O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), enviou nessa segunda-feira (2) uma carta ao presidente nacional do seu partido, senador Tasso Jereissati (CE), na qual expõe uma “determinação” para disputar a presidência da República pela legenda em 2018. “Em atenção ao disposto nas normas internas de nosso Partido, externo-lhe minha determinação de disputar, obviamente que sem a leviandade de trocar de sigla, o próximo pleito presidencial. Oficializo, portanto, neste ato, a candidatura no contexto das prévias, estabelecidas no artigo 151 e seguintes dos estatutos partidários”, escreveu. Segundo informações do Estadão, Virgílio propõe a realização de debates entre os pré-candidatos em cada estado do país. Até o momento, os nomes de Geraldo Alckmin e João Doria aparecem com potencial para disputar a eleição.
Usuários de orelhões da Oi da Bahia e outros 14 estados brasileiros podem fazer ligações locais e de longa distância nacionais gratuitamente. Uma decisão, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a valer neste domingo (1º) e segue em vigor até o dia 30 de março de 2018. Além da Bahia a gratuidade vale para telefones públicos de Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Em uma fiscalização realizada em agosto de 2017, a Anatel verificou que nesses estados o nível de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência reguladora. A disponibilidade dos orelhões deve ser de no mínimo 90% em todos os estados e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.
O empresário Raimundo Andrade, presidente do Grupo Empreendimentos JR, foi homenageado na noite da última terça-feira (26/9), durante a cerimônia de entrega do “V Prêmio Empreender”, promovido pela Revista Nossa Metrópole. O evento ocorreu no auditório da Cidade do Saber e, na oportunidade, o empresário recebeu a premiação com a companhia de sua filha, Calliane Andrade. O Prêmio Empreender está na sua quinta edição e busca valorizar os empreendedores de destaque na região Metropolitana com base nas suas ações e incentivo à atividades inovadoras. No caso de Raimundo Andrade, a ousada empreitada envolvendo a implantação do Pólo Têxtil da Bahia no atual cenário de contração dos investimentos públicos e desaceleração do crescimento da economia, motivou a comissão julgadora a homenagear o empresário pela arrojada decisão de colocar o pé no acelerador e desbravar uma nova cadeia produtiva para o estado baiano. A solenidade também contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o ex-comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Braga Castro. Segundo Raimundo Andrade, o desafio é manter o ritmo das obras do Pólo Têxtil e, principalmente, consolidar o apoio dos parceiros da iniciativa privada e do poder público. “Uma alegria grande receber essa homenagem. É uma iniciativa que estimula a gente a seguir em frente. Por isso, parabenizo os organizadores e todos os demais homenageados desta noite”.
Na manhã deste domingo (01) a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade do (PP), esteve acompanhando o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), onde participou de uma comitiva da visita de empresários chineses ao Brasil. Os empresários chineses vieram mais uma vez percorrer diversas cidades da Bahia para conhecer por onde a ferrovia Oeste-Leste irá passar, pois tem interesse em investir tanto nas obras da ferrovia, porto sul, ponte Salvador-Itaparica e no aeroporto de Ilhéus que agora é administrado pelo governo da Bahia. A prefeita Liu Andrade aproveitou o momento e conversou com o vice-governador, João Leão do (PP), sobre algumas demandas do município. Entre essas demandas estão, as Obras do FNDE que são a quadra poliesportiva de Lage do Banco, quadra de poliesportiva de Poço Central e Creche de Aurelino Leal, Liu Andrade ainda fez o pedido de mais três quadras para o município, uma escola para zona rural, uma para Lage do Banco e outra para a sede do município, esses pedido fazem parte das Ações do PAR. A gestora falou ainda sobre recurso do Hospital Geral de Aurelino Leal que não foi liberado, finalizando seus pedidos a prefeita solicitou calçamentos para o município, onde ficou acertado uma data com deputado federal Kaká Leão do (PP), para irem até a Brasília em busca de pavimentação. Amanhã segunda-feira dia (02) de outubro, a prefeita tem um encontro marcado na Secretaria do Planejamento (SEPLAN) com João Leão, onde estará mais uma vez fazendo as revindicações e protocolando pedidos de providencias para o município de Aurelino Leal. (Redação: Abimael Rirches)
Professores protestam contra corte de 20% na gratificação I Foto: Reprodução
Professores da rede municipal ocuparam, na manhã desta segunda-feira (2), o prédio do Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano. Cerca de 500 profissionais da educação protestaram em frente à Secretaria de Educação do município, depois de assembleia realizada logo cedo. Os professores cobram a saída da secretária de Educação, Anorina Smith Lima, e pedem a revogação do decreto em que o prefeito Fernando Gomes acabou com o pagamento do adicional de Atividade de Classe (AC), que representa redução de até R$ 700 nos salários. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Município de sexta-feira (29) (relembre aqui). Para tentar justificar a retirada do AC de cerca de 500 profissionais, o prefeito alegou que o pagamento era ilegal e citou a Lei Municipal 1.913, de 2003, e Lei Federal 11.738, de 2008. O corte no pagamento da gratificação é retroativo ao dia 1º de setembro, o que significa que os professores de Itabuna já estão recebendo o salário do mês com desfalque de 20%.
