Ubaitaba Urgente

Jovens invadem delegacia e roubam drogas, armas e documentos na Bahia

Na madrugada da última quinta-feira (2),  segundo o site Notícias de Santaluz, três elementos armados, invadiram a delegacia de polípicia e levaram drogas, armas e documentos. Entre os itens: uma sacola com 3kg de maconha, sete facas, quatro facões, um tablet, cápsulas de arma de fogo calibre 12 e documentos pertencentes a inquéritos foram furtados. O material furtado foi recuperado pela polícia em ação coordenada pelo delegado Mozart Cavalcanti, chefe da 15ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (15ª Corpin/Serrinha). Conforme o delegado, um jovem foragido já foi identificado. Os adolescentes apreendidos foram encaminhados para o plantão central da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe. Esta é a segunda vez que a delegacia de Santaluz é invadida neste ano. Há três meses, o local foi arrombado mas nada foi levado.

Idoso é esfaqueado em bar por jovem de 24 anos em Dário Meira

De acordo com o Giro Ipiaú, um idoso de idade não esclarecida, foi esfaqueado por um jovem de 24 anos no final da tarde desse sábado (04), na cidade de Dário Meira. A vítima e o autor estavam bebendo juntos em um bar na Rua Lídio Monteiro, conhecida também como Rua do Iraque, bairro Cajazeiras II. Ainda sem motivação esclarecida, Juari  Jesus dos Santos se desentendeu com o idoso e acabou atingindo Ouvídio Joaquim Pereira, apelidado de “Vivi”, com um golpe de canivete na região do tórax. A vítima foi socorrida por uma ambulância do município e transferida na BA-650 para a unidade Avançada do Samu de Ipiaú. O homem foi encaminhado para o Hospital Geral Prado Valadares. O estado de saúde da vítima é grave. O autor da facada foi preso pela Polícia Militar tentando fugir. Ele foi conduzido pelos policiais até a sede da 9ª Coorpin, em Jequié, para lavrar o flagrante. Segundo informações de populares, Juarez é acusado de, recentemente, incendiar a casa de sua companheira. Após o flagrante, ele deve ser custodiado na delegacia de Itagibá.

Homem é baleado no braço durante tentativa de homicídio em Ubatã

Um homem identificado como Roberto Oliveira Amaral, de 22 anos, foi alvejado com um tiro no braço esquerdo por volta das 16h:30 deste sábado (04). Segundo informou a vítima à Polícia Militar, ele estava no Bairro Júlio Aderne, numa localidade conhecida como ‘Rua da Bica’, quando teria sido parado por um menor, que teria efetuado o disparo. Populares socorreram Roberto até o Hospital César Monteiro Pirajá, onde recebeu atendimento. A vítima não corre risco de morte. Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã realizou diligências, mas não conseguiu prender o suspeito. Roberto tem passagem pela Polícia por roubo e tráfico de drogas. A Polícia Civil investiga o caso. *Informações do Ubatã Notícias

Homem é morto a pauladas enquanto voltava de bar em Itabela

Cleiton Jesus dos Santos, de 42 anos, foi morto a pauladas, por volta de 1h da madrugada deste sábado (04), na Rua Joana Angélica, bairro Bandeirantes, na cidade de Itabela. Segundo informações da Polícia Militar, Cleiton foi encontrado muito ferido, dentro do quintal de uma casa. “Pouco tempo antes, ele foi visto em um bar, comprando cerveja. Logo em seguida, populares que passavam pela rua ouviram gemidos vindos de um terreno e nos acionaram”, afirmou um policial militar. O homem chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu e foi levado até o hospital municipal Frei Ricardo, onde acabou morrendo. Familiares de Cleiton já entraram em contato e devem vir registrar a ocorrência na delegacia de Eunápolis, onde fica centralizado o plantão da Polícia Civil nos fins de semana e feriados. Conforme os familiares, Cleiton morava na Rua Pedro Calmon, próximo ao local onde foi encontrado ferido. *As informações são do Radar 64

