Ubaitaba Urgente

PSDB diz que Alckmin tem que ter 10% nas pesquisas até abril

Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Membros e estrategistas do PSDB avaliam que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, precisa ter entre 10% e 15% de intenções de voto até abril para deslanchar sua campanha ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, caso o tucano chegue em abril com apenas 8%, a tendência é que se procure um representante do “novo”, e ele hoje atende pelo nome de Luciano Huck. O apresentador já disse que está fora da disputa, mas mantém contato com marqueteiros e nomes da política porque não abandonou completamente a ideia de concorrer. E abril também é limite para ele, no caso para filiar-se a algum partido. O PPS já o convidou formalmente. Aliados do governador, contudo, mantêm um otimismo reservado sobre as chances de decolagem de sua candidatura.

Colisão na BR-116 mata um e gera congestionamento de 16 km

Ao menos uma pessoa morreu no início da tarde deste sábado (6) após uma colisão no Km 621 da BR-116 (Rodovia Santos Dumont), próximo ao entroncamento de Jaguaquara, no sudoeste baiano. A identidade da vítima, o motorista de uma carreta, não foi divulgada.  Além da carreta com placa de Três Corações (MG), que estava carregado com gesso e trafegava rumo a Feira de Santana; estavam envolvidos no acidente outros dois veículos: um  caminhão  de cor azul que transportava café, com placa de Tanhaçu, que seguia sentido Jequié; e um veículo de passeio de dados não identificados.

Cinco pessoas de uma mesma família estavam no veículo de passeio, sendo um adolescente e quatro adultos, e todos sobreviveram ao acidente. A colisão causou congestionamento na região que alcançou 16 quilômetros nos dois sentidos da rodovia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil já fazia perícia no local por volta das 14h – após o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jequié. Equipes da Polícia Rodoviária Federal e da ViaBahia atuam no local para orientar o tráfego, que foi liberado por volta das 14h30. O motorista do caminhão foi encaminhado em estado grave para o Hospital Geral Prado Valadares.

Instrução de Sobrevivência Policial é realizada pela 33ª CIPM

Foto: Divulgação/SSP-BA

Com o objetivo de passar noções e práticas de como os integrantes da 33a Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) devem se precaver nos momentos de folga, foi realizado nesta sexta-feira (5), a Instrução de Sobrevivência Policial, em Valença. De acordo com o major Alexandre Costa, comandante da 33a CIPM, a atividade teve como instrutor o tenente-coronel Juarez Giffoni, chefe do Centro de Material Bélico da PM. “Foi realizada de forma bastante didática e objetiva, transmitindo ensinamentos essenciais para o dia a dia do policial, tanto na atividade, e, principalmente na sua rotina privada”, explicou o major. Portar e sacar a arma com mais segurança, posturas de atenção e alerta em locais públicos, e reação a uma situação de risco de forma técnica, foram alguns dos temas tratados com os 60 PMs da unidade. “Nosso objetivo agora é ampliar essa instrução para o restante da tropa, que inclusive demonstrou uma receptividade muito boa”, explicou o major Costa.

Retrato do hospital recém-inaugurado em Ilhéus demonstra que Governo vive de fachada e só visa eleições, diz Sanches

Alan Sanches (DEM) I Foto: Reprodução

Conforme denuncia o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), o Governo Estado, visando às eleições de 2018, realiza diversas inaugurações sem a menor estrutura para tal, de forma a contabilizar obras no seu currículo. O grande exemplo disso, segundo ele, é o recém-inaugurado (17 de dezembro) Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, no sul da Bahia, que já se assemelha as unidades deficientes geridas pelo executivo estadual. “Além da falta de estrutura, com pacientes sentados ou deitados no chão à espera de atendimentos; conforme o próprio Sindicato dos Médicos do estado da Bahia (Sindimed) denuncia falta mão de obra na unidade de saúde”, explicou Sanches. Segundo o demista, dos 473 profissionais efetivos, concursados pertencentes ao Hospital Regional de Ilhéus, apenas 170 foram relocados para o Costa do Cacau.

