Ubaitaba Urgente

Depoimento à Justiça pode interromper caravana de Lula

A caravana que Lula planeja fazer em Minas Gerais a partir desta segunda-feira (23) pode ser interrompida pela Justiça. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha, ele tem depoimento marcado para o dia 30, o último de sua viagem por 12 cidades do Estado. Segundo a publicação, a defesa de Lula já pediu adiamento para evitar a interrupção da caravana justo em seu final. O petista terá que depor no processo em que é acusado de tráfico de influência na compra de 36 caças suecos pelo governo brasileiro. Luiz Cláudio, filho de Lula, deve depor no dia 30, por videoconferência. Com informações do Bocão News

Ana Maria Braga é operada após diagnóstico de câncer de pele, diz colunista

A apresentadora está afastada do programa “Mais Você” se recuperando.

A apresentadora Ana Maria Braga passou por uma cirurgia no rosto após se diagnosticada com um câncer de pele. Por conta disso, ela está afastada do programa “Mais Você”, que comanda nas manhãs da TV Globo. Esta é a segunda vez que ela apresenta um câncer de pele. A primeira vez foi no ano de 1991. Por conta do afastamento, Zeca Camargo e Patrícia Poeta devem assumir a atração, uma vez que a apresentadora descansa na casa que tem em Sorocaba (SP). O tempo que durará a substituição não foi informado.  A assessoria de Ana Maria, que não falou sobre o estado de saúde da apresentadora, informou que “a única informação que tenho é que ela está descansando na fazenda dela em Sorocaba acompanhando a obra da nova cozinha que está fazendo lá”. Além do câncer de pele, ela já foi diagnostica, em 2001, com um carcinoma no canal anal. Na época, ela passou por um tratamento radioterápico. No final de 2016, Ana Maria anunciou, durante o “Mais Você”, que tinha sido operada de um outro câncer, desta vez no pulmão. As informações são do colunista Léo Dias, do Jornal “O Dia”.

Mulher é morta a facadas por ex-marido na frente das filhas na zona rural de Araci/BA

Foto: Reprodução

A empregada doméstica Vanuse Pinho Matos, 38, foi morta a facadas na frente de duas filhas na tarde da última sexta-feira (20/10). O crime aconteceu no povoado de Tapuio, zona rural da cidade de Araci/BA. Segundo a Polícia Militar, o ex-marido da vítima, Avanilson Andrade de Moura, 55, é apontado como autor do crime. O homicídio aconteceu na casa do pai de Vanuse, que é vizinho de Avanilson. Ainda segundo a PM, a mulher, que morava atualmente na cidade de Feira de Santana estava no povoado para visitar as filhas quando discutiu com o ex-companheiro e foi esfaqueada, morrendo no local. Conforme a polícia, as filhas tentaram intervir e também foram atingidas pelo pai com golpes de faca nas mãos, mas sem gravidade. Elas foram levadas ao hospital da cidade, onde foram atendidas e liberadas em seguida. De acordo com a PM, a mulher já havia registrado queixa de ameaça contra o acusado, que depois de cometer o crime fugiu. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Serrinha. A Polícia Civil esteve no local do crime e investiga o caso. Com informações do blog Notícias de Santa luz

Pai e filha são assassinados no município de Morro do Chapéu

Foto: Reprodução

Um homem, conhecido como Júnior, e sua filha Ayla foram assassinados a tiros, na noite de sábado (21), na Rua Santa Terezinha, no Bairro da Caixa D’água em Morro do Chapéu, localizado a cerca de 400 km de Salvador. Segundo o Blog Augusto Urgente, as informações são de que a menina completou 1 ano ontem. Ela chegou a ser socorrida para o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, mas não resistiu ao ferimento. Ainda de acordo com a publicação, a mãe da criança, que está grávida, também foi atingida e socorrida para a mesma unidade de saúde.  Ainda não há informações sobre a motivação e autoria do crime.

