Um borracheiro morreu nesta quinta-feira (04) após um macaco tombar quando realizava reparos em um ônibus no Distrito do Entroncamento de Jaguaquara. A borracharia fica ao lado da BR-116, na Avenida Presidente Médici. De acordo com informações do blog Itiruçu Online, após suspender o veículo com o macaco hidráulico, o aparelho tombou e o ônibus acabou despencando sobre o corpo do Borracheiro, que chegou a ser socorrido ao Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima era bastante conhecida na comunidade, mais conhecido pelo apelido de Zé Borracheiro.
Homem é preso em flagrante após matar mulher a facadas em Amargosa
Um homem foi preso após esfaquear até a morte sua companheira no início da noite de quarta-feira(03). O crime ocorreu por volta das 19h, dentro da residência do casal, na Rua da Azaléias, Terceira Travessa do Rodão, em Amargosa. O autor do crime, identificado como Renato de Jesus Souza, 45, trabalha como pedreiro e já foi detido pela Polícia Militar. A motivação do crime ainda é desconhecida. A vítima foi identificada por Diana dos Santos Alexandrino, de 42 anos. O SAMU esteve no local, porém a mulher já estava sem sinais vitais. Uma viatura da Polícia Militar isolou o local do crime e o Departamento de Polícia Técnica foi acionado para remoção e perícia do corpo. O autor do homicídio foi preso estava escondido na residência de uma vizinha. Ele foi apresentado na delegacia de Amargosa e está a disposição da Justiça. Com informações Amargosa News
Porto Seguro tem a gasolina mais cara da Bahia, diz ANP
Pelo quinto ano consecutivo Porto Seguro tem a gasolina mais cara da Bahia de acordo com o levantamento anual da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com um preço médio de R$ 4,621 por litro em dezembro de 2017, ficou 13% mais caro abastecer no município do extremo sul baiano em relação ao mesmo período de 2016. Cada litro de gasolina passou a custar R$ 0,40 a mais para a população, mas a taxa de lucro para os donos de postos caiu devido ao aumento do preço de distribuição do produto na cidade. Se cada empresário lucrava R$ 0,82 por litro vendido em 2016 (lembre aqui), esse valor caiu para R$ 0,66 no ano seguinte. Com a queda nos ganhos, o melhor lugar para vender o combustível na Bahia se tornou Juazeiro. Cada litro vendido garante R$ 0,75 de lucro para os donos de postos da cidade, se olharmos apenas para a diferença entre as taxas de distribuição e revenda. O preço da gasolina chegou a custar, no final de 2017, R$ 4,395 na região do Sertão Produtivo. Um aumento de 14% no valor do litro em um ano. Nos últimos 5 anos, os aumentos do preço do líquido a base de petróleo cresceu em 39% em Juazeiro e 41% em Porto Seguro. Com informações do Bahia Notícias
COMUNICADO DA PREFEITURA DE MARAÚ

Bebeto sugere que Wagner fique fora de chapa: ‘PT está representado com governador’

O deputado federal Bebeto Galvão, liderança do PSB na Bahia, sugeriu nesta quinta-feira (4) que o ex-governador Jaques Wagner fique fora da chapa majoritária para as eleições deste ano. O PSB tenta emplacar a senadora Lídice da Mata com lugar na chapa para reeleição. “No nosso entendimento, o PT está devidamente representado na coalizão com liderança do governador. O PP tem a vice. O PSD tem o senador Otto Alencar”, disse o parlamentar, durante entrega do terminal de ônibus na rodoviária de Salvador. Bebeto defendeu a permanência de Lídice na chapa, considerando o apoio desde a primeira eleição de Jaques Wagner e a densidade eleitoral que a senadora possui. “Estamos decidindo com o governador e com as forças políticas a necessidade de mantê-la e o PSB nacionalmente decidiu que Lídice é uma das nossas representantes no Senado e vamos manter”, acrescentou. Bebeto reforçou ainda que, por outro lado, se não entrarem em um acordo, Lídice pode lançar candidatura sozinha. Com informações do BN
Uma pessoa morre em batida de carros na BR-116

Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas após a batida entre dois carros na BR-116, na altura da cidade de Santa Teresinha, localizada na região do município de Milagres. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida ocorreu na quarta-feira (3). A PRF informou que um dos veículos invadiu a pista contrária e bateu de frente com outro. A polícia não detalhou as circunstâncias do acidente e nem qual dos carros invadiu a contramão. Um dos veículos ficou destruído e a frente ficou totalmente retorcida. Conforme disse a PRF, após a batida, as vítimas foram socorridas, mas uma delas não resistiu a caminho do hospital. Não há detalhes de quem conduzia o carro. Um dos feridos está em estado grave no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. A terceira vítima teve ferimentos leves. A polícia não detalhou em qual carro ela estava. No momento do acidente, um engarrafamento se formou na rodovia e o local foi liberado logo após a retirada dos veículos, ainda na quarta-feira.
Prefeitura de Gongogi ainda não pagou o 13º da maioria dos servidores públicos

A Prefeitura de Gongogi, sob a gestão Edvaldo Santos (PR), o Kaçulo, ainda não pagou o 13º salário da maior parte dos servidores públicos municipais. Há inclusive, diversos registros de servidores que receberam o benefício ‘depenado’. Até o momento só registros do pagamento do 13º – ‘retalhado’ – aos profissionais da educação. Aos servidores concursados, a gestão municipal não quitou ainda o salário de dezembro e deve novembro e dezembro aos servidores contratados. “Estamos vivendo um caos administrativo e sofrendo com atrasos salariais e ausência de serviços públicos importantes”, resumiu um professor ao Ubatã Notícias. Segundo apurou o blog Ubatã Notícias, a gestão Kaçulo torrou 74% da receita corrente líquida do município com pagamento de pessoal em 2017 quando o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) limita este tipo de despesa a 54%. Por ora, servidores aguardam o capilé cair na conta.
PM prende trio acusado de furtos no Povoado de Barra Grande em Maraú

Dois moradores de Itagibá foram presos na última terça-feira (2), acusados de furtos. De acordo com o blog Barra Grande News, as prisões tiveram início no período da manhã, momentos após um furto a uma pousada em Barra Grande. A Polícia Militar prendeu em flagrante Flávio da Conceição de 31 anos, suspeito do crime. Segundo informou a PM, o homem teria realizado vários furtos no interior da pousada. De acordo com a publicação do blog, o suspeito foi preso pela PM no píer de Barra Grande, após a vítima ter conseguido rastrear o celular furtado. Com o indivíduo, a polícia recuperou um relógio, um Iphone 6, um carregador de celular e mais 907 reais em dinheiro. No mesmo dia, em ação continuada, a PM realizou a prisão de mais dois acusados também de furto em Barra Grande. Edui Azambuja Júnior de 26 anos e Gean Barbosa Ribeiro de 22 anos, foram presos após terem furtados da mesma vítima em momentos diferentes, um notebook e uma Sandália. De acordo com a PM, com os elementos ainda foram apreendidos cerca de 45 gramas de maconha. O Delegado Marcos Larocca – titular da Delegacia de Maraú – informou que Gean e Edui já estavam sendo monitorados pela Polícia Civil. Após as prisões os acusados foram levados à delegacia de Polícia Civil para serem adotadas as medidas necessárias ao caso e ficarão a disposição da Justiça.
Comissão discute atrações do carnaval antecipado de Itabuna

O prefeito Fernando Gomes recebeu em seu gabinete, no final da tarde da última terça-feira (02), integrantes da Comissão Organizadora do Carnaval Antecipado 2018, que acontece no período de 18 a 21 deste mês em Itabuna. A agenda do encontro incluiu, entre outros assuntos, a definição dos contratos de bandas e de artistas que vão garantir a animação de uma das maiores festas populares do interior do Nordeste. O prefeito informou que o Governo do Estado apóia o evento, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando o município resgatou a retomada da festa e levou para as avenidas Mário Padre e Aziz Maron, milhares de pessoas durante os quatro dias de folia. Ele adiantou que tem audiência marcada para esta quinta-feira (04), com o governador Ruy Costa, para tratar deste e de outros assuntos de interesse administrativos para Itabuna. “O governador tem se mostrado um importante parceiro não apenas de Itabuna, mas também de outros municípios baianos, inclusive os do Sul da Bahia que tem recebido investimentos que vão contribuir para o desenvolvimento sócio, econômico da nossa região” , disse o prefeito Fernando Gomes. Com relação ao Carnaval Antecipado, o secretário da Indústria, Comércio, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, salientou que a programação está sendo elaborada cuidadosamente por técnicos experientes para garantir que a festa repita o mesmo sucesso de outras já realizadas pelo governo do prefeito Fernando Gomes. O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão mostrou ao prefeito o esboço de algumas das principais atrações que serão destaques na festa momesca, que já tem data, local e hora para começar e terminar. A relação com nomes de bandas e de artistas está sendo concluída e será divulgada nos próximos dias. “Não temos a menor dúvida que o Carnaval Antecipado de Itabuna será uma festa bonita, animada, segurança e tranquila para as famílias itabunenses e também para os visitantes que sempre nos prestigiaram”, disse o dirigente da FICC. O encontro com o prefeito contou ainda com a presença do secretário de Segurança, Transporte e Transito (Sesttran) Cláudio Dourado e do diretor da Maternidade da Mãe Pobre, Sergio Gomes que integram a comissão organizadora. Eles lembraram que em dezembro do ano passado, a comissão já tinha se reunido para definir a questão da segurança na festa.
Prefeitura de Porto Seguro demite 150 funcionários

