Na sessão desta quinta-feira (07/12), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou as contas da prefeitura de Maraú, da responsabilidade da prefeita Maria das Graças Viana, referentes ao exercício financeiro de 2016. As contas de Gracinha Viana (PP), foram aprovadas por quatro voto a dois dos conselheiros presentes à sessão. A maioria entendeu que, mesmo com a extrapolação do limite para despesa com pessoal, o percentual aplicado ficou dentro do limite aplicado na flexibilização desses gastos, não sendo constatada a ocorrência de descontrole administrativo. Foi cumprido o previsto no artigo 42 da LRF, tendo em vista a inexistência de despesas compromissadas a pagar no exercício de 2016 e também foram atendidas todas as obrigações constitucionais com educação (25,19%), saúde (16,62%) e no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério (66,03%). (Ascom/Maraú)
Câmara de vereadores rejeita contas da ex-prefeita de Barra do Rocha
A ex-prefeita de Barra do Rocha, Vera Franco, teve suas contas referentes ao exercício de 2015, rejeitadas pela maioria na Câmara. A votação ocorreu em sessão ordinária realizada na última quarta-feira (06). As referidas contas já haviam sido pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Para reverter o parecer do TCM e conseguir a aprovação das respectivas contas, a ex-prefeita precisava de 2/3 (dois terço) dos votos dos vereadores, ou seja, no mínimo 06 (seis) votos dos nove vereadores. Com as contas rejeitadas pela Câmara, a ex-gestora deve ficar inelegível para os próximos oito anos. Com informações do Giro em Ipiaú
Prefeitura de Maraú está concluindo obra de reconstrução da Subprefeitura do distrito de Ibiaçú

A prefeitura municipal de Maraú está concluindo a obra de reconstrução da Subprefeitura do distrito de Ibiaçú. Segundo a prefeita Gracinha Viana (PP), a obra está sendo tocada com recursos próprios, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras. (Ascom/Maraú)

Prefeitura de Ubaitaba traz carreta de Oftalmologia e atende 400 pessoas em 1 dia

Na manhã desta quarta-feira (06), 400 pessoas realizaram o exame de investigação de Catarata na carreta de oftalmologia na Praça Cultural de Ubaitaba. Foi uma excelente oportunidade para os ubaitabenses cuidar da sua visão, que é tão importante para todos. Na carreta de oftalmologia foi realizado o exame de investigação de catarata e foi disponibilizado a 100 pacientes que tiveram o resultado positivo para a doença, serem encaminhados diretamente para fazer cirurgia, também gratuitamente na cidade de Ipiaú, já na próxima sexta-feira (08), e no sábado (09). Os pacientes ainda contarão com o transporte disponibilizado pela prefeitura de Ubaitaba. Essa é uma ação realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde de Ubaitaba em parceria com clínica Oftalmo Diagnose de Salvador. (Ascom/Ubaitaba)
Membros do ‘Bonde do Maluco’ são presos com R$ 1,8 milhão

Oito suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha foram detidos na madrugada desta quinta-feira (7), em Ribeira do Pombal, no nordeste baiano. A prisão foi efetivada pela Operação Bahia Integrada, que reuniu as polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil. Os presos na ação são Cícero de Santana, conhecido como Júnior Capeta; José Marcos, o Marquinho de Pombalzinho; Adeildo Alves, o Morcegão; Alexssandro Santos, o Sandro do Cego; Marcelo Rocha; Antônio Carvalho; Tiago Conceição; e Ednaldo Gama, o Naldinho. Os suspeitos são componentes do Bonde do Maluco, uma das principais facções criminosas do estado. Além de praticar assaltos e tráfico de drogas, o grupo também é acusado de homicídios de membros de facções rivais. Foram apreendidos cerca de R$ 1,8 milhão, uma motocicleta e três automóveis.
Menina de 11 anos se mata por estar infeliz com próprio corpo

As autoridades de Dublin, Irlanda, colocaram um ponto final na investigação de uma morte que chocou a cidade. Milly Tuomey, 11 anos, foi encontrada em estado grave em seu quarto após tentar suicídio. Ela escreveu “Meninas bonitas não comem” no próprio corpo, ao tentar se matar. Milly foi levada para o hospital, porém não resistiu e morreu. De acordo com os investigadores, a menina já havia dado sinais que ia se matar por estar insatisfeita com o próprio corpo. O inquérito revelou que a criança mantinha um diário suicida debaixo da cama e que ela havia publicado no Instagram, dois meses antes de atentar contra a própria vida, uma data na qual gostaria de morrer. A irmã mais velha dela e a diretora escola conversaram com os pais da garota sobre o post. Eles, então, levaram a menina a um psiquiatra – e depois passou a ser vista semanalmente por um terapeuta. Os profissionais também instruíram a família como agir em caso de emergências com a menina. A garota teria dito ao especialista que estava insatisfeita com a aparência e que pensava em se machucar. A tentativa de suicídio foi cometida no dia 1º de janeiro, logo após o jantar, ela foi encontrada minutos depois pela família, e foi socorrida ao Our Lady’s Children’s Hospital, mas faleceu nas primeiras horas do dia 2. Conforme a polícia, os familiares não foram culpados pela morte por terem seguido “todos os procedimentos” para proteger a vida de Milly.
Lúcio Vieira Lima poderá utilizar tornozeleira eletrônica

Caso o STF (Supremo Tribunal Federal) autorize o deputado Lúcio Vieira Lima poderá usar tornozeleira eletrônica na Câmara dos Deputados. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, requereu o monitoramento. Lúcio, Geddel e a mãe Marluce foram denunciados pela PGR (Procuradoria Geral da República) acusados de ligação ao bunker dos R$ 51 milhões em Salvador.
Pai e filho se esfaqueiam e morrem no interior da Bahia

Uma briga entre pai e filho terminou em uma tragédia no povoado de Araçatuba, no município de Inhambupe, no interior da Bahia. Ambos se esfaquearam e morreram após uma confusão, na tarde desta quinta-feira (7). O pai, Afonso Leandro da Conceição Santos, foi atingido no tórax e morreu antes mesmo de receber atendimento. Já seu filho, Edinaldo da Conceição Santos, chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi encaminhado para o Hospital Municipal de Inhambupe, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não se sabe o motivo da briga. O caso será investigado pela polícia.
Ônibus cai em ribanceira e deixa nove feridos na BR-101

Nove pessoas ficaram feridas em um acidente com ônibus na BR-101, no trecho da cidade de Ibirapuã, sul da Bahia, na noite de quarta-feira (6). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista teria perdido o controle do veículo, que acabou tombando e despencou em uma ribanceira. Sete passageiros tiveram ferimentos leves e dois motoristas tiveram ferimentos graves, mas não correm risco de morrer. Todos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O ônibus é retirado do local por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Conforme informou a polícia, o ônibus era de uma empresa de turismo que levava passageiros que saíram de Colatina (ES), com destino a Salvador. Eles faziam compras na cidade capixaba. O dono da empresa MP Viagens, Ivonaldo Pedreira Monteiro, informou que desde o momento que soube do acidente a empresa dá o suporte aos feridos. Os passageiros que não sofreram ferimentos no acidente estão em um hotel em Teixeira de Freitas e serão encaminhados para Salvador. Com informações do G1
Ronaldo Carletto garante mais uma ambulância para Maraú

A prefeita do município de Maraú, Gracinha Viana (PP), esteve na manhã da última segunda-feira (4/12), em Salvador, em audiência com o deputado federal Ronaldo Carletto (PP). A prefeita fez diversos pedidos, ao deputado visando beneficiar toda população marauense. Durante a reunião, Ronaldo Carletto garantiu destinar mais uma Emenda para aquisição de uma nova ambulância para Maraú. (Ascom/Maraú)
Bandidos matam menina de 10 anos após não achar irmão da criança

Uma menina de 10 anos foi morta no início da noite desta quarta-feira, 6, após levar um tiro na barriga. O caso aconteceu na rua Léo Virgílio Lacerda, dentro da casa onde Aryana de Jesus Viena morava, no conjunto Liberdade, em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador). A criança chegou a ser socorrida para o Hospital Estadual da Criança (HEC), mas não resistiu ao ferimento. Segundo informações do site Acorda Cidade, cerca de quatro homens entraram na residência a procura do irmão de Aryana. Como não encontraram o rapaz, identificado pelo prenome Rafael, eles atiraram na irmã dele. De acordo com o site, o homem tem envolvimento com o tráfico de drogas na região. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Em Itabuna, Fernando Gomes processa Mangabeira após acusações de irregularidade
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido) processou o ex-candidato a prefeito Antônio Mangabeira (PDT) por conta de uma nota pública emitida pelo PDT em novembro. De acordo com o site iPolítica, o texto, que foi distribuído pela cidade, traz uma série de acusações a Gomes. Ainda segundo a publicação, Gomes exige que o pedetista prove quais são os contratos fantasmas e onde estão os roubos.
Casa é invadida no Conceição e de seu interior levados vários objetos

