Ubaitaba Urgente

Horário de Verão começa neste domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Foto: Reprodução

O Horário de Verão será iniciado à 0h deste domingo (15) nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os relógios devem ser adiantados, nessas regiões, em uma hora até o dia 18 de fevereiro de 2018. Nos estados do Norte e do Nordeste não haverá mudança nos relógios. É possível que esta seja a última vez que o Horário de Verão seja adotado no Brasil. Isso porque autoridades do setor elétrico constataram mudanças nos hábitos de consumo de energia dos brasileiros. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que mais tem influenciado o horário de pico do consumo de energia não é mais a incidência de luz solar, e sim a temperatura. Em 2013, o país economizou R$ 405 milhões, ou 2.565 megawatts (MW), com a adoção do Horário de Verão. No ano seguinte, essa economia baixou para R$ 278 milhões (2.035 MW) e, em 2015 caiu ainda mais, para R$ 162 milhões. Em 2016, o valor economizado com Horário de Verão baixou novamente, para R$147,5 milhões. Segundo a Agência Brasil, a ONS aponta que a redução na economia de energia com o Horário de Verão tem a ver com uma mudança no perfil e na composição da carga elétrica no país. Se antes o que determinava o horário de pico do consumo de energia era a incidência da luz solar, hoje é a temperatura. Com isso, o pico de consumo passou a ser entre 14h e 15h e não mais entre 17h e 20h. O coordenador da Área de Regulação do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel-UFRJ), Roberto Brandão, afirmou que a mudança no perfil de consumo de energia também está relacionada ao uso de aparelhos de ar-condicionado, que costumam ser ligados nos horários mais quentes do dia; e, por outro lado, à substituição de lâmpadas incandescentes por modelos mais econômicos, o que reduz o gasto de energia com iluminação. Em agosto, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o ONS e o Ministério de Minas e Energia chegaram à conclusão que, por causa dessa mudança de perfil de consumo de energia, a adoção do Horário de Verão atualmente “traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”. Apesar da indicação, o governo decidir manter o Horário de Verão este ano, mas para o período 2017/2018 a medida será reavaliada.

Deputado Eduardo Salles quer implementação do projeto Escolas Culturais em Maraú

A implantação do projeto Escolas Culturais em Maraú pautou a conversa que tive com o secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro. Reforcei para o secretário o interesse do nosso grupo político, liderado pela prefeita Gracinha Viana, em levar esta iniciativa para o município. Pedi que seja avaliada a possibilidade de implantação do Escolas Culturais até o próximo ano. O projeto tem a proposta de fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, beneficiando a comunidade. A iniciativa oferece atividades nas áreas de dança, arte literária, música e audiovisual e integra o Programa Educar para Transformar, que envolve as secretarias estaduais de Educação, Cultura, Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, além da Casa Civil. Como membro da Comissão de Educação da ALBA, sei que esta é uma importante ferramenta de transformação social, pois levar a sociedade para participar da vida escolar dos nossos alunos é fundamental para construção de uma base educacional sólida. “Vou continuar batalhando ao lado da prefeita Gracinha, do deputado federal Ronaldo Carletto e de todo nosso grupo político no município para entregar este benefício à população” disse o parlamentar. (Ascom/Maraú)

Moro dá 48 horas para Lula entregar recibos de aluguéis de imóvel

juiz federal Sérgio Moro determinou que os advogados de defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva têm o prazo de 48 horas para entregar os recibos originais de pagamentos dos aluguéis do apartamento investigado na Operação Lava Jato. O imóvel está localizado ao lado do apartamento de Lula em São Bernardo do Campo (SP), segundo o G1. A defesa solicitou que a entrega dos recibos fosse feita em uma audiência formal com a presença de um perito. “Os recibos deverão ser entregues na Secretaria deste Juízo e que os acautelará para submetê-los a perícia caso seja de fato deferida.”, determinou o juiz.  O Ministério Público Federal (MPF) acusa o político de receber propina da empreiteira Odebrecht, por contratos entre a empresa e a Petrobras e contesta a originalidade de 26 dos 31 recibos entregues previamente pela defesa. Para eles, os recibos são “ideologicamente falsos”.

