Ubaitaba Urgente

Jovem é morto a tiros em lava jato no centro de Ipiaú

Um jovem identificado como Jeferson Jesus dos Santos, de 21 anos, foi morto a tiros no final da tarde dessa terça-feira (03), em um lava jato localizado na Rua Carlos Borges de Souza, ao lado da Pousada Copacabana, no centro de Ipiaú, a menos de 200 metros do Quartel da Companhia Independente da Polícia Militar. De acordo com as primeiras informações, a vítima foi morta por um homem a bordo de uma motocicleta. O assassino teria usado duas armas para cometer o crime. Conforme relatos de testemunhas, o jovem estava terminando de lavar um carro quando foi surpreendido pelas costas. O criminoso fugiu em seguida na garupa da motocicleta. Jeferson morreu no local. Populares disseram que ouviram cerca de cinco disparos de arma de fogo. Até o momento, a polícia desconhece o envolvimento da vítima no mundo do crime. A área onde ocorreu o homicídio foi isolada pela PM até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié. O registro de violência ocorrido nos últimos dias na cidade de Ipiaú tem deixado a comunidade em clima de tensão. De acordo com as autoridades policiais, a maioria dos homicídios e tentativas estão relacionadas a uma disputa entre duas facções. Os casos estão sob investigação da Polícia Civil do município. Com informações do Giro Ipiaú

Senado acaba com coligações e cria cláusula de barreira para partidos

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) a votação de um projeto que acaba com as coligações para a eleição do Legislativo e cria regras para barrar legendas com baixo desempenho nas urnas. O texto foi aceito por unanimidade dos senadores presentes, com 58 votos, e segue agora para promulgação. Depois de vários meses de impasse sobre o tema, o projeto foi aprovado em dois turnos de forma expressa, em menos de 30 minutos. Pelo texto, a cláusula de barreira passa a ser aplicada já a partir das eleições do ano que vem. Já o fim das coligações é previsto apenas para 2020. A autoria inicial da PEC (proposta de emenda à Constituição) é dos senadores tucanos Ricardo Ferraço (ES) e Aécio Neves (MG). Na Câmara, a relatora foi a deputada Shéridan (PSDB-RR). O texto havia sido aprovado em novembro de 2016 pelo Senado, mas a apreciação só foi concluída na semana passada pela Câmara, no limite do prazo para ter validade em 2018. Como sofreu alterações pelos deputados, a PEC teve de passar por novo crivo dos senadores.

COLIGAÇÕES

Pelas regras em vigor atualmente, partidos podem se coligar livremente, mesmo que tenham ideologias as mais díspares possíveis. Essas uniões eleitoreiras têm o objetivo de reunir o maior número de votos para a chapa, já que as cadeiras do Legislativo são distribuídas de acordo com o número de votos obtidos por candidatos eleitos e não eleitos do partido ou da coligação. A proposta acaba com isso a partir da eleição de 2020. A outra medida da PEC também afeta os pequenos e os nanicos. Ela cria uma cláusula de desempenho (ou de barreira) para sufocar siglas que tenham baixíssimo desempenho. Hoje essas legendas já têm algumas restrições ao seu funcionamento, como uma menor fatia das verbas públicas e do tempo de propaganda partidária e eleitoral. A proposta veda completamente, para as siglas que não atingirem determinado patamar de votos, acesso a esses recursos, que são essenciais à sua sobrevivência política. Pelo texto, haverá a partir da eleição de 2018 uma cláusula de desempenho progressiva: 1,5% dos votos válidos nacionais a deputado federal, distribuídos em pelo menos um terço dos Estados. Em 2030, a cláusula chegará a 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço dos Estados, com um mínimo de 2% em cada uma deles. A estimativa é a de que a medida, ao final, reduza as atuais 35 siglas a menos da metade. Com informações do BNews

