Ubaitaba Urgente

Policia Civil prende traficante e destrói 81 pés de maconha em estufa climatizada no município de Maraú

A Polícia Civil destruiu mais uma plantação de maconha no município de Maraú. Desta vez a operação coordenada pelo delegado Marcos Augusto Larocca aconteceu em Taipú de Fora. No local a PC encontrou uma estufa climatizada com ar condicionado, exaustor e iluminação artificial.

Foram aprendidos 81 pés de maconha e sementeiras com 209 mudas da droga. A polícia conseguiu prender em flagrante, Paulo Cambeiro Pimenta. Participaram da operação os investigadores, Robson Evangelista e Ramiro Soledade. Paulo e todo o material aprendido foi apresentado na delegacia em Barra Grande. Nos últimos dias a polícia de Maraú não tem dado trégua aos traficantes do município. No dia 18 de novembro a PM destruí 300 pés de maconha em uma roça na região do Minério (relembre aqui). No dia 30 de novembro, 217 pés de maconha foram destruídos pela PM em uma fazenda na região da Gamboa, zona rural de Maraú (relembre aqui). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Fabrício Lemos e Lisiane Arouca serão os chefs do 5º Festival Sabores de Itacaré

Está confirmado: os cozinheiros Fabrício Lemos e Lisiane Arouca serão os chefs curadores da 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré 2018, que acontecerá no período de 11 a 15 de julho. O evento já se consolidou como um dos mais importantes festivais gastronômicos do Brasil e aliado ao melhor da culinária, traz ainda o diferencial de Itacaré ser um destino turístico completo. Fabrício e Lisiane que sempre estiveram por trás do balcão da cozinha mostrando seus deliciosos pratos, agora são os responsáveis de toda a estrutura, vão pôr em prática suas experiências e ideias para elaborar temas, workshops, lista de convidados e de apresentar a diversidade gastronômica que existe na região. “O tema de 2018 será fortalecido com chefs de diferentes estados do Brasil. Vou apresentar um projeto e o objetivo é trazer três chefs de cada estado para fazer o intercâmbio, eles conhecerem o que o Sul da Bahia tem e também trazerem as técnicas utilizadas em seus restaurantes para os restaurantes locais”, conclui. Em sua programação o Festival também abre espaço para feira de agricultura familiar, feira de artesanato, oficinas e feira gastronômicas, roda de conversa com produtores rurais, festa do chef, atrações culturais e musicais.

Itacaré participa de oficina sobre gerenciamento costeiro

Representantes da Prefeitura de Itacaré participaram nesta terça-feira (05/12), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, de uma oficina promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) sobre Gerenciamento Costeiro na Bahia – Construindo Estratégias para o Gerenciamento Costeiro na Bahia (Gerco-BA). O objetivo do trabalho foi propiciar um espaço de construção coletiva para as ações do Programa Gerco, em busca de sugestões e propostas necessárias para a elaboração dos Planos Municipais de Gerenciamento Costeiro (PMGC). De Itacaré participaram da oficina os secretários municipais de Meio Ambiente, Paulo Baracho, e de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, além dos técnicos das duas secretarias que estarão lidando diretamente com o gerenciamento costeiro no município. A oficina foi destinada aos gestores municipais, representantes do Poder Público Federal (SPU, MMA. IBAMA, ICMBio), servidores estaduais e segmentos da sociedade civil organizada. Também foi aberta aos pescadores, marisqueiras, empreendedores, representantes de povos e comunidades tradicionais, além das universidades. Uma das propostas da equipe da Prefeitura de Itacaré foi a realização da próxima oficina no município para aprofundar ainda mais as questões do gerenciamento costeiro, dando prioridade às equipes que participaram do evento em Ilhéus e abrindo espaço para os questionamentos da comunidade. As atividades da oficina da última terça-feira incluíram os municípios de Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Una, Canavieiras e Santa Luzia. No início do mês, a Sema realizou a oficina em Valença, município do Baixo Sul da Bahia e os municípios convidados foram Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Marau.

