Ubaitaba Urgente

Geddel vendeu aeronave de R$ 700 mil para grupo J&F

Foto:Minervino Junior/CB/D.A Press.

Preso na Papuda desde setembro, o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), vendeu, em 2012, uma aeronave de R$ 700 mil para a J&F, holding que reúne negócios de Joesley e Wesley Batista e controla a JBS. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o negócio foi realizado no período em que Geddel ocupava a vice-presidência de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal e era responsável por liberar empréstimos para empresas, entre elas, as companhias da J&F. Segundo investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, o peemedebista baiano atuou na liberação de empréstimos, em troca de propina entre 2011 e 2013, e teria beneficiado empresas da J&F, como a JBS. A aeronave vendida por Geddel à J&F é uma Piper Seneca prefixo PT-WNP, declarada entre os bens do político nas eleições de 2006 e 2010. A venda do avião não é a única ligação entre Geddel e J&F. Ele é dono de fazendas na região de Itapetinga, no interior baiano, e vende gado para a JBS, que tem um frigorífico na cidade.

Temer gasta R$ 8 mil em caixas de bombons folheadas a ouro

O governo do presidente Michel Temer (PMDB) continua a surpreender com sua extravagância em relação a guloseimas. Depois de desistir da licitação de 500 potes de sorvete Haagen Dazs em dezembro do ano passado, um levantamento feito pela organização Conta Abertas deu conta de que R$ 8 mil foram gastos em chocolates. Segundo a pesquisa, as sete caixas de bombons da marca Aquim foram compradas pelo Ministério das Relações Exteriores, e foram dadas de presente a autoridades estrangeiras que visitaram o Brasil. As caixas são estojos especiais, com pinça folheada a ouro, fabricadas artesanalmente no município de Imbuia, em Santa Catarina, de acordo com a organização. Na nota de empenho da compra estão as características dos bombons: chocolate sabor ao leite e sem recheio.

Cesare Battisti é detido pela Polícia Federal tentando fugir para a Bolívia

O italiano Cesare Battisti foi detido pela Polícia Federal nesta quarta-feira (4) na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, fronteira do Brasil com a Bolívia. Segundo informações do jornal O Globo, ele estaria tentando fugir para o país vizinho, já que o governo italiano pediu formalmente ao Brasil que anule o refúgio concedido a Battisti. Ele foi condenado à prisão perpétua na Itália em 1993 sob a acusação de ter cometido quatro assassinatos. Battisti fugiu de seu país natal e chegou ao Brasil em 2004. Cerca de cinco anos depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o pedido de extradição feito pelo governo italiano, mas disse que a decisão final deveria ser da Presidência da República. Em 2010, no seu último dia no cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou a permanência de Battisti no Brasil.

Homem é encontrado morto dentro de casa em Ipiaú; vítima pode ter sido assassinada

Fábio Luis Jesus da Silva Sá, de 39 anos, foi encontrado morto na noite dessa quarta-feira (04), por volta das 22h, na cozinha da casa onde vivia na Avenida São Salvador, nº 900, no centro de Ipiaú. A vítima foi encontrada com um corte no abdômen. O homem morava sozinho. A Polícia Militar foi acionada e isolou a casa até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Moradores informaram que Fábio era alcoólatra e sempre bebia na companhia de um amigo, o qual teria sido visto com ele na tarde dessa quarta-feira. O parceiro de bebida não foi localizado pelos policiais. No local do suposto crime, também não foi encontrada a arma que teria tirado a vida de Fábio. O caso será investigado pela Polícia Civil. Com informações do Giro Ipiaú

Prefeita Suka revindica asfaltamento do centro de Ubaitaba e calçamento da Rua José Almir na Ruinha

Quando o governador Rui Costa veio a Ubaitaba, no dia 22 de setembro, a prefeita Suka fez diversas solicitações. E nesta terça-feira(03), a prefeita esteve em Salvador, na Sedur- Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, levando alguns dessas reivindicações, entre elas, a do asfaltamento do centro da cidade de Ubaitaba e do calçamento da Rua José Almir. A prefeita esteve acompanhada do seu chefe de Gabinete Raimundo Fahning e do chefe de gabinete da deputada Fabíola Mansur, Emanuel Lima que foram recebidos por Jusmari Oliveira. ‘Estamos aqui cobrando mais obras para nossa cidade, essas são algumas das nossas solicitações já feitas desde o inicio de nosso mandato e nossa busca será constante, a parceria entre o município e o Governo do Estado é importante para o desenvolvimento de Ubaitaba’ Finalizou a prefeita Suka. (Ascom/Ubaitaba)