Surfistas de mais de 10 países já inscritos no Mundial de Surf em Itacaré

Surfistas profissionais de mais de 10 países e que disputam o título de campeão mundial de surf 2017 já confirmaram presença no QS 1.500 masculino e no Itacaré Surf Sound Festival, que acontecerão entre 26 e 29 de outubro, na praia da Tiririca, e na Praia do Rezende, respectivamente, em Itacaré. Dentre os grandes nomes do surf mundial estará em Itacaré o atleta Adriano de Souza, mais conhecido como Mineirinho, surfista profissional brasileiro campeão mundial de surfe no World Surf League 2015, sendo o segundo brasileiro da história a se tornar campeão do mundo. E as inscrições continuam abertas com a expectativa da etapa de Itacaré ser uma das mais disputadas do mundo. Realizado pela World Surf League (WSL) e pela Prefeitura Municipal, a etapa do mundial de surf de Itacaré vai distribui US$ 20 mil em prêmios e vai colocar mais uma vez a cidade como uma referência internacional do esporte. E como o grande diferencial será o alerta para a preservação ambiental, durante o mundial entidades como o Recicla Itacaré, Instituto Floresta Viva, Instituto Baleia Jubarte, Mecenas e Associação de Surf de Itacaré, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação, estarão desenvolvendo ações educativas com estudantes das redes públicas e particulares e os próprios participantes do evento, mostrando a importância da preservação do meio ambiente, com palestras, atividades de coletas, exposições artísticas e plantio de mudas. O retorno do mundial de surf para Itacaré foi uma ação do prefeito Antônio de Anízio e do diretor de planejamento Kleber Miranda, que desde o mês de fevereiro vem se reunindo com representantes da WSL South América, empresa responsável pelo evento, manifestando o desejo da cidade voltar a sediar o mundial. De acordo com o prefeito, Itacaré é hoje conhecida a nível internacional pelo surf e não poderia continuar de fora do mundial, não somente pelo incentivo ao esporte, mas pelo retorno que eventos como esse traz para o turismo local, movimentando a economia da cidade.O Mundial QS1.500 masculino e o Itacaré Surf Sound Festival contam ainda com o apoio da South to South, Associação de Surf de Itacaré, Governo da Bahia, Instituto Floresta Viva, Pousada Terra Boa, Grou Turismo.

FESTIVAL

Paralelo ao mundial estará sendo realizado o Itacaré Surf Sound Festival que acontecerá nos dias 27 e 27 na Praia do Rezende. De acordo com a programação, na sexta-feira, dia 27, estarão se apresentando as bandas ConeCrew, do Rio de janeiro, e Maskavo, de Brasília e São Paulo, além de Marlon Moreira e DJ Banzai. No sábado, dia 28, será a vez das bandas Bruta Raça e Rael da Rima, Fábrica de Sons, Banda Kasa 8 e o DJ Banzai. Os ingressos estarão à venda no Pé de Amêndoa e na loja South to South, em Itacaré, e na nas lojas da Back Door, em Ilhéus e Itabuna.

Após 13 dias desaparecido, turista gaúcho é encontrado morto em Morro de São Paulo

O corpo do turista gaúcho, da cidade de Santa Maria, identificado como Júlio César de Almeida Dutra, 37 anos, foi encontrado em estado de gigantismo em um despenhadeiro na localidade de Porto de Cima, na região turística baiana do Morro de São Paulo, no município de Cairu, na Costa do Dendê, por volta do meio dia desta terça-feira (3). Segundo a delegada titular da Delegacia de Cairu, Argimária Soares, que investiga o caso, Júlio César, que era estudante universitário, estava desaparecido há 13 dias. Uma foto do turista com telefone da polícia chegou a ser divulgada, com objetivo de conseguir informações que levassem ao seu paradeiro. Júlio César estava hospedado em um hotel de Morro.

Ainda conforme a titular, devido à dificuldade de acesso ao local onde estava o turista, somente no final da tarde de hoje o corpo chegou a Valença, onde passa por perícia e somente depois poderá ser identificada a causa da morte.  A ex-mulher de Júlio César acompanhou as buscas desde quando o ex-marido desapareceu, e continua em Morro de São Paulo aguardando os trabalhos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Instituto Médico Legal (IML) para liberação do corpo. Em novembro de 2016 dois turistas morreram na mesma região. Um argentino que morava em Morro de São Paulo e uma italiana que foi assassinada por negar um beijo ao autor do crime. Morro de São Paulo é o terceiro destino turístico da Bahia. Com informações do BNews

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 50 mil após fala racista sobre quilombolas

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi condenado pelas declarações racistas sobre quilombolas que proferiu em abril no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, entidade da comunidade judaica. Em palestra, ele declarou que não fará demarcação de terras indígenas e quilombolas caso seja eleito presidente do Brasil. Na sequência, ele disse que as reservas indígenas e quilombolas atrapalham a economia. “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles”. Segundo informações da coluna de Ancelmo Góis, do jornal O Globo, a sentença foi emitida pela juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio em resposta a ação movida pelo Ministério Pública Federal (MPF). A decisão determinou que Bolsonaro seja pague R$ 50 mil por danos morais.

