Ubaitaba Urgente

Em Ubaitaba, vereador ‘Uilson de Goi’ promove evento para crianças na Ruinha

O vereador Uilson de Goi (PMDB) realizou neste domingo (29/10), no campo da Ruinha em Ubaitaba, a tradicional Festa das Crianças. O evento teve início as 10h da manhã e contou com centenas de crianças de várias idades, que brincaram, comeram e beberam durante todo o dia sem pagar nada.

Foram distribuídos cachorro quente, algodão doce, refrigerantes, geladinho e doces.  O evento contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal e do deputado estadual Sandro Régis (PR). A prefeita Suka (PSB), o vice-prefeito Jailton Araújo (PC do B), estiveram presentes prestigiando o evento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Mundial de Surf em Itacaré reuniu mais de 100 atletas de seis países

Mais de 100 atletas de seis países participaram do Itacaré Sound Festival realizado de 26 a 29 de outubro na Praia da Tiririca. O evento marcou o retorno da cidade no circuito mundial de surf e foi considerado como uma das melhores etapas realizadas pela WQS nos últimos anos. Com um cenário que chamou a atenção dos atletas e turistas e com boas ondas durante toda a competição, o Mundial de Surf em Itacaré também foi elogiado pela organização e pelo alto nível dos surfistas participantes. E na disputa final o paulista David Silva venceu o baiano Marcos Fernandes e conquistou o título de campeão da etapa nas ondas de Itacaré. Outro destaque do evento foi a preocupação com a preservação do meio ambiente.

No local foram montados stands com exposições artísticas feitas a partir de material reciclado e também espaços onde empresas, órgãos e instituições como o Inema, Associação de Surf de Itacaré, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Civil Eco, Instituto Embaúba, Instituto Floresta Viva, Baleia Jubarte e Recicla apresentaram seus projetos de preservação e conservação ambiental. Os estandes foram visitados por centenas de crianças das redes públicas e particulares de Itacaré, que não somente conheceram os projetos, como também participaram de ações como brincadeiras educativas, viagens ao mundo da reciclagem e também o plantio de mudas. E se no mar os surfistas deram um show de manobras, em terra também o clima foi de muita festa em Itacaré. Paralelo ao mundial de surf foi realizado o Itacaré Surf Sound Festival, na Praia do Rezende.

Num espaço com um cenário de praias e com muita animação, se apresentaram as bandas Cone Crew,Maskavo, de Brasília, Marlon Moreira, DJ Banzai, Bruta Raça, Rael da Rima, Fábrica de Sons e Banda Kasa 8. Realizado pela World Surf League (WSL) e pela Prefeitura Municipal, a etapa do mundial de surf de Itacaré distribuiu US$ 20 mil em prêmios e colocou mais uma vez a cidade como uma referência internacional do esporte.O retorno do mundial de surf para Itacaré foi uma ação do prefeito Antônio de Anízio e do diretor de planejamento Kleber Miranda, que desde o mês de fevereiro vem se reunindo com representantes da WSL South América, empresa responsável pelo evento, manifestando o desejo da cidade voltar a sediar o mundial. O Mundial QS 1.500 masculino e o Itacaré Surf Sound Festival contaram ainda com o apoio da South to South, Associação de Surf de Itacaré, Governo da Bahia, Instituto Floresta Viva, Pousada Terra Boa, Faculdade Madre Thaís e Grou Turismo. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, visitou os stands, conversou com parceiros, turistas e participou de um plantio de árvore com crianças do município. “Itacaré está de parabéns por ter resgatado o Mundial de Surfe.

A gente vê a alegria da nossa gente, do nosso povo, como também nos visitantes. É um evento que vem trazer dividendos para a cidade. E isso garante uma ocupação de 100 % das pousadas”. Antônio de Anízio também já garantiu a etapa do Mundial de Surf para o próximo ano. Aliado ao evento, o prefeito destacou a exposição de projetos em defesa do meio ambiente, com o envolvimento das escolas da sede, do distrito e da zona rural do município. “O evento, não só o surfe, mas a festa que está acontecendo e a preservação ambiental estão fazendo um casamento perfeito e está sendo o maior sucesso”. O organizador evento, Kleber Miranda lembrou que a etapa Mundial de Surfe foi resgatado pela atual gestão do município, após dois anos fora das competições. “O resgate do evento é uma vitória para Itacaré, para o nordeste e para a Bahia, pois fomenta a economia local e cultural.

