Ubaitaba Urgente

LACEN confirma febre amarela na Bahia; caso é importado de São Paulo

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

O Laboratório Central da Bahia (LACEN) confirmou o resultado positivo para febre amarela em um paciente de 49 anos internado na última sexta-feira (5) em Itaberaba, município do piemonte do Paraguaçu. O homem, que está internado em estado grave no Hospital Couto Maia em Salvador, é da cidade de Taboão da Serra em São Paulo, e veio para a Bahia na última sexta para visitar parentes. Ao chegar ao município baiano, ele sentiu-se mal e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi medicado e liberado. De acordo com o Acorda Cidade, na última terça (9), o homem novamente sentiu-se mal, foi medicado na UPA e como havia suspeita de febre amarela, foi transferido imediatamente para o Hospital Couto Maia na capital baiana. Apesar de internado na Bahia, o Lacen confirmou que o paciente já apresentava sintomas de febre amarela no dia 2 de janeiro, enquanto estava em São Paulo. Por conta deste fato, o órgão classificou o caso como importado de São Paulo. Mesmo diante da situação, o Núcleo Regional de Saúde (NRS) e a prefeitura de Itaberaba iniciaram uma campanha de vacinação contra a febre amarela na cidade. Segundo Edy Gomes, coordenador do NRS, toda a população da cidade será vacinada com dose completa. 

Estudante de Direito e comparsa são presos por extorsão em Ibirapitanga

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Uma operação da polícia Civil, coordenada pelo delegado Drº Lane Andrade, com o apoio da PM, realizada na tarde desta quinta-feira (16/1), em Itamarati, distrito de Ibirapitanga, prendeu dois suspeitos de extorsão. Os homens foram identificados como Oneilson da Silva Santos, vulgo ‘One’, estudante do 4º Semestre de Direito, e Oelton Nunes dos Santos, vulgo ‘Pinguim’. Segundo informações do site Ubatã Notícias, a polícia foi ao distrito apurar denúncias de extorsão. Ao abordarem One, que conduzia um veículo Saveiro, placa OVA 5925, licença de Ituberá, a polícia encontrou diversos produtos frutos de extorsão. One apontou ‘Pinguim’ como seu comparsa, que também participava da quadrilha e teria função de identificar as vítimas e estabelecer contato telefônico com um indivíduo conhecido por Bruno de Igrapiúna, atualmente preso  no Complexo da “Mata Escura”, em Salvador. A vantagem financeira das extorsões, ainda de acordo com a apuração, teria o objetivo de custear despesas com advogados.  Conforme a Polícia, a dupla – One e Pinguim – extorquiam as vítimas ameaçando parentes, que por medo acabavam entregando dinheiro e bens aos bandidos. A dupla, bem como todo o material apreendido – 07 aparelhos celulares, 01 motocicleta Dafra, 01 caixa de som com 2 graves, 01 caixa de  som  com duas cornetas, 01 bateria moura, 01 HD externo, 02 Iphones e 01 memória de notebook foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Ibirapitanga para a adoção das medidas cabíveis. Não foi informado quantas pessoas teriam sido vítima dos bandidos.

Universidade Federal do Sul da Bahia vai oferecer 480 vagas por meio do SISU

Foto: Reprodução

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai oferecer 480 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão começar no dia 29 de janeiro, e seguem até 1º de fevereiro. O edital já está disponível na internet. Serão 160 em cada um dos três campus: Jorge Amado (Itabuna), Sosígenes Costa (Porto Seguro) e Paulo Freire (Teixeira de Freitas). Para participar, é preciso ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, com nota maior que zero na Redação. Será possível marcar duas escolhas de cursos. As notas de corte e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a partir da 0h, o que vai permitir avaliar e mudar as escolhas antes do fechamento do sistema. O resultado da chamada regular será no dia 2 de fevereiro. As vagas ofertadas são para a Área Básica de Ingresso, com 40 vagas em cada campus e que abre caminho para as Licenciaturas Interdisciplinares (Artes e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias;Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e Computação e suas Tecnologias) e para quatro Bacharelados Interdisciplinares (Artes, Humanidades,Ciências, Saúde), cada um com 30 vagas em cada campus. As notas mínimas exigidas são de 500 pontos na redação e de 450 pontos em cada uma das quatro áreas avaliadas pelas provas do Enem (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). Em relação a políticas afirmativas, 85% das vagas da ABI e 75% das vagas dos Bacharelados Interdisciplinares estão reservadas para as modalidades de cotas definidas na Lei Federal nº 12.711/2012. Com informações do G1

