A polícia atualizou por volta das 12h30 o número de vítimas durante um ataque a tiros à Escola Goyases, em Goiânia (GO) ocorrido no final da manhã desta sexta-feira (20), e reduziu de sete para seis os baleados, sendo dois mortos e quatro feridos. A polícia informou à Globo News que o desencontro inicial de informações aconteceu porque parte dos feridos, alunos da escola, foi socorrida pelos pais e não por serviços oficiais de resgate. Também foi confirmado que um aluno de 14 anos, filho de policiais, foi o responsável pelos disparos. Ainda não há informações sobre como ele teve acesso à arma, uma pistola. Ele já está acompanhado dos familiares e a investigação deve prosseguir em breve.
Adolescente de 14 anos é morto ao negar entregar celular para assaltante em Maracás
A Polícia Civil de Maracás investiga a morte de um adolescente de 14 anos, morto com disparo de arma de fogo durante assalto na noite da última quarta-feira (18). Neijyan Farias Oliveira teria sido morto por um criminoso por volta das 20h, em uma via pública do bairro Irmã Dulce, quando o jovem teria sido surpreendido por um assaltante, que lhe obrigou a entregar-lhe um aparelho celular e ele teria se recusado a entregar o objeto, quando houve o disparo que vitimou o menor no tórax. De acordo com o Blog Marcos Frahm, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié e o autor fugiu tomando rumo ignorado. O crime chocou a população local e familiares pedem justiça. O caso está sendo investigado pela delegacia local.
Mãe queima genitália do filho e é presa em flagrante em Salvador
Aos oito anos, R.C.M já terá que carregar por toda a vida as lembranças de um espancamento cometido pela própria mãe. Clebia dos Santos Costa foi presa, no final da tarde desta quinta-feira (19), em Salvador, por policiais da 19ª Companhia Independente, por agressão ao filho. Ela foi autuada em flagrante pela Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente (Derca). Em depoimentos aos agentes, a criança contou que a mãe sempre batia nele. “Ela me bate sempre”. R. ainda mostrou as marcas dos espancamentos na boca, costas e queimadura na genitália. Não foi informado com quem a criança ficou após a prisão da mãe.
Desenvolvimento Social de Itacaré entrega camisas para grupo de idosos
A Secretaria de Desenvolvimento de Itacaré, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vem realizando uma série de serviços de acompanhamento de idosos, promovendo encontros semanais, rodas de conversas e momentos de lazer, acolhimento, carinho e orientação para os maiores de 60 anos de idade. E na tarde quarta-feira, durante a reunião do grupo Acolhidos com Amor, foi feita a entrega das camisas para os participantes do projeto de acompanhamento dos idosos. Na oportunidade foram acolhidos novos integrantes do grupo, que agora passam a fazer parte desse projeto de acolhimento, lazer e acompanhamento. A secretária de Desenvolvimento Social de Itacaré, Ivonete Damasceno, participou do encontro e da distribuição das camisas e destacou a importância de Itacaré estar desenvolvendo e implantando programas voltados para as crianças, jovens, mas principalmente para os idosos que já deram a sua contribuição e que agora precisam e merecem toda uma atenção e carinho.
Os idosos fizeram questão de demonstrar a sua gratidão e alegria e falaram da forma carinhosa como estão sendo acolhidos. Todo esse trabalho está sendo desenvolvido pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itacaré, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os integrantes do Grupo Acolhidos com Amor se reúnem semanalmente no próprio Cras. Durante os encontros são realizadas dinâmicas, brincadeiras com os idosos e mostrada a importância dos serviços realizados pela Cras na cidade. E neste final de semana o grupo Acolhidos com Amor vai fazer um passeio para a Cachoeira de Tapuia, num momento de lazer, alegria e entretenimento.
Secretaria do Meio Ambiente concede a primeira licença ambiental de Itacaré
O município de Itacaré concedeu, na tarde da última quarta-feira (18), a primeira licença ambiental expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O documento, observando todas as questões ambientais,foi elaborado pelo corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente, formado pelo engenheiro ambiental Ângelo Britto Prisco Teixeira e pela bióloga Dayane Santos Gomes, e assinado pelo secretário Paulo Cezar Gomes Baracho e pelo diretor de Meio Ambiente, Pablo Junot. A licença unificada, válida por três anos, foi concedida através da Portaria 001/2017 à Mineração Guimarães LTDA, com sede na Rodovia BA-654, trecho compreendido entre o distrito de Água Fria a BR-101, zona rural, no bairro Zona das Almas, município de Itacaré, para extração e beneficiamento de 49.999 toneladas/ano de granito destinado ao uso como brita na construção civil. A autorização refere-se a análise de viabilidade ambiental de competência da Secretaria de Meio Ambiente de Itacaré, mediante o cumprimento da legislação vigente e dos condicionantes constantes da integra da Portaria. Esta foi a primeira licença ambiental concedida pela Secretaria do Meio Ambiente de Itacaré, desde que município ficou apto à licenciar em 2015, com a aprovação da Lei Ambiental. Antes essas licenças eram concedidas pelo Inema, órgão vinculado ao Governo do Estado da Bahia. O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Baracho, explica que além de agilizar os processos e diminuir a burocracia, essas licenças poderão gerar rendas para o município, recursos que serão depositados no Fundo do Meio Ambiente, que podem ser utilizados na estruturação da Secretaria ou em projetos e campanhas de preservação do meio ambiente.
Enfermeiro nega negligência em caso de atendimento de idosa no HBLEM de Itabuna

