Ubaitaba Urgente

Senado aprova decreto e autoriza intervenção federal no Rio

Foto: Reprodução

O Congresso aprovou na noite desta terça-feira (20) o decreto que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Depois de a Câmara dar o aval, foi a vez de o Senado chancelar a medida por 55 votos a favor, 13 contra e uma abstenção. Por se tratar de um decreto presidencial, a intervenção já está em vigência desde sexta-feira, quando a medida foi assinada pelo presidente Michel Temer. Coube aos parlamentares apenas dizer se aceitavam ou não a decisão, sem ter o direito de fazer modificações no mérito da proposta. A medida terá validade até 31 de dezembro. Enquanto estiver em vigor, o general Walter Braga Netto, do Comando Militar do Leste, será o interventor no Estado e terá o comando dos aparelhos de segurança do Rio, como as Polícias Civil e Militar. Relator do decreto no Senado, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), aliado do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), afirmou que o governo não pode deixar faltar recursos para as ações que serão colocadas em prática no Estado. Segundo Lopes, o Palácio do Planalto “tem que apresentar o mais rápido possível” o plano de trabalho e a previsão de gastos da intervenção no Rio. “Não dá para começar uma operação dessa magnitude e no meio dizer que não alcançamos o que queríamos por falta de recurso”, disse. Até agora, o governo não divulgou quanto a medida vai custar. Caberá a Braga Netto apresentar nos próximos dias um planejamento detalhado das medidas. Assim como na Câmara, a maioria dos senadores da base votou a favor da medida. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou o governo, mas votou a favor do decreto. “A intervenção é decorativa e expõe as Forças Armadas, mas é inevitável”, disse. Encaminharam voto contrário ao texto PT, PSB, PCdoB e Rede. “Esse é um governo paspalhão e essa intervenção é uma intervenção tabajara. Se der errado, nós vamos recorrer a quem? Ao Vaticano?”, questionou o líder da minoria no Senado, Humberto Costa (PT-PE).

Sargento do Exército é morto a tiros durante arrastão no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/Danilo Verpa-Folhapress

Um segundo sargento do Exército foi morto na manhã desta terça-feira (20) em uma tentativa de assalto durante um arrastão na Estrada Rio-São Paulo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações do portal G1, o militar, identificado como Bruno Cazuca, conduzia um veículo no momento em que ocorreu o arrastão. O sargento reagiu à abordagem e foi baleado. Testemunhas afirmaram a polícia que os assaltos foram praticados por cerca de oito pessoas armadas com pistolas. O grupo estava em dois carros, fecharam as ruas e começaram a assaltar os motoristas. Cazuca tinha uma farda no banco de trás do carro. O 2º sargento chegou a entrar em luta corporal com os assaltantes – neste momento, foram ouvidos vários tiros e ele caiu no chão. A polícia investiga se algum integrante da quadrilha viu a farda no interior do carro. Não há registro de outros feridos no local.

Argentina registra primeiro caso de ameba mortal que ‘come cérebro’

Foto: Reprodução/Terra

A Argentina registrou o primeiro caso de uma ameba chamada Naegleria fowleri, que destrói o tecido cerebral e por isso é conhecida por “comer cérebros”. Segundo informações do jornal Clarín, um menino de oito anos morreu no país depois de contrair a ameba na localidade de General Arenales, localizada a cerca de 320 quilômetros da capital Buenos Aires. Ele ficou infectado em uma lagoa em fevereiro do último ano. A ameba teria entrado pelo seu nariz e alcançou o cérebro. O garoto passou a registrar quadro de febre, vômitos e dor de cabeça, e morreu entre cinco e sete dias depois de registrar os sintomas. Inicialmente, o caso foi diagnosticado como uma meningite. No entanto, a situação chegou ao conhecimento da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas, que identificou a ameba Naegleria fowleri. Ainda segundo o Clarín, esse tipo de infecção é raro. Entre 2007 e 2016, o Centros de Controle e Prevenção de Doenças relatou apenas 40 casos nos Estados Unidos.