Hospital da Costa do Cacau I Foto: Reprodução

Os demais estão inseguros quanto os seus direitos e destino. “E por conta disso UTIs não funcionam e até mesmo ambulâncias. Isso é um verdadeiro absurdo. Em meio ao caos se encontra na saúde pública, a população ser ludibriada por um governador que só está pensando na sua reeleição, inaugurando obras sem a menor sustentabilidade, como ocorreu com a Policlínica de Guanambi, que no dia seguinte a sua abertura todos os equipamentos foram retirados, o que só comprova que temos um governo de fachada”, enfatizou o deputado, cobrando respostas imediatas em prol do povo. 

Gracinha Viana inaugura nova sede da Prefeitura de Maraú

Foto: Ascom/Maraú

A prefeita do município de Maraú, Gracinha Viana (PP), estará inaugurando nesta segunda-feira (8/1) a sede própria da Prefeitura Municipal, localizada na Rua da Embasa, S/N, ao lado do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). A obra representa um investimento de R$ 102 mil e irá proporcionar melhor qualidade e comodidade nos serviços oferecidos à população. A inauguração da nova sede da Prefeitura Municipal tem Como objetivo enxugar a máquina e diminuir os gastos com alugueis dos diversos prédios que abrigam repartições públicas no município. O evento está previsto para ter inícios às 8h e promete reunir autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada e a população em geral. (Ascom/Maraú)

Estudante de medicina da UESC morre em acidente na BR-116

Rauel Esíquio I Foto: Reprodução/Facebook

Três pessoas morreram em um acidente na manhã da última quinta-feira (4) na BR-116, em Medina (MG), no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas estavam em um carro de passeio que seguia da cidade de Catuji (MG) para Vitória da Conquista (BA). Testemunhas relataram à PRF que a condutora perdeu o controle da direção do veículo em uma curva, próximo ao km 54, entre Medina e Pedra Azul. Momentos depois o veículo invadiu a contramão de direção e bateu de frente com uma carreta que seguia no sentido contrário. Ainda segundo a PRF, a condutora do veículo, Ionete Santos Ribeiro, de 48 anos, foi socorrida pelo Samu, mas morreu momentos depois no hospital de Itaobim; os passageiros Marina Gomes Batista, de 48 anos, e Rauel Esíquio Ribeiro de Sá, morreram no local do acidente. No veículo estava ainda uma mulher que foi socorrida com ferimentos leves. Segundo o blog Ilhéus em Resumo, o acidente foi por volta das 8h e a pista ficou interditada por cerca de duas horas para remoção dos veículos e realização da perícia. No fim da tarde desta quinta, o trânsito fluía normalmente no local do acidente.

Menino de 13 anos é morto a tiros em Feira de Santana

Foto: Reprodução

Um garoto de 13 anos foi morto após ser atingido por disparos de arma de fogo na tarde desta sexta-feira (5) no município de Feira de Santana, localizado no centro-norte da Bahia. De acordo com o site Acorda Cidade, o menor foi baleado na cabeça, ombros e costas por dois homens que estavam em uma motocicleta no bairro de Tomba. Ainda segundo a publicação, a mãe da vítima informou que o filho era usuário de drogas desde os seis anos de idade. Até o momento, não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

Fechamento de UPA Nova Aliança atinge 5 mil moradores em Camaçari

Foto: Reprodução

Com a 2ª maior arrecadação do estado, atrás apenas de Salvador, o município de Camaçari vive uma crise no setor de saúde. Com a greve dos médicos do sistema decretada desde o final de 2017, a Prefeitura, por ordem do prefeito Elinaldo (DEM), determinou o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Aliança, que era responsável pelo atendimento mensal de cerca de 5 mil pessoas. Moradores de bairros que eram atendidos pela UPA (Gleba C, Phoc 1, Phoc 2, Phoc 3, Gleba E e Parque Verde), organizaram um protesto contra o fechamento da unidade. Segundo a prefeitura, o espaço onde funcionava a UPA será utilizado para a futura instalação de um pronto socorro pediátrico.