Veículo desgovernado atropela pessoas e mata criança em Nazaré das Farinhas

Foto: Reprodução/Voz da Bahia

Uma tragédia abalou a população do município de Nazaré das Farinhas na tarde desta quinta-feira (11). Leitores informaram ao Voz da Bahia que um carro modelo Celta desgovernado, atropelou algumas pessoas, entre elas uma idosa e uma criança com cerca de um ano que veio a óbito. Ainda conforme relatos, o condutor havia perdido o controle do carro causando o acidente. A criança chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. O Voz da Bahia não foi informado sobre o estado de saúde das demais vítimas. Segundo informações, o motorista tentou fugir do local onde foi levado à delegacia de polícia por populares. O corpo da criança será removido para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus. Aa causas do acidente serão investigadas. Com informações do Voz da Bahia

Helton Santos, Campeonato Sul-americano de Canoagem, faz pré-temporada em Maraú

Figueiroa treina novos atletas em Maraú I Foto: Ascom/Maraú

O Atleta da seleção Brasileira e campeão pan-americano, Helton Santos, está no município de Maraú, no baixo sul da Bahia,  fazendo a pré-temporada com o renomado técnico Figueiroa Conceição e Alex Moscoso. Helton Santos teve um ano espetacular onde ganhou várias medalhas internacionais, onde suas maiores conquistas foram as medalhas de ouro no sul-americano e pan-americano. Ele agora é apontado como o 12° lugar no mundial Júnior e sub 23 em 2017. Maraú aos poucos está se tornando Polo Nacional desse esporte, prova que os melhores atletas de canoagem do Brasil e da América estão procurando as águas do município para se aperfeiçoar.

Gracinha e Eduardo Salles em reunião com Elias Dourado I Foto: Ascom/Maraú

Apesar de ser um esporte novo no município, a canoagem vem tendo total apoio da Prefeitura Municipal, através  da Prefeita Gracinha Viana, que vem investindo pesado nos atletas. Recentemente Gracinha Viana, participou juntamente com o deputado Eduardo Salles e o presidente da Federação Baiana de Canoagem, Figueiroa Conceição, de uma audiência com o diretor geral da SUDESB (Superintendência de Desportos da Bahia), Elias Nunes Dourado, em Salvador. Gracinha e Eduardo Salles solicitaram a implantação de um Núcleo de Canoagem para Maraú, que já possui um projeto de canoagem que atende 30 crianças, treinadas pelo técnico Figueiroa. (Ascom/Maraú)

Homem encontrado caído na porta do hospital de Ubaitaba foi identificado

O homem encontrado caído na porta do hospital de Ubaitaba na manhã desta quinta-feira (11/1), com cortes na cabeça (relembre aqui), foi identificado como sendo Rafael Cardoso dos Santos, 26, residente na Fazenda Pedra Branca, distrito de Ibiaçú, município de Maraú. Ao UBAITABA URGENTE, Rafael contou que a ação violenta foi praticada pelo sobrinho de sua esposa, que não teve o nome revelado, durante uma discussão familiar no Bairro Zitão, em Ubaitaba. Rafael Cardoso dos Santos, contou que após ter sido atacado, saiu andando e só conseguiu chegar até a porta do hospital. Rafael recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

‘Quem sabe é só Deus’, diz Neto sobre última Lavagem do Bonfim como prefeito de Salvador

Foto: Mateus Soares / bahia.ba

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), é só risos quando é questionado sobre as eleições de 2018. Cotado para se candidatar ao governo do Estado, o gestor soteropolitano ainda não verbalizou publicamente. Antes do inicio do cortejo da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (11), o bahia.ba questionou se esse seria o último ano do democrata como prefeito na festa. “Quem sabe é só Deus e Senhor do Bonfim”, respondeu, ao cair logo seguida na gargalhada. Sobre a possível aliança do PP e SD para a candidatura de Rodrigo Maia a presidente da República, Neto admitiu que existe “conversa em curso”. “Mas tempo ao tempo. Algo que não podemos antecipar”, completou.

‘Se Deus quiser’, brinca Rui Costa sobre previsão de vitória fácil

Foto: Rodrigo Aguiar/Bahia.ba

Ao contrário do seu vice, João Leão (PP), o governador Rui Costa (PT) preferiu ser cauteloso no que diz respeito ao resultado das próximas eleições. Sobre uma provável “fácil vitória”, o petista foi categórico: “Se Deus quiser”. Em entrevista durante o Comitê Eleitoral da sigla, em Salvador, na noite desta quarta-feira (10), o estadista argumentou que acha “prematuro” apostar em uma vantagem folgada. “As convenções serão em junho, deixa a campanha acontecer”, desconversou. “É evidente que eu vou trabalhar para a gente ganhar bem em todas as cidades, mas no momento certo eu vou falar de eleição”, finalizou.