Partos são cancelados por falta de ‘gazes’ no Hospital Geral de Ipiaú

Foto: Reprodução

O esposo de uma jovem de 25 anos, gestante de 38 semanas, moradora do bairro Constância, manteve contato com a redação do Giro em Ipiaú, no final da manhã dessa quarta-feira (06/12), informando que a sua mulher teve o parto cesariano, agendado para esta quarta-feira, adiado por falta de gazes no Hospital Geral de Ipiaú. Conforme o homem, que pediu para não ter o nome dele e da esposa divulgados, a informação foi passada pelo médico de plantão à jovem gestante e outras três que seriam submetidas ao processo cirúrgico hoje. A grávida contou ao blog que chegou a insistir que compraria os pacotes de gazes para que fossem realizados os partos dela e das outras três gestantes. “Eu insistir, mas eles disseram que não seria possível. O médico foi muito humano e disse que ficaria no hospital o dia todo. Eles falaram que só tinham no estoque sete gazes e essas seriam usadas em duas pacientes que estavam internadas”,disse a paciente. Conforme a gestante, o parto foi remarcado para a próxima quarta-feira (13). Além da grávida de Ipiaú, outras três tiveram os partos adiados e reagendados, entre elas uma mulher da cidade de Gongogi. Em contato com o diretor do Hospital Geral de Ipiaú, o enfermeiro João Henrique, negou a falta desses materiais no estoque. João também informou que até o momento não foi procurado pelos familiares das gestantes.

Prefeitura demite quase 70 e alega excesso de gasto com folha em Santa Cruz da Vitória

A prefeitura de Santa Cruz da Vitória, no sudoeste, demitiu 66 servidores concursados. A alegação do prefeito Carlos André Brito Coelho (PTC) é que o Município gastou 67,62% do caixa da prefeitura em folha de pagamento de pessoal. O percentual supera o limite exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município em 1° de dezembro, levou em conta apuração de uma auditoria feita em setembro passado. No entanto, os funcionários demitidos alegam que não tiveram aviso prévio, informou o G1. Ainda segundo a prefeitura, o município vive um “estado de calamidade financeira” e que outras medidas emergenciais tinham sido tomadas sem refletir em diminuição de gastos, como suspensão de contratos de assessorias, demissão de aposentados e rescisão de contratos irregulares. O texto da prefeitura ainda declarou que a gestão anterior exagerou nos gastos, sendo o concurso realizado em 2015 “eivado de erros”, conforme posição da Promotoria do Ministério Público do Estado (MP-BA) de Ibicaraí, na mesma região.

Naldo é preso por agredir Mulher Moranguinho; polícia encontra arma sem registro em casa

O cantor Naldo Benny foi preso em casa, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (6), por agredir a mulher, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho. Ela denunciou o cantor no último sábado (2). De acordo com o Extra, o cantor a atacou com socos, tapas e puxões de cabelo após uma discussão por ciúmes. Ellen já passou por exame de corpo de delito. Nesta terça-feira (5), a Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) realizou buscas na casa do casal e encontrou uma arma calibre 7,65 sem registro e munição. Ainda segundo a nota, ele disse que só falaria em juízo. “A esposa veio na delegacia e comunicou ter sido vítima de lesão, injúria e ameaça, e verificamos a possibilidade dele ter uma arma não registrada. No mandado de busca, constatamos que ele tinha uma pistola em casa sem registro. Ele foi preso em casa e não esperava. Foi uma discussão por ciúmes em que ele acabou por agredi-la”, falou a delegada titular da DEAM, Viviane Costa. Ellen deixou a residência e entrou com pedido de medida protetiva. Já o funkeiro irá responder por lesão corporal, ameaça e injúria e, se condenado, pode pegar até sete anos de prisão. O ex-casal tem uma filha de 2 anos e nove meses. Naldo e Moranguinho começaram a se relacionar em 2010, durante as gravações do clipe da música “Chantilly”. O casal subiu ao altar em 2013.

