Ubaitaba Urgente

Dilma vai usar delação de Funaro para pedir anulação do impeachment

defesa de Dilma Rousseff vai usar as declarações de Lucio Funaro em sua delação premiada para reforçar o pedido de anulação do impeachment que a tirou do cargo, em 2016.  Segundo o ex-operador do PMDB, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha recebeu R$ 1 milhão para “comprar” votos a favor do afastamento da petista. O próprio Funaro teria providenciado os recursos, que teriam sido usados para Cunha “ir pagando os compromissos que ele tinha assumido” com os parlamentares que votaram contra Dilma.  “Desde o início do processo de impeachment, a defesa da presidenta eleita Dilma Rousseff tem sustentado que o processo que a afastou da Presidência da República é nulo”, diz o ex-ministro e advogado da petista, José Eduardo Cardozo. “Agora, na delação premiada do senhor Lúcio Funaro, ficou demonstrado que o ex-deputado Eduardo Cunha comprou votos de parlamentares em favor do impeachment”, segue Cardozo, em nota. Ele afirma que a defesa de Dilma “irá requerer, nesta terça-feira, 17 de outubro, a juntada dessa prova nos autos do mandado de segurança, ainda não julgado pelo STF, em que se pede a anulação da decisão que cassou o mandato de uma presidente legitimamente eleita”.

LEIA NA ÍNTEGRA A NOTA DE CARDOZO

1. Desde o início do processo de impeachment, a defesa da presidenta eleita Dilma Rousseff tem sustentado que o processo de impeachment que a afastou da Presidência da República é nulo, em razão de decisões ilegais e imorais tomadas pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e por todos os parlamentares que queriam evitar “a sangria da classe política brasileira”.

2. Agora, na delação premiada do senhor Lúcio Funaro, ficou demonstrado que o ex-deputado Eduardo Cunha comprou votos de parlamentares em favor do impeachment.

3 – A defesa de Dilma Rousseff irá requerer, nesta terça-feira, 17 de outubro, a juntada dessa prova nos autos do mandado de segurança, ainda não julgado pelo STF, em que se pede a anulação da decisão que cassou o mandato de uma presidenta legitimamente eleita.

4. Entendemos que na defesa da Constituição e do Estado Democrático de direito, o Poder Judiciário não poderá deixar de se pronunciar a respeito, determinando a anulação do impeachment de Dilma Rousseff, por notório desvio de poder e pela ausência de qualquer prova de que tenha praticado crimes de responsabilidade. 

José Eduardo CardozoAdvogado da Presidenta Eleita Dilma Rousseff. Com informações da Folhapress.

Jovens de Maraú montaram uma banda marcial com material reciclado e foram destaques na TV Santa Cruz

Imagem tv santa cruz

As crianças e adolescentes que fazem parte serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Maraú, foram destaques do programa Bahia Meio Dia da TV Santa Cruz, na última quinta-feira, 12 de outubro.Os jovens criaram com material reciclado instrumentos de percussão e saem pelas ruas da cidade batucando.

imagem tv santa cruz

A vontade de aprender era tanta, que os alunos convenceram a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a incluir a oficina de percussão. A coordenadora contou para a repórter da TV, que foram adquiridos novos instrumentos e agora a oficina conta com 30 alunos. Assista aqui a reportagem da tv Santa Cruz

Além de gabinete, PF faz buscas em apartamentos de Lúcio em Salvador e Brasília

Foto: Reprodução/G1

Além das buscas em seu gabinete na Câmara dos Deputados, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) é alvo de outros mandados de busca e apreensão em sua residência em Brasília e no prédio em Salvador onde ele tem imóveis, assim como seu irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). O edifício fica no Chame-Chame, ao lado do prédio onde mora Geddel. Segundo informações do portal G1, a operação dessa segunda-feira (16) procura indícios de vínculos entre o parlamentar e os R$ 51 milhões apreendidos em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, no último dia 5 de setembro, durante a operação Tesouro Perdido. O dinheiro é atribuído a Geddel. Inicialmente, a informação era de que o apartamento foi emprestado ao ex-ministro pelo empresário Sílvio Silveira – este, no entanto, afirmou em depoimento que o imóvel foi emprestado a Lúcio. Outra pista da ligação do deputado é uma nota fiscal de uma funcionária dele que foi apreendida no mesmo local onde estava o dinheiro. Diante desses indícios, o caso foi transferido para o Supremo Tribunal Federal (STF), já que Lúcio tem foro privilegiado.

