Policiais da RONDESP SUL prenderam na noite do último domingo (7/1), na cidade de Itajuípe, Lindorberto José Coelho, que estava dirigindo um veículo Fiat Toro de placas PKE-4484, acompanhado de uma mulher e uma criança. Segundo informações da polícia, Lindorberto estava fugindo de uma tentativa de homicídio contra o Policial Militar de nome Gilmar, lotado na 61° CIPM/Ubaitaba.
Foto: Ubaitaba Urgente
Minutos antes de sua prisão, Lindorberto armado com uma pistola, efetuou vários disparos contra o Policial Militar, que por sorte não foi atingido. A tentativa de homicídio ocorreu durante um acidente de trânsito nas proximidades do Terminal Rodoviário de Ubaitaba. Os disparos cegaram a atingir a parede de um estabelecimento comercial no local. No momento da prisão, Lindorberto estava agressivo e com sinais de embriaguez alcoólica. No veiculo do acusado a policia encontrou 01 pistola PT 58 HC cal.380 e 01 carregador com 06 munições intactas. (Redação: Ubaitaba Urgente)
A Prefeitura de Aurelino Leal por meio de sua Secretaria de Assistência Social adquiriu mais um veículo para melhor atender sua população. O veículo zero quilômetro modelo Fiat Palio foi adquirido com Recursos do IGD – M do Governo Federal. Com o objetivo principal de transportar os beneficiários do programa Bolsa Família para resolver problemas relacionados ao beneficio na Caixa Econômica, deslocamento dos moradores para o INSS nas cidades vizinhas, bem como, transportar os técnicos do Programa Bolsa Família para cursos de capacitação. O Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) representa uma importante estratégia adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal para apoiar e estimular os municípios a investir na melhoria da gestão do Programa Bolsa Família (PBF), avaliando a gestão municipal e oferecendo apoio financeiro aos municípios com bom desempenho. (Ascom/A.Leal)
Drº Léo e Gracinha Viana inauguram nova prefeitura de Maraú
A prefeita Gracinha Viana (PP), e o vice-prefeito Drº Léo (PP), inauguraram na manhã desta segunda-feira (8/1), o novo prédio da Prefeitura Municipal de Maraú. Participaram do evento, vereadores, secretários, lideranças regionais, empresários, funcionários públicos, autoridades policiais e a comunidade.
Centenas de pessoas prestigiaram o evento
A inauguração da nova sede da Prefeitura Municipal foi marcada com um delicioso café da manhã. O prédio é próprio e foram investidos R$ 102 mil reais com recursos próprios do município para reforma e ampliação do local.
Gabinete da Prefeita Gracinha Viana
Em toda a sua história política, a cidade de Maraú nunca teve um prédio próprio da prefeitura, que sempre funcionou em um local alugado. A nova prefeitura foi totalmente equipada com móveis novos e novos equipamentos que irão garantir uma prestação de serviço melhor a comunidade. No local já estão funcionando as Secretarias de Finanças e Administração, Secretaria da Fazenda, Gabinete da Prefeita, Controle Interno, Setor de Tributos, Departamento de Compras, Contabilidade, Recursos Humanos, Setor Jurídico, Setor de licitações, Almoxarifado e Digitalização. A nova prefeitura está localizada na Rua da Embasa, S/N, ao lado do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).