Prisco é reintegrado aos quadros da Polícia Militar da Bahia

O deputado estadual Soldado Prisco (PPS) foi reintegrado aos quadros da Polícia Militar da Bahia. A decisão, publicada no Boletim Geral da corporação no dia 27 de setembro, cumpriu determinação expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do parlamentar, ele está esperando convocação para ser conduzido imediatamente à reserva, já que possui mandato como deputado. Ainda segundo a nota, como Prisco tem mais de dez anos de ingresso na PM, está amparado pela Constituição Brasileira, que considera no artigo 14 o militar elegível sob as seguintes condições: “se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade” e “se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade”.

Secretaria de Turismo de Maraú lança whatsApp para atender demandas da população

Qualquer cidadão que quiser entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável Turismo e Lazer (Sectur) agora poderá fazê-lo através do WhatsApp, pelo número (73) 9865-3396. O canal de comunicação foi criado para receber quaisquer dúvidas, críticas e sugestões que a população tenha com relação ao turismo no município. De acordo com a Secretária Nilza Vicente, o objetivo é aproximar o cidadão da administração. Desde janeiro a prefeita Gracinha Viana tem tomado medidas que visam dar mais transparência à administração pública. (ASCOM – Maraú)

Ministério da Saúde alerta para vacinação contra sarampo e rubéola

O Ministério da Saúde fez hoje (3) um alerta sobre a necessidade de reforçar a vacina contra doenças como sarampo, caxumba e rubéola. A medida ocorre após países como França, Itália, Alemanha, Bélgica, Bósnia, Geórgia, Cazaquistão, Romênia, Sérvia, Dinamarca Ucrânia ficarem sob risco de surtos de sarampo e rubéola. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o sarampo é considerado endêmico em nove países da Europa, e a rubéola, em 14.  O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina tríplice viral, que evita o sarampo, a caxumba e a rubéola. A primeira dose deve ser tomada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, é necessária uma dose da vacina tetraviral, que corresponde à segunda dose da vacina tríplice viral mais uma dose da vacina contra a varicela. Caso haja atraso na vacinação, crianças de até 4 anos ainda podem receber a vacina com o componente varicela. A partir dos 5 anos até os 29 anos de idade, deverão ser administradas duas doses da vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 aos de idade devem receber uma só dose da vacina tríplice viral, caso não tenham sido vacinadas na idade correta. O governo alerta que, apesar de já não haver casos de sarampo no Brasil desde 2001, nem de rubéola desde 2010, existe o risco dos vírus voltarem a circular no país. Por isso, o Ministério da Saúde enfatiza a importância de que o esquema vacinal esteja completo, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Com informações da Agência Brasil.

Casa do jogador do Grêmio pega fogo em Porto Alegre

A casa do jogador Jean Pyerre, promessa do Grêmio pegou fogo neste domingo (1º). Apesar da boa atuação no jogo contra o Fluminense, o meia de 19 anos passou por um susto no final do dia, ao saber da notícia.  De acordo com o portal UOL, a casa em que mora com a família em Alvorada pegou fogo. Por sorte, só danos materiais foram registrados. Nenhum dos familiares de Jean sofreu qualquer lesão, pois casa estava desabitada quando as labaredas começaram. O incêndio consumiu praticamente todos os itens que estavam distribuídos pelos cômodos. Em contato com a diretoria do Grêmio, Jean Pyerre relatou que os familiares passam bem. A direção do Grêmio está auxiliando a família e deverá ajudar na reposição das perdas, se o valor for considerável.