Mãe de adolescente morto por colega diz que pais são “tão ou mais culpados”

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A mãe de João Vitor Gomes, de 13 anos, um dos adolescentes mortos dentro da sala de aula por um colega, em Goiânia, afirmou que “os pais são tão ou mais culpados do que ele”. O desabafo de Katiuscia Gomes Fernandes, de 40 anos, foi feito ao G1 e os pais da vítima não entendem como o menino tinha uma arma ao seu alcance.  João Vitor era amigo do adolescente que abriu fogo contra os colegas no Colégio Goyases na manhã de sexta-feira (20). No atentado, dois alunos morreram e quatro ficaram feridos. O garoto, que é filho de policiais militares, está apreendido e disse à Polícia Civil que sofria bullying e se inspirou em massacres como o de Columbine e Realengo. Ele levou a pistola .40 da mãe para a escola dentro da mochila. O adolescente teria levado dois carregadores para a escola, mas após carregou o segundo foi convencido pela coordenadora a travar a arma e foi levado para uma biblioteca para aguardar a chegada dos policiais. De acordo com os pais de João Vitor, o filho e o atirador estudavam há pelo menos quatro anos juntos, mas não frequentavam a casa um do outro e os pais não se conheciam. Eles brincavam juntos no recreio e estavam fazendo um projeto para a escola. João Vitor era o primogênito do casal, que tem um menino de 11 anos e uma menina de 8 meses.

Luciano Huck discute eleições; potencial eleitorado no Nordeste empolga apoiadores

Luciano Huck I Foto: Reprodução

Embora não admita interesse em disputar a Presidência da República, Luciano Huck tem participado de uma série de reuniões com empresários e economistas do país para discutir o assunto. O fato de que pesquisas apresentadas apontam forte potencial no Nordeste tem empolgado o apresentador e seus apoiadores. Nesses encontros, ele tende mais a ouvir do que a falar, destacando que quer conhecer projetos para o país, segundo o blog Painel, da Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o apresentador do “Caldeirão do Huck” acredita que chegou o momento de “retribuir” tudo o que o Brasil lhe deu. Além disso, ele costuma pedir análises e pesquisas sobre os principais pré-candidatos, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, João Doria, ambos do PSDB.

Lula promete doar apartamentos e sítio ao MTST se Justiça provar que ele é dono

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) I Foto: Reprodução

Além de afirmar ser vítima de uma perseguição política com os processos a que responde na Justiça, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou as acusações de que seja proprietário dos imóveis não declarados. Durante visita à ocupação do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) no ABC paulista, neste sábado (21), o petista afirmou que se provarem que ele é dono do tríplex no Guarujá, do apartamento vizinho à sua cobertura em São Bernardo do Campo e do sítio de Atibaia, vai doá-los ao MTST. “Estejam preparados, porque vocês podem ganhar dois apartamentos e uma chácara. Se conseguirem provar que são meus, serão seus. Pode avisar ao Moro”, afirmou, acompanhado de aplausos dos sem-teto que ouviam o discurso. Na ocasião, Lula ainda demonstrou apoio ao movimento, que ocupou um terreno de cerca de 70 mil metros quadrados. “Nesse terreno não teria uma creche, uma escola, um hospital ou moradias populares. Então, vocês estão certos de ocupar para conseguirem uma moradia digna”, defendeu. Lula ressalta que as mais de sete mil famílias que compõem o grupo, são formadas por pessoas que perderam seus empregos ou não conseguem pagar aluguel. Diante disso, ele pediu uma negociação pacífica “com o prefeito, com o governador, com o presidente golpista e com o povo brasileiro” para garantir moradias populares ao povo.