A nova prefeitura está localizada na Rua da Embasa
Dois homens armados com revolveres tomaram de assalto no final da manhã desta segunda-feira (8/1), uma Caminhonete Toyota Hilux de placas NYU-4756. O assalto aconteceu no centro de Aurelino Leal, próximo ao Posto Brasil 500. A Toyota Hilux pertence ao empresário Samuel da Simpatia Calçados de Ubaitaba. Samuel estava dirigindo a caminhonete, quando parou para resolver um assunto particular e foi atacado pelos meliantes. De acordo com a PM, os assaltantes fugiram pela BR-101, em direção ao município de Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Dois homens identificados como João Vitor Santos Araújo e Anderson Santos da Silva (30) foram a óbito nesta segunda-feira (08), na Rua Lauro de Freitas, Bela Vista, em Ubatã, após intensa troca de tiros com guarnições da CIPE Central e da Polícia Militar de São Paulo. Segundo o blog Ubatã Notícias, a dupla é suspeita de ter assassinado, no último dia 29 de dezembro, um Bombeiro Militar em São Paulo (veja aqui). A época, João Vitor, Anderson e mais um comparsa, preso após o homicídio, assassinaram a vítima com um tiro na nuca após um assalto a uma loja de conveniência de um posto de combustível. Após cometer o homicídio em São Paulo a dupla fugiu, conforme informações da PM, inicialmente em Jequié e nos últimos dias em Ubatã, na casa do pai de um dos suspeitos. Ainda segundo a PM, na operação desta segunda após avistar as guarnições, a dupla, que reagiu a abordagem e acabou sendo alvejada, foi socorrida ao Hospital César Monteiro Pirajá, mas acabou indo a óbito antes de dar entrada na Unidade Hospitalar. Com João e Anderson, a PM encontrou dois revólveres calibre 38 municiados, drogas e três celulares.
Um acidente na tarde desse domingo (07), na BR-116, no trecho entre os municípios de Chorrochó e Macururé, no norte da Bahia, deixou três pessoas mortas, entre elas uma mulher grávida. Outras quatro pessoas ficaram feridas. Segundo a Polícia Civil informou ao G1, o veículo onde as vítimas estavam saiu de uma estrada vicinal de Macururé. Quando o carro entrou na BR, um caminhão atingiu a traseira do automóvel. O carro capotou e parou fora da rodovia. Maria do Rosário Santos, 43, estava grávida de 5 meses não resistiu aos ferimentos. Outro filho dela, Roni Santos Gonçalves, 10, também morreu no local. Um homem identificado como Paulo César Lima Freire, de 48 anos, também morreu antes de ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Uma mulher, duas crianças e um homem, identificado como Leandro de Sá Souza, 31 anos, que dirigia o carro, estão entre os feridos. Eles foram levados para um hospital de Macururé. Segundo a polícia, o motorista do caminhão fugiu. Não há detalhes do estado de saúde dos feridos.
Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o governador Rui Costa (PT) voltou a dizer que espera que sua base saia unida para disputar as eleições deste ano. A briga é grande entre membros do PP, PSB, PSD e PCdoB por duas vagas na chapa – o PT, de Rui, já tem dois lugares, com ele a reeleição e Jaques Wagner a senador. “Se depender de mim, nosso grupo sairá unido. Respeito a opinião de alguém que quiser colocar candidatura. Trabalharei para todos saírem unidos. A conversa sempre será essa”, disse.
Os professores e demais servidores da educação da rede municipal de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), alegam que estão de férias, mas sem o dinheiro do período. Os servidores se queixam do atraso no pagamento do 1/3 de férias profissionais, uma vez que valor deveria ter sido pago no final de dezembro do ano passado, segundo a categoria. Em nota, a prefeitura declarou que aguarda o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que historicamente ocorre no dia 20 de janeiro, para efetuar o depósito. Segundo o sindicato da categoria do município, 3 mil trabalhadores tiveram as finanças prejudicadas com o caso que só aumentou a tensão entre servidores e prefeitura. Em dezembro do último ano, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da rede municipal resolveram entrar com uma ação contra a administração de Moema Gramacho (PT) no TCM, MPE e MPF pelo atraso do pagamento da segunda parcela do 13º salário. Na época, o órgão alegou falta de comunicação com prefeita, que não se reuniu com o sindicato para deliberar sobre a situação. A prefeitura negou a falta de diálogo e declarou que “motivos políticos” guiam as ações do sindicato.
