Ubaitaba Urgente

Polícia Civil prende filho que matou o pai com golpe de machado em Jequié

Assassino confesso do próprio pai, Cleberson Francisco Vieira, de 23 anos, foi preso no domingo (22), por uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Jequié. O suspeito tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por ter assassinado José Francisco Vieira, em março deste ano, no sítio Jurema, na zona rural de Jequié, onde eles viviam. Segundo a Polícia Civil, Cleberson disse que deu um golpe de machado no pai, durante uma discussão, mas afirmou que não teve a intenção de matar e que agiu por impulso. O jovem se encontra na carceragem da DT/Jequié, onde aguardará transferência para o sistema prisional.

Governador autoriza obras do Centro de Treinamento para Canoagem em Ubatã

Depois de Ubaitaba e Itacaré, chegou a vez do governador Rui Costa assinar a ordem de serviço para construção do Centro de Treinamento para Canoagem de Ubatã, no sul da Bahia. A autorização para o início das obras foi dada nesta terça-feira (24), durante solenidade no centro da cidade. O equipamento representa um investimento da ordem de R$ 1 milhão. Ainda em Ubatã, Rui também entregou um trator com implementos para a prefeitura municipal e inaugurou a pavimentação da Rua Dois de Julho e das 1ª e 2ª Travessa Dois de Julho, no bairro Dois de Julho, onde foram investidos R$ 348.693,84. Crianças e adolescentes de oito a 18 anos serão atendidas no centro, através do projeto ‘Remando no Rio de Contas’, que oferece 90 vagas de iniciação em canoagem em cada município contemplado. O objetivo é formar novos talentos olímpicos, a exemplo doa medalhistas Isaquias Queiroz e Erlon Santos. Para Rui, “é um orgulho grande estar aqui dando ordem de serviço de uma ação importante para a nossa juventude, para o esporte, e com certeza nós vamos anunciar novas obras em parceria com o município”. O governador destacou que que Ubatã será o primeiro município do interior de onde será transmitido o seu programa Papo Correria. “Será o quarto programa o primeiro a ser feito ao vivo em uma cidade do interior. Ubatã é o primeiro município onde nós realizaremos uma transmissão ao vivo ao lado da nossa prefeita, dos nossos deputados, que vão comigo dar as ordens de serviço nas obras”.

POLICLÍNICA

Rui informou que em breve Ubatã vai se beneficiar da inauguração da policlínica em Jequié. “Ubatã está equidistante a Jequié e Itabuna, mas como [a policlínica de] Jequié já vai começar a funcionar agora, eu acredito que a prefeita deve optar por ser atendida em Jequié e, com isso, a partir do dia 16 de dezembro, quando será a inauguração, nós vamos atender Ubatã com todos os exames, ressonância magnética, endoscopia, tomografia, enfim, todos os exames que as pessoas precisam fazer. Todas com microônibus com ar condicionado e wifi gratuito, que já estão em Jequié, para atender às cidades”. Com informações da Ascom/Ba

Planilha mostra R$ 1 milhão que teria sido pago pela JBS a Temer

presidente Michel Temer (PMDB) teria recebido um repasse de R$ 1 milhão em setembro de 2014, conforme aponta uma planilha detalhada que foi apreendida na sede da JBS, em São Paulo, de acordo com informações publicadas nessa segunda-feira (23), pela revista Época.  A planilha, até então desconhecida dos investigadores, apontaria a existência de uma conta corrente aberta especificamente para o pagamento de partidos e políticos. No total, 64 nomes são mencionados, um deles supostamente sendo o de Temer. O atual presidente da República teria recebido um “crédito” de R$ 1 milhão no dia 2 de setembro de 2014, segundo anotações da planilha publicadas pela Época. O documento estava em uma das pastas do empresário Wesley Batista, um dos donos da JBS, apreendida em 11 de maio deste ano. Transações como essa já haviam sido relatadas pelos irmão Joesley e Wesley Batista e pelo executivo da JBS, Ricardo Saud, em suas delações premiadas à Procuradoria-Geral da República (PGR) – homologadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A revista mencionou que a conta-corrente citada na planilha teria recebido um aporte total de R$ 56 milhões, e que a origem do dinheiro seria o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No trecho do documento publicado pela Época, aparecem ainda nomes que seriam de políticos tanto da base de Temer quanto da oposição. Com informações do Sputnik