Das mochilas gigantes ao desvio milionário na educação de Jequié

Por vezes o universo é um pouco irônico. Há cerca de seis meses, a cidade de Jequié, com cerca de 160 mil habitantes, povoou o noticiário nacional com a distribuição de mochilas gigantes para alunos da educação básica do município. Foram inúmeros memes e piadas e até mesmo a prefeitura tirou proveito das imagens atípicas: crianças pequenas com mochilas pouco apropriadas para o tamanho delas. Eis que, na manhã desta terça-feira (5), a educação da Cidade Sol voltou a ser notícia, de uma maneira bem menos engraçada. Uma ex-vereadora da cidade, suplente na atual legislatura, foi alvo de medidas cautelares por um prejuízo com funcionários fantasmas nas escolas da rede municipal de ensino estimado em R$ 1,5 milhão, quando computados apenas os contratos da empresa Terceira Visão dos anos de 2016 e 2017. A prática revelada pela Operação Melinoe não é nova. Vereadores indicam funcionários para ocuparem postos dentro do Executivo e de empresas terceirizadas que prestam serviços à prefeitura, em troca de apoio para a votação de projetos considerados prioritários pelo gestor. No caso de Jequié, segundo a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU), o acordo entre a ex-vereadora e a prefeitura aconteceu ainda na administração de Tânia Britto (PP), que chegou a ser afastada em mais de uma oportunidade do mandato, mas acabou reintegrada antes de deixar o cargo – que terminou ocupado pelo vice, Sérgio da Gameleira (PSB), eleito em 2016. Gameleira, inclusive, não é citado pelas autoridades policiais na operação deflagrada ontem. Já Tânia Britto retornou ao noticiário policial. Em um ano em que malas de dinheiro fizeram sucesso aos olhos dos brasileiros, talvez nem a mochila gigante dos alunos de Jequié comportaria os recursos movimentados pelo esquema revelado pela PF e pela CGU. Com informações do Bahia Noticias

Chefe do tráfico da Rocinha, Rogério 157 é preso durante operação no Rio

O traficante Rogério Avelino dos Santos, mais conhecido como Rogério 157, chefe do tráfico na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, foi preso na manhã desta quarta-feira (6) durante uma operação conjunta das polícias Civil, Militar e Federal, com a Força Nacional e das Forças Armadas. Segundo informações do portal G1, Rogério, que é um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro, foi o responsável, em setembro, pelo início de um conflito na comunidade. Ele foi detido na comunidade do Arará, na Zona Norte do Rio, e levado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho. A guerra entre facções rivais resultou na realização quase diária de operações de segurança. Nos primeiros dias, 1.100 homens atuaram na favela, sendo 550 homens das forças armadas (Fuzileiros Navais, Exército e Força Aérea Brasileira) e 550 da Polícia Militar. Na manhã desta quarta, participam da operação 2,9 mil homens das Forças Armadas, fazendo o cerco das comunidades. O espaço aéreo também está controlado, mas as operações dos aeroportos estão mantidas.

Mundinho do Posto é parabenizado na Câmara de Ubaitaba

Mundinho do Posto durante viagem com a prefeita Suka I Foto: reprodução

O chefe de gabinete da prefeita Suka (PSB), Raimundo Castro, o ‘Mundinho do Posto’, foi parabenizado pelo vereador Uilson de Goi (PMDB), na sessão desta terça-feira (05/12), na Câmara de Ubaitaba. Segundo o vereador, Mundinho do Posto vem se destacando bastante com muita dedicação, respeito aos colegas de trabalho e empenho ao lado da prefeita Suka. Mundinho do Posto está sempre lado a lado com a prefeita em suas viagens a Salvador em busca de recursos e obras para Ubaitaba. O chefe de gabinete é uma peça fundamental em qualquer mandato, pois, além de ser o braço direito do político eleito, é sua responsabilidade coordenar as atividades de toda a equipe e manter a ordem nos mais diversos processos, e segundo Uilson de Goi, Mundinho vem desempenhando muito bem seu papel. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ex-prefeito Bêda é ouvido na delegacia de Ubaitaba

Bêda e Dilson do Taxi I Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

O ex-prefeito de Ubaitaba, Bêda (PMDB), foi ouvido nesta terça-feira (05/12), na delegacia do município. Segundo informações, em 2015, Bêda entrou com uma queixa-crime contra o funcionário público municipal e ex-candidato a vereador, Dílson do Taxi, por calunia e difamação. Na época, Dílson utilizou as redes sociais e meios de comunicação da cidade para denegrir a imagem do ex-prefeito. Bêda fez a denúncia diretamente no Ministério Público. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

EMASA vai gastar mais de R$14 mil com churrascaria em Itabuna

A Emasa – Empresa Municipal de Águas e Saneamento vai gastar mais de R$14 mil com despesas em uma churrascaria na cidade de Itabuna. Nesta terça-feira, dia 5, foi homologada, no Diário Oficial do Município, a Dispensa de Licitação 039/2017 que concede à Churrascaria Los Pampas o valor de R$14.750,00, onde serão gastos com aquisição de refeições, bebidas não alcoólicas e sobremesas para cada servidor da Emasa. O presidente da Emasa, Jader Guedes, entrou em contato com o Blog e relatou que consultou o setor jurídico e está conforme a lei e prestação de contas junto ao TCM.  “Entendi junto com a diretoria da empresa, conforme registrado em ATA, que os 300 trabalhadores merecem uma confraternização, declarou o presidente. Com informações do Políticos do Sul da Bahia

