Uma quadrilha invadiu o velório de um jovem de 22 anos em Fortaleza, no Ceará, roubou o caixão e ateou fogo no cadáver em frente à residência onde o corpo era velado. De acordo com a Band TV, o caso aconteceu na última terça-feira (26) no bairro Sapiranga. O crime foi filmado e divulgado pelo grupo nas redes sociais – nas imagens, eles comemoram o ataque. O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) da capital cearense investiga o caso e pode usar o vídeo para identificar os suspeitos. O jovem Anderson da Silva foi assassinado a tiros no dia 25 de dezembro. A polícia apura se o caso está relacionado com conflitos do tráfico de drogas – Anderson respondia por um crime cometido em 2014.
Salário mínimo será de R$ 954 a partir do dia 1º de janeiro

O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (29) o decreto que estabelece o valor do salário mínimo para 2018 em R$ 954. Na comparação com este ano, há aumento de R$ 17. Segundo informações do G1, a medida será publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta. O aumento no salário mínimo será menor que o valor estimado anteriormente e aprovado pelo Congresso Nacional, de R$ 965. O governo define o salário mínimo com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Promulgada lei de autoria do deputado Eduardo Salles que institui Dia Estadual da Família

Foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ângelo Coronel, na última terça-feira (26), a Lei 13.827 que institui o Dia Estadual da Família. A data passa a integrar o calendário oficial de eventos da Bahia e será celebrada todo dia 21 de outubro. A proposta foi feita pelo deputado estadual Eduardo Salles em conjunto com o deputado Heber Santana. “O objetivo deste dia é discutir pontos relevantes sobre o assunto, além de se tornar uma data de reflexão com diversas atividades que possam resgatar os valores e importância da família”, explicou Salles. De acordo com o parlamentar, a lei trata sobre os cuidados com os membros do núcleo familiar por meio de ações que serão propostas pela Assembleia Legislativa da Bahia. “Muitos jovens passam por situações de vulnerabilidade psicossocial e, além da educação nas escolas, é preciso o acolhimento por parte da família para que não haja o rompimento dessa estrutura familiar e ocorra o contato com substâncias químicas, além de outros vícios que desnorteiam e distanciam esses jovens das suas bases”, detalhou. Eduardo Salles complementa e fala sobre os diversos deveres de cada indivíduo em suas famílias. “Temos diversos papéis nesse compromisso de amor que é a família. Como pai, filho e irmão que sou, dentro do núcleo onde fui criado, tenho certeza de que a presença da família é muito importante para o desenvolvimento social, fazendo parte, também, da evolução de uma sociedade organizada e bem estruturada”. O deputado ainda acrescenta sobre a finalidade desta data. “Portanto, este dia que, oficialmente, integra o calendário de caráter de eventos da Bahia, com finalidade social e religiosa, irá contribuir para o crescimento e harmonia entre as famílias”, conclui.
Rodrigo Maia nega ser pré-candidato à Presidência da República

Apesar de elogios feitos por ACM Neto e Caiado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) negou nesta quinta-feira (28), durante a inauguração da nova Creche e Pré-Escola Primeiro Passo em Salvador, que tem planos para concorrer ao cargo de Presidente da República. “Não, não sou [pré-candidato]. Sou deputado federal, meu mandato vai até o início de 2019 na Presidência da Câmara, e estou com uma agenda, em ano eleitoral, muito difícil, que começa pela reforma da Previdência, a pauta tem que ser menos eleição e mais reforma”, declarou Maia. Ele também adiantou que haverá uma votação sobre a reforma da Previdência após o carnaval. “A gente começou a trabalhar, vamos continuar trabalhando, mostrando ao brasileiro que o trabalhador que ganha um salário mínimo se aposenta hoje no Brasil com 65 anos”, disse.
Trio assalta depósito de gás em Gandu
Três bandidos assaltaram um depósito de gás nesta quarta-feira (27), no município de Gandu, no Sul da Bahia. No vídeo é possível ver que os criminosos chegam armados com revólveres usando capacete e ameaçam os funcionários. Uma das vítimas entra em uma sala, mas logo em seguida é alcançado pelos assaltantes. Eles esvaziaram uma gaveta do escritório do estabelecimento. Não há informações da quantia roubada e do paradeiro dos criminosos. Com informações do BNews
Helicóptero faz pouso forçado perto de banhistas em Arraial D’Ajuda