Uma residência que fica localizada na rua Ednon Magalhães, em frente à Delegacia de Polícia, no bairro da Conceição em Ubaitaba, foi invadida misteriosamente durante a madrugada, e do seu interior levados 01 geladeira, 01 fogão, 01 televisor, botijão de gás, além de outros objetos. Os proprietários da residência que residem em Salvador, procuram a polícia para prestar queixa. Segundo eles, a casa fica fechada. No local não há sinal de arrombamento. A Polícia Civil está investigando o caso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Bandidos destroem agências e fazem reféns durante ataque em distrito de Jaguarari
Um grupo de bandidos fortemente armados instalou o terror no distrito de Pilar, em Jaguarari, no centro-norte da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (7). De acordo com informações da polícia, agências do Banco do Brasil e Bradesco foram atacadas pela quadrilha, por volta de 1h. A ação, conforme relatos nas redes sociais, durou cerca de 30 minutos. Segundo o portal Jaguarai Notícias, guarnições da Polícia Militar chegaram a trocar tiros com os assaltantes, mas, devido a presença de reféns, não houve perseguição.Os reféns foram liberados pouco tempo depois, nas imediações de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro. Não há informações sobre a quantia roubada. Pelo menos dois veículos são vistos nas imagens. Com informações do BNews
Prefeitura de Itacaré pagou nesta quarta-feira os salários de novembro

A Prefeitura de Itacaré encaminhou nesta quarta-feira (06) o pagamento dos salários de todos os servidores, efetivos e contratados, referentes ao mês de novembro. O objetivo da atual gestão, segundo informou o prefeito Antônio de Anízio, é continuar pagando os salários dos trabalhadores em dia, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios brasileiros. De acordo com o prefeito, a proposta de pagar os salários em dia, até o quinto dia útil, faz parte do seu compromisso de governar Itacaré com transparência, responsabilidade e planejamento, realizando os investimentos na cidade, respeitando e valorizando os direitos dos trabalhadores. Desde que assumiu a administração da cidade, a atual gestão vem cumprindo com o pagamento sempre em dia. No total, serão quase três milhões de reais que circularão na cidade, aquecendo a economia local e fortalecendo o comércio do município. A proposta é continuar honrando com os pagamentos dos servidores, contratados e fornecedores, garantindo a credibilidade do governo e administrando os recursos públicos com responsabilidade, seriedade e compromisso com o povo de Itacaré. A Prefeitura também vem realizando um trabalho de austeridade e enxugamento da folha de pagamento para atender à Lei de Responsabilidade Fiscal e poder realizar os necessários investimentos no município. O prefeito Antônio de Anízio argumenta que quando há planejamento e compromisso com o bem público é possível sim promover eventos que movimentem a cidade, realizar obras e investimentos nas mais diversas áreas e ainda assim pagar os salários em dia.
Projeto endurece pena para motorista embriagado que matar no trânsito

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 6, um projeto de lei que muda o Código Brasileiro de Trânsito e endurece a pena para homicídio culposo em situações onde condutor estiver comprovadamente embriagado. O projeto vai à sanção presidencial. Pela proposta aprovada, se o motorista estiver sob efeito de bebida alcoólica ou qualquer substância psicoativa que determine dependência, a reclusão será de 5 a 8 anos, além da suspensão da habilitação ou proibição do direito de dirigir veículo automotor Hoje, a pena de reclusão é de 2 a 4 anos de prisão. O projeto é de autoria da deputada Keiko Ota (PSB-SP). Hoje, motoristas que se envolvem em acidentes com vítimas fatais podem ser enquadrados tanto no homicídio doloso (quando é assumida a intenção de matar) quanto no culposo (sem a intenção de tirar a vida), dependendo da interpretação dada pela autoridade responsável pela investigação. Ativistas alegam que ao indiciar o condutor embriagado na categoria de homicídio culposo, é comum o réu ser punido com o pagamento de cestas básicas ou serviços comunitários. “A ideia é acabar com a cesta básica”, disse a deputada Christiane Yared (PR-PR). Articuladora da votação do projeto, a parlamentar é mãe de Gilmar Rafael Souza Yared, morto ao lado do amigo Carlos Murilo de Almeida em setembro de 2009. O carro onde os dois estavam foi atingido pelo veículo conduzido pelo então deputado estadual do Paraná, Fernando Ribas Carli Filho. Durante a votação, parlamentares argumentaram que a violência no trânsito é uma das principais causas de mortalidade entre os jovens no País. “É preciso endurecer a pena de quem faz vítimas e deixa as famílias dilaceradas”, disse o líder do PRB, Cleber Verde (MA). Levantamento feito pelo movimento “Não Foi Acidente”, de 2009 até hoje foram registrados 460 mil casos de morte provocados por motoristas embriagados. Ao citar o levantamento no plenário, a deputada lembrou que, nesse universo de casos, só 16 motoristas foram efetivamente presos.
Em seu primeiro discurso na tribuna da Câmara, Tiririca renuncia cargo de deputado