Recém-nascida com doença grave pena no Novaes a espera de transferência para Salvador

Foto: Reprodução/Facebook

Uma recém-nascida, está internada no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, desde o último dia 18 de novembro e necessita com urgência de uma transferência via UTI aérea para um Hospital que disponha do serviço de cardiologia infantil e cirurgia cardíaca. A bebê precisa fazer o uso continuo de uma medicação que mantém o canal aberto para mantê-la viva. Porém, essa medicação está em falta no hospital Manoel Novaes, e o pior, sem previsão de quando irá chegar. Sendo assim, a criança com cardiopatia grave, precisa ser transferida em caráter de urgência para realizar a cirurgia e permanecer viva. Para mais informações, segue os telefones para contato: (73)-98854-6186/98857-7107. Com informações do RBN

Apagão deixa cidades do sul e sudoeste sem energia por 1 hora

Foto: Reprodução

Ipiaú, Ibirataia, Gandu, Jitaúna, Jequié, Jaguaquara, Itiruçu, Itaquara, são algumas das cidades que ficaram sem energia na noite dessa terça-feira (04). O apagão teve início às 19h23 e durou pouco mais de uma hora.  Especula-se que um problema na Usina do Funil teria sido a causa da interrupção de energia elétrica nessas localidades. O número de cidade atingidas ainda não foi contabilizado, mas acredita-se que passa de 20. Até por volta das 21h35, a Coelba não havia emitido um comunicado sobre o que causou o blecaute nessas cidades. Com informações do Giro em Ipiaú

Idoso de 80 anos é assassinado a pauladas em Coaraci

Foto: Reprodução

Dois idosos foram espancados a pauladas no centro de Coaraci, durante um assalto na manhã desta terça-feira (6) na Rua Almirante Tamandaré. Uma das vítimas foi identificada como Pedro Ferreira de Oliveira, de 88 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu. De acordo com informações, seu Pedro saiu de casa pela manhã por volta das 5h, como era de costume, e foi até a oficina onde ele trabalhava consertando armas velhas. Os criminosos renderam a vítima e a levaram de volta para casa. Chegando lá, pegaram as armas que estavam no local e agrediram o idoso até a morte. Outro idoso que morava com seu Pedro e era dono da Oficina, identificado como Gisleone Souza Meira, também foi espancado e amarrado. O filho de Gisleone que encontrou as duas vítimas machucadas. A Polícia Civil está investigando o caso e trabalha com a hipótese de Latrocínio, roubo seguido de morte. Segundo a Polícia, a suspeita é que o crime tenha sido cometido por dois menores e um maior. Até o momento ninguém foi preso. A população de Coaraci ficou chocada com a brutalidade do crime. Com informações do G1

ACM Neto recebe prêmio de Brasileiro do Ano pela revista Istoé em São Paulo

Foto: Divulgação

O prefeito ACM Neto recebeu na noite desta terça-feira (5) o prêmio de Brasileiro do Ano 2017, na categoria Política, em evento realizado na cidade de São Paulo. No total, foram 16 personalidades foram premiadas pela revista Istoé, entre personalidades que se destacaram nas mais diversas áreas, a exemplo também de Comunicação, Economia, Cultura, Televisão e Empreendedorismo. Para ACM Neto, o prêmio aumenta sua responsabilidade à frente da gestão de Salvador. “Sinto alegria de estar recebendo este prêmio, sobretudo em um momento de dificuldade da classe política. Quero dividir essa conquista principalmente com os soteropolitanos que, desde 2013, acreditam em nosso trabalho, numa gestão que mudou e está mudando Salvador”, comentou o prefeito antes de receber a premiação. Entre os outros premiados da noite estão o juiz federal Sérgio Moro, o apresentador Luciano Huck, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Escolas Municipais realizaram o I Desfile Literário de Ubaitaba

Um colorido especial tomou conta das ruas de Ubaitaba na tarde do último domingo (03), no I Desfile Literário. Tendo como tema “A Literatura e suas Artimanhas” o I Desfile Literário de Ubaitaba foi promovido pela Prefeitura de Ubaitaba através da Secretaria Municipal de Educação, que proporcionou a todos os alunos das Escolas Municipais e integrantes dos Projetos Sociais a participarem desse mundo mágico da leitura.

