Ubaitaba Urgente

Após criticar ‘balcão de negócios’ de Temer, general é afastado de cargo no Exército

O Exército pedirá ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, a destituição do general Antonio Hamilton Mourão do cargo de secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército depois que ele afirmou que o presidente Michel Temer faz do governo um “balcão de negócios” para se manter no poder. Mourão vai ficar sem função à espera do tempo de ir para reserva, em março de 2018. Para o lugar dele, o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, indicou o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. Em palestra a convite do grupo Terrorismo Nunca Mais (Ternuma), no Clube do Exército, em Brasília, na quinta-feira, o general Mourão elogiou a pré-candidatura presidencial do deputado e capitão da reserva do Exército Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Também voltou a fazer uma defesa da intervenção militar como solução para a crise política no Brasil. “Não há dúvida que atualmente nós estamos vivendo a famosa Sarneyzação (em referência ao ex-presidente José Sarney). O nosso atual presidente vai aos trancos e barrancos buscando se equilibrar e mediante o balcão de negócios chegar ao final de seu mandato”, disse o general. Em setembro, Mourão falou três vezes na intervenção militar enquanto proferia uma palestra na Loja Maçônica Grande Oriente, também em Brasília: “Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso”. Apesar da repercussão negativa, o ministro da Defesa e o comandante do Exército acertaram que não haveria punição ao oficial. No governo Dilma Rousseff, ele fez críticas à então presidente e perdeu o comando direto sobre tropas do Sul, passando a ocupar o cargo atual de secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército, de ordem administrativa. O militar foi questionado sobre o que o alto generalato pensavam sobre a pré-candidatura do deputado Bolsonaro. Mourão respondeu em sinal de apoio ao parlamentar, que saiu em sua defesa quando ele proferiu a palestra em setembro e escapou de punição. “O deputado Bolsonaro já é um homem testado, é um político com 30 anos de estrada, conhece a política. E é um homem que não tem telhado de vidro, não esteve metido aí nessas falcatruas e confusões. Agora, é uma realidade, já conversamos a esse respeito, ele tem uma posição muito boa nessas primeiras pesquisas que estão sendo feitas, ele terá que se cercar de uma equipe competente, ele terá que atacar esses problemas todos, não pode fazer as coisas de orelhada, e obviamente, nós seus companheiros dentro das Forças olharmos com muito bons olhos a candidatura”, declarou.

Geddel tem R$ 12 milhões em empreendimentos bloqueados por Fachin

Foto: Ubaitaba Urgente

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo. Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Edson Fachin, cerca de R$ 12,8 milhões em cotas de empreendimentos imobiliários da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima, foram bloqueados. Geddel, seu irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), e a mãe deles, Marluce, foram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de lavagem de dinheiro e associação criminosa. A PGR pede para que eles sejam condenados a pagar R$ 51 milhões como indenização por danos morais, além de perder esse mesmo valor, apreendido em um “bunker” em Salvador, e de outros bens ligados aos supostos crimes de que são acusados.  A defesa dos Vieira Lima ainda não se manifestou sobre a decisão do ministro.

Neto é preso após tramar roubo contra avó em Ilhéus

Foto: Divulgação/PC

A vítima de um assalto, Valdete da Conceição Farias foi surpreendida com a elucidação do crime no município de Ilhéus, no Sul da Bahia. De acordo com a polícia, quando a mulher, acompanhada do neto Edvan Barbosa Peruana Júnior, foi abordada por um homem armado com uma faca em frente à sua residência no bairro Basílio, jamais imaginaria que ela era a única vítima naquela situação. Isso porque Edvan, na verdade, se tratava do verdadeiro mentor do crime. Um desconhecido abordou a dupla, entrou na casa e roubou R$ 97 mil e fugiu. O caso foi registrado da Delegacia Territorial de Ilhéus. De acordo com o diretor de Departamento de Polícia do Interior, delegado Flávio Góis, os próprios parentes desconfiaram de Edvan. “Com o indicativo da participação do neto, os policiais localizaram Edvan e o conduziram à delegacia, onde ele confessou a participação no roubo” afirmou. No depoimento, o acusado indicou o esconderijo de parte do dinheiro, R$29 mil, que foram encontrados em um imóvel, no município de Itabuna. Edvan também informou a participação de Alessandro Santos Sousa, para quem foram entregues R$ 40 mil. O dinheiro foi apreendido em uma casa em Ilhéus, mas Zoi, como é conhecido o comparsa de Edvan, não foi localizado. Os policiais ainda estão à procura de um terceiro integrante da quadrilha que estaria com o restante do dinheiro roubado. Edvan está detido na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Ilhéus e o dinheiro apreendido foi devolvido às vítimas.

