itabuna, que na ocasião assinou contratos e convênios com municípios da região sul.  De acordo com o prefeito de Camacã, Oziel da Ambulância, a instituição vem diminuindo o número de procedimentos e cirurgias aos pacientes. “Nossa situação pode ser agravada, até mesmo com o fechamento da fundação, muitos municípios vizinhos também dependem desse equipamento para seus atendimentos. Contamos com o apoio de Davidson para evitar o encerramento de suas atividades”, enfatizou.  Na ocasião, aconteceu uma reunião articulada pelo deputado federal Davidson Magalhães, com o secretário Fábio Vilas-Boas na presença dos prefeitos Oziel da Ambulância (Camacan), Guilherme (Santa Luzia), Arnaldo Lopes (Mascote) e Antônio Valete (Jussari); e dos vereadores Elder Santos (Pau Brasil), Luciano Cordeiro (presidente da câmara Jussari) e Miqueias (Camacan).  Durante o encontro, ficou combinada uma audiência com o secretário de Saúde, para tratar o assunto. De acordo com o vereador de Pau Brasil, Elder Santos, também conhecido como Nego Elder (PCdoB), “o equipamento não pode fechar, caso isso aconteça, será um prejuízo muito grande para os municípios que dependem dele”.

Organização, segurança, praça cheia e alegria marcam a festa do Padroeiro de Maraú 2018

Só elogios! Foi o que a Prefeitura de Maraú ouviu de quem participou da tradicional festa do Padroeiro de São Sebastião 2018. Organização, segurança, praça cheia e a alegria, foram os principais pontos positivos do evento, que teve início na sexta-feira (19/1), com Vanoly Cigano, Trio da Huanna e Binho Alves, e terminou no sábado (20/1), com Red Lion, Sem Retoque e Neto Santana. Todas as pousadas da sede estavam lotadas. Segundo o Comandante da polícia Militar do município, Tenente/PM Barreto, nenhuma ocorrência foi registrada no local. “A PM esteve presente para levar tranqüilidade e segurança para quem esteve na festa com sua família com o intuito de se divertir neste evento organizado pela prefeitura Municipal”, disse Barreto. A festa do Padroeiro de São Sebastião 2018, foi realizada pela Prefeitura Municipal, que contou com o apoio do Governo do Estado, através da BAHIATURSA. “Fico feliz em saber que o povo está feliz, graças a Deus conseguimos realizar a festa do padroeiro de Maraú. Quero agradecer a nossa equipe de trabalho, a polícia Militar, ao Governo do Estado, e a todos que contribuíram com o evento”, disse a prefeita Gracinha Viana (PP). A tradicional festa do Padroeiro de São Sebastião foi organizada pela empresa RamoSimbora Produções, que tem como responsável o competente Danísio Ramos (Capitão Ramos). (Ascom/Maraú)

‘Não sou nenhum assassino’, diz motorista que atropelou 18 no Rio

Na noite deste domingo (21), o motorista Antonio de Almeida Anaquim, 41 anos, que atropelou 18 pessoas, na noite de quinta (18), na praia de Copacabana, na zona sul, se manifestou sobre o caso pela primeira vez. Com a habilitação suspensa, ele disse ter sofrido um ataque epilético. Ele contou, num vídeo enviado ao Fantástico como foi o desastre. No acidente, a menina Maria Louise, de apenas oito meses, acabou morrendo.

O pai dela, Darlan Rocha, 27 anos, pediu punição. “Isso não pode ficar impune. Estou acabado. O meu coração está destruído”, afirmou Rocha, na manhã deste sábado (20), no velório da sua filha no cemitério São João Batista, em Botafogo. Na delegacia, Anaquim disse ter sofrido um ataque epilético. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já tinha sido cassada. O motorista perdeu a direção, subiu na ciclovia, atravessou o calçadão e só parou na areia. O Detran abriu processo de suspensão da CNH em maio de 2014.

No entanto, ele não cumpriu com a exigência de devolução da carteira para realizar o curso de reciclagem. O processo só foi concluído em fevereiro de 2017. Neste período, ele renovou a CNH e mentiu para órgão.Ao responder o questionário de renovação se tinha epilepsia, o motorista negou. Anaquim foi liberado na tarde de sexta-feira (19). Ele responderá em liberdade por homicídio culposo –quando não há intenção de matar. Exame realizado pela Polícia Civil apontou Anaquim não tinha ingerido bebida alcoólica antes de dirigir.

