Ubaitaba Urgente

Maraú: Gracinha Viana e Drº Léo participam de evento com Rui Costa em Itabuna

Gracinha Viana e Eduardo Salles I Foto: Ascom/Maraú

A Prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), e o vice-prefeito Drº Léo (PP), participaram do evento de assinatura do contrato para a duplicação da BR-415, em Itabuna, na manhã desta segunda-feira (9), com o governador Rui Costa (PT). São cerca de 18 quilômetros que separam Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, que serão duplicados, por onde passam mais de 10 mil veículos diariamente. Mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos, que circulam pela BR-415 e também pelos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré, Uruçuca e Maraú. Motivo de comemoração para os moradores da região que foram até o ‪centro da cidade de Itabuna para acompanhar a assinatura do contrato da duplicação da rodovia, assinado pelo governador.

Drº Léo I Foto: Ascom/Maraú

O evento contou com a participação de 35 prefeitos, 19 vice-prefeitos, 21 ex-prefeitos, oito deputados estaduais, oito deputados federais, dois ex-deputados, os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata, além de cerca de 250 vereadores dos municípios que serão beneficiados pela obra na rodovia, responsável pela ligação entre Ilhéus e Itabuna. Em seu discurso, o governador parabenizou o grupo pela unidade em prol do desenvolvimento do sul do estado. “Hoje, eu estou vendo aqui [lado a lado no palanque] gente que disputou eleição um contra o outro. Isso merece o reconhecimento da população. Eu me orgulho de vocês, que se uniram em favor de Itabuna, de Ilhéus e de toda a região”, afirmou o governador. (Ascom/Maraú)

Davidson Magalhães comemora duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) comemorou, na manhã desta segunda-feira (9), a assinatura do contrato de duplicação da BR-415, a rodovia Ilhéus-Itabuna. “É uma demanda histórica da região. Prova que o nosso empenho contínuo traz resultados”, declarou. “Vai beneficiar todo o Litoral Sul, aquecendo ainda mais a economia local e gerando mais emprego e renda para a população”, completou o deputado. A assinatura do contrato pelo governador Rui Costa, em Itabuna, permite o início das obras, que vão custar R$ 105 milhões. A duplicação dos 18km de rodovia contempla também uma integração mais urbana entre as duas cidades, com ciclovias em todo o percurso. O Governo do Estado estima que o empreendimento vai beneficiar 511 mil baianos que circulam pela rodovia e pelos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Davidson Magalhães destacou ainda que a obra faz parte de um grande pacote que ficará pronto nos próximos anos. “A duplicação se junta à criação da Estrada do Chocolate, à nova Ponte Ilhéus-Pontal e à Fiol. Juntos, esses empreendimentos vão alavancar o desenvolvimento da região”, prevê. O deputado foi ainda um dos responsáveis pela implantação do gasoduto Itabuna-Ilhéus, projeto de sua gestão como presidente da Bahiagás, inaugurado em 2015 pela gestão posterior.

Raimundo da JR fez a alegria da criançada em Dias d’Ávila com distribuição de brinquedos

No último sábado (7/10), o empresário Raimundo da JR. participou de uma grande distribuição de brinquedos para dezenas de crianças promovida por duas lideranças comunitárias de Dias d’Ávila, Seu Albino e Dona Antônia.  A festa contou com o apoio integral do empresário baiano, que colaborou com a organização dos preparativos para a tradição celebração realizada no Sitio São Jorge no Parque Petropólis e no Campo do Albino. “Acredito que a fé sem obras é morta, por isso, não pensei duas vezes na hora de apoiar a realização desta festa marcada pela solidariedade”, justificou Raimundo da JR. Na oportunidade, o empresário de Dias d’Ávila contou com a companhia do Grupo Boiadeiro e do Capitāo Jaildo Nascimento da 36° CIPM, que representou o comando da Policia Comunitária.

Itacaré realizará Festival de Dança neste sábado na Praça do Canhão

Artistas de diversos municípios regionais estarão participando neste sábado, dia 14, do Festival de Grupos de Dança Itacaré Dance. O evento acontecerá a partir das 17 horas na Praça do Canhão e é aberto ao público. Já estão confirmadas as participações de grupos de dança de Itacaré, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Ilhéus, Itabuna e também do distrito de Serra Grande. A realização é do Grupo Maliciosos, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é fomentar a dança e mostrar o trabalho dos artistas regionais. Cada grupo terá um tempo de 10 minutos para apresentar coreografias livres, mostrando o potencial da dança dos municípios regionais. O secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, considera importante a participação de todos pois será um momento para divulgar ainda mais a dança, despertar talentos artísticos, além da oportunidade da integração, do intercâmbio com artistas de outros municípios e de buscar novos conhecimentos.