Filmado no computador enquanto uma idosa, de 78 anos, passava mal, um enfermeiro do Hospital de Base de Itabuna, negou negligência no caso. Segundo Dino Cézar Rodrigues, o enfermeiro, as imagens foram feitas após ele ter feito os primeiros atendimentos à idosa. Em entrevista à TV Santa Cruz, conta que a idosa aguardava uma maca, pedida por ele. Após a repercussão do fato, ocorrido no dia 9 de outubro, o enfermeiro foi afastado e responde a um processo administrativo. Ainda segundo a família, Creuza Faustino só foi atendida depois que várias pessoas começaram a filmar o fato. Após ser medicada, ela foi para casa e passa bem. Caso fique comprovado que houve negligência, o profissional poderá ser exonerado do cargo. Colegas de trabalho de Dino Cézar também foram a uma praça da cidade e fizeram uma manifestação e apoio ao enfermeiro. Cézar atua há cerca de dez anos na unidade de saúde.
Ubaitaba vai realizar oficina do projeto “Respeita as Mina”, dia 26
A Secretaria de Desenvolvimento Social recepcionou nessa quinta-feira (19), a equipe do projeto para organizar o evento local. No intuito de alertar as mulheres do sul da Bahia o “Respeite as Minas-Litoral Sul” acontecerá na cidade, no dia (26), na quadra do Colégio Osvaldo Cruz. Na oportunidade será oferecido ao público oficinas a partir das 17h30 buscando informar as mulheres sobre seus direitos, conscientizar as pessoas em geral e esclarecer diversas dúvidas sobre esse assunto tão importante que é o da violência contra a mulher. E a partir daí criar multiplicadores do assunto no município. Ubaitaba aderiu a esse projeto desde o dia 29 de setembro no evento de lançamento em Itabuna, aqui em nossa região. O programa consiste em oferecer mais apoio à rede de atendimento à mulher e a conscientizar toda a sociedade civil e com isso, diminuir o número de casos de violência contra à mulher no estado da Bahia. A Prefeitura de Ubaitaba convida toda comunidade para participar desse grande momento. (Ascom/Ubaitaba)
Caso R$ 51 milhões: síndica do prédio diz que a chave do apartamento era ‘pega’ por Geddel e Lúcio
A síndica do prédio onde a Polícia Federal apreendeu os R$ 51 milhões no apartamento atribuído aos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, Patrícia Santos Queiros, diz que a chave do apartamento foi deixada na portaria por ela e “pega pelos interessados”. As informações são da coluna Expresso, da revista Expresso. O dono do imóvel localizado no bairro da Graça afirmou à síndica que os irmãos guardariam bens do pai, que morreu em 2016.
‘Não precisamos ser amigos’, diz Cavani sobre Neymar

Em entrevista ao porta “SFR”, da França, Edinson Cavani foi novamente questionado sobre a relação dele com Neymar. O uruguaio, que protagonizou um atrito com o brasileiro há algumas semanas sobre quem seria o responsável por cobranças de bola parada no PSG, disse que não precisa ser amigo do camisa 10 do time. “Nós temos que encontrar uma solução, temos que trabalhar em equipe. O importante é que tenhamos um time competitivo e não precisamos ser amigos. É preciso ser profissional”, afirmou o centroavante uruguaio. Quando questionado quem era o batedor oficial do Paris Saint-Germain, ele se esquivou ao responder. “O importante é ganhar. Temos que encontrar a melhor solução para o time. O treinador é que terá que decidir”, finalizou.
Maraú: Torre da operadora Vivo é instalada em Barra Grande; sinal da operadora é ativado