Homem é morto na frente da mãe em ponto de mototáxi na cidade de Ipiaú

Um homem foi baleado na frente da mãe, na manhã desse sábado (4), em um ponto de mototáxi, na antiga Rua da Batateira, centro de Ipiaú, e acabou não resistindo aos ferimentos e morreu ainda no local. Após ser atingido pelos disparos, populares acreditaram que Osmar Costa dos Santos, 35 anos, conhecido pelo apelido de “Cule”, já estivesse morto. No entanto, profissionais do Samu identificaram que a vítima ainda estava viva e por cerca de vinte e cinco minutos tentaram salvar o mototaxista, mas ele acabou não resistindo. O corpo será encaminhado para o IML em Jequié.

O crime, segundo informações de populares, foi praticado por um homem armado que se aproximou da vítima e gritou “assalto”, em seguida realizou os disparos. O criminoso fugiu na garupa de uma motocicleta que estava estacionada a cerca de 30 metros do local. A Polícia Militar isolou a área até a chegada o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A motivação do homicídio será investigada pela Polícia Civil. Esse foi o segundo assassinato registrado essa semana em Ipiaú. Na última quinta-feira (02), um jovem de 29 anos foi morto a tiros por um indivíduo numa bicicleta nas proximidades do Sítio dos Engraçadinhos. Os índices de violência têm deixado a comunidade em clima de tensão. Autoridades policiais acreditam que os crimes dessa semana estejam ligados a liberação de detentos do Conjunto Penal de Jequié, beneficiados com a Saída Temporária do Dia de Finados. Na última terça-feira (31), 80 internos da unidade prisional liberados, desses cerca de 15 são da região de Ipiaú. (Giro Ipiaú)

Briga entre ciganos acaba com apreensão de mais de R$ 400 mil e armas em Conquista

A denúncia sobre uma briga em um condomínio residencial no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, acabou com apreensão de R$ 397 mil em cheque, R$ 20 mil em espécie, duas pistolas, um revólver, 107 munições intactas, 21 celulares, três veículos, além de diversos relógios, correntes, pingentes, anéis e pulseiras. A apreensão ocorreu na tarde de sexta-feira (3), por volta das 16h. A polícia chegou ao local após ter recebido informações de que famílias de ciganos, que moram no condomínio Solar, no bairro Morada dos Pássaros, estavam em conflito. A PM chegou ao local e acabou encontrando nas residências dos envolvidos na briga o material apreendido. Seis pessoas foram conduzidas para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), ouvidas e liberadas. O dinheiro e o objetos seguem apreendidos. A origem do material será investigada. *As informações do G1

App falso do WhatsApp engana mais de um milhão de usuários

Um aplicativo falso do WhatsApp enganou mais de um milhão de usuários do Android. O “Update WhatsApp”, desenvolvido pelo “WhatsApp Inc.”, aparece na loja do Google replicando esses dois nomes. Segundo informações do Olhar Digital, os criadores do app falso, além de mascararem o título da “empresa” como “WhatsApp Inc.” incluíram um símbolo invisível ao nome. A intenção é diferenciar a companhia original sem que o usuário percebesse a fraude. Após denúncias no Reddit, feitas pelos próprios utilizadores, parece que o Google mexeu os pauzinhos e retirou o app do ar. Antes, os idealizadores do app falso alteraram o nome duas vezes para “Update WhatsApp Messenger” e, em seguida, para “Dual Whatsweb Update”. O nome do desenvolvedor também tinha mudado para “Live Update Apps”.

Idosa fica ferida após colisão de veículos na “Curva da Garganta” em Ibirataia

A colisão entre dois carros, por volta das 08h dessa sexta-feira (03), deixou uma senhora de 67 anos ferida. A vítima reclamava de dores na região do tórax e foi socorrida por uma unidade do Samu até o Hospital Geral de Ipiaú, onde será submetida a exames. A idosa viajava mais o esposo e um casal de filhos no automóvel modelo Corsa Sedan, de cor prata, placa de São Paulo. O veículo colidiu com o carro de uma soldado da Polícia Militar que retornava de Ibirataia sentido Ipiaú.

