Cantor divulga novo projeto, batizado de ‘Belo Experience’
Assim como os artistas internacionais, o cantor Belo decidiu criar um projeto, batizado de “Belo Experience”, que dará aos fãs o direito de pagar para tirar foto com ele. Os valores variam de R$ 200 a R$ 600. No pacote mais caro, o artista oferece assento na ala premium para assistir o pocket show; kit premium; participação no painel de perguntas e respostas e foto com o cantor. Já no mais simples, os fãs terão direito a assento na ala standard para assistir ao pocket show; kit standard; permissão para assistir o painel de perguntas e respostas (sem direito a perguntas) e foto com o artista.
Valores dos pacotes do projeto “Belo Experience” (Foto: Reprodução)
“Nada substitui, para o fã, a proximidade com seu ídolo. Receber um sorriso, uma pequena atenção, um autógrafo, tirar uma foto. São experiências únicas, verdadeiros momentos de felicidade extrema, que o seguirão por toda sua vida. São estas oportunidades de aproximar o fã do seu ídolo que você vai poder viver no projeto Belo Experience. Venha literalmente passar uma tarde com o cantor Belo”, diz a descrição do projeto no site oficial do cantor (aqui).
Seus atos tinham como único objetivo matar”. Foi assim que promotores descreveram o que fez o contador italiano Valentino Talluto, condenado nesta sexta-feira a 24 anos de prisão por infectar mais de 30 mulheres com HIV (vírus que transmite a Aids ) intencionalmente. Sob o pseudônimo “Hearty Style”, Talluto conheceu por meio da internet mais de 53 mulheres, com as quais fez sexo desprotegido e sem contar que era portador do vírus até ser preso, em novembro de 2015. Quando algumas delas lhe pediam para fazer sexo com proteção, o italiano, de 33 anos, alegava ser alérgico a preservativos e que tinha acabado de fazer um teste que descartou a presença de qualquer doença sexualmente transmissível. De todas as vítimas de Talluto, 32 mulheres foram infectadas, assim como os cônjuges de três delas e o bebê de uma quarta. A criança nasceu com encefalopatia (inflamação no cérebro), segundo os médicos, “devido ao vírus HIV contraído da mãe durante o nascimento”. Muitas das parceiras do italiano eram estudantes. Algumas já eram mães. A mais jovem tinha 14 anos e a mais velha, 40 anos. Quando várias delas descobriram, por meio de exames de rotina, que eram portadoras do vírus, entraram em contato com Talluto, que alegou que não tinha nada a ver com o contágio. Outras só souberam de sua condição quando a prisão dele foi noticiada pela imprensa. Durante o julgamento, que começou em março deste ano em Roma, as vítimas descreveram os horrores do HIV, incluindo o estigma, e o fardo do tratamento. Algumas delas continuaram com Talluto meses depois de descobrirem que tinham o vírus. No final, foi a traição compulsiva dele – o italiano chegava a manter seis relacionamentos ao mesmo tempo – que as afastou.
SEM INTENÇÃO
A acusação pediu a prisão perpétua de Talluto por ele ter causado de forma intencional “uma epidemia”. “Talluto nunca colaborou, fez declarações falsas, negou toda a responsabilidade (…). Suas ações tinham como único objetivo matar”, afirmaram os promotores. Por outro lado, a defesa alegou que os atos do italiano foram “imprudentes, mas sem intenção”. Segundo seu advogado, Talutto era um homem carente de afeto, que nunca conheceu seu pai e perdeu sua mãe, viciada em drogas e soropositiva, há quatro anos. Além disso, argumentaram que as mulheres poderiam ter sido infectadas por outros homens. No fim do mês passado, Talluto quebrou o silêncio. Ele se mostrou arrependido pelo que fez, mas disse não ter consciência dos seus atos. “Muitas das mulheres com quem me relacionei conheceram meus amigos e parentes. Disseram que eu queria infectar a maior quantidade de pessoas possível. Se fosse assim, teria buscado sexo casual em bares; não teria compartilhado minha intimidade com elas”, alegou. Ao fim de mais de 10 horas de julgamento, Talluto foi considerado culpado por ter causado “danos físicos graves e incuráveis” a suas vítimas e condenado a 24 anos de prisão. O juiz, contudo, não acatou o argumento da acusação de que o italiano teria provocado uma “epidemia”.
