Sensibilizar a comunidade escolar da zona rural em relação à defesa agropecuária e promover mudanças comportamentais para melhorar a saúde humana e ambiental. Esses são os principais objetivos do Projeto Adab na Escola que está sendo discutido entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia e a Prefeitura de Itacaré para que seja implantado no município. E na manhã desta segunda-feira representantes da Adab e da Secretaria Municipal de Educação de Itacaré se reuniram com a comunidade da região da Camboinha para apresentar o projeto e discutir as viabilidades para que possa ser implantado no município já no início do ano letivo de 2018. De acordo com a fiscal agropecuária da Adab, Catarina Mattos, inicialmente o projeto prevê a capacitação dos professores e o acompanhamento durante todo o ano oferecendo subsídios para que os educadores possam transmitir conhecimentos capazes de formar cidadãos conscientes e levar esses saberes para o contexto familiar. A proposta é despertar nos alunos o interesse pelas atividades do meio rural, além de incentivar o homem do campo a permanecer em sua região. O projeto também permite ao professor e ao aluno a oportunidade de trabalhar as matérias curriculares compartilhada com a realidade em que vivem. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, defende a implantação do projeto como o Adab na Escola como forma de tornar o ambiente escolar muito mais atrativo, interativo e agradável, trabalhando as disciplinas de acordo com a realidade dos estudantes. Ele explica que além da conscientização dos alunos, o projeto também visa estimular o aprendizado, trazendo novas técnicas de cultivo e criação com sanidade. A proposta é desenvolver inicialmente o projeto piloto em uma unidade escolar da zona rural e em seguida ampliar para outras escolas, beneficiando cada vez mais estudantes. Como parte da parceria, cabe à Adab promover a capacitação dos educadores para transmitir os conhecimentos sobre defesa sanitária, oferecer o material didático para os trabalhos com o alunado, além da orientação e o acompanhamento técnico e avaliação periódica do aprendizado. O acompanhamento será feito durante todo o ano com a turma, incluindo atividades de campo e visita a laticínios e outros projetos. No final os alunos receberão certificados de participação. Com esse trabalho a Adab e a Prefeitura de Itacaré pretendem obter como resultados a redução da incidência de doenças e pragas dos animais e vegetais, garantir a oferta de alimentos de qualidade produzidos para o consumo humano e promover a melhoria da qualidade de vida dos consumidores.
TCM rejeita contas de 9 prefeituras; três reeleitos estão em lista de punidos

As prefeituras de Canudos, Jussara, Macarani, Ouriçangas, Piatã, Rio Real, Macajuba, Mirantes e Banzaê tiveram as contas rejeitadas em sessão desta terça-feira (31) do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As gestões reprovadas foram as realizadas em 2016. Conforme o tribunal, o ponto principal negligenciado pelos prefeitos foi o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é a ausência de recursos em caixa para pagamento de despesas do exercício. Devido a essa irregularidade, todos os gestores serão denunciados ao Ministério Público Estadual (MP-BA) para que seja apurada a ocorrência de crime fiscal, caso dos gestores reeleitos de Canudos, Jussara e Piatã. Em Canudos, o prefeito reeleito Genário Rabelo de Alcântara foi multado em R$ 48,2 mil por falhas e irregularidades identificadas durante a análise das contas e por não ter adotado medidas para a redução da despesa com pessoal. Em Jussara, o também reeleito Hailton Mendes Dias apresentou insuficiência de caixa no montante de R$2.686.062,76, o que impossibilitou o pagamento de despesas de restos a pagar no valor de R$4.101.575,15. A irregularidade é