O acidente foi registrado na BA-650, localidade conhecida como “Curva da Garganta”. Em estado de choque, a policial foi encaminhada para a Fundação Hospitalar de Ibirataia, segundo informou um PM. As causas da colisão serão analisadas pela perícia da PRE. No momento do acidente a pista estava escorregadia devido ao período chuvoso. Os veículos serão retirados do local e encaminhados para o pátio da delegacia de Ibirataia. A família a bordo do Corsa viajava para Ibirataia, onde se encontraria com parentes. (Giro Ipiaú)

Bombeiro Militar de Itabuna sofre acidente na BR 101

O bombeiro da Polícia Militar, Thadeu Carvalho Messias, de 33 anos, lotado em Itabuna, foi vítima de acidente automobilístico em uma curva na BR-101, próximo a cidade de São João do Paraíso. De acordo com informações, a vítima seguia para Eunápolis quando perdeu a direção do veículo, bateu em um barranco e capotou na pista. O bombeiro ficou gravemente ferido e sofreu um profundo corte na cabeça, sendo socorrido por uma guarnição da PM de Camacã, em uma ambulância do município de Mascote. Em seguida, a vítima foi transferida para a Santa Casa de Itabuna, onde passou por cirurgia e permanece internada.  De acordo com informações, em junho de 2013, Thadeu perdeu o irmão, Thiago Carvalho Messias e a cunhada Deusamar Bezerra Homem, em um acidente de carro também na BR-101, na região de São José da Vitória. O quadro de saúde do Bombeiro Militar é considerado estável.

Josias Gomes assegura manutenção na estrada que liga Lage do Banco a Banco Central

Na tarde dessa quarta-feira 01/11 a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), manteve mais uma vez contato por telefone com o Deputado Federal Josias Gomes do (PT), que ocupa a pasta de Secretário de Relações Institucionais do estado da Bahia. Durante a conversa a prefeita solicitou do secretário a manutenção da estrada (vicinal) que liga o distrito de Lage do Banco (Aurelino Leal) a Banco Central (Ilhéus). A preocupação da gestora é que haja um melhor escoamento de produtos e trafego na região.

Josias Gomes logo assegurou que irá realizar o pedido da gestora fazendo o patrolamento dos 11,3km da estrada vicinal e melhoramento das ruas da comunidade do Distrito de Lage do Banco que ainda não são pavimentadas. A prefeita Liu Andrade agradeceu a parceria e atenção com Aurelino Leal e reafirmou, como de costume, o seu compromisso com Josias Gomes, que tem levado de forma atenciosa até o Governo da Bahia e ao Governo Federal os pleitos de Aurelino Leal. Durante o contato com Josias, a prefeita discutiu novas ações a serem executadas em favor do município. Ascom / Aurelino Leal

Mundo: Mulher põe veneno no leite do marido e mata mais 14 parentes

Uma jovem paquistanesa, por nome de Asiya Bibi, de 20 anos, foi responsável pela morte de 15 pessoas da mesma família “por acidente”.  Forçada a se casar com Amjad Akram, de 25 anos, resolveu envenenar o esposo para colocar fim ao casamento arranjado, mas acabou matando também outras pessoas. O crime ocorreu em Muzaffargarh, centro-sul do Paquistão.  Ela teria colocado leite na garrafa do marido, com quem se casou em setembro passado, mas o homem resolveu despejar o leite na preparação do lassi – uma bebida tradicional da região similar ao iogurte. Segundo informações do R7, por orientação da mãe, esposo de Asiya Bibi serviu a bebida a 27 pessoas durante o almoço em família. Akram e outras 14 pessoas morreram por envenenamento.

Enem terá a maior estrutura de segurança da história, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (3) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá a maior estrutura de segurança desde a sua criação. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, ele lembrou que serão utilizados 67 mil detectores de metal em todos os locais de prova e mencionou a estreia dos detectores de ponto eletrônicos e das provas personalizadas como mecanismos para coibirem fraudes. A primeira prova do Enem ocorre no próximo domingo (5), com questões de linguagens, ciências humanas e redação. No outro domingo (12), será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. Segundo o ministro, a aplicação da prova em dois domingos, mudança definida em consulta pública, dará mais tranquilidade aos participantes e acabará com o confinamento para os sabatistas, que tinham que esperar até o fim do dia para fazer a prova no sábado.  O ministro aproveitou o pronunciamento para desejar boa sorte e calma aos candidatos. “São mais de 600 mil pessoas trabalhando em todo o país para oferecer a melhor condição possível a você que vai fazer a prova. Tenha toda a tranquilidade. Boa sorte!”, disse Mendonça Filho. Mendonça Filho também destacou que a prova deste ano terá o recurso da videoprova traduzida na Língua Brasileira de Sinais para participantes com deficiência auditiva. “O Enem é a principal porta de entrada para a universidade. Os programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu, para as universidades federais, o Prouni para bolsas e o Fies, com financiamento, estão garantidos. O novo Fies vai ofertar 310 mil contratos, com 100 mil deles a juros zero”, ressaltou o ministro. Com informações da Agência Brasil.

Em 5 anos, planos de saúde deixam de pagar R$ 2 bilhões em multas

Embora tenha aplicado quase R$ 1,3 bilhão em multas às operadoras de saúde em 2016, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pela regulação do setor, recebeu somente R$ 172 milhões –13%.  O cenário é semelhante no acumulado de cinco anos, quando a arrecadação se limitou a 19% –R$ 493 milhões dos R$ 2,6 bilhões cobrados Ao mesmo tempo, crescem os valores aplicados em multas por irregularidades cometidas pelos planos. Em 2016, a quantia mais que dobrou em relação ao ano anterior. Neste ano, até outubro, dados obtidos pela reportagem apontam a aplicação de 12.078 multas, num total de R$ 1,1 bilhão, indicando a possibilidade de novo recorde. Questionada, a ANS atribui esse aumento a uma força-tarefa para redução do passivo de processos no setor. Mas especialistas questionam a baixa punição. “O modelo atual ainda é permissivo”, afirma Ana Carolina Navarrete, pesquisadora em saúde do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). “Se não investe na arrecadação, acaba batendo com luva de pelica.” Na última semana, parecer apresentado à comissão do Congresso que analisa mudanças na lei dos planos gerou polêmica ao propor redução no valor das multas. Hoje, variam de R$ 5.000 e R$ 1 milhão, a depender da infração. Nos casos de negativa de cobertura prevista em lei, o valor é fixado em R$ 80 mil. A proposta do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da matéria, prevê que, nos casos de negativa “injustificada” de atendimento, a multa não ultrapasse dez vezes o valor do procedimento. Se uma consulta custa R$ 80, a multa seria de até R$ 800. A medida deve afetar de forma expressiva o valor das sanções aplicadas. Sete em cada dez multas são por problemas de cobertura. Marinho diz que a proposta segue os princípios de “razoabilidade e proporcionalidade” e visa impedir que o valor aplicado em multas seja repassado aos consumidores. “As multas têm por objetivo punir as operadoras que descumprem a lei e os regulamentos, no entanto, não podem sacrificar a própria existência da operadora.” “A atual normativa permite que a negativa indevida de atendimento que custa R$ 40 gere uma multa de astronômicos R$ 80 mil, fato recorrente no dia a dia do setor.” Mesma posição tem representantes de operadoras dos planos de saúde, que contestam o valor das multas. O faturamento do setor em 2016 foi de R$ 161,4 bilhões.