CONDENAÇÕES PELO MUNDO
Essa não foi a única condenação no mundo por contágio intencional de HIV. No Estado americano do Missouri, que tem uma das legislações penais mais duras dos Estados Unidos, um jovem de 23 anos foi condenado a 30 anos de prisão em 2015 por esconder que era soropositivo e fazer sexo sem proteção com cinco homens. Um deles acabou infectado. No mesmo Estado, outro homem, de 36 anos, foi condenado a 12 anos de prisão pela mesma acusação. Um de seus ex-parceiros afirmou ter sido infectado por ele. Diagnosticado com o vírus HIV havia dez anos, o acusado fez sexo sem proteção com mais de 300 homens. Durante o julgamento, ele reconheceu que não informou nenhum deles sobre sua condição. No entanto, o juiz optou por reduzir a pena para 12 anos de prisão uma vez que as autoridades tiveram dificuldade para localizar potenciais vítimas e reunir provas. A maioria dos encontros, organizado por meio da internet, aconteceu de forma fortuita.
Um homem identificado como Jorge Batista Silva de Jesus, 39 anos, foi preso na sexta-feira (27) por policiais da 39º Companhia Independente de Policia Militar (CIPM) Boca do Rio, em Salvador. As informações foram divulgadas pela assessoria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os militares foram informados por funcionários da agência do Banco do Brasil de Pituaçu que o criminoso estava tentando se passar por outra pessoa para sacar dinheiro. Segundo o comandante da 39º CIPM major Edson Lima da Silva, o criminoso estava com documentos falsos. “Ele tentou sacar o dinheiro de uma pessoa já falecida, então demos voz de prisão e encaminhamos para a delegacia”, ressaltou. De acordo com a SSP-BA, o estelionatário foi encaminhado para a 9º Delegacia Territorial da Boca do Rio onde foi autuado em flagrante.
A prefeitura de Prado, no extremo sul baiano, tenta acelerar a conclusão de um projeto que ajude a conter o avanço do mar. A prorrogação de um decreto de emergência, por mais 90 dias, publicado nesta sexta-feira (27), dá mais tempo para a prefeitura encontrar uma proposta que resolva o problema. No final de setembro, parte de uma ponte à beira-mar cedeu, comprometendo o acesso às praias do município. “A gente não tem ainda uma ideia do que vamos fazer. O que queremos é construir algum suporte ou estrutura que impossibilite o avanço do mar e que ao mesmo tempo não cause impacto no meio ambiente”, disse o secretário de administração, Luiz Dupin, ao Bahia Notícias. Conforme o secretário, a iniciativa deve representar um custo alto, ainda também não estimado, e deve ser tocado por uma empresa especializada. Um dos locais mais procurados no sul baiano, Prado tem já cerca de sete quilômetros, dos 84km da costa local, afetados pelo avanço marinho.