Itagibá: Irmãos são presos acusados de abusos sexuais contra garoto de 12 anos

A polícia prendeu na tarde da última quarta-feira (11), três irmãos foram presos na zona rural de Itagibá, acusados de abusar sexualmente de um garoto de 12 anos. A Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão preventiva expedidos pela justiça local. De acordo com as denúncias, os irmãos são acusados de praticar atos libidinosos contra o menor em uma fazenda onde residem os envolvidos. Os três estão custodiados temporariamente no Complexo Policial de Itagibá. (MidiaBahia)

Campanha de vacinação antirrábica continua em Itacaré até o dia 31

Programada inicialmente para acontecer até o dia 16 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica foi prorrogada em Itacaré e prossegue até o próximo dia 31, com o objetivo de imunizar ainda mais cães e gatos contra a raiva. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré, até a última quarta-feira já tinham sido vacinados 2.523 cães e 819 gatos contra a raiva. E a proposta é de imunizar ainda mais animais. Para isso os proprietários de cães e gatos devem levar os animais à Unidade Básica de Saúde localizada atrás do Fórum de Itacaré, onde está acontecendo a vacinação sempre às segundas, terças e quartas. Na zona rural o serviço também já está sendo feito obedecendo um cronograma de visitas. No último sábado, dia 07, a Secretaria de Saúde de Itacaré realizouo Dia D de Vacinação Antirrábica, com postos de imunização espalhados por diversos bairros de Itacaré e também no distrito de Taboquinhas.

A diretoria de Vigilância Sanitária de Itacaré alerta que a raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção. A vacina antirrábica é a melhor maneira de se prevenir contra a raiva. Além disso, é preciso se certificar de que seus animais de estimação receberam as imunizações adequadas.

Mulher morre ao fazer topless em janela de veículo em alta velocidade

Foto: Reprodução

Uma brincadeira arriscada no trânsito terminou em tragédia em uma estrada perto de Punta Cana, na República Dominicana, na última semana. De acordo com matéria do jornal Moskovsky Komsomolets, publicada pelo site RedeTv Notícias, a russa Natalia Borodina, de 35 anos, morreu após chocar a cabeça em uma placa de trânsito na beira da via, enquanto ela fazia topless com o corpo para fora do veículo em movimento.  Ainda conforme a publicação local, Natalia foi socorrida e levada a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Um vídeo circula nas redes sociais, em que mostra a russa se divertindo com o corpo apoiado na janela do veículo, que segue em alta velocidade.

Ela se balança e dá risada até que, ao esticar o corpo para fora, atinge a placa.  Moradora de Moscou, Natalia era mãe de um menino de 11 anos e trabalhava como agente imobiliária de imóveis de luxo. Ela passava férias no país junto com a amiga Ivanna Boirachuk, de 32 anos, que estava ao volante e filmou o acidente. Ela foi presa por suspeita de embriaguez ao volante. Amigos de Natalia saíram em sua defesa: “Ela ajudou sua pobre família com tudo”, disse a amiga Elena Korolyova, segundo o jornal britânico. “Ninguém mais trabalhava, apenas Natalia. Ela queria dar conta de tudo e tinha esperanças em um futuro melhor. Qualquer um pode cometer um erro, então por que julgar alguém por apenas um vídeo? Somos todos santos?”, defendeu.

Homem morre afogado após salvar duas pessoas no mar em Mucuri

Foto: Reprodução / Facebook

Um homem morreu afogado na tarde desta quinta-feira (12), após salvar duas pessoas que se afogavam no mar, no município de Mucuri. O motorista de ônibus Délio Cardoso, conhecido como Délio do Ônibus, foi candidato a vereador na cidade nas eleições de 2016. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na Praia do Centro. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas e já foi liberado para sepultamento. Com informações do Bahia Noticias

Laje: Colisão entre caminhonete e moto deixa dois mortos na BR-101

Foto: Thainá Lôbo/Voz da Bahia

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas em um acidente que envolveu uma caminhonete e uma moto em um trecho da BR-101 de Laje, no Vale do Jiquiriçá, na manhã desta sexta-feira (13). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), as vítimas fatais dirigiam os veículos, que bateram de frente, na altura do km 285. A batida ocorreu por volta das 9h40. Os feridos viajavam na caminhonete e foram transferidos para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Ainda não informações sobre as causas do acidente. Os corpos dos dois motoristas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus.