Anorina Smith Lima I Foto: Reprodução
De acordo com a presidente do Sindicato do Magistério de Itabuna (SIMPI), Maria do Carmo Oliveira, a Caminha Oliveira, “o adicional de atividade de classe está previsto no Plano de Carreira justamente para incentivar que o professor permaneça na docência. Na gestão passada, nós conseguimos estendê-lo a todos os profissionais, mas agora fomos surpreendidos com sua retirada arbitrária”, reclamou a sindicalista. Segundo o Pimenta blog, com a retirada da gratificação, o professor que, por exemplo, até o mês passado recebeu R$ 2.066,72 líquidos, ficou com salário de R$ 1.629,59,00 em setembro. Os professores também ficaram revoltados porque não foram avisados pela secretária de Educação, Anorina Lima, que o desconto já seria feito no salário deste mês. Anorina assumiu o cargo com apoio do SIMPI. Os professores deixaram o prédio da Prefeitura de Itabuna por volta das 12h30min. Ele prometem nova manifestação na tarde desta segunda-feira (2). Desta vez na Câmara de Vereadores.
Funcionários do Hospital de Base se reuniram na manhã desta segunda-feira (2), para protestar contra o corte do adicional de insalubridade. A medida foi tomada pelo governo municipal que desde o mês de Julho não paga o valor correspondente a esse direito. O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SINDSERV) deu prazo de até 20 dias para que o governo municipal reveja a situação, caso contrário, tomará todas as medidas judiciais cabíveis para garantir o benefício dos servidores da saúde. Com informações do RBN
O homem suspeito de assassinar uma mulher em um motel de Salvador foi apresentado na manhã desta segunda-feira (2), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo de Marília Matércia Andrade foi encontrado na manhã de sábado (30), próximo à BA-526, a Estrada CIA-Aeroporto (relembre aqui). O acusado, de 30 anos, foi preso em flagrante no dia do crime, em um lava jato no bairro de Mussurunga, em Salvador. Em depoimento, o suspeito alega ter oferecido carona para Marília na madrugada de sábado, no bairro de Itapuã. Ao ser questionado como a mulher apareceu morta horas depois, o acusado alegou se tratar de uma “coincidência”. “Ele confessou que estava no motel com uma moça, que tinha conhecido às 5h da manhã daquele mesmo dia em frente a um supermercado e tinham ido para o motel. A moça estava fardada, ia trabalhar e a história ficou meio absurda”, disse a delegada Simone Moutinho Borges, que está à frente do caso. Segundo ela, o homem afirmou que o carro que estava usando havia sido clonado antes do crime. Segundo funcionários do motel, o suspeito costumava frequentar o local várias vezes e constantemente eram ouvidos gritos associados à violência nos quartos em que ele ficava. Na sexta-feira (29), ele foi visto deixando o estabelecimento com uma mulher ensanguentada e um homem no porta-malas do carro. “O quarto que aquela pessoa que estava no veículo ocupava tinha sinais de violência, como manchas de sangue no lençol”, afirmou a delegada. A vítima foi assassinada por esganadura e uma perícia irá constatar se ela sofreu abuso sexual. O homem foi detido em flagrante e responderá pelo crime de feminicídio.