grave, pois o prefeito Hailton Mendes Dias assumiu obrigações de despesas sem a correspondente disponibilidade financeira, comprometendo o equilíbrio das contas públicas. Em Macarani, o ex-prefeito Armando de Souza Porto foi multado em R$ 58,8 mil por irregularidades. Já as contas do ex-prefeito de Ouriçangas, Givaldo da Paixão Santos, apresentaram indisponibilidade financeira na ordem de R$998.122,04 para pagamento das despesas com restos a pagar. O ex-gestor foi multado em R$1,5 mil. No município de Piatã, o atual prefeito Edwilson Oliveira Marques não deixou recursos em caixa suficientes para quitar despesas realizadas em 2016, mas que só seriam pagas em 2017, promovendo prejuízo de R$1.946.639,15 nas contas públicas. Diante da irregularidades, o gestor recebeu duas multas, uma de R$2 mil e outra no valor equivalente a 12% dos subsídios anuais. Em Rio Real, além da ausência de recursos no montante de R$4.664.502,83 para quitação das despesas com restos a pagar, o ex-prefeito Orlando Brito de Almeida foi multado em R$10 mil por irregularidades no relatório técnico e em R$72 mil, que equivale a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa com pessoal. Em Macajuba, o ex-prefeito de Macajuba, Nelson de São Leão, foi punido em razão da realização de despesas com pessoal em percentual acima do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele foi multado em R$5 mil pelas irregularidades. Em Mirante, o ex-prefeito Marcos Barros de Lima não investiu o percentual mínimo de 25% na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal. Foi multado em R$3 mil. Por fim, em Banzaê, o TCM opinou pela rejeição das contas da prefeita Patrícia Nascimento Almeida, que foi multada em R$50,3 mil. Cabe recurso em todas as decisões. Com informações do BN
Veículo utilizado para matar o cantor Netto Paz tinha ‘placa fria’
O veículo utilizado pelos bandidos no homicídio do cantor e pastor Netto Paz tinha ‘placa fria’, segundo informou a Polícia Civil ao Ubatã Notícias. O Fiat Strada branco, utilizado na ação criminosa conforme relato de testemunhas, tinha placa de um gol vermelho, licença de Brumado. A Polícia Civil tenta encontrar os veículo e identificar os autores do crime. Uma Força Tarefa formada por dois delegados – Lane Andrade (Ibirapitanga) e Evy Paternostro (7ª Coorpin) – e diversos investigadores trabalham na apuração do crime. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o trabalho de investigação segue intenso. O delegado Lane Almeida, em pronunciamento à imprensa, defendeu que a morte de Netto Paz foi execução. O cantor foi morto no trevo da BA-650 com a BR-330 (relembre aqui). Criminosos se aproximaram do veículo de Netto Paz e, sem anunciar assalto, deflagraram diversos disparos. A filha do cantor também foi ferida no atentado, mas já está em casa com os familiares. Até o momento não houve prisões dos envolvidos e tampouco solicitações de mandado feitos junto à Justiça.
Lixo de Itabuna: Requerimento sobre contrato milionário com Biosanear é rejeitado por vereadores
Nesta terça-feira (31), o vereador Jairo Araújo (PCdoB) requerimento solicitando convocação do secretário municipal de Administração, Dinailson Oliveira, o Son Gomes, para esclarecimentos sobre os contratos milionários do lixo em Itabuna, com a Biosanear Tecnologia. De acordo com o site iPolítica, até dezembro a prefeitura terá pago a empresa o valor de R$ 18.355.735,54. Ainda segundo a publicação, por 13 x 5, o requerimento foi rejeitado pelos vereadores. Votaram a favor do requerimento, além de Jairo, os edis Aldenes Meira (PCdoB), Babá Cearense (PHS), Chico Reis (PSDB) e Júnior Brandão (PT). Charliane Souza (PTB), Enderson Guinho (PDT) e Ninho Valete (PR) estavam ausentes. O vereador Robinho (PP), líder do governo na câmara, disse que não existia a necessidade de convocação do secretário.