Polícia encontra corpos de duas crianças de 3 anos dentro de carro em São Paulo

Os corpos de duas meninas de três anos foram encontrados nesta quinta-feira (12) dentro de um carro no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que não foi possível identificar as crianças devido ao avançado estado de decomposição. Encontrados no porta malas de uma Fiorino, abandonado na favela Jardim Lapena, os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) para identificação por meio de exame de DNA. A polícia foi acionada por moradores da região que suspeitaram do mau cheiro. Segundo informações da TV Globo, o veículo é roubado, foi apreendido e passará por perícia. A suspeita é que as crianças sejam duas meninas que viviam na região e estão desaparecidas desde setembro. Há informação de que as mães das crianças teriam identificado as roupas das filhas.

Igreja Restaurando a Aliança de Ubaitaba promove Festival de Prêmios para quitar terreno

Super Festival de Prêmios da Igreja Restaurando a Aliança de Ubaitaba (IERA). Compre seu cupom com os membros da igreja e você poderá ganhar 01 moto 0k e vários prêmios. Super Festival de Prêmios da Igreja Restaurando a Aliança de Ubaitaba. Só lembrando, que a renda do sorteio será destinada a quitação do terreno da igreja. O sorteio será realizado no dia 25 de novembro. Super Festival de Prêmios da Igreja Restaurando a Aliança de Ubaitaba. O bilhete custa apenas R$ 20,00. Com apenas 20 reais você pode ganhar 01 moto novinha. Para maiores informações: (73) 9 8179-7974 (Pastor Ney)

Empresário ‘Dezinho da DL’ entrega brinquedos a crianças carentes de Ubaitaba

O empresário “Dezinho” como é carinhosamente conhecido em Ubaitaba e região realizou mais uma ação solidaria em comemoração ao dia das crianças, a ação já está se tornando uma tradição e todos os anos o empresário faz crianças e famílias carentes mais felizes. O empresário do ramo de calçados também é conhecido por ser uma pessoa muito solidária, sempre ajudando quem precisa, por isso já se tornou uma referência no município, todos os anos ele com ajuda de algumas pessoas distribuem centenas de brinquedos para crianças carentes de Ubaitaba. Segundo o empresário, levar um sorriso a uma criança não tem preço, por isso faz de tudo para alegrar os pequeninos.

Na tarde desta quinta-feira, 12 de outubro, dezenas de crianças do bairro Novo Olímpia em Ubaitaba foram contempladas com brinquedos e doces, que foram entregues pelo próprio empresário que contou com a colaboração de alguns voluntários. “Dezinho da Solidariedade” como esta sendo chamado, fez mais uma vez várias crianças felizes, sua única recompensa é ver alegria no rosto de todos. Para o empresário, essa ação solidária do dia das crianças é realizada com muito carinho, e continuara sendo realizada até quando puder, diz que se sente feliz fazendo as pessoas felizes. ( Redação: Abimael Rirches/Ubaitaba Urgente)

Morre Júlio Leal, ex-prefeito de Ibirataia

Morreu no hospital do Subúrbio, em Salvador, por volta das 22h dessa quinta-feira (12/10), o ex-prefeito de Ibirataia, Júlio Leal. A morte foi confirmada ao site Giro em Ipiaú, por um amigo da família que acompanhava Júlio no hospital. Ele foi transferido do hospital Prado Valadares, em Jequié, numa UTI aérea até a capital baiana no final da tarde de hoje (12). O quadro de saúde de Júlio era considerado grave.  Ele sofreu um acidente na tarde de quarta-feira (11) na BA-120, entre o distrito de Algodão e Ibirataia (relembre aqui). Júlio Leal é esposo da atual prefeita de Ibirataia, Ana Cléia. Ele atuava na secretaria de administração do município. Foi prefeito de Ibirataia entre os anos 2001 e 2004. Nesta sexta-feira a família deve informar detalhes sobre o velório e sepultamento. A comunidade ibirataiense lamenta a perda de um dos líderes políticos de maior influência na história do município.

