Ubaitaba Urgente

Prefeitos de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália são alvo da PF

Robério (Eunápolis) Claúdia (P. Seguro) e Agnelo (S. Cruz Cabrália)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (7) a Operação Fraternos para desarticular uma organização criminosa criada por prefeitos ligados entre si que fraudaram licitações nas prefeituras de Eunápolis, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, todas no extremo sul do estado. As investigações apontam que, com a ajuda de familiares, os prefeitos José Robério Batista de Oliveira (PSD), de Eunápolis; Claudia Oliveira (PSD), de Porto Seguro; e Agnelo Santos (PSD), de Santa Cruz Cabrália, teriam fraudado contratos que somam R$ 200 milhões. Claudia Oliveira e José Robério são casados e Agnelo é irmão de Cláudia. Ao todo são cumpridos 21 (vinte e um) mandados de prisão temporária, 18 (dezoito) de condução coercitiva e 42 (quarenta e dois) de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Cerca de 250 policiais federais cumprem as ordens judiciais, com apoio de 25 auditores da Controladoria-Geral da União e de membros do Ministério Público Federal. As investigações apontam que as prefeituras contratavam empresas que tinham relação com o grupo familiar para fraudar licitações, simulando a concorrência entre elas.

Após a contratação, parte do dinheiro repassado pela administração dos municípios era desviado, utilizando-se de “contas de passagem” em nomes de terceiros, de forma a dificultar a identificação do destinatário final dos valores arrecadados. Na maioria dos casos, o dinheiro retornava para membros da organização criminosa, inclusive através repasses pela empresa de um dos prefeitos investigados. Essas mesmas empresas também eram utilizadas para a lavagem do dinheiro ilicitamente desviado. Em um dos casos investigados, uma das empresas do esquema tinha como sócio um ex-funcionário de outra empresa que compõem a organização criminosa, que teria investido 500 mil reais na integralização de capital da companhia. A PF descobriram, porém, que a renda mensal do ex-funcionário era de apenas R$ 800 à época. Os contratos fraudados pelos três prefeitos somam aproximadamente R$ 200 milhões. De acordo com a PF, foi identificada uma “ciranda da propina”, na qual as empresas  dos familiares revezavam as vitórias das licitações para camuflar o esquema – em muitos casos, eles chegavam ao extremo de repassar a totalidade do valor contratado a outras empresas da família na mesma data do recebimento. Os alvos da operação responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais.  

Detento é morto por outros presos durante banho de sol no presídio de Eunápolis

O Núcleo de Comunicação (Nucom) da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) da Bahia confirmou, no fim da manhã desta segunda-feira (06), a morte do detento Jefferson Silva Meira, de 22 anos, no Complexo Penitenciário de Eunápolis. Segundo apurou o delegado Eridelson Bastos, Jefferson foi espancado por outros presos por volta das 8h20 no pátio do presídio, durante o banho de sol. “Quando os agentes penitenciários chegaram ele já estava morto”, informou o delegado ao site Radar 64. Eridelson disse ainda que outros detentos resolveram dar um “corretivo” em Jefferson por ele estar furtando coisas deles, mas bateram tanto que acabaram causando a sua morte. O corpo de Jefferson já foi encaminhado ao IML de Eunápolis. O delegado informou que irá ouvir os outros detentos da Ala A, onde Jefferson estava detido, para tentar identificar os autores do crime. Jefferson estava preso desde maio deste ano, quando foi autuado por suspeita de participação em vários assaltos no centro da cidade. Em dezembro de 2016, ela já havia sido preso em flagrante, com uma arma falsa, por suspeita de participação num assalto a uma farmácia no centro da cidade. Com informações do Radar 64

Delegacia instaura inquérito para apurar invasões em Correntina

Titular da Delegacia Territorial (DT) de Correntina, no oeste baiano, o delegado Marcelo Calçado instaurou inquérito nesta segunda-feira (6) para investigar quem comandou a invasão à Fazenda Rio Claro, de propriedade da Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda. Segundo a Polícia Civil, cinco pessoas já foram ouvidas. Ainda conforme o órgão, agricultores e pecuaristas residentes na região do Rio Arrojado, nos povoados de Praia, Arrogeando e São Manoel, entre outros, foram à propriedade para protestar contra prejuízos que suas terras teriam com a captação de água para o sistema de irrigação da empresa. A alegação do grupo é de que o nível do rio cai quando as bombas da Igarashi são ligadas. O delegado afirmou que a companhia possui as licenças necessárias para captar a água do rio.