Acidente na BR-101 mata jovem de 23 anos da cidade de Itabuna

Foto: Reprodução/Facebook

Um acidente automobilístico próximo ao município de Camacan matou no local o representante das Baterias Moura, em Itabuna, Hyago Nery, 23. A vítima era bastante conhecida em Itabuna como Hyago da Green House. Segundo a PRF, o acidente aconteceu por volta das 15h desta segunda-feira (19/2), no quilômetro 535 da BR-101. O Fiat Strada de placas OZO-1587, licença de Itabuna, em que Hyago dirigia, colidiu de frente com uma carreta cegonha. Hyago Nery ficou preso nas ferragens e morreu. O corpo do jovem foi encaminhado para o DPT de Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Quadrilha que seqüestrou dono da Loja Guaibim de Ubaitaba foi presa dividindo resgate em churrascaria de SP

Foto: Reprodução/Mauro Akin Nassor – CORREIO

Os quatro homens envolvidos no sequestro de Ramiro Campelo, ex-prefeito de Valença, foram presos durante um encontro em uma churrascaria em São Paulo para fazer a redistribuição do dinheiro obtido por meio de negociação do resgate com a família. A informação foi divulgada pelo delegado Cleandro Pimenta durante coletiva à imprensa no final da manhã desta segunda-feira (19). O ex-prefeito e empresário de 70 anos foi sequestrado em janeiro e liberado em na última segunda-feira (12) (lembre aqui). Inicialmente, a polícia tinha divulgado que a vítima tinha sido liberada pelos sequestradores no estado do Espírito Santo. Porém a informação foi corrigida nesta manhã. Todos os presos foram apresentados na unidade de Polícia Civil, que fica no bairro da Pituba, em Salvador. Eles foram identificados como Carlos Eduardo Rabello, Márcio Reis dos Santos, André Luís Maciel Santos e Geraldo Alves de Carvalho. Todos foram detidos em flagrante, no município de Caçapava, no interior de São Paulo, às margens da Via Dutra. A polícia diz que todos os presos têm passagem pela polícia por assalto. Um deles, Márcio Reis dos Santos, de 42 anos, é morador de Salvador e já ficou preso por um período de 13 anos por roubo a banco. De acordo com delegado Cleandro Pimenta, o estado de saúde de Ramiro Campêlo é bom. Liberado pelos criminosos, o ex-prefeito pegou um táxi e seguiu para a casa de um dos filhos, que mora na capital baiana. A vítima chegou na residência por volta das 18h e apresentava uma fissura em um dos braços. “Ele se machucou, mas não foi por conta de agressão. Ele foi se movimentar dentro do cativeiro, aí ele levou uma queda e fissurou um dos ossos do braço”, declarou o delegado.

Davidson Magalhães participa do lançamento do Pelc em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro

Foto: Divulgação/Dep. Federal Davidson Magalhães

O deputado federal Davidson Magalhães participou, nesse sábado (17) e domingo (18), do lançamento do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), nos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, respectivamente. O projeto foi articulado por iniciativa do parlamentar e visa elevar o nível de saúde e qualidade de vida dos participantes. Em Cabrália, o Pelc foi lançado na Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha. Na ocasião, também houve a entrega de certificados para 20 alunas de culinária industrial do Programa Qualifica Bahia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre – BA). Participaram da atividade, algumas lideranças locais, como o cacique Aruã Pataxó, Kandara Pataxó e o prefeito Carlos Lero. Já em Porto Seguro, o lançamento do Pelc aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados, na Praça do Trabalhador, no bairro Baianão. Estavam presentes o vereador Robson Vinhas (PCdoB); o secretário de Esporte e Lazer, Roló; Alex Reis (Setre – BA); Jaime Braga, coordenador local do Pelc e as lideranças do PCdoB Cássio Campeche e Jailson Ferreira. Nas duas cidades, o programa terá atividades como vôlei, futebol, futsal, ginástica, entre outras. Em Santa Cruz Cabrália, 400 pessoas farão as práticas esportivas na escola indígena. Em Porto Seguro, as ações do projeto serão desenvolvidas nos bairros Cambolo e Baianão. Na Bahia, o Pelc vai levar esporte e atividades culturais para 40 mil baianas e baianos de todas as idades. A ação do Governo do Estado, através da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), vai instalar 100 núcleos em 78 municípios, totalizando um investimento de R$ 18 milhões.

