Ubaitaba Urgente

Sindicalista desmente informações sobre candidatura de Bebeto Galvão

Magno Lavigne I Foto: Reprodução

O sindicalista Magno Lavigne, dirigente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) na Bahia, desmentiu na última quinta-feira, dia 11, durante a lavagem do Bonfim, em Salvador, afirmações atribuídas a ele e que circulam na internet. As notícias apontavam para uma descrença de Lavigne quanto à candidatura à reeleição do deputado federal Bebeto Galvão, do PSB baiano. Lavigne negou que tenha dito que Bebeto busca uma candidatura a deputado estadual em 2018, como forma de evitar uma derrota na reeleição ao congresso. “Nunca afirmei isso e, pelo contrário, reforço o peso que o mandato de Bebeto tem para os trabalhadores não só da Bahia, mas de nosso país. Possuímos divergências naturais no campo sindical, mas nada que me impeça de reconhecer a importância do mandato e da luta de Bebeto”, afirmou Magno Lavigne. Ainda na lavagem do Bonfim, o próprio Bebeto descartou a busca por uma cadeira na Assembleia Legislativa e reafirmou que a reeleição mira a permanência na Câmara dos Deputados. “Felizmente, ninguém chuta cachorro morto e, sem dúvida, esse tipo de notícia só tem um objetivo, que é confundir e disseminar informações falsas entre o eleitor”, concluiu Bebeto.

Bandidos explodem agência do Bradesco em Boa Vista do Tupim

Foto: Reprodução

Uma agência do Bradesco localizada em Boa Vista do Tupim, na região da Chapada Diamantina, teve a área de autoatendimento explodida. A investida criminosa foi registrada pela polícia na madrugada desta terça-feira (16). Não há informações sobre a quantia roubada pelos bandidos. De acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia, este é o quinto ataque a banco no estado em 2018. Na segunda-feira (15), duas agências (Banco do Brasil e Bradesco) foram alvo de bandidos em Correntina, no extremo oeste. Há registro do sindicato ainda em Coronel João Sá e Cansanção.

Número de mortos por febre amarela em Minas Gerais sobe para 11

Foto: Reprodução

O governo de Minas Gerais confirmou nesta segunda-feira (15) que mais duas pessoas morreram depois de contraírem o vírus da febre amarela no Estado, elevando o número de óbitos pela doença entre 2017 e os primeiros dias de 2018. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, dos 12 resultados positivos para febre amarela, 11 resultaram em mortes – somente um morador da cidade de Brumadinho, onde também foi registrado um dos óbitos, conseguiu se curar da doença. Os outros casos fatais ocorreram em Mariana (2), Goianá (1), Nova Lima (4), Carmo da Mata (1), Mar de Espanha (1) e Barra Longa (1), As autoridades de saúde de Minas investigam outros 34 casos de suspeita de febre amarela.

Prefeito de Dário Meira não paga salários e servidores paralisam atividades

William de Alemão (PSDB) I Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Servidores Municipais Públicos sindicalizados a APLB e Sinserv/DM, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (15), e foram para as ruas de Dário Meira protestar contra a falta de pagamentos referentes aos salários do mês de dezembro de 2017. De acordo com a categoria, todos os funcionários efetivos aderiram a paralisação, apenas os terceirizados estão em serviço. “Até o momento não temos previsão de receber”, disse uma professora da rede municipal. A decisão foi tomada após uma assembléia realizada na Câmara de Vereadores de Dário Meira, na ultima quinta-feira (11). Os funcionários públicos municipais decidiram fazer uma paralisação nesta segunda. Conforme o Presidente do Sinserv/DM Noel Santos Marinho, se a prefeitura não efetuar o pagamento ainda esta semana, haverá uma nova assembleia onde será discutido a possibilidade de uma paralisação por tempo indeterminado. Até o fechamento desta reportagem a Prefeitura de Dário Meira não se pronunciou sobre o acontecido. Nossa redação tentou contato com a secretária de administração, mas as ligações não foram atendidas. (Giro Ipiaú/Andrea Chaves)