PF faz buscas na Câmara; gabinete de Lúcio Vieira Lima é um dos alvos

A Polícia Federal está fazendo buscas na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (16) em Brasília, e um do alvos é o gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). A operação acontece a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso preventivamente desde julho, após a polícia apreender R$ 51 milhões em um imóvel que estaria sendo emprestado ao político – é a maior apreensão de dinheiro vivo da história da corporação. Em setembro, as investigações foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo da transferência para o STF são os indícios encontrados nas investigações em relação a Lúcio Vieira Lima, que tem foro privilegiado na Corte por ser deputado federal. As investigações apontam que, na verdade, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel. Com informações do Bahia Notícias

‘Baralho do Crime’ é atualizado com nomes de três suspeitos de homicídio e tráfico

O ‘Baralho do Crime’ da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) teve mais uma atualização. A nona em 2017. Com isso, três criminosos passam a compor a relação de bandidos mais procurados na Bahia. Matheus Roberto Costa Souza, o ‘Boca Preta’, virou o novo ‘Oito de Copas’. Ele é procurado por homicídio qualificado e atua na Federação e bairros da região. Ele está substituindo Adelson dos Santos Moreira Ramo. A carta “Cinco de Paus” também mudou com a prisão de Adriel Montenegro dos Santos, que era procurado por matar a ex-namorada. Agora, o espaço é ocupado por Adriano Luiz Rocha Dantas, conhecido como “Pé de Ferro”. Ele é suspeito de ter cometido homicídio na região da Liberdade. Outra mudança foi em relação ao “Três de Ouro”, que agora é ocupado por Antônio Moreira da Costa Júnior, o “Tentem” ou “Júnior do Gás”. Segundo a SSP, Tentem atua em todas as regiões do estado com tráfico de drogas, principalmente em Sapeaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida e Feira de Santana. Quem tiver informações sobre os criminosos, pode entrar em contato com  por meio do telefone 3235-0000 ou 181.

Prefeitura de Maraú comemora Dia das Crianças com programação especial no município

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu na última quinta-feira (12/10), diversas atividades para comemorar o dia das Crianças no município. Um dos eventos  que aconteceu na sede e no distrito de Piabanha, contou com festinhas, brincadeiras, cinema, jogos e concurso de dança. No povoado do Caubi, a escola promoveu um desfile cívico com alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que contou ainda com a participação da Banda Afro Raiz e grupo de dança. (ASCOM/Maraú)

Dia das Crianças é comemorado com muita festa em Aurelino Leal

Para marcar a semana em que se comemora o Dia das Crianças, a Prefeitura de Aurelino Leal montou uma programação especial.  Com tema “A Magia de se Criança”, as atividades começaram na quarta (11), no distrito de Poço Central e Lage do Banco.  Nesse Domingo, foi a vez da sede do município receber a ação, que contagiou milhares de crianças, que foram participar das brincadeiras acompanhados dos pais e parentes na Praça Ramiro Teixeira. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Aurelino Leal e pelas secretarias de Educação e Assistência Social. A garotada contou com lanches, doces, parques de diversões, sorteios de brindes, brincadeiras com arte-educadoras, artistas circenses e show infantil.

“Nossa maior satisfação é poder proporcionar essa alegria para essa garotada, pois elas serão o futuro do nosso município”, ressaltou o secretário de Educação do município, Alessandro Alexandrino. A prefeita Liu Andrade, ressaltou a importância do 4° artigo que compõe o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Toda criança tem direito a educação, lazer, cultura, esportes e assistência médica, pois elas merecem. Desejo a todas um feliz dia e o maior presente que podemos dar é investir no desenvolvimento delas”, enfatizou. Já a secretária de Assistência Social, Rita Andrade, ressaltou que a intenção do evento é fazer que momentos como esses possam ficar marcado. “Nossa intenção é fazer com que este momento seja intensamente lúdico para todas elas, com brincadeiras, esportes e coisas novas”, explicou. (Ascom/Aurelino Leal)

Semana da Criança foi marcado com muita festa nas escolas de Ubaitaba

A garotada amou a semana da criança em Ubaitaba que começou na segunda-feira (9/10), e terminou na última quarta-feira (11/10). Brincadeiras, animação e diversão fizeram parte deste momento que encantou os pequeninos. A secretaria de educação realizou a semana da criança em todas as escolas do município. Os eventos começaram na segunda-feira na AABB e na creche do bairro Armandão.