Obras da Fábrica de Polpa de Frutas do Assentamento Cascata serão iniciadas na próxima semana

Dando um ponta pé inicial, nessa segunda-feira, 30 de outubro, a prefeita Liu Andrade esteve reunida com os moradores do assentamento Cascata do município de Aurelino Leal. Durante a reunião a prefeita anunciou a chegada (1ª parcela) do recurso das solicitações de recuperação e reforma de uma unidade beneficiamento de frutas. O convênio junto a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional para a requalificação da unidade de beneficiamento de frutas, celebrado com a Associação Brasil na Luta Procurando seus Direitos Agrícolas, prevê investimento de R$ 170 mil na construção e aquisição de equipamentos, beneficiando 40 famílias de pequenos agricultores. Segundo a prefeita Liu Andrade, esse tão sonhado projeto, ira beneficiar todos os moradores da Cascata (são 40 famílias assentadas). “Graças a Deus mais um resultado de nossa insistência sempre de vou a Salvador cobro mais investimentos para nossa cidade e esse projeto aprovado que já estamos com dinheiro em conta é mais um resultado de nossos esforços, e sabemos que com a reestruturação da fabrica de polpa não apenas todos os assentados serão beneficiado”. Disse Liu Andrade.   A previsão para a execução das obras é para a primeira semana de novembro. (Ascom/Aurelino Leal)

Cerca de 75% dos municípios baianos demitem para fechar contas

Sem dinheiro nos cofres e com dificuldade para quitar a folha de pagamento dos funcionários, cerca de 75% das prefeituras baianas decidiram demitir trabalhadores para fechar as contas no final do ano. A menos de dois meses de 2017 acabar e sem previsão de aumento da receita, além das dispensas de trabalhadores, pelo menos 50% dos prefeitos não devem conseguir pagar o 13º integralmente, segundo estimativa da União dos Municípios da Bahia (UPB).  As exonerações de trabalhadores começaram em agosto, quando os gestores perceberam as dificuldades para fechar as contas e pagar os salários. A situação gera um grave problema social, especialmente nas pequenas cidades, onde o serviço público representa a maior fonte empregadora. Além disso, os prefeitos também temem ultrapassar o limite constitucional de gastos com pessoal – 54% da receita total -, principal fator que leva à rejeição das contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). (Correio)

Corpo de jovem que sumiu após carona combinada em app é achado

O corpo da vendedora Kelly Cristina Cadamuro, 22 anos, foi achado na tarde desta quinta-feira (2) em uma área rural perto de uma usina na região de Itapagipe, em Minas Gerais. Ela estava sem roupas, às margens de um córrego, com a cabeça dentro d’água. Uma calça encontrada a cerca de 3 km do corpo foi reconhecida por uma familiar como sendo de Kelly e o restante dos parentes chegou depois para reconhecer a vítima. A informação do Diário Da Região. “Agora estamos mobilizados, junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo, nas buscas pelo autor desse crime”, explicou o major Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Companhia da PM. Foram os próprios PMs quem acharam o corpo depois de buscas na região.

Kelly estava desaparecida desde a noite de ontem. Ela iria de Guapiaçu, em São Paulo, para Itapagipe para visitar o namorado, o engenheiro civil Marcos Antônio da Silva. Ela fazia parte de um grupo de caronas no WhatsApp e combinou de levar um casal para dividir os gastos da viagem. Na hora da saída, a mulher desistiu e ela viajou só com o rapaz. O carro da jovem foi achado na manhã desta quinta sem as rodas, o rádio e o estepe entre Mirassol e Mirassolândia, em São Paulo. Não havia sinais de sangue dentro do veículo. Imagens de segurança de um pedágio em Fronteira (MG) mostram quando Kelly passou com o seu carro no sentido Minas Gerais, por volta das 20h. Mais tarde, por volta das 21h, o carro passa no sentido de volta, rumo a São Paulo, somente com um homem dirigindo. A polícia agora busca informações sobre este homem que pegou carona com Kelly. (Estadão)

Brasil: Polícia apreende quase R$ 12 milhões escondidos em caminhão no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de R$ 12 milhões em dinheiro na noite desta quinta-feira (2), na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Dividido em R$ 8 milhões e US$ 1,2 milhão (R$ 3,9 milhões), o montante estava escondido dentro de um caminhão, atrás de caixas de produtos hortifrutigranjeiros, como alface e alho, segundo informações da PRF. A apreensão na rodovia Régis Bittencourt é a maior da história do órgão.