O CASO
Depois de pagar R$ 13.348.524,94 até o mês de setembro, por dispensa e aditivos, a prefeitura de Itabuna agora vai pagar mais R$ 5.007.210,60 a empresa Biosanear Tecnologia Ltda. para prestação de serviços de limpeza urbana no município de Itabuna. Segundo o blog iPolítica, o contrato, assim como os anteriores, foi assinado com data retroativa, 2 de outubro de 2017, já que o último havia vencido no final de setembro. O contrato com a empresa prossegue, sendo renovado e aditivado, sem que seja feita uma licitação.
Mais de 30 armas e 100 veículos foram levados de delegacia durante protesto, diz delegado
Mais de 30 armas de fogo e cerca de 100 veículos, entre carros e motocicletas, foram furtados da delegacia de Piripá, no sudoeste da Bahia, durante um protesto de moradores contra o delegado da cidade, Florisvaldo Nery da Cruz, na madrugada desta terça-feira (31). A informação foi divulgada ao G1 pelo próprio delegado. Conforme Cruz, a polícia está tentando identificar os autores dos furtos. O delegado disse que os veículos roubados, que estavam apreendidos, estavam estacionados no fundo da delegacia. Com relação às armas furtadas, o delegado disse que foram de calibres diversos. “Eram todas armas que tinham sido apreendidas, tiradas das mãos do crime. Agora, voltaram novamente para as mãos de criminosos”, destacou. No ato, a fachada da delegacia foi pichada e as instalações destruídas. Além disso, alguns carros apreendidos que estavam no local foram queimados. Os moradores que realizaram a manifestação contra o delegado dizem que ele não estaria mais abrindo investigações, efetuando prisões, nem enviando os processos à Justiça. Na quarta-feira passada, populares já tinham feito outro protesto na cidade contra o titular. O delegado disse, no entanto, que o ato foi feito por pessoas ligadas a um grupo político da cidade, depois que ele teria aberto investigação sobre corrupção no município. As informações são do G1
Ex-presidiário foi morto no ‘Esquenta Pandeiro’ de Aurelino Leal

O ex-presidiário Nelson Santos Silva, 24, vulgo ‘Nelsinho’ foi morto com tiros e golpes de facão na tarde da última segunda-feira (30/10), e seu irmão Tiago dos Santos Silva, 26, foi baleado e continua internado no hospital de Base em Itabuna. Segundo informações, ambos se envolveram em uma confusão com dois irmãos menores de 16 e 17 anos, no Esquenta Pandeiro, em Aurelino Leal. Nelson Santos Silva já tinha sido preso por porte de arma de fogo, respondia por homicídio e em 2015 foi preso por ter invadido a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ubaitaba e ameaçado funcionários (relembre aqui). Um vídeo gravado por um internauta mostra o momento em que populares tentam prestar socorro a Nelsinho. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Ataque com caminhonete e tiros em Nova York deixa ao menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas quando uma caminhonete avançou ontem sobre ciclistas e pedestres nas proximidades do World Trade Center, no Sul de Manhattan, em Nova York. “Esse foi um ato de terror covarde”, disse o prefeito da cidade, Bill de Blasio. De acordo com o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), o motorista gritou Allahu akbar (Alá é o maior), quando saiu do veículo armado com dois revólveres. Atingido por um oficial, ele foi preso e levado a um hospital. A polícia não revelou a identidade do autor, apenas sua idade: 29 anos. O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, descreveu o motorista como um “lobo solitário”. Segundo ele, “não há nada que sugira uma ampla conspiração”, embora tenha alertado que mais forças de segurança estarão nas ruas da cidade a partir de agora. O prefeito Bill de Blasio afirmou que foi um dia trágico para a cidade e disse que a prefeitura dará suporte às vítimas do incidente. Ele ainda pediu para que as pessoas fiquem vigilantes nesta noite de Halloween. Esse é o primeiro ataque com veículos nos Estados Unidos a deixar vítimas fatais. Ataques do tipo se multiplicaram a partir de meados do ano passado, quando um tunisiano usou um caminhão para matar 84 pessoas em Nice, na França, durante a celebração de 14 de julho. Os EUA registraram dois casos antes, em 2006 e novembro de 2016, mas eles não deixaram vítimas fatais. O último grande atentado com veículo ocorreu em agosto, na Espanha, quando uma van avançou sobre uma multidão em uma área turística de Barcelona, deixando 13 pessoas mortas e 100 feridas.