Câmara de Brumado aprova 13º salário para prefeito, vice e vereadores

Depois da publicação de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores a receberem 13º salário, a Câmara de Brumado aprovou nesta sexta-feira (8) o pagamento do benefício no município. De acordo com o Achei Sudoeste, foram 11 votos favoráveis e dois contrários ao projeto de lei encaminhado pelo Executivo. Em Salvador, onde a medida também foi aprovada recentemente, a autoria da matéria coube ao Legislativo. Segundo o site, o prefeito de Brumado recebe atualmente R$ 20 mil; o vice R$ 10 mil e os vereadores recebem R$ 8 mil cada.

General do Exército volta a cogitar intervenção militar no Brasil

General defende intervenção militar em uma situação de caos.

O general do Exército Antonio Hamilton Mourão voltou a defender a possibilidade de intervenção militar no Brasil. Ele já tinha cogitado isso em setembro, quando disse que o Exército poderia atuar caso o Judiciário não consiga resolver “o problema político”. Nesta quinta, 7, ele voltou a falar sobre o assunto durante uma palestra no Clube do Exército, em Brasília. De acordo com ele, as Forças Armadas poderia ter o papel de “elemento moderador e pacificador” agindo “dentro da legalidade”. Ele complementou que isso só ocorreria “se o caos for ser instalado no país”. Para ele, por enquanto, essa situação não é necessária, mas as Forças Armadas está atenta “para cumprir a missão”.

Prefeitura de Itacaré continua trabalho de recuperação de estradas na zona rural

A Prefeitura de Itacaré continua realizando os serviços de recuperação das estradas que dão acessos às mais diversas comunidades da zona rural do município. O trabalho está sendo feito com recursos próprios e também em sistema de mutirão, em parceria com agricultores e a comunidade de diversas regiões da zona rural. O objetivo é melhorar o acesso a essas localidades, garantir o deslocamento dos moradores e possibilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente da agricultura familiar, assegurando mais dignidade e uma melhor qualidade de vida para a comunidade. E nesta sexta-feira foram concluídos os serviços de recuperação da estrada que dá acesso à região de Serra de Água. Além da limpeza e alargamento de alguns trechos também foi feito o encascalhamento, que vai facilitar o acesso e possibilitar o tráfego de veículos no local inclusive nos dias de chuvas. O trabalho está sendo comemorado pelas comunidades. No último final de semana foi realizado o mutirão de recuperação da estrada que liga o distrito de Água Fria à comunidade do Cajueiro, beneficiando centenas de moradores e pequenas propriedades rurais. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que esse trabalho de recuperação das estradas da zona rural do município vem sendo feito em sistema de mutirão ou através de parcerias desde o início da atual gestão. E além desse trecho que liga Água Fria ao Cajueiro, também estão sendo recuperados outros acessos, como na região da Camboinha, Campo Seco e vários locais, para que a comunidade da zona rural de Itacaré possa ter mais segurança, o direito de ir e vir e tenha a garantia do escoamento da sua produção agrícola.

Davidson Magalhães ataca “MP do Trilhão” e diz que medida recoloniza o Brasil

Foto: Divulgação

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA) combateu incisivamente, durante esta semana, a Medida Provisória (MP) 795, também conhecida como “MP do Trilhão” ou “MP da Shell”. O projeto foi aprovado, na última quarta-feira, 6, e concede incentivos fiscais para petrolíferas estrangeiras, gerando renúncia fiscal por parte da União, no montante de R$ 1 trilhão até 2040.  De acordo com Davidson, a isenção de multas das petrolíferas é um absurdo e não deveria ser anulada a garantia de recebimento de débitos, com o selamento das dívidas dessas grandes corporações. “Dizem que o Brasil está em crise financeira e por isso querem [os governistas] a Reforma da Previdência. Isentam multinacionais e penalizam trabalhadores brasileiros”, enfatizou. O deputado federal destacou que a área de petróleo e gás é estratégica para o desenvolvimento nacional, e outras nações não entregam o setor para estrangeiros. “Os Estados Unidos não deixaram uma petroleira chinesa comprar uma empresa norte-americana.  A Alemanha se recusa a abrir o setor de energia para chineses. Aqui agora, virou o paraíso neocolonial”, avaliou. Para o parlamentar a medida recoloniza o Brasil e traz de volta uma situação semelhante, ocorrida há 210 anos, quando, fragilizado, Dom João abriu os portos brasileiros para exploração estrangeira. “Agora esse governo ilegítimo de Temer, por meio de uma política neocolonial, torna o país, exportador de produtos primários”.