Ministério Público abre investigação contra Neto por caixa 2, diz coluna

O Ministério Público Eleitoral na Bahia (MPE-BA) instaurou investigação para apurar a denúncia de que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), recebeu R$ 1,8 milhão, por meio de caixa dois da Odebrecht, nas eleições de 2012, segundo a coluna Expresso, da revista Época. Em seu acordo de colaboração premiada, o ex-diretor-superintendente da construtora baiana, André Vital, afirmou que foi apresentado a Lucas Cardoso, que seria intermediário do democrata e o responsável por receber os valores. O prefeito tem negado as irregularidades. Em nota em abril deste ano, declarou ainda que sua relação com a Odebrecht “respeita o desempenho como homem público, transparente, correto, defendendo o interesse público acima de qualquer outro”.

Feriadão registra 76 acidentes e seis mortes nas rodovias

A Operação Finados, montada pelas polícias rodoviárias Estadual e Federal da Bahia (PRE-BA e PRF-BA), registrou 76 acidentes nas baianas no último feriadão. De acordo com dados divulgados pela PRF-BA, o saldo das ocorrências foi de 61 pessoas feridas e seis mortas, além de 47 feridos. Nas estradas estaduais, a PRE contabilizou 15 acidentes, que resultaram em 11 vítimas com ferimentos leves, três com ferimentos graves e nenhuma morte. Foram realizados 2.872 testes de alcoolemia, dos quais 46 acusaram motoristas que haviam bebido antes de assumir o volante. Os condutores foram autuados. Seis deles, além da usual infração administrativa, foram presos por embriaguez ao dirigir, ao apresentarem teor alcoólico no sangue, o que configura crime de trânsito.

Jovem invade escola e mata aluna com 11 tiros; Polícia crê que ele tentou namorar vítima

Foto: Reprodução / Facebook

Uma estudante de 16 anos foi assassinada a tiros em uma escola estadual de Alexânia, em Goiás, nesta segunda-feira (6). De acordo com o G1, Raphaella Novinski estudava no 9º ano do Ensino Fundamental e teria sido morta por Misael Pereira Olair, de 19 anos, que foi preso logo após o crime. A delegada Rafaela Wiezel ouviu o suspeito e diz que ele confessou que comprou uma arma porque “sentia ódio” da adolescente. “Ele alega que é conhecido ‘de longa data’ da vítima, e que sentia muito ódio da menina. A partir do depoimento dele entendemos que ele tentou namorar com ela, mas foi rejeitado. Por conta disto resolveu comprar uma arma, adentrar na escola onde ela estava e ceifar a vida dela”, apontou. “Ele nos disse que foram 11 disparos, todos eles no rosto da menina. Tudo isso reforça o indício de crime passional, ele tinha estudado na escola no ano passado e tinha guardado este sentimento de ódio. Nós já ouvimos o depoimento dele, agora vamos seguir os procedimentos”, completou a delegada. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) informou que Raphaella foi a única alvejada e que três psicólogas e uma assistente social foram deslocadas para o município, para apoiar a equipe da escola, alunos e familiares.

Visita do vice-governador João Leão trouxe grandes frutos para Aurelino Leal

A visita do vice-governador João Leão (PP) trouxe grandes frutos e esperanças para o município de Aurelino Leal, além do cais, Leão se comprometeu totalmente com as obras do estádio que ainda não foram concluídas, um sonho para os nossos desportistas. No final da manhã do último sábado (4/11), a prefeita Liu Andrade (PP) entregou ao vice-governador todo o relatório fotográfico e projeto do estádio, Leão marcou de imediato uma agenda com a gestora na próxima segunda feira (6/11), em Salvador.

Na oportunidade o mesmo estará juntamente com a prefeita Liu Andrade solicitando a liberação da última parcela para diligenciar conclusão do estádio e solicitando também a vinda do engenheiro da SUDESB ao município para está visitando as obras o mais rápido possível, e fazer um relatório do que precisa ser feito para colocar a nova emenda do estádio, prometida na última vinda do governador Rui Costa (PT) ao município, e posteriormente  entregar o estádio concluído.