Prefeita Gracinha Viana confirma realização do Saquafolia 2018 em Maraú

A Prefeita Gracinha Viana (PP), recebeu com muita alegria a comunicação da BAHIATURSA, através do Superintendente, Diogo Medrado, confirmando a contemplação dos projetos apresentados, para realização da Festa do Padroeiro de Maraú e o tradicional Carnaval de Saquaíra 2018.  Gracinha ressaltou a importância desta parceria entre Estado e Município. “Só desta forma, nesta época de crise, o município tem condições de realizar esses eventos que são tão importantes para a comunidade marauense” disse a prefeita. A Secretaria de Turismo e Lazer apresentou dois projetos: Festejos de São Sebastião (Padroeiro de Maraú) e o Saquafolia, tradicional carnaval de Saquaíra. Ambos foram analisados e aprovados. As atrações e o número de dias do Carnaval serão divulgados em breve pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maraú. (Ascom/Maraú)

Quadrilha invade duas agências bancárias em Correntina na madrugada desta segunda

Foto: Reprodução | Whatsapp

Duas agências do Banco do Brasil e do Bradesco foram alvo de assalto por uma quadrilha, na madrugada desta segunda-feira (15), em Correntina. Segundo informações do Brumado Urgente, a unidade do Banco do Brasil, que se localiza na Praça Raimundo Salles, foi invadida em torno de 1h30 e teve quase perda total. O montante roubado ainda não foi informado pela polícia e o grupo de assaltantes não foi capturado.

Foto: Reprodução | Whatsapp

Jovem de 18 anos é presa em Feira ao tentar transportar maconha para Salvador

Foto: Divulgação/PRF

Uma jovem de 18 anos foi presa enquanto tentava transportar maconha para Salvador, na tarde deste domingo (14).  A apreensão ocorreu por volta das 15h, no KM 409 da BR-116, em Feira de Santana. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação foi registrada quando os agentes receberam a denúncia de que uma traficante seguia no interior de um ônibus da linha Serrinha/BA X Salvador/BA. Ao abordar o veículo, os policiais encontraram 10 tabletes de substância análoga à maconha, totalizando 10 kg do entorpecente, na mala de uma das passageiras. A jovem foi detida e encaminhada para a delegacia de polícia judiciária, onde irá responder por tráfico de drogas.

Cantora do The Cranberries morre aos 46 anos

A vocalista do grupo The Cranberries, Dolores OʹRiordan, faleceu nesta segunda-feira (15) aos 46 anos. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian. De acordo com o periódico, a irlandesa estava em Londres com o restante da banda para uma gravação. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte da artista.

Pai e filho são assassinados em casa por dívida com ciganos em Iaçu

Na última sexta-feira (12), pai e filho foram mortos por três ciganos por causa de uma dívida não quitada. O duplo homicídio foi registrado no município de Iaçu, no Centro-Norte da Bahia. O crime ocorreu na comunidade de Bonitas, na zona rural do município, e chocou familiares das vítimas e moradores da cidade, que realizam uma manifestação neste domingo (14) pedindo justiça. As vítimas foram surpreendidas pelos três homens, por volta das 19h, quando estavam em casa, onde foram mortos a tiros. O alvo principal deles era o pai, Antônio Carlos Soares, 70 anos, que devia dinheiro ao grupo. O filho, Claudionor de Azevedo Santana, 39, estava em casa e ainda tentou fugir, mas foi impedido pelos autores da ação e também foi alvejado, segundo relataram familiares das vítimas.  “Só queremos que a justiça seja feita. Eles eram pessoas de bem, muito queridas, e não faziam mal a ninguém”, conta Núbia Santana, ex-esposa de Claudionor, uma das organizadoras da manifestação.  Após o crime, os três ciganos, que também têm laços familiares no local, fugiram da cidade, onde moravam há pouco tempo, por temerem retaliação. Logo após o ato, eles foram a um mercado e compraram comida e mantimentos. Em seguida, utilizaram um caminhão para carregar a mudança e seguiram em direção ao município de Marcionílio Souza, que fica a cerca de 50 quilômetros de Iaçu. No caminho, o carro em que estavam apresentou defeito e eles decidiram roubar um veículo que passavam na rodovia para completar a fuga. A polícia já identificou os autores do crime, mas ainda não capturou os três ciganos. Familiares das vítimas contaram ao Correio da Bahia que os três suspeitos já tinham assassinato um policial em outro município também por causa de dívidas. Com informações do Correio da Bahia