Itacaré realizará jornada pedagógica sobre relação Educação e Sociedade

Prefeito Antônio de Anízio, (PT) I Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, estará realizando nos dias 20 e 21 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2018, que esse ano tem como tema “Tecendo Relações entre Educação e Sociedade”, com uma visão sistêmica de planejamento, monitoramento e avaliação. A abertura será nesta terça-feira, às 8 horas da manhã, na quadra esportiva do Colégio Municipal Dr. Manoel Castro, contando com a presença do prefeito Antônio de Anízio, do vice Genilson Souza, secretários municipais e profissionais de educação. A jornada pedagógica é destinada a todos os trabalhadores em educação da rede municipal, incluindo diretores, vices, coordenadores, orientadores, professores e profissionais não docentes. Durante a jornada serão realizadas palestras educativas e motivacionais, debates, oficinas, avaliações e atividades culturais. A proposta é realizar o planejamento, monitoramento e avaliação das práticas educativas inovadoras. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio explica que a jornada pedagógica é o momento de acolher e incentivar os profissionais da educação com ações que estimulem o seu potencial e suas perspectivas para educação municipal, além de oportunizar integração e troca de vivências. A jornada pedagógica serve ainda para construir conhecimentos pertinentes a sua prática e compilando os diversos saberes, possibilitando subsidiar e planejar ações a serem desenvolvidas no ano letivo de 2018. Para a secretária de Educação, Joselita Santana, a jornada pedagógica constitui-se como um momento de sistematização e elaboração de ações, que não se esgotam em um período espaço-temporal no qual se realiza o encontro, mas levanta questionamentos, aponta objetivos e demarca concepções que poderão, a partir de uma reflexão mais fundamentada acerca da prática, desencadear um novo direcionamento da ação educacional. “Este período se configura numa ferramenta de extrema importância porque possibilita e viabiliza o profissional a realizar um inventário de concepções e práticas que orienta a sua função em diversas situações, assim como estruturar um plano de ação ou planejamento significativo”, complementou.

Pai atira em direção a ex-companheira e mata filha de 1 anos e 3 meses

Foto: Reprodução/Sapeaçu na Mídia

Uma criança de um ano e três meses morreu após o pai ter atirado contra a ex-companheira em Barra, no oeste baiano, na tarde deste domingo (18). A criança, identificada por Emanuelle Lima Pires, foi gerada quando o casal vivia junto. Segundo informações da Polícia, o acusado foi preso em flagrante, na localidade de Boa Esperança, perto do distrito de igarité, onde ocorreu o crime. Ainda segundo a Polícia, testemunhas disseram que o homem foi até a casa da ex-esposa e quando a mulher apareceu na porta, com a criança no colo, atirou. Os tiros atingiram a criança.  Ao Central da Notícia, o delegado titular de Barra, Marcos da Cunha Pina, disse que o acusado Emanuel Pascoal da Cruz contou em depoimento que foi ao local para atirar no irmão da ex-companheira. Como não o encontrou, atirou em direção à mulher, Dinamara de Souza Lima, que teve ferimentos leves. A arma usada no crime, de fabricação artesanal, foi apreendida e levada para a delegacia de Barra.

