Ubaitaba Urgente

Sérgio Brito está entre os deputados baianos mais faltosos da Câmara

Foto: Reprodução

O jornal da TV Globo, “Bom Dia Brasil”, fez uma reportagem nesta terça-feira (26) com os deputados federais mais ausentes da Câmara em 2017. Dentre eles, um baiano: Sérgio Brito (PSD). Para o programa, o parlamentar disse que a quantidade de faltas – 42% das sessões – se deve a problemas de saúde.

PF investiga lavagem de dinheiro em aluguel de maquinário para fazendas de Geddel

Foto: Ubaitaba Urgente

A Polícia Federal (PF) investiga se houve lavagem de dinheiro “através do falso aluguel de maquinário agrícola” para as fazendas do ex-ministro Geddel Vieira Lima no sudoeste baiano. As informações foram colhidas no âmbito da Operação Cui Bono. No fim de novembro, antes de a denúncia ser oferecida pela procuradora-geral da República Raquel Dodge, um agente PF entregou o relatório ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, relator do inquérito sobre o bunker em Salvador, atribuído ao peemedebista, que armazenava R$ 51 milhões. Os investigadores apontam que o ex-ministro era beneficiado pela empresa JT Terraplanagens. A instituição pertencia a Valério Sampaio Sousa, apontado como um “funcionário informal” de Geddel para fazer a contratação dos aluguéis. O ex-ministro é dono de 12 fazendas no interior da Bahia com valor de R$ 67 milhões, de acordo com detalhes contidos no documento da PF. (Redação: Luíza Leão/Metro 1)

Morre aos 80 anos a atriz Aracy Cardoso

Foto: Reprodução

A atriz Aracy Cardoso morreu aos 80 anos nesta terça-feira (26). Ela estava internada há um mês no Hospital São Lucas, em Copacabana, no Rio de Janeiro, tratando de vários problemas no coração e nos rins. Além do problema no coração, Aracy sofria de hidrocefalia e distúrbios do equilíbrio. O velório será nesta quinta-feira (28) no Memorial do Carmo, no Caju, a partir das 11h. O corpo da atriz será cremado. A artista participou de diversas novelas da TV Globo e, seu último trabalho foi em “Sol nascente”. Com informações do BN

Mulher é morta a facadas pelo ex-marido na sede do Detran, em Salvador

Foto: Reprodução

Um homem cuja identidade não foi revelada matou com golpes de faca a ex-esposa, Maridalva da Silva Gonçalves, de 46 anos, na manhã desta terça-feira (26) na sede do Detran, em Salvador. Maridalva é funcionária do órgão e chegava para trabalhar quando foi surpreendida pelo ex-companheiro, que desferiu uma facada na região do pescoço, por volta das 8h30. Segundo informações preliminares, o homem chegou a ser preso, porém foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) depois de ter ingerido chumbinho. Não foram divulgados dados sobre o estado de saúde do acusado.

Caminhonete bate de frente com ônibus na BR-324 e deixa três mortos

Foto: Reprodução/TV Bahia

Três homens morreram e um ficou gravemente ferido em um acidente na BR-324, na altura de Candeias, na região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (26). Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma caminhonete Hilux, que seguia no sentido Feira de Santana, invadiu a contramão, na altura do Km 588, e bateu de frente com um ônibus intermunicipal, que estava no sentido Salvador. Outros três carros de passeio que estavam atrás acabaram batendo no ônibus. Segundo a PRF, os três mortos e o ferido estavam na Hilux. Uma quinta pessoa que estava no veículo, uma mulher, não teve ferimentos e não precisou de atendimento médico. O ferido, também um homem, foi socorrido por uma equipe da ViaBahia, concessionária que administra um trecho da rodovia. Por conta do acidente, houve lentidão no trânsito na BR-324, sentido Salvador. Até por volta das 8h40, os corpos das vítimas e os veículos envolvidos no acidente estavam no local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para fazer a remoção dos corpos. O acidente será investigado pela Polícia Civil. Com informações do G1

Polícia detém mais dois suspeitos de matar prefeito no Mato Grosso

Esvandir foi atingido por tiros dentro de um carro I Foto: Reprodução

A Polícia Civil deteve neste domingo (24) mais dois suspeitos de participar da morte do prefeito da cidade de Colniza, no Mato Grosso. De acordo com informações do G1, policiais prenderam a mulher e apreenderam o irmão do suspeito de ordenar o crime, o empresário Antônio Pereira Rodrigues Neto. Esvandir Antonio Mendes, de 61 anos, morreu no último dia 15 depois de ser atingido por tiros dentro de um carro.  O então secretário municipal de Finanças, Admilson Ferreira dos Santos, de 41 anos, também foi atingido por disparos. Antônio foi preso no dia seguinte, enquanto tentava fugir. Sua esposa, a médica Yana Fois Coelho Alvarenga, e seu irmão adolescente, teriam ajudado na fuga do empresário e dos dois executores, que também estão presos.

SSP passa a ter acesso a imagens de segurança de órgãos públicos e privados em Salvador e Lauro de Freitas

Foto: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) assinara nesta terça-feira (26) três termos de cooperação técnica com entidades públicas e privadas para formalizar o acesso à câmeras particulares que monitoram Salvador e Lauro de Freitas. A concessão será feita por meio da integração dos sistemas da SSP e das instituições participantes. Com a iniciativa, as imagens de monitoramento do município de Lauro de Freitas, do Sistema FIEB, da Associação de Moradores do Horto Florestal, dos Colégios São Paulo, Anchieta, Aquários, e do Projeto Câmera Solidária passarão a ser acessadas pela SSP. Segundo apurado pelo Correio, a mudança permitirá mais rapidez na ação do órgão, já que não será mais necessário solicitar o material, ir buscar e só então levar para a análise. A partir de agora as imagens podem ser analisadas em tempo real. De acordo com a assessoria da SSP quanto maior a rede de instituições públicas e privada unidas para inibir qualquer tipo de crime, melhor. A medida será formalizada pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, no Centro de Operações e Inteligência.

CDL e outras entidades de Ubaitaba doam mais de 700 cestas básicas para famílias de baixa renda

Foto: Reprodução/Ubaitaba.com

Mais de 700 famílias de baixa renda foram beneficiadas com cestas básicas neste Natal. As cestas foram frutos da ação conjunta entre, CDL, Rotary, Loja Maçônica, Igreja Católica e Força Jovem. A distribuição ocorreu na noite da última sexta feira (22/12), na sede da Igreja Católica e contou com a presença dos diretores das referidas entidades. Segundo o site do Jornal Tribuna da Região, a distribuição obedeceu um critério cujas senhas foram distribuídas  antecipadamente pelos Agentes Comunitários. Essa é a 11ª edição do “Natal Solidário” promovida pela CDL com apoio dessas entidades.

Foto: Reprodução/Ubaitaba.com

Ladrão tem mãos decepadas após furtar botijão de gás na cidade de Uruçuca

Deu entrada no Hospital Regional Costa do Cacau em Ilhéus por volta das 18h deste domingo (25/12), Natanel Costa dos Santos, 21 anos, residente no bairro Waldeck Ornelas, na cidade de Uruçuca. De acordo com o blog Fabio Roberto Notícias, o homem teve as duas mãos cortadas por populares, após furtar um botijão de gás. A vítima passou por atendimento e ficou em observação.

Prefeito de Itabuna humilha vereadores em festa de confraternização na AABB

Foto: Reprodução

Estraga prazer. É como pode ser definido o comportamento do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que compareceu, na última quinta-feira (21/12), à confraternização da Câmara de Vereadores na AABB. Segundo os presentes, Fernando foi grosseiro ao se referir aos vereadores que pediram vista regimental ao projeto que cria o Consórcio Interfederativo de Saúde. O presidente da Câmara, Chico Reis, até que tentou responder ao prefeito. Mas Gomes virou as costas e não deu atenção à fala do parlamentar. Chico defendeu a prerrogativa dos seus colegas em pedir vista a qualquer projeto em tramitação enviado pelo Poder Executivo. Enquanto Chico Reis falava, o salão começou a se esvaziar. Secretários e assessores do prefeito se retiraram. Muitos vereadores ficaram irritados com o comportamento do prefeito. “Ele estragou o evento que estava harmonioso, em clima de natal”. Talvez a irritação de Fernando seja em decorrência da queixa do Sindicato dos Servidores Municipais, cujos dirigentes estiveram no Centro Administrativo Firmino Alves, horas antes, para exigir o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Um documento foi entregue ao secretário de Administração, Dinailson Oliveira, sobrinho do prefeito, com ameaça de medidas legais entre mobilizações, manifestações, ações judiciais e, se necessário, paralisação dos serviços. “Isso é falta de respeito para com o funcionalismo. Até o Carnaval já tem data definida, mas o 13º da categoria não tem”, protestou Wilmaci Oliveira, presidente do SINDSERV. O pagamento é feito em lotes. Com informações do Jornal A Região de Itabuna

Polícia Civil de Ubaitaba recupera objetos furtados de uma residência no Conceição

Foto: Ubaitaba Urgente

Prepostos da Polícia Civil de Ubaitaba recuperaram na manhã da última sexta-feira (22/12), por volta das 10h, objetos que foram furtados no inicio deste mês de uma residência na Rua Edno Magalhães, s/n, bairro da Conceição, pertencentes à Celia Maria Vasconcelos Couros (relembre aqui). Os objetos foram encontrados na antiga Pousada do Viajante, nas imediações do terminal rodoviário de Ubaitaba. Na oportunidade foi conduzido à Delegacia, Luan Nascimento Gomes, 19 anos, filho da proprietária da pousada, o qual comprou uma geladeira, um circulador de ar e um ventilador, pelo valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Luan responderá por receptação culposa e alega que quem o vendeu foi um elemento de prenome Rodrigo, vulgo”Trê”, sobrinho da vítima. Trê não foi localizado pela polícia (Redação: Ubaitaba Urgente)

Cigano de 71 anos é baleado por pistoleiros em Ipiaú

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Um cigano de 71 anos de idade sofreu uma tentativa de homicídio no início da noite dessa segunda-feira, 25, no bairro Santa Rita, em Ipiaú. Conforme informou ao site Giro em Ipiaú, uma filha da vítima, o idoso estava na companhia de amigos e familiares, na Rua Tatiane Fernandes, quando dois indivíduos numa motocicleta se aproximaram do grupo e o garupa da moto atirou contra Jaime Ramos dos Santos, apelidado de Jambre. Testemunhas relatam que o condutor da moto ainda atropelou o idoso em seguida. Segundo a filha de Jambre, ele foi atingido por dois tiros, um na mão e um no queixo. Ainda conforme a mulher, a perna do pai dela sofreu fratura por conta do atropelamento. Jaime foi socorrido por populares até o Hospital Geral de Ipiaú, de onde foi encaminhado pelo Samu para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. A motivação do atentado ainda é desconhecida. Em 2014, Jaime, juntamente com outros três ciganos foram julgados pela Comarca de Ipiaú, acusado de tentar matar, em 2007, uma mulher e seu filho.

Marido corta a língua da mulher após não gostar da conversa dela com outro homem

Foto: Reprodução

Maria Francisca da Conceição Fernandes, 50 anos, deu entrada na véspera de Natal, no domingo (24/12), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, após receber um corte na língua. De acordo com o site Acorda Cidade, a vítima estava conversando com um homem e o marido, Luiz Carlos Santos de 45 anos, não gostou da conversa e tentou arrancar a língua da mulher. Maria Francisca da Conceição Fernandes reside no bairro Parque Getúlio Vargas, em Feira de Santana. Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima. 

Ônibus invade estação de metrô e mata 5 pessoas em Moscou

Cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas após um ônibus invadir uma calçada e bater na entrada de uma estação de metrô em Moscou, na Rússia, na manhã desta segunda-feira (25). Segundo a Reuters, em imagens divulgadas por veículos de imprensa russos, é possível ver como o coletivo desce em alta velocidade pela escada que dá acesso à estação de metrô Slavianski Bulvar. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a possibilidade de atentado terrorista não foi descartada. Vale ressaltar que o episódio aconteceu em um dia útil, já que o Natal ortodoxo russo é comemorado no dia 7 de janeiro.

Câmara de Turismo discute em Itacaré calendário turístico regional para 2018

Foto: Divulgação

Representantes dos municípios de Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Canavieiras e Una participaram na última quinta-feira (21/12), em Itacaré, da reunião ordinária da Câmara de Turismo da Costa do Cacau (CTCC) onde foram discutidos, dentre outros assuntos, as ações desenvolvidas pelo Câmara em 2017, além da elaboração de um calendário turístico regional para o próximo ano. O encontro contou com a participação do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que falou da importância do planejamento e da união dos municípios regionais visando o fortalecimento do turismo em todo o sul da Bahia. Durante a reunião a presidente da Câmara Técnica da Costa do Cacau, Cida Aguilar Lima, falou das ações desenvolvidas ao longo desse ano de 2017, que teve como principal finalidade fortalecer cada vez mais a atividade turística na região, consolidando o sul da Bahia como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Os representantes da Associação de Surf de Itacaré, Marcelo Barros e Alisson Reis, apresentaram o projeto “Surf para a Costa do Cacau”, com etapas do campeonato realizadas em diversas cidades da região e válidas para competições estaduais e nacionais. Ainda durante a reunião a Coperbom apresentou o projeto de apoio institucional e responsabilidade para as ações da Câmara Técnica da Costa do Cacau. Em seguida foram divididos grupos de trabalho para a discussão e elaboração do calendário turístico regional, contemplando festas, eventos, projetos e datas comemorativas de todos os municípios que fazem parte da CTCC. Esse calendário tem como objetivo planejar as atividades turísticas, esportivas e culturais para que os municípios possam atuar de forma conjunta nesse trabalho e atrair cada vez mais turistas para a região.

Colisão de caminhonete, carreta e ônibus deixa 12 mortos em MG; coletivo ia para Guanambi

Subiu para 12 o número de mortos em acidente envolvendo um ônibus, um caminhão-cegonha e uma caminhonete na rodovia MGC-122, em Mato Verde, no norte de Minas. O caso foi registrado na tarde do último sábado (23/12). Testemunhas afirmam que o ônibus transportava passageiros de São Paulo com destino a Guanambi, no sudoeste baiano – informações preliminares apontam que o veículo atuava clandestinamente. Segundo informações do jornal Estado de Minas, os veículos pegaram fogo e os corpos de sete pessoas que morreram na colisão ficaram carbonizados. Os feridos foram socorridos para hospitais da região. As testemunhas também relatam que o acidente teria sido provocado pela caminhonete, uma F-250, que atingiu a carreta após uma ultrapassagem, indo para a contramão e bateu de frente com o ônibus.

Dentista de 33 anos morre em acidente na Ilhéus-Itabuna

Karine Datoli Ribeiro I Foto: Reprodução

Na madrugada desta segunda-feira (25/12), uma mulher morreu em acidente de carro na BR-415, trecho entre as cidades de Ilhéus e Itabuna. Karine Datoli Ribeiro, de 33 anos, era dentista e tinha saído de uma confraternização em Itabuna e seguia para outra, em família, na cidade vizinha, Ilhéus.

Dentista dirigia um Peugeot I Foto: Reprodução

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro bateu no fundo do veículo que Karoline dirigia, um Peugeot de placas OZC-6669. A dentista estava sozinha. Segundo a PRF, o motorista do outro veículo envolvido no acidente abandonou o carro que estava dirigindo e fugiu. O sepultamento será realizado na cidade de Itaquara, na terça-feira (26). Com informações do BNews

Celta foi abandonado pelo motorista I Foto: Reprodução

Contas de luz podem ficar até 9,4% mais caras no Brasil em 2018, aponta estimativa

Foto: Reprodução

As contas de luz podem ficar até 9,4% mais caras no Brasil em 2018. A estimativa foi feita pela consultoria especializada TR Soluções e divulgada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (25). A previsão aponta que os principais fatores para o aumento serão o regime de chuvas esperado para o ano e os encargos sociais. A conta que inclui todas as políticas públicas ligadas ao setor, como o programa Luz para Todos e a tarifa social de energia, deve subir mais de R$ 3 bilhões, passando de R$ 9,3 bilhões neste ano para R$ 12,6 bilhões em 2018. Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, os maiores reajustes devem acontecer nas regiões Sul (+10,7) e Sudeste (+9,3%).

Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré promoveu Baile dos Idosos

Foto: Divulgação

Promover momentos de lazer, entretenimento e levar carinho, amor e atenção para os idosos. Esse foi o objetivo do Baile dos Idosos, uma festa de confraternização realizada na última quinta-feira (21/12), pela Secretaria de Desenvolvimento de Itacaré, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, encerrando atividades do grupo Acolhidos com Amor. O projeto conta com o atendimento de cerca de 30 idosos que participam de encontros semanais, rodas de conversas e momentos de lazer, acolhimento, carinho e orientação para os maiores de 60 anos de idade. Durante o evento o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, falou da importância de se cuidar e tratar com carinho os idosos que já deram a sua parcela de contribuição e que agora merecem amor, cuidados e respeito. A secretária de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno, falou dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Itacaré com crianças, jovens e idosos e do quanto o Acolhido com Amor tem transformado a vida dos idosos, levando alegria, o acompanhamento, a orientação, além de diversas atividades de lazer. O Baile dos Idosos contou com uma série de homenagens, além das antigas músicas que embalaram gerações. Tudo isso com muita alegria e um lanche para comemorar o sucesso do projeto. O prefeito Antônio de Anízio e a secretária Ivonete Damasceno também fizeram a entrega das camisas para os integrantes do projeto. Os idosos fizeram questão de demonstrar a sua gratidão e alegria e falaram da forma carinhosa como estão sendo acolhidos. A proposta é que em 2018 o projeto seja ampliado ainda mais, oferecendo mais serviços e aumentando o número de idosos atendidos. Todo esse trabalho está sendo desenvolvido pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itacaré, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os integrantes do Grupo Acolhidos com Amor se reúnem semanalmente no próprio CRAS. Durante os encontros são realizadas dinâmicas, brincadeiras com os idosos e mostrada a importância dos serviços realizados pela CRAS na cidade. A proposta é estar realizando reuniões e confraternização constantes para cada vez mais a comunidade possa compreender o quando o Centro de Referência e Assistência Social pode ser um facilitador na busca e na prestação de serviços. Em Itacaré o CRAS funciona na Rua Nova, 79, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O CRAS oferece serviços de Assistência Social com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, promovendo a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Possibilita também o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Justiça do RN considera greve de policiais e bombeiros ilegal e determina retorno

Foto: Divulgação / PM-RN

Em regime de plantão, a desembargadora potiguar Judite Nunes acatou um pedido da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte e considerou ilegal a greve que está sendo realizada pelas polícias Civil e Militar do estado e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo informações do portal G1, ela determinou na decisão o retorno imediato ao trabalho – em caso de descumprimento, as associações e entidades poderão ser punidas, com multas que variam de R$ 2 mil a R$ 30 mil. Os sindicatos e as associações de PMs, policiais civis e bombeiros militares informaram que ainda não foram notificados oficialmente da decisão e que terão assembleias nesta terça-feira (26/12) para decidir o rumo do movimento, que começou na última terça-feira (19/12). Inicialmente, PMs e bombeiros militares ficaram aquartelados devido à falta de pagamento dos salários de novembro. No dia seguinte, aderiram à paralisação agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil e passaram a trabalhar em regime de plantão, o que será mantido nessa segunda-feira (25), feriado oficial. Na região metropolitana da capital, Natal, apenas as delegacias de plantão estão funcionando. Agentes da Força Nacional fazem o patrulhamento na Grande Natal – 70 homens e mulheres chegaram na quinta-feira (21), enviados pelo governo federal.