Um helicóptero particular teve de fazer um pouso forçado em uma praia de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Segundo o G1, o proprietário contou que sobrevoava com a namorada a região quando detectou uma pane. O problema teria ocorrido no equipamento chamado “governador”, que fica ao lado do morto, responsável por segurar a potência da aeronave. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (27), por volta das 15h30, na praia de Pitinga, o que obrigou o pouso perto dos banhistas. Ainda à reportagem, o proprietário, identificado como Felipe Simioni, disse que informou sobre o problema ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) de Porto Seguro, além de comunicar o fato à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Passageiro ‘surta’ e pula de ônibus em movimento na BA-650

Um homem ficou ferido após pular de um ônibus em movimento em um trecho da BA-650 entre Ipiaú e Ibirataia, no Médio Rio de Contas, no sudoeste. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), perto da localidade de Fazenda Canadá. Segundo o Giro em Ipiaú, a suspeita é que o passageiro tenha sofrido um surto. A vítima tinha embarcado em Jequié, na mesma região. Passageiros que estavam no veículo contaram que o homem estava sentado em uma poltrona na frente do ônibus. Ele dizia que era procurado pela polícia e pedia que o motorista não parasse em alguma blitz. A certa altura da viagem, ele, aparentemente em surto, tentou pular da janela e foi contido por outros passageiros. Momentos depois, ele conseguiu saltar do veículo, sofrendo várias escoriações no corpo. Uma ambulância do Samu foi acionada e a vítima foi encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela.

Aurelino Leal recebe verbas para compra de ambulância

A Saúde de Aurelino Leal foi beneficiada mais uma vez. A prefeita Liu Andrade (PP), anunciou na manhã desta quarta-feira (27/12), que o município foi presenteado com 80.000,00 (Oitenta mil) para a compra de uma ambulância para transporte de usuários na Saúde. O repasse faz parte do investimento do Ministério da Saúde por meio do governo federal que beneficiou também outros municípios. Segundo Liu Andrade, o investimento do governo vai ao encontro das necessidades dos municípios nesta área. “A nossa população terá mais uma opção para seu deslocamento, dentro desse circuito da saúde, onde investimos e continuamos na luta por uma saúde de qualidade para nossa gente”, disse Liu. A prefeita disse ainda que a ambulância será utilizada para a rede básica. “Temos três ambulâncias e essa será mais uma a integrar nossa frota e levar mais qualidade no atendimento à população”, finalizou. (Ascom/Aurelino Leal)
Margareth e Rian Girotto e Henrique fazem a festa da virada em Itacaré e Taboquinhas
Considerado já um dos destinos mais procurados para a virada do ano, o município de Itacaré vai realizar uma das maiores festas de réveillon dos últimos anos. E a procura pelo destino turístico mais completo da Bahia aumenta a cada dia com a reserva nos hotéis, pousadas e até nos alugueis de casas para temporada. A expectativa é de um grande movimento na cidade não somente na virada do ano, mas também em toda a temporada de verão. Em Itacaré a festa acontecerá na avenida Castro Alves, na orla principal da cidade, nos dias 30 e 31. De acordo com a programação, no dia 30 de dezembro a festa começa às 21 horas com Padre Ednaldo, seguindo 23h30min com Magary Lord e às duas horas da manhã a animação fica por conta de Ronara Criola. E no dia 31 a festa começa às 21 horas com DJs, seguindo às 23h15min com Margareth Menezes, que fará a contagem regressiva para o novo ano, e às duas horas da manhã a alegria será por conta da banda Casa 08 e Zalela. Tudo isso com shows pirotécnicos e muita segurança. Já no distrito de Taboquinhas a festa da virada do ano novo começa às 21 horas com a Banda A Massa, seguindo às 23h15min com Rian Girotto e Henrique, que fará a contagem regressiva, seguindo às 02 horas da manhã com a banda JP do Capricho. Em Taboquinhas também haverá show pirotécnico e muita alegria. O prefeito Antônio de Anízio explicou que a proposta é de realizar uma grande festa de virada do ano, tanto na sede quanto no distrito, com boas atrações para animar os itacareenses e turistas. “Faremos uma bonita festa, com muita animação e também com muita segurança para que todos possam aproveitar e curtir juntos com a família e os amigos a virada do ano”, complementou o prefeito. E para garantir a segurança, a Prefeitura de Itacaré já solicitou o reforço da Polícia Militar, através da 72ª CIPM, para que o evento seja de muita tranquilidade.
Adolescente de 17 anos e um jovem de 22 são executados em Itabuna