Uma criança de 3 anos morreu no início da tarde deste sábado (28) após se afogar na piscina do condomínio Gran Ville das Artes, localizado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. O menino estava no edifício Residencial Matisse com familiares, em visita a um morador do condomínio, e brincava na piscina infantil, por volta das 12h30. O garoto foi até a piscina para adultos e acabou se afogando. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado pela administração do prédio, mas já encontrou a criança sem sinais vitais. O menino foi levado para um hospital, onde foi constatado o óbito. Com informações do BN
A prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), esteve participando nesta quinta-feira (26/10), na capital baiana juntamente com prefeitos de outros municípios da Bahia da grande mobilização Pró-Município. Diante da insuficiência de recursos, gestores municipais de todo o país se mobilizam para chamar a atenção acerca dos efeitos da crise. Audiências com a bancada parlamentar, reuniões com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e paralisações simbólicas foram algumas das medidas. A iniciativa partiu da União das Prefeituras da Bahia – UPB, no último dia (19), e hoje presidentes de associações e consórcios públicos municipais de diversas regiões estiveram participando com o objetivo de mostrar à sociedade a crise financeira vivida pelos municípios que não têm recebido o respaldo dos governos federal e estadual. Como forma de protesto, os gestores municipais do Estado se organizaram e fecharam as portas das prefeituras nesta quinta-feira, 26 de outubro. Os serviços essenciais foram mantidos de modo que não houvesse prejuízos para a comunidade. (ASCOM/Aurelino Leal)
Um projeto que envolve o esporte, a educação, a arte e a busca dos valores sociais. Assim é a Copa CEI, um trabalho que está sendo desenvolvido todos os sábados com os alunos do Centro Educacional de Itacaré pelos professores Nilson Souza, Miller Palafoz, Jaqueline Souza e Rafael Barros. O projeto tem como principal objetivo ocupar os alunos em horários vulneráveis, conjugando esporte, cultura e ações sociais, como pintura do espaço da escola e doações de alimentos para instituições carentes. A Copa CEI integra os alunos dos oitavos e nonos anos e também do Eixo 5 do Centro Educacional de Itacaré. E depois do esporte é hora de discutir cultura, valores sociais e arte. Como parte desse trabalho os próprios alunos estão realizando pinturas artísticas nas paredes da escola, uma ação que tem surpreendido os idealizadores do projeto pela integração, envolvimento dos alunos e o surgimento de grandes talentos. A temática das pinturas é a consciência negra, chamando a atenção para as desigualdades sociais. O professor Rafael Barros explica que a ideia é fazer uma educação cada vez mais inclusiva e transformadora. “Do ponto de vista pedagógico, visa acrescentar valores sociais na vida desses meninos, partindo do esporte”, complementou. Além dos professores, o projeto conta ainda com o apoio do diretor do Centro Educacional de Itacaré, José Augusto, do supervisor de esporte amador da Prefeitura, Jacques Muller e do assessor de planejamento, Cleber Miranda.
O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) e o prefeito de Camacã, Oziel da Ambulância, comemoraram, nesta quinta-feira (26), a reforma e modernização do Estádio Municipal do distrito de São João do Panelinha. O convênio que permite o início das obras, que irão custar R$ 300 mil, será assinado pelo governador Rui Costa no próximo dia 13. A movimentação para garantir a reforma do estádio começou no início de 2017, com articulações entre o prefeito, o deputado Davidson e a Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb). No dia 5 de fevereiro, a Sudesb realizou uma vistoria, com a presença do parlamentar, para verificar como poderia modernizar o equipamento esportivo. A partir daí, audiências posteriores com o governador asseguraram o empreendimento. “Essa reforma é mais uma demonstração que, com planejamento e perseverança, conseguimos levar desenvolvimento para as cidades e garantir mais esporte e lazer pro povo baiano”, declarou Davidson Magalhães. O prefeito Oziel recebeu a notícia com entusiasmo. “É um antigo e grande sonho que em breve será realizado, para a felicidade de nossa querida Panelinha”, comemorou. “Aproveito para agradecer ao deputado Davidson Magalhães”, completou.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio participou da movimento Pró-Município da UPB, nesta quinta-feira, 26, em Salvador, com a participação de mais de 350 prefeitos da Bahia. Entre os assuntos da pauta, os prefeitos reivindicaram mais recursos para os municípios, que nos últimos anos sofreu uma queda de 40 % no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Antônio de Anízio se mostrou otimista com o movimento e esperançoso com os resultados que os municípios poderão alcançar a partir da mobilização. “Nunca na história da Bahia aconteceu uma Mobilização desta. Mais de 350 prefeitos e prefeitas unidos. Só isto já é um grande resultado. Creio que vamos conseguir conquistar diversos itens da pauta, tanto na esfera Federal quanto na Estadual”. Na pauta de reivindicações, os prefeitos buscam apoio junto aos deputados para que possam requere da União, o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), no aporte de R$ 4 bilhões, a fim de possibilitar que as administrações municipais fechem as contas do ano de 2017. Além disso, os gestores reivindicam a revogação do corte de quase 100% no orçamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, para 2018, que comprometerá a manutenção de serviços importantes como CREAS, CRAS, Bolsa Família, etc. Outra necessidade citada foi o repasse imediato dos Royalties do Petróleo pelo Governo do Estado para os municípios baianos, o reajuste dos repasses dos programas Federais e Estaduais, a retirada das despesas dos programas federais do cálculo dos gastos com pessoal. Ainda são destaques na mobilização, a revisão do Pacto Federativo visando a melhor distribuição dos recursos entre a União, Estado e Municípios, e agilidade na aprovação de propostas de emendas e projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado Federal. A próxima mobilização acontecerá no dia 22 de novembro, em Brasília, com a participação de todos os municípios do Brasil.