PM prende homem com arma e mais de 70 petecas de cocaína em Ipiaú

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso na noite dessa sexta-feira (05), na IV Travessa Dois de Dezembro, em Ipiaú. A Polícia chegou até o local após denúncia anônima sobre a comercialização de entorpecentes na localidade. O suspeito foi localizado pelas Guarnições Bravo do PETO e da CIPE Central. Segundo informou a polícia, Maicon Lima Souza, 24, confessou o tráfico e conduziu os policiais até sua residência onde foram encontradas 75 petecas de cocaína, um pistola de dois canos (calibre.22) e quatro munições. O material apreendido e a o suspeito foram apresentados no Plantão Central em Jequié. Com informações do Giro Ipiaú

Homens armados rendem motorista e roubam 22 pneus de carreta em Alagoinhas

Foto: Reprodução

Um grupo de homens armados rendeu o motorista de uma carreta e roubou 22 pneus do veículo, na madrugada desta sexta-feira (5), na cidade de Alagoinhas. A informação foi divulgada pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, a vítima dormia no veículo que estava estacionado em um posto de combustíveis, quando foi abordada pelos suspeitos, por volta das 2h. Os homens quebraram o vidro da carreta, entraram no veículo e amordaçaram o motorista. Conforme a polícia, após renderem a vítima, os suspeitos levaram a carreta para uma estrada, no distrito de Borrinhão, a cerca de 10 km do centro da cidade. Ao chegarem no local, os suspeitos retiraram os pneus da carreta e fugiram. O motorista e o veículo foram deixados na localidade. O condutor da carreta não teve ferimentos. Segundo a polícia, a carreta estava carregada com gás hospitalar. O veículo havia saído da cidade de Jundiaí, em São Paulo, e seguia para Recife, em Pernambuco. Ainda de acordo com a polícia, este foi o primeiro assalto do tipo registrado na região neste ano. No ano passado, segundo a polícia, dez roubos de pneus ocorreram no mesmo local. O crime é investigado pela Polícia Civil. Com informações do G1

Novo chefe do Detran de Minas Gerais acumula 120 pontos na carteira de motorista

Foto: Detran

O novo chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG),  o delegado César Augusto Monteiro Alves Júnior, tem 120 pontos acumulados na carteira de motorista, segundo o jornal O Globo. Desse total, 44 são de infrações cometidas em 2016, 30 em 2017, 30 em 2014 e 16 em 2015. O máximo que um motorista pode acumular na carteira são 20 pontos. Assim, ele pode ter o documento apreendido a qualquer momento. César Augusto tomou posse no Detran-MG no dia 20 de dezembro. Questionadas pelo jornal O Globo, a assessoria do governador Fernando Pimentel e da Polícia Civil preferiram não comentar o caso.

SINDIMED denuncia gestão do Gerir no Hospital Costa do Cacau em Ilhéus

O Sindicato dos Médicos do estado da Bahia (Sindimed) sugeriu ao Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Estado da Bahia a formação de uma força-tarefa com representantes destes órgãos para que se esclareça a contratação dos profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, no sul da Bahia, inaugurado no dia 17 de dezembro, e administrado pelo Instituto Gerir. Em novembro, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado o resultado da seleção pública que definiu a Organização Social que iria administrar o Hospital Regional Costa do Cacau. O Instituto Gerir, que administra  14 unidades públicas de saúde nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba, foi o selecionado. Segundo o Sindimed, a nova gestão estabeleceu que grande parte dos trabalhadores do novo hospital entre como mão de obra terceirizada, em detrimento dos cerca de 300 concursados do Hospital Regional de Ilhéus,que podiam ser aproveitados, já que faltam profissionais na unidade de saúde. “Dos 473 profissionais efetivos pertencentes ao Hospital Regional de Ilhéus, apenas 170 foram relocados para o Costa do Cacau. Os demais estão inseguros quanto os seus direitos e destino. O secretário de Saúde do estado havia assegurado que todos os concursados seriam reaproveitados no novo hospital, mas não cumpriu sua palavra”, afirma o sindicato. Em dezembro, o Gerir abriu processo seletivo para preenchimento das vagas do hospital. Foram ofertadas vagas para os cargos de Almoxarife, Assistente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Biomédico, Fisioterapeuta entre outras áreas.