O senador e líder do governo Michel Temer no Senado, Romero Jucá (PMDB), passou mal na noite deste domingo (1), com febre, e precisou ser internado em um hospital de Roraima. De acordo com informações da sua assessoria, ao G1, o peemedebista esteve com diverticulite, já passando bem após ser medicado. Na semana passada, familiares de Jucá foram alvos de operação da Polícia Federal, por suspeita de corrupção em que cerca de R$ 32 milhões teriam sido desviados do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
Luiz Carlos Cancellier I Foto: Reprodução/Internet
O reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (2) no Beiramar Shopping, em Florianópolis, capital santacatarinense. Cancellier estava afastado por ordem judicial, após ter sido preso com outras seis pessoas no dia 14 de setembro e ser liberado no dia seguinte. Ele era investigado por desvios de recursos em cursos de Educação à Distância (EaD) ofertados pelo programa Universidade Aberta no Brasil (UAB) na UFSC. Segundo informações do portal G1, o shopping informou em nota que um homem cometeu suicídio por volta das 10h30, atirando-se no vão central a partir de uma escada do piso L4. A Polícia Militar e o Instituto Médico Legal (IML) confirmaram que a vítima era o reitor. A chefia de gabinete da UFSC, dois pró-reitores se deslocaram para o IML na manhã desta segunda-feira. A universidade se pronunciou em nota e informou que “pró-reitorias e secretarias da Administração Central paralisaram as atividades a partir das 11h, em função do trágico acontecimento”.
O sargento da reserva Carlos José de Jesus Cruz foi vítima de homicídio no início da tarde desta segunda-feira (2) na região da Cruz da Redenção, em Brotas. Moradores e pessoas que passavam pela região acionaram a Polícia Militar que, ao chegar ao local, verificaram que se tratava de um sargento. De acordo com a PM, a área foi isolada e o Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC) foi acionado para proceder com a perícia e a remoção do corpo. A investigação do crime será feita pela Polícia Civil. A Força-Tarefa que investiga a morte de policiais já iniciou as investigações ouvindo testemunhas. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública testemunhas disseram que dois homens estavam em uma moto e dispararam contra o sargento. A vítima trabalhava como segurança de um estabelecimento na mesma rua onde ocorreu o crime. Uma das hipóteses investigadas é a de vingança.
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, cortou o pagamento da Atividade Complementar (AC) dos professores do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação. A medida atinge também os profissionais que atuam no ensino de Jovens e Adultos (EJA) e foi publicada na edição do dia 28 de setembro do Diário Oficial do Município. A gratificação representa 20% do salário base dos professores, que estão revoltados com a medida que, segundo eles, conta com o apoio da secretária de Educação, Anorina Smith Lima. O prefeito alega que o pagamento da AC aos professores é ilegal e cita a Lei Municipal 1.913, de 2003, e Lei Federal 11.738, de 2008. O corte no pagamento da gratificação é retroativo ao dia 1º de setembro, o que significa que os professores de Itabuna vão receber o salário do mês com desfalque de 20%. A presidente do Sindicato do Magistério de Itabuna (SIMPI), Maria do Carmo Oliveira, a Caminha Oliveira, afirmou, horas antes da publicação do decreto, “que a extensão do AC para todos os segmentos foi uma conquista em gestões passadas e que o sindicato não vai consentir com qualquer perda à sua categoria”. “Nós brigamos e conquistamos no Tribunal Superior do Trabalho o direito do AC para os professores que estavam fora da sala de aula, imagine só o que não faremos pelos que estão atuando em diretamente na regência”, disse a sindicalista. O SIMPI deve fazer assembleia na próxima semana para discutir quais medidas serão adotadas. Com informações do Pimenta
Policiais Civis de Itabuna realizaram um protesto, no último sábado (30/9), durante a visita do Governador Rui Costa à exposição agropecuária do município. A categoria aproveitou para reivindicar o pagamento da GAP 4, a regulamentação das Promoções, a reestruturação das carreiras, o aumento do auxílio-alimentação e auxílio transporte, os valores pagos pelas diárias e horas extras na festa carnavalesca, o reajuste linear e outras demandas da Polícia Civil baiana. Após o protesto, Rui Costa afirmou aos policiais que irá regulamentar, nesta semana, o decreto das Promoções. “O governador não quer deixar que a categoria e as entidades que representam os policiais civis avaliem e discutam em Assembleia a proposta do decreto. Se o material se tiver algum problema, vamos ter que entrar na justiça. Ele quer assumir a paternidade sozinho! Esse decreto já era para ter saído desde 2009! O SINDPOC tem lutado para que todos já estivessem com as promoções regulamentadas. infelizmente, ainda estamos padecendo dessa situação e pressionando o Governo a atender às demandas da categoria!”, afirma o Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, ao convocar os policiais para a próxima Assembleia, que será realizada em 11 de outubro.