Com articulação do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), Ibicuí já pode comemorar a reforma do maior equipamento esportivo do município, e a construção de um outro. A Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) confirmou, nesta quinta-feira (26), a assinatura dos convênios para as obras de reforma do Estádio Municipal, no valor de R$ 450 mil, e de construção da quadra do distrito de Água Doce, R$ 220 mil. “É um pedido antigo da população. Quero agradecer ao deputado Davidson Magalhães. Foi uma reivindicação que fizemos junto a ele e, como sempre, fomos atendidos”, declarou o prefeito Marcos Galvão, em reunião na Sudesb. “Agradeço também ao governador Rui Costa, que não tem medido esforços para levar grandes projetos para o Sul da Bahia”, completou. O deputado Davidson também comemorou a conquista. “O povo de Ibicuí sempre falava desse estádio e dessa quadra, pedindo essas reformas. Fico feliz quando nosso trabalho gera resultados concretos e leva felicidade para as pessoas”. Também estavam presentes o superintendente da Sudesb, Elias Dourado e os vereadores Ba, Bernardo, Carol, João e Neormísia. A assinatura dos convênios será feita no dia 13, com presença do governador.
A tão sonhada obra do centro de canoagem teve início em Ubaitaba na última segunda-feira (23). A visita dos engenheiros da obra aconteceu nesta quinta-feira (26/10). Os atletas da canoagem estão bastante animados. (Ascom/Ubaitaba)
Preocupada com a demora para o início das obras de recuperação da BR-030, em Maraú, a prefeita Gracinha Viana (PP), esteve mais uma vez no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, localizado no Bairro do Stiep em Salvador, onde conversou com o superintendente do órgão na Bahia, engenheiro civil Amauri Sousa Lima. Na reunião estavam presentes os vereadores de Maraú, Manasses (PTC), Dudu (PSL), Vado (PP), Paulino (PSL) e Régis (PRB). Segundo Amauri Sousa, a licitação foi feita no dia 09 de outubro. A equipe de engenharia do DNIT está analisando a documentação da empresa que ofereceu o menor preço.
Caso a referida empresa, que é do estado de São Paulo tenha toda a documentação será considerada a primeira colocada para realizar os trabalhos que devem começar até o final de novembro deste ano. “A notícia boa que tenho para Maraú é que o DNIT tem o projeto para asfaltar a BR-030, mais o referido projeto não estava como obra prioritária no PAC, e esta semana tivemos a felicidade de receber a notícia de que o projeto para asfaltar a BR-030 foi colocado como obra prioritária do PAC. Então tudo indica que em 2018, a depender do recurso do Orçamento da União, iremos pavimentar a rodovia”, disse Amauri. Com a notícia dada pelo superintendente sobre o asfalto da 030, Gracinha deixou o escritório do DNIT muito feliz e esperançosa para que essa obra da pavimentação seja uma realidade para o povo marauense e toda a região.