Na terça, o evento foi na quadra do colégio Osvaldo Cruz, com todos os alunos das escolas infantis do campo e na quadra do Colégio CEU. Já na quarta-feira (11), aconteceram festas simultâneas em todas as outras escolas do município, no Centro, Ruinha, Armandão, Bairro da Conceição, Bela Vista, Novo Olímpia e Faisqueira. Foi uma semana de muita interação entre os pequeninos, isso é o mais importante.  “Estamos satisfeitos com o resultado” comentou a prefeita Suka. (Ascom/Ubaitaba)

Após ser agredida, mulher mata esposo e manda chamar a PM na cidade de Ubatã

Luciene Bispo alega legítima defesa I Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Um homem identificado como João Matos dos Santos, de 42 anos, foi morto a golpes de faca por volta das 14h:20 deste domingo (15), na Rua C, próximo ao antigo ‘Sítio Show’, em Ubatã. O crime foi cometido pela companheira da vítima, identificada como Luciene Bispo Santos, de 42 anos, com quem João Matos mantinha uma relação amorosa há 1 ano e 9 meses. Segundo o site Ubatã Notícias, a Mulher foi presa em flagrante por uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã. Segundo informações da suspeita Luciene Bispo, ela era agredida constantemente pelo companheiro, que neste domingo voltou a agredi-la com socos e pontapés. A suspeita então teria se apoderado de uma faca de serra e teria desferido golpes contra a vítima, que morreu ainda no local. Luciene teria ido à casa da irmã, informado o ocorrido e pedido para que acionasse a PM, que a conduziu à Delegacia Territorial  de Ubatã, onde permanece à disposição das autoridades. O corpo da vítima ainda permanece no local e deve passar por levantamento cadavérico realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié. Em tempo, este é o terceiro homicídio ocorrido em 2017 no município. Com informações do Ubatã Noticias

Sobe para 230 número de mortos em atentado na Somália

Mogadíscio – O atentado com dois caminhões-bomba cometido no último sábado por supostos integrantes do grupo jihadista Al Shabab na capital da Somália, Mogadíscio, matou pelo menos 230 pessoas e deixou mais de 350 feridas, confirmaram à Agência Efe fontes dos serviços de saúde do país. Os hospitais, escassos de medicamentos e sangue, estão superlotados de feridos. O ataque ao Safari Hotel e a um movimentado mercado da cidade é o pior já ocorrido na história do país com base no balanço de mortos, que ainda pode aumentar. De acordo com a imprensa somali, a maioria dos mortos eram civis, principalmente vendedores ambulantes. Por enquanto, embora a mídia local e analistas considerem certo que Al Shabab está por trás do atentado, o grupo ainda não reivindicou a autoria do ocorrido. Al Shabab, que em 2012 se filiou à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul do país e tenta instaurar um Estado islâmico wahabista na Somália. O país vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, o que deixou o país sem um governo efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra que respondem aos interesses de um clã determinado e grupos armados. (Exame)

Acusado de estuprar criança em Prado diz que garotinha tentou molestá-lo, assista vídeo

Depois de ser acusado de estuprar uma menina de sete anos, no município de Prado, no Sul da Bahia, na tarde desta sexta-feira (13), Antônio Oliveira Ramos, 56 anos, atribuiu a culpa à vítima. Segundo matéria do site Verdades Políticas, o homem disse que a menina tentou molestá-lo.  Segundo o acusado, a criança pulou o portão de sua casa e pediu que ele fizesse sexo oral nela. No vídeo gravado pela polícia, ele diz que não teve nada, e que a criança vivia o “perturbando”. “Ela teve lá em casa e tentou pular o portão. Ela ia lá em casa e eu mandava ela embora. Ela disse ‘Antônio me chupa aqui’, e eu disse não, não vou fazer isso com você não. Ela mordeu meu braço e depois o Carlinhos ( irmão da vítima), esteve lá em casa e me bateu”, argumentou Antônio. Antônio está preso e segue custodiado, à disposição da justiça.