O pai de santo Edvaldo da Silva, de 43 anos, um adolescente de 16 anos e o jovem Raimundo Novas de Silva Júnior, 21 anos, foram mortos na noite deste domingo (8) nos entornos de um terreiro de candomblé, na cidade de Dias D?Ávila, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime aconteceu na Rua das Palmeiras, no bairro da Concórdia, perto do local conhecido como Candomblé de Val, onde fica situado o templo religioso. O delegado Vítor Eça, titular da 25ª Delegacia (Dias D’Ávila), disse ao Correio que o crime pode ter sido cometido por traficantes de Salvador. “Recebemos uma informação de que Edvaldo teria roubado a arma de um traficante do bairro de Tancredo Neves e que por isso já tinha sido jurado de morte”, declarou. José Raimundo foi o primeiro a ser morto, por volta das 20h20. Já o segundo crime, que teve como vítimas o pai de santo e o adolescente de 16 anos, aconteceu por volta 20h30 – nesse episódio, houve um sobrevivente. “Na hora a arma falhou e ele correu”, contou o delegado, que apura se há ligação entre os crimes devido ao horário e o local. A Polícia Militar informou que militares da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados para atender uma denúncia de triplo homicídio na rua das Palmeiras, bairro Concórdia, no município Dias D’Ávila, por volta das 20h30 de domingo (7). “Ao chegar ao local a guarnição isolou a área e acionou o Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC) para remoção dos corpos e realização de perícia”, afirmou a PM. “Foram duas situações onde as três pessoas morreram. Estamos investigando se as três mortes estão relacionadas ou se foram dois casos separados”, afirmou Eça. O Bahia Notícias procurou pessoas ligadas às vítimas, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem. Ainda não há informações sobre a motivação e a autoria do crime.
Preocupados com o desenvolvimento do município de Gongogi, entidades reuniram-se neste sábado (6/1), na sede da APLB/Sindicato, com o objetivo de criar um Comitê fiscalizador para acompanhar as contas públicas do município. Participaram da formação do grupo fiscalizador, a APLB/Sindicato, SSPG, ACAPEB, Portal Gongogi, Rádio Web Gongogi e os Conselhos Municipais do FUNDEB, EDUCAÇÃO e CULTURA. Segundo os membros do comitê, o acompanhamento da aplicação das verbas públicas do município é uma forma de exercer a cidadania, ajudar no desenvolvimento da cidade, garantir o fortalecimento dos Conselhos Municipais e atuar junto aos órgãos competentes, a exemplo do Ministério Público (MP). Segundo o blog local, Portal Gongogi, a iniciativa não é tão nova assim, pois foi criada em Gongogi, no ano de 2001, formada por um coletivo de entidades que participavam da campanha “Quem não deve não teme” e tinha assessoria da FASE e do CEAS. O Comitê Popular de Olho nas Contas Públicas, pretende promover cursos, workshops, palestras sobre controle social de contas públicas, licitações e contratos administrativos com o objetivo de participar ativamente da administração publicas apontando os erros e acertos e contribuindo com propostas alternativas, sendo uma ferramenta para reforçar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A Prefeitura de Itacaré, através do Núcleo de Assistência Judiciária, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do estado da Bahia, promove no dia 23 de janeiro o Dia de Itinerância, com atendimento através da Unidade Móvel da DPE. O caminhão da unidade móvel ficará instalado na Praça da Bandeira, no centro da cidade, com atendimento a partir das 9 horas da manhã. Dentre as atividades realizadas pela unidade móvel da Defensoria Pública do Estado da Bahia estão ações na área Cível, ação de alimentos, execução pensão alimentícia, divórcio consensual, exames de DNA para o reconhecimento de paternidade, dentre outras questões de menor complexidade. O diretor do Núcleo de Assistência Judiciária de Itacaré, Iran Araújo, explica que as pessoas que necessitam fazer exame de DNA podem já procurar a equipe de atendimento na Secretaria de Assistência Social, de segunda a sexta-feira, para registrar seu nome e fazer o agendamento. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a ação tem por objetivo ofertar à comunidade itacareense meios gratuitos de acesso à justiça, complementares aos já ofertados pela atual gestão municipal. Ele ressalta que desde o início de sua gestão, preocupado com os problemas sociais de cunho judicial, tem disponibilizado serviços de atendimento jurídico gratuito, sobretudo para aqueles que mais necessitam. O objetivo desse serviço é de levar a Defensoria Pública do Estado da Bahia para mais perto dos moradores das cidades que ainda não têm defensor público. “A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm um defensor público ou intensificar o trabalho que é feito em comarcas que já possuem unidade defensorial, buscando sempre a pacificação e a resolução extrajudicial dos casos”, explica o defensor público e coordenador da Unidade Móvel, Márcio Marcílio
Guarnições da 14 Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lobato), com ações ampliadas através da Operação Verão, prenderam em flagrante, na tarde de sábado (5/1), um criminoso com apelido de astro do futebol e primo de integrante do Baralho do Crime da SSP. Conhecido como ‘Neymar’, André Luiz Santos Nascimento, 30 anos, primo de Ednélson Nascimento da Conceição, o ‘Mágico’, Rei de Paus, foi capturado, no Parque São Bartolomeu (Subúrbio Ferroviário), com aproximadamente 50 porções de cocaína, maconha e crack. Os militares acharam ainda uma balança, caderno com anotações do tráfico, entre outros materiais para comercialização de entorpecentes. O primo de Neymar é procurado pelos crimes de tráfico de drogas, homicídios, associação criminosa e roubos. “Esta prisão mostra a participação de uma parte da família de Ednélson no esquema. Agora é continuar trabalhando para alcançá-lo”, contou o comandante da 14 CIPM, major Sérgio Marcos Ribeiro Paz.