Dois homens são encontrados mortos com as mãos amarradas em Porto Seguro

Foto: Reprodução/Radar 64

Dois homens foram encontrados mortos na madrugada de sábado (20), em Porto Seguro. Eles estavam no bairro de Vila Vitória com marcas de tiros pelos corpos. Segundo informações do G1, a Polícia Civil segue o indício de que as vítimas foram executadas, pois os dois tinham as mãos amarradas para trás. Como os homens estavam sem documentos, os corpos ainda não foram identificados. Eles foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município, que aguarda a identificação por parte de algum familiar.

Criança de dois anos baleada na cabeça no Recôncavo Baiano está em estado gravíssimo, diz polícia

Foto: Divulgação | Graer

Uma criança de dois anos foi atingida na cabeça por uma bala de arma de fogo, na noite deste sábado (20), no distrito de São José de Itaporã, em Muritiba, no Recôncavo Baiano, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima teve traumatismo crânio encefálico (TCE) e encontra-se em estado gravíssimo, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio. Não há informações sobre as circunstâncias do crime. Conforme a PM, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, cidade vizinha, mas precisou ser transferida por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), neste domingo (21), para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Até o fechamento desta reportagem ninguém foi preso. A autoria e motivação da tentativa de homicídio ainda são desconhecidas. A Polícia Civil diz que vai investigar o caso.

Davidson Magalhães entrega ambulância ao prefeito de Gongogi

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) entregou, na tarde da última sexta-feira (19), uma ambulância para o município de Gongogi. O equipamento entregue é resultado de articulação do parlamentar junto ao Governo do Estado.  Na ocasião, Davidson e o governador Rui Costa entregaram as chaves do veículo ao prefeito Kaçulo. O vereador Betão também estava presente. Para o deputado federal, ações como esta melhoram o atendimento de saúde, ajudando a salvar vidas, especialmente em municípios menores. “Entregamos hoje uma ambulância para Gongogi, mas continuamos na luta para contemplar a localidade em outras áreas “, garante Davidson.

Ladrão é morto em confronto com a PM de Itapetinga

Foto: Itapetinga Agora

Davi da Silva Pinto foi morto em confronto com a Polícia Militar, por volta das 23h deste sábado (20/1), na BA-263, próximo ao Frigorífico Sudoeste, em Itapetinga. Segundo informações do blog Itapetinga Agora, Davi e Antônio de Jesus Queiroz, 23, jogavam pedras nos veículos que passavam na rodovia para assaltar. Ao receber informações sobre a ocorrência, uma guarnição da Polícia Militar de Itapetinga se deslocou para o endereço, sendo recebida a tiros. No confronto, Davi foi morto e Antônio de Jesus Queiroz foi preso e apresentado na delegacia de Itapetinga. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Bebeto articula instalação de posto avançado da PM em Una

Foto: Divulgação

O município de Una, no sul da Bahia, contará com uma base avançada da Rondesp (Rondas Especiais) e da Cipe (Companhia Independente de Policiamento Especializado). A demanda foi apresentada pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB), no último dia 16, e atendida pelo comandante da Polícia Militar da Bahia, o Coronel Anselmo Alves Brandão, durante audiência, em Salvador, da qual participaram o prefeito, Tiago de Dejair, e o deputado estadual Eduardo Sales. A instalação da base avançada da PM, uma demanda antiga da comunidade de Una, vai intensificar o trabalho da corporação no município, além de dar mais condições de trabalho aos policiais destacados naquela área para o combate à violência, roubos, e ao tráfico de drogas.  “É uma demanda do prefeito Tiago e, sobretudo, da população unense, que, assim como em várias partes do Brasil, assiste a uma escalada de violência que passará a ser mais duramente combatida agora”, argumentou Bebeto após a audiência.