Onze pessoas são baleadas durante festa em Salvador

Onze pessoas foram baleadas na noite deste sábado (14) durante uma festa “paredão”, na Avenida Peixe, no bairro da Liberdade, em Salvador. Segundo a polícia, cerca de dez homens armados chegaram no local atirando contra o palco da festa, montado na Rua Meireles, e houve troca de tiros. Casulas de armas de calibres 380, 9mm e .40 foram encontradas no espaço do evento. Os suspeitos do ataque ainda não foram localizados.  Ainda conforme informações da polícia, 15 viaturas estiveram no local. Entre elas da Rondesp, PETO, Operação Gêmeos e da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Os policiais socorreram as vítimas, que foram encaminhadas para os hospitais Ernesto Simões, Roberto Santos e Hospital Geral do Estado (HGE). Entre as 11 vítimas, oito são adultos, dois adolescentes e uma criança de 11 anos.

Ubaitaba fica triste ao saber do falecimento de Roberto do Acarajé

Foto: Reprodução/Facebook

A cidade de Ubaitaba recebeu recentemente a triste notícia do falecimento de Roberto Certorio de Souza, que era conhecido como Roberto do Acarajé. Roberto era muito conhecido na cidade e por muito tempo vendeu acarajé em uma barraquinha em frente à OM Compras de Cacau, na Rua Alfredo Ferreira, centro de Ubaitaba. Roberto do Acarajé estava morando no distrito de Guaianases, no extremo leste do município de São Paulo/SP. A redação do UBAITABA URGENTE não foi informada da causa da morte. (Redação: Jackson Cristiano)

Mulher é encontrada morta a facadas na própria casa, em Feira; marido é suspeito

Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Uma mulher de 43 anos foi encontrada morta nesta sexta-feira (13), no quarto da própria casa, no bairro Gabriela II, em Feira de Santana. De acordo com a Polícia Militar, Maria Neuza da Silva Paixão apresentava vários ferimentos de faca. Segundo a TV Bahia, testemunhas informaram à polícia que a vítima havia discutido com o marido momentos antes. Identificado como Pedro da Silva Paixão, 51 anos, o suspeito fugiu. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Ex-detento é morto a tiros na rua da Banca em Ipiaú

Fotos: Reprodução/Giro em Ipiaú

Na manhã desse sábado (14), um homem foi assassinado a poucos metros da porta de sua residência, na Rua da Banca, em Ipiaú. Moradores, temendo represálias de criminosos, não informaram as circunstâncias do homicídio. O homem chegou a ser socorrido por profissionais do Samu que tentaram reanima-lo por cerca de 15 minutos, mas Paulo Pereira dos Santos Júnior, não resistiu aos ferimentos causados pelos tiros, alguns na cabeça, e faleceu. O corpo será encaminhado para o IML em Jequié. Duas guarnições da Polícia Militar estiveram no local em busca de informações sobre o autor dos disparos, mas não conseguiram mais detalhes.

“Nos informaram que foi um cara de bicicleta, mas ninguém confirmou”, disse um PM ao site Giro em Ipiaú. Segundo informou a mãe da vítima, o seu filho tinha saído do presídio há cerca de 20 dias. Ele cumpria pena por tráfico de drogas e teria ganhado a liberdade condicional. Em 2014, Paulinho, como era mais conhecido, chegou a ser preso na Rua da Banca com mais de 30 pedras de crack.  A violência crescente nos últimos meses são atribuídas pelas autoridades policiais a um confronto entre grupos criminosos. Esse foi o segundo homicídio da semana e o 24º do ano. Na última quinta-feira (12), um idoso de 70 anos foi morto dentro de sua residência no bairro ACM. Familiares afirmam que o homem era inocente. Uma sobrinha da vítima chegou a ligar para a FM Ipiaú no dia seguinte e informou que o seu tio tinha sido abordado pelos criminosos por três vezes que procuram por outra pessoa. O crime está sendo investigado pela polícia.