Foram registrados 21 homicídios em Salvador e RMS no feriadão de Finados

Foto: Ilustrativa

Durante este final de semana, 4 e 5 de novembro, dez pessoas foram assassinadas em Salvador e na Região Metropolitana (RMS). Ao todo, desde o início do feriadão de Finados (dia 2), 21 casos foram registrados na capital e cidades vizinhas, conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Em Salvador os crimes ocorreram na Valéria, Campinas de Pirajá, Rio Vermelho, Pituaçu, Pau da Lima, Arraial do Retiro, Piatã, Águas Claras, São Marcos, Nazaré e Ogunjá.  Vera Cruz, Camaçari, Lauro de Freitas e São Sebastião do Passé são os outros municípios da região que integram o boletim de ocorrências da pasta como locais dos crimes praticados. Nos quatro dias, seis foram os casos de ‘ocorrências tentadas contra a vida’. Com informações do BNews

Bebê é resgatado pela PM após bandidos invadirem imóvel na Bahia

Foto: Blog do Anderson

Um casal de idosos que estava sendo feito refém dentro de uma casa em Vitória da Conquista, a 515 km de Salvador, foi libertado depois de uma ação da Polícia Militar. Tudo aconteceu na tarde do último sábado (4/11) no bairro Guarani. Agentes da 77ª Companhia Independente (CIPM) disseram que foram acionados por uma mulher que notou a ação de homens, armados com pistola e faca, que invadiram um imóvel abaixo do que ela mora. O casal já estava sendo amordaçado quando as viaturas chegaram ao local e os policiais invadiram a residência. Os criminosos foram presos com os objetos dos idosos, libertados após a ação dos PMs. Já a testemunha que acionou as viaturas foi encontrada junto com seus filhos, um deles de apenas 20 dias. “Hoje senti uma sensação nunca antes sentida nos quase quinze anos na PM. Tirar o pequeno Gustavo da casa onde os marginais haviam invadido foi algo indescritível”, disse o soldado Warley. Ele e os colegas foram aplaudidos. Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Vitória da Conquista. Participaram da ação unidades da 77ª CIPM e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp). Com informações do Aratu Online

Dois acidentes com vítimas fatais foram registrados na última sexta-feira (3), na BR-116

Foto: Reprodução/blog do Louro Magalhães

Dois acidentes com vítimas fatais foram registrados na última sexta-feira (3/11), em trechos diferentes da BR-116, próximo a Medina, no Vale do Jequitinhonha. Mattheus Mota Silva, de 27 anos, perdeu o controle direcional do veículo que conduzia, saiu da pista e capotou. Com o impacto, a vítima, que residia em Itaobim e trabalhava em um banco de Medina, não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito no local. Chovia fraco no momento do acidente. Já o operador de máquinas Felipe Resende Reis, de 26 anos, morreu em um acidente na altura do quilômetro 70 da BR-116, entre Pedra Azul e Medina. Informações iniciais indicam que a vítima perdeu o controle direcional da motocicleta que conduzia, saiu da pista e capotou. Com o impacto, o motociclista veio a óbito no local. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Bandidos trocam tiros em frente a condomínio em que reside o secretário da SSP/BA

A segurança pública na Bahia está falida, ou melhor, está totalmente descontrolada. Prova disso é que a bandidagem toda hora coloca a prova as autoridades. Vejam esse episódio. Na última sexta-feira (3/11) por volta das 22h30, segundo relatos de moradores do bairro Greenville, através das redes sociais, mesmo condomínio onde o secretário da Segurança Pública da Bahia mora, viveu momentos de pânico. Segundo esses moradores, o susto foi grande com vários disparos de arma de fogo na Av. Pinto de Aguiar, inclusive visualizaram indivíduos correndo e um carro preto pequeno que foi abandonado no local. Homens a bordo de um carro parado em frente à sinaleira da entrada do Greenville dispararam vários tiros chamando a atenção de quem vive no local. Ainda não conseguimos saber a motivação do fato e o resultado de toda esta ação, apenas fomos informados que várias viaturas da PM foram ao local. (Redação: Blog do Carlos Seixas)