Criminosos que aterrorizam moradores de São João do Paraíso foram mortos pela polícia

Foto: Reprodução

Três elementos ainda não identificados, morreram em confronto com a polícia neste domingo (21/1), no distrito de São João do Paraíso, município de Mascote. Segundo informações do blog Rede Brasil de Notícias, o trio fazia parte de uma facção criminosa que vinha aterrorizando a região de Mascote. Os elementos ainda foram socorridos para o hospital de Camacan, mas não resistiram e morreram dentro da ambulância. Com os mortos a PM apreendeu 02 revolveres, uma arma de fabricação caseira e 01 espingarda.

Desaparecimento de ex-prefeito de Valença chega a 72 horas; esposa pede orações

Foto: Reprodução

O sequestro do empresário e ex-prefeito de Valença, Ramiro Campelo de Queiroz já completa 72 horas neste domingo (21). A família continua sem contato com os sequestradores e notícias do empresário. ‘Tio Ramiro’ como é conhecido foi sequestrado na manhã desta quinta-feira (18), por volta de 7h da manhã por três homens num veículo HB20 branco.  A esposa do dono das lojas Guaibim, Solange, agradeceu o apoio das pessoas e pediu orações. Quero deixar neste momento uma palavra de gratidão a vocês que se pronunciaram e ainda em alguns momentos estão a perguntar a respeito do acontecimento ocorrido na manhã do dia 18/01 com o meu esposo Ramiro. Estamos sim, sem notícias à espera de um sinal. Aqueles que estão juntos compartilhando esse momento conosco, com orações, continuem, porque a união faz a força que gera uma corrente de Luz e Energia positiva é isso que precisamos nesse exato momento. Está sendo muito difícil e angustiante para mim e meus filhos, mas creio no Deus que ama, que ampara e que não abandona os seus filhos”, escreveu em uma rede social. O caso passou a ser investigado pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado. Antes de levá-lo os sequestradores permitiram que ele pegasse os medicamentos de uso controlado. Ainda na quinta-feira (18), a informação de que o regaste teria sido pedido a família foi divulgada, mas até o momento a família não confirmou de forma oficial, nem revelou o montante pedido.

Davidson Magalhães enaltece lavagem do Beco do Fuxico e destaca sua importância para as lutas sociais

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) destacou, na última quinta-feira (18), durante a lavagem do Beco do Fuxico, em Itabuna, a relevância do tradicional evento para a cultura regional e sua importância para as lutas sociais. “Esse local é um marco histórico nas lutas sociais e suas conjugações, e alia isso a uma grande manifestação brasileira. A lavagem é uma marca cultural e histórica do carnaval de Itabuna”, definiu o parlamentar.  De acordo com Davidson, a lavagem do Beco do Fuxico, que acontece na quinta-feira que precede o carnaval itabunense, representa a retomada dos movimentos sociais iniciados na década de 80. A atividade começou com os bancários e depois teve a união dos comerciários. Atualmente, as duas categorias celebram a festa.  Para Davidson Magalhães, o momento da folia também serve de reflexão sobre as lutas que estão sendo travadas no Brasil. “Este ano protestamos em defesa dos bancos públicos, contra a reforma da previdência e contra a vigência da reforma trabalhista que prejudica demais os trabalhadores”, concluiu.

GRITO DA FOLIA 

Alguns gritos de ordem e cartazes que marcaram o Beco do Fuxico esse ano: Fora Temer! Não à reforma da previdência! Não à reforma trabalhista! Em defesa dos bancos públicos brasileiros! Contra a sanha do capital internacional e o entreguíssimo do governo Temer!

Aliados de Rui Costa prestigiam aniversário de Paulo Azi ao lado de ACM Neto

Araújo, Azi, Neto, Leão e Aleluia | Foto: Leitor BN / WhatsApp

O presidente do PR na Bahia, o deputado José Carlos Araújo, e o deputado federal Cacá Leão (PP) estiveram entre os convidados da festa de aniversário do também deputado Paulo Azi (DEM). A comemoração aconteceu no município de Alagoinhas, neste domingo (21). Embora Araújo e Leão integrem a base aliada do governador Rui Costa (PT), eles também celebraram ao lado de outros democratas, como o deputado federal José Carlos Aleluia e o prefeito ACM Neto. Assim, o encontro acaba por reforçar comentários de bastidores de que PP e PR podem mudar de lado, compondo uma possível chapa de Neto na disputa ao governo da Bahia.