Hilux tomada de assalto em Aurelino Leal foi encontrada em Itabuna

Foto: Ubaitaba Urgente

A Caminhonete Toyota Hilux de placas NYU-4756 pertencente ao empresário Samuel da Simpatia Calçados de Ubaitaba que foi tomada de assalto no final da manhã da última segunda-feira (8/1), no centro de Aurelino Leal (relembre aqui), foi encontrada na manhã desta quarta-feira (10/1), em um bairro que fica no fundo da Roni Auto Peças, em Itabuna. Do veículo os meliantes levaram apenas o Toca Cd. Ninguém foi preso no local. A Caminhonete foi encaminhada para o pátio do Complexo Policial de Itabuna, onde foi periciada e em seguida entregue a Samuel. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Ubaitaba Urgente

Homem com vários cortes pelo corpo é encontrado caído na porto do hospital de Ubaitaba

Foto: Ubaitaba Urgente

Um homem desconhecido até o momento foi encontrado caído na porta do hospital da cidade de Ubaitaba, no início da manhã desta quinta-feira (11/1), com vários cortes pelo corpo. A PM foi acionada e esteve no local. O homem foi socorrido e recebeu atendimento no HSVP. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Ubaitaba Urgente

Bebeto afirma que Lula é vítima de “processo obscurantista”

Foto: Reprodução/BNews

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) afirmou que as tratativas em torno do processo judicial que pode culminar na prisão do ex-presidente Lula têm corrido sem a devida clareza que a sociedade espera. Durante o ato “em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato”, que reúne lideranças e movimentos sociais no Teatro Jorge Amado, na Pituba, nesta quarta-feira (10), o socialista disse que “Lula é vítima de um processo obscurantista” e reclamou do teor político que contamina o julgamento. “A democracia tem sido ferida. Não se pode utilizar a estrutura da justiça para impedir a candidatura legítima de alguém. Furar a fila dos processos é atuar politicamente. Lula é vítima de um processo obscurantista”.

Município de Castro Alves tem ruas alagadas após fortes chuvas

Foto: Reprodução / Leandro Alves / Bahia 10

O município de Castro Alves, situado no Recôncavo baiano, teve suas principais vias alagadas na tarde desta quarta-feira (10), após fortes chuvas. De acordo com informações do site Bahia 10, bastaram poucos minutos de chuva para apresentarem os primeiros sinais de inundação. Ainda segundo a publicação, além de dificultar o tráfego de veículos na pista, a água subiu acima do níveo do meio-fio e invadiu também as calçadas. Para esta quinta-feira (11), a previsão é de chuvas nos períodos da tarde e da noite, na cidade.

Prefeito de Itacaré assina contrato de serviço da requalificação da orla

Foto: Divulgação/Ascom-Itacaré

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, assinou na manhã desta terça-feira, na sede da Caixa Econômica Federal em Itabuna, o contrato entre a CEF e a Prefeitura Municipal para as obras de requalificação completa da avenida Castro Alves (Antônio Athanásio), orla principal da cidade. Os recursos para essa obra são do Ministério do Turismo, conseguidas através de duas emendas parlamentares, sendo uma no valor de R$ 492.500,00, de autoria do deputado federal Nelson Pelegrino, e a segunda no valor de R$ 641.000,00 do deputado federal Ronaldo Carleto. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, essa obra vai mudar a cara da cidade, junto com outros serviços de requalificação que já estão sendo feitos em Itacaré. Em 2017, já no primeiro ano de governo, foi iniciada e concluída as obras de requalificação da rua Pedro Longo, no bairro da Pituba, dando um novo visual à cidade e recebendo elogios dos itecareenses e turistas. Além da melhoria da Praça Santos Dumont, conhecida como Praça dos Cachorros. Em breve serão iniciadas as obras de pavimentação, incluindo a rua e passeios da Ladeira da Concha e da rua da Praia da Concha. Essa obra já foi licitada e está aguardando apenas a liberação da Caixa Econômica Federal para que seja emitida a ordem de serviço autorizando o início dos trabahos.

Orla principal de Itacaré I Foto: Reprodução/Andrade-Fotografia

Os recursos são do Ministério do Turismo a partir de uma emenda do deputado Bebeto Galvão. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, adiantou que a equipe de projetos da Prefeitura já desenvolveu um estudo preliminar da Orla Principal de Itacaré e que vai agora ser apresentado e discutido com a comunidade para, a partir daí ser elaborado o Projeto Básico a ser apresentado à Caixa Econômica Federal e em seguida licitado. “A opinião de todos é importante para construirmos a orla que queremos”, explicou o secretário Ademar Sá. Além das obras de requalificação de toda a orla de Itacaré, o prefeito Antônio de Anízio ainda conta com o apoio do governador Rui Costa para ampliar as intervenções a serem feitas na avenida, como a substituição da iluminação e construção de um píer no Forte. “O Projeto Orla já vem sido discutido há bastante tempo e já foram feitas anteriormente algumas propostas. Apresentamos a seguir desenhos esquemáticos representando a situação atual, as propostas já feitas e a nossa sugestão atual. Mas queremos ouvir a todos para construirmos juntos o projeto”, finalizou Ademar Sá.

Prefeitura de Aurelino Leal recebe recursos para pavimentação de ruas do ACM

Prefeita Liu Andrade na caixa durante a assinatura do convênio.

O Ministério das Cidades creditou no dia 3 de janeiro de 2018, na conta da Prefeitura de Aurelino Leal, o valor de R$ 147.650,00 para obras de pavimentação a paralelepípedos de Ruas no bairro ACM. Este valor é a primeira parcela dos recursos originários de uma emenda parlamentar apresentada ao Orçamento da União, pelo deputado federal, Roberto Brito (PP), no valor de R$ 296.300.000 (Duzentos e noventa e seis mil, e trezentos raieis). A prefeita Liu Andrade relatou que a prefeitura já realizou o processo licitatório e afirmou que as obras já foram iniciadas. A chefe do Executivo ressaltou que a obra trará mobilidade urbana e melhor acesso aos moradores da Marcos Freire, Rua da Caixa D’Água e transversais. “Vai beneficiar os moradores do ACM, acabar com a poeira, enfim, a realização de um grande sonho da população aurelinense. Agradeço o esforço do deputado”, relatou. A prefeita Liu Andrade ressaltou ainda que colaborar para melhoria da qualidade de vida da população de Aurelino Leal é uma obrigação. “Como cidadã aurelinense e prefeita municipal, tenho o compromisso de continuar buscando recursos para melhorar a vida da nossa população e dar sempre mais dignidade para todos”, finalizou. (Ascom/A.Leal)

Polícia Militar encontra mala com 30 tabletes de maconha em Itacaré

Foto: Ubaitaba Urgente

Por volta das 10h desta terça-feira (9/1), policiais Militares da 72° CIPM/Itacaré conseguiram apreender 30 tabletes de maconha, 1 kg pasta base de cocaína e 50g da mesma droga já pronta para consumo. Segundo a PM, a droga foi encontrada dentro de uma mala no interior de uma residência na Rua J, Bairro Vila Marambaia, em Itacaré. Ninguém foi encontrado no local, que era utilizado como ponto de venda de drogas. O material foi apresentado no plantão da Polícia Civil de Itacaré, onde foi lavrado o boletim de ocorrência. A PM recebeu uma denúncia anônima informando a localização da droga. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Preso na Papuda, Geddel já emagreceu 16 kg , diz coluna

Foto: Reprodução

Preso desde julho do ano passado, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) emagreceu no Complexo Penitenciário da Papuda, onde está custodiado. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, uma pessoa que visitou o peemedebista afirma que ele perdeu 16 quilos nos últimos seis meses. Além disso, ele estaria recebendo quentinhas hipocalóricas (de baixa caloria) em sua alimentação na cadeia.

‘Dos nomes ventilados, Maia é o melhor para presidente’, diz Cacá Leão

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O deputado federal Cacá Leão disse, na manhã desta terça-feira (9), desconhecer o acordo entre o seu partido, o PP, e o chefe da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para presidência da República, mas afirmou que o democrata é hoje o “melhor nome” para comandar o país, em 2019. “Se o PP está fechado, não sei. Só quem pode falar é o presidente do partido. Mas, dos nomes ventilados, o de Rodrigo Maia é o melhor para ser presidente. É o que tem mais condições de unificar o país. Como presidente da Câmara, já mostrou que tem habilidade e está credenciado para isso”, afirmou o parlamentar baiano, em entrevista ao bahia.ba. Perguntado se o eventual acordo pode interferir na decisão do PP na Bahia de integrar a chapa do governador Rui Costa (PT), Cacá Leão negou. “Acho que, se o PP nacional fechar, Maia será o nosso candidato a presidente, mas isso não interfere em nada na nossa relação no estado. Teremos a liberdade para decidir aqui. Uma coisa não interfere em nada. Torço muito para que Maia seja o nosso candidato a presidente”, ressaltou.

MP-BA aciona Coelba por cortar energia sem aviso prévio a consumidores

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública, na segunda-feira (8), contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), do Grupo Neonergia, por ter suspendido o fornecimento de energia de diversos consumidores inadimplentes de Salvador sem o devido aviso prévio. Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, a atitude da empresa fere o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ela solicita à Justiça que determine à empresa, de forma liminar, que na fatura de consumo de energia enviada aos consumidores seja informada sobre eventuais débitos e da possibilidade de suspensão do serviço. As informações devem ser legíveis, precisas e com destaque adequado, com letra 50% maior que as demais impressas na fatura e que elas sejam destacadas com cores distintas do restante da redação do documento. Segundo Suzart, muitos consumidores protestaram contra a Coelba, em plataformas digitais, apontando que o campo de “informações importantes”, existente na fatura para a empresa registrar comunicados relevantes aos clientes, apresenta “caracteres exíguos, o que torna dificultoso o seu conhecimento”. Segundo o MP, foi proposto à companhia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas a Coelba se negou a firmar o acordo, alegando que cumpre as normas técnicas e a legislação e de que o problema seria decorrente de desatenção dos consumidores.

Casal é encontrado morto em Camaçari e suspeitos são presos em flagrante

Foto: Divulgação

Um casal identificado como Juvenal Amaral Neto, 57 anos, e Cristina Amaral, 43 anos, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (9), no bairro de Santo Antônio, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Os dois estavam desaparecidos desde o domingo (7).  Policiais da CIPE – POLO, da Polícia Militar, relataram que receberam a informação anônima de que suspeitos de envolvimento no desaparecimento do casal havia sido visto no Bairro do Santo Antônio. O primeiro foi identificado como Daniel Neves Santos Filho, 29 anos, que, segundo a polícia, confessou o crime em parceria com Carlos Alberto Neres Blós Junior, e um menor de 14 anos.  Além dos corpos, que já estavam em estado de decomposição, os policiais encontraram no local uma arma calibre 12 de fabricação caseira e um revólver 38 com munições. Ainda conforme PM, dois dos elementos já possuem passagem por uso de drogas. Os suspeitos foram presos em flagrante e o menor, apreendido. Com informações do repórter Marcelo Castro, da Record TV Itapoan.

PT vai ao TSE contra TV Globo, Huck e Faustão por abuso de poder econômico

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) entraram nesta segunda-feira, 8, com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a TV Globoe os apresentadores da casa Fausto Silva e Luciano Huck por praticarem, em tese, abuso dos meios de comunicação e de poder econômico. Embora tenha negado que seja candidato à Presidência em 2018, Huck é alvo do processo por supostamente ter se beneficiado da participação no programa Domingão do Faustão deste domingo, 7. No documento, os líderes do PT na Câmara e no Senado pedem à Corregedoria-Geral Eleitoral que seja declarada a caracterização de abuso de poder econômico e dos meios de comunicação com a aplicação das penalidades de inelegibilidade de Huck ou da cassação do possível registro de sua candidatura. Além disso, requerem ainda pagamento de multa por parte dos três acusados. Os parlamentares alegam que, durante o programa, houve uma “demonização da atual política, dos políticos que a representam, dos pré-candidatos que ostensivamente já se apresentaram para a sociedade como postulantes ao cargo presidencial e, de forma subliminar, a exaltação da pré-candidatura de Luciano Huck”. Os petistas ressaltam que boa parte do programa foi destinada a discutir a questão política, colocando Huck como uma figura “capaz de mudar a realidade vigente (…), diferente de tudo e de todos que aí se encontram”. Para os parlamentares, a emissora promove a pré-candidatura do apresentador de forma objetiva e direta, o que causa “interferência antecipada na lisura e na igualdade da disputa presidencial”. Em novembro, Huck afirmou em um artigo no jornal Folha de S. Paulo que não participaria das eleições de 2018 como candidato à Presidência. No entanto, no último domingo, ele não descartou a possibilidade de se candidatar no futuro. Durante o programa, Huck e a mulher, a apresentadora Angélica, responderam a perguntas do público e, depois, foram questionados sobre política pelo apresentador Fausto Silva. “Minha missão esse ano é tentar motivar as pessoas a que votem com muita consciência e que a gente traga os amigos que estão a fim para ocupar a política, senão não vai ter solução. Eu nunca, jamais, vou ser o salvador da pátria e o que vai acontecer na minha vida eu também não sei. Eu amo o que eu faço, eu amo estar todo sábado na televisão, eu gosto muito de estar com as pessoas, de contar as histórias. Então, o que o destino e o que Deus espera para mim, vou deixar rolar”, respondeu.