Ubaitaba Urgente

Tribunal Regional inaugura Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Barra Grande

Barra Grande, na península de Maraú ganhou na manhã da última sexta-feira, 6, um Posto Avançado da Justiça do Trabalho. A unidade que teve seu primeiro atendimento já na sexta-feira, e funcionará em sala da Secretaria de Turismo e Lazer, localizado nos Três Coqueiros. A vinda deste posto avançado é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Maraú, por meio da Secretaria de Turismo e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. O local foi inaugurado pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, desembargadora Maria Adna Aguiar, acompanhada da Secretária de Turismo Nilza Vicente, do Juiz do Trabalho Firmo Ferreira Leal Neto, titular da vara do trabalho de Ipiaú e auxiliar de projetos da presidência do tribunal, Juíza Flávia Muniz Martins, auxiliar da vara de Ipiaú. Segundo o juiz Firmo Ferreira Leal, o movimento processual em Barra Grande é muito maior do que a sede (Maraú) e por isso,  foi um dos motivos, para a criação do Posto Avançado em Barra Grande.

A desembargadora Maria Adna Aguiar, que é presidente Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, saiu de Salvador direto para Barra Grande e pode conhecer as dificuldades de acesso para os magistrados e dos trabalhadores. A presidente aproveitou para agradecer o apoio da prefeitura de Maraú e disse “A nossa finalidade é trazer a justiça do trabalho para perto de quem precisa e a presença de tantos reclamantes hoje já mostra a importância deste ato” finalizou. O presidente da câmara de vereadores de Maraú, Manassés Santos Sousa aproveitou para parabenizar esta ação do TRT5, em levar a justiça para perto da população. Ainda segundo o vereador, a o tribunal de justiça da Bahia vem na contra-mão do TRT, que retirou a comarca da sede de Maraú e transferiu para Itacaré. Manassés ainda pediu à presidente do tribunal que falasse com a presidente do TJ-BA, para que seja sensível e possa trazer de volta a comarca para a sede do município. O procurador do Ministério Público Federal do Trabalho, Ilan Fonseca parabenizou a prefeitura municipal e a polícia militar que são parceiras da justiça. De acordo com Ilan Fonseca, esse deveria ser um movimento também do ministério público e dos demais tribunais de justiça. “Acredito que em Maraú tem uma grande demanda reprimida, ou seja, de trabalhadores que estão precisando de assistência do estado e eu tenho certeza com a chegada do TRT aqui, vai demandar mais ações do ministério público e mais fiscalização” comentou. O procurador firmou compromisso em focar mais ações do ministério público na região e solicitar a presença dos fiscais do ministério do trabalho para realizar ações nesta região. O evento contou com a presença da presidente da Subseção da OAB de Ipiaú, Dr Maria da Glória, do procurador do ministério público do Trabalho, Ilan Fonseca, Diretor de Compras Gileno Lira, Coordenadora administrativa Gleide, Diretora de Turismo Lygia Costa e dos Vereadores, Manassés Santos Sousa, Gustavo Magalhães, Adelino Batista do Nascimento, Reginaldo Bispo dos Santos e do Tenente Barreto, comandante do pelotão da polícia militar de Maraú. (Ascom/Maraú)

Vereadores de Ibirapitanga cobram do governador melhorias na BA-652

Os vereadores Guilardo (PP), Ivan Come Sapo (DEM) e Nêgo de Antônio Máximo (DEM), cobraram ao governador Rui Costa (PT), melhorias na BA-652, entre Ibirapitanga e o trevo da BR-330. A solicitação foi feita na última sexta-feira (6/10), durante visita do governador ao município de Gandu. Os vereadores entregaram ofício e ainda mostraram fotos da real situação da estrada ao governador. Rui Costa prometeu recuperar a BA nos próximos meses. A BA-652 está completamente destruída e colocando em risco a vida dos motoristas. Por conta das inúmeras crateras, motorista são abrigados a trafegar em baixa velocidade, facilitando com isso a ação de assaltantes.  Rui esteve em Gandu para inaugurar uma Fábrica-Escola de Chocolate. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Bandeira vermelha: brasileiros pagaram R$ 20 bilhões a mais por luz

bandeira tarifária vermelha, que aplica uma taxa extra nas contas de eletricidade, ficou em vigor durante mais da metade do tempo desde que o sistema que impõe variação no preço da energia entrou em vigor, em janeiro de 2015. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgados neste domingo (8) pelo “G1”, os consumidores pagaram cerca de R$ 20,8 bilhões a mais nas contas de luz de janeiro de 2015 a agosto de 2017 (dado mais recente disponível) devido à cobrança da taxa extra. O sistema tarifário através de bandeiras foi criado para repassar aos consumidores o custo da produção de energia. O objetivo é que os consumidores economizem energia elétrica quando o custo está mais elevado. Bandeira verde indica que o custo de produção de energia elétrica está baixo. Quando ele sobe um pouco, muda para amarela, depois para vermelha, patamar 1, e, por fim, para bandeira vermelha, patamar 2, quando está muito alto. A bandeira tarifária aplicada neste mês de outubro é a vermelha, patamar 2, o que faz com que os consumidores paguem uma taxa extra de R$ 3,50 para cada 100 kWh de energia utilizados.

Acidente com ambulância deixa três feridos em Ibirataia

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Um acidente com ambulância e um carro de passeio deixou três pessoas feridas na manhã deste sábado (7), na BA-650, a cinco quilômetros da sede de Ibirataia. Segundo o portal G1, a ambulância saiu do município de Ibirataia para buscar um paciente na cidade de Jequié, no sudoeste do estado. A ambulância estava apenas com o condutor, que foi socorrido para um hospital municipal em Ibirataia. Já o carro de passeio era ocupado por duas pessoas. A passageira do veículo também foi socorrida para o hospital municipal. Já o condutor, que ficou preso às ferragens, foi resgatado e encaminhado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié.

Dinheiro público ajudou Nuzman a perpetuar seu poder no esporte

Tida como principal legado da gestão de Carlos Arthur Nuzman à frente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), a Lei Piva financiou as entidades esportivas e as tornou dependentes de seus recursos, que são públicos.  Levantamento feito pela reportagem indica que 10 das 30 confederações esportivas olímpicas nacionais tiveram o exercício de 2017 totalmente custeado com verba da lei. Destas, sete afirmaram não ter outra fonte de renda senão os aportes oriundos da norma, sancionada em julho de 2001 após pesado lobby de Carlos Artur Nuzman no Congresso Nacional. “Se cortar a Lei Piva, o esporte nacional de alto rendimento para. No futuro, eu acho que todas as confederações têm que fazer o dever de casa e ir atrás de outros recursos. Minha ideia é que a Lei Piva caia para 20% dos meus recursos em 2020”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela. A legislação instituiu que 1,7% da arrecadação bruta das loterias federais vai para o COB. O CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro) recebe 1% da receita com jogos de azar. Para 2017, por exemplo, o COB trabalhava com estimativa de R$ 210 milhões, dos quais R$ 85 milhões seriam dirigidos às confederações. A gestão do repasse desse dinheiro é do comitê. Nos 16 anos entre a sua criação e a última quinta (5), quando Nuzman foi preso temporariamente pela Polícia Federal por suposta participação na compra de votos para eleger o Rio sede dos Jogos de 2016, a Lei Piva ajudou a consolidar o domínio de poder do cartola dentro do COB. Nuzman instituiu salários a presidentes de confederações –e ainda a diretores delas– com recursos da lei (leia mais abaixo), por exemplo. Ao longo dos anos, o esporte olímpico nacional ficou cada vez mais “pivadependente” e as confederações, com cada vez menos autonomia.

DINHEIRO PÚBLICO

Entre as 29 confederações consultadas, levantamento de peso, esgrima, boxe, pentatlo moderno, ciclismo remo e hóquei sobre a grama disseram que suas receitas vêm 100% de verba pública. Vale um parêntese. Apenas boxe, com ouro nos Jogos do Rio-2016, e o pentatlo moderno, com um bronze em Londres-2012, foram ao pódio nas últimas duas Olimpíadas. Outras sete -triatlo, vela, tênis de mesa, desportos no gelo, wrestling, badminton e tiro esportivo- contaram com dinheiro da Lei Piva para compor 50% ou mais do orçamento para este ano. Somente o rúgbi disse que a fatia advinda da lei representa menos de 20% de seus ganhos –o vôlei não deu detalhes da divisão. Confederações de canoagem, basquete, hipismo e tiro com arco não responderam à reportagem. “Sem os recursos da Lei Piva, a CBHG não teria condições de continuar funcionando”, disse a confederação de hóquei sobre a grama. A modalidade foi a única que deixou de levar equipe para os Jogos do Rio. A equipe feminina nacional, por não figurar nem ao menos entre as 40 primeiras do ranking mundial, não pôde competir. Durval Balen, líder do tiro esportivo nacional, que obteve uma medalha de prata com Felipe Wu na Rio-2016, afirmou que a entidade “jamais teve patrocínio, seja de empresas públicas ou privadas”. “Ter recursos da Lei Piva é vital para a confederação manter as suas atividades. Sem estes, estaria inviabilizado, por exemplo, o trabalho de preparação dos nossos atletas das disciplinas olímpicas e pagamento dos salários de treinadores”, disse. Devido a problemas de Justiça ou de prestações de contas, o taekwondo, os esportes aquáticos e o basquete tiveram recursos da Lei Piva bloqueados nesta temporada.

RISCO

Tramitam no Congresso alguns projetos de lei que pedem alterações na Lei Piva. Uma delas é do deputado federal Ezequiel Texeira (PTN-RJ), que queria estabelecer teto para utilização dos recursos vindos da arrecadação na manutenção burocrática do COB, CPB e confederações. Outras visam tirar dos comitês olímpicos e paraolímpicos a responsabilidade de operar os repasses. “Se cortar a Lei Piva, o esporte nacional de alto rendimento para”, afirmou o presidente da confederação de vela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro. “No futuro, eu acho que todas as confederações têm que fazer o dever de casa e ir atrás de outros recursos. Minha ideia é que a Lei Piva caia para 20% dos meus recursos em 2020”, complementou. A vela brasileira tem 59% de suas receitas bancadas pelo dinheiro da Lei Piva e outros 41% de patrocinadores. “A lei é muito boa por um lado, mas por outro pôs as confederações como agência pegadoras de dinheiro público”, finalizou o dirigente. Com informações da Folhapress.

Médica de 26 anos morre em quarto de pousada na cidade de Vitória da Conquista

Uma médica mineira morreu na noite desse sábado, 07, no quarto de uma pousada próxima ao hospital de Base de Vitória da Conquista. Lilliany Caetano Aquino, de 26 anos, natural de Montes Claros/MG, chegou a pousada por volta das 10h e demonstrava estar muito exausta. A médica pediu aos funcionários do estabelecimento para que fosse chamada horas depois. Por volta das 19h30, prepostos da pousada foram até o quarto e se depararam com a médica em crise convulsiva. O Samu 192 foi acionado e realizou procedimento de reanimação, mas sem sucesso.  Ainda não se sabe o que causou a morte da médica. Com informações do blog Blitz Conquista

Sergio Moro admite estar exausto pelo trabalho na Lava Jato, mas decidiu não abandonar a operação