Policia Civil de Ipiaú é baleado enquanto dirigia, capota carro e morre em Salvador
O policial civil, ipiauense, Luis Alberto dos Santos foi assassinado na noite desta terça-feira (31/10) na BA-526 (Cia/Aeroporto), no bairro São Cristóvão, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, o crime foi registrado por volta das 18h15. Ainda de acordo com a PM, testemunhas contaram que o agente estava dentro de seu veículo quando foi surpreendido por homens que estavam em outro carro e começaram a atirar. Luis perdeu o controle da direção e seu automóvel acabou batendo. Ele, que era lotado na 26ª Delegacia Territorial (DT/Abrantes), morreu na hora. O crime será investigado pela Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que apura crimes contra policiais. Luis era filho de Valdemar dos Santos (Pelé), bastante conhecido em Ipiaú, e chegou a trabalhar na delegacia territorial do município ipiauense. A família dele residiu por muitos anos na Rua Walter Hollenwerger, antiga Batateira, onde possuía uma serralheria. Recentemente, ele e o pai estiveram em Ipiaú visitando amigos. Segundo pessoas próximas a família, Luis tinha se formado em Direito e pretendia seguir carreira. Não há informações sobre onde ocorrerá o sepultamento. Com informações do Giro Ipiaú
PRF-BA aumentará a fiscalização em rodovias durante o feriado de Finados
O policiamento nas rodovias federais da Bahia será reforçado de quarta-feira (1) a domingo (5), por conta da Operação Finados 2017 da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA). A expectativa do órgão é aumentar a fiscalização em locais e horários para reduzir a violência do trânsito, acidentes relacionados ao excesso de velocidade, alcoolemia ao volante e ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas ou ciclomotores. A atenção deve ser redobrada em trechos sensíveis de locais como a Região Metropolitana e Recôncavo, Feira de Santana, Sul e Extremo Sul da Bahia, na altura da BR 324, entre Salvador e Feira; na BR 101, entre Humildes e Santo Antônio de Jesus; na BR 110, entre Catu e Alagoinhas; na BR 116 e 324, Anel Viário de Feira de Santana; na BR 101, perímetros urbanos de Itabuna, Gandu, Camacan e demais cidades próximas à rodovia; na BR 101, perímetros urbanos de Eunápolis, Itamaraju, Itabela e Teixeira de Freitas e na BR 367, entre Eunápolis e Porto Seguro. Como dica, a PRF-BA informou que antes de realizar a viagem o motorista e os passageiros devem se planejar com antecedência para saberem a duração da viagem, a hora prevista de chegada ao destino e pontos de parada para alimentação, descanso e abastecimento nas rodovias. Além disso, fazer uma revisão no carro, incluindo os pneus (e o estepe), as palhetas dos limpadores de para-brisa e os itens de iluminação e sinalização é essencial para pegar a estrada. Para mais informações, basta acessar o Facebook da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA).
PMs do Rio ameaçam entregar postos após declaração de ministro

Policiais Militares do Rio de Janeiro estão indignados com o ministro Torquato Jardim. Em entrevista ao blogueiro Josias de Souza, o titular da pasta da Justiça disse que o comando da PM do estado fluminense não está nas mãos do governador Luiz Fernando Pezão ou do secretário de Segurança Roberto Sá, mas que depende de “acerto entre deputado estadual e o crime organizado”. Afirmou, ainda, que comandantes de batalhões da corporação são sócios do crime organizado e que o tenente-coronel Luiz Gustavo Teixeira morreu em acerto de contas – não durante um assalto. Há pouco, segundo apuração do Uol, oficiais foram ao quartel-general da corporação no Rio e ameaçaram entregar os postos caso o comandante-geral da PM, Wolney Dias, não responda as acusações com firmeza. Por ora, o governo fluminense se manifestou por nota, dizendo que não negocia com criminosos. Roberto Sá, por sua vez, mostrou-se “indignado” com as declarações de Jardim.