Segundo informações divulgadas por pessoas ligadas ao empresário Ferruccio Bonazzi que foi um dos responsáveis pela instalação da torre operadora Vivo, o alcance de sinal é de cerca de 15 km, abrangendo toda área entre Barra Grande e Taipu de Fora. Barra Grande é o povoado que recebe maior número de turistas devido a existência de belas praias e pousadas, além de abrigar a maior quantidade de bares, restaurantes, festas e comércio de modo geral. Com a instalação da torre, moradores e turistas não terão mais tanta dificuldade de comunicação. Nas redes sociais, várias pessoas parabenizaram esta ação do Kiaroa. Segundo informações, a próxima empresa a instalar uma torre em Barra Grande será a Claro. Com informações do Barra Grande News
Temer ‘ficará sangrando e pedirá para sair’, diz aliado de Dilma

O vice-líder da oposição Silvio Costa (Avante-PE) gravou um vídeo em que propõe aos deputados que não marquem presença, na próxima quarta-feira (25), durante a sessão que deve votar a denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). Eles são acusados de obstrução de justiça e organização criminosa pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo Costa, Temer “ficará sangrando e pedirá para sair” se não houver sessão em que o assunto seja deliberado, de acordo com informações da coluna Expresso, de Época. Silvio Costa foi um dos principais defensores de Dilma Rousseff, quando do pedido de impeachment, e chegou a chorar depois que ela foi retirada do cargo.
Pai e filho estão entre os 4 presos com dívidas fiscais de R$ 73 milhões em Salvador e região metropolitana

Dois empresários – pai e filho – estão entre os quatro homens que tiveram mandados de prisão cumpridos durante a Operação Beton, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), em Salvador e região metropolitana. Além dele, mais dois também foram alvos da força-tarefa: outro empresário e um contador. De acordo com a polícia, eles criaram 15 empresas falsas e utilizaram mais de 20 funcionários como “laranjas” para sonegar impostos. O grupo preso foi autuado por crime contra ordem tributária, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Conforme a polícia, os suspeitos criavam empresas em nome do grupo e, quando a dívida fiscal aumentava, eles passavam esses negócios para os nomes dos “laranjas”, que ficavam responsáveis pelo débito. Com isso, o grupo conseguia abrir outras empresas como se não tivesse dívidas no mercado. De acodo com a polícia, no entanto, os “laranjas” escolhidos não tinham dinheiro para pagar as dívidas com o fisco estadual e os débitos ficavam em aberto. As dívidas acumuladas pela falta de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) alcançaram R$ 73 milhões. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), pai e filho são o empresário José Alberto Cardoso e o filho dele, Raul Gois Cardoso – que também é empresário. Além deles, os outros dois presos na ação são o empresário Otoniel Leal Andrade Júnior e o contador José Humberto Lira de Almeida. Até a publicação desta matéria, o G1 não tinha conseguido localizar a defesa dos quatro. O esquema levantou suspeita da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), que passou a investigar o grupo, responsável pela empresa do ramo de argamassa e material de construção Concremassa, que foi alvo da Operação Beton. Além das prisões, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas empresas e em casas de envolvidos no esquema, em Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, na região metropolitana, durante a operação, desencadeada durante a manhã desta quinta.
Funcionários são demitidos após foto ironizando Barradão
Nesta quinta-feira (19), começou a circular nas redes sociais uma imagem que irritou torcedores do Vitória. Na foto, dois homens aparecem no estádio Manoel Barradas, o Barradão, tapando o nariz, em alusão à sátira feita pela torcida do Bahia ao estadio do rival, construído na metade dos anos 80 em cima de um antigo aterro sanitário. Após a repercussão negativa, os dois foram identificados como prestadores de serviço da empresa Futebol Card, responsável pela administração das catracas e venda de ingressos do rubro-negro baiano. Em contato com o Metro1, a assessoria do Vitória confirmou que eles foram desligados imediatamente e não prestam mais serviço ao clube.
Mulher de 41 anos é presa acusada de tráfico de drogas em Maracás
Uma mulher de 41 anos foi presa na manhã dessa quinta-feira (19), em Maracás, acusada de tráfico de drogas. De acordo com informações do blog Itiruçu Online, Rita de Cassia Santos de Oliveira foi flagrada com 70 gramas de pasta base, 09 buchas de maconha, 30 petecas de cocaína, embalagens plásticas, R$142,00 em espécie, 4 aparelhos celulares e 500g de Bicarbonato de Sódio (material químico utilizado para render a cocaína). A ação da Polícia Militar ocorreu no bairro Boa Vista, após denúncia anônima. Rita foi apresentada juntamente com o material na delegacia local.
Local de prova do Enem pode ser consultado a partir dessa sexta
Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar o local onde farão as provas a partir de amanhã (20). O acesso ao cartão de confirmação da inscrição será liberado às 10h e estará disponível na Página do Participante e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android e iOS. Para acessar o Cartão basta fornecer o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e a hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. Para aqueles participantes que esqueceram a senha, mas lembram o e-mail cadastrado, será enviada uma nova senha. Já o participante que não se lembra da senha, nem do e-mail, mas se lembra do telefone cadastrado, pode receber a nova senha por SMS.
Comissão rejeita 2º denúncia contra Temer e comemora