Baiano morador de São Paulo morre no Hospital Couto Maia com Febre amarela

Hospital Couto Maia I Foto: Reprodução

Um morador de São Paulo de 49 anos que estava internado com febre amarela no Hospital Couto Maia, no bairro de Mont Serrat, em Salvador, morreu na tarde deste domingo (14). Segundo informações do portal G1 Bahia, a informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do município de Itaberaba, a 290 quilômetros da capital baiana, onde o homem apresentou sintomas e recebeu o atendimento inicial, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com o secretário, o paciente é natural de Itaberaba, reside em Taboão da Serra (SP), e chegou à cidade no último dia 5, para visitar a família. Antes de chegar à Bahia, ele passou o Réveillon em Itapecerica da Serra (SP). A partir do dia 5 ele foi ao posto de saúde diversas vezes, até apresentar piora em seu quadro clínico, sendo transferido para Salvador, no último dia 9. Dois dias depois, um exame feito no Laboratório Central (Lacen) confirmou que ele estava com febre amarela. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o caso é importado, já que ele manifestava sintomas desde o dia 2 de janeiro, antes de chegar a Itaberaba.

Colisão entre dois carros e um ônibus mata homem e deixa 14 feridos em Itabuna

Foto: Ubaitaba Urgente

Um homem morreu e outras 14 pessoas ficaram feridas, no último domingo (14), em um acidente na BR-101, em Itabuna, na região sul do estado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois carros, inclusive um táxi, e um ônibus colidiram no Km 501 da rodovia.  Ainda segundo a PRF, testemunhas relataram que a batida aconteceu em uma tentativa de ultrapassagem do automóvel conduzido por Etevaldo Gomes da Silva, de 59 anos. O veículo dele bateu de frente com o ônibus, rodou na pista e ainda atingiu o táxi. Etevaldo não resistiu ao impacto e morreu no local. O coletivo saiu da pista e só parou no matagal. Os feridos foram socorridos para o Hospital de Base de Itabuna. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. Trinta e seis passageiros estavam no ônibus.

Parte de ponte cai com passageiros no terminal de Madre de Deus

Foto: Reprodução

Parte de uma ponte móvel do terminal marítimo da cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), desabou na tarde deste domingo, 14, devido ao excesso de pessoas que estavam na rampa de acesso ao píer.  Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Logo após o acidente, o local foi interditado.  As vítimas que caíram na água foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas passam bem.

Foto: Reprodução

Festa em clube termina com tiros e três baleados em Ipiaú

Na foto, dois dos três baleados I Fotos: Reprodução/Whatsapp

Três pessoas foram baleadas na noite desse domingo (14), por volta das 21h40, durante uma festa realizada no Clube Náutico, na Avenida Lauro de Freitas, em Ipiaú. As vítimas foram socorridas por populares e encaminhadas para o Hospital Geral de Ipiaú (HGI). Conforme as informações apuradas pelo site Giro em Ipiaú com a polícia, Tailon Barbosa dos Santos, 19, foi atingido no braço, Fabrício Cardoso de Jesus, 24, foi baleado nas nádegas, e Diego Neves dos Santos, 21, atingido no joelho. Os jovens receberam os primeiros atendimentos no HGI. Dois deles, seria transferido para Jequié. Conforme revelaram à polícia, as vítimas estavam em áreas diferentes na festa. “Eles disseram que viram o tumulto, as pessoas correndo e quando perceberam estavam alvejados”, revelou um policial ao Giro em Ipiaú. Os tiros foram disparados por um homem ainda não identificado. A Polícia Militar foi acionada e chegou rapidamente ao local, mas não conseguiu prender o atirador. O motivo dos disparos ainda não foi revelado. O atentado será investigado pela Polícia Civil. O evento era animado por bandas locais e paredão.