Prefeitura de Aurelino Leal recupera ruas no Humberto Barbosa e Casas Populares

A Prefeitura de Aurelino Leal promoveu melhorias nas ruas das Casas Populares. Foram efetuadas obras de patrolamento em todas as vias. As benfeitorias contemplaram a população da localidade que necessitava de mais segurança nos dias de chuvas. As melhorias também beneficiaram os moradores da Rua José Nascimento e demais ruas no Humberto Barbosa, incluindo ainda ruas do Bairro Belo Vista. (Ascom/Aurelino Leal)

Planilha da JBS mostra pagamento de R$ 100 mil a vice-governador da Bahia, diz site

Os nomes do vice-governador da Bahia, João Leão (PP), o presidente Michel Temer e mais outros 62 políticos figuram em uma lista apreendida pela Polícia Federal, na sede da JBS, em São Paulo. Segundo informações da revista Época, o documento mostra uma suposta conta-corrente que teria sido aberta apenas para realizar os repasses aos políticos e alguns partidos. Na imagem divulgada pela revista, aparece o nome de Leão, um pagamento no valor de R$ 100 mil e ainda um crédito de R$ 823 mil. De acordo com o documento, o repasse teria sido feito em 22 de setembro de 2014, mesmo ano em que Rui Costa foi eleito governador da Bahia. A planilha ainda mostra o nome de Temer e um repasse de R$ 1 milhão, que teria sido realizado em 2 de setembro do mesmo ano. O documento estava no gabinete de Wesley Batista e a apreensão aconteceu durante a Operação Maquinários, sob a coordenação da Superintendência Regional da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul. Os dados ainda mostram que foram repassados mais de R$ 56 milhões para os políticos. No entanto, parte desses valores já haviam sido divulgadas pelos executivos da JBS em delações premiadas.

Foto: reprodução/Revista Época

Noivo morre duas horas antes do casamento; levava pétalas para fazer surpresa

Foto: Repeodução/Facebook

Um homem de 21 anos morreu duas horas antes do casamento, em Baraúna, no Rio Grande do Norte. Carlos Adriel da Silva levava pétalas de flores para a noiva na intenção de fazer uma surpresa para a amada. No caminho da casa onde moraria com Paloma Ismaelly, ele bateu de moto e não resistiu. Carlos não usava capacete no momento da batida, de acordo com o G1. Abalada com a perda do noivo, Paloma escreveu um texto emocionado ao seu primeiro amor. Eles estavam juntos há quatro anos. O corpo de Carlos foi velado na Assembleia de Deus da comunidade Juremal, neste domingo (22). “Deus sabe o quanto sonhamos com o nosso casamento (…) mas infelizmente o sonho foi interrompido. Interrompido, e não acabado, porque eu sei que um dia eu te verei novamente, te abraçarei forte como fazíamos todos os dias e vou dar aquela brigadinha de leve por ter me deixado te esperando, quando deveria ter sido o contrário. A noiva é a única que pode atrasar, lembra?!”, escreveu a jovem de 18 anos. Na postagem, ilustrada por uma foto do casal, Paloma descreve que “acordar e perceber que não é só um pesadelo” tem sido “uma das piores sensações”, algo que ela imaginava só acontecer em filmes que “todos odeiam o final”.  “Eu não tive a oportunidade de ser conhecida como sua esposa diante dos homens, mas nós dois sabíamos que nossa relação ia bem além de qualquer status, nós já éramos casados pelo nosso amor, pela nossa cumplicidade que sempre foi imensa (…) Eu me conformo em saber que nós vivemos intensamente cada momento e eu vou continuar sentindo ele (nosso amor) aqui todos os dias”, destacou.