Na entrevista que fizemos com Amauri Sousa Lima ele disse que a prefeita Gracinha Viana tem sido uma guerreira na luta por melhorias para a BR-030, e que só este ano ele já perdeu as contas de quantas vezes Gracinha esteve no DNIT fazendo o mesmo pedido. A entrevista exclusiva que a Assessoria de Comunicação de Maraú, fez com o superintendente será veiculada nesta segunda-feira (30/10), nas emissoras de rádio, Litoral FM, Rio das Contas FM, Ubaitaba FM e Ubatã FM.(Ascom/Maraú)
Ricardo Teixeira está na mira da Justiça da França. De acordo com o “Estado de S. Paulo”, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é suspeito de ter participado de um esquema de compra de votos para o Catar ser o país sede da Copa de 2022 e teve uma conta bancária identificada no banco Paschem, em Mônaco, na França, com o valor de US$ 22 milhões, cerca de R$ 71,1 milhões. O veículo afirma que a identificação aconteceu indiretamente, quando procuradores buscavam informações para tratar de uma investigação de suspeitas de verbas em compra de companhias francesas, conhecida como “caso Qatar-Volia”, em que Teixeira estaria envolvido. O banco em questão é filial do Crédit Mutuel, da França, que vem sendo investigado por suspeita de participação em lavagem de dinheiro. A verificação dos procuradores franceses apontam participação direta do empresário Ghanem ben Saas al-Saas, ex-presidente do fundo Qatari Diar. O grupo, que faz parte dos investigados no Qatar-Volia, é suspeito de ter desviado US$ 182 milhões em comissões ocultas em direção a três empresas que vivem na situação de paraísos fiscais. O executivo catari também é fundador e diretor-presidente da Ghanin Bin Saad al Saad & Sons Group (GSSC), além de ser amigo próximo do emir do Catar, Tamim ben hamad-al-Thani. De acordo com o Estado de S. Paulo, a empresa patrocinou o amistoso entre Brasil x Argentina, realizado no dia 17 de novembro de 2010, duas semanas antes da escolha do país como sede da Copa de 2022. Após a descoberta, a polícia francesa passa a investigar se o valor de US$ 8,6 milhões pagos pelo amistoso pode ter sido direcionado para Ricardo Teixeira. De acordo com o jornal, os procurados já solicitaram ao Ministério Público Federal mais informações sobre o envolvido. Procurado pela reportagem, o ex-presidente da CBF, que também é investigado pela Justiça Suíça por suspeita de corrupção no futebol, não atendeu. Nas próximas horas deve ser revelada a informação se a conta em questão havia sido declarada em seu imposto de renda. Com informações do Terra
A atualização mais recente do WhatsApp dá ao usuário a opção de apagar uma mensagem já enviada, antes que o contato a veja. A novidade já está disponível para Android, iOS e Windows Phone, e funciona desde que você e seu contato tenham a versão atualizada do aplicativo. Para apagar a mensagem específica, é preciso abrir a conversa onde está a mensagem que se quer apagar, tocar e segurar a mensagem, selecionar “Apagar” no menu e, depois, “Apagar para Todos”. A mensagem só poderá ser apagada até sete minutos após o envio. Caso a opção tenha sido concluída, aparecerá na tela do seu contato, ao invés do texto que você escreveu, “Esta mensagem foi apagada”. Do mesmo modo, se você vir tal frase em uma conversa, significa que o remetente apagou sua mensagem para todos. A equipe do WhatsApp explica que, apesar da funcionalidade, é possível que oc ontato veja a mensagem antes de ela ser apagada ou se o processo não for realizado com sucesso – neste último caso, não será enviado um aviso de falha no procedimento.