A prefeitura de Porto Seguro, no sul da Bahia, demitiu 150 funcionários de diversas pastas. As exonerações foram comunicadas por meio de uma publicação na edição de terça-feira (2) do Diário Oficial do Município. Segundo a Secretaria de Comunicação da gestão, a cidade vive um momento delicado nas finanças e os desligamentos dos trabalhadores, que atingiram cargos comissionados, foram necessários para a adequação de pessoal e a necessidade de equilibrar as contas. A prefeitura garantiu ainda que as exonerações não tiveram nenhuma motivação política e que os serviços municipais não serão afetados. “É uma praxe governamental em qualquer município esse ato de governo para reordenamento de gestão de recursos humanos em final de exercício anual. A prefeitura informa ainda que os municípios ainda vivem um momento de dificuldade financeira e que todas as medidas serão tomadas para equacionar as contas municipais, sem comprometer a continuidade dos trabalhos, assegurando os serviços essenciais à população local e flutuante”, informa nota divulgada à imprensa. As demissões ocorreram nas pastas de Administração, Cultura e Turismo, Assistência Social, Educação, Saúde, Esportes, Relações Institucionais, Infraestrutura e Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Planejamento, Trânsito e Serviços Públicos, Finanças, Governo, Agricultura e Pesca, Procuradoria-Geral do Município e Gabinete do Prefeito.
Ministro da Indústria e Comércio pede demissão

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), pediu demissão no início da tarde desta quarta-feira (3). Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, em carta entregue ao presidente Michel Temer (MDB), o agora ex-ministro afirmou que deixa a pasta para se dedicar a questões pessoais e partidárias. Presidente nacional do PRB, ele avalia a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara na eleição deste ano.
Ex-PM e mais 2 são presos por oferecer ajuda a clientes em banco e trocar cartões das vítimas

Um ex-policial militar e outras duas pessoas foram presas em flagrante por prática de estelionato dentro de uma agência bancária na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. Segundo a polícia, os homens se ofereciam para ajudar clientes do banco e trocavam os cartões das vítimas por outros falsos para aplicar golpes. Com os cartões, eles faziam saques e empréstimos nos caixas eletrônicos. O ex-PM Hernesto Manoel Bonde Barreira e os comparsas Eddy Carlo Santos dos Anjos e Gladson Lázaro Penacho dos Reis foram autuados pelo crime na sexta-feira (29), após serem vistos por policiais militares cometendo o crime dentro do Banco do Brasil. Gladson foi autuado também por falsidade ideológica, pois, conforme a polícia, ainda apresentou documento falso na abordagem. Os principais alvos dos criminosos eram idosos. Após abordarem as vítimas, eles se prontificavam a fazer operações financeiras nos caixas eletrônicos disponíveis no hall de entrada da agência. Após uma denúncia de um cliente que foi enganado, os policiais foram ao local e constataram o golpe. Com o grupo, a polícia disse ter apreendido vários cartões de clientes que tinham sido trocados por cartões falsos sem que ninguém percebesse. “Já temos informações também que eles fizeram compras em supermercados usando cartões”, disse a delegada Francineide Moura, titular da 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas), que apura o caso. A delegada informou ainda que outras vítimas que podem ter sido lesadas pelos criminosos e os reconhecerem pelas fotos divulgadas pela polícia devem procurem a unidade policial para registrar ocorrência. Conforme a delegada, o grupo também age em agências bancárias da Pituba, também na capital baiana. A polícia informou que uma das vítimas já reconheceu o ex-policial como a pessoa que a orientou e trocou seu cartão. Os três foram encaminhados para a audiência de custódia.
Carros são arrastados e árvores caem por conta da chuva em Vitória da Conquista
A tempestade que atingiu Vitória da Conquista nesta quarta-feira (3) alagou ruas e fez com que alguns carros fossem arrastados pelas ruas do município. Segundo o Blog do Anderson, a chuva começou por volta das 13h20h e ganhou mais força às 17h. Uma árvore da Praça Barão do Rio Branco e outra da Rotatória Pizza, entre as ruas Lions Club e Ascendino Melo, despencaram e atrapalharam o tráfego de pessoas e veículos. A previsão do tempo para a cidade nesta quinta (4) é de sol pela manhã e novas pancadas de chuva à tarde e à noite.
Preço médio da gasolina sobe 9,16% em 2017; Salvador fecha ano com 3º menor valor