O Vice-Presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, destacou que o sindicato lutou para construir a Lei Orgânica 11.370 da Polícia Civil, que define os critérios para as Promoções. ” Estamos agora aguardando a regulamentação da Lei. A categoria estava aflita porque não tinha progressão nas carreiras,agora teremos avaliações anuais desde que os servidores preencham os pré-requisitos do interstício. A categoria está feliz porque vamos destravar as promoções. É uma grande conquista nossa.A manifestação de mostra que a mobilização causa impacto.Traz o gestor para negociação. Eles não querem mídia negativa em período de pré-campanha!”, comemora Eustácio Lopes. (Ascom-SINDPOC/Jacqueline Barreto)
Subiu para 50 o número de mortos durante um atentado no festival de música country Route 61 Harvest, realizado no Mandalay Bay Resort e Cassino, em Las Vegas, ocorrido na noite deste domingo. O número de feridos também foi elevado de 100 para 200. O suspeito, que está entre os mortos, foi identificado: Stephen Paddock, 64 anos. Ele estava no 32º andar do hotel, de onde atirou contra o público, sendo abatido pela polícia em seguida.
O chefe de polícia de Las Vegas, Joseph Lombardo, divulgou que uma mulher que estava acompanhando o suspeito e estava sendo procurada foi localizada. “Estamos confiantes, mas não 100% certos de que localizamos a mulher”. Até o momento, não há evidências que liguem Paddock a um grupo terrorista. O ataque começou no início do show do cantor Jason Aldean.
O tiroteio já superou o ataque à boate Pulse, em Orlando, na Flórida, e se tornou o maior atentado a tiros ocorrido nos Estados Unidos. O presidente do país, Donald Trump, se pronunciou sobre o caso pelo Twitter e prestou “calorosas condolências e pesâmes às vítimas e famílias deste terrível ataque a tiros”. “Deus os abençoe”, afirmou.
Uma quadrilha de homicidas e traficantes de drogas foi desarticulada e presa em Ilhéus. O grupo, preso por investigadores Núcleo de Homicídios da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior, é composto por Adalberto Paraíso Júnior, o Juninho, 28 anos, Jeverson dos Santos Santana, 21 anos, Mateus Santos Silva, 27 anos, Greice Kely Almeida dos Santos, 21 anos e Elismar Alves Souza, o Eli, 35 anos, além de um adolescente que foi apreendido.
Segundo policiais civis, que efeturam a prisão com apoio de militares da 69ª CIPM, os acusados foram capturados horas depois de assassinarem Edvaldo Alves Santigo Júnior, de 35 anos, com golpes de arma branca, tipo faca, no bairro de Nossa Senhora da Vitória. Ainda de acordo com a polícia, os acusados confessaram o crime e um deles, Elismar Alves Souza, foi internado no Hospital de Base de Itabuna por ter se ferido no ato do crime. Com o grupo foram encontradas 925 gramas de maconha, 808 gramas de cocaína, roupas com manchas de sangue e uma balança para pesagem das drogas. Com informações do BNews
Dois homens e uma mulher suspeitos de integrar uma quadrilha de tráfico foram presos com 200 kg de drogas, na manhã deste domingo (1º), na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a primeira parte da droga, 59 kg de maconha prensada, foi encontrada dentro de uma mala em um carro durante uma abordagem policial no posto policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116 Sul, em Feira de Santana. Segundo a SSP, o condutor do veículo, identificado como Santos de Lima, informou a origem da maconha seguindo com os policiais para Santo Estevão onde, no bairro Marambaia, José Alves Nogueira Neto foi encontrado. Ele, de acordo com a polícia, assumiu ter entregue a droga a Reinam. Conforme a secretaria, ainda com informações dadas por Reinam, a polícia localizou Daiane Cerqueira Silva, nas proximidades da Rodoviária de Feira de Santana, onde faria a entrega de uma quantidade de drogas. Com a suspeita foi encontrada a outra parte da droga, dividida em 104 tabletes de maconha e um de cocaína, que estavam escondidos em duas malas. A operação contou ainda com apoio de policiais da Força Tarefa da SSP, PRF, Batalhão de Choque da PM e Cipe/Litoral Norte. Na ação, ainda foram recolhidos cinco celulares com os presos. Os flagranteados e o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes de Feira de Santana.(G1 Bahia)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2.150 projéteis para fuzis e pistolas na tarde deste domingo (1º), em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná. A munição era transportada por três passageiras de um ônibus, abordado na BR-277, em frente à unidade operacional da PRF. O veículo fazia a linha entre Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. Os projéteis estavam colados ao corpo das passageiras, que usavam cintas elásticas, segundo a polícia. Do total de munição, 900 são para fuzil calibre 556, conforme a PRF. As demais 1.250 unidades são de calibre 9 milímetros. Aos policiais rodoviários federais, as presas – duas delas com 27 anos de idade e a terceira com 21- disseram ter adquirido a carga no Paraguai. Elas disseram que pretendiam leva-las até a capital fluminense. A equipe da PRF encaminhou as presas e o material apreendido para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. (G1)