Estádio da próxima Copa impressiona com arquibancada ‘para fora’

A Copa do Mundo da Rússia só começa no próximo ano, mas o país já está mostrando que quer impressionar. A Fifa divulgou imagens da Ekaterinburg Arena, o antigo Estádio Central de Iecaterimburgo, e o projeto ousado chamou a atenção. O estádio, que ainda está em construção, conta com setores de arquibancadas que estão completamente fora da cobertura (veja nas imagens acima). Essa novidade já estava prevista no projeto de reforma do estádio, que foi inaugurado em 957. De acordo com o site do Globo Esporte, esses lugares, que estão atrás dos gols, foram criados para atender a exigência da Fifa. Antes, o local comportava 27 mil torcedores e, após as modificações, será capaz de abrigar até 35 mil pessoas. (NoticiasAoMinuto)

Secretaria de Turismo oferece cursos gratuitos do Pronatec na península de Maraú

A Prefeitura de  Maraú, através da Secretaria de Turismo,  em parceria à Secretaria Estadual de Turismo oferecerão 10 cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Voluntário Modalidade – EAD). As inscrições já estão abertas, e devem ser feitas diretamente na Secretaria de Turismo em Barra Grande, das 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira. O período de inscrição encerra no dia 12 de outubro. O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. (ASCOM – Maraú)

CURSOS OFERECIDOS:

  • Ingles Básico
  • Espanhol Básico
  • Recepcionista
  • Vendedor
  • Assistente de recursos Humanos
  • Reciclador
  • Assistente Administrativo
  • Agente de Limpeza Urbana
  • Operador de Produção em unidades de tratamento de resíduos
  • Produtor de cerveja

Veículo com reboque carregado com confecções foi tomado de assalto na BR-101, próximo a Ubaitaba

Um veículo de passeio modelo Volkswagen Gol – G3, 4 portas, cor cinza, ano de fabricação 2005, policial JQZ- 5131, licenciado em Feira de Santana, foi tomado de assalto na tarde desta terça-feira (3/10), na BR-101, próximo ao Restaurante Casarão de Pedras. O veiculo estava puxando um reboque azul de placa JOO- 8372, carregado com confecções. Qualquer informação ligar para: (75) 99134- 0655. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Atentado deixa três baleados na cidade de Itagibá

Fotos:Reprodução/Giro em Ipiaú

Três homens foram baleados numa tentativa de homicídio na tarde dessa segunda-feira (02), no Japumerim, nas proximidades da ponte que liga o distrito à cidade de Ipiaú, a menos de 20 metros do ao Posto da Policia Rodoviária Estadual. De acordo com as informações preliminares, um homem armado se aproximou de um grupo que estava em frente ao bar e começou a atirar em direção a um indivíduo ainda não identificado. Houve correria e pânico no local. Segundo testemunhas, o alvo do criminoso conseguiu escapar. Ainda segundo as informações preliminares, um mototaxista identificado Leonan Costa Santos foi baleado na perna, no braço e no abdômen.

A segunda vítima, identificada como Ananias Sérgio Duarte foi atingida na canela, próximo ao tornozelo. A terceira vítima, Josenildo da Silva Santos, terceiro foi atingida no calcanhar. A vítima em estado mais delicado foi socorrida por populares até o Hospital Geral de Ipiaú e transferido em seguida para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Os demais permanecem no HGI. O atirador fugiu na garupa de uma motocicleta. A Polícia Militar e Civil de Itagibá iniciaram as investigações. No local foram recolhidas oito capsulas de pistolas. Moradores comentaram que os homens baleados são trabalhadores e não tem envolvimento no mundo do crime.

Segundo informou um policial ao site Giro em Ipiaú, baseado nas informações de testemunhas, o alvo do autor dos disparos seria um homem preso no início do ano, acusado de tráfico de drogas. A violência no distrito do Japumerim tem deixado a comunidade em tensão. Na noite de última sexta-feira (29), um homem foi assassinado em um posto de combustíveis (relembre aqui). Os casos estão sendo investigados pela delegada titular de Itagibá, Dra. Grazielle Quaresma.