Prefeita Suka garante iluminação da rodovia Ubaitaba/Faisqueira

A prefeita Suka conseguiu mais uma conquista para Ubaitaba. Em audiência na Superintendência da Energia e Comunicação da Bahia, com o sr. Celson Rodrigues, nesta terça-feira (03), ela conquistou a iluminação da rodovia que liga Ubaitaba até o distrito Faisqueira, o maior do município. O investimento é da ordem de 134 mil reais. Na mesma oportunidade, a prefeita também solicitou a iluminação do trecho que vai do trevo na BR 101, em Ubaitaba até a cidade de Aurelino Leal, com um percurso de 1 km. Uma obra no valor da ordem de 154 mil reais e que também está em fase final de liberação. Essa é mais uma grande conquista para Ubaitaba já que o trecho que liga os dois distritos são de extrema importância para a cidade e tem um alto índice de acidentes. Essa mesma rodovia foi sinalizada no último mês.  Estiveram presentes na audiência o chefe de gabinete da deputada Fabíola Mansur, Emanoel Lima e o de Ubaitaba, Raimundo Fahning. Para Suka, o apoio de Rui Costa tem sido fundamental pra essas conquistas. (Ascom/Ubaitaba).

Vereador de Vitória da Conquista espalha outdoors em defesa da intervenção militar

O vereador David Salomão dos Santos Lima (PTC) lançou outdoors em defesa da Intervenção Militar no Brasil, segundo informações do Blog do Anderson. Ele aparece na peça publicitária com a seguinte frase: “Uma grande nação deve ser regida por leis, e não por homens”. Nota-se que, no mês passado, o comandante-geral do Exército, general Eduardo Villas Bôas, classificou como “absolutamente lamentável” a tese defendida por alguns grupos na sociedade de uma intervenção militar no Brasil. O general ainda salientou que tal pensamento vai contra o direito da democracia.“Um enorme desserviço à democracia”, disse. Na Câmara Municipal de Vitória da Conquista nenhum parlamentar foi contra a posição do advogado que nasceu em Alagoinhas, no Nordeste Baiano.

Três pessoas são presas no RS por negociar bebê por R$ 100 mil

Três pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira, 4, suspeitas de negociar a venda de um bebê por R$ 100 mil no Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, as prisões aconteceram em Novo Hamburgo, na região do Vale do Sinos e no balneário Pinhal, no litoral norte gaúcho. Os detidos são um casal, que intermediava a negociação, e uma mulher, que desejava vender o filho ainda durante a gestação. Em entrevista à reportagem, a delegada Ana Tarouco, titular da delegacia do município de Santana do Livramento, afirmou que a vítima, uma mulher que não podia ter filhos e queria adotar um recém-nascido, registrou um boletim de ocorrência no DP, alegando que teria que desembolsar R$ 100 mil para realizar a suposta adoção. “De acordo com o relato da vítima, ela conheceu a intermediária responsável pela suposta adoção por meio do Facebook. A mulher afirmou que era assistente social e que conhecia muitas mães, jovens, que não tinham condições financeiras de criar os filhos e os colocavam para adoção. Isso atraiu a vítima, que desejava ser mãe e não podia ter filhos”, explicou a delegada. A mulher percebeu que estava caindo em um golpe de estelionato após se informar sobre o processo de adoção com um advogado, que a orientou a buscar ajuda da polícia. Com informações do Varela Notícias

Polícia prende dupla acusada de cometer diversos assassinatos em Porto Seguro

Dois homens suspeitos de integrar quadrilha que cometeu homicídios na região de Porto Seguro foram presos nesta quarta-feira (27). Identificados como Wesley Luiz Nascimento Silva, o Diamante e Ronielson Monteiro Alcântara, o Roni, eles foram encontrados por policiais da Delegacia Territorial local durante uma operação realizada para cumprimento de mandados. Os dois são acusados de homicídio e associação para tráfico e teriam se envolvido na morte de Patrick Silveira Pereira, de 19 anos, Gustavo Terra Pereira, 17, Gabriel Gomes Silva, 21 e de Bruno Pereira da Silva, 29.  “Ambos são traficantes e têm fama de serem violentos”, disse o delegado Marcelo Paiva. Segundo ele, Ronielson ficou preso em 2014, mas voltou a cometer crimes na região quando solto. “Roni é conhecido pelos moradores do Bairro Mirante e muito temido pela população, pois costuma intimidar as pessoas”, explicou. A dupla será encaminhada para o sistema prisional.