A sindicalista Diala Magalhães, do Sindsaúde, afirmou que apenas duas das três UTIs inauguradas são utilizadas, por falta de pessoal e as ambulâncias da nova unidade não rodam, também por falta de profissionais. Enquanto o sindicato e o Hospital da Costa do Cacau discutem a contratação dos profissionais, os pacientes que aguardam atendimento reclamam da falta de atendimento e da forma como são tratados enquanto aguardam a triagem ou esperam por cirurgia na unidade de saúde. Em contato com o BNews, denunciantes afirmaram que os pacientes aguardam o atendimento sentados e/ou deitados no chão do corredor. O morador de Ilhéus, Lucas Santana, postou um vídeo nas redes sociais em que conta que levou a companheira ao Costa do Cacau, que se queixava de enjoos, dores abdominais e na cervical e apresentava quadro de vômitos e diarreia. Ele explicou que a jovem teve o atendimento negado e os funcionários alegaram que o “hospital é específico para atender apenas vítimas de traumas graves”.

Em nota, a assessoria do Hospital afirmou que, na última quinta-feira (4), em função do mutirão de cirurgias houve um crescimento no número de atendimento aos usuários. A cota prevista para o dia foi de 200 usuário, mas a demanda mais que duplicou.   “Os usuários que aparecem nas fotos veiculadas nas redes sociais, sentados no corredor, foram orientados a aguardar em outras dependências do hospital, onde seriam melhor acomodadas, mas, ao contrário da grande maioria, se recusaram. O atendimento foi agilizado, no sentido de que a situação fosse resolvida o mais rapidamente possível, o que de fato aconteceu”, afirmou a assessoria. Quanto a negativa de atendimento, a assessoria explicou que o HRCC é uma unidade destinada a atendimentos de urgência, emergência, média e alta complexidade, integrando o Sistema Público de Saúde. Não tem a finalidade de atuar cumprindo as funções que cabem às demais unidades desse mesmo sistema, a exemplo dos Postos de Saúde. Já em relação à queixa do Sindimed sobre a falta de profissionais, o hospital explicou que os quadros de profissionais da unidade “atendem perfeitamente à demanda de usuários” e que contratações de todos os profissionais obedecem a política própria da gestão do hospital.

Loja Paraíso Jóias e Assessórios sorteia prêmios no programa Realidade Atual

A loja Paraíso Jóias e Assessórios sorteou no programa Realidade Atual, apresentado pelo radialista Jackson Cristiano na Ubaitaba FM, vários prêmios da promoção em comemoração aos dois anos de aniversario da loja. Os contemplados foram: Álissa Ferreira, residente no distrito de Faisqueira, ganhou 01 relógio Condor, Thammy Dias, residente no bairro da Telebahia, ganhou 01 kit de jóias, Fabrício Lima da Silva, residente na Rua Manoel Vilas Boas, ganhou 01 kit relógio Condor, Valdecy que trabalha no Colégio Vida, ganhou 01 kit de jóias e Márcia Sacramento Alves, residente na cidade de Ibirapitanga, ganhou 01 lindo relógio masculino Condor. A loja Paraíso Jóias e Assessórios fica localizada na Avenida Presidente Vargas, centro de Ubaitaba. O proprietário Rodrigo Paraíso agradece a todos os clientes pela preferência.