Depois de pesquisa, grupo aumenta pressão para Neto anunciar candidatura logo

Aumentou imensamente a pressão sobre o prefeito ACM Neto (DEM) para que ele anuncie desde já sua candidatura ao governo do Estado em 2018, depois que o a TV Record divulgou uma pesquisa contratada ao Instituto Paraná, na última quarta-feira, em que ele aparece liderando a disputa à sucessão estadual, com 54,5% das intenções de voto. No levantamento, o governador Rui Costa (PT) aparece com 24,1%, seguido do senador Otto Alencar (PSD), com 4,7%, e de Fábio Nogueira (PSOL), com 2,9%. 4,3% disseram não saber em quem votar e 9,5% não escolheriam nenhum dos candidatos. No segundo cenário, sem Otto, ACM Neto cresce um pouco mais, passando a 56,4% das intenções de voto, assim como Rui Costa, que registra 25,8%, ao passo que Fábio Nogueira chega a 3,1%. O índice dos que não sabem em quem votar se mantém (4,5%), enquanto se eleva aquele dos que não escolheriam nenhum dos candidatos: 10,2%. Num terceiro cenário, sem Rui, mas com Otto, Neto amplia ainda mais sua vantagem, com 65,3% dos entrevistados. O senador teria 10,6% dos votos, enquanto Fábio Nogueira, 4,5%. Aumenta, neste caso, a quantidade dos que não saberiam em quem votar (5,1%) e mais ainda os dos que não escolheriam nenhum dos candidatos (14,4%). Segundo a Paraná Pesquisas, Rui só lidera no quarto cenário – quando não se apresenta Neto como candidato – com 47,2% das intenções de votos. Otto obtém seu melhor resultado (13,8%), assim como Fábio Nogueira (5,7%). Aí, 7,5% dizem não saber em quem votar, enquanto 25,8% afirmaram que não votariam em nenhum dos postulantes. Num eventual segundo turno entre o prefeito e o governador, Neto também se sai melhor, com 58,4%, enquanto o petista aparece com 28,8%, 3,9% não saberiam em quem votar e 8,9% rejeitam os dois candidatos. A pesquisa entrevistou 1.510 pessoas em 70 municípios baianos, entre os dias 31 de maio e 4 de junho. A margem de erro da sondagem é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Ontem, em entrevista à Folha de S. Paulo, o prefeito voltou a dizer que ainda não decidiu sobre 2018, mas admitiu que sua candidatura é a mais forte no grupo oposicionista. “Minha candidatura é a mais forte dentro do grupo da oposição (estadual). Temos condições de competitividade muito boas, com palanques em quase todos os municípios”, declarou Neto. Para o grupo político do prefeito, no entanto, diante dos números, que estariam sendo confirmados por outros levantamentos informais que vêm sendo feitos por sua equipe, o melhor seria Neto assumir logo o figurino de candidato, capitalizando, ao máximo, o clima em seu favor que os levantamentos vêm indicando. “Neto não pode se esconder. Tem que aparecer logo e aproveitar, inclusive, esta maré a seu favor”, afirma um conhecido colaborador do prefeito, afirmando ser este o entendimento de todo o seu grupo político. Para ele, Neto deveria, inclusive, aproveitar as festas de fim de ano para correr o interior e fortalecer sua candidatura, uma vez que não se pode, em sua avaliação, desprezar o peso da máquina estadual, que “deverá trabalhar à toda” para reeleger Rui Costa.

Tiroteio em igreja no Texas deixa 27 mortos e 24 feridos

Pelo menos 27 pessoas foram mortas e 24 estão feridas com um tiroteio nos Estados Unidos neste domingo (5). Dessa vez, o crime ocorreu em uma Igreja Batista na cidade de Sutherland Springs, no Texas. Segundo informações do G1, a CNN informou que o atirador foi morto após uma breve perseguição policial nas proximidades do lugar do atentado. No entanto, o porta-voz da polícia local, Robert Murphy, não informou se ele foi morto pela corporação ou se cometeu suicídio. Uma testemunha ouvida pela KSAT, afiliada da rede ABC na cidade, relatou que o homem entrou na Igreja e abriu fogo por volta das 11h30 do horário local, que seria 14h30 pelo horário de Salvador. Em viagem no Japão, o presidente Donald Trump desejou, através do Twitter, “que Deus esteja com as pessoas de Sutherland Springs”. Até o momento, não informações de que o crime se trata de mais um atentado terrorista. Mas em menos de uma semana, é o terceiro ataque nos Estados Unidos. Na última terça (31), um homem matou oito pessoas atropeladas em Nova York e, na quinta (2), outro homem matou três pessoas em um supermercado, no Colorado.