Rui assina contrato para duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna em benefício de mais de 500 mil baianos

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

São cerca de 18 quilômetros que separam Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, que serão duplicados, por onde passam mais de 10 mil veículos diariamente. Mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos, que circulam pela BR-415 e também pelos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Motivo de comemoração para os moradores da região que foram até o ‪centro da cidade de Itabuna para acompanhar a assinatura do contrato da duplicação da rodovia, assinado pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (8). “É um sonho que a região realiza, que é planejado há alguns anos e hoje a gente tem a oportunidade de assinar o contrato, e a empresa tem agora um prazo para entregar o projeto e iniciar a obra. É garantia não só de uma estrada, mas integração urbana entre as duas cidades, de forma qualificada, com ciclovias, que possam simbolizar toda a beleza aqui da região sul da Bahia na duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna”, afirmou o governador Rui Costa. Importante rota para a economia da região, integrada ao porto de Malhado, em Ilhéus, a rodovia é por onde a produção do sul é levada para exportação, além de estar na rota do turismo baiano, na Costa do Cacau. Serão investidos cerca de R$ 105 milhões para a execução do projeto já autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que vai duplicar a rodovia pela margem direita do Rio Cachoeira. O governador destacou a série de investimentos realizados na região Sul da Bahia pelo Governo do Estado. “Essa obra se soma à realização de sonhos de décadas, como o Hospital Regional da Costa do Cacau que vamos inaugurar agora em novembro, temos a nova ponte Ilhéus-Pontal que entregaremos no primeiro semestre do ano que vem, a Barragem do Rio Colônia, que vai regularizar a vazão do rio e garantir o abastecimento de água da região, portanto, nós temos muito orgulho e satisfação de realizar estas e outras obras com os municípios”, afirmou. O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, considera que a duplicação da BR-415 vai levar muitos benefícios para a região. “Nós estamos extremamente felizes de fazer com que a região se desenvolva. A duplicação dessa estrada é um sonho antigo que vai trazer geração de emprego e renda, acessibilidade, fortalecimento do turismo, coisas importantes que vão chegar com esse momento histórico.” Para o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, a concretização deste desejo antigo dos moradores da região demonstra o compromisso do governador Rui Costa com a gestão estadual. “Só agora nós temos um gestor na Bahia que tomou essa posição de tocar a obra que vai beneficiar tanto às duas cidades”.

Novo golpe no WhatsApp atinge 320 mil usuários

A possibilidade de receber um 14º salário atrai usuários do WhatsApp a cair em golpe do aplicativo. Segundo a PSafe, empresa responsável pelo aplicativo de segurança digital DFNDR, em dois dias, cerca de 320 mil pessoas foram ludibriadas.  A mensagem afirma que o usuário que trabalhou com carteira assinada pode conferir se tem direito a receber o benefício através da Caixa Econômica Federal, prometendo um 14º salário, no valor de R$ 937.  A vítima é direcionada a responder três perguntas, que independente dela, surge uma segunda página para compartilhar o link com dez amigos via WhatsApp para ter acesso a lista. Após seguir as recomendações o aparelho celular fica vulnerável a outros crimes ou prejuízo financeiro.  A Caixa Econômica Federal disponibiliza no portal orientações de segurança para alertar os clientes quanto a golpes.

Lula diz que está ‘lascado’, mas que ainda tem força como cabo eleitoral

Com a possibilidade de uma condenação impedir sua candidatura em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta segunda (9), um discurso inflamado contra a Lava Jato, no qual disse saber que está “lascado”, exigiu um pedido de desculpas do juiz Sergio Moro e afirmou que, mesmo fora da disputa pelo Planalto, será um cabo eleitoral expressivo para a sucessão de Michel Temer. Segundo o petista, réu em sete ações penais, o objetivo de Moro é impedir sua candidatura no ano que vem, desidratando-o, inclusive, no apoio a um nome alternativo, como o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), caso ele não possa concorrer à Presidência. “Eu sei que tô lascado, todo dia tem um processo. Eu não quero nem que Moro me absolva, eu só quero que ele peça desculpas”, disse Lula durante um seminário sobre educação em Brasília. “Eles [investigadores] chegam a dizer: ‘Ah, se o Lula não for candidato, ele não vai ter força como cabo eleitoral’. Testem”, completou o petista. Para o ex-presidente, Moro usou “mentiras contadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público” para julgá-lo e condená-lo a nove anos e seis meses de prisão pelo caso do tríplex em Guarujá (SP). O ex-presidente disse ainda não ter “medo” dos investigadores que, de acordo com ele, estão acostumados a “mexer com deputados e senadores” que temem as apurações. “Eu quero que eles saibam o seguinte: se eles estão acostumados a lidar com deputado que tem medo deles, a mexer com senadores que têm medo deles, quero dizer que tenho respeito profundo por quem me respeita, pelas leis que nós ajudamos a criar, mas não tenho respeito por quem não me respeita e eles não me respeitaram”, afirmou o petista. De acordo com aliados, Lula não gosta de discutir, mesmo que nos bastidores, a chance de não ser candidato ao Planalto e a projeção do nome de Haddad como plano B do PT tem incomodado os mais próximos ao ex-presidente. O ex-prefeito, que estava no evento nesta segunda, fez um discurso rápido, de menos de dez minutos, em que encerrou dizendo esperar que Lula assuma a Presidência em 2019. “Espero que dia 1º de janeiro de 2019 esse pesadelo chamado Temer acabe e o senhor assuma a Presidência da República”, disse Haddad.

DEMÔNIO DO MERCADO

Lula voltou a fazer um discurso mais agressivo em relação ao mercado e disse que “não tem cara de demônio”, mas quer que o respeitem “como se fosse”. “Não tenho cara de demônio, mas quero que eles me respeitem como se eu fosse, porque eles sabem que a economia não vai ficar subordinada ao elitismo da sociedade brasileira”, disse o ex-presidente. O petista rivalizou ainda com o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), segundo colocado nas últimas pesquisas empatado com Marina Silva, e disse que se ele “agrada ao mercado”, o PT tem que “desagradar”. A Folha de S.Paulo publicou nesta segunda (9) reportagem em que mostrou que o deputado ensaia movimento ao centro no debate econômico, adotando um discurso simpático aos investidores do mercado financeiro.

PF cumpre 60 mandados de prisão em seis estados contra tráfico internacional de cocaína

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal, em conjunto com Receita Federal, cumpre 60 mandados de prisão em 6 estados contra o tráfico internacional de cocaína por portos marítimos de Santa Catarina. As ações, batizadas de Oceano Branco e Contentor, fazem parte de investigações que já levaram à apreensão de 10 toneladas de drogas. Cerca de 450 policiais federais e 25 servidores da Receita cumprem 104 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 12 conduções coercitivas, sequestros de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas bancárias em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. De acordo com a PF, as quadrilhas atuam de forma parecida, colocando as drogas em contêineres com mercadorias lícitas a serem exportadas, geralmente, para países europeus. Nas duas operações houve apreensões de droga no país e no exterior, em procedimentos de cooperação policial internacional.

Prefeitura de Maraú leva atendimento médico para as comunidades da zona rural

A equipe da Secretaria de Saúde formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem entre outros profissionais, realizaram os atendimentos na Escola Municipal do Povoado do Empata Viagem. O objetivo é aproximar os serviços de saúde do nosso município para a população que está mais distante da cidade” disse a Secretária de Saúde, Juliana Lemos. “Estamos mostrando que a zona rural também faz parte das nossas ações de melhorias da saúde no município. A prefeita vem nos solicitando frequentemente que a população da zona rural também seja inserida nos atendimentos médicos” disse Sandra Cristina, coordenadora do Posto de Saúde do distrito de Ibiaçú. Foram realizadas consultas médicas consultas médicas com avaliação e agendamento com dentista, enfermeira e vacinador. Esta ação faz parte do programa saúde na escola. As visitas acontecem toda quinta-feira, as comunidades da Ponte do Sul, Juerana, Empata Viagem e Massaranduba já foram atendidas pelo programa. (ASCOM – Maraú)