Na madrugada desta quinta-feira (28) dois jovens foram executados no bairro São Lourenço, na Rua Santa Terezinha, em Itabuna. Beatriz Santos Monteiro, de 17 anos, e Caio Macedo Silva, de 22, foram encontrados mortos em uma casa pela polícia. De acordo com o blog Plantão Itabuna, dois homens armados, com coletes a prova de balas e mascaras, invadiram a casa e atiraram várias vezes. Os criminosos estavam em um carro de cor branca.
Itacaré realizou campanha Dezembro Vermelho de combate ao vírus da Aids

Levar para toda a comunidade as informações sobre os riscos, a prevenção e o tratamento da Aids. Esse foi o objetivo da campanha “Dezembro Vermelho”, promovida pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, em todas as unidades de saúde do município. A campanha foi realizada no período de 18 a 22 de dezembro e teve como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Durante uma semana foram realizadas palestras, distribuição de preservativo, realização de testes rápidos e promovidas orientações em todas as unidades de saúde de Itacaré, da sede e da zona rural. E o trabalho contou com a integração da equipe da Secretaria de Saúde e a presença efetiva da comunidade que atendeu ao convite e participou das ações, realizou os testes e esclareceu as dúvidas. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, destacou a importância de levar informações para a comunidade sobre como prevenir contra o HIV. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. É uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. O Dezembro Vermelho visa ampliar ações de conscientização e combate ao HIV no município de Itacaré. O dia 1º de dezembro foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids em 1987, durante a Assembleia Mundial da Saúde. Desde então, nesse dia, são realizadas ações em diversos países, durante o mês de dezembro, visando a conscientização da população.
Acidente após confraternização mata empresário de Itabuna na BR-415

O empresário Tarcísio, popularmente conhecido como Tarcisão, proprietário do Bar do Memel, em Itabuna, morreu em um acidente na noite desta quarta-feira (27/12), na BR-415, em um local conhecido como Curva do Boi, entre os municípios de Itabuna e Itapé. Tarcisão voltava de uma festa de confraternização em uma fazenda no município de Floresta Azul, quando sofreu o acidente. O veículo Saveiro, dirigido por Tarcísio, capotou e bateu numa árvore. Ele quebrou o pescoço e morreu no local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Municípios baianos devem receber repasse federal de R$ 200 mi nesta quinta-feira

O repasse emergencial de R$ 2 bilhões para prefeituras de todo o Brasil será pago ainda nesta quinta-feira (28), garantiu o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, em reunião na presidência nesta quarta (27). A Medida Provisória do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), como é chamado o repasse, é uma reivindicação de prefeitos que iniciou com mobilizações na Bahia, pela União dos Municípios da Bahia (UPB), seguidas por movimentos estaduais e um grande protesto dos municípios em Brasília, no mês de novembro. Ao Bahia Notícias, o presidente da UPB, Eures Ribeiro, defendeu que o cumprimento do compromisso financeiro assumido pelo governo federal irá ajudar os cofres municipais a pagarem suas contas, como o 13° salário de servidores. “Esse aporte não é muita coisa, mas ameniza o sofrimento dos municípios. Vai ajudar a pagar muitas contas”, afirmou. Pelas contas do presidente da União dos Municípios, cerca de 60% das prefeituras baianas vão ficar sem pagar o 13° salário. Para a Bahia, são esperados cerca de R$ 200 milhões que serão repartidos pelos municípios, de acordo com o número de habitantes de cada um.
‘Operação Varredura’ prende quatro suspeitos de tráfico de drogas em Coaraci