Para Davidson Magalhães, candidatura do PCdoB à Presidência não altera planos do partido na Bahia

Foto: Reprodução/Gilberto Júnior

O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Davidson Magalhães elogiou a decisão do diretório nacional do partido de lançar candidatura à Presidência da República nas eleições de 2018 e reiterou que a decisão não muda os planos na conjuntura estadual, que é apoiar o governador Rui Costa a uma possível reeleição. Magalhães participou da reunião que elegeu a deputada estadual gaúcha Manoela D’Ávila (RS) como candidata à Presidência e justificou a escolha do partido. “Nosso partido tem um posição clara de defesa a uma frente política ampla para enfrentar essa política regressiva, já que vivemos um golpe institucional. O partido elaborou um projeto de retomada do desenvolvimento nacional, fruto do 14ª congresso e expor isso ao pais através das decisões. Como decorrência disso achamos necessário termos uma interlocução do processo […] É importante ter uma pré-candidatura que ajude nos debates. É a candidata que mais teve votos no partido, já foi nossa líder, é uma jovem e vai fazer interlocução com o segmento da juventude. Foi uma decisão correta porque vai trazer mais uma personagem para fazer o debate sobre os rumos do país”, justificou neste domingo (5) em conversa com o BNews. Ainda segundo o deputado, isso não significa que não haja uma “unidade das forças progressistas”, pois, segundo ele, há um cuidado para que as eleições não sejam pulverizadas e fique fora do segundo turno. Sobre a conjuntura local, o presidente afirmou que o diretório estadual não seguirá os passos do nacional lançando candidatura própria. “Fazemos parte do processo de reeleição de Rui costa. [essa decisão] Não tem uma implicação direta no governo do estado. Rui está fazendo um grande governo na Bahia e vamos pleitear a vaga na chapa majoritária”, informou. Os nomes disponíveis para disputar uma vaga na majoritária são da deputada federal Alice Portugal, deputado Daniel Almeida e o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho. Davidson Magalhães  citou alguns exemplos que partidos que seguirão com Rui na Bahia, mas lançaram nome próprio nacionalmente, como o PDT que é da base, porém tem Ciro Gomes como pré-candidato à Presidência. A deputada estadual gaúcha Manoela D’Ávila (PCdoB – RS) virá à Salvador no início de Dezembro para lançar a pré-candidatura. “Vamos visitar os quadros dos diretórios estaduais do partido para unificar esse discurso e conversar com as lideranças”, afirmou Magalhães.

Carga de ecstasy avaliada em R$ 100 mil é apreendida em Arraial D’Ajuda

Foto: Divulgação SSP/BA

Cerca de 1.200 comprimidos de ecstasy, avaliados em R$ 100 mil, foram apreendidos, na noite da última sexta-feira (3), por guarnições da Companhia de Emprego Tático do 8° Batalhão da Polícia Militar (Porto Seguro), na localidade de Arraial D’Ajuda. Dois traficantes, ainda não identificados, foram presos em flagrante. Com eles foi encontrado também aproximadamente meio quilo de haxixe. A dupla foi parada em uma blitz e na abordagem o material foi localizado. Informações iniciais são de que os comprimidos seriam comercializados em Arraial e Trancoso. Os traficantes e o material foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Eunápolis. “Estamos entrando na alta estação e o consumo de drogas aumenta. Quem faz uso dessas substâncias precisa estar ciente de que financia quadrilhas responsáveis por homicídios, latrocínios, roubos a banco, veículos, entre outros crimes. É fácil consumir a droga com a alegação do divertimento e achar que não tem participação nessa cadeia de crimes”, declarou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.

Prefeitura de Maraú apoia campanha Novembro Azul no município

A Prefeitura de Maraú abraça a campanha Novembro Azul em toda a cidade. O Novembro Azul em Maraú também terá palestras e mesas redondas que debaterão a saúde do homem em todos os estágios da vida. Lembre-se: Há vários motivos para prevenir o câncer de próstata. O amor pela vida é o principal deles. Previna-se! ASCOM / Maraú

Menina de apenas um ano morre atingida por tiro acidental disparado por outra criança de seis anos

Foto: Reprodução/Facebook

Um bebê de um ano de idade morreu na tarde deste sábado (4) vítima de um disparo acidental feito por um outro menino de seis anos no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia, Os familiares afirmam que Thaila Moraes estava com a irmã na casa de uma vizinha, quando foi atingida no rosto pelo tiro. Ela foi socorrida, mas não resistiu vindo a óbito. De acordo com o G1, a criança já chegou sem vida no hospital. As circunstâncias que levaram o menino de seis anos a alcançar uma espingarda e disparar o tiro, de forma acidental, ainda são desconhecidas. A família do bebê acredita que a arma pertença a um adolescente que mora no imóvel. O corpo da criança foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, por volta das 16h30.