João Henrique se filia ao PRTB e pode ser candidato a governador da Bahia

Foto: Reprodução/Tribuna Feirense

O ex-prefeito de Salvador, João Henrique, fará mais uma tentativa de voltar à política. Depois de perder a disputa para vereador em 2016, o ex-gestor, conhecido por um segundo mandato impopular, vai se filiar neste sábado (24) ao PRTB. E, com isso, pode ser o nome da sigla para o governo do Estado. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente estadual da agremiação, Rogério Tadeu Da Luz, afirmou que o martelo sobre o assunto não foi batido, mas será discutido no evento de filiação. O ato também lançará a pré-candidatura de Levy Fidelix à Presidência da República. “O João Henrique já foi duas vezes prefeito de Salvador. É um nome que dispensa apresentação”, disse Da Luz, em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (19). Segundo ele, no entanto, o objetivo de trazer o ex-prefeito é fortalecer a legenda para romper a cláusula de barreira – com a reforma política, os partidos precisam obter ao menos 1,5% dos votos válidos na eleição de deputado federal, assim mantendo o direito de acesso ao fundo partidário. “Nosso objetivo principal, como todos os partidos é ultrapassar a cláusula de barreira. Fazer deputado federal, fazer um percentual exigido pela reforma eleitoral. Então, o foco o número um é ter votos para deputado federal”, declarou. No entanto, apesar da possibilidade de João Henrique concorrer ao governo, a pré-candidatura de Da Luz ao Executivo estadual está mantida. “Eu continuo pré-candidato, ocupando o terceiro lugar ao governo da Bahia. Até o momento, não tem nenhuma alteração dessa pré-candidatura minha. Mas o objetivo número é ter votos para deputado federal, isso é acima de candidatura própria”, reforçou. Ainda segundo Da Luz, os chamados partidos nanicos vão se unir em torno de uma candidatura única no estado. As conversas para formação da chapa majoritária está andamento. O objetivo é trazer uma “terceira via”, como forma de fugir da polarização entre Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM). “Teremos na semana que vem uma posição mais detalhada de quais partidos formarão essa frente. Outros partidos têm seus pré-candidatos também. Então, a minha candidatura está sendo apreciada como as demais. Faremos o que for melhor para esse grupo”, contou.

Rodrigo Maia decide afastar Paulo Maluf do mandato de deputado

Foto: Reprodução/Sergio Lima – AFP

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decidiu nesta segunda-feira (19) afastar o deputado Paulo Maluf (PP-SP) do mandato parlamentar. Por meio de despacho publicado em edição extra do “Diário da Câmara”, Maia argumentou que a prisão de Maluf “inviabiliza, por prazo superior a cento e vinte dias, o regular exercício do mandato parlamentar”. Condenado a 7 anos e 9 meses de prisão, Maluf está detido desde dezembro do último ano no Complexo Presidiário da Papuda, em Brasília.

Adolescente morre no Piauí após sofrer choque enquanto celular carregava

Foto: Reprodução/Facebook

Uma adolescente de 17 anos morreu neste domingo (17) depois de sofrer uma descarga elétrica na cidade de Riacho Frio, no Piauí. Segundo informações do G1, familiares relatam que Luíza Fernanda Gama Pinheiro recebeu um choque enquanto usava o seu celular, que estava carregando na tomada. “A avó da menina contou ao médico que encontraram a neta desacordada, deitada no chão e com fones do celular nos ouvidos. Eles disseram que acreditam que jovem tenha levado uma descarga elétrica porque o celular estava carregando na tomada e o fone ficou derretido”, disse uma funcionária de uma unidade básica de saúde em entrevista ao G1. Integrantes da família de Luíza disseram ainda que no momento do incidente não chovia, mas havia relâmpagos na região.

Após morte do prefeito Dernival Ferreira, vice assume gestão de Itapitanga

Em Sessão Solene realizada na manhã deste domingo (18), a Câmara de Vereadores de Itapitanga, empossou o vice-prefeito, José Roberto dos Santos Tolentino, o ” Ró de Beto”, no cargo de prefeito municipal de Itapitanga, segundo informou o blog Joel Fernando. Após a posse, o novo prefeito solicitou que os vereadores abrissem mão de pronunciamentos, devido ao clima de consternação que ainda toma a população de Itapitanga, em razão do falecimento do prefeito Dernival Dias Ferreira, encontrado morto na manhã da última quinta-feira, dentro de sua residência. O corpo de Dernival foi sepultado no município de Itamaraju. De acordo com informações policiais, diante do cenário encontrado, tudo leva a crer que o político cometeu suicídio. Ele, inclusive, teria deixado uma carta, no entanto o conteúdo não foi divulgado pela polícia.