Recebeu alta nesta sexta-feira (27) a filha de 12 anos do pastor Melquiades Santos Netto, conhecido como Netto Paz, ex-vocalista da banda Shalom. Ela foi baleada no ataque que matou o pai dela, na cidade de Ibirapitanga, no sul da Bahia, na noite da última quarta (25). A informação foi confirmada por parentes da vítima. A adolescente foi atingida de raspão no peito e em um dos braços. Ela estava internada no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, e deixou a unidade de saúde na companhia da avó. A menina estava no carro com o pai, a mãe, a irmã mais nova, de sete anos, e um pastor do Pará, quando dois homens em um carro branco chegaram atirando. Sem anunciar assalto, os suspeitos não levaram nada das vítimas. Após os tiros, Netto Paz perdeu o controle do carro, que caiu em uma ribanceira. A Polícia Civil suspeita que o pastor tenha sido vítima de execução. No carro dele há diversas marcas de tiros. Conforme o delegado que investiga o crime, Lane Andrade, a motivação e autoria ainda estão sendo investigadas, mas diante da ação dos atiradores, a polícia acredita que tenha sido execução. O delegado destacou ainda que, na hora do crime, os indivíduos pararam o veículo ao lado do carro da vítima e começaram a atirar. O corpo do pastor foi sepultado sob forte comoção dos moradores de Ibirapitanga, onde ele vivia, na tarde de quinta-feira (26).
Pastor Netto Paz I Foto: Reprodução
Louane Silva Santana, amiga da família, contou que o crime ocorreu quando Netto chegava a Ibirapitanga depois de ter ido à cidade vizinha de Ubaitaba para comer acarajé com o pastor do outro estado. “A gente nem consegue imaginar o motivo (da morte), porque ele era uma pessoa do bem que só pensava em ajudar. A gente não consegue ter ideia do que pode ter acontecido. Ele não tinha inimigos e era amado por todos”, disse Louane. Depois do ataque, policiais da Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), com sede em Ubaitaba, fizeram buscas na região, mas não conseguiram localizar os suspeitos. Com informações do G1
Prefeitos de toda a Bahia foram até a capital baiana na última quinta-feira, 26, a fim de reivindicar mais apoio financeiro para as prefeituras. “Temos que lutar unidos, porque senão não vamos fechar as contas no final do ano, a coisa tá difícil demais para nós, precisamos de mais recursos para nossa cidade” comentou a prefeita Suka. Ubaitaba participou ativamente deste ato. A mobilização teve o objetivo de chamar a atenção dos poderes estaduais e federais para a grande crise financeira que assola os municípios. 338 prefeitos participaram do Movimento Pró-Município que seguiu da sede da UPB até a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). Lá os prefeitos fizeram diversas reivindicações, entre elas: Edição de Medida Provisória para garantir o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), no aporte de R$ 4 bilhões, a fim de possibilitar que as administrações municipais fechem as contas do ano de 2017. (Ascom/Ubaitaba)
Policiais civis da 6ª Coorpin realizaram na manhã desta quinta-feira (26/10), uma mega operação no município de Buerarema, com a finalidade de cumprir 15 mandados de busca domiciliar, a fim de combater o tráfico de drogas, homicídios e outros crimes ocorridos na Bairro Santa Helena. Durante a operação foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 12. Os policiais civis também conseguiram elucidar um homicídio ocorrido na última quarta-feira (25/10), que teve como vítima Jackson de Sousa Bispo.
Na Operação dois indivíduos acabaram morrendo em confronto com a polícia. Antônio Marcos Gonçalves dos Santos, vulgo BaBy, e Elenilson Rodrigues de Andrade, ambos apontados como integrantes da facção criminosa de tráfico de drogas. A operação envolveu 80 integrantes da polícia Civil, entre eles agentes e delegados e 15 viaturas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A prefeita da cidade de Maraú, Gracinha Viana (PP), acompanhada pelos vereadores Manasses (PTC), Dudu (PSL), Vado (PP), Paulino (PSL), Régis (PRB), participou nesta quinta-feira (26/10), do Movimento Pró-Município realizado pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), contra a queda na arrecadação. O evento reuniu prefeitos de vários municípios que saíram em marcha para Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), onde foi realizada uma sessão especial para discutir as demandas dos municípios baianos.
“A gente está tendo muita dificuldade de honrar com nossos compromissos, o repasse atual é muito pequeno para o desenvolvimento dos municípios, que a cada dia crescem mais”, disse Gracinha Viana. Segundo a UPB, cerca de 338 prefeitos participaram do movimento.