Colunista afirma que atrizes criam movimento para não atuar com José Mayer

Foto: Reprodução

De acordo com informações do colunista Ricardo Feltrin deste sábado (04/10). Várias atrizes da Globo estariam criando um movimento para manter o galã, José Mayer, na “geladeira” por mais tempo. Em abril desde ano, o ator foi acusado de ter assediado a figurinista Susllem Tonani. O caso só tornou público após a mulher dar uma entrevista para um blog da Folha de São Paulo contando tudo o que aconteceu. À época, o ator admitiu por meio de uma carta aberta que errou e pediu desculpas. Ainda segundo informações do colunista, nenhuma atriz considerada de “primeiro escalão” dentro da emissora estaria disposta a protagonizar com Mayer em curto ou médio prazo.O ator já estava sendo procurado para novos trabalhos e voltaria à telinha até 2018.

Homem de 51 anos tem pênis cortado pela própria esposa

Foto: Reprodução

Um homem de 51 anos teve o pênis cortado com um estilete pela sua própria esposa. O caso foi registrado na polícia civil de Umuarama, no noroeste do Paraná, no início da noite da última quinta-feira (2/11). A esposa, uma mulher de 54 anos, foi autuada em flagrante por lesão corporal e encaminhada à delegacia local. De acordo com os policiais, ela não informou os motivos da agressão e disse que só falaria sobre o caso em Juízo. Além de cortes no pênis, o homem também sofreu ferimentos em outras partes da virilha. Apesar do susto, o órgão não chegou a ser amputado. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital, onde passou por uma cirurgia. A unidade de saúde para a qual o homem foi levado  informou que o paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque perdeu muito sangue, mas está consciente e orientado. Não há previsão de alta médica.

Prefeitura de Itacaré desenvolve programa de saúde nas escolas

O Programa Saúde na Escola é um compromisso do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, de levar informações para os estudantes e uma ferramenta da administração municipal que atua na promoção de qualidade de vida de 5.743 alunos de 35 escolas municipais da sede e da zona rural e duas estaduais de Itacaré e Taboquinhas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, o Programa Saúde na Escola visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades; ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada. A participação do município no Programa ocorre mediante adesão ao ciclo bienal, no qual serão desenvolvidas 12 ações essenciais e outras de interesse do município, pertinentes às questões locais que envolvam o público alvo dessas ações. Como parte desse trabalho, são realizadas feiras nas unidades de ensino com estandes e palestras sobre Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Conforme a programação, no dia 06 de novembro será realizada a feira do Programa Saúde na Escola na Praça da Bandeira, envolvendo os alunos da Creche Municipal, Joserinda, Creche Raquel Maria Costa, Escola Nova e Colégio Estadual Aurelino Leal. No dia seguinte será a vez do trabalho voltado para os estudantes do Centro Educacional de Itacaré e no dia 08 o programa será voltado para os alunos dos colégios municipais Manuel castro e Maria Benjamina da Cruz, também na Praça da Bandeira. No dia 09 de novembro as ações serão desenvolvidas na quadra esportiva do distrito de Água Fria, voltadas para os alunos das escolas Antônio Raimundo dos Santos, Maria Rodrigues Ramos, Nova Esperança, Alegria, Oscar Moreira, Maria de Lourdes Tavares, D. Pedro I, Sete de Setembro, Nova Alegria, Dr. José Cruz e Renascer II. No dia 10 a feira será montada na comunidade da Marambaia, voltada para os estudantes das escolas Sebastião Aprígio, São Roque I, Tiradentes, Reino da Alegria, São Roque II, Santa Ana, São Miguel e José Carlos Arrute. No dia 13 de novembro o trabalho continua, dessa vez com a feira na Escola Municipal Paulo Souto, em Taboquinhas, atendendo os alunos da Creche Casulo, Escola Municipal Padre Edgar dos Santos Torres, Bom Jesus, Castro Alves e Dário Ferreira. No dia seguinte, no mesmo local, as ações serão voltadas para os estudantes do Colégio Municipal Paulo Souto e Escola Estadual de Taboquinhas. (Ascom/Itacaré)