Diante da sua torcida, Bahia vence o Vitória na Arena Fonte Nova

Diante da sua torcida, o Esquadrão de Aço bateu o Leão por 2 a 1 neste domingo (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O colombiano Mendoza marcou o primeiro gol e Edigar Júnio anotou o segundo. O zagueiro Wallace descontou para o Vitória. O duelo foi válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os três pontos conquistados, o Bahia se afasta mais do fantasma do rebaixamento e agora, somando 38 pontos e subindo para a 10ª posição na tabela de classificação do certame nacional. Já o Vitória, terá de torcer para que a Ponte Preta não ganhe do Avaí, em Campinas, logo mais às 18h. O Leão é o 16° com 33, um a mais da zona da degola. Na próxima rodada, a 31ª, o Esquadrão de Aço viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, no domingo (29), às 16h no relógio baiano, no estádio do Maracanã. No mesmo dia, mas começando uma hora mais tarde, o Leão recebe a visita do Atlético Goianiense, no Barradão, em Salvador.

Maraú: “Lei Kiss” entra em vigor e prefeitura reforça fiscalização contra incêndios em estabelecimentos

Ao ser aprovada em março deste ano e sancionada pelo presidente de república, a lei federal 13.425 estabelece diretrizes gerais sobre as medidas de prevenção e de combate a incêndio e desastres em estabelecimentos comerciais, edificações e áreas de grande concentração de público. A norma, conhecida como “Lei Kiss”, vem para prevenir possíveis tragédias como a da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou 242 mortos em 2013. No artigo 21  é destacado que “os órgãos de fiscalização do exercício das profissões de engenheiro e arquiteto, em seus atos de fiscalização, exigirão a apresentação dos projetos técnicos elaborados pelos profissionais, devidamente aprovados pelo poder público municipal”, sendo eles o cálculo estrutural, as instalações prediais e urbanização. A Prefeitura de Maráu vem realizando várias ações de fiscalização conjunta da Secretaria de Saúde, por meio da vigilância Sanitária, e do Corpo de Bombeiros Militar de Ilhéus que vem vistoriando casas noturnas, postos de gasolina, hotéis e pousadas, restaurantes e bares na Península de Maraú. As vistorias aconteceram em Barra Grande, Saquaíra, Maraú e Algodões. Os estabelecimentos foram vistoriados de maneira aleatória, a fim fiscalizar a validade dos alvará e dos sistemas de prevenção de incêndios estaria de acordo com a lei. “Antes de qualquer tipo de multa ou lacração, nosso objetivo será de fiscalizar e educar. As casas poderão funcionar normalmente, desde que estejam dentro dos parâmetros de saúde e segurança”, afirma a Coordenadora da vigilância Sanitária, Izis. Ainda segundo a coordenadora, as vistorias  vão prosseguir pelos próximos meses, de forma constante. “A segurança da comunidade é uma preocupação da prefeita Gracinha e é importante estabelecer parcerias para atuarmos juntos nesse trabalho”, afirmou Izis.

COMPETÊNCIAS
Cabe à Fiscalização Integrada da Prefeitura verificar a documentação referente à legalidade do empreendimento e à segurança prevista nas leis do município. Já o Corpo de Bombeiros fiscaliza as medidas de segurança contra incêndio e pânico (saídas de emergência, extintores etc). Pode ocorrer de algum estabelecimento atender as exigências legais conferidas pela prefeitura, porém estar irregular de acordo com as normas dos Bombeiros ou vice-versa. Daí a importância da fiscalização conjunta, para que o empreendedor tome conhecimento de possíveis falhas no atendimento às legislações municipal e estadual e providencie a regularização junto aos dois órgãos. Agora a vigilância sanitária disponibiliza o disk denúncia 73 3258 2415 ou no email [email protected]. ASCOM/Maraú