Filha do ex-vereador Jarbas Junior de Itacaré morre afogada na piscina

A filha do ex-vereador de Itacaré, Jarbas Junior (PSB), morreu vítima de afogamento dentro da piscina da residência em Guarajuba. O pai estava em Itacaré, e quando foi informado viajou para a capital. Melissa tem aproximadamente dois anos e estava passando o dia das crianças com a mãe na capital do estado.  A notícia da tragédia chocou a população de Itacaré, já que a criança é neta do ex-prefeito Jarbas  Barbosa Barros (PSB). O corpo de Melissa vai passar por perícia e a até o momento a família não informou sobre o local e horário do sepultamento.

Suplente de vereador baiano é preso em SP por suspeita de estupro

Foto:Reprodução//Folha

Suplente de vereador do município baiano de Jussiape, Adson Muniz Santos (PRB), suspeito de estuprar e roubar uma mulher nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, na semana passada. De acordo com a polícia pauslita, Adson já fez ao menos sete vítimas. O homem teve prisão temporária decretada pela Justiça. “Ele é um predador sexual”, disse ao G1 a delegada plantonista da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo. Segundo a policial, Adson Muniz Santos tinha duas maneiras de abordar as vítimas: além de usar uma arma e um documento falsos da Justiça Federal, ele também se passava por produtor de TV e que poderia ajudar na seleção de um reality show. Segundo a delegada, o suspeito não tem residência fixa em São Paulo e estaria hospedado em um hotel. O suplente não tinha passagens pela polícia e negou ter cometido os crimes. Segundo o advogado do acusado, Ricardo Salomão, Adson toma remédios controlados e diz que nãos e lembra dos ataques. “Vamos pegar o laudo médico com a família, que comprova o tratamento psiquiátrico”, disse o advogado à Folha de S. Paulo.

Incêndio atinge restaurante e pousada em Morro de São Paulo; veja vídeo

Um incêndio atingiu dois estabelecimentos comerciais no início da tarde desta quinta-feira (12), na Segunda Praia de Morro de São Paulo, localidade do município de Cairu, no Sul da Bahia. Um dos locais atingidos pelas chamas foi o Sambass, que funciona como restaurante e pousada. O outro foi o restaurante Cantina do Morro. Ainda não há detalhes sobre como o fogo teria começado. Em nota, a Secretaria Especial de Morro de São Paulo informou que as chamas foram controladas pelos moradores. Na região, não há nenhuma base do Corpo de Bombeiros, e o município de Cairu é atendido pelo grupamento de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. Ninguém ficou ferido. As causas do incidente serão reveladas por perícia. Com informações do Bahia Noticias

Ex-prefeito de Ibirataia sofre grave acidente na BA-120

O ex-prefeito de Ibirataia, Júlio Leal, sofreu um grave acidente no final da tarde dessa quarta-feira (11/10), na BA-120, trecho entre Ibirataia e Algodão, nas imediações da Sempre Viva. Segundo apurou o site Giro em Ipiaú, no local, Júlio conduzia um automóvel modelo Gol, de cor prata, e viajava sentido Ibirataia, quando perdeu o controle do veículo, desceu numa ribanceira, capotou e colidiu numa árvore. Júlio estava sozinho no carro. Ele foi socorrido pelo Samu que permaneceu na rodovia prestando os primeiros atendimentos. Segundo informações do médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o estado de saúde de Júlio é grave. Ele [Júlio Leal] estava inconsciente, sofreu várias escoriações e uma pancada muito forte na cabeça. 