Médico morre em acidente de moto em Porto Seguro

Fotos: Radar64

O médico Vinícius Vilace Barros, de 40 anos, morreu na noite desta quinta-feira (7) após ser vítima de um acidente de trânsito na orla de Porto Seguro. De acordo com o site Radar64, Vinícius seguia na BR-367 em direção ao centro e se chocou com a lateral de uma Pajero, que vinha em direção contrária e que tentava entrar em um hotel. O médico não teve tempo de frear a tempo. Com a batida, a vítima ficou com uma das pernas esmagada e morreu na hora. Viníciu era natural de Governador Valadares, em Minas Gerais, e trabalhava em hospitais públicos de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O motorista da Pajero não foi encontrado até o momento. De acordo com o delegado Laerte Neto, a informação inicial é de que ele foi socorrido, mas não foi encontrado nos hospitais da cidade.

Léo Santana e Lorena Improta apagam fotos das redes sociais e fãs apontam fim de namoro

Foto: Reprodução

O cantor Léo Santana e a bailarina Lorena Improta podem não estar mais juntos. Os artistas apagaram todas as fotos em que apareciam juntos no Instagram. Nos recados, vários fãs estão apontando o término. O Bahia Notícias entrou em contato com as assessorias dos artistas, mas até o fechamento da nota não obteve resposta. Léo Santana e Lore Improta assumiram o relacionamento em fevereiro deste ano e ficaram noivos no dia 10 de julho. Na última segunda-feira (4), durante a coletiva de imprensa para anunciar o que fará no verão, Léo desconversou sobre o casamento, mas garantiu o Show da Lore no Baile da Santinha.

Ubatã: Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador

A Justiça Eleitoral cassou, nesta quarta-feira (06), o mandato do vereador Wellington Ferreira de Souza (PSL), o Pulu. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi impetrada pelo ex-candidato a vereador Atemilson Bispo dos Santos (PRB), o Mantena, que é o suplente da coligação. O edil foi acusado de suposto abuso de poder econômico por ter supostamente organizado e distribuído, segundo a denúncia, farta bebida e alimentação durante uma cavalgada. A denúncia foi embasada em farta documentação e oitiva de testemunhas e teve parecer favorável pela cassação pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Na sentença, a Juíza Alzeni Conceição Barreto Alves, anotou: “Com o fim de garantir os preceitos constitucionais do Estado Democrático de Direito e da soberania popular, representada pelo sufrágio universal […], julgo procedente em parte o pedido vinculado na presente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, e determino a desconstituição do Diploma do município de Ubatã , outorgado ao impugnado Wellington Ferreira de Souza, tornando-o insubsistente os seu mandato”. Em tempo, a decisão é de 1ª instância e segundo a Nova Legislação Eleitoral, vereador, prefeito ou governador só podem ser afastado do mandato por questões eleitorais após julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com isso, Pulu responde no cargo. *Ubatã Notícias

Maraú participa da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

Está acontecendo desde o dia 5/12 em Brasília  a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social que trata do tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”. A Conferência Nacional de Assistência Social objetiva avaliar a situação atual e avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema. O município de Maraú também realizou a conferência municipal para desenvolver propostas e trilhar novos caminhos para os projetos de assistência social a fim de melhor atender a população. “É de fundamental importância a participação em processos políticos como esse, principalmente frente ao desmonte que o atual presidente da república vem executando na Assistência Social no nosso país” avalia a Secretária da pasta. Maraú foi representado pelas delegadas, Anaildes Porto, secretaria de assistência social e Ailena Júlie psicóloga da mesma. ASCOM / Maraú

Anatel registra bloqueio de 9,1 milhões de celulares por roubo, furto ou perda

Mais de nove milhões de celulares foram bloqueados em todo o país no mês de novembro. Os números constam no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi) e foram divulgados hoje (8) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No total, o Cemi registrou 9.123.567 celulares bloqueados em novembro. De acordo com a agência, os dados mostram que houve um aumento 1,33% na comparação com outubro, com 119.421 a mais aparelhos bloqueados. Os dados do Cemi mostram que, nos últimos 12 meses, mais de 1,5 milhão de celulares foram bloqueados em decorrência de roubo, furto ou perda, na comparação com novembro de 2016. Os bloqueios são decorrentes de solicitação direta dos usuários às empresas telefônicas ou pelo registro de Boletim de Ocorrência nas polícias dos estados e do Distrito Federal. *Agência Brasil

Adolescente morre após sofrer descarga elétrica em Teixeira de Freitas

O adolescente Rafael Souza dos Santos, 13 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica, nesta quinta-feira (7). Segundo matéria do site Teixeira News, parentes relataram que o garoto sofreu o choque elétrico no sítio onde trabalhava, próximo a sua casa no bairro de Liberdade, no município de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. Um primo da vítima confirmou a versão dos familiares, mas não soube explicar como ocorreu o acesso do jovem a rede de eletricidade. Ainda conforme o Teixeira News, a polícia investiga de uma armadilha com fios elétricos, para evitar furtos dos suínos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros ainda no local e logo em seguida transferiu o adolescente para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas ele não resistiu e morreu antes de chegar à unidade de saúde. O caso foi registrado na sede da 8ª Coordenação Regional de Polícia do Interior (Coorpin). A polícia investiga a morte do adolescente.

População carcerária do Brasil dobrou nos últimos 11 anos

Brasil ultrapassou a Rússia em 2015 e agora abriga a terceira maior população prisional do mundo, segundo dados divulgados nesta sexta (8) pelo Ministério da Justiça.  Eram 699 mil brasileiros presos naquele ano, contra 642 mil russos. Só perdemos para os Estados Unidos (2,1 milhões) e a China (1,6 milhão). Também temos a terceira maior taxa de encarceramento por 100 mil habitantes (342) desde 2000, quando ultrapassamos os chineses (119). O índice é mais baixo apenas que o dos americanos (698) e da Rússia (445), mas é o único que está em crescimento contínuo desde 1995. Os dados são do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias), que é feito pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional) desde 2004. A coleta é realizada por meio de um formulário digital, preenchido pelos gestores de todos os estabelecimentos prisionais dos Estados brasileiros. O censo de dezembro de 2014 era o mais atual até esta sexta, quando o órgão lançou as informações de dezembro de 2015 e junho de 2016, colhidas de maneira simultânea no ano passado.

MAIS SUPERLOTAÇÃO

O levantamento mais recente indica que o número de vagas no sistema prisional brasileiro diminuiu, na contramão da população carcerária, que só cresce. Foram registradas 3.152 vagas a menos (queda de 0,8%) e 28.094 presos a mais (alta de 4%) no primeiro semestre de 2016, com relação ao fim de 2015. Com isso, a taxa de ocupação nas prisões saltou de 188% para 197% no período, ou seja, há dois presos para cada vaga em presídios no Brasil. Na prática, nove em cada dez detentos vivem em unidades superlotadas. Uma resolução do Ministério da Justiça de novembro do ano passado recomenda que o limite da superlotação seja, no máximo, de 137,5%, mas todos os Estados ultrapassam esse índice. “O Depen é responsável por fazer inspeções e verificações nas unidades prisionais. Não há uma punição do Depen [aos Estados que descumprem a resolução], mas há uma sentença recente do Distrito Federal no sentido de indenizar pessoas que tiveram seus direitos subtraídos”, disse o diretor-geral do Depen, Jefferson de Almeida, durante a apresentação dos dados nesta sexta. Em maio, em Genebra, o Brasil se comprometeu a reduzir sua população carcerária em 10% até 2019, após pressão da comunidade internacional. Segundo Almeida, o Ministério da Justiça “atuou fortemente” com o Judiciário para implantar audiências de custódia -cujo objetivo é evitar prisões desnecessárias- e medidas de estímulo a penas alternativas.