Ministério Público pede internação provisória de garoto que matou colegas

O promotor Cássio Sousa Lima, da vara criminal do Ministério Público em Goiânia, pediu neste sábado (21), a internação provisória, por 45 dias, do adolescente que matou a tiros dois colegas de classe no Colégio Goyases, na sexta-feira (20), em Goiânia. Esse é o prazo estimado para a conclusão do processo e a decisão da justiça. Ele confirmou que já encaminhou o pedido à Vara da Infância e Juventude, após ouvir na tarde deste sábado o adolescente de 14 anos, acompanhado do pai, oficial da PM, e da advogada. Um juiz deverá convocar o garoto para depor na segunda ou na terça-feira e então tomar uma decisão provisória. Só ao fim do processo, virá uma decisão definitiva. A internação máxima de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente é de três anos. Segundo o promotor, o adolescente disse estar arrependido enquanto prestou depoimento. “Ele demonstrou arrependimento”, disse Lima. O garoto confirmou que vinha pensando em fazer uma retaliação aos colegas que lhe faziam bullying. Ainda de acordo com o promotor, o pai se mostrou consternado e disse que a família “perdeu o chão”. O pai também teria dito que a arma estava em local seguro e difícil de acessar. A mãe não esteve no depoimento porque foi internada, em choque, após o acontecimento, e ainda não teve alta.

CUIDADOS

O promotor pediu a internação no Centro de Internação Provisória de Goiânia, mas solicitou que ele fique em um local seguro. “Pedi um cuidado especial à polícia judiciária”, disse. Segundo ele, é recomendável evitar que o adolescente fique perto de outros infratores menores de idade considerados perigosos. Embora o adolescente ainda deva ser ouvido no início da próxima semana, não está descartada a possibilidade de uma juíza de plantão tomar uma decisão quanto ao pedido de internação provisória. Informações: Com informações da Revista Exame

Ary Filho, apontado como operador financeiro do esquema de Cabral, deixa a cadeia no Rio

O agente fazendário Ary Ferreira da Costa Filho, apontado como operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral, deixou a cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, por volta das 10h50 deste sábado (21). Ele saiu acompanhado por dois advogados, que não quiseram falar coma imprensa. Nesta sexta (20), Ary Filho foi condenado pelo juiz Marcelo Bretas a nove anos de prisão, também por lavagem de dinheiro, no processo da operação Mascate, um desdobramento da Lava Jato no Rio. Também nesta sexta, ele foi denunciado à Justiça pelo crime de lavagem de dinheiro. Essa foi a terceira denúncia contra Ary Filho. Apesar da condenação e da nova denúncia, o juiz Marcelo Bretas determinou que ele pode recorrer da sentença em liberdade. Segundo delatores, havia um esquema dentro da secretaria Estadual de Fazenda que teria desviado cerca de R$ 3,8 milhões dos cofres públicos. Além de Ary Filho, também foram condenados o ex-governador Sérgio Cabral, a 3 anos de prisão, e o operador Carlos Miranda a 12 anos de prisão. Segundo as investigações, ele era um dos operadores financeiros do esquema de corrupção chefiado por Cabral. Ary foi preso no dia 2 de fevereiro em uma ação conjunta da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Após uma longa manhã de buscas em vários endereços dele, Ary foi encontrado pela polícia dentro de um carro na Rodovia Presidente Dutra. A defesa de Ary Filho disse que achou a pena exacerbada e que vai recorrer da sentença para tentar diminuí-la. A defesa não comentou a nova denúncia apresentada pelo MPF. Informações: G1

Gongogi: Funcionários protestam contra atraso do pagamento de três meses de salário

Kaçulo (PR) I Foto: Reprodução

Os últimos dias foram sinônimos de pressão para o prefeito Kaçulo (PR),  que se rendeu às revoltas dos servidores municipais e reconheceu o débito tentando negociar através do diálogo. Os funcionários efetivos e contratados de vários setores da administração pública, inclusive, da Secretaria de Educação, acusam o prefeito Kaçulo de atrasar mais de três meses de salários, sem falar no 13º Salário e o 1/3 de férias depositados pelo gestor anterior. A insatisfação pelo atraso salarial rendeu uma manifestação na porta do almoxarifado da prefeitura no povoado de Nova Palma, na última segunda-feira (16/10), além de uma reunião com a presença do gestor no distrito de Tapirama para deliberar sobre o mesmo problema, na semana passada. O vice-presidente da APLB, prof. Eudes Siqueira, disse em entrevista a Radio Web Gongogi FM, que a situação do governo é insustentável, porque o governo já começou errando. “O prefeito não acertou quando decidiu não pagar o mês de dezembro que a gestão anterior deixou em caixa e, nós do sindicato, vamos negociar o pagamento, mas se a gente perceber que estão protelando vamos tomar outras medidas”, disse Eudes Siqueira.

JUSTIFICATIVA

O Chefe do Departamento Pessoal do município, Sr. Roberto Carlos Fernandes de Brito, em entrevista ao Portal Gongogi, disse que “só tem dois meses” em atraso os contratados e alguns funcionários efetivos dos distritos. “O motivo do atraso de pagamento é por causa dos bloqueios da verba para pagamento de precatórios e recolhimento previdenciário incidido na receita do dia 10/09, desestabilizando as finanças do município”, justifica Roberto Brito que ainda acrescentou: “Os contratados da educação sofreram as conseqüências da redução de receita do FUNDEB em mais de 100.000,00 por mês, (…) mas, independentemente de qualquer coisa, estamos tendo transparência e as providências estão sendo tomadas e estimamos resolver o problema até o final do ano“, conclui o diretor. De acordo com o Portal Gongogi, o prefeito Kaçulo está demonstrando uma grande inexperiência administrativa, porque esses problemas deveriam ser identificados no período de transição de governo e, em seguida, a procedida definição de metas e estratégias para o exercício da governabilidade. Com informações do Portal Gongogi

Ubaitaba: Dia do Comerciário e Dia do Servidor Público foram antecipados para segunda-feira (23)

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Atendendo a uma solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a prefeita Suka (PSB) assinou decreto antecipando o Dia do Comerciário e o Dia do Servidor Público para segunda-feira (23/10). O Dia do Servidor Público é comemorado no dia 28 e o Dia do Comerciário é festejado no dia 30 de outubro. Ambos os feriados foram antecipados em virtude de um acordo firmado entre CDL e prefeitura. Com o feriado não irão funcionar em Ubaitaba o comércio, empresas prestadoras de serviços, bancos e as repartições públicas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Por crise financeira, prefeituras baianas fecham portas e gestores fazem manifestação

Prefeitura de Ubaitaba I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Por conta da crise financeira que assola as prefeituras baianas, os gestores municipais fecharão as portas e realizarão mobilização na próxima quinta-feira (26). O objetivo da ação é chamar a atenção dos poderes estadual e federal para a situação econômica das prefeituras. De acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), os serviços essenciais serão mantidos. A paralisação ficou decidida após reunião entre a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Consultivo da UPB – Presidentes de Associações e Presidentes dos Consórcios. Os prefeitos sairão da sede da UPB às 8h da manhã no dia 26 em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública com pauta municipalista. Na audiência, serão discutidos os repassem em atraso da saúde, transporte escolar, assistência social, entre outros. Serão convidados os 39 Deputados Federais da Bahia e os três senadores do Estado: Lídice da Mata, Otto Alencar e Roberto Muniz. A ação faz parte do Movimento Pró-Município que acontecerá em todos os estados do Brasil, com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).  “Agora é a hora. Vamos sair às 8h da manhã, da porta da UPB. Contamos com a adesão de todos. Esse é um movimento dos municípios. Tenho certeza que sairá resultado desta ação”, convocou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Com informações do Bahia Noticias

Itabuna: Antecipação de Dia dos Comerciários atende a sindicalistas e empresários

Atendendo a uma solicitação dos Sindicatos dos Comerciários e do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, o prefeito Fernando Gomes assinou o decreto 12.684, que antecipa o feriado municipal do Dia do Comerciário para a próxima segunda-feira (23). A data que é festejada tradicionalmente em 30 de outubro foi antecipada em virtude de um acordo firmado entre as entidades representativas dos trabalhadores e do empresariado local. Com o feriado não vão funcionar em Itabuna o comércio, empresas prestadoras de serviços, os bancos e as repartições públicas.

Coordenadora do Colégio Goyases evitou massacre e suicídio do atirador em Goiânia

Uma tragédia marcou pais e alunos em Goiânia, nesta sexta-feira (20). Segundo O Globo, a coordenadora do Colégio Goyases, onde um adolescente de 14 anos abriu fogo contra os colegas de sala de aula (relembre aqui), evitou uma tragédia ainda maior. Com conversa, ela conseguiu dissuadir o garoto de descarregar um segundo cartucho do revólver .40, inclusive contra a própria cabeça. Conforme os primeiros depoimentos à Polícia Civil de Goiás, o adolescente tentou efetivar um massacre, depois de ter carregado pela segunda vez a arma. O garoto fez pelo menos 11 disparos, matou dois colegas e feriu outros quatro. Voltou a carregar o revólver e mudou de ideia a partir de uma conversa com a coordenadora. — Não faz mais isso — pediu a educadora, que tinha boa relação com o adolescente. Ainda conforme O Globo, o que se passou depois, conforme os depoimentos, foi que o jovem ameaçou tentar se matar. Ele colocou a arma na cabeça, desistiu, deu mais um tiro no chão e pediu para chamar a Polícia Militar (PM). — Chama a polícia, meu pai é policial — teria dito o adolescente. A coordenadora, então, o levou até a biblioteca. Lá, esperaram a PM. O jovem, então, foi levado à delegacia que atende adolescentes infratores. De acordo com familiares de alunos da escola, o atirador era vítima de bullying. Os sentimentos provocados pelas piadas de colegas podem ter sido a motivação do estudante. O atirador entrou com a arma, uma pistola .40, na mochila. Segundo relatos de testemunhas, depois de um disparo dentro da própria mochila e de um tiro para o alto, o estudante mirou em um jovem sentado atrás dele, que comumente implicava com ele por causa do seu cheiro.

Homem é preso acusado de estuprar a própria filha em Cândido Sales

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Lourisvaldo José da Silva, 60 anos, e Mamédio Rodrigues de Oliveira, são acusados de abuso sexual contra as próprias filhas. Os dois foram presos na quarta-feira (18) por policiais da Delegacia Territorial (DT), de Cândido Sales, a 600 km de Salvador. Segundo a polícia, o primeiro a ser preso foi Lourisvaldo Silva, localizado numa residência no Povoado do Vistoso, na zona rural da cidade. Mamédio foi detido no Povoado de Barra do Furado, também na zona rural, e apresenta uma lista de abusos contra filhas e irmãs, que está sendo investigada. De acordo com o delegado Render Andrade, titular da DT/Cândido Sales, Mamédio é suspeito de estar abusando de uma filha de 16 anos, que reside com ele.  O delegado, que está à frente das investigações, lembrou que o homem já foi indiciado em inquéritos policiais por estuprar uma filha, hoje mais velha, dos nove aos 15 anos, com quem teve um filho. Hoje, com 13 anos de idade, o adolescente apresenta problemas diversos de saúde. O delegado disse ainda que, neste ano, Mamédio já foi indiciado por estuprar a própria irmã e que, ao longo das investigações deste caso, descobriu que ele havia cometido o mesmo crime contra outras duas irmãs. Ambas ficaram grávidas e perderam os filhos. Uma durante o parto e a outra quatro meses depois do nascimento da criança.

Trinte e seis servidores de Barra e Buritirama podem ser exonerados por nepotismo

Pelo manos 36 servidores de cargos de confiança das prefeituras de Buritirama e Barra podem ser exonerados. O Ministério Público estadual recomendou aos prefeitos das respectivas cidades que realizem, em dez dias úteis, a exoneração dos quadros da Administração Pública. Os servidores são parentes até terceiro grau, dos vice-prefeitos, vereadores ou secretários municipais. O prazo conta a partir do recebimento de ofício expedido na última terça-feira, dia 17, pelo promotor de Justiça Áviner Rocha Santos, que já havia recomendado a exoneração em julho. Segundo o promotor, no município de Barra há 26 servidores em situação de nepotismo que são parentes até terceiro grau do prefeito, do vice ou de vereadores. Já no município de Buritirama, são dez servidores, cuja nomeação desrespeita a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que aponta os casos em que se configura o nepotismo. Com informações do BNews