Isis Thalita Souza de Jesus, 20, que morava na Rua Castro Alves, em Coaraci, foi executada a tiros na noite deste sábado (6/1). Segundo informações da PM, o crime aconteceu em uma rua deserta do Bairro Jardim Cajueiro. Segundo o blog Pimenta, Thalita completou 20 anos no último dia 19 de dezembro e não tinha passagens na polícia. Para a polícia Civil, que investiga o crime, a morte de Thalita pode ter sido determinada de dentro do Conjunto Penal de Itabuna. A polícia foi informada que um detento ficou revoltado porque descobriu que a jovem estava farreando e frequentando festas com amigas enquanto ele estava preso. O nome do detento não foi divulgado.
Uma mulher foi presa, na tarde deste sábado (6/1), após se recusar a ser atendida por funcionários negros de uma delicatessen do bairro da Pituba. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 15h, na delicatessen Bonjour, na Rua São Paulo. Ao jornal Correio, os funcionários Daniel Pereira da Silva, 23 anos, e Ubiratan Santos Souza, 22, afirmaram que a recusa por parte da cliente se repetiu algumas vezes nos últimos seis meses. “Nunca tratamos ela de forma diferente, ela dizia que não queria ser atendida por ‘pretos’, não queria que tocássemos nos talheres dela. Me senti realmente humilhado pois acho que nenhum ser humano deve ser tratado dessa maneira”, disse Daniel. “Sempre que nos aproximávamos, ela virava as costas, fazia de conta que não tinha ninguém ali falando com ela. Se um colega de cor mais clara se aproximasse, ela aceitava o atendimento. Dessa vez foi necessário uma outra cliente se revoltar com a atitude dela para que a polícia fosse chamada”, acrescentou Ubiratan. Com a chegada da polícia, a agressora tentou fugir, mas foi contida. A mulher ainda desacatou um policial, também negro. “Todas as vezes que tentava conversar, ela subia o vidro do carro, daí quando um colega de pele clara se aproximava e fazia uma tentativa de diálogo, ela aceitava”, contou o PM. Em nota, o estabelecimento reafirmou que a cliente acusada de injúria racial se recusou a ser atendida por funcionários negros e repudiou a situação. “Reforçamos nossa extrema ojeriza a qualquer tipo de atitude preconceituosa. Há mais de 10 anos, desde a sua inauguração, que o staff da Bonjour é formado, em sua grande maioria, de trabalhadores negros – dos quais a Bonjour tem muito orgulho em tê-los em sua equipe. Repudiamos a atitude e esperamos que a mesma não se repita: seja ela em qualquer outra circunstância”. A PM informou que a mulher foi conduzida para a 16ª delegacia, porém, como o delegado não estava presente, ela foi apresentada na Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada. Não há informações se ela foi liberada após prestar depoimento.