PRF apreende quase 1 tonelada de maconha em carro roubado há dois anos na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta quarta-feira (4), em Campo Grande, 946,8 quilos de maconha que estavam em um carro roubado, cujo motorista fugiu. De acordo com informações do G1, policiais que faziam fiscalização no posto 21, localizado na BR-163, deram ordem de parada ao veículo, mas o motorista desobedeceu, fez retorno e seguiu em alta velocidade. Houve perseguição e o suspeito até derrubou cancela de posto de pedágio perto do distrito de Anhanduí. No local, ele abandonou o carro e fugiu. O veículo estava lotado de tabletes de maconha e tinha placas de Campo Grande. Os policiais verificaram que as placas verdadeiras eram de Feira de Santana (BA) e que o carro havia sido roubado em 2015, no município. Segundo a PRF, o tipo de tráfico em que o carro é modificado para o transporte de drogas e o motorista arrisca fuga em alta velocidade é chamado de cavalo doido. Em uma semana, a PRF apreendeu 8 toneladas de drogas na região de Campo Grande.

Pedreiro sofre choque elétrico e sobrevive pendurado em cabo de segurança em Macarani

Foto: Reprodução / Macarani Urgente

Moradores de Macarani, no Médio Sudoeste baiano, ficaram assustados com uma cena na manhã desta quarta-feira (4). Um homem desacordado foi visto pendurado em uma corda na frente de um prédio. O fato ocorreu após o pedreiro Denildo Gonçalves, de 49 anos, ter recebido uma descarga elétrica quando trabalhava em uma obra no centro da cidade. O homem acabou caindo do segundo andar do prédio e teve a queda amortecida pelo cabo de segurança, preso ao corpo dele. Ainda desacordado, a vítima foi levada para o hospital da cidade, onde recebeu os primeiros socorros e voltou a ficar consciente. Segundo o Hospital Municipal de Macarani, o pedreiro sofreu queimadura de 1° e 2° grau e precisou ser transferido para uma unidade de Itapetinga, na mesma região. Não há mais informações sobre o estado e saúde do pedreiro. 

TCE pede que Rui, Wagner e Florence sejam investigados

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) quer abertura de investigação contra o governador Rui Costa (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner, o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, o deputado federal Afonso Florence e o chefe de gabinete de Rui, Cícero Monteiro, por possíveis irregularidades na execução de um convênio firmado pelo Executivo com o Instituto Brasil. A Corte enviou cópias de um processo que aponta irregularidades no contrato para o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ministério Público Federal (MPF), à Procuradoria Geral da República (PGR), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), à Câmara dos Deputados, ao Tribunal Federal de Recursos (TRF) da 1ª Região e à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Com isso, os órgãos devem apurar possível prática de ilícito disciplinar, criminal e ato de improbidade contra os citados. Florence, Monteiro, além da ex-presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, e outros seis ex-dirigentes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano a devolverem mais de R$ 11 milhões aos cofres públicos por conta das ilegalidades apontadas no convênio. Em 2014, às vésperas do pleito que elegeu Rui Costa governador do Estado, Dalva Sele foi pivô de um escândalo. Em entrevista, à revista Veja a ex-dirigente da entidade denunciou um suposto esquema que teria desviado mais de R$ 6 milhões do Fundo de Combate à Pobreza para as campanhas eleitorais do PT, por meio de recursos de convênios para a construção de casas populares, que não eram feitas. Com informações do Bahia Noticias

STF decide que Lei da Ficha Limpa pode ser aplicada para crimes cometidos antes de 2010

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (4), por 6 votos a 5, que a Lei da Ficha Limpa pode ser aplicada para casos anteriores à aprovação da legislação, em 2010. Os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux votaram pela validade da lei para condenações que aconteceram antes de 2010. Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello se posicionaram contra esse entendimento. A lei anterior que tratava sobre o assunto estipulava um prazo de inelegibilidade de apenas três anos para os candidatos condenados por abuso de poder, com trânsito em julgado. A Lei da Ficha Limpa aumenta esse prazo para oito anos. Na prática, a decisão do plenário do STF desta quarta impede que candidatos condenados em 2010 participem da eleição de 2018. A discussão foi motivada por um recurso de um candidato a vereador de Nova Soure, no interior da Bahia. Ele foi condenado em 2004 e cumpriu o prazo de três anos de inelegibilidade então em vigor. No entanto, ao tentar uma vaga no Legislativo municipal em 2012, ele teve sua candidatura negada sob o argumento de que a nova Lei da Ficha Limpa, sancionada em 2010, fixa oito anos de inelegibilidade.