A estimativa do governo, de acordo com ele, é que tais ações tenham evitado a entrada de cerca de 140 mil pessoas no sistema prisional em 2017. O dado exato, porém, só estará disponível no início do ano que vem, após a conclusão dos estudos. “Se formos imaginar que vamos resolver o problema [da superpopulação] apenas com criação de vagas, nós vamos demorar bastante tempo”, disse Almeida. Ele disse que, em dezembro do ano passado, foi repassado aos Estados R$ 1,2 bilhão do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), que até então vinha sendo contingenciado. Neste ano, há a expectativa de repassar cerca de R$ 678 milhões do fundo -o valor exato, segundo Almeida, será calculado até o fim deste mês. Para Rafael Custódio, da ONG Conectas Direitos Humanos, os novos números do Infopen não são surpresa. “O resultado do levantamento é reflexo de uma opção política. O Brasil continua insistindo no erro do encarceramento em massa de pobres, negros e jovens.” O levantamento, afirma, reforça o fato de que as rebeliões que ocorreram no início deste ano no Amazonas, em Roraima e no Rio Grande do Norte não foram por acaso. Em janeiro, conflitos entre facções criminosas dentro de presídios deixaram mais de 120 detentos mortos nesses Estados. Os três registraram taxas de superlotação acima da média nacional em 2016 -o AM é disparado o pior do país, com 484%. “Um Estado que deixa sua taxa de ocupação chegar a esse ponto é um Estado omisso e que está conivente com a violação dos direitos humanos”, diz Custódio.

Marcelo Odebrecht deixará prisão dia 19 e soltura preocupa empreiteira

Depois de passar dois anos e meio preso, o empresário e ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, deve deixar a carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), no próximo dia 19. Ele foi condenado na Lava Jato, pelo juiz federal Sérgio Moro, a 19 anos e quatro meses de prisão, acusado nos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.  No entanto, ele ainda deve permanecer mais dois anos e meio em prisão domiciliar, fazendo uso de tornozeleira eletrônica, conforme acordo firmado com os investigadores da força-tarefa. Neste primeiro Natal fora da prisão, Marcelo ficará longe da família, de acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Seus pais estarão na Bahia, na Ilha de Kieppe, pertencente à família Odebrecht. E mesmo que lá não estivessem, dificilmente confraternizariam todos juntos. Desde que a empreiteira fechou a delação premiada, arquitetada pelo patriarca da família, Emílio Odebrecht, os ânimos se acirraram entre o clã. Marcelo, ainda segundo a Folha, teria brigado com a irmã, Mônica, com o cunhado, Maurício Ferro, que também é diretor no grupo, com a mãe, a quem era muito ligado, e com o diretor jurídico Adriano Maia.

Ministro Antonio Imbassahy entrega carta com pedido de demissão

Antonio Imbassahy (PMDB-BA) entregou nesta sexta-feira (8) uma carta com pedido de demissão da Secretaria de Governo. O documento foi entregue ao presidente Michel Temer (PMDB). Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o tucano decidiu encerrar um período de forte desgaste, dentro e fora do partido. Imbassahy trabalhava com a articulação política e passou a ser alvo de boicote de líderes de partidos do centrão, que cobravam sua saída do governo, em troca de cargos. O nome do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) é cotado para assumir a Secretaria do Governo.

Secretaria de saúde de Maraú realiza campanha “Dezembro Vermelho” em Ibiaçú

A Prefeitura de Maraú, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou uma programação voltada para a temática AIDS neste mês, intensificando ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico em tempo hábil do Vírus HIV. A campanha ‘Dezembro vermelho’ no Posto de Saúde da Família de Ibiaçú, realizou exames rápidos de HIV, atendimento médico, atendimento de dentista e palestra sobre DSTS. Depois da campanha do “Outubro Rosa”, destinada ao câncer de mama e da campanha do “Novembro Azul”, destinada ao câncer de próstata, Maraú mais uma vez se mobiliza aderindo à campanha do “Dezembro Vermelho”, destinada a chama a atenção para os grandes índices AIDS. ASCOM / Maraú

Justiça decreta prisão de 4 suspeitos de agredir e arrastar jovens com carro em Ilhéus

Luís Felipe e João Marcos I Foto: Reprodução

A Justiça decretou, na tarde desta quinta-feira (7), a prisão dos quatro homens suspeitos de agredir e arrastar dois jovens com um carro na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Uma das vítimas, Luís Felipe Moraes, de 23 anos, que sofreu traumatismo craniano, morreu. O outro agredido, João Marcos, está internado sem previsão de alta. Segundo a polícia, o caso ocorreu após uma discussão na saída de uma festa, no dia 12 de novembro. Os suspeitos foram identificados como Wesley Herval Guimarães Santos, Sávio Ferreira Almeida, Uallas Nunes Alas e Fellipi Veiga Louro de Souza. Todos estão sendo procurados. Luís Felipe Moraes teve a morte cerebral constatada no dia 26 de novembro, duas semanas depois das agressões. A vítima estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Base de Itabuna. Ele foi atacado por um grupo de quatro rapazes após sair de uma festa com o amigo João Marcos Andrade, em um trecho da BR-415. João Marcos segue internado no Hospital Regional de Ilhéus. O estado de saúde dele é estável. De acordo com a delegada Andreia Oliveira, que investiga o caso, somente um dos suspeitos não se apresentou à polícia para prestar esclarecimentos. Els não ficaram presos porque os mandados de prisão ainda não tinham sido expedidos. A delegada contou ainda que os três rapazes que se apresentaram estavam em outra cidade, porque supostamente teriam recebido ameaças de morte. Os suspeitos vão responder por homicídio e tentativa de homicídio. Com informações do G1