São Paulo tem duas mortes por reação à vacina da febre amarela

Duas pessoas morreram na capital paulista por reação à vacina da febre amarela, segundo o Estadão. Como o imunizante é produzido com o vírus vivo atenuado, há risco mínimo de uma pessoa vacinada desenvolver a doença mesmo sem ser picada pelo mosquito. Esse tipo de morte, no entanto, é raro: um caso a cada 500 mil pessoas vacinadas: considerando o volume de pessoas vacinadas na capital desde outubro – cerca de 1,8 milhão de pessoas – o índice de óbitos por reação vacinal registrado na cidade – 1 para cada 900 mil vacinados – está inferior ao previsto na literatura médica. “Mesmo que raro, existe um potencial de eventos adversos graves. Isso acontece em um caso a cada 500 mil. Se vamos aplicar dez milhões de doses, vamos esperar esses eventos adversos nessa proporção. Isso é esperado e, mundialmente, aceito. Mas o número de casos prevenidos será muito maior do que os eventos graves associados à vacinação”, diz Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Segundo o especialista, tem maior risco de desenvolver reação idosos com doenças crônicas, gestantes, transplantados e pacientes com o sistema imunológico enfraquecido, como os submetidos à quimioterapia.

Rui Costa assina Ordem de Serviço para pavimentação das ruas de Tremembé em Maraú

A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), e o vice-prefeito Drº Léo participaram na tarde da última sexta-feira (19/1), de um encontro com o Governador da Bahia, Rui Costa (PT), onde o mesmo assinou Ordem de Serviço para obras de pavimentação com paralelepípedos no povoado de Tremembé. As ruas contempladas serão:  Ruas da Jaqueira, Eliege Brito A, Eliege Brito A1 e Eliege Brito B. Serão calçadas também, as Ruas do Colégio, Maria Domingas e Atlântica. Todas no Povoado de Tremembé, município de Maraú. Tudo isso só foi possível graças ao empenho do deputado estadual Eduardo Salles (PP), a pedido da prefeita Gracinha Viana. O evento aconteceu no auditório do CETEP Litoral Sul II, em Itabuna.

O encontro teve as presenças do vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, além do presidente da Assembleia Legislativa (Alba), Ângelo Coronel, e dos secretários estaduais da Saúde, de Relações Institucionais, de Desenvolvimento Econômico, e de Desenvolvimento Rural, respectivamente, Fábio Vilas-Boas, Josias Gomes, Jaques Wagner, e Jerônimo Rodrigues. Acompanharam a prefeita de Maraú, os vereadores Manasses (PTC), Paulino (PSL), Adson (PRTB), Dudu (PSL) e Régis (PRB). Informações da (Ascom / Maraú)

Bandidos explodem banco, teto cede e área de autoatendimento fica destruída em São Desidério

Foto: Edivaldo Braga / Blog Braga

Na madrugada deste sábado (20), uma agência do Banco do Brasil foi explodida por bandidos no distrito de Roda Velha, no município de São Desidério, no oeste da Bahia. Segundo a polícia, o grupo explodiu caixas eletrônicos e fugiram. Após o ataque, o teto cedeu e a área de autoatendimento ficou completamente destruída. Algumas cédulas foram encontradas espalhadas no estabelecimento. A quantia levada pelos bandidos é desconhecida. Ninguém foi preso.

Ônibus que saiu de Jequié para São Paulo pega fogo em MG

Um ônibus que saiu de Jequié com destinho à São Paulo ficou completamente destruído depois de pegar fogo na madrugada deste sábado (20) na BR-381, na altura do bairro Capitão Eduardo, na Região Norte de Belo Horizonte. Segundo informou o Corpo de Bombeiros ao G1, o incidente aconteceu no sentido Vitória (ES), próximo ao Rio das Velhas. O incêndio foi por volta das 4h e não houve vítimas. Ainda segundo a corporação, o veículo transportava 41 passageiros. Conforme o motorista, as chamas iniciaram em uma das rodas, mas as causas ainda são desconhecidas. As bagagens também foram destruídas. Um dos passageiros que embarcou em Jequié gravou um vídeo.