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

O ex-prefeito foi encaminhado para uma unidade hospitalar em Jequié. De lá, foi transferido para o Hospital Santa Helena, onde está sendo submetido a exame de tomografia. O diagnóstico do quadro de saúde de Júlio ainda não foi concluído, pois depende do resultado da tomografia. A família está agilizando, caso haja necessidade, uma UTI Aérea para que ele seja transferido para uma unidade hospitalar em Salvador. A causa do acidente ainda é desconhecida. Júlio Leal é esposo da atual prefeita do município de Ibirataia, Ana Cléia, e responde pela pasta de administração do município. Ele governou Ibirataia entre os anos de 2001 e 2004. 

Homem rompe segurança da CCR e esfaqueia três pessoas dentro da Estação em Salvador

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (12), três pessoas foram esfaqueadas dentro do terminal de ônibus da Estação Mussurunga, em Salvador. De acordo com informações preliminares obtidas pelo BNews, um homem foi o autor do crime passional, contra uma mulher e outros dois homens.  As fotos recebidas pela reportagem mostram um homem e uma mulher ensanguentados no chão do terminal, e outro homem ferido recebendo ajuda de um pasageiro. As imagens ainda mostram também uma ambulância prestando socorro a uma das vítimas, sendo auxiliada por seguranças da CCR Metrô, empresa responsável pela administração da estação. O caso foi confirmado pela CCR e também pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que registrou a ocorrência, mas não deu detalhes. Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, um dos feridos foi o autor do crime, praticado contra sua ex-cunhada, identificada como Jaci Alves Lima. As outras vítimas ficaram feridas ao tentar ajudar a mulher, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Após o ataque, o autor do crime se matou.

Acidente com ônibus deixa 4 mortos e mais de 20 feridos entre Mundo Novo e Piritiba

Foto: Reprodução / Jacobina Notícias

Pelo menos quatro pessoas morreram em um acidente na manhã desta quinta-feira (12) em um trecho da BA-421, entre Mundo Novo e Piritiba, no Piemonte do Paraguaçu. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um ônibus da empresa Entram tombou no km 17 da rodovia, por volta das 9h, próximo à fazenda Santa Luzia. Em torno de 20 feridos foram transferidos para unidades de saúde de Feira de Santana e Salvador. Outras vítimas foram encaminhadas para hospitais de Piritiba e Miguel Calmon. O veículo saiu de Itaberaba fretado para levar um grupo de pessoas a um passeio em Jacobina. Até o momento não há informações das causas do acidente. Guarnições da Polícia Militar de Jacobina e Morro do Chapéu e ambulâncias de cidades vizinhas se deslocaram para o local para dar suporte ao socorro. Com informações do Bahia Noticias

Cantor Belo é acusado de dar calote em vigia e jardineiro

Depois de ser acusado pela dona do imóvel onde mora, de dever R$ 500 mil em aluguéis atrasados, o cantor Belo também foi acusado de não pagar pelos serviços prestados por um vigia e um jardineiro que atuam no local. Segundo uma matéria publicada nesta quarta-feira (11), pelo site Uol, o vigia Manoel Apolinário, alega que, desde que Belo passou a morar na mansão que vive com a mulher, Gracyanne Barbosa, prometeu pagar ao vigia, mas não cumpre o combinado há seis meses. O jardineiro, João Carlos, que faz manutenção dos jardins da vizinhança, também contou que não recebeu o valor de R$ 400 pelo trabalho feito durante dois dias. A assessoria de Belo informou que o cantor não tem conhecimento das dívidas e, caso existam contratos ou documentos que comprovem os eventuais serviços prestados, o pagamento será feito imediatamente.

Comércio de Ipiaú estará fechado na próxima segunda-feira (16)

A Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL de Ipiaú informa que na próxima segunda-feira, 16, o comércio lojista local estará fechado, em virtude do Dia do Comerciário. A medida foi tomada em conformidade com a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Comerciários. O feriado da classe é oficialmente comemorado todos os anos no dia 30 de outubro, segundo a Lei 12.790 de 14 de março de 2013, mas geralmente é antecipada para a terceira segunda-feira do mês. A data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho. Em Ipiaú, praticamente todas as lojas, supermercados, farmácias, restaurantes, lanchonetes, panificadoras estarão fechados. Os comerciantes que não aderirem ao feriado poderão ser multados. Com informações do Giro Ipiaú