Em cada escola, crianças e adolescentes de várias idades foram caprichosamente preparados pelos pais, professores e monitores, com fantasias coloridas e adereços. Apresentando graciosidade e simpatia, um dos destaques do desfile foram as princesas e os príncipes dos contos de fadas. E, para acompanhar toda a programação, as fanfarras convidadas mais uma vez, deram um verdadeiro espetáculo de beleza e sincronia. Sempre acompanhadas pelos olhares atentos e os aplausos do público. Foi o mundo da leitura sendo apresentado com muita criatividade para os ubaitabenses. (Ascom/Ubaitaba)

Incêndio destrói madeireira no bairro Malhado em Ilhéus

Foto: Reprodução

Uma madeireira em Ilhéus, no sul da Bahia, foi atingida por um incêndio no último domingo (3). Segundo o Corpo de Bombeiros, parte do estabelecimento foi destruída, mas não houve feridos. A madeireira funcionava no bairro Malhado, na Avenida Ubaitaba, e suspeita-se que o material contido no local tenha agilizado o processo do incêndio. Cerca de 20 bombeiros e cinco viaturas precisaram auxiliar na extinção do fogo durante a noite e a ação se estendeu até esta segunda-feira (4). Não se sabe a causa das chamas. Com informações do Bahia.Ba

Raimundo da JR marca presença no campeonato em Lage do Banco

O empresário Raimundo da JR prestigiou no último domingo (03/12), mais uma atividade esportiva realizada no município de Aurelino Leal. Ele participou da final do campeonato de futebol amador do distrito de Lage do Banco. O torneio foi organizado pelo vereador Zé Birata, que também contou com o apoio da prefeita Liu Andrade, irmã de Raimundinho. A disputa final terminou com o resultado Vasco de Lage 2 x 1 Corea City. Ao todo, 8 times participaram da competição. “Mas, o vencedor pouco importa, pois, o bonito mesmo de ver é como as pessoas podem ser felizes com o esporte”, disse Raimundinho. A atividade também contou com o apoio da Prefeitura de Aurelino Leal e da Federação Bahiana de Futebol.

Natal Iluminado da Águia Branca chega a Itacaré nesta sexta-feira

Foto: Reprodução

O Natal Iluminado da Viação Águia Branca já começou nas estradas do país e nesta sexta-feira, dia 08, numa parceria com a Prefeitura Municipal, estará em Itacaré, levando alegria, o clima natalino e distribuindo muitos prêmios. O Expresso Iluminado chegará a partir de 17h30min, passando nas principais ruas da cidade, parando na Praça São Miguel, em frente a Orla. Como parte desse projeto, são três ônibus iluminados com lâmpadas LED e sonorização temática que levam a magia dessa data a diversas cidades. E Itacaré foi uma das escolhidas nesse roteiro para fazer parte da magia do natal. Seguindo a tradição dos cinco anos da ação, um Papai Noel segue a bordo acompanhado de uma equipe que interage, distribui brindes e tira fotos com a população. O trajeto começou no dia 27 de novembro e viajará pelas principais cidades de atuação da Águia Branca, em 7 estados brasileiros, com encerramento em 17 de dezembro. A previsão é que o #IluminadoÁguiaBranca percorra mais de 100 cidades em 21 dias e distribua 18 mil brindes. Em 2016, o Iluminado Águia Branca percorreu 2.300 km, visitando 53 cidades, em 17 dias de ação e com mais de 14 mil brindes distribuídos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio considera essa iniciativa como uma ação importante não somente por incluir a cidade no roteiro de visitas, divulgando ainda mais o potencial turístico do município, como também por ajudar a criar ainda mais o clima natalino. E a cidade já vem se preparando para as festividades do natal e ano novo, com a iluminação das ruas, decoração das praças e os preparativos para uma grande festa de virada do ano.

Empresário Raimundo da JR realiza evento ao lado do amigo Coronel Castro

Foto: Reprodução

Todos os dias é dia de comemorar!  Mas, nada melhor que reunir os verdadeiros amigos e celebrar a vida! O empresário Raimundo da JR e o ex comandate Geral da Policia Militar da Bahia, Coronel Alfredo Braga Castro, promoveram na última sexta-feira (01/12), um desses dias especiais. O evento contou com várias autoridades, inclusive, a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade. Ela é irmã de Raimundinho da JR – como é mais conhecido – e fez coro as homenagens feitas por todos amigos do irmão e do coronel presentes no evento. Raimundinho agradeceu a “Deus por mais um ano de vida e a todos que participaram desse grande evento, para celebrarmos a vida”.