Secretaria de Saúde de Itacaré cadastra pacientes para o Mutirão de Cirurgias

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, os pacientes de Itacaré, entre 14 a 65 anos, que necessitarem fazer algumas dessas cirurgias devem procurar antecipadamente a Secretaria de Saúde, situada na Rua Nova Conquista, centro, para fazer antecipadamente o cadastro. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 17 de dezembro, no Hospital da Costa do Cacau, que será inaugurado no dia 15 de dezembro. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera o novo Hospital Regional da Costa do Cacau como um importante equipamento que vai contribuir com um melhor atendimento na área de saúde de toda a região. De acordo com orientação dos técnicos, os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam. As primeiras cirurgias que serão realizadas no Hospital Costa do Cacau, a partir do próximo dia 17, serão histerectomia, que consiste na remoção de parte ou da totalidade do útero; hérnia umbilical, feito através de uma pequena incisão, cujo tecido é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada; e vesícula biliar, que remove “pedras” (cálculos) responsáveis por inflamações agudas, fortes dores e até infecções abdominais. Os interessados devem apresentar original e cópia da carteira de identidade (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a requisição médica. É imprescindível ainda providenciar e levar exames atualizados de sangue e, no caso das mulheres, o preventivo, e, caso ainda menstruem, o Beta HCG. Os demais exames, como elecardiograma (ECG), Raio-X (RX) e ultrassonografia (USG), podem ser realizados gratuitamente na própria unidade móvel (caminhão) do mutirão de cirurgias.

Além de socos e puxões de cabelo, cantor Naldo teria agredido mulher usando garrafa

O cantor Naldo Benny, acusado de ter agredido sua mulher, Ellen Cardoso, na semana passada, teria desferido golpes usando, inclusive, uma garrafa, de acordo com denúncia do Ministério Público contra o artista. Na delegacia, Ellen, conhecida como “Mulher Moranguinho” disse ter recebido também socos, tapas e puxões de cabelo. Segundo o documento, obtido pela reportagem do jornal O Globo, Naldo também ameaçou a ex-dançarina de morte. A discussão entre os dois começou após o artista pegar o celular da mulher. Nesta quinta-feira, Naldo divulgou um vídeo no qual aparece chorando, pedindo perdão à mulher pelas agressões. “Consta do incluso procedimento que o denunciado e a vítima eram companheiros há mais de oito anos. No dia dos fatos, o denunciado após pegar o telefone da vítima, iniciou uma discussão, xingando-a e a agredindo com socos, tapas, puxões de cabelo e com um golpe dado com uma garrafa. Não satisfeito, o denunciado ameaçou a vítima de morte (vou te matar)”, diz trecho da denúncia assinada pelo promotor Alexandre Murilo Graça. Após as agressões, no último sábado, Ellen foi até a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá para registrar o caso. Na unidade, ela também pediu medidas protetivas contra o marido com base na Lei Maria da Penha. Naldo foi denunciado pelo MP na última segunda-feira pelos crimes de ameaça e lesão corporal decorrente de violência doméstica. A juíza Ana Paula Delduque Migueis Laviola de Freitas, do 3º Juizado de Violência Doméstica de Jacarepaguá, já aceitou a denúncia e também determinou que o artista fique afastado da mulher, de seus familiares e de testemunhas do caso, mantendo distância mínima de 100 metros. Ele ainda foi proibido de ter qualquer contato com Ellen por quaisquer meios de comunicação, inclusive a internet.  A magistrada determinou ainda o afastamento de Naldo “do lar conjugal ou domicílio de convivência”, ficando autorizado a retirar seus pertences pessoais do local. Na decisão, a juíza ressalva que, mesmo com a medida, o cantor tem direito a visitar a filha com Ellen. O cantor foi preso em flagrante, em casa, na Zona Oeste. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola calibre 7,65 sem registro e munição. Naldo pagou fiança e foi liberado.