O deputado Tiririca, após sete anos como deputado federal, finalmente usou as tribunas da Câmara para realizar o seu primeiro discurso nesta quarta-feira (06). Além de primeiro, este acabou sendo o último discurso do político, já que nele, o deputado afirmou que se decepcionou com a vida de parlamentar e decidiu renunciar ao cargo. “Subo pela primeira vez e a última (à tribuna). Estou saindo triste para caramba, estou muito chateado mesmo com o Parlamento. Não fiz muita coisa, mas pelo menos fiz o que fui pago para fazer. O que vi nestes sete anos saio com vergonha. Mas gostaria que vocês – só um pedido de gente, de povo – olhassem mais para o povo. Nem todos os 513 trabalham. É vergonhoso: ando de cabeça erguida porque tenho coragem, mas muitos de vocês andam disfarçados. Já vi deputados envergonhados. A gente é bem pago, R$ 23 mi limpos, tem apartamento, mordomia. Não fiz nada, mas o pouco que eu fiz, fiz de cabeça erguida. É vergonhoso, é uma vergonha.”, disse Tiririca em seu primeiro e último discurso nas tribunas. Lembrando que ele foi eleito como deputado pela primeira vez em 2010 sendo o mais votado entre todos os deputados do Brasil. Em 2014 ele voltou a ser eleito e foi novamente muito bem votado.
Família Fahning doa terreno para construção do Posto de Saúde no Armandão em Ubaitaba
Uma disputa entre a Prefeitura e a família Fahning terminou com um ótimo desfecho em Ubaitaba. Desde a gestão passada que a Família Fahning lutava na justiça contra a prefeitura por causa de um terreno, no fundo do Posto São Marcos, no bairro Armandão, mas esta semana, a família Fahning onde os irmãos Luciano e Raimundinho decidiram acabar com a disputa cedendo o terreno para a prefeitura construir um Posto de Saúde que irá beneficiar a comunidade do Armandão. Foi uma ótima notícia para todos já que a prefeita Suka havia anunciado a construção de uma unidade de saúde nessa localidade, mas que ainda faltava a compra de um terreno. Dessa forma a comunidade agradece. Em homenagem, os vereadores proporam colocar o nome do Posto, Raimundo Fahning Castro que é o nome do patriarca da família, ele que foi um dos grandes empreendedores no município de Ubaitaba na área de posto de combustível e um exemplo de cidadão. (Ascom/Ubaitaba)
Decreto do prefeito ‘Marão’ proíbe baiana de fritar acarajé nas praias de Ilhéus
Acarajé na praia só se for cru ou frio, é o que determina o decreto 132 que estabelece normas de utilização da Orla Marítima Sul do Município de Ilhéus, divulgado no diário Oficial da última quarta-feira (29/12). O decreto proíbe desde o preparo e manipulação de alimentos na área da Orla, até a utilização de barraca de camping, balcão, bancas ou similares, fogões ou fogareiros, churrasqueiras e/ou assemelhados. Os turistas se quiserem provar dos quitutes da Baiana, patrimônio Nacional segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) terão que comer o acarajé frio ou se deslocar para Orla Norte. Com informações do blog O Tabuleiro
Mãe de Geddel fica em silêncio durante depoimento à Polícia Federal

A mãe do ex-ministro Geddel Vieira Lima ficou em silêncio durante seu depoimento à Polícia Federal na Bahia durante a última sexta-feira (1º). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Marluce Vieira Lima disse durante audiência na superintendência regional da PF em Salvador que não responderia a perguntas seguindo orientação de seus advogados. O termo do depoimento relata que a defesa de Marluce questionou o fato do inquérito policial ter sido encerrado antes do depoimento dela. O inquérito da Polícia Federal sobre o bunker de R$ 51 milhões encontrado em um apartamento de Salvador apontou que existem indícios de lavagem de dinheiro e associação criminosa cometidos por Marluce e seus filhos, Geddel e Lúcio Vieira Lima. Nesta semana, eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com base neste inquérito.