Considerados foragidos, três ex-integrantes da New Hit se entregam à polícia

Os três ex-integrantes da banda New Hit, considerados foragidos, se entregaram na noite deste domingo, 29, na sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), nos Barris, em Salvador. São eles: Edson Bonfim Berhends Santos, Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho e Guilherme Augusto Campos Silva. Eles foram condenados pelo estupro de duas adolescentes após um show em agosto de 2012,  na cidade de Ruy Barbosa (a 232 quilômetros de Salvador). Na época, as vítimas tinham 16 anos e foram violentadas dentro de um ônibus pelos integrantes. Outros cinco membros do extinto grupo (Alan Aragão Trigueiros, Jhon Ghendow de Souza Silva, Michel Melo de Almeida, Weslen Danilo Borges Lopes e Willian Ricardo de Farias​), sentenciados pelo mesmo crime, já tinham sido presos na última terça-feira, 24, por determinação da juíza Marcela Moura França Pomponet, da comarca de Ruy Barbosa. Os cinco primeiros músicos foram transferidos para o presídio no Complexo de Mata Escura na última sexta, 27. Os outros três vão ficar presos na Polinter aguardando a transferência, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil. Em agosto deste ano, o desembargador e relator do processo, Lourival Trindade, proferiu a sentença condenando em 2ª instância os oito réus. O ex-integrante Jefferson Pinto dos Santos e o segurança do grupo, Carlos Frederico Santos de Aragão, foram absolvidos por falta de provas.

Morre aos 60 anos o ex-deputado estadual Paulo Anunciação

O ex-deputado estadual e ex-vereador Paulo Anunciação faleceu na manhã desta segunda-feira (30), aos 60 anos. Após alguns dias internado, ele teve uma parada cardíaca e não resistiu. Natural de São Félix, no Recôncavo baiano, Anunciação foi atuante no movimento sindical, mais especificamente do ramo da limpeza, e também era ativo militante do Movimento Negro Unificado, tendo sido secretário municipal de Combate ao Racismo e secretário estadual sobre Combate ao Racismo. “Paulo era um companheiro doce, com uma forte empatia. Nunca deixou de defender os seus ideais. Colaborou com as gestões petistas em Santo Amaro da Purificação. Lutador de primeira grandeza, militava na reestruturação do PT em sua terra querida”, afirma o petista Robinson Almeida, que lembrou um episódio dramático sofrido pelo ex-parlamentar como ativista. “Numa greve geral, ficou marcada no coração de todos humanistas, a dura repressão praticada contra Paulo pela polícia, que além de espancá-lo violentamente, cortou seus cabelos rastafári”. Com informações do BN

“Máfia das multas” é investigada na prefeitura de Itabuna

A Secretaria de Trânsito de Itabuna é investigada por supostas fraudes na aplicação de multas no município. O prefeito Fernando Gomes (sem partido) determinou a realização de uma auditoria na pasta para apurar a “máfia das multas” que tem como objetivo aumentar os salários dos funcionários. O afastamento cautelar por 30 dias de um funcionário da pasta foi publicado no diário oficial do município na sexta-feira (27). De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, a licença foi a pedido da corregedoria municipal que está realizando a auditoria.  No entanto, a investigação tem como direcionamento a gestão do ex-prefeito Vane do Renascer (PRB). De acordo com a publicação, os recursos movidos pelos motoristas eram indeferidos pela a equipe da secretaria. Com informações do Bocão News

Após ter contas reprovadas pela Rouanet, Zé de Abreu perde tudo e vai morar no lixão

Foto: Reprodução

Pego na Operação Leva Jato, o ator José de Abreu teve suas contas reprovadas e acabou sendo obrigado a devolver mais de 170 mil reais que havia recebido por meio da Lei Rouanet. O ator havia conseguido a aprovação de um projeto que pretendia levar para o público infanto-juvenil a peça Macaquinhos, mas teve as contas reprovadas por falta de notas fiscais. Zé de Abreu chegou a tentar suprir a lacuna na prestação de contas e solicitou, na época, auxílio do Instituto Lula, que o enviou notas fiscais datados de 30 de fevereiro, o que acabou complicando ainda mais a vida do ator. Sem dinheiro para devolver o valor não prestado contas, o ator acabou tendo seus bens penhorados e levados a leilão na semana passada. Sem ter onde morar, Abreu tentou se integrar no movimento sem teto, mas acabou sendo expulso pelos militantes, que não admitiram que um funcionário da Globo golpista se integrasse no movimento. “Procuramos ele em todos os lugares: na sede do PT, no Projac, no necrotério”, afirmou uma tia do ator. O sumiço de Zé de Abreu teve um desfecho inesperado na tarde de hoje, quando o ator foi encontrado num lixão catando material reciclável para vender. Segundo ele, esta foi a solução que encontrou para ganhar o pão de cada dia, agora que teve seus bens tomados pela justiça. Nossa equipe tentou falar com o ator, mas ele se recusou a responder nossas perguntas, limitando-se a dizer que torce para que o ex-presidente Lula seja eleito ano que vem para que o tire da miséria “assim como fez com milhões de brasileiros”. Com informações do blog  Joselito Muller