A turista goiana Deize Liz Borges, 55 anos, morreu depois de escorregar, cair e bater a cabeça durante um passeio pela Cachoeira do Roncador, em Lençóis, na Chapada Diamantina. Deize chegou a ser socorrida pelo grupo que a estava acompanhando na trilha, mas não resistiu. O grupo tentou levar a vítima para o Hospital Municipal de Andaraí, que fica a 97 km de Lençóis, mas Deize morreu antes de chegar à unidade de saúde. Deize estava de férias com a família, que todos os anos passa o Réveillon em uma casa em Guarajuba, no Litoral Norte baiano. Na sexta-feira (5/1), quando o acidente aconteceu, a vítima estava acompanhada do marido Antônio Carlos, um amigo, dos dois filhos, e da irmã.
Deize tinha 55 anos I Foto: Reprodução/Instagram
O passeio foi registrado minutos antes do acidente, no Instagram. “Na verdade, não foi um acidente, foi uma fatalidade. Infelizmente chegou uma tromba e a água arrastou ela. Período de muita chuva, muita nascente”, contou ao Correio a voluntária da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), Marta Érica Oliveira, 38, que não estava presente no momento do acidente, mas acompanhou os relatos de conhecidos. O corpo de Deize foi levado para Goiânia neste sábado (6), onde está sendo velado no Cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento está marcado para 9h deste domingo (7).
Um motorista de Uber foi morto a tiros na noite deste sábado (6/1), no bairro de Ilha Amarela, Subúrbio Ferroviário de Salvador. José Henrique Pereira Alves, de 24 anos, foi alvejado dentro do carro que dirigia, um Prisma branco, pertencente a uma locadora. Policiais da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Lobato) foram chamados e chegaram a prestar socorro à vítima no Hospital do Subúrbio, mas José Henrique não resistiu aos ferimentos. De acordo com o Correio, a polícia ainda não sabe se o crime foi um latrocínio ou homicídio, mas o carro não foi levado. A vítima era natural de Senhor do Bonfim, no interior baiano. O crime é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A polícia do Rio de Janeiro prendeu neste domingo (7/1) Stephan de Souza Vieira, o BH, líder do Comando Vermelho em Goiás. Ele estava foragido desde novembro do ano passado do Complexo Prisional de Aparecida de Goânia, onde cumpria pena desde 2014. O criminoso é apontado pelas autoridades locais como o principal responsável pelas rebeliões que ocorrem na unidade prisional desde a última segunda-feira (1º). De acordo com o G1, policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) o encontraram em Cabo Frio, na Região dos Lagos. No local também foram encontrados aparelhos de telefone celular, joias, dinheiro e cadernos com movimentação do tráfico de drogas. Contra Stephan havia um mandado de prisão expedido pela Justiça de Goiás.
O ex-vereador Aldair Silva Andrade (PSC), 41 anos, conhecido como “Aldair do Campinho” foi assassinado a tiros na porta de casa, na manhã deste domingo (7/1). Conforme informações publicadas no blog Na Mídia News, a vítima saía de casa quando foi alvejado pelos disparos. Porto Seguro de 2014 a 2016, depois de ser suplente do PMDB, quando a vereadora Lívia Bittencourt assumiu a secretaria de assistência Social. Aldair foi candidato à reeleição em 2016 e não foi eleito. A polícia da região investiga o caso.
A Polícia Federal descartou a possibilidade de o avião do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, ter sido sabotado, segundo o jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, a PF não detectou sinais de explosivos, produtos químicos ou de que tenha ocorrido um incêndio interno na aeronave. O ex-ministro morreu, no dia 19 de janeiro do ano passado, após o avião turboélice King Air em que viajava de férias cair no mar próximo à pista de pouso de Paraty, no Rio de Janeiro.
O Movimento dos Sem-Terra (MST) realizará atos em várias cidades do País durante o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre, previsto para o dia 24 de janeiro. “Não adianta a prefeitura (de Porto Alegre) tentar impedir o protesto, nem o governo colocar sua força repressora, porque não vai ter luta só em Porto Alegre, vai ter luta em todo o Brasil”, disse o dirigente nacional Alexandre Conceição, ao Estadão. Segundo ele, as ações serão definidas durante uma reunião com os dirigentes estaduais do MST, no próximo dia 13, mas nenhuma forma de mobilização está descartada. Lula foi condenado, em primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá (SP). Se a condenação for confirmada, ele pode se tornar inelegível para a disputa presidencial deste ano.