Mulher é baleada enquanto velava corpo do filho assassinado na cidade de Planalto

Foto: Reprodução

Uma mulher foi baleada na madrugada dessa terça-feira (3), por volta das 02h50, na cidade de Planalto, sudoeste baiano, enquanto velava o corpo do seu filho, assassinado a tiros na madrugada de segunda (2). De acordo com informações do Blog do Jeferson Almeida, Valquiria Alves dos Santos, 45 anos, velava o corpo de seu filho na Rua João Pessoa, no centro de Planalto, quando criminosos armados invadiram o velório e efetuaram os disparos contra ela, que estava deitada em um sofá. A mulher foi socorrida para o Pronto Socorro do município e em seguida transferida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. O seu estado de saúde ainda não foi divulgado. Pessoas que estavam no velório entraram em desespero e houve muita correria. A polícia investiga a motivação do homicídio do jovem e da tentativa contra a mãe dele. Com informações do blog Jefferson Almeida

Rui visita Exposição Agropecuária de Itabuna e anuncia duplicação de rodovia

Um dos principais eventos da Agroindústria do sul do estado, a Exposição Agropecuária de Itabuna (Expoita), recebeu a visita do governador Rui Costa neste sábado (30). O governador aproveitou a oportunidade para anunciar que no início do mês de outubro retorna à cidade para assinar contrato que vai autorizar a duplicação da rodovia que liga as cidades de Itabuna e Ilhéus. “Retorno em breve para assinar o contrato da duplicação da rodovia Ilhéus- Itabuna, esse grande sonho que a região tem há muitas décadas. Muitos desses sonhos estão sendo materializados, como a barragem do Rio Colônia, a ponte de Ilhéus, o novo hospital da Costa do Cacau. São marcos históricos, que a região espera há muitas décadas”, afirmou.  O governador parabenizou a região pela realização da Expoita. “A feira é muito importante para a agricultura, pecuária, e produção de leite, como toda a atividade econômica da região de Itabuna”. Estima-se que cerca de cerca de R$ 10 milhões tenham sido movimentados desde a noite de abertura da exposição, na última terça-feira (26), entre leilões, feira de negócios e concurso de animais. “Durante esses dias de evento, nós temos a possibilidade de o pecuarista e o agricultor participar e ver o que há de melhor na agropecuária do Estado da Bahia, através de palestras, seminários. É um evento para o grande pecuarista e também para o pequeno produtor, pois é uma preocupação do Governo do Estado, de fazer crescer a cadeia produtiva como um todo”, afirmou o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Vitor Bonfim. De acordo com os organizadores, cerca de 250 mil pessoas visitaram o evento para aproveitar a programação variada com bovinos, equinos, feira de negócios, palestras técnicas, concurso leiteiro, marcha equestre, shows musicais e um parque de diversões. (Por: Tácio Santos / SECOM-BA)

Buerarema: Quadrilha armada explode cofres de banco e ‘toca terror’ em cidade

Uma quadrilha armada atacou uma agência do Banco do Brasil de Buerarema, no sul baiano, na madrugada desta terça-feira (3). A ação ocorreu por volta das 3hs. Segundo informações preliminares, o grupo estava a bordo de três carros. Os dois cofres da agência foram explodidos, o que deixou o estabelecimento parcialmente destruído. Conforme a TV Santa Cruz, moradores ficaram assustados. Além das explosões, os acusados dispararam várias vezes contra casas e prédios do centro da cidade. Até o local onde fica a sede da prefeitura foi atingido pelos tiros. Não há registro de feridos. No momento, a agência está isolada, aguardando agentes da Polícia Civil que vão fazer a perícia. Até às 8h30, não havia informações sobre quantia levada nem do paradeiro dos criminosos. (BahiaNotícias)

Secretaria de Turismo divulga a Península de Maraú ‘Faz Bem’ na maior feira de turismo das Américas

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Lazer, participou da 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo. O evento, considerado o maior e mais completo do setor nas Américas e no Hemisfério Sul e reconhecido como um dos mais importantes do mundo. A edição deste ano aconteceu na última quarta-feira, 27, na cidade de São Paulo, e reuniu dezenas de destinos internacionais. O evento teve duração de dois dias.  Para o Secretário Adjunto de Turismo de Maraú e Presidente da câmara de turismo da costa do dendê, Maurício Tavares a participação em eventos como a ABAV é importante para estimular e fechar negócios. “O turismo é líder mundial na geração de empregos, o setor cresce em âmbito global, temos que inserir e consolidar a península de Maraú nesse cenário. O setor é um dos indutores do crescimento econômico e desenvolvimento social”, enfatizou Maurício. Aproveitando a estadia na ABAV, a equipe da Secretaria de Turismo divulgou o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Implementação de Marketing Turístico e apresentou a Marca Turística da Península de Maraú na feira. Segundo Diretora de Turismo Lygia Costa, a península de Maraú precisava desse Plano para se consolidar ainda mais como um dos principais destinos, com o marketing adequado e uma marca turística. A marca foi criada em parceria com o Sebrae e foi um dos destaques na ABAV. A participação na feira é uma amostra de como a prefeita Gracinha Viana leva o turismo a sério. Maraú foi considerada um dos destaques do evento. (ASCOM – Maraú/BA)