O motorista de 55 anos de idade disse à polícia que não sabia da existência do dinheiro e foi detido sob suspeita de tentativa de lavagem de dinheiro, de sonegação de impostos e de evasão de divisas (já que dirigia em direção à fronteira com o Paraguai). Ele disse ter saído de São Paulo e que seu destino era Foz do Iguaçu. A PRF desconfiou da nota fiscal apresentada pelo motorista, de valor muito baixo. O baú do caminhão estava praticamente vazio, apenas com algumas caixas, que então foram remexidas pelos agentes. Nesta sexta-feira (3), o dinheiro foi enviado à sede da Justiça Federal, em Curitiba, onde passará por uma contagem oficial. *As informações são da FolhaPress

Chuva causa desabamentos e deixa famílias desalojadas em Ilhéus

A chuva forte que atingiu a cidade de Ilhéus na noite de quinta-feira (2), causou cinco desabamentos de telhados, alagamentos, queda de árvores e deixou duas famílias desalojadas. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido. O coordenador da Defesa Civil em Ilhéus, Joandre Neris, diz que a cidade registrou 54 milímetros de chuva e ventos de 50 km/h. Durante duas horas, choveu o previsto para 12 dias. A chuva começou por volta das 20h e só terminou na madrugada desta sexta-feira (3). Duas famílias ficaram desalojadas depois que uma casa ficou alagada e outra foi atingida por uma árvore, que destruiu parte da sala e cozinha. Os desalojados foram para a casa de parentes e devem ser atendidos pela assistência para receber aluguel social a partir de segunda-feira (6). Também desabaram os tetos de cinco imóveis – três casas, uma fábrica de picolé e uma academia. Na manhã desta sexta, o tempo está nublado e ainda sem chuvas, mas a previsão é de que ainda tenha 37 milímetros de chuva à noite, de acordo com a Defesa Civil. *Informações do G1

Petrobras aumenta preço do gás de cozinha em 4,5% a partir de domingo

 

Botijão de gás será reajustado em 4,5% em média a partir de domingo (5)

A partir deste domingo (5), o valor do gás de cozinha ficará em média 4,5% mais caro. O reajuste foi anunciado pela Petrobras nesta sexta-feira (3). “O reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte. A variação do câmbio também contribuiu”, afirmou a estatal. A nova política de preços adotada pela Petrobras prevê reajuste do preço do gás todos os meses. O último reajuste aconteceu no dia 11 de outubro, quando os preços foram reajustados em média em 12,9%. Em nota, o Sindigás, que representa as distribuidoras associadas, estimou que alta no preço do botijão “oscilará entre 4,2% e 4,7%, de acordo com o polo de suprimento”.

Som de ‘paredão’ apreendido motivou briga que acabou com mortes de PM e ciganos

A apreensão por parte da Polícia Militar de um aparelho de som usado em festas de “paredão”, que há semanas incomodava moradores do Conjunto Habitacional João Paulo II, em Jeremoabo, no Nordeste baiano, levou à morte um membro da PM, na noite desta quinta-feira (2). O policial José Bomfim Lima, 39 anos, foi assassinado por ciganos durante uma troca de tiros. Há uma semana, ele havia apreendido, junto com outros policiais, o som do carro de um dos ciganos, após denúncias de moradores. Ao saberem que o PM estava de folga em um bar na noite desta quinta, três ciganos foram ao estabelecimento tirar satisfação sobre a apreensão. Testemunhas relataram à polícia que o soldado, que estava armado, disse aos ciganos que tinha feito apenas o trabalho dele, e que era para os mesmos buscarem as medidas administrativas para liberação do som. Porém, eles entraram numa discussão e os ciganos seguraram o policial e tomaram a arma dele, uma pistola ponto 40. Revoltado, o PM foi em casa, buscou um revólver 38 e voltou para o bar, iniciando o tiroteio. A polícia foi acionada pela família do PM quando este foi até a residência buscar a outra arma. Quando chegou ao bar, o tiroteio ainda estava ocorrendo. O PM morreu após ser baleado no tórax. Leia mais no CORREIO