Morre mais uma criança em incêndio a creche; garoto é 11ª vítima do ataque

Morreu na madrugada desta segunda-feira (9) mais uma criança vítima do ataque à creche Gente Inocente, em Janaúba, Minas Gerais. Matheus Felipe Rocha dos Santos, de 5 anos, é a 11ª pessoa a morrer. A Secretaria Municipal de Promoção Social de Janaúba confirmou a morte. O garoto estava internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, onde estão internadas ainda duas mulheres e sete crianças. De acordo com o G1, ainda estão internados oito feridos na tragédia ocorrida na última quinta-feira (5) – seis crianças e duas professoras. Outras três crianças estão internadas no Hospital Municipal Odilon Behrens – duas deixaram o Centro de Tratamento Intensito (CTI) e foram transferidas para a pediatria do hospital -; e duas crianças estão no Hospital Infantil João Paulo II, mas deixaram o CTI. Em Janaúba, 14 crianças vítimas do ataque receberam alta do hospital na manhã deste sábado. O ataque que ocorreu na última quinta (5) teve como autor o vigia da Creche Gente Inocente, Damião Soares dos Santos, que incendiou a si mesmo depois de atear fogo nos estudantes e professores da escola.

Polícia prende homem apontado como líder do tráfico em Morro de São Paulo

Foto: Divulgação/PC

Um homem tido como o líder do tráfico de drogas em Morro de São Paulo, município de Cairu, no Baixo Sul baiano, foi preso por policiais da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), de Valença.  Anderson dos Santos, o ‘Da Penha’, é suspeito ainda de ser o mandante de oito homicídios, além de ter o controle da venda de drogas na Praia da Gamboa, em Morro de São Paulo. Ele foi localizado em um imóvel, na localidade do Buraco do Cachorro, em Morro de São Paulo. Com o acusado, os policiais acharam R$ 4,5 mil e uma balança de precisão. Segundo a Polícia Civil, Da Penha já estava com um mandado de prisão em aberto. Depois de ser interrogado na 5ª Coorpin/Valença, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Policial Militar e filho morrem afogados em praia de Ilhéus; família fazia turismo na cidade

Foto: Reprodução / Brasilheus

De férias em Ilhéus, região Sul da Bahia, um policial militar de 46 anos e seu filho, de 18, morreram afogados nesta segunda-feira (9) na praia de Barramares. O 5º Grupamento de Bombeiros Militar informou que a família de Montes Claros (MG) era turista na cidade. Uma mulher e uma jovem de 15 anos que estariam acompanhando os dois também se envolveram no acidente, mas acabaram sendo resgatadas por banhistas. A adolescente foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os corpos do PM e do filho foram levados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A comerciária Ivana Santos é eleita Miss Ubaitaba 2017

Ivana Santos Silva I Foto: Ubaitaba Urgente

A comerciária Ivana Santos Silva, 20, foi eleita na noite deste sábado (7/10), Miss Ubaitaba 2017 em concurso realizado na quadra do Centro Educacional Ubaitabense (CEU) na cidade de Ubaitaba. Atualmente Ivana trabalha na loja Mimos em Ubaitaba. A candidata obteve a maior votação dos jurados.

Mauricio, Juma, Thalita, Ivana e Ivo Augusto I Foto: Ubaitaba Urgente

O evento movimentou as cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal. O concurso contou ainda com a participação do coreografo Ivo Augusto do estado de Roraima que foi o responsável pelos ensaios de passarela e coreografias com as modelos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Familiares e amigos prestam últimas homenagens à Zeina Vasquez, vítima da meningite bacteriana

Foi sepultado no final da tarde deste domingo, (8/10), o corpo de Zeina Souza Vasquez, 59 anos. Zeina morava na Praça Santo Antônio em Ubaitaba. O corpo de Ziena foi velado na Igreja Evangélica 20 de Outubro na cidade de Aurelino Leal de onde o corpo foi levado para sepultamento no cemitério da mesma cidade. Zeina Souza Vasquez estava internada já há alguns dias no CTI do Hospital Regional de Ilhéus e morreu vítima de meningite bacteriana. A cidade de Ubaitaba ficou abalada com o falecimento de Zeina. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

A enfermeira Juma Lucena é eleita Miss Aurelino Leal 2017

Juma Lua Lucena Cidade I Foto: Ubaitaba Urgente

A enfermeira Juma Lua Lucena Cidade, 24, foi eleita na noite deste sábado (7/10), Miss Aurelino Leal 2017 em concurso realizado na quadra do Centro Educacional Ubaitabense na cidade de Ubaitaba. Atualmente Juma trabalha como Coordenadora da Atenção Básica na Prefeitura Municipal de Aurelino Leal.  O evento movimentou a cidade.

Larissa Carneiro dos Santos I Foto: Ubaitaba Urgente

Já a candidata Larissa Carneiro dos Santos, 20, ficou em segundo lugar. E em terceiro lugar os jurados escolheram a estudante Letícia Silva Borges, 22. O concurso foi realizado pelos produtores de eventos Martiniano Rufino da Silva, o Mauricio Alencar e Victor Moura. 

Letícia Silva Borges I Foto: Ubaitaba Urgente

O concurso contou ainda com a participação de Thalita Carvalho, eleita Miss Brasil Seven Continents. Thalita representou o país em um importante concurso de beleza na Europa , conquistando um dos principais títulos para o Brasil. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Thalita Carvalho I Foto: Ubaitaba Urgente

Porteiro de escola estadual é preso por tráfico de drogas em Mucugê/BA

Gerfson e João foram presos por tráfico I Foto: Divulgação/SSP

Um porteiro de uma escola estadual de Mucugê, João José Biondi Lima, foi preso no último sábado (7) por ser o coordenador de uma boca de fumo na cidade. Ele era responsável pelo tráfico na Rua do Beco. Com João foram apreendidos pés de maconha, meio quilo da droga prensada entre outros materiais. João trabalhava na escola estadual Horácio de Matos e foi preso por Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada na cidade que fica a 448 Km de Salvador. Os militares chegaram até o ponto de venda depois de uma denúncia anônima. Na casa utilizada pelo porteiro foi preso também Gerfson França Silva.  “Felizes em conseguir mais um flagrante e pela confiança da população em denunciar. Por outro lado, estamos tristes em saber que este criminoso pode ter corrompido muitos jovens da escola. Temos a certeza de que a Polícia Civil vai aprofundar as investigações nesse sentido”, comentou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos. A dupla e o material ilícito foram encaminhados para a Delegacia Territorial do próprio município. Com informações do Correio

PM prende trio suspeito de prática de assaltos em Ibirapitanga

Uma guarnição da Polícia Militar de Itamarati prendeu, na última sexta-feira (06), três homens acusados de praticar assaltos. Segundo informações da PM, após denúncias de assalto a moradores, a guarnição se deslocou às proximidades de Travessão, distrito de Camamu, quando avistou três homens em atitudes suspeita. Ao proceder a abordagem foram encontrados celulares de origem duvidosa. O trio, identificado como Tiago da Silva Alves, Lucas Santos Coelho, vulgo Gode, e Robson Assunção dos Santos, foi conduzido à Delegacia Territorial de Ibirapitanga, onde, após diligências, a Polícia ligou de fato os conduzidos às práticas delituosas. A Polícia Civil investiga o caso. Com informações do Ubatã Noticias

Mulher é presa ao ser flagrada transportando 23 quilos de maconha na rodoviária de Feira

Foto: Divulgação/SSP

Edjane da Silva Gomes, 35 anos, foi presa neste domingo (8) transportando cerca de 23 kg de maconha. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o flagrante ocorreu na rodoviária de Feira de Santana, localizada a 108 km de Salvador. O titular da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Feira de Santana, delegado Roberto Leal, afirmou que a mulher foi encontrada após denúncia anônima enviada para o Serviço de Inteligência (SI) da unidade. Ainda de acordo com o delegado, a suspeita já possui passagem pela polícia por tráfico de drogas. Existe a suspeitas de que a droga tenha sido adquirida em São Paulo. A maconha e Edjane foram encaminhadas para a 1ª Coorpin.

Homem é assassinado a tiros em praça de Itabuna

Um homem foi assassinado a tiros por volta das 21h deste sábado (7), em Itabuna, município do sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, o crime aconteceu no bairro Sarinha Alcântara. Ainda de acordo com a corporação, a vítima estava em uma praça quando um grupo chegou ao local de carro já atirando contra ela. O rapaz morreu no local. Ainda não há detalhes sobre motivação e autoria do crime. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.

Desesperado, Geddel diz a colegas de cela: ‘Não sei mais o que fazer para sair daqui’

De volta à cadeia desde que a Polícia Federal (PF) encontrou R$ 51 milhões em um apartamento ligado a ele, o ex-ministro Geddel Vieira fez questão de mostrar aos colegas de cela seu desespero. “Não sei mais o que fazer para sair daqui”, teria afirmado o baiano, de acordo com informações da coluna Radar, da revista Veja. O peemedebista se encontra encarcerado no presídio da Papuda, em Brasília, há quase um mês. Entre pessoas próximas a ele, já começam a circular rumores de que o ex-ministro estaria disposto a firmar um acordo de delação premiada.