Uma operação policial batizada de Varredura foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (27/12), na cidade de Coaraci. O objetivo da referida operação é cumprir 24 Mandados de Prisão que foram expedidos pela Justiça do município. Durante a operação, foram presos Magno Souza Santos, vulgo Beiçola, Marcelo Santos de Souza, vulgo Lasca Gato, Nadson Souza Santos, vulgo Nadinho e Damião Oliveira Souza. Segundo a polícia, todos são suspeitos de tráfico de drogas na cidade. De acordo com o blog Jornal Sport News, Beiçola é integrante da facção criminosa Raio B. Com o grupo a policia apreendeu 01 revólver calibre 32, 01 cartucho intacto calibre 38, 16 pedaços médios de maconha, 08 pedaços médios de crack, 35 papelotes de maconha, buchas de maconha, 36 aparelhos celulares, caderno de anotações da contabilidade do tráfico, 01 facão, além de R$ 315 reais em espécie. As investigações continuam no intuito de localizar os demais criminosos listados nos mandados de prisão. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Neymar e amigos chegam à Maraú para curtir o réveillon na Península
Neymar, Lucas Lima e Gabriel Medina estão na Bahia para a festa de réveillon. O atacante do Paris Saint-Germain desembarcou nesta quarta-feira no seu jatinho, junto com o meia do Palmeiras e o campeão mundial de surfe. O trio deve passar a virada de ano na mansão alugada (de propriedade do publicitário Duda Mendonça), localizada em frente a praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú. Nesta tarde, Medina postou uma foto em seu Instagram, na qual aparece curtindo a piscina com os amigos. Mais cedo, Neymar havia publicado fotos com seu filho, Davi Lucca, durante o embarque em um jatinho. Neymar ficará da férias até o dia 2 de janeiro, quando terá de voltar à Paris para a reapresentação do PSG.
Comerciantes são presos em Salvador com carga de café roubado em Santo Estevão

Dois comerciantes foram presos após serem flagrados vendendo café roubado oriundo de uma carga roubada perto de Santo Estevão, na região de Feira de Santana, no dia 4 de dezembro. Os comerciantes Juliano Buraen Serra e Jefferson Ferreira dos Santos, que chegavam a vender R$ 400 mil por mês, foram presos em flagrante, na capital baiana, na noite desta terça-feira (26). Um homem de prenome Marcos, também empresário e integrante da quadrilha, está sendo procurado. A ação foi feita por investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga). Juliano, o primeiro a ser localizado, foi localizado em um estabelecimento no Engenho Velho da Federação. Conforme a Polícia Civil, parte do café estava nas prateleiras sendo vendido. Em seguida, no bairro de Fazenda Coutos, Jefferson terminou também localizado. No mercadinho dele também foram apreendidos unidades do mesmo lote de café roubado. “Existe uma conexão entre as cargas roubadas na BR-116, nas imediações das cidades de Santo Estêvão e Rafael Jambeiro, com Salvador. A capital baiana é, na maioria das vezes, o destino final destes materiais. Com certeza estamos quebrando um ciclo criminoso com estas prisões”, disse o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis. Com informações do BN
Jovem é achada morta em geladeira à margem de estrada no interior de SP

Um morador encontrou o corpo de uma jovem de 20 anos no interior de uma geladeira velha jogada à margem de uma estrada em Itatiba, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda-feira, 25. A garota, identificada como Samantha Farias, tinha uma perfuração à bala no peito. A vítima estava desaparecida desde domingo, 24. A família da jovem disse à polícia que ela estava recebendo ameaças de um ex-namorado. A geladeira com o corpo estava na beira da Estrada Municipal Domingos Stocco, que liga Itatiba a Valinhos. A perícia esteve no local e constatou o ferimento produzido por arma de fogo. O corpo foi reconhecido por familiares, na manhã desta terça-feira, 26, no Instituto Médico Legal (IML) de Jundiaí. Uma irmã de Samantha disse à polícia que a jovem saiu de casa para encontrar-se com uma tia do ex-namorado, com quem mantinha relação de amizade, mesmo após o rompimento com o rapaz.

As duas foram para um bar e ela chegou a conversar com a irmã por um aplicativo de celular, antes de desaparecer. Testemunhas disseram que a jovem saiu de carro com uma pessoa e não voltou mais. A família chegou a publicar fotos da jovem em redes sociais pedindo informações sobre seu paradeiro. À polícia, a irmã disse que Samantha e o ex-namorado estavam separados havia dois anos e, nesse período, ele teria feito ameaças de morte. A Polícia Civil de Itatiba registrou o caso como homicídio. O ex-namorado, que não teve a identidade divulgada, será intimado para prestar esclarecimentos. A perícia recolheu impressões digitais na geladeira que ainda serão analisadas. Com informações do Estadão conteúdo
Sem pediatra, crianças voltam pra casa doentes em Ilhéus