Bolsonaro gasta 39% a mais com voos pagos pela Câmara

Foto:Reprodução

Com a tentativa de viabilizar o seu nome para a eleição presidencial, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aumentou seus gastos com passagens aéreas pagas com dinheiro público da Câmara dos Deputados. Segundo levantamento feito pelo Estadão/Broadcast, nesta legislatura (entre 2015 e 2017), o parlamentar gastou 39% mais com passagens custeadas pela Câmara do que no período anterior (de 2011 a 2014): passou de R$ 261 mil para R$ 362 mil. O parlamentar mudou o perfil de suas viagens nos últimos três anos, quando começou a ganhar força sua intenção de disputar o Palácio do Planalto após se reeleger, em 2014, como o deputado mais votado (464.572 votos) no Rio. Ele passou a visitar mais cidades de todas as regiões do País, fora do eixo Brasília-Rio, onde trabalha e mora. Os deslocamentos para outros Estados saltaram de 23 para 83 – 2,3 por mês. Foram considerados apenas os bilhetes em que Bolsonaro é o passageiro e pagos por meio da cota parlamentar.

Bebeto diz não ver problema eleitoral com chegada de Nilo ao PSB

Foto: Reprodução

Único representante baiano do Partido Socialista Brasileiro na Câmara Federal e candidato a reeleição, o deputado Bebeto Galvão (PSB) minimizou a possível concorrência com o deputado estadual Marcelo Nilo, que anunciou seu ingresso no PSB e vai concorrer a federal nas eleições deste ano. Entre os aliados que migrarão com Nilo para a legenda, está Tito (PSDB), candidato a prefeito de Barreiras no último pleito, que também deverá disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. “Estou tranquilo, sem qualquer tipo de problema. Porque a concorrência com Marcelo já se daria fora do partido, em outra coligação, e portanto todos nós concorremos entre nós”, declarou Bebeto ao bahia.ba. De acordo com o parlamentar, a chegada do ex-presidente da Assembleia ao PSB é um “motivo de alegria”. “Qualquer partido que se preze e deseja disputar o poder não pode ser pequeno; precisa crescer e ser uma expressão política e de densidade eleitoral”, defendeu o congressista. Para Bebeto, é possível até triplicar a bancada baiana socialista. “Este ano, eu quero crer, e o PSB tem trabalhado para isso, que podemos aumentar a nossa bancada e ter entre dois e três deputados federais”, afirmou.

Projeto “Sexta Sem Mosquito” continua nos bairros e comunidades de Itacaré

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, continua com o projeto “Sexta Sem Mosquito”, intensificando o trabalho de combate à dengue nos mais diversos bairros e comunidades da sede e da zona rural. E nesta sexta-feira, dia 12, foi a vez de desenvolver o trabalho de orientação dos moradores e de eliminação da dengue nos bairros da Pituba I, II e III, Angelim e São Miguel. Nesses locais os técnicos da Secretaria de Saúde de Itacaré realizaram vistoria dos imóveis, orientação da população e a limpeza dos locais onde os mosquitos costumam procriar. As ações de combate à dengue vêm sendo realizadas semanalmente nos bairros e em diversas comunidades, todas as sextas-feiras. O objetivo desse trabalho é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade para eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Nesse mês de janeiro o trabalho será intensificado nas ruas do centro da cidade. Em fevereiro serão realizadas ações nos demais bairros e localidades, beneficiando e orientando mais comunidades de Itacaré. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença”, afirmou. E a comunidade pode ser um grande agente nesse combate à dengue. Para isso é preciso que não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação, deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros, além de não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins, colocando areia fina até a borda do pratinho. As plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. A comunidade também está sendo orientada para que não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo. Também é preciso que mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário. Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão. Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana, dentre várias outras ações, além de limpar frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