Avião da TAM com deputados federais baianos dá pane em Brasília

Cinco deputados federais baianos passaram por um susto nesta quinta-feira (19), em Brasília, quando o avião em que embarcariam, da companhia TAM, teve uma pane antes de decolar do aeroporto. Estavam a bordo Félix Mendonça Júnior (PDT), Bacelar (Podemos), Fernando Torres (PSD), Pastor Luciano Braga (PRB) e Irmão Lázaro (PSC). Em entrevista ao Bahia Notícias, Félix relatou a situação. “Por volta de meio-dia, saímos de Brasília. Indo para a pista, o avião ficou parado um tempo. Teve todo mundo que descer do avião”, contou o pedetista. Por causa do problema, os passageiros tiveram que esperar mais de seis horas até embarcar em outro voo. O parlamentar ainda disse que, apesar do ocorrido, não sentiu nenhum tipo de medo. Ele ficou tranquilizado com a presença de Luciano e Lázaro, ambos lideranças evangélicas e pregadores contumazes. “Eles estavam orando”, brincou.

Maraú: Eduardo Salles divulga empresa vencedora para construção de novo Colégio em Barra Grande

Eduardo Salles, Walter Pinheiro e Gracinha Viana I Foto: Reprodução

Foi divulgado na última quinta-feira (19) o resultado da licitação para construção do novo Colégio Estadual de Barra Grande, em Maraú. O deputado estadual e membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles (PP), recebeu a informação diretamente do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, durante evento em Bom Jesus da Lapa. O valor do projeto para construção da unidade escolar está estimado em cerca de R$ 2,9 milhões e a empresa que venceu o processo licitatório é a T&F Construções e Empreendimentos Ltda, mas ainda é necessário cumprir o período recursal. Segundo Eduardo Salles, o secretário pontuou que ainda é necessário cumprir alguns trâmites burocráticos da licitação. “O secretário Walter Pinheiro me informou que existe um período recursal de cinco dias para que as empresas licitantes se manifestem ou não. Em seguida, o resultado será homologado e Pinheiro me garantiu que, tão logo, essa etapa seja finalizada, o governador Rui Costa deve ir ao município para assinar a ordem de serviço”, esclarece o parlamentar. De acordo com a prefeita de Maraú, Gracinha Viana, atualmente a unidade é um anexo da escola do distrito de Ibiaçú e funciona em imóvel alugado que está em péssimas condições. “Hoje temos cerca de 300 alunos nesta escola. Recentemente estive no prédio e, de fato, a demanda por uma nova unidade de ensino é urgente. Além disso, a previsão é que no próximo ano letivo o número de alunos matriculados chegue a 500″, revela Gracinha Viana. O projeto licitado prevê uma estrutura com três salas de aula, refeitório, sala de informática, laboratório de ciências, quadra poliesportiva, biblioteca, guarita, estacionamento, sala dos professores, sala da direção, vice-direção e da coordenação. Além dos estudantes de Barra Grande, o novo colégio também irá beneficiar os alunos de Taipu de Fora, Taipu de Dentro, Campinho e da Ilha do Sapinho. Eduardo Salles também destaca que a construção da unidade é uma demanda da população do município e, por isso, se empenhou na luta para conseguir viabilizar este projeto junto ao governo do estado. “Desde o primeiro momento em que tomei conhecimento desta situação, uni esforços com a prefeita Gracinha, o deputado federal Ronaldo Carletto e todo o nosso grupo político para buscar apoio e formas de viabilizar a construção de um novo colégio. Tenho certeza que conseguiremos entregar este benefício a Maraú muito em breve”, ressalta.