Duas mulheres têm a cabeça esmagada com pedradas em Salvador

Duas mulheres ainda não identificadas foram assassinadas com pedradas, golpes tesoura e tiros, em uma rua da localidade conhecida como “Barriguinha”, do bairro de Capelinha de São Caetano, em Salvador, na tarde desta quarta –feira (4). Policiais Civis da 4ª Delegacia Territorial (DT) e da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) investigam o caso e acompanham o trabalho das equipes da Polícia Técnica.  As vítimas ficaram com os rostos desfigurados. Segundo a polícia, traficantes da região seriam suspeitos do crime. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) investigarão o caso.  Com informações do repórter Marcelo Castro da Recort TV Itapoan.

Menor de 15 anos comete suicídio em Itabuna

O adolescente João Pedro, 15, cometeu suicídio por enforcamento na noite desta terça-feira (3/10), na rua G, bairro Jardim Alamar, em Itabuna. De acordo com informes, a mãe do adolescente estava na igreja e ele teria cometido o suicídio na frente do irmão de 8 anos. O Samu 192 foi acionado, mas o adolescente já estava morto. Segundo a polícia, o menor se matou após assistir o vídeo ‘Desafios de Morte’ no YouTube. Com informações do RBN

Filho de Mecânico é morto a tiros na cidade de Camamu

Maicon tinha 23 anos I Foto: Reprodução/Camamu Noticias

Um Jovem conhecido como Maicon foi morto a tiros na noite da última segunda-feira (2/10), na cidade de Camamu. O crime aconteceu por volta das 23h na Rua do Eucalipto no bairro Mutirão. Segundo informações do blog Camamu Noticias, Maicon era filho de Mario Mecânico. Segundo testemunhas, os atiradores estavam em um veiculo de passeio de dados não anotados. Cerca de cinco tiros foram disparados contra a vítima. A motivação e autoria do crime é desconhecida pela polícia. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Liu Andrade é eleita presidente da Liga Aurelinense de Futebol

Alavancar o esporte de Aurelino Leal e dar oportunidade para que os bons esportistas representem bem o município em campeonatos, esses são uns dos objetivos da mais nova diretoria da Liga Aurelinense de Futebol para o biênio 2017/2019, que tem com a mais nova presidente a atual prefeita do município, Elizângela Ramos de Andrade Garcia, e vice-presidente o diretor de esportes, Antônio Carlos, conhecido popularmente como (Astral). Para a prefeita Liu Andrade sem dúvidas essa nova empreitada será sem dúvidas mais um desafio e garante movimentar a LAF para garantir o melhor para o esporte de seu município. “Está a frente dessa Liga é mais um desafio pra mim e pra todos que fazem parte da nova diretoria, nosso objetivo é alavancar o nosso esporte local, não estou a frente da liga para perseguir e muito menos para afrontar ninguém, mas para tentar trazer novidades a exemplo de cursos, treinamentos, equipamentos e projetos na área do esporte” esclareceu Liu Andrade. Liu disse ainda que é a primeira vez que uma mulher assume uma Liga de Futebol na Bahia. “É uma satisfação assumir a presidência de nossa liga, e fico muito feliz em saber que sou a primeira mulher presidente de liga na Bahia, estaremos trabalhando com afinco pelo nosso esporte, igualmente aos meus antecessores que presidiram e cuidaram com carinho de nossa liga, a exemplo dos ex-presidentes, Ubirajara, Dr. Wilson e por ultimo o ex-vereador Guiu Borges que sempre esteve presente com o esporte local” finalizou a presidente.

VEJA COMO FICOU A NOVA DIRETORIA

  • Presidente: Elizângela Ramos Andrade Garcia
    Vice-presidente: Antonio Carlos de Jesus Santos
    1º Tesoureiro: Marcus Augusto da Silva Luz
    2° Tesoureiro: Albertino Manoel do Rosário Neto
    1° Secretário: Arlete Pulcino dos Santos
    2° Secretário: Agnaldo Bispo dos Santos
    Conselho Fiscal: José Francisco Almeida Júnior, Patrícia Meireles Bahia, Jânio César Silva Santos
    Diretor de Imprensa e Comunicação: Abimael Gomes dos Santos.