Cigano de 58 anos é morto a tiros na porta de casa em Eunápolis

Fotos: Reprodução/Radar 64

Um cigano foi assassinado na porta de sua casa, por volta das 5h40 da madrugada deste sábado (28), no bairro Sapucaieira, na cidade de Eunápolis. Mário Alves Neto, de 58 anos, foi alvejado por três tiros de pistola calibre ponto 380. O Samu chegou a ser acionado, mas quando chegou ao local ele já estava sem vida. Segundo informações levantadas por policiais militares, dois homens em um Gol  branco chamaram Mário no portão de sua casa. Assim que ele abriu a porta, já foi atingido pelos disparos. Pelo menos cinco cápsulas foram encontradas pelos policiais no local do crime. A família de Mário estava em casa. Vizinhos informaram que o cigano era uma pessoa quieta e que se relacionava bem com todos na comunidade. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Eunápolis. A polícia está investigando a motivação e tentando localizar os autores do crime. Com informações do Radar 64

Criança morre após ser atingida na cabeça por um tamanco

Foto: Reprodução /Macaubense Life)

Dávila Chaylane Duarte, 8 anos, morreu na tarde desta sexta (27), no Hospital Santo Antônio, no estado do Ceará, após ser atingida por um tamanco, arremessado pela sua prima de 11 anos. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (24) e, segundo a polícia, a menina brincava com a prima dentro de casa, no bairro Malvinas, na periferia de Barbalha. De repente, as duas meninas se desentenderam e a de 11 anos arremessou um tamanco contra a de 8 anos. A garota desmaiou após a pancada e sofreu um traumatismo craniano encefálico (TCE). Os pais a levaram imediatamente para o hospital da cidade, onde ficou constatado que a pancada com um calçado de madeira provocou o traumatismo de crânio. Desde então, Dávila Chaylane permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta sexta, por volta das 14h30, a equipe médica constatou a morte da menina. De acordo com informações do site Macaubense Life, o corpo de Dávila foi encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense de Juazeiro do Norte, por se tratar de uma morte considerada violenta. A Delegacia Regional de Polícia Civil de Barbalha deverá instaurar um inquérito para apurar o fato com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já que a autora da agressão é ainda uma criança de acordo com a lei.

Lúcio Vieira Lima emprega piloto de avião da família como assessor na Câmara

O piloto de um avião que pertence a família Vieira Lima foi empregado como assessor na Câmara pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). De acordo com informações da Folha, Francisco Cezar Martins Meireles é lotado como secretário parlamentar com salário de R$ 14,3 mil desde março de 2017, período em que fez pelo menos sete voos no comando da aeronave PT-LKB, modelo Cessna 40, aeronave que está em nome de Afrísio Vieira Lima (morto em 2016), pai de Lúcio e do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). Os irmãos Lúcio e Geddel são alvo de inquéritos que investigam a ocultação de R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador que, segundo a Procuradoria, seriam provenientes de propinas. Geddel está preso preventivamente em Brasília.

Freira baiana morre durante incêndio em educandário na cidade de Caicó/RN

Terenice Souza Vilas Bôas tinha 47 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma freira baiana que estava no Educandário Santa Teresinha, em Caicó, cidade da região Seridó no Rio Grande do Norte, morreu na madrugada deste domingo (29) vítima de um incêndio de acordo a Polícia Militar. A suspeita é de que o fogo tenha começado após um curto-circuito no quarto onde a religiosa dormia. Terenice era natural da cidade de Santo Estevão, na Bahia, e havia pouco tempo de sua chegada a Caicó. Ainda segundo a Polícia, haviam outras freiras dentro da escola no momento do incêndio, mas conseguiram escapar sem serem atingidas pelo fogo. O educandário é uma escola particular coordenada por freiras da Irmandade do Amor Divino, da Igreja Católica. No prédio funciona também a Faculdade Católica Santa Teresinha. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles receberam um chamado por volta das 2h30 da madrugada, informando que um incêndio havia atingido o alojamento das freiras, as quais moram na escola. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) esteve no local para recolher o corpo da vítima e  preparar o laudo que deve apontar as causas do acidente.

Lula e Bolsonaro lideram corrida para presidente em 2018, aponta Ibope

Foto: reprodução

A primeira pesquisa do Ibope para avaliar as intenções de voto para presidente em 2018 aponta Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro como principais concorrentes na corrida pelo Palácio do Planalto. O levantamento divulgado neste domingo (29) pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, aponta que o petista teria 35% do apoio do eleitorado contra 13% do atual deputado federal. Dessa forma, os dois disputariam o segundo turno. O cenário avaliado aponta Marina Silva como terceira colocada, com 8%. Em uma pesquisa espontânea, na qual o Ibope não apresenta ao entrevistado uma cartela com os nomes dos candidatos, Lula, Bolsonaro e Marina também ocupam as três primeiras posições, mas com 26%, 9% e 2%, respectivamente. Num cenário sem a participação de Lula, Bolsonaro e Marina ficam empatados nas intenções de voto, com 15%.

Homem é atingido por três tiros em tentativa de homicídio na cidade de Ipiaú

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Um homem foi atingido por três tiros na noite desse domingo (29), por volta das 19h, durante uma tentativa de homicídio na Rua C, bairro Aloísio Conrado, em Ipiaú. Segundo apurou nossa reportagem na unidade hospitalar, a vítima foi atingida com um tiro no braço, um no abdômen e um de raspão no tórax.  O mototaxista José Carlos Santos Portugal, conhecido pelos apelidos de “Simão” e “Bicudo”, foi socorrido por populares até o Hospital Geral de Ipiaú, de onde foi transferido para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O estado de saúde da vítima é considerado delicado e inspira cuidados. Moradores disseram que o atentado foi praticado por dois homens numa motocicleta. A polícia levanta informações sobre os suspeitos para iniciar as buscas.  A motivação do crime ainda é não foi informada. Com informações do Giro Ipiaú

Luciano Huck tem até 8% das intenções de voto em pesquisa Ibope para presidente

Caso as especulações em torno da candidatura do apresentador Luciano Huck à presidência da República se concretizem, ele pode ter uma quantidade significativa de votos nas eleições do próximo ano. Uma pesquisa Ibope divulgada neste domingo (29) pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, indica que Huck teria até 8% das intenções de voto em um cenário sem a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocupando a terceira colocação entre os possíveis concorrentes ao Palácio do Planalto. Ele fica atrás apenas de Jair Bolsonaro e Marina Silva, ambos com 15%. Em um cenário com a presença de Lula, o apresentador da TV Globo fica com 5% das intenções de voto, empatado com Geraldo Alckmin e atrás de Bolsonaro, Marina e Lula.

Mulher é morta a facadas dentro de bar no interior da Bahia

Na noite deste sábado (28), uma mulher foi morta a facadas, dentro de um bar, na cidade de Coração de Maria, cerca de 114 quilômetros da capital baiana. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Florisberto Figueiredo e a vítima foi identificada como Olinda de Jesus Conceição. Agentes da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados e estiveram no local.  Ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil. Com informações do bocão news

 

Capitania dos Portos vai intensificar fiscalização de embarcações na Baía de Camamu

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria Municipal de Turismo, esteve reunida com representantes da Capitania dos Portos na última sexta-feira (27/10). O objetivo desta reunião foi para tratar de assuntos referentes ao transporte e turismo náutico, além de ordenamento, fiscalização marítima e também a construção de uma Base de Apoio à Capitania dos Portos na Península de Maraú. Participaram da reunião a Secretária de Turismo, Nilza Vicente, que representou a prefeita Gracinha Viana (PP), a diretora de Turismo de Maraú, Lygia Costa, o Capitão dos Portos, Silva Reis, Capitão de Corveta, Ronald, e os Sargentos, Dias e Fernandes, Zezinho de Camamu, além do ex-jogador e ícone do vôlei brasileiro, José Montanaro Júnior, que se colocou à disposição da prefeita Gracinha Viana para ajudar nos projetos esportivos da comunidade. Na reunião ficou decidido também que o Capitão de Mar e Guerra, Silva Reis, fará uma intensa fiscalização a partir de agora, diante do crescimento de embarcações e o aumento do movimento. (Ascom/Maraú)

Pr. Sandney Bulhões manifesta apoio ao Dia do Evangélico de Ubaitaba que acontece neste domingo (29)