Prefeitura de Itacaré adquire mais equipamentos para os salva-vidas

Foto: Divulgação/Ascom-Itacaré

A Prefeitura de Itacaré acaba de adquiri novas boias para auxiliar no trabalho dos salva-vidas que atuam em todas as praias do município. O objetivo é garantir mais segurança para aos banhistas e evitar acidentes, principalmente nesse período da alta estação, quando a cidade recebe turistas de diversas partes do mundo. O trabalho dos salva-vidas está sendo feito diariamente, com equipes de quatro salva-vidas em todas as praias do município. E para aumentar ainda mais a segurança dos banhistas, a Prefeitura de Itacaré implantou a sinalização de toda a Praia da Concha, um dos locais mais procurados pelos itacareenses e turistas, definindo os espaços para o banho e também para a chegada das embarcações. Em toda a praia foram colocadas boias e bandeiras sinalizando os espaços. No local destinado aos banhistas não será permitida a circulação de embarcações. Também foi destinado um espaço, próximo ao acesso ao farol, para que os barcos façam o embarque e desembarque de passageiros. A iniciativa, segundo o Assessor de Planejamento da Prefeitura, Cléber Miranda, vai facilitar ainda mais o trabalho dos salva-vidas, já que além de evitar a circulação das embarcações junto com os banhistas, também estará sinalizando quanto aos espaços propícios para um banho com muito mais segurança. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que desde o início da gestão vem procurando garantir melhores condições de trabalho para os salva-vidas e em breve estará adquirindo diversos equipamentos que vão ajudar ainda mais esses profissionais na missão de orientar os banhistas e salvar vidas. No mês de outubro os salva-vidas receberam novo fardamento e alguns equipamentos. Agora estarão sendo colocadas unidades elevadas de salva-vidas nas praias e adquiridos novos equipamentos para auxiliar no salvamento aquático. Também no mês de outubro a Prefeitura de Itacaré promoveu o curso de capacitação e atualização em salvamento aquático para todos os salva-vidas do município. O curso teve duração de 30 horas, com aulas práticas e teóricas sobre utilização de equipamentos, simulações de afogamento, postura dos salva-vidas na prevenção e salvamento, além do suporte básico de vida atualizado, com as novas normas e técnicas. A proposta foi de capacitar a equipe, qualificar e atualizar o grupamento de salva-vidas para oferecer um serviço cada vez maior aos banhistas.

Ventos fortes e chuva intensa causam destruição em Itaberaba

A população de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, foi surpreendida na tarde de quinta-feira (4) com um temporal que causou prejuízos para moradores e comerciantes.Com os ventos fortes, telhados, fachadas comerciais, placas, portões, vidraças, postes e até uma torre foram afetados. Em seguida, a intensidade da chuva causou alagamento em vários pontos do Município. De acordo com o Itaberaba Notícias, motoristas ainda relataram a queda de árvores na BA-046, entre Itaberaba e Iaçu.