Foto: Lula Marques/Agência PT

“Possivelmente, a Operação Lava Jato em Curitiba está chegando ao fim”. A frase dita pelo juiz Sergio Moro em meio a um discurso de agradecimento pela homenagem que acabara de receber da Universidade americana de Notre Dame, na segunda-feira 2, suscitou apreensão no meio jurídico e entre as entidades que defendem o combate à corrupção no Brasil. A Operação Lava Jato vai acabar? O juiz Sergio Moro, esteio da maior ação de enfrentamento ao crime organizado na política brasileira, vai desistir do trabalho? À ISTOÉ, no entanto, Moro garantiu que não abandonará a operação. “Estou cansado, mas isso não significa que vou deixar a Lava Jato. Vou até o fim”, disse ele, horas depois de receber o prêmio designado pela Notre Dame como “alguém comprometido com a preservação da integridade de sua nação, através da aplicação imparcial da lei”. Quanto à declaração de que a Lava Jato estaria chegando à sua fase final em Curitiba, Moro explicou: “Vários casos já foram julgados e vários criminosos poderosos estão cumprindo pena após terem sido condenados em um julgamento público e com o devido processo legal. Ainda há investigações e casos relevantes em andamento em Curitiba, mas uma grande parte do trabalho já foi feita”. Em quatro anos de operação, o juiz comandou 67 processos, dos quais 34 já com sentença, com a condenação de 165 pessoas a 1.634 de prisão. “Mas, atualmente, outros juízes estão desempenhando um papel importante e realizando um trabalho fantástico em outras jurisdições, por exemplo em Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília”, completou Moro, dando a entender que a Lava Jato não precisaria, necessariamente, se concentrar nele. Quando diz estar “cansado”, ele não se refere apenas ao árduo trabalho à frente de dezenas de ações penais ao mesmo tempo, tendo que ouvir centenas de acusados e milhares de testemunhas em pequeno espaço de tempo. Ele se reporta também à sua vida pessoal. Aos 45 anos, casado com a advogada Rosangela Moro e dois filhos adolescentes, Moro quase não tem tempo para a família. Por ser muito visado depois de dar sentenças condenando os mais ricos empreiteiros do País e os mais destacados políticos brasileiros, como o ex-presidente Lula, Moro sente-se privado de sua liberdade. Vive com seguranças da PF por onde anda, inclusive quando vai a um simples estádio assistir a uma partida de futebol, coisa que gosta, mas que está cada vez mais raro também por causa do assédio dos inúmeros fãs em Curitiba. Não pode ir a um shopping ou cinema sem disfarce (boné, principalmente). Quando vai a um restaurante no final de semana, é aplaudido pelas pessoas, que não lhe deixam em paz, pedindo autógrafos. O mesmo acontece nos voos que toma para freqüentes palestras pelo Brasil e também no exterior. Fora isso, trabalha mais de 12 horas por dia, e muitas vezes no fim de semana. Daí a exaustão.

JULGAMENTO DE LULA

Chegou a desabafar com amigos que poderia largar a Lava Jato depois da próxima sentença contra Lula, prevista para o mês que vem, mas isso não vai acontecer. Nesse caso, o ex-presidente deve ser condenado por ter recebido, em nome do Instituto Lula, um terreno da Odebrecht no valor de R$ 12,4 milhões e também uma cobertura em São Bernardo do Campo avaliada em R$ 504 mil. O recebimento dessa cobertura foi acobertado como se o imóvel estivesse alugado pelo ex-presidente junto a Glaucos Costamarques, primo de José Carlos Bumlai, o amigão de Lula. Era propina paga pela Odebrecht. Para simular o aluguel, Lula e seus advogados fraudaram recibos. Lula pode ser condenado a penas de até 22 anos de cadeia nesse processo. O ex-presidente já foi condenado por Moro no caso do tríplex do Guarujá a nove anos e seis meses de prisão. Fora o episódio das propinas que Lula recebeu da Odebrecht, Sergio Moro ainda vai julgar o ex-presidente no caso do sítio de Atibaia, onde ele é acusado de ganhar um sítio, reformado pelas empreiteiras Odebrecht e OAS. Melhor para o País que o juiz permaneça firme e forte.

Bebeto critica “disputa menor” pela duplicação da Ilhéus-Itabuna

Bebeto Galvão (PSB) I Foto: Reprodução

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) classificou de “disputa menor” a queda de braço promovida pelo Governo Federal em relação à assinatura da ordem de serviço da obra de duplicação da Rodovia Jorge Amado (BR-415), no trecho que liga Ilhéus a Itabuna. A ordem será assinada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (9), na Avenida Juracy Magalhães, em Itabuna, às 9h. Ainda por meio do Facebook, Bebeto convidou a população para “acompanhar a solenidade e comemorar a conquista”. A obra resultará na construção de pista dupla e ciclovia na margem direita do Rio Cachoeira, e promete melhorar o fluxo de veículos entre as duas maiores cidades da região sul. “Uma obra que vai garantir maior segurança ao corredor técnico-científico que leva a duas universidades, ao Senai, IFBA, que vai salvar vidas, ao diminuir o risco de acidentes e facilitar o acesso ao novo Hospital da Costa do Cacau”. O parlamentar também ressalta que a duplicação vai estimular o turismo e a atividade econômica. “No momento de crise econômica e social, estimulará a cadeia da construção e gerará emprego e renda. Portanto, vital para nossa região”, declarou o parlamentar agradecendo ao governador o atendimento dessa demanda de Ilhéus e região. No entanto, de acordo com Bebeto, “lamentavelmente essa conquista do povo sul-baiano tem sido alvo de uma mesquinharia política que não tem lugar na vida dos baianos”. O deputado lamentou também o fato de o ministro dos transportes, Mauricio Quintela, ter desistido de vir a Bahia assinar a ordem de serviço e ter agendado um ato à parte em Brasília, com o intuito de ofuscar essa conquista do povo do sul da Bahia.

MP quer saber se estado foi negligente com saúde mental de vigia de creche

Damião Soares dos Santos I Reprodução/Facebook

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais vai instaurar inquérito civil para investigar se houve negligência do município de Janaúba e do estado de Minas Gerais no acompanhamento do vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, que trabalhava como vigia de uma creche e ontem (5) ateou fogo em crianças no local, deixando cinco mortas. O MP quer saber se foi identificada, com antecedência, a necessidade de acompanhamento psicológico ao vigia e se ele teve acesso a algum tratamento. Além das cinco crianças, uma professora e o vigia – que ateou fogo em si mesmo após cometer o crime – também morreram. A creche, que fica no bairro Rio Novo, é pública e recebe crianças de zero a 6 anos. “Haverá um inquérito civil para analisar o acompanhamento desse caso desde 2014 até 2017 para ver se houve algum tipo de falta do município ou do estado com serviço de saúde mental ou se o caso foi absolutamente manifestação da barbaridade desse sujeito”, disse o promotor Jorge Victor Cunha Barreto, em coletiva de imprensa.  “Tem um inquérito policial hoje que não tem como finalidade prender ninguém, mas dar uma resposta. Todo mundo quer saber por que esse sujeito praticou um ato de tamanha barbaridade. Só que não é suficiente essa resposta do ponto de vista penal, do ponto de vista criminal”, acrescentou. Segundo o prefeito de Janaúba, Isaildon Mendes, Santos era vigia noturno na creche, desde 2008, e não tinha contato algum com as crianças. O expediente dele começava após elas deixarem a escola e terminava antes de chegarem. Ele havia acumulado férias de três meses e tinha acabado de voltar a trabalhar. Trabalhou na segunda-feira e faltou na quarta-feira.  A diretora da instituição ligou para ele perguntando se estava tudo bem e ele disse que sim. “Não tinha motivo para suspeitar de tragédia. Ele pediu para entrar para entregar um atestado médico. Nenhuma autoridade poderia imaginar que isso pudesse acontecer”, diz. De acordo com Mendes, durante todo período em que o vigia trabalhou na creche, não houve reclamações ou indícios de comportamento que demonstrasse algum desequilíbrio emocional. O delegado responsável pelo Departamento Regional da Polícia Civil, Renato Nunes, explicou ainda que Santos tinha uma mini fábrica de picolé e que o álcool era usado como insumo para resfriar o produto. Portanto, ter uma grande quantidade do produto em casa não seria suspeito. “No momento da ação, ele tinha consciência do que estava cometendo, não estava surtado, ele estava em sã consciência”, disse. “Foi imprevisível, um fato isolado que aconteceu, com acontece em outros países, infelizmente. É a mente humana. Não pudemos evitar”.

Sobe para 10 número de vítimas fatais do ataque a creche em Janaúba

Foto: Reprodução

Subiu para 10 o número de vítimas do incêndio na creche em Janaúba (MG). A morte de mais uma criança foi confirmada na manhã deste sábado (7), no Hospital João XXIII em Belo Horizonte. Ao todo oito crianças, uma professora e o autor do atentado morreram. 12 crianças e duas mulheres seguem internadas em hospitais de Belo Horizonte. Em Janaúba, quatorze crianças, vítimas do ataque, receberam alta do hospital na manhã deste sábado. A creche foi incendiada pelo vigia na quinta-feira (5). Damião Soares dos Santos jogou álcool no local, ateou fogo nas crianças e nele mesmo. Com informações do Bahia Noticias

Ondas de até 3m derrubam muro de casa e parte de barraca em Ilhéus

Fotos: Reprodução

Com ondas de até três metros de altura, uma ressaca no mar de Ilhéus derrubou o muro de uma casa de praia e parte de uma barraca na madrugada deste sábado (7). A situação não deixou feridos. Segundo a Defesa Civil informou ao G1, o longo histórico de queimadas e poluição tem contribuído com o aquecimento global e elevado o nível do mar. Diante de ventos mais fortes, a maré acaba atingindo as cabanas e imóveis que ficam mais próximos da praia. O problema tem acontecido em todo o litoral sul da Bahia, a exemplo dos municípios de Mucuri, Porto Seguro, Caravelas e Belmonte.

Camarote desaba em festa de Aracaju e deixa mais de 20 feridos

Foto: Reprodução

Um camarote desabou na madrugada deste domingo (8) durante a Odonto Fantasy, festa à fantasia que foi realizado no Sítio Terêncio, na zona de expansão de Aracaju (SE), deixando ao menos 26 feridos. De acordo com informações do site Faxaju, o acidente aconteceu por volta de 1h, no momento em que ocorria o show de Ivete Sangalo, quando um tablado de um dos camarotes, que era patrocinado pela marca de cervejas Devassa cedeu. Não houve feridos em estado grave – ao confirmar o quadro, a organização informou que não houve gravidade e a festa continuou com as apresentações de Saulo, Solange Almeida e Léo Santana. O evento prosseguiu até por volta das 6h. “ODONTO FANTASY: PRIMEIRA E ÚLTIMA!  Total falta de organização! Paguei por um camarote que, segundo informações da organização, teve uma bilheteria de 3.000 ingressos, mas era visível que tinha o dobro! Resultado: uma parte do camarote Devassa cedeu! Desabou!”, reclamou  uma internauta em sua página no Facebook. A decisão de prosseguir com a festa também gerou diversas queixas nas redes sociais do evento. “Foi um horror. Tive junto com os meus amigos ferimentos leves e a festa ter continuado foi de uma falta de respeito tremenda!!!!!!”, afirmou uma frequentadora, no perfil do Instagram da Odonto Fantasy. “Uma falta de respeito essa festa continuar!! O palco cedeu, eu cai com meus amigos, estamos todos machucados e a festa rolando!! Pior ainda tem gente no camarote correndo risco de vida”, disse outra mulher. “Falta de respeito mesmo continuar a festa! Estava no momento que o camarote cedeu, tive escoriações e minha irmã e amigos ferimentos leves! Vim embora vontade zero de continuar naquela festa. Algo q nunca passou na minha cabeça aconteceu. E pessoas c fraturas e tals. Que eles fiquem bem, e que Deus continue nos iluminando”, acrescentou outra vítima. Veja abaixo o vídeo que registra o momento do acidente:

Divulgado resultado final do concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia. Confira

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia neste sábado (7) o resultado final e a homologação do concurso público para provimento de vagas dos quadros de pessoal da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.  A seleção teve duas etapas: provas objetivas e prova discursiva. Após a publicação do resultado final, serão realizados os exames pré-admissionais, de caráter eliminatório. Os candidatos aprovados passarão por avaliação psicológica, exames médico-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social. Confira o resultado definitivo aqui

Preço da gasolina sobe pela 8ª vez seguida; valor médio é de R$ 3,88

O preço da gasolina continua a subir no país, apontam dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). De acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (6), o valor médio pago por litro passou de R$ 3,884 para R$ 3,887. Com o 8º aumento seguido, o número renovou pela sétima vez o recorde de maior valor do ano. Nesta semana, a Petrobras anunciou redução nos preços da gasolina em 5,06% e do diesel em 1,92% nas refinarias, mas o repasse ao valor cobrado do consumidor depende de cada posto. O valor do diesel também subiu de R$ 3,201 por litro para R$ 3,221 por litro (0,62%). O único combustível que ficou mais barato foi o etanol: caiu de R$ 2,637 para R$ 2,628.