Suspeitos de roubo a bancos morrem em confronto com a CIPE em Jequié

Foto: Divulgação

O traficante de drogas, assaltante de banco e homicida Sidnei Leal de Araújo, 32 anos, conhecido no ramo do crime pelo apelido de ‘Piá, o Barão do Pó’, foi surpreendido, na noite de ontem (13), por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central e do 19° Batalhão da Polícia Militar (Jequié), quando tentou escapar de uma barreira montada na BR-116, próximo da cidade de Jequié. Quando visualizaram as forças de segurança, Piá, Edvan Alves da Silva, 34, o ‘Didiu’, e Fabrício Félix Silva Ferreira, 30, abandonaram um veículo e se esconderam em um matagal. Durante varredura o trio disparou contra as guarnições e no confronto foi atingido. Os criminosos foram socorridos para o Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiram. Piá, que em 2012 foi apresentado no auditório da Secretaria da Segurança Pública por ter explodido caixas do banco Bradesco em Itatim, liderava uma quadrilha na cidade de Santo Estevão e região. Segundo informações iniciais Sidnei estava escondido fora do país e agia em conjunto com quadrilhas do Sudeste do Brasil em ações de tráfico e explosões de bancos. Com o grupo foram apreendidos uma pistola calibre 9mm de uso restrito das Forças Armadas e Polícia Federal e dois revólveres calibres 38. “Intensificamos os bloqueios nas principais rodovias da região, principalmente no período noturno, pois é o momento utilizado por criminosos especializados em ataques a instituições financeiras para se locomoverem “, contou o comandante da Cipe Central, major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira. O militar informou ainda que as armas apreendidas foram apresentadas na Delegacia Territorial de Jequié, onde toda a ocorrência foi registrada. “Estamos aqui atentos, com a guarda alta contra as organizações criminosas e seus líderes”, finalizou.

Bandidos tocam fogo em carreta, atiram em policiais e tentam roubar banco em São Sebastião do Passé

Foto: Reprodução/BNews

Na madrugada deste sábado (14), homens armados tocaram terror no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com informações da polícia, cinco homens armados tentaram roubar uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e deixou os moradores da cidade assustados. Segundo registro da ocorrência policial, antes de irem para agência, os criminosos atearam fogo em uma carreta próximo ao viaduto que liga São Sebastião do Passé a Candeias, blqoueando a BR-101.

Foto: Reprodução/BNews

Em seguida, efetuaram disparos contra a sede do 5º Pelotão e da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), que atingiram as viaturas, mas nenhum policial ficou ferido. Apesar de toda ação orquestrada, os criminosos não conseguiram concluir o roubo ao banco. Ainda de acordo com a polícia, os vidros da agência chegaram a ser quebrados, mas o alarme da unidade frustrou a conclusão do crime e os bandidos fugiram sem levar nada. Policiais militares isolaram a área e a perícia será realizada pela Polícia Federal.

Jogador é morto a facadas após discussão com vizinho em Itamaraju

Um jovem foi morto a facadas após discussão na noite da última quinta-feira (12), em Itamaraju, extremo sul do estado. Segundo a Delegacia Territorial, a vítima foi identificada como Vanilson Azevedo dos Santos, conhecido como Guello, que atuava como jogador de futebol. O acusado, um vizinho, já foi identificado e segue foragido nesta sexta-feira (13). A discussão ocorreu por volta das 23h, no bairro Primavera. Ao G1, a Polícia Civil informou que o acusado já tem várias passagens pela delegacia de Prado, na mesma região. A polícia não soube informar quando o sepultamento da vítima será realizado. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Itamaraju.

Funaro diz que Geddel ficava com até 65% de propinas em época da Caixa Econômica

Foto: Reprodução

O operador Lúcio Funaro disse à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Geddel Vieira Lima ficava com 60% a 65% do valor arrecadado com propina na Caixa Econômica Federal. Segundo a Folha, a informação foi passada por Funaro no dia 23 de agosto, quando ele prestou depoimento à PGR. O operador, ligado ao PMDB e a Eduardo Cunha, teve o acordo de delação homologado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Funaro, a porcentagem de Geddel foi acordada assim que o baiano assumiu a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa, em 2011. Conforme Funaro, depois da parte de Geddel, o operador e Eduardo Cunha dividiam o resto [40% a 35%]. Ainda no depoimento, Funaro disse que Cunha funcionava “como se fosse um banco de corrupção de políticos” e havia “uma fila de gente atrás dele”.

Gasolina tem aumento de 0,8% nas refinarias a partir deste sábado

Foto: Reprodução

O preço da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias será elevado em 0,8%, a partir deste sábado (14). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pela estatal. Isso não significa, necessariamente, aumento nos postos de gasolina. O valor final aos motoristas nas bombas deverá variar, de acordo com estoques dos postos e a concorrência, pois o preço ao consumidor é regulado livremente pelo mercado. Já o preço do óleo diesel sofreu redução de 0,2%, que também valerá a partir deste sábado. Segundo a Agência Brasil, a companhia informou que a política de preços para a gasolina e o diesel vendidos nas refinarias às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos principais concorrentes para o mercado. “Em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional, analisamos nossa participação no mercado interno e decidimos periodicamente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias”, explicou a estatal.