O Agente Penitenciário Silvoney da Hora dos Santos, lotado no presídio de Ilhéus, foi encontrado morto em sua residência, na manhã deste domingo (01/10), e com uma pistola entre as pernas. Segundo o Radialista Fabio Roberto, o agente vinha enfrentando problemas de depressão, após o fim de um relacionamento amoroso.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para o levantamento cadavérico. O caso será investigado pelo Núcleo de Homicídios de Ilhéus e região, comandado pela delegada Andréa Oliveira. Segundo colegas de trabalho, Silvoney era um grande amigo e bom profissional. (Redação: Ubaitaba Urgente/Fotos: Fabio Roberto)
O homem flagrado na manhã desse domingo (01) por moradores da Avenida Lauro de Freitas e Rua do Curral com uma arma na mão acabou morrendo após resistir a prisão e trocar tiros com a Polícia Militar na localidade conhecida como “Beira Rio”, na área de lazer Zezito Amaral, centro de Ipiaú. O suspeito estava sendo procurado após denúncias de populares. Segundo informações do site Giro em Ipiaú, o homem armado teria tentado roubar uma motocicleta na Avenida Lauro de Freitas, a poucos metros do quartel da PM, no entanto, durante o assalto, a arma teria caído e a vítima conseguiu escapar. O ladrão fugiu em seguida pela Rua do Curral e acabou se escondendo numa das ilhas do Rio de Contas. Ainda não foi informado o nome do suspeito. Após ser baleado no confronto, ele foi socorrido pelos policiais até o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiu e faleceu . Até às 14h desse domingo, o suspeito ainda não tinha sido identificado pela polícia.
Na primeira reunião da comissão de ética criada pelo PT de Ribeirão Preto para dar início ao processo de expulsão do ex-ministro Antonio Palocci, na quarta-feira passada (27), os integrantes do colegiado decidiram suspender os trabalhos. O motivo é a carta de desfiliação enviada pelo ex-ministro, na terça-feira (26), à presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR). “No meu entender, a partir do momento em que ele pediu desfiliação do partido, a comissão de ética perde o seu objeto. O limite do partido são os filiados”, disse o presidente municipal do PT de Ribeirão Preto, Fernando Tremura. Segundo ele, o Diretório Municipal espera que a Direção Nacional do PT envie formalmente a carta para que o partido possa pedir a desfiliação de Palocci à Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto, domicílio eleitoral do ex-ministro. De acordo com Tremura, Palocci já não participava ativamente do PT em sua cidade natal desde que foi nomeado ministro da Fazenda pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. A sede do Diretório Municipal não tem nem sequer uma foto do ex-ministro na parede. “A base dele era São Paulo há muito tempo. Palocci vinha para Ribeirão esporadicamente, para votar nas convenções ou encontros do partido”, disse Tremura. Para o dirigente, o PT local, que governou a cidade por duas vezes e hoje tem apenas um vereador, Jorge Parada, vai ter de se reconstruir a partir da derrocada do ex-ministro. “Palocci foi o maior prefeito da história de Ribeirão Preto. Isso ninguém pode negar. Agora vamos ter de nos reconstruir”, disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Após ser acionado judicialmente por causa de uma dívida em torno de R$ 500 mil por não pagamento de aluguel (relembre aqui), Belo parece não se preocupar em quitar os débitos. Após divulgação do caso na mídia, onde a proprietário do imóvel no Jardim Paulista, em São Paulo, faz a acusação, o cantor se limitou a dizer que vai deixar o imóvel, mas não esclareceu quando fará os pagamentos. “No momento oportuno, [Belo] desocupará o imóvel, após apresentar a sua defesa”, afirma a advogada de Belo, Vivian Campos, em nota enviada ao portal Uol. Ela diz não ter recebido notificação para seu cliente se defender do processo movido pela proprietária. “Com residência própria no Rio de Janeiro, Belo não depende da residência de São Paulo e a mantém como um ponto de apoio nas viagens”, explica a defesa do cantor. O processo corre na 33ª Vara Cível de São Paulo desde abril, quando Belo foi acusado de inadimplência.