Moro se diz ‘cansado’ e que trabalho da Lava Jato em Curitiba está no fim

Foto: Reprodução/Revista Veja

O juiz Sergio Moro afirmou nesta segunda-feira (2) que o trabalho da Operação Lava Jato em Curitiba se aproxima do fim, mas que “o movimento anticorrupção” no Brasil tomou outras formas e seguirá por outros caminhos. “Em Curitiba há os contratos da Petrobras e das pessoas que se beneficiaram deles. Elas já foram processadas, e acredito que está indo para a fase final. Mas o rótulo de Lava Jato existe, faz parte do movimento anticorrupção”, afirmou o magistrado, que conduz os processos da operação na capital paranaense. Moro esteve em São Paulo para receber uma homenagem da Universidade Notre Dame, dos EUA, com um título da instituição que já foi dado a personalidades como Madre Teresa de Calcutá. O prêmio foi entregue em um almoço no hotel Fasano. O juiz fez o mesmo discurso duas vezes –em inglês e depois em português. Ele não especificou a data em que a força-tarefa será completada no Paraná. “Boa parte do trabalho foi feita, mas isso não significa que não tem trabalho.” Ele negou a possibilidade de que os processos sejam enviados a um outro juiz: “Estou cansado, foi um trabalho duro, mas não há previsão concreta de tirar [o processo da] vara”.

DITADURA

A ditadura militar foi “um grande erro”, disse Moro na solenidade. A democratização, de acordo com o magistrado, trouxe novos problemas. “Houve abuso do poder público para benefício privado, e a democracia exige a regra da imposição da lei.” Os brasileiros, segundo o juiz, perceberam os efeitos perniciosos da corrupção durante o escândalo do mensalão, mas o movimento para combatê-la se fortaleceu. Para ele, acabou no país a era dos “barões ladrões” (referência ao fim do século 19, nos Estados Unidos, quando empresários se aproveitaram do Estado para enriquecer). Moro não respondeu se a aceitação ou não da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados poderia pôr essa tese em risco. “Não dei declarações durante o impeachment da presidente Dilma, não vou me colocar desta vez”, justificou. Denunciado sob acusação de obstrução da Justiça e participação em organização criminosa, Temer faz articulações com deputados para tentar barrar o seguimento da investigação.

ELEIÇÕES

“Quem fizer pesquisa eleitoral que inclua meu nome perderá seu tempo. Já fiz essa afirmação categoricamente”, disse o juiz. Seu futuro, disse, é como magistrado. Moro, que tem descartado concorrer a presidente, alcançou empate técnico com o ex-presidente Lula em simulação de segundo turno na última pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (1º). Esse hipotético confronto, de acordo com o levantamento, seria o único em que o petista não venceria o adversário. Quando um repórter estrangeiro lhe perguntou se a possibilidade de uma eleição de Lula, condenado por ele na Lava Jato, representaria o fracasso do trabalho anticorrupção, Moro não respondeu, afirmando que há outros processos em curso. Por fim, o magistrado defendeu as prisões preventivas, argumentando que “nunca foram usadas para forçar colaborações”. Afirmou que elas são um mecanismo que existe para proteger as pessoas e que a maioria das prisões determinadas por ele não foi revertida por instâncias superiores. Moro também fixou um tempo máximo de prisão a réus que negociavam delações, caso o acordo deles vingasse. A medida foi criticada por advogados. Em entrevista à Folha, em julho, o juiz disse que naquele caso houve colaboração, mas não havia um acordo final. E que o próprio Ministério Público pediu que fosse reconhecida a colaboração e dado o benefício. 

“Fui demitido por Beto Carioca a pedido da prefeita Suka”, diz Tiquinho de Bêda

Tiquinho de Bêda I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O ex-funcionário da Prefeitura de Ubaitaba, conhecido como Tiquinho de Bêda, esteve nesta segunda-feira (2/9), no programