Ubaitaba Urgente

Salva-vidas de Itacaré recebem novo fardamento e certificados de curso

Com a proposta de capacitar a equipe, qualificar e atualizar o grupamento de salva-vidas para oferecer um serviço cada vez maior aos banhistas, a Prefeitura de Itacaré promoveu esta semana curso de capacitação e atualização em salvamento aquático. O curso teve duração de 30 horas, com aulas práticas e teóricas sobre utilização de equipamentos, simulações de afogamento, postura dos salva-vidas na prevenção e salvamento, além do suporte básico de vida atualizado, com as novas normas e técnicas. A entrega dos certificados aconteceu na noite desta terça-feira, na Colônia de Pesca Z-18. Na oportunidade também foram entregues o novo fardamento do grupamento, para que a equipe possa trabalhar de forma muito mais organizada. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, também adiantou que será adquirida em breve uma nova lancha para que os salva-vidas possam fazer o acompanhamento dos banhistas nas praias de maior movimento. Serão adquiridos ainda diversos outros equipamentos. Durante a entrega dos certificados os instrutores Marcelo Farias, Maria Amélia Lapa e Mayana Oliveira destacaram o grande potencial técnico dos salva-vidas de Itacaré, o preparo e a qualificação dos profissionais e excelente trabalho que vem desenvolvendo.

A capacitação, segundo eles, vem para atualizar esses profissionais para que possam atuar ainda melhor. “São verdadeiros guerreiros, heróis, profissionais que tem como missão colocar suas vidas em risco para salvar pessoas”, complementou Maria Amélia Lapa. Participam do curso cerca de 45 salva-vidas da Prefeitura de Itacaré, em sistema de turnos, para que todos pudessem ser capacitados sem prejudicar o serviço de atendimento nas praias. De acordo com o supervisor do grupamento de salva-vidas da Prefeitura de Itacaré, Pedroildo Conceição, esse trabalho tem como finalidade preparar cada vez mais a equipe para que conheçam as novas técnicas, realizem um trabalho cada vez melhor de prevenção e aprendam mais sobre as formas de abordagens para orientar os banhistas. Participaram da solenidade de entrega dos certificados, além dos instrutores e o supervisor do grupamento de salva-vidas, o assessor de planejamento da Prefeitura, Cleber Miranda, o secretário de Administração, Dimitri Andrade, o secretário de Comunicação, Ed Camargo, e o comandante da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major PM Hosanah. Realizado pela Prefeitura de Itacaré, o curso contou com o apoio da Colônia de Pesca Z-18, Pé de Amêndoa Café-Bar e Sacolão Nora Ney.

Senado ‘liberou um corrupto pego em flagrante’, ataca Davidson Magalhães sobre Aécio Neves

O deputado federal baiano Davidson Magalhães (PCdoB) criticou o Senado por conta da decisão da maioria dos senadores por devolver o mandato ao tucano Aécio Neves durante votação ocorrida na manhã desta quarta-feira (18). O parlamentar mineiro foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do mandato por conta das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) de organização criminosa e obstrução de Justiça. Em discurso na Câmara dos Deputados, o comunista disse que a decisão do Senado em manter Aécio no mandato mostra que a Casa não está à altura do povo brasileiro. “Liberou um corrupto pego em flagrante, um chefe de quadrilha”, atacou. De acordo com o parlamentar, o tucano foi liberado apesar da quantidade de prova material colhida. “É uma vergonha para o Senado Federal”, constatou.

Ex-prefeito de Piripá é condenado pela Justiça Federal por desvio de R$186 mil da Educação

Foto: Blog do Anderson/Reprodução

O ex-prefeito de Piripá, Anfrísio Barbosa Rocha, a empresa Pilar da Vitória Construções e seu sócio William Osvaldo Coelho Santos foram condenados pela Justiça Federal de Vitória da Conquista por desvio de verbas da Educação. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), os réus assinaram, em 2011, contrato que previa a construção de quadra poliesportiva no município com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cuja obra nunca foi concluída. A ação do MPF, de autoria do procurador da República Roberto D’Oliveira Vieira, aponta que apesar de apenas 37,44% da obra ter sido concluída, Rocha autorizou e realizou o pagamento de cerca de R$ 377 mil reais à empresa. O contrato previa, ainda, que os pagamentos só poderiam ocorrer após cada etapa concluída da obra. Os réus também tiveram seus dos direitos políticos suspensos por seis anos, deverão pagar multa civil no valor de R$ 80 mil e estão proibidos de contratar com o poder público por cinco anos. Em 2016, Anfrísio Barbosa Rocha já havia sido condenado por desvio de verbas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) em Piripá.

Prefeitura reúne Banco do Nordeste com agricultores em Ubaitaba

A prefeitura de Ubaitaba através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente promoveu na manhã dessa quarta-feira (18), uma reunião com agricultores familiares, representantes de associações e a gerente do do Banco do Nordeste, agência de Itabuna. Na oportunidade os agricultores receberam a notícia que o Banco do Nordeste está liberando e permitindo o perdão de 85% dos débitos junto a instituição  para  quitação total dos débitos e a oportunidade de fazer novos empréstimos  para futuros investimentos.

E para as pessoas que já estão aptas a  conseguir crédito no banco, quais procedimentos devem fazer. Oferecer melhores condições de investimentos, trabalho e qualidade de vida para os agricultores familiar é uma preocupação da prefeita Suka (PSB)  e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ubaitaba. (Ascom/Ubaitaba)

Recadastramento biométrico não é obrigatório para Maraú, diz TRE

Com a intenção de tranqüilizar os eleitores de Maraú, o deputado estadual Eduardo Salles (PP), esteve em audiência com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), José Edivaldo Rocha Rotandano, a pedido da prefeita de Maraú, Gracinha Viana, para buscar esclarecimentos sobre a necessidade de recadastramento biométrico para votar nas eleições de 2018. O procedimento será necessário em Salvador e mais 54 municípios e deve ser realizado até o dia 31 de janeiro de 2018. Além disso, outros 43 municípios da Bahia já realizaram o recadastramento da biometria. No entanto, Maraú ainda não possui a obrigatoriedade. “Agendei esta audiência no TRE, pois tenho recebido relatos de que as pessoas estão acordando na madrugada e viajando muitos quilômetros e arriscando suas vidas para pegarem senhas. Em muitas ocasiões, não conseguem receber a senha para atendimento”, disse Eduardo Salles.  Diante desta situação, o deputado solicitou mais senhas para que haja celeridade neste processo e para quem deseja fazer o recadastramento, mesmo que ainda não seja obrigatório. O presidente também informou que, mesmo que o município ainda não tenha a obrigação do recadastramento biométrico, os eleitores podem comparecer a postos e ou cartórios para solicitar esse serviço. Na Bahia, em quase sua totalidade, os municípios possuem o atendimento ordinário com biometria. “Como deputado estadual, estarei, juntamente com o deputado federal, Ronaldo Carletto, a prefeita de Maraú, Gracinha Viana e todo nosso grupo político no município, atento a todas as mudanças e demandas que influenciem a vida da população, finalizou o deputado Eduardo Salles (PP).

Acompanhado por vereadores e lideranças, Raimundinho da JR é entrevistado na Ubaitaba FM

Nesta quarta-feira (17), a Rádio de Ubaitaba FM, entrevistou o empresário Raimundo da JR. O mediador da entrevista, foi o radialista Jackson, locutor apresentador do programa de maior audiência da região. Participaram também da entrevista, o ex comandante geral, da Polícia Militar da Bahia, coronel Castro, a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), os vereadores de Ubaitaba, Welton Ribeiro (PMDB), o  presidente da câmara, Ismaile de Nego de Artur (PC do B) e as lideranças de Ubaitaba, Vado da Uva, Zé Bolacha e Miguel da Juiza. Na pauta; política nacional, os avanços do governo do estado na Bahia e o futuro do maior Polo Têxtil da Bahia que vai gerar mais de 22 mil empregos. 

Através do programa Brasil Sorridente, Secretaria de Saúde de Ubaitaba está realizando sonhos

Com a proposta de oferta até 600 próteses ainda este ano, os atendimentos já começaram desde o mês passado e até o momento mais de 100 pessoas já foram contempladas. Nesta terça e quarta-feira,18, dezenas de pessoas foram atendidas. As pessoas interessadas em receber a prótese devem comparecer na secretaria de Saúde de Ubaitaba munidos do seu cartão da família, cartão do bolsa família e RG.

Os atendimentos são realizados a cada 15 dias. Nesta semana foi preciso dois dias para atender a todos. A prefeita Suka está satisfeita com o resultado programa “fui visitar o programa e uma senhora me contou que estava precisando de uma prótese a cerca de 20 anos e agora esse sonho estava sendo realizado” É a Saúde de Ubaitaba cada vez melhor. A cidade precisa, o povo merece. (Ascom/Ubaitaba)

Vitória de Temer na CCJ custou ao menos 63 cargos de confiança

Assim que sua conversa com Joesley Batista, às escondidas, foi divulgada pela Procuradoria-Geral da República no fim de maio, Michel Temer (PDB) correu para estancar a perda de apoio parlamentar. Ao contrário do que costuma ser divulgado, a liberação de emendas orçamentárias não é o mecanismo mais eficaz para fazer isso. (Explico os motivos aqui.) Cargos de confiança são mais importantes para a barganha entre Executivo e Legislativo. A primeira denúncia de Rodrigo Janot contra o presidente foi a mais robusta. Apresentada pouco depois da patética cena do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB), Temer se safou com facilidade. Bastou trocar alguns representantes dos partidos na Comissão de Constituição e Justiça e distribuir alguns cargos – impossível, por enquanto, saber exatamente quantos. Para a votação de hoje, referente à segunda denúncia de Janot (mais abrangente, considerando os melhores momentos do PMDB como organização criminosa), a mesma estratégia foi mobilizada pelo presidente. Desta vez, a margem de vitória foi menor: 39 votos favoráveis a Temer, 26 contrários e 1 abstenção. Qual o custo da vitória do presidente na CCJ? Para saber isso, comparei os dados de ocupação dos cargos de confiança de alto escalão (DAS-4, 5 e 6) por partidos políticos em junho e julho deste ano. (São os dados mais atualizados que o Ministério do Planejamento disponibiliza, por enquanto.) Em junho, 668 cargos eram controlados por partidos políticos. A partir de julho, o número aumentou para 731 cargos. São 63 a mais e estão distribuídos entre diversos partidos. O instável PSDB passou a ter 77, 7 a mais do que em junho. O PDT foi a 23, ganhando 7. O PRB foi de 11 para 15. Os dados completos referentes a julho serão publicados na próxima semana no Monitor Veja. Este site permite saber em qual área do governo cada partido tem cargos. (Aqui está uma análise comparando junho de 2017 a junho de 2015.) E saberemos, em breve, a continuação da negociação quando os dados de agosto e setembro estiverem completos. (Veja)

‘Não me arrependo de nada’, diz delegado, sobre filho de Lula

O delegado Rodrigo Luís Galazzo, que comandou a busca e apreensão na casa do psicólogo Marcos Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quebrou o silêncio. Em entrevista a VEJA, ele disse que não sabia quem morava na residência e deixa claro que, se voltasse no tempo, faria tudo exatamente igual. Com 44 anos e 13 como delegado de polícia, ele disse ser comum pedir mandados de busca e apreensão apenas com base em indícios e suspeitas, mesmo sem um inquérito em andamento. “Não me arrependo de nada”, afirmou. A operação foi realizada em cumprimento ao mandado da juíza Marta Brandão Pistelli, do fórum de Paulínia. Na quarta-feira (11), o secretário de Segurança de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, determinou instauração de procedimento administrativo para apurar em que condições ocorreu a diligência de busca e apreensão. Na segunda-feira, a juíza determinou sigilo no caso. (Abril)

Moro quer perícia em fórmula que pode complicar a vida de Lula

O juiz Sergio Moro determinou, nesta terça (18), que seja feita perícia no arquivo “Planilha Especial Italiano”, encontrado na contabilidade da conta-corrente de propinas da Odebrecht.  O juiz quer saber a data em que foi inserida neste arquivo a fórmula matemática ((3*1057) + 8217 + 1.034). Segundo a força-tarefa da Lava-Jato, a fórmula estava associada ao registro “12.422” e “Prédio IL”. Esse último, de acordo com a procuradoria, em referência ao prédio do Instituto Lula. O magistrado pediu ainda a identificação do IP do computador responsável pelo arquivo. (Abril)

Secretária de Turismo de Maraú visita superintendente do SEBRAE e projeta parcerias para 2018

A Secretária de Turismo & Lazer da prefeitura de Maraú, Nilza Vicente acompanhada do Secretário Adjunto Maurício Tavares, se reuniram recentemente com o novo superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na Bahia, Jorge Khoury. Na audiência, realizada em Salvador, a Secretária de Turismo requereu, entre outras coisas, novas parcerias com o órgão.  As futuras ações entre a Prefeitura de Maraú e o Sebrae foi reafirmada, com a visita ao diretor superintendente do Sebrae/Ba, Jorge Khoury . Ele destacou que dará continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado e que o Sebrae está de portas abertas para as parcerias com a Prefeitura. “Criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios é uma das missões do SEBRAE. Isso é feito em parceria com as prefeituras, e não poderia ser diferente  em Maraú, onde temos uma gestora preocupada com o crescimento econômico local”, afirmou Nilza Vicente. (ASCOM/Maraú)

Conselho Nacional de Trânsito autoriza pagamento de multas em débito e crédito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou resolução do órgão e instituiu a possibilidade de pagar multas por cartão de débito ou crédito para os órgãos e entidades que integrem o Sistema Nacional de Trânsito, a exemplo dos Departamentos Estaduais (Detrans). Caso o cidadão opte pelo parcelamento da multa, o valor integral final será considerado para fins de arrecadação, descontada somente a taxa de operação do cartão. Segundo a resolução, publicada na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU), essas modalidades de pagamento não poderão ser aplicadas no caso de multas inscritas em dívida ativa; de débitos já parcelados em cobrança administrativa; de multas sobre veículos licenciados em outras unidades da federação; e multas de outros órgãos autuadores que não autorizem uso de débito ou crédito. A adoção da nova possibilidade pelo órgão de trânsito é opcional e caberá ao Departamento Nacional de Trânsito a fiscalização do serviço. A resolução já entra em vigor com sua publicação. 

Secretaria de Turismo busca apoio da Bahiatursa para realização de eventos na Península de Maraú

A pedido da Prefeita Gracinha Viana, a Secretária de Turismo & Lazer da prefeitura de Maraú, Nilza Vicente acompanhada do secretário adjunto de Turismo, Maurício Tavares, reuniram-se com o Diretor Superintendente – Diogo Rodrigues Medrado, da Bahiatursa, na sede da instituição, localizada no Palácio Rio Branco – Salvador, em busca de apoio e parcerias para a realização do Carnaval de Saquaíra, inclusive já levando a relação de eventos do calendário municipal como o São João de Barra Grande, São Pedro de Taipu de Dentro, Piabanha e Tremembé, da tradicional festa de São Sebastião na Sede, da festa do padroeiro de Campinho e da Ilha do Tanque.  Nilza e equipe sentiram-se otimistas ao receberem a notícia de que o Governo do Estado possui interesse em firmar parceria para realização dos eventos no município. “Estamos finalizando o projeto para a realização de todos eventos considerados tradicionais no município e voltaremos na Bahiatursa, juntamente com a prefeita Gracinha nos próximos dias para entregar e solicitar o apoio do estado para nossos eventos” finaliza. (Ascom/Maraú)

Desenvolvimento Social de Itacaré entrega camisas para crianças do Surfando para o Futuro

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré entregou na manhã desta terça-feira (17) as camisas para as crianças que participam do Projeto Surfando para o Futuro, uma iniciativa da Associação de Surf de Itacaré (ASI) que conta com o apoio do governo municipal através dos programas assistenciais como o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A secretária de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno, informou que essa ação tem como principal objetivo incentivar as crianças para que continuem fazendo parte desse projeto que busca não somente valorizar os esportes, mas despertar para a importância da família, construir valores e reafirmar o papel da escola. Atualmente cerca de 40 crianças participam do Projeto Surfando para o Futuro, onde os alunos recebem orientações sobre o esporte, mas também o acompanhamento sobre a frequência e o rendimento escolar e discutem sobre a importância do respeito e da convivência familiar.

Para fazer parte do projeto é preciso que estejam estudando e tenham um bom rendimento e comportamento. No projeto também aprendem valores como a disciplina, o respeito, responsabilidade e a necessidade da preservação do meio ambiente. As aulas acontecem sempre às terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino, para que todos possam ter a oportunidade de participar. E depois de muito surf, debates de valores e conhecimentos, também há um espaço para o lanche e muitas brincadeiras. Idealizado pela Associação de Surf de Itacaré, o projeto vem alcançando excelentes resultados e a cada dia vem aumentando o número de crianças interessadas em participar. A ambientalistas Heloísa Bicudo, uma das coordenadoras do projeto, destaca o importante apoio da Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Assistência Social e Educação, que têm sido parceiras nesse acompanhamento às crianças. A proposta é de se envolver os mais diversos segmentos nesse apoio ao Surfando para o Futuro. A secretária Ivonete Damasceno reafirmou que o município tem desenvolvido uma série de projetos assistenciais, principalmente voltados para o esporte e a educação, como forma de envolver as crianças e adolescentes e trabalhar cada vez mais os valores e o papel da família.

Em Ubaitaba, o vereador Bal foi acusado de apoiar o governo da prefeita Suka por “amor financeiro”

Foto: Reprodução/Jornal Tribuna da Região

Durante seu discurso em apoio ao governo da prefeita Suka (PSB), na sessão desta terça-feira (17/10), na Câmara Municipal de Ubaitaba, o vereador Bal do Armandão (PRB), foi acusado de estar apoiando o atual governo por amor, ‘amor financeiro’. O vereador se defendeu e pediu para que a pessoa provasse. “Não recebi nada para apoiar o governo de Suka, jamais iria ficar na Câmara debatendo contra um governo que só quer acertar”, disse Bal. Por muitos anos o vereador Bal do Armandão fez parte do grupo político do ex-prefeito Bêda (PMDB). Bal passou a fazer parte do grupo de Suka após derrota do candidato de Bêda, Paulo Bidú (PP), nas últimas eleições municipais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Casal de menores da cidade de Aurelino Leal continua desaparecido

Jeisielle Santos Souza e seu namorado Rodrigo Almeida Santos, ambos menores e residentes no bairro Alto Bela Vista em Aurelino Leal, estão desaparecidos a quase 07 dias. Segundo familiares das vítimas, eles são namorados. Qualquer informação entrar em contato com a Polícia Civil pelo fone (73) 3554-1813, ou PM (190). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Colégio C.E.U de Ubaitaba realiza Olimpíadas Estudantis

Começou nessa terça-feira (17), as olimpíadas do colégio C.E.U, que acontecerá até o dia 21. Os alunos estão participando das competições em diversas modalidade como, peteca, atletismo, futebol, ciclismo e handebol. O objetivo das olimpíadas é estimular estes alunos à pratica da atividade física. Os professores da área estão acompanhando e participando juntamente com eles. Por fim, haverá premiações em todas as modalidades, um incentivo ao esporte e ao empenho desses alunos. Esse é mais um projeto da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Ubaitaba. (Ascom/Ubaitaba)

Dia das Crianças: Vereador Messias Aguiar sorteia bicicleta e vários brinquedos na Ubaitaba FM

O vereador Messias Aguiar (PMDB), fez a alegria da criançada na última quarta-feira (11/10), véspera do dia das crianças com sorteio de dezenas de brinquedos. Uma bicicleta também foi sorteada pelo vereador. Os sorteios foram feitos no programa Realidade Atual, apresentado pelo radialista Jackson Cristiano, na Ubaitaba FM. Messias Aguiar foi parabenizado pelos ouvintes, que ligaram durante a programação parabenizando a atitude do parlamentar. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Após homenagem a Catarino, Bal quer homenagear Alberto Santos e outros ex-vereadores ubaitabenses

O vereador Bal do Armandão (PRB) sugeriu na sessão desta terça-feira (17/10), na Câmara Municipal de Ubaitaba que outros ex-vereadores fossem homenageados pela casa, assim como foi o ex-vereador Catarino Atanásio dos Santos (PSDB), que foi homenageado recentemente pelo vereador Binho Bonifácio (PRB), e aprovado por unanimidade pela Câmara. Binho apresentou um projeto na casa, dando ao Salão do Plenário o nome de SALÃO VEREADOR CATARINO ATANÁSIO DOS SANTOS (relembre aqui). O Projeto de Decreto Legislativo que propôs o nome do ex-vereador Catarino Atanásio foi aprovado por unanimidade. O Decreto de Nº 16/2017, entrou em vigor no dia 13 de setembro de 2017. Entre os ex-vereadores lembrados pelo vereador Bal do Armandão, está o saudoso Alberto Oliveira Santos, um dos fundadores da rádio comunitária Ubaitaba FM (87,9). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Senado rejeita decisão do STF e devolve mandato a Aécio Neves

O plenário do Senado reprovou nesta terça-feira (17) as punições do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Aécio Neves, com 44 votos favoráveis ao tucano. No final de setembro, a 1ª Turma do STF decidiu afastar o parlamentar das suas funções Legislativas atendendo a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), com base nas delações premiadas de executivos da J&F. Apesar de ter negado a prisão de Aécio na oportunidade, o colegiado também determinou que o senador não poderia deixar o país e deveria cumprir recolhimento domiciliar noturno. Com a decisão do Senado, Aécio teve as punições retiradas e pode voltar a trabalhar na Casa. A votação desta terça foi viabilizada depois que o STF definiu que o Congresso Nacional é quem deve dar a palavra final sobre medidas cautelares contra parlamentares.