Viatura da PM bate em poste e capota na Princesa Isabel em Ilhéus

Uma viatura da 70ª CIPM de prefixo 9.7010 capotou por volta das 08h20 da manhã desse domingo (14), após bater em um poste na Avenida Princesa, zona oeste de Ilhéus. No veículo estavam três policiais que não tiveram ferimentos graves. No momento do acidente a pista estava bastante molhada, o que contribuiu para que o policial perdesse o controle do veículo. A viatura aquaplanou e, em seguida, chocou no poste e capotou. A frente da viatura ficou comprometida por conta do forte impacto. Todos os PMs estão conscientes e foram amparados pelos moradores, que ficaram assustados com o barulho. As informações são do blog Fábio Roberto

Ex-candidato a vereador é assassinado em Itabuna

Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Alexsandro Santos Amaral, 41 anos, conhecido como Amaral do Esporte, professor da Escolinha de Futebol, foi assassinado na noite deste domingo (14) com golpes de faca na Rua da Glória, bairro Califórnia, em Itabuna. De acordo com informações do blog do Verdinho, Amaral foi separar uma briga e acabou sendo esfaqueado. Ele morreu no local. Já outro homem, de prenome John, foi ferido com golpes na boca e socorrido para o Hospital de Base. Neste domingo acontecia o final do campeonato Interruas no bairro Califórnia e Amaral estava no evento entregando as medalhas para os campeões. Ele era muito conhecido na cidade e foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais. Com a morte de Amaral, sobe para nove o número de homicídios registrados em Itabuna neste mês de janeiro.

Raimundinho da JR pede a Senhor do Bonfim ajuda para gerar empregos

Uma tendência nas manifestações populares de todo o país, a participação de empresários nas ruas também ganhou forte adesão na Bahia. Durante a Lavagem do Bonfim, na última quinta-feira (11/1), o empresário Raimundinho da JR. trouxe o debate da geração de empregos até os holofotes da tradicional festa baiana e chamou a atenção do público ao liderar um cortejo até a Colina Sagrada com lideranças políticas de variados segmentos da sociedade, entre elas, o deputado federal Luiz Caetano e o coronel Alfredo Castro, ex-comandante Geral da Bahia.  Raimundinho da JR. avaliou que a divisão do Brasil entre vermelhos, azuis e amarelos não ajuda o país a superar a profunda crise em curso, considerando essencial unir todas as opiniões em torno de um propósito de paz e bom senso.

Para o empresário, a Lavagem do Bonfim serve de inspiração para governantes, autoridades, empresários e cabeças pensantes do país, pois, mostra de forma festiva como é possível encontrar um caminho sem brigas e picuinhas.  “É maravilhoso prestigiar uma celebração tão bonita, de paz e união, bem como, aproveitar o momento para pedir sabedoria aos nossos governantes e empresários, porque, no fim, a esperança de todos está voltada para uma economia forte e capaz de gerar mais empregos”, disse Raimundinho.  O empresário também estava acompanhado pelo ex-prefeito de Saubara, Capitão Joelson, do vereador Jeronildo, de Santo Amaro, além de lideranças da região do Recôncavo e Metropolitana. Animados por uma charanga, a comitiva chegou até as escadarias da Igreja do Bonfim para ganhar um “axé” das tradicionais baianas. (Ubaitaba Urgente)

Capitania dos Portos com apoio da Prefeitura de Maraú realizam mais fiscalizações na Península

A Capitania dos Portos continua reforçando a fiscalização nas águas da Baía de Camamu e em Barra Grande devido a alta temporada. Uma das intenções é evitar acidentes nesta época, já que a Península de Maraú recebe vários turistas que chegam a Barra Grande por via marítima. Esta ação é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Maraú, por meio da Secretaria de Turismo & Lazer que preocupada com a alta demanda durante o verão pediu uma fiscalização mais intensa na península. A prefeita de Maraú, Gracinha Viana, vem dando apoio sempre dentro das possibilidades à Marinha. Esta importante ação contribui para o ordenamento do setor náutico, dando assim, segurança para os moradores e turistas que visitam nosso destino. A diretora de Turismo, Lygia Costa esteve no píer de Barra Grande para acompanhar as ações. (ASCOM / Maraú)