Funcionários decidem encerrar greve dos Correios na Bahia

Os funcionários dos Correios da Bahia decidiram em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (6), em Salvador, encerrar a greve que já durava 17 dias. A informação foi passada ao G1 pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba). De acordo com o sindicato, a categoria aceitou a proposta oferecida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na última quarta-feira (4) e decidiu voltar a trabalhar. Com o fim da greve, o serviço será retomado na segunda-feira (9), segundo a entidade. Entre as propostas sugeridas pelo TST, conforme o sindicato, estão o reajuste de 2,07% (INPC) nos salários e benefícios, retroativo ao mês de agosto deste ano e a reedição de todas as cláusulas sociais. Além disso, foi definida também a compensação de 64 horas equivalente a 8 dias, sendo 6 horas de compensação aos sábados, para quem trabalha de segunda-feira à sexta-feira, e 4 horas de compensação de segunda-feira à sexta-feira e 2 horas aos sábados, para os empregados que trabalham aos sábados. Com informações do G1

Por 6 x 5 vereadores de Ubaitaba rejeitam contas do ex-prefeito Bêda

Zé Nilton, Neto, Edson, Ismaile, Messias e Uilson I Foto: Jackson Cristiano

Em sessão realizada nesta quinta-feira (6/10), vereadores rejeitaram as contas do ex-prefeito de Ubaitaba, Bêda Almeida (PMDB). A sessão aconteceu na Câmara Municipal e foi transmitida ao vivo pela Ubaitaba FM (87,9). Por 6 x 5, Bêda teve suas contas referentes ao exercício 2014 reprovadas pelos vereadores, Agripino Ribeiro Neto (PDT), Zé Nilton (PSB), Edson de Índia (PTN), Messias Aguiar (PMDB) e Uilson de Goi (PMDB). Já os vereadores Marcos Liger (PMDB), Bal do Armandão (PRB), Binho Bonifacio (PRB), Welton (PMDB) e Geraldinho (PDT), votaram contra o parecer do TCM e a favor do ex-prefeito. Bêda foi prefeito de Ubaitaba por 3 mandatos  e ainda conseguiu eleger o primo, Alexandre Almeida, que governou o município por mais 4 anos. Após 16 anos governando o município, o grupo do ex-prefeito perdeu as eleições municipais de 2016 por uma diferença de 165 votos, para a atual prefeita Suka (PSB), eleita com 5.254 votos.  Bêda apoiou o candidato Paulo Bidú (PP), ex-vice prefeito do município. Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Justiça Federal nega liminar que tentou proibir peça com transsexual encenando Jesus

A Justiça Federal negou um pedido de liminar para que a peça intitulada “O evangelho segundo Jesus, rainha do céu” fosse proibida de ser encenada na capital mineira sob alegação de que seu conteúdo é “ofensivo a fé cristã e à dignidade da pessoa humana”. A peça entrou em cartaz nesta quinta (5), na Fundação Nacional de Artes (Funarte-MG). O pedido de suspensão foi feito por Leonardo Junqueira, André Dellisola Denardi e David de Hollanda, mas foi negado pela juíza Cláudia Maria Resende Neves Guimarães, titular da 28ª Vara Federal.  “A tutela provisória de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito (fumus boni iuris) e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo (periculum in mora), simultaneamente. Neste juízo de cognição sumária, contudo, não vislumbro plausibilidade jurídica que enseje o acolhimento do pedido de tutela antecipada”, afirmou a magistrada. Para ela Cláudia, não há nenhum tipo de ofensa na peça, a liberdade de expressão deve ser garantida e também a laicidade do estado brasileiros. Segundo ela, a insatisfação dos autores da ação baseia-se no fato de que “na referida peça, uma atriz transexual corporifica a figura religiosa de Jesus Cristo no tempo presente”. Para a juíza, o credo religioso, privado e pessoal ao indivíduo” não é apto para pautar o discurso jurídico”. “Por fim, vale ressaltar que o espetáculo é de exibição restrita aos que obtiverem ingressos, havendo, inclusive, restrição etária (classificação: 16 anos), o que reforça a ideia de que a obra não se resume a nenhuma imposição de crença (ou ausência de crença) religiosa. Pelo contrário: o conteúdo ali veiculado será exposto apenas a quem desejar assistir, devidamente respeitada a adequação da programação à idade de quem assiste, conforme a classificação etária”, diz mais um trecho.  Por fim, a juíza escreveu: “não cabe ao Estado limitar o exercício da liberdade de expressão, direito constitucionalmente assegurado, sem que haja comprovação de prática de ilícito penal ou civil por meio de discursos de ódio, sob pena de se instalar, novamente, o obscuro período de censura estatal sob a roupagem de judicialização da arte”.

Coreia do Norte prepara novo lançamento de míssil que poderia atingir EUA

A Coreia do Norte está se preparando para testar um míssil de longo alcance “num futuro muito próximo”, afirmou o legislador Anton Morozov, do Partido Liberal-Democrático da Rússia à agência russa RIA Novosti. Ele fez parte de uma comitiva que visitou esta semana Pyongyang, onde teria visto cálculos que indicavam que os mísseis norte-coreanos poderiam chegar à costa oeste dos Estados Unidos. Segundo Morozov, seus interlocutores lhe disseram que Pyongyang tem a tecnologia que permitiria que os mísseis resistissem aos obstáculos atmosféricos. Ele teriam apresentado “cálculos matemáticos que provariam que o míssil é capaz de atingir a Costa Oeste dos EUA”. Com informações do Estadão Conteúdo

PM apreende cerca de 2,5 kg de maconha e prende suspeito de tráfico em Ipiaú

Uma ação conjunta da CIPE Central e PETO por volta do meio-dia dessa sexta-feira (06) resultou na apreensão de cerca de 2 kg e meio de maconha. Após uma denúncia anônima, as guarnições se deslocaram até a Rua da Granja, onde apreendeu uma jovem de 17 anos com meio quilo de maconha numa sacola plástica. Em seguida, os policiais foram em busca de outro suspeito no bairro Irmã Dulce, onde foi encontrado enterrada no quintal de uma casa a quantidade aproximada de 2 kg de maconha. O proprietário do imóvel, Cláudio Santos Nunes, 33, foi preso. Ele, a jovem e a droga apreendida foram apresentados na delegacia local ficando à disposição das autoridades policiais. Com informações do Giro Ipiaú

Câmara de Maraú aprova Moção de Aplausos para o juiz federal Firmo Ferreira Leal Neto

A Câmara Municipal de vereadores do município de Maraú/BA aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (5/10) uma Moção de Aplausos para o juiz federal da justiça do trabalho da 5ª Região, Firmo Ferreira Leal Neto. A Moção foi assinada pelos vereadores Manassés Santos Sousa (PTC), Gustavo Magalhães (PP), Edson Silva Nascimento (PRTB), Jeremias Pereira Nascimento (PR), Rogério Bonfim Lemos Aragão (PEN), Maria Aparecida Félix Costa (PSB), Adelino Batista do Nascimento (PSL), Paulino Ribeiro Santos (PSL) e Reginaldo Bispo dos Santos (PRB).

A Iniciativa para a Moção de Aplausos é do Presidente da Câmara, Manassés Santos Sousa. De acordo com o parlamentar, o juiz Firmo Ferreira Leal Neto vem desenvolvendo um excelente trabalho e proporcionando um verdadeiro acesso a justiça no fórum de Maraú com o apoio da equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. “A denominada Justiça Itinerante vem proporcionando dignidade e economia aos jurisdicionados residentes em Maraú, bem como aos advogados que não precisam se deslocar para Ipiaú, sede da Justiça trabalhista da região”, disse Manassés.

Em breve a justiça irá atender no povoado de Barra Grande. Participaram da sessão as prefeitas de Maraú, Gracinha Viana (PP), e de Ubatã, Simeia Queiroz (PSL), além da Juíza da Vara da Justiça do trabalho de Ipiaú, Flávia Muniz e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Drª Maria Glória. Assessores e Secretários Municipais de Maraú, também participaram do evento. (Ascom/Maraú)