A programação da UPB continuou no período da tarde, quando aconteceu o Diálogo Municipalista com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na ocasião, também aconteceu o ato de entrega da Pauta Prioritária aos Senadores e Deputados Federais da Bahia. (Ascom/Maraú)
Uma grande multidão acompanhou, no final da tarde desta quinta-feira (26), em Ibirapitanga, o cortejo fúnebre do pastor e cantor evangélico Netto Paz 36, assassinado numa emboscada na noite desta quarta-feira (25) no trevo entre a BR-101 e a BA-650. O velório foi realizado na Igreja Shekináh. Netto é ex integrante da banda Shalom. Segundo o blog Ubatã Notícias, o corpo de Netto chegou ao município de Ibirapitanga por volta das 13h desta quinta e foi grande o movimento de pessoas que queriam dar adeus ao cantor e líder evangélico. Ao chegar ao município o corpo foi acompanhado por uma multidão, que o levou até a Igreja Evangélica, fundada por Netto.
Diversas autoridades locais compareçam ao velório, a exemplo do prefeito Isravan Barcelos. Às 17h o corpo deixou a igreja em direção ao Cemitério Local e foi acompanhado por milhares de pessoas. Músicas evangélicas foram tocadas durante todo o percurso e de suas casas muitas pessoas se emocionavam e davam o último adeus ao cantor gospel. Netto Paz foi morto na tarde desta quarta-feira (25) quando retornava para Ibirapitanga. Bandidos num Fiat Strada encostaram no veículo do cantor e, sem anunciar assalto, dispararam diversos tiros.
O veículo de Netto, um Corolla cinza, acabou caindo numa ribanceira. O cantor estava acompanhado da esposa, de um pastor evangélico e de duas filhas, uma delas foi baleada, mas não corre risco de morte e continua internada em Itabuna. Netto, de acordo com a Polícia Civil, foi a óbito antes de dar entrada no Hospital Municipal de Ibirapitanga.
O delegado Lane Almeida acredita que o assassinato do cantor Netto Paz tenha sido uma execução. “Tudo indica, nas investigações preliminares, existe fortes indícios de execução, tendo em vista que os bandidos apenas encostaram o veículo e procederam os disparos sem sequer dar voz de assalto”, disse o delegado, que ainda acrescentou: “Nossas investigações apontam que foi morte premeditada, foi uma emboscada.
Por enquanto tudo leva a crer que não houve engano algum”, finalizou. Em tempo, uma força tarefa foi montada para esclarecer a morte do cantor, que era um dos principais nomes do segmento gospel da Bahia. O artista tinha agenda já programada para outubro e início de novembro em Guaratinga, Nilo Peçanha, Pilão Arcado, Salvador, São Paulo (SP), Alagoinhas e Ourolândia.
Após o professor de português faltar na terça-feira (24), alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Menandro Minahim na cidade de Una resolveram esperar a próxima aula de uma forma peculiar. De acordo com o G1, com uma churrasqueira eletrônica, a turma resolveu assar carne e linguiça dentro da sala de aula, fazendo uma espécie de festinha com direito a música e todos os acompanhamentos tradicionais de churrasco. Fotos do ocorrido foram compartilhadas nas redes sociais dos estudantes que possuem idades entre 16 e 17 anos. De acordo com o vice-diretor do Colégio, Luciano de Melo Ramos, a instituição só descobriu o churrasco depois da postagem e os envolvidos foram suspensos. No momento em que a situação estava ocorrendo, o diretor em exercício estava ausente porque havia ido levar uma estudante ao atendimento médico emergencial. Na segunda (30), a direção se reunirá com os pais dos estudantes para definição de medidas educativas. Eles teriam se inspirado em um caso parecido que aconteceu em Goiás para planejar o churrasco. O Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul (NTE 05), com sede em Itabuna, vai apurar a possível responsabilidade dos servidores que estavam presentes na escola.