Praias de Itacaré são apontadas como as mais bonitas da Bahia

Foto: Divulgação/Ascom-Itacaré

Conhecidas no mundo inteiro pelas belezas naturais, as praias de Itacaré foram apontadas pelo site Melhores Destinos como as mais bonitas da Bahia. Na lista das 10 praias mais belas da Bahia, o site aponta duas de Itacaré: a Prainha e Itacarezinho, mas também, recomenda a Praia de Jeribucaçu, Praia da Engenhoca, Praia do Havaizinho e todas as praias urbanas. “Percorremos as praias da Bahia em busca de alguns dos mais belos cenários do Brasil. Durante trinta dias, botamos o pé nas estradas baianas e com a ajuda de alguns barcos, lanchas, ônibus, carros, quadriciclos e, claro, longas caminhadas, visitamos mais de setenta porções de areia. Passamos por Trancoso, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba, Abrolhos, Itacaré, Península de Maraú e a espetacular Ilha de Boipeba. Foi uma maratona repleta de muito sol, mar e o melhor do tempero baiano”, colocaram os editores do site Melhores. No site esses colocaram ainda que nos trinta dias de viagem viram paisagens dignas de paraíso, piscinas naturais apaixonantes, muitas praias desertas, outras nem tanto, e finais de tarde memoráveis. “Foi uma viagem espetacular e valeu cada quilômetro nas estradas da Bahia! Para que vocês possam conhecer cada uma das praias, nas próximas semanas publicaremos vários posts com dicas das regiões por onde passamos. E, para começar, fizemos uma seleção com dez praias que amamos na nossa viagem pelo litoral da Bahia. Não foi fácil! Na Bahia o que não falta é praia sensacional, mas essas dez faixas de areia darão uma boa ideia das belezas que vimos por lá!”, acrescentaram. E dentre as belezas encontradas, o site colocou que a Prainha é quase um mito entre os turistas que chegam a Itacaré. “É fácil ouvir em uma conversa a respeito da cidade que a Prainha é a faixa de areia mais bonita da região. Podemos garantir que há várias belas praias em Itacaré, mas a Prainha é mesmo especial!”. O Melhores Destinos colocou cada passo sobre como chegar a Itacaré e às praias e onde se hospedar. “Itacaré tem várias outras praias lindas, por isso não se prenda só à Prainha. Não deixe de visitar também a Praia de Jeribucaçu, Praia da Engenhoca, Praia do Havaizinho e todas as praias urbanas”. Já sobre a Praia de Itacarezinho o site coloca que o visual do alto da pista de acesso já é capaz de causar comoção entre os amantes do mar. “A água em tons de azul e cercada por intensa faixa de coqueiros parece o desenho da praia perfeita. Impossível não parar o carro no alto do mirante para apreciar a vista por alguns minutos. À beira-mar o visual é ainda mais esplêndido. A longa faixa de areia clara, com 3,5 km de extensão, parece não ter fim e a Praia de Itacarezinho é um convite a longas caminhadas”. A matéria completa pode ser conferida no endereço http://www.melhoresdestinos.com.br/praias-bahia.

Estado ofertará 30 mil vagas de Educação Integral em 2018

Foto: Divulgação/GOV-BA

A Secretaria da Educação do Estado ofertará cerca de 30 mil vagas da Educação Integral para o Ano Letivo de 2018, o que representa um incremento de cerca de três mil vagas em relação a 2017. A modalidade será ofertada em 101 unidades da rede estadual, em 49 municípios da Bahia. As 13 novas escolas que irão ofertar a modalidade estão em Salvador, Vitória da Conquista, Jequié, Valença, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Amargosa, Barreiras, Valente, Senhor do Bonfim e Entre Rios. Veja a relação das escolas que ofertam a modalidade no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Com isto, os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura. Nas atividades complementares, os estudantes contam, também, com aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais. A coordenadora da Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Cerqueira, fala que a ampliação da oferta da Educação em Tempo Integral consta no Plano Nacional de Educação (PNE), bem como nas metas do Plano Estadual de Educação da Bahia. “A ampliação do tempo e espaço pedagógicos na Educação Básica oportuniza ao estudante uma formação baseada nos seus projetos de vida e identidades”, acrescenta.

PROEI –  O Programa de Educação Integral (PROEI) busca efetivar a integralização de diversos programas indutores da Educação em Tempo Integral e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. Essa proposta ressignifica a importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos. Seu principal objetivo é contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para a sua emancipação humana e social.

MATRÍCULA – As unidades de ensino que ofertam Educação Integral realizarão a matrícula dos estudantes de acordo com o calendário da Secretaria da Educação do Estado, no período de 16 a 29 de janeiro, disponível no Portal da Educação.