O preço médio da gasolina para o consumidor final subiu 9,16% em 2017, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado nesta terça-feira (2). O ano fechou com o litro do combustível valendo R$ 4,099, contra R$ 3,755 na última semana de 2016. Entre as capitais brasileiras, Salvador terminou 2017 com o terceiro menor preço médio da gasolina. O litro do combustível foi registrado em R$ 3,80 pela ANP, atrás apenas de São Luís (R$ 3,59) e Manaus (R$ 3,65). Considerando todo o país, a ANP aponta que o preço médio da gasolina subiu especialmente no segundo semestre. De julho até o final de 2017, o valor subiu 16,78%.
Autor de quatro homicídios é preso em Feira de Santana

Nesta quarta-feira (3), investigadores da Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana cumpriram um mandado de prisão preventiva contra Sandro Oliveira dos Santos, o “Azul”, pela morte de Valdomiro de Jesus, ocorrida em abril do ano passado. Segundo informações da Polícia Civil, o delegado Fabrício Linard, da DH/Feira afirmou que Sandro é suspeito de vários outros homicídios ocorridos na Rua Nova e outros bairros da cidade. Quatro deles já foram assumidos por ele: Valdomiro de Jesus, Antônio Jeferson de Oliveira, o “Xandu”, Suelen do Vale Brito e Fabrício Brito da Silva, o “Planta”. Sandro foi encaminhado ao Presídio de Feira.
Em Jequié 96% dos homicídios são atribuídos a guerras de facções, diz polícia
A Polícia Civil divulgou os dados sobre os Crimes Violento Letais e Intencionais ocorridos em Jequié durante o ano de 2017. Foram 82 vítimas de homicídios, sendo que desses apenas 3 não tem relações com o tráfico de drogas ou brigas de facções. Ainda segundo a Polícia Civil, 96,3% dos homicídios de 2017, em Jequié, tem ligações com o tráfico de drogas e apenas 3,7% foram atribuídos a espancamento e discussão familiar. A Polícia apurou ainda que algumas vítimas podem até não ter participações diretas com o tráfico, mas as mortes seguem o modo operandis de crimes de execução perpetrados pelas facções que agem em Jequié. Com informações do blog Junior Mascote
Pai é morto ao tentar defender filho de criminosos em Teixeira de Freitas
O pai de um jovem de 25 anos foi morto a tiros ao tentar defendê-lo após um grupo de criminosos invadir a casa da família na noite de terça-feira (2), na cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Segundo informou a Polícia Militar ao G1, o alvo dos criminosos era um irmão do jovem, que teria envolvimento com tráfico de drogas, e era parecido fisicamente com ele, mas não estava no imóvel no momento do ataque. A autoria do crime é desconhecida. Segundo a polícia, Daniel Eugênio dos Santos, de 61 anos, se jogou na frente do filho para que não fosse morto. O tiro atingiu a cabeça do idoso, que morreu no local. O filho dele, Leonardo Santos Quaresma, foi baleado na perna e levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde foi medicado e liberado. O corpo de Daniel foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Vídeo: Incêndio atinge área de preservação ambiental em Maraú
Um incêndio atingiu cerca de 4,5 km de extensão de vegetação no município de Maraú, sul da Bahia. O fogo atingiu uma área de preservação ambiental e também de plantação de coqueiros. O Corpo de Bombeiros da cidade de Ilhéus fez o combate durante todo o dia na terça-feira (2), quando o fogo foi controlado. No entanto, segundo informações, o fogo só foi controlado às 9h30 desta quarta-feira (3) e moradores estão no local ainda fazendo o rescaldo das chamas. Procurados pelo G1, os Bombeiros disseram que não foram informados da continuidade do incêndio. Ainda não há informações sobre a origem do fogo, que chegou próximo de casas da região. Apesar do perigo, não foi preciso retirar os moradores do local.
Itacaré realizou uma das maiores festas de réveillon dos últimos anos