Festa de ‘paredão’ termina com 6 baleados e 2 mortos em Barro Preto

Um adolescente de 16 anos e um jovem de 20 foram mortos na madrugada desta segunda-feira (19), durante um ataque a tiros em uma festa “paredão”, que era realizada dentro de uma fazenda da zona rural de Barro Preto, cidade localizada na região de Itabuna. De acordo com a Polícia Militar, além deles, outras seis pessoas também foram baleadas e ficaram feridas. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Base da cidade de Itabuna. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. Conforme a polícia, o adolescente morto foi identificado como André Luís de Oliveira Santos, e o jovem como Willian Monteiro Malta da Silva. Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, onde serão periciados. De acordo com a PM, cinco homens participaram do ataque. Os suspeitos entraram na festa, atiraram em direção ao grupo e, em seguida, fugiram. Ainda não há informações sobre a identidade dos homens e nem sobre a motivação do crime. O caso está sob investigação da Polícia Civil. Com informações do G1

Itabuna registrou neste domingo (18), o 20° homicídio de 2018

Jovem morto neste domingo (18) I Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Um jovem desconhecido até o momento foi morto a tiros por volta das 20h deste domingo (18/2), nas proximidades do Módulo Policial do bairro Pedro Jerônimo. O homem foi morto com diversos disparos de pistola calibre 380. Segundo informações de populares, a vitima era usuária de drogas, e foi morta por 4 elementos não identificados, que fugiram após o crime e não foram localizados. Esse é o 20º assassinato de 2018 em Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

‘Ba-Vi da paz’ acaba em pancadaria e vergonha

Foto: Mauricia da Matta / EC Vitória

Depois de muito se falar em “Ba-Vi da paz”, o que se viu no Barradão na tarde deste domingo (18) foi um dos episódios mais tristes do futebol baiano nos últimos anos. Após o gol de empate do Bahia, marcado por Vinícius, o que se viu foi um episódio de selvageria. Ao comemorar ao lado do escudo do Vitória, o jogador foi agredido por Kanu e Denilson e a pancadaria se generalizou. A confusão culminou na expulsão de 7 jogadores: Becão, Edson, Lucas Fonseca e Vinícius, para o Bahia; Kanu, Denilson e Rhayner para o Vitória.

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Depois de 16 minutos de paralisação, a partida voltou a esquentar e aos 32′, Uillian Correia recebeu o 2º amarelo e foi expulso. Com quatro jogadores a menos, o Vitória corria o risco de ver a partida encerrada em caso de mais uma expulsão. O que aconteceu quando Bruno Bispo chutou a bola deliberadamente na frente do juiz, obrigando o árbitro Jaílson Macedo a terminar a partida. Na saída do campo, mais confusão. Revoltado com o andamento da partida, diretores do Bahia acusaram o Vitória a agir deliberadamente para forçar o fim da partida.

Vinícius deixou o campo sangrando I Foto: Arisson Marinho/CORREIO

O supervisor do rubro-negro, Mário Lima, foi flagrado por câmeras da transmissão passando instruções para André Lima e se defendeu. “Imaginação sua. Eu não falei nada com André Lima em momento nenhum. Eu estava falando para o pessoal se acalmar. Com os sinais, você faz o que quer. Eu faço o que desejo fazer. Não fiz nenhuma comunicação com meu banco. Estava orientando para evitar confusão na parte de baixo e de cima do vestiário. Eu não tenho que te explicar nada”, retrucou.