Governo deve entregar ambulâncias a prefeituras indicadas por deputados da base

Foto: Divulgação

O governo federal vai entregar novas ambulâncias aos municípios que forem indicados por deputados da base. A prerrogativa é uma espécie de prêmio para os parlamentares que tenham sido fieis em votações da Câmara em 2017. Deputados ouvidos pelo G1 contaram que quem votou contra o governo não terá indicações atendidas. Um dos vice-líderes do governo na Câmara, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse que ele mesmo já indicou cerca de 20 prefeituras para serem beneficiadas. “É governo ou não é governo? É governo? Recebe. Não é governo? Não recebe. Foi fiel? Recebe. Não foi fiel? Não recebe”, afirmou. O Ministério da Saúde disse em nota que a informação é inverídica, já que a distribuição dos equipamentos “obedece a critérios técnicos” e não tem relação com as votações na Câmara. Segundo portaria, publicada em dezembro, que autorizou a aquisição de 6,5 mil ambulâncias, 10 mil equipamentos odontológicos e mil vans para transporar pacientes, os municípios e estados interessados em obter a verba deverão fazer a solicitação dos itens por meio de um sistema do Ministério da Saúde, o e-Gestor. Apesar disso, deputados ouvidos pelo G1 garantem que só serão contemplados os pedidos de municípios indicados por parlamentares que votaram com o governo. O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) afirmou ter indicado 15 prefeituras para serem contempladas com recursos do Ministério da Saúde, e disse ser “lógico” que o governo converse com quem faz parte da base. “Agora, essas ambulâncias foram passadas para todos os municípios, independentemente de lado. Eu mesmo sou do PMDB e indiquei uma prefeitura do PDT”, declarou. O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), responsável pela articulação política do Planalto, disse que a distribuição dos recursos atenderá às necessidades dos municípios e não às indicações de deputados.

Após 150 anos, dia 31 de janeiro terá Lua Azul, Superlua e Lua de Sangue

Foto: Reprodução

O dia 31 de janeiro representará a reunião de três fenômenos simultâneos, a primeira vez em 150 anos: a Superlua, a Lua Azul e a Lua de Sangue. De acordo com a revista Superinteressante, a Lua Azul é o único evento dos três que não é astronômico, mas sim tem relação com a forma de marcar o tempo – de acordo com calendário lunar, um mês dura 29,5 dias, enquanto o calendário gregoriano tem entre 30 e 31 dias – por causa dessa diferença, há fases cheias de tempos em tempos, o que é chamado de Lua Azul. A última vez em que isso aconteceu foi no dia 2 de julho de 2015. A Superlua, por sua vez, é quando o satélite terrestre aparece 14% maior e 30% mais brilhante no céu. Para isso, a lua precisa estar na fase cheia e estar mais próxima da Terra que o normal, o chamado perigeu (o momento em que a lua alcança o ponto mais distante do planeta corresponde ao “apogeu”). Já a “Lua de Sangue”, que também precisa de uma lua cheia, é o momento em que o satélite fica exatamente entre a Terra e o Sol, configurando um eclipse lunar total, ficando com uma cor avermelhada.

Filho de Policial Militar é morto a tiros em Ipiaú

Um jovem de 22 anos foi assassinado a tiros na noite dessa quinta-feira (04), no Caminho 12, bairro Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Ipiaú. De acordo com as primeiras informações repassadas à Polícia Militar, a vítima estava dentro de um quarto na casa da sogra quando alguém chamou pelo seu nome na porta do imóvel, ao sair Uillians Deivid dos Santos Souza, apelidado de “Lateral”, filho de um PM que trabalha na área do 19ª Batalhão de Jequié, foi atingido por disparos de arma de fogo. Vizinhos disseram à reportagem do GIRO que ouviram cerca de 4 tiros. O jovem não resistiu e morreu no local. O óbito foi confirmado com a chegada do Samu. O autor do homicídio estava numa motocicleta de dados ainda desconhecidos. Segundo apurou nossa reportagem, Uillians já tinha passagens por posse de drogas e receptação de produtos roubados. A motivação do crime não foi revelada. Esse foi o primeiro homicídio do ano em Ipiaú. Em 2017 foram registradas 32 mortes violentas, um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior. Conforme as autoridades policiais, a maioria dos homicídios tem ligação com o mundo do crime. (Giro Ipiaú)