Uma festa com grandes atrações, show pirotécnico, alegria e muita segurança. Assim foi o réveillon de Itacaré, realizado pela Prefeitura Municipal, com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Através da Baihiatursa, realizado nos dias 30 e 31 de dezembro na Praia da Coroinha, orla da cidade. A festa teve como atrações Margareth Menezes, que fez a contagem regressiva da virada do ano novo, além de Magary Lord, Padre Ednaldo, Ronara Criola, DJ Alexandre e Casa – 8. Para garantir o sucesso do evento, uma grande estrutura foi montada na orla da cidade, além de um forte esquema de segurança realizado pela 72ª Companhia Independente da Polícia Militar e CIPE Cacaueira, seguranças contratados pela Prefeitura e uma eficiente equipe de apoio. De acordo com os organizadores, mais de 20 mil pessoas participaram da grande festa de réveillon de Itacaré. O comandante da 72ª CIPM, Major Hosanah, informou que apesar do grande público, não foi registrada nenhuma ocorrência policial, permanecendo o clima de muita tranquilidade em toda a cidade. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que todos os detalhes foram discutidos e providenciados para que a cidade realizasse essa grande festa, com multa paz, segurança, animação e harmonia, onde todos puderam curtir juntos essa alegria da chegada do novo ano. “ E graças a Deus, com o esforço e a participação de toda a nossa equipe e com a alegria dos foliões, conseguimos fazer a grande festa de réveillon de Itacaré, o réveillon da alegria, mas também da paz”, complementou o prefeito. E o distrito de Taboquinhas também celebrou com chave de ouro a chegada do ano novo. Conhecido pelas suas cachoeiras e corredeiras, belezas naturais e pela sua rica gastronomia, Taboquinhas começou a festa da virada às 21 horas com a Banda A Massa, seguindo com Rian Girotto e Henrique, que fez a contagem regressiva, seguindo com a banda JP do Capricho. Em Taboquinhas também teve show pirotécnico e muita alegria. Teve festa também no povoado de Cajueiro com JP do Capricho e queima de fogos em Água Fria.
Prefeitura de Itacaré divulga programação do Carnaval 2018
A Prefeitura de Itacaré divulgou oficialmente a programação do “Carnaval 2018 – Na Praia é Diferente”, que acontecerá de 10 a 13 de fevereiro na Praia da Coroinha, orla da cidade. A festa terá como principais atrações as bandas Revelação, do Rio de Janeiro, Edson Gomes, Guig Ghetto, Thaine e Tainá, Lordão, Banda Bandana, Rosy Banda e vários outros grupos que ainda serão confirmados. Além disso, o carnaval de Itacaré será marcado pelos tradicionais blocos com trios, grupos de mascarados, bailes infantis e da melhor idade, grupos e manifestações folclóricas e os blocos irreverentes e criativos que vão comandar a alegria dos itacareenses e turistas. O objetivo, segundo informou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é promover uma grande festa, com muitas atrações, valorizando a cultura local e também num clima de paz e segurança, onde todos possam curtir a cidade, aproveitar bem o carnaval e usufruir das belezas naturais do município. Considerada como o paraíso baiano e um dos destinos mais completos do Brasil, Itacaré já é uma das cidades mais procuradas para o Carnaval 2018. Além das atrações que vão garantir a animação nos quatro dias de muita festa, o município ainda oferece belas praias, cachoeiras, corredeiras e várias belezas naturais que encantam os moradores e turistas. Tudo isso sem contar com a cultura e o folclore da cidade e a rica gastronomia, que atrai todos os anos turistas de diversos países.