Foto: Reprodução/Facebook

O Pastor Sandney Bulhões, presidente do Ministério da Igreja Evangélica Restaurando a Aliança (IERA), de Ubaitaba/BA, em meio a um sentimento de profunda dor pela morte de seu irmão, pastor Netto Paz, que foi assassinado na última quarta-feira (25/10), no trevo da cidade de Ibirapitanga (relembre aqui), vem a público externar seu apoio e de toda a sua igreja na realização do evento em comemoração ao Dia do Evangélico de Ubaitaba, que acontecerá neste domingo (29/10), na Praça Cultural, no centro da cidade. Apesar dos membros da IERA estarem tristes com o sofrimento do pastor Ney e sua família, o pastor pede para que todos de sua igreja fiquem a vontade para participar do evento de louvor e adoração ao senhor Jesus. (Redação: Jackson Cristiano)

Briga entre casal homossexual termina com homem ferido a golpe de facão em Ubatã

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Um casal homossexual se envolveu numa briga por volta das 15h:30 deste sábado (28) que terminou com um ferido. Segundo informações da Polícia Militar, após o casal entrar em luta corporal, João Célio Bispo dos Santos atingiu o seu companheiro, Ancelmo Mariel Viana, com um golpe de facão na mão esquerda. A vítima foi conduzida ao Hospital César Monteiro Pirajá, em Ubatã, onde recebeu os primeiros atendimentos, e logo depois foi transferida para o Hospital de Base, em Itabuna. Já João Célio foi conduzido pela PM à Delegacia Territorial de Ubatã, onde permanece à disposição das autoridades. Não foi informado o que teria motivado a briga entre o casal. A Polícia Civil investiga o caso. Com informações de Garcia Jr/Ubatã Notícias

Presidente Temer foi internado e passou por cirurgia nesta sexta 27

Após sentir uma forte indisposição na última quarta-feira 25, no dia da votação da segunda denúncia, o presidente Michel Temer foi internado e passou por uma cirurgia na próstata. Segundo informações,  quando ainda em Brasília, ele passou por um procedimento de desimpedimento do canal da uretra. Nesta sexta-feira  27, o presidente foi levado à unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico, o qual demorou duas horas para uma raspagem na próstata no final da noite. Na trajetória rumo à internação, um dos médicos que o acompanha, Roberto Kalil, assustou-se por demorar mais de uma hora até conseguir falar com alguém que estivesse com peemedebista. “Achei que ele tivesse morrido”, disse à coluna Radar, da revista Veja. O  Planalto informou que o diagnóstico é de “retenção urinária por hiperplasia – aumento – benigna da próstata”. A alta deve ocorrer entre segunda e terça-feira.

Pedreiro comete suicídio na cidade de Itambé

Foto: Reprodução

O corpo de um jovem identificado como sendo Vagner Mota, foi encontrado enforcado na tarde desse sábado (28/10), nos fundos de uma casa na Rua Arnaldo José de Oliveira, Bairro Valdomiro Santos, em Itambé. Segundo informações de populares, Vagner era pedreiro e se encontrava desempregado. Segundo a polícia, o rapaz cometeu suicídio. O corpo foi recolhido pelo DPT e conduzido para o IML de Itapetinga, onde será necropsiado. Com informações do blog Itapetinga Agora

Segundo estudo, café e chocolate reduzem chance de doenças cardíacas

De acordo com uma nova pesquisa sobre chocolate e café, os amantes desses produtos podem comemorar. É que segundo a pesquisa, o consumo dessas duas iguarias trazem efeitos positivos ao coração e podem reduzir as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para Sebastiano Marra, que é diretor do departamento cardiovascular do hospital Maria Pia, em Turim, na Itália, os efeitos positivos do café acontecem “a longo prazo” e que “quatro ou cinco xícaras por dia” são suficientes para reduzir a aparição de alguma doença cardíaca. O médico ainda revelou que ao analisar os dados de mais de 10 mil pessoas que tomam café diariamente, foi confirmado que eles passaram a dormir melhor e tiveram menos crises de ansiedade. “O grão de café é a substância mais antioxidante que existe na natureza”, disse Marra, com base no seu estudo. Em relação ao chocolate, dados análogos foram encontrados para pessoas que consumiam, frequentemente o chocolate com 85% a 90% do cacau natural. A cidade de Turim está sediando um evento internacional de cardiologia entre os dias 27 e 28 deste mês de outubro. Nesse evento estão debates as inovações na área da medicina cardiovascular e novos tipos de prevenção contra doenças cardíacas. As informações são da Agência ANSA.