CDA e Prefeitura de Itacaré realização medição e demarcação de imóveis rurais

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Itacaré, estará realizando no período de 12 de outubro a 13 de novembro os trabalhos de medição e demarcação dos imóveis relativos aos pedidos de regularização fundiárias em diversas localidades da zona rural do município. Nesse período, deverão comparecer para acompanhar os trabalhos os requerentes, confrontantes e seus representantes legais e interessados das comunidades do Cachimbo Seco, Quirinos, Cajueiro, Limoeiro, Serra de Água, Pau Brasil, Barrocão 1 e 2, Mata Velho, Touco Preto, Jacutinha, Zuador, Machadinho, Tachos, Ponto Novo, Acaris, Batéis, Camboinha, Matinha, Conjunto São Pedro, São Gonçalo e Serra dos Vinte. A CDA e a Prefeitura informam ainda que na hipótese da impossibilidade da execução dos serviços nas datas iniciais, fica designado um novo período, de 14 a 30 de novembro, para a realização desses trabalhos de medição e demarcação dos imóveis. Desde o início do ano que a Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Governo do Estado, vem realizando esse trabalho de regularização fundiária em diversas localidades rurais do município. Além disso foram realizadas audiências públicas para esclarecer todas as dúvidas quanto os pedidos do processo de regularização. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que com a regularização fundiária o agricultor terá uma série de facilidade e benefícios, como o recebimento do título da terra gratuitamente, a garantia de segurança jurídica através do sistema de registro público, acesso às políticas públicas dos governos como o crédito e a assistência técnica e passará a ter informações precisas sobre o imóvel rural. Tudo Isso, segundo explica Antônio de Anízio, sem contar que a propriedade passará a ser muito mais valorizada, daí a importância de todos comparecerem para fazer a regularização. O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Humberto Matos, informa que para fazer a regularização fundiária os agricultores precisam apresentar osoriginais e duas cópias do RG e CPF do titular e do esposo(a), se for casado no civil, além da certidão de casamento e a presença do cônjuge no dia do cadastro e se viúvo ou divorciado, levar as respectivas certidões. Da propriedade é preciso apresentar o recibo de compra e venda, termo de declaração do ITR e declaração de vizinhança, em original e cópia.

DIAP Elege Bebeto Galvão “parlamentar em ascensão” pelo terceiro ano

Bebeto ao lado da prefeita de Ubaitaba, Suka (PSB) I Foto: Jackson Cristiano

Pelo terceiro ano consecutivo, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB da Bahia) foi incluído na lista dos parlamentares em “ascensão”, divulgada em setembro pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e que integra mais uma edição do levantamento “Cabeças do Congresso”, que aponta anualmente os congressistas mais influentes do Brasil. De acordo com o DIAP, pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estão entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional. A pesquisa apura a atuação dos deputados e senadores, tomando como critérios a “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”. Em seu primeiro mandato como deputado federal, Bebeto ocupa a lista dos parlamentares em ascensão desde 2015, seu primeiro ano no Congresso. O parlamentar credita a escolha do Diap à sua atuação contínua em defesa dos trabalhadores e por pautar seu mandato, ano a ano, na defesa de um desenvolvimento pro País que alie ganhos econômicos e a manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas. Também em setembro, o jornal A Tarde elegeu Bebeto como o oitavo parlamentar baiano mais influente na internet. A pesquisa, realizada pelo Instituto FS-B Pesquisas e Métricas em parceria com o Núcleo de Estratégia Digital e Inteligência da FSB Comunicação, considerou aspectos como o número de seguidores, alcance das publicações, interação e engajamento no Facebook. “Agradeço a todos vocês que nos seguem, compartilham e interagem com o nosso mandato através das mídias sociais”, declarou Bebeto.

Suspeita de matar casal é presa em Ibirapitanga

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, no último domingo (1º), durante a Micareta, em Itamarati, distrito de Ibirapitanga, cumpriu mandado de prisão preventiva contra Margarete Santos de Santana, acusada de participação em duplo homicídio. Ela é suspeita de matar o casal Júnior e Andressa Tavares dos Santos. O crime ocorreu no dia 1º de maio deste ano, no distrito, e contou com a participação de outros autores, identificados como Josemarlis Santos de Santana, o “Zeca”, e Davidson de Santana, o “Dedê”, irmão e primo, respectivamente, de Margarete. De acordo com o delegado Lane Andrade, titular da Delegacia Territorial (DT), de Ibirapitanga, Josemarlis ferido durante confronto com os policiais e socorrido, mas não resistiu e morreu. Davidson, por sua vez, já havia sido preso, por força de mandado também, alguns dias antes. Com informações do Pimenta