LEIA DEPOIMENTO DE PALOMA NA ÍNTEGRA:

“Acordar e perceber que não é só um pesadelo tá sendo uma das piores sensações que já senti. Eu sempre achei que essas coisas só pudessem acontecer em filmes daqueles que todos odeiam o final. Deus sabe o quanto sonhamos com o nosso casamento, foram incontáveis dias de ansiedade, nervosismo e preparação pra esse dia que seria o mais feliz das nossas vidas, mas infelizmente o sonho foi interrompido , interrompido e não acabado porque eu sei que um dia eu te verei novamente, te abraçarei forte como fazíamos todos os dias e vou dar aquela brigadinha de leve por ter me deixado te esperando quando deveria ter sido o contrário, a noiva é a única que pode atrasar, lembra?! Obrigada meu amor, obrigada por ter me permitido te conhecer, por ter feito da minha família a sua também, por fazer de mim a sua melhor amiga e por ter me mostrado que você me amou durante cada segundo da sua vida.  Eu não tive a oportunidade de ser conhecida como sua esposa diante dos homens, mais nós dois sabíamos que nossa relação ia bem além de qualquer status, nós já éramos casados pelo nosso amor, pela nossa cumplicidade que sempre foi imensa. Eu me conformo em saber que nós vivemos intensamente cada momento, nosso amor foi vivido todos os dias por nós dois da forma mais linda possível e eu vou continuar sentindo ele aqui todos os dias ! Eu te amo meu primeiro amor, dono do meu primeiro beijo , o protagonista da minha história de amor preferida!  Estarei te esperando pra realizarmos nosso sonho, até breve meu noivo lindo ❤ Te amo daqui até o céu.”

Ana Maria Braga desmente notícia de câncer de pele: ‘ Pode dar close’

A apresentadora retornou ao programa na manhã desta segunda-feira, 23

De volta ao comando do programa “Mais Você” (TV Globo), na manhã desta segunda-feira, 23, Ana Maria Braga, 68 anos, desmentiu que estivesse doente e afirmou que “está muito bem”. A declaração dela acontece após o colunista Léo Dias, do jornal “O Dia”, ter noticiado que a apresentadora teria feito uma cirurgia no rosto por conta de um câncer de pele e que, por conta disso, estaria afastada do programa matinal.   “Eu estou muito bem. Não aconteceu nada, não operei nada. Pode dar close”, declarou a apresentadora, acrescentando que “tem gente que é mal informada. Nesse fim de semana, foi uma festa. A gente foi dar uma descansada pra ficar com a pele mais bonita, mais luminosa… De vez em quando precisa. Dai já me deram uma porção de coisas de presente”, afirmou ela, que estava em sua casa em Sorocaba (SP).  Após desfazer a notícia, Ana Maria agradeceu a preocupação dos fãs. “Queria dizer muito obrigada pela atenção”. Durante a ausência de Ana Maria, na semana passada, os apresentadores Patrícia Poeta e Zeca Camargo assumiram o “Mais Você”.

Holandesa Lieke Martens é eleita melhor jogadora do mundo

A holandesa Lieke Martens, de 24 anos, foi escolhida a principal jogadora do futebol feminino atual. A jogadora do Barcelona ganhou pela primeira vez o prêmio de melhor jogadora do mundo nesta segunda-feira (23), em Londres. Ela venceu a venezuelana Deyna Castellanos e a americana Carli Loyd.

Jovem que atirou dentro de escola é encaminhado para centro de internação

O estudante de 14 anos que atirou e matou dois colegas de uma escola na cidade de Goiânia foi encaminhado para um centro de internação na tarde desta segunda-feira (23). Neste sábado, a Justiça atendeu a uma recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e determinou a internação provisória do adolescente. O caso aconteceu na última sexta-feira (20). João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, ambos com 13 anos, morreram. Além disso, três meninas e outro menino ficaram feridos. Até a tarde desta segunda, o adolescente de 14 anos estava detido na Delegacia Estadual de Apuração de Atos Infracionais (Depai).

Bahia: Prefeitos “chiam”, mas gastam mal o dinheiro público

Fernando Gomes (DEM).

Prefeitos baianos fazem uma mobilização nesta quinta-feira (26) para “denunciar a crise financeira que afeta os municípios baianos”. Elas fecharão as portas, mantendo apenas os serviços essenciais. Já os prefeitos se reunirão em Salvador. Na capital, a União dos Municípios da Bahia (UPB) organiza uma marcha, às 8h, em direção à Assembleia Legislativa, onde uma audiência pública vai discutir exigências como mais R$ 4 bilhões de auxílio financeiro aos municípios. Também a atualização dos valores repassados para a execução de programas federais e a redução de quase 100% no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que atinge diretamente os CRAS e CREAS. Apesar de reivindicações justas, o movimento dos prefeitos não é bem visto por boa parte da população porque, ao tempo em que pedem mais verbas, continuam promovendo gastos desnecessários e contratando cabos eleitorais. Itabuna, por exemplo, que se queixa de falta de verbas, mantém mais de 1.200 cabos eleitorais e indicados de vereadores em cargos temporários que custam R$ 2 milhões por mês ao município. Algumas contratações chamam ainda mais a atenção. É o caso de 12 “analistas de sistema” que não possuem qualificação para o cargo nem qualquer curso na área. Além disso, a prefeitura de Itabuna já tem 12 analistas efetivos, que ganham um terço do pago aos temporários, e todo o sistema é terceirizado. O Movimento Pró-Município tem como principal objetivo chamar a atenção dos poderes estadual e federal para “situação de falência” que assola as prefeituras. Com informações do Jornal A Região de Itabuna