Subsídios elevam conta de luz em 2,15%, proposta foi apresentada nesta terça (31)

Os subsídios cobrados na conta de luz vão subir para R$ 16,431 bilhões em 2018, alta de 26% com relação ao valor estimado para 2017, de R$ 13,038 bilhões, segundo proposta apresentada nesta terça (31) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com impacto médio de 2,15% na fatura paga pelos consumidores, o aumento do valor dos subsídios será mais um fator de pressão na conta de energia, que já vem sofrendo com os efeitos da seca. Nesta terça, o secretário-executivo do MME (Ministério de Minas e Energia), Paulo Pedrosa, disse que o governo estuda manter térmicas ligadas no período chuvoso, para poupar água nos reservatórios, o que deve contribuir para manter as tarifas em alta. Os subsídios na conta de luz são cobrados por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e são destinados a consumidores de baixa renda, sistemas isolados de geração de energia e empresas de saneamento e agricultores, entre outros. Em 2018, segundo a Aneel, consumirão R$ 17,994 bilhões, alta de 13% com relação aos R$ 15,989 bilhões de 2017. Parte desse total, porém, é arrecadada por outras fontes, como a taxa de uso dos bens públicos cobrada das hidrelétricas e multas. Na conta de luz, serão cobrados R$ 16,341 bilhões. O impacto varia de acordo com a região. Os consumidores do sistema Sudeste/Centro Oeste terão um impacto médio de 2,66%. Já no Norte e no Nordeste, o valor é menor: 0,92%. A maior parcela dos recursos é destinada a descontos tarifários nas distribuição e transmissão, que beneficiam empresas de água e esgoto, projetos de irrigação e agricultores, que receberão R$ 7,490 bilhões, aumento de 18,1% com relação a 2017. Os subsídios para a compra de combustível para usinas térmicas em regiões isoladas do país, por meio da CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) devem ficar em R$ 5,894 bilhões, 16% a mais do que neste ano. A tarifa social vai consumir R$ 2,53 bilhões, e o programa Luz para Todos, de universalização no fornecimento de energia, R$ 1,17 bilhão, valores equivalentes aos de 2017.
SOCORRO
Na reunião desta terça, a Aneel aprovou o uso de outro encargo cobrado na conta de luz para socorrer as distribuidoras, que enfrentam problemas de fluxo de caixa pela compra de energia mais cara durante a seca. Será transferido R$ 1,1 bilhão da Conta de Energia de Reserva (Coner) para ajudar as empresas a liquidar contratos de energia fornecida em setembro. Para a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica), porém, a solução ainda não é suficiente para resolver os problemas de fluxo de caixa das empresas. Com informações da Folhapress.
Acidente em rodovia de São Paulo arranca cabine de caminhão e motorista sai ileso

Um caminhão bateu na traseira de uma carreta e teve a cabine arrancada na manhã desta terça-feira (31) na Rodovia João Mellão (SP-255), am Avaré, no interior de São Paulo. O motorista saiu ileso. Segundo a Polícia Rodoviária, os dois veículos trafegavam no mesmo sentido, na altura do quilômetro 255 da rodovia, quando um bateu na traseira do outro. O motorista do veículo atingido também não ficou ferido. O acidente aconteceu em um trecho de pista simples, onde estão sendo realizadas obras de duplicação. A rodovia está interditada para a retirada dos veículos e o tráfego no local está sendo desviado pelo acostamento, de acordo com o “G1”. As causas do acidente serão investigadas.
Policial Militar de Ubaitaba faz comentário no Facebook e depois comete suicídio em Ilhéus

O Policial Militar, Carlos Geovane, que era lotado na 61ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ubaitaba (CIPM), cometeu suicídio nesta terça-feira (31), em sua própria residência, situada na 5ª travessa da Avenida Princesa Isabel, em Ilhéus. Geovanne estava na corporação há cerca de três anos. De acordo com o blog Fábio Roberto, o clima é de muita tristeza na localidade, onde o policial residia. Após fazer um comentário de desabafo em seu perfil no facebook ,ele deixou uma mensagem anunciando o suicídio: “…aos que me amam me perdoem se minha atitude pareça egoísta mas é a única forma que eu tive de encontrar saída para os meus problemas . O que eu tenho a falar é que nunca julguem uma pessoa depressiva e/ou uma pessoa com tendências suicidas, pois apesar de mórbida que for nossas decisões sabemos que a única forma de resolver (infelizmente) é assim .. eu não queria me matar , eu queria viver , mas tudo foi contrário a minha progressão em todas as áreas da minha vida , e aqui fica o meu adeus àqueles que gostaram de mim genuinamente , eu amo vocês , e tenham certeza que qualquer lugar que eu for é melhor que esse inferno que eu vivo .. Adeus”, escreveu. De acordo com alguns colegas do policial, ele já apresentava sintomas de depressão fazia algum tempo.

‘Dia do Evangélico’ foi comemorado com show de Eli Soares na Praça Cultural de Ubaitaba
A Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Ordem de Pastores Municipais de Ubaitaba (OPMU), realizou neste domingo (29/10), um evento em comemoração ao Dia do Evangélico. O evento aconteceu na Praça Cultural e contou com com a participação do cantor Eli Soares, com um repertório diversificado e de adoração. Já com uma pegada mais Soul a banda Santo Groove embalou a todos em uma caminhada profética pelas ruas da cidade. (Ascom/Ubaitaba)
Jovem de Ubaitaba vítima de acidente em Maraú continua internado no Regional

O jovem de Ubaitaba que trabalha na loja Neto Som, vítima de acidente com moto no município de Maraú, continua internado no Hospital Regional de Ilhéus. John Cleber Lima foi encontrado caído na BR-030, na tarde do último domingo (29/10), em Campinhos e levado para o hospital. Ele apresentava pancadas e escoriações pelo corpo, e não se lembrava de quase nada. Apesar de ter ficado internado no Regional, John não corre risco de morte. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Homem atira em cinco pessoas, mata familiares e comete suicídio em Campinas
Um homem matou três pessoas e baleou outras duas na manhã desta segunda-feira, 30, em Campinas (SP). Segundo a Polícia Militar, as mortes ocorreram na rua João Maria Batista, no distrito de Sousas pouco antes das 6h30. O pai e uma irmã do criminoso estão entre os mortos. A polícia foi acionada após uma moradora do bairro ouvir os disparos. A casa onde elas estavam foi incendiada pelo atirador e, segundo a PM, não houve outros feridos. Os corpos continuam no local do crime, que vai passar por perícia. De acordo com o G1, de carro, o atirador foi para outro ponto da cidade, onde fez vários disparos contra um homem e a ex-namorada dele, que estão hospitalizados. Segundo a PM, o criminoso foi localizado próximo à Avenida Prestes Maia, uma das mais movimentadas da cidade. O atirador se matou com um tiro na cabeça, ao ver os policiais, informou a corporação. Dois revólveres calibre 38 foram encontrados dentro do veículo do atirador e apreendidos. Ele já tinha passagens na delegacia e, havia uma ordem judicial que o impedia de se aproximar da família. A Polícia Civil investiga o que motivou os crimes.
Mulher é morta ao atender chamado na porta de casa em Ibirataia
Uma mulher foi assassinada na noite dessa segunda-feira (30) na cidade de Ibirataia. Segundo apurou o site Giro em Ipiaú com a polícia, a vítima foi identificada como Joelma dos Santos Lacerda, de 43 anos, conhecida popularmente como “Joelma Cigana”. Ela foi atingida por um tiro no peito. A mulher chegou a ser socorrida até o hospital pelo esposo, mas não resistiu e faleceu. O marido contou à Polícia Militar que o crime foi praticado por um homem que chegou até a residência do casal, localizada na Avenida Lourival Dias Lima, bairro Nova Ibirataia de Baixo, e chamou por Joelma. Ela teria descido às escadas da casa e ao abrir a porta foi baleada. O esposo da vítima contou que ao ouvir o disparo correu até a porta e encontrou Joelma ferida e viu um homem de casaco azul fugindo a pé. A motivação do crime é desconhecida. O assassinato será investigado pela delegacia da Polícia Civil em Ibirataia.
ACM Neto é escolhido personalidade política do ano pela IstoÉ

O prefeito ACM Neto está entre as personalidades que mais se destacaram no Brasil este ano, de acordo com a Editora Três, responsável pela publicação Revista IstoÉ. O prefeito foi escolhido como “Personalidade do Ano na Categoria Política” pela liderança, popularidade, influência nacional e pelos resultados à frente da Prefeitura de Salvador. A entrega do prêmio acontecerá em São Paulo, na Casa de Espetáculos Tom Brasil, no dia 4 de dezembro. Além de ACM Neto, também serão premiados os destaques nas áreas de Justiça, Esporte, Televisão, Gestão, Moda, Teatro, Comunicação, Música e Cultura. Com informações do Bocão News
Bahia é líder em número absoluto de mortes violentas intencionais no País
O número de mortes violentas intencionais chegou a 61.619 no Brasil em 2016, maior número já registrado no País, um crescimento de 3,8% em relação ao ano anterior. Esse número mostra que sete pessoas foram assassinadas por hora no ano passado. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta segunda-feira (30). Ainda de acordo com os dados, a taxa de mortes violentas foi de 26,9 assassinatos por 100 mil habitantes. As maiores taxas são Sergipe (64), Rio Grande do Norte (56,9) e Alagoas (55,9).

Já em números absolutos, a Bahia lidera o número de mortes violentas intencionais com 7.110, seguido por Rio de Janeiro, com 6.262, e São Paulo, 4.925. A categoria corresponde à soma de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora. O estudo explicou que o número de mortes na Bahia apontadas no anuário não tem como ser atestada, pois o Estado não respondeu o questionário de avaliação e os números foram da Ouvidoria de Polícia da Bahia.
Maraú: Festa de São Judas Tadeu é realizada com sucesso no Campinho

Uma das mais tradicionais festas do município de Maraú aconteceu mais uma vez com sucesso de público. Foram 2 dias de muita festa em homenagem ao padroeiro São Judas Tadeu, em um cenário moderno e confortável: Reunindo pessoas de todas as classes e idades e oriundas de diversos povoados do município. Cortejo religioso, procissão, missas celebradas na Igreja Católica e shows musicais em praça pública foram algumas das atrações da festa em homenagem ao padroeiro.

Na Praça, onde está montado o palco principal do evento, o público compareceu em massa para prestigiar shows de artistas locais, regionais, que atraiu muitas pessoas no sábado e domingo. O coordenador Damião de Brito, subiu ao palco agradecendo o apoio da Prefeita Gracinha Viana e a todos que se uniram para a realização do evento. A festa foi realizada pela Prefeitura Municipal de Maraú em parceria com a comunidade e empresários do Campino, além do Coordenador de ações da península, Damião de Brito e seu assessor Tipinha. ASCOM / Maraú