Idosa é atropelada no trevo de Ubaitaba; vítima foi transferida para Itabuna

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Uma idosa foi atropelada na tarde deste domingo (18/2), no trevo de Ubaitaba. O motorista atropelador fugiu do local e não prestou socorro a vítima. Eunice Ramos dos Santos, de aproximadamente 70 anos, foi encaminhada para o hospital São Vicente de Paulo e em seguida transferida para o hospital de Base em Itabuna. Eunice que reside na Gutemberg de Araújo, em frente ao hospital, teve uma das pernas esmagada e a outra fraturada. A vítima também sofreu pancadas no lado esquerdo do rosto. A idosa estava tentando atravessar a BR-101, quando foi colhida. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Jovem perde bebê após esperar parto por 24 horas em maternidade

Foto: Reprodução

Uma mulher perdeu o bebê depois de aguardar por mais de 24 horas pelo parto em Juazeiro. Segundo informações da TV São Francisco, Luíza Evandra Silva, de 18 anos, foi até a maternidade municipal na quinta-feira (15), após sentir dores, mas o parto só foi realizado na sexta-feira (16) à noite. O bebê não resistiu. A avó da garota, dona Elizabete Silva, informou a jornalistas que a gestação foi tranquila. “A médica virava para mim e dizia ʹo procedimento, eu estou fazendo, e é esse daqui, não posso mudar, não posso fazer uma cesariana na sua filha’”, disse. De acordo com a Secretaria de Saúde, Luíza chegou à maternidade “em fase não aparente de trabalho de parto” e com o aumento das contrações, não foi possível ouvir o feto e uma cesariana de urgência foi realizada. O bebê foi sepultado no sábado (17).

Envolvidos em sequestro de ex-prefeito de Valença são transferidos para Salvador

Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Os quatro envolvidos no sequestro do ex-prefeito da cidade Valença foram transferidos para Salvador na tarde deste sábado (17). Uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar foi utilizada para fazer o transporte de São Paulo até a capital baiana. Márcio Reis dos Santos, conhecido como ‘Bradock’, Geraldo Alves de Carvalho Neto, Carlos Eduardo Rabello e André Luís Maciel Santos foram capturados pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil durante a última quarta-feira (14) na cidade paulista de Caçapava. “Eles prestarão novamente depoimentos e em seguidas serão encaminhados para o sistema prisional”, relatou o delegado do Draco, Cleandro Pimenta. O ex-prefeito de Valença e criador das lojas Guaibim, Ramiro Campelo, foi liberado no último dia 11 de fevereiro, após 25 dias de sequestro. Além das prisões, foram recuperados $ 451 mil pagos pela família dele. Com informações do Bahia Notícias

Cipe Nordeste liberta cão abandonado há três dias em Euclides da Cunha

Foto: Polícia Militar

No início da tarde deste sábado (17), policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/ Nordeste libertaram um cão, que foi abandonado há três dias, no interior de uma residência, em Euclides da Cunha, logo após denúncia da vizinhança local. A guarnição participava de uma operação de intensificação, em apoio aos policiais militares do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Euclides da Cunha, quando foi acionada por populares. Segundo eles, os proprietários do animal viajaram. Como um cão foi encontrado com estado de saúde debilitado, sem conseguir caminhar, o animal foi levado a uma clínica veterinária do município, onde foi atendido, recebeu cuidados médicos e permanece internado. Com informações da SSP/BA.

Horário de verão termina em dez estados e no Distrito Federal

Foto: Reprodução

O horário de verão terminou na madrugada deste sábado (17) para domingo (18) em dez estados e no Distrito Federal. Os moradores dessas regiões devem atrasar os relógios em uma hora. Nos demais estados, a exemplo da Bahia, o fim do horário de verão pode provocar alterações no horário de atendimento de serviços em bancos, nos Correios e em casas lotéricas, por exemplo. A programação das emissoras de televisão também fica sujeita a adaptações. A próxima vez que o horário de verão entrar em vigor no Brasil, ele terá duração reduzida, começando a partir do dia 4 de novembro. O presidente Michel Temer assinou um decreto a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do último ano para realizar a mudança. O objetivo é evitar  atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados da eleição, que acontece no dia 28 de outubro.