Por 39 votos contra 26, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), recomendando que a Câmara não autorize o Supremo Tribunal Federal a processar o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), com base na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República. A autorização ainda deve ser votada em Plenário, o que deve ser feito na próxima quarta-feira (25). Para aprovar a denúncia, são necessários os votos de 352 deputados. Foram 19 horas de debates na CCJ em dois dias, até a votação final. Com informações da Agência Câmara.
Bandidos invadem fazenda e matam casal no município de Guaratinga
Um casal foi assassinado, nesta quinta-feira (19), em uma fazenda às margens da BA 283, no município de Guaratinga, no extremo sul da Bahia. Segundo o site Radar 64, três homens encapuzados invadiram a fazenda e mataram Fabrício Trevizani, de 34 anos, e Maricélia Silva Bobbio, 24. Ainda de acordo com a publicação, os bandidos foram primeiro até a casa da funcionária à procura de armas e, em seguida, se encaminharam para à sede da fazenda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SSP) foi acionado, mas o casal já estava morto. O filho de uma das vítimas, de apenas quatro anos, não ficou ferido. A polícia descartou a hipótese de latrocínio, já que objetos de valor que havia na casa não foram roubados.
Relatório da PF aponta 33 ligações em dois meses entre Aécio e Gilmar pelo WhatsApp
Um relatório da Polícia Federal aponta que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fizeram 33 ligações entre si pelo aplicativo WhatsApp em dois meses. De acordo com informações divulgadas inicialmente pelo BuzzFeed News, o período avaliado pela PF foi entre 16 de março e 13 de maio, justamente quando Aécio passou a ser investigado por suspeita de receber propina da JBS e foi alvo de uma operação da Polícia Federal. As conversas feitas por meio do WhatsApp não ficam gravadas nos aparelhos e são imunes a grampos. Portanto, não é possível saber o conteúdo dos diálogos, “restando tão somente evidenciado a frequência de contato entre as autoridades em questão”, diz o relatório. O documento foi anexado a um dos processos que tramitam em sigilo no STF e tem o ministro Edson Fachin como relator. As ligações foram descobertas a partir dos celulares apreendidos com Aécio na Operação Patmos, deflagrada no dia 18 de maio. Uma das ligações aconteceu no dia 25 de abril, quando Gilmar suspendeu um depoimento que Aécio prestaria à PF no dia seguinte.
STJ manda soltar Carlos Arthur Nuzman

O Superior Tribunal de Justiça aceitou um pedido de habeas corpus e mandou soltar nesta quinta-feira (19) Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ele estava preso desde o dia 5 de outubro, sob suspeita de compra de votos para que a cidade do Rio de Janeiro fosse escolhida sede dos Jogos de 2016. Nuzman nega as acusações, segundo destacou o G1. O ex-governador Sérgio Cabral, que está em cárcere privado desde novembro de 2016, o empresário Arthur Soares, considerado foragido, e Leonardo Gryner, ex-diretor do COB, também são suspeitos de envolvimento nos crimes que colocou Nuzman na mira da Justiça.
Dodge aponta Geddel como ‘líder de organização criminosa’
Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que o ex-ministro Geddel Vieira Lima “fez muito em pouco tempo” e o apontou como “líder de organização criminosa”. Dodge fez o comentário em meio a um recente pedido de liberdade da defesa do ex-ministro, suspeito de obstruir investigações e ocultar R$51 milhões em um apartamento. Geddel foi preso pela segunda vez no dia 8 de setembro na operação Tesouro Perdido, quando cumpria prisão domiciliar.