O Hospital Regional Luiz Viana Filho, futuro Hospital materno-infantil, está desde a última sexta-feira (23/12), sem atendimento pediátrico. Crianças que necessitam de atendimento tem voltado doentes para casa. Na manhã desta terça-feira (26), mães procuraram a redação de O Tabuleiro para denunciar a situação. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, havia anteriormente, no dia 14, afirmado ao comunicador Vila Nova na Ilhéus FM que o Viana Filho não iria fechar durante as reformas e continuaria prestando atendimento Pediátrico, o que de acordo com os relatos não vem acontecendo.Ainda de acordo com relatos os atendimentos de pediatria nos postos de saúde só estão ocorrendo com agendamento. Em participação em 22 de dezembro no O Tabuleiro, Elisângela Oliveira, a Secretária de Saúde de Ilhéus, disse que não era necessário pediatras e outros especialistas nos postos de saúde do município e que o atendimento pediátrico seria todo direcionado para o Hospital Luiz Viana Filho, e garantiu ao comunicador Vila Nova, apresentador do programa, que já havia pediatra e que inclusive fechara a escala do Hospital com o diretor, Cláudio Moura. O fato é que o Regional que ainda é de responsabilidade do Estado continua sem pediatra.
PRF apreende na Bahia 8 mil comprimidos de ecstasy e 330 pontos de LSD avaliados em R$ 1 milhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta segunda-feira (25), por volta das 17h, em Vitória da Conquista/BA, 8.000 comprimidos de ecstasy, 330 pontos de LSD, 490 g de anfetaminas, 200 g de cocaína, 340 g de haxixe e 350 g de maconha. As drogas estavam em um Chevrolet/Ônix licenciado em São Paulo ocupado por três pessoas, sendo o motorista, de 22 anos, uma mulher de 20 anos e o proprietário veículo, de 24 anos, que já cumpriu pena por tráfico de drogas. Durante a abordagem, os policiais suspeitaram das atitudes do grupo e partiram para a revista detalhada do carro, momento em que encontraram as drogas escondidas no painel. Havia ainda duas balanças de precisão. O dono do carro admitiu ser o responsável pelo transporte do ilícito, que seria comercializado em uma festa no sul da Bahia e renderia cerca R$ 1 milhão ao grupo. Os três ocupantes foram presos por tráfico de drogas.

Prefeitura de Itacaré entrega kits aos ambulantes que atuarão no réveillon

Com o objetivo de garantir mais organização e um serviço bem melhor para os itacareenses e turistas, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo e em parceria com a Secretaria da Fazenda, iniciou nesta segunda-feira a entrega dos kits para o vendedores ambulantes cadastrados para atuar no circuito do Réveillon nos dias 30 e 31 de dezembro de 2017, quando acontecerão os shows com Magary Lord e Margareth Menezes. O kit Ambulante Legal contém uma camisa, crachá e o alvará que permite o comércio. A entrega estará sendo realizada na Secretaria de Turismo ao próprio ambulante, portanto algum documento com foto e original e assinando o Termo de Responsabilidade e Compromisso. Os ambulantes foram cadastrados por categorias, a depender do produto que comercializarão. O credenciado que foi cadastrado, qualificado e que recebeu o kit Ambulante Legal, conforme o Termo de Compromisso assinado, deverá atuar apenas na área que lhe for autorizado, definida pela Prefeitura de Itacaré, para garantir uma maior organização do evento. O vendedor ambulante só poderá entrar no circuito até às 20 horas, portando os documentos de identificação como cópia da identidade, alvará e crachá. Também é dever dos comerciantes não modificar sob qualquer pretexto, sem prévia autorização escrita, os padrões das tendas e outros utensílios empregados na estrutura, os quais são exclusivamente definidos pela Prefeitura. Além disso, para garantir maior organização, deverá atuar devidamente fardado com avental ou guarda-pó, sapatos fechados, observando o asseio e higiene corporal incluindo unhas e barbas aparadas, cabelos presos e protegidos por gorro, touca, rede ou boné e identificado com a camisa e crachá entregue após o treinamento da vigilância sanitária. Outro item a ser observado é que o ambulante não dese comercializar produtos em carros de mão, a venda de bebidas pré-preparadas artesanalmente (a exemplo de licor, cravinho, príncipe maluco, entre outros). As bebidas e alimentos deverão ser servidos em copos, pratos, talheres e canudos descartáveis, não sendo permitido o uso de louças, vidros e alumínio; E por questão de segurança, não deverá utilizar produtos pontiagudos, a exemplo dos palitos comumente utilizados para venda de churrasquinhos, queijo coalho e camarão seco, como também, os fogareiros ou quaisquer outros aparelhos similares, para que se evitem lesões aos consumidores, terceiros e ao próprio vendedor, deverão estar devidamente isolados e protegidos. Por fim deverá fazer a limpeza diária da sua área de trabalho e colocar o lixo em sacolas plásticas para a equipe de limpeza fazer a coleta.