Aneel deve reajustar preço de energia após revisão de cálculo das bandeira tarifárias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve reajustar o preço da tarifa de energia elétrica, após revisão da metodologia de definição das bandeiras tarifárias. A autarquia considera que atualmente existe volatilidade, acúmulo de déficits e imprecisão quanto à informação correta a ser dada ao consumidor. “Colocamos em revisão com urgência urgentíssima. [A conta da bandeira] está deficitária em 2017. Isso gera um problema para o pagamento das próximas faturas”, disse Tiago Correia, diretor da Aneel. Segundo informações do Valor Econômico, a arrecadação referente à bandeira tarifária em setembro foi de aproximadamente R$ 1 bilhão, enquanto o custo de operação do sistema girou em torno de R$ 4 bilhões. Até o final do ano, o impacto será de R$ 6 bilhões, que só poderão ser repassados para o consumidor nos reajustes anuais. Nesta terça-feira (24) a Aneel deverá decidir sobre a abertura de audiência pública para discutir o assunto. O presidente da Aneel quer aplicar a mudança já em novembro. A nova metodologia deve considerar, além do custo de geração térmica para o mês, o indicador de garantia física hidráulica das hidrelétricas. Atualmente a metodologia considera apenas o custo marginal de operação do sistema, valor fornecido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que baliza o cálculo do preço de liquidação das diferenças. Esse custo tem forte variação semanal. Com a nova metodologia, a ideia é aplicar uma fórmula que utilize o CMO e o GSF (garantia física hidráulica) – este último é mais estável. com informações do Bahia Noticias

Cristiano Ronaldo é eleito como melhor jogador do mundo 2017

Foto: Reprodução/ Goal.com

O jogador Cristiano Ronaldo foi eleito como melhor jogador do mundo da Fifa 2017.  Nesta segunda-feira (23), em cerimônia realizada em Londres (Inglaterra), CR7 recebeu a condecoração pela quinta vez, igualando Lionel Messi como recordista de conquistas do troféu.  “Quero agradecer meus companheiros, meu time, o Real Madrid, os companheiros de seleção. Foi um ano extraordinário. Onze anos que estou aqui no palco. Talento, trabalho duro. É claro que obstinava troféus coletivos e individuais também. Esse troféu é para vocês, minha família, minha namorada, meu filho… Agradecer também Eva e Mateo, que estão em casa, vou ser pai outra vez. Estou muito feliz. Obrigado a todos”, disse o craque. Além de 2017, Cristiano já foi eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2008, 2013, 2014 e 2016 – a primeira ainda pelo Manchester United, as demais defendendo a camisa do Real Madrid. Já Messi ganhou a honraria em 2009, 2010, 2011.

Evangélicos impulsionam Bolsonaro e Marina e derrubam Lula, revela Datafolha

Se depender do eleitorado evangélico, a zona de conforto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial vai minguar um bocado. Já a pujança eleitoral do deputado Jair Bolsonaro (PSC) e de Marina Silva (Rede) se dilata no segmento, segundo pesquisa Datafolha realizada no fim de setembro. No quadro geral, Lula tem pelo menos 35% das intenções de voto nos cenários nos quais seu nome é testado. Numa simulação em que só evangélicos iriam às urnas, ele continuaria o mais bem posicionado, mas com 29% de menções na sondagem estimulada –na qual são exibidos cartões com nomes dos candidatos. O Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 municípios. Evangélicos representam a segunda maior camada religiosa do país (32%), segundo o Datafolha. Católicos, que até os anos 1980 eram 9 de cada 10 brasileiros, são maioria, mas sua presença vem encolhendo: hoje, são 52% da população. Entre eles, Lula é a opção de 40%, tanto no cenário com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) quanto naquele em que o tucano testado é o prefeito João Doria. Nos dois casos, Bolsonaro e Marina disparam na preferência evangélica, com pelo menos 21% e 17% das intenções de voto, respectivamente –quando Lula está na jogada, ainda que por margem estreita, católicos preferem o deputado à ex-senadora. E se o ex-presidente, que enfrenta problemas na Justiça que podem impedi-lo de concorrer, não se candidatar? Aí é Marina, única evangélica entre os principais pré-candidatos, quem lidera a corrida, escolhida por 27% daqueles que seguem sua fé e 21% dos guiados pelo papa Francisco. Bolsonaro vem em segundo lugar, com 23% entre evangélicos e 16% entre católicos. A indisposição de evangélicos com Lula também sobressaiu quando entrevistados foram indagados sobre o candidato em quem não votariam de jeito nenhum. A taxa de rejeição ao petista chega a 46% nessa fatia religiosa –só os que se declaram espíritas kardecistas/espiritualistas rechaçam ainda mais o ex-presidente (52%). Levando em conta todas as filiações religiosas, essa taxa cai para 42%. Católicos são menos antipáticos a Lula: 39% o descartariam no pleito. Com Bolsonaro o quadro se inverte: a rejeição, que no quadro geral é de 33%, cai a 27% no eleitorado evangélico. O parlamentar se declara católico (parcela na qual tem 34% de resistência), mas foi batizado nas águas do rio Jordão, em Israel, pelo pastor Everaldo, presidente de seu partido, teve o casamento com a terceira esposa celebrado por Silas Malafaia e vem buscando aproximação com esse segmento. Evangélicos também são mais benevolentes com os nomes tucanos cotados para disputar a Presidência: o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria têm, respectivamente, 28% e 22% de taxa de rejeição, contra 33% e 25% da média católica (religião professada pelos dois). Já a objeção a Marina é de 21% entre evangélicos como ela e dispara a 29% entre seguidores do Vaticano. Filho de uma ex-católica convertida à Assembleia de Deus, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que não se declara candidato mas costuma ser lembrado por eleitores para o pleito de 2018, é o menos rejeitado: 21% (todos), 23% (só católicos) e 19% (evangélicos).

TOMAR PARTIDO

Evangélicos têm menos apego partidário do que católicos: 66% dizem não ter uma sigla preferida, contra 59% do maior grupo religioso do país. O favoritismo do PT é maior entre católicos (22%) do que entre evangélicos (18%). Idem com PMDB: 6% e 3%, nessa ordem. Já o PSDB angaria os mesmos 4% de predileção em ambos os segmentos.

Amurc participa do Movimento Pró-Município da UPB

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc aderiu ao Movimento Pró-Município, liderado pela União dos Municípios da Bahia –UPB, que nesta quinta-feira, 19, definiu uma mobilização em todo o Estado, durante umareunião com sua Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Consultivo – Presidentes de Associações e Presidentes dos Consórcios. Após a reunião na sede da UPB, em Salvador, ficou decidido que os prefeitos baianos realizarão uma grande mobilização na próxima quinta-feira, 26, com uma caminhada em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública. Ainda ficou definido que no mesmo dia, as prefeituras do estado fecharão as portas, mas os serviços essenciais serão mantidos. A Amurc vem debatendo a crise financeira dos municípios, com o objetivo de buscar uma solução para os problemas atuais enfrentados pelas prefeituras no Sul da Bahia.Recentemente, a entidade promoveu um debate com a Confederação Nacional dos Municípios – CNM, que apresentou um cenário de queda nos repasses federais em todo o país. E, por fim, aderiu a campanha da de mobilização dos gestores municipais para a busca de novo Apoio Financeiro dos Municípios (AFM), no valor de R$ 4 bilhões, junto aos seus parlamentares. Para o presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o momento é de união entre todos os prefeitos paraa construção deste movimento.“Neste momento não há cor partidária.A bandeira que ora empunhamos é do Movimento Municipalista e a necessidade deste movimento em dialogar com o Estado, mas especialmente com os seus munícipes, pois, não podemos continuar de pires na mão, sem a mínima condição de atender ao nosso povo”.

Conferência reelege Davidson Magalhães para presidência do PC do B/BA

O deputado federal Davidson Magalhães foi reeleito, neste domingo (22), presidente do PCdoB na Bahia, durante a Conferência Estadual do Partido, que aconteceu em Salvador, neste final de semana. A decisão foi tomada pelos 82 novos integrantes do Comitê Estadual, também eleitos na Conferência, para o biênio 2017/2019. “Eu agradeço a todos e todas pela confiança em mim depositada para conduzir o nosso Partido por mais dois anos”, afirmou Davidson, após o anúncio da reeleição. A composição da futura Comissão Política e do novo Secretariado estadual será definida em momento posterior. Antes do processo eleitoral, o PCdoB realizou, na manhã deste domingo, um debate com os principais dirigentes estaduais e que contou, também, com as presenças do governador Rui Costa; do ex-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado, Jaques Wagner; e da senadora Lídice da Mata. Na pauta, estavam discussões sobre os cenários políticos nacional e estadual. Davidson Magalhães avaliou que, apesar das dificuldades no país, a Bahia segue na contramão da crise.  Davidson ainda reafirmou o compromisso do PCdoB com o projeto liderado na Bahia por Rui, porque “continuar esse projeto é vital para o povo baiano e, por isso, estamos de cabeça na reeleição do governador, pela unidade”, disse o deputado. Com informações do PC do B/BA

Campeão mundial de surf QS masculino pode ser definido nas praias de Itacaré

A praia da Tiririca, em Itacaré, vai receber entre os dias 26 e 29 de outubro, alguns dos melhores surfistas do mundo, em busca dos 1500 pontos no ranking de acesso do Qualifying Series. E como a cidade vai sediar a penúltima etapa do mundial de surf 2017, há a possibilidade de que o grande campeão do QS Masculino seja confirmado nas ondas de Itacaré. Entre os cabeças de chave do Itacaré Surf & Sound Festival estão o catarinense Alejo Muniz e o paulista Alex Ribeiro, ambos ex-integrantes da elite no ano passado e que buscam a volta ao Tour. Entre os baianos, Bino Lopes e Marco Fernandez garantiram presença, assim como o local Yagê Araújo, que vive uma grande fase nas competições e vai competir com a torcida a seu favor. No time baiano ainda teremos Franklin Serpa, Bruno Galini, Artur Cerqueira, Italo Rosa, Erick Moraes e Elson Vieira. Além de Yagê, os locais serão representados ainda por Alandreson Martins, Iago Silva, Félix Martins, Igor Farias, Davi Silva, Junior Santos e o baiano radicado na França, Olivier Cassaigne. O Mundial de Surf em Itacaré contará ainda com a presença de nomes como Raoni Monteiro, Heitor Alves, Thiago Camarão, Victor Bernardo, Hizunome Bettero, Jihad Khodr, Krystian Kymerson, Weslley Dantas, Jean da Silva, Victor Mendes, Robson Santos, Gabriel Farias, Alan Donato e outros. Entre os estrangeiros, destaque para o japonês Kaito Ohashi, o chileno Guilhermo Satt e o peruano Juninho Urcia. A estrutura para a realização do mundial de Surf QS 1.500 masculino e do Itacaré Surf Sound Festival, já está praticamente pronta. Uma grande estrutura de palco está sendo montada para transmitir o evento ao vivo para todo o mundo e ainda de espaços para exposições ecológicas, atrações folclóricas, espaços para os atletas, imprensa, premiação, postos de salva-vidas e área para o público. E na praia do Resende está sendo montada uma estrutura para a realização dos shows musicais. Paralelo ao mundial estará sendo realizado o Itacaré Surf Sound Festival que acontecerá nos dias 27 e 28 na Praia do Rezende. De acordo com a programação, na sexta-feira, dia 27, estarão se apresentando as bandas ConeCrew, do Rio de janeiro, e Maskavo, de Brasília e São Paulo, além de Marlon Moreira e DJ Banzai. No sábado, dia 28, será a vez das bandas Bruta Raça e Rael da Rima, Fábrica de Sons, Banda Kasa 8 e o DJ Banzai. Os ingressos estarão à venda no Pé de Amêndoa e na loja South to South, em Itacaré, e na nas lojas da Back Door, em Ilhéus e Itabuna. Realizado pela World Surf League (WSL) e pela Prefeitura Municipal, a etapa do mundial de surf de Itacaré vai distribui US$ 20 mil em prêmios e vai colocar mais uma vez a cidade como uma referência internacional do esporte. 

Em Itapitanga, espingarda dispara e mata caçador

Foto: Meramente ilustrativa

Felipe Carvalho dos Santos, 28, natural de Coaraci, morreu na noite do último sábado (21/10), no município de Itapitanga. A vítima se preparava para caçar e, após se organizar em cima de uma arvore, desceu para pegar a espingarda. Na tentativa de retornar para arvore, a espingarda disparou de forma acidental, atingindo o abdômen de Felipe, que morreu na hora. O Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT), foi acionado na madrugada deste domingo (22/10), após o levantamento cadavérico, o corpo foi removido para necropsia. Com informações do RBN

Homem embriagado morre afogado em balde de água no Entroncamento de Jaguaquara

Foto: Reprodução

Raildo Matias Santos, de 49 anos, morreu de forma inusitada no Entroncamento de Jaguaquara neste domingo (22).  De acordo com informações da PM ao Blog Itiruçu Online, Raildo estava embriagado e tentou pegar algo em um balde de 20 litros no quintal de sua residência, na Rua Rio Grande do Norte, Bairro Bela Vista, quando teria tropeçado e caído com a cabeça dentro do balde e de joelhos.  Ainda segundo o blog, a vítima sofria de ataques  epiléticos. O homem era bastante conhecido no Entroncamento de Jaguaquara e trabalhava de frentista em um posto de combustível. A Polícia Militar foi acionada por populares que encontraram o homem afogado no balde de água. Próximo a corpo foi encontrado uma vasilhame de bebida alcoólica.

Homem sofre tentativa de homicídio ao chegar em casa na cidade de Ipiaú

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio na manhã dessa segunda-feira (23/10), por volta das 07h, no bairro Alto da Bela Vista, na localidade conhecida como “Cuscuz”, em Ipiaú. Segundo contou a esposa da vítima, seu marido foi abordado quando chegava em casa por dois homens numa motocicleta de cor preta, modelo twister. Alexsandro Gomes da Silva, 29, foi atingido no braço e na região do tórax. Ele  estava consciente e apresentava ferimentos na cabeça. O homem foi socorrido por uma viatura da Polícia Militar até o Hospital Geral de Ipiaú, de onde foi transferido pelo Samu para o Prado Valadares, em Jequié. Segundo apurou o site Giro em Ipiaú, o socorro feito pela PM ocorreu devido a falta de outra ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município. A única em funcionamento estava em outra ocorrência. De acordo com as primeiras informações, Alexsandro não possui passagens pela polícia. A violência iniciada já no período da manhã assustou os moradores do Alto da Bela Vista. A motivação do atentado ainda é desconhecida. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Governador Rui Costa inaugura Base avançada da CIPE Cacaueira em Ibicaraí

O município de Ibicaraí, no sul do estado, completou 65 anos de emancipação política neste domingo (22), e a população tem motivos para comemorar.  Em visita à cidade, na sexta-feira (20), o governador Rui Costa inaugurou a sede avançada da Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE) Cacaueira e lançou o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira que tem como objetivo a recuperação e preservação do rio por meio de ações que promovam a proteção de nascentes e cursos d’água. Durante o evento, que contou com a presença de 16 prefeitos e sete ex-prefeitos de municípios da região, o governador Rui Costa recebeu o título de cidadão honorário de Ibicaraí. “Quero agradecer esta homenagem que recebi da Câmara de Vereadores. Esse reconhecimento aumenta ainda mais a minha responsabilidade e meu compromisso com Ibicaraí. Hoje realizei entregas e inaugurações que com certeza são de grande importância para o desenvolvimento do município e da região, e vou continuar trabalhando em parceria com o prefeito Lula Brandão, para melhorar a vida da população desta cidade”, afirmou o governador. A nova sede da CIPE conta com uma guarnição do Tipo C, com quatro homens e uma viatura para operações em Ibicaraí e as regiões vizinhas de Floresta Azul, Jussari, Itaju do Colônia e BR-414, que liga Ilhéus a Vitória da Conquista. O espaço também funcionará como uma base avançada da CIPE Cacaueira, que tem sede em Ilhéus e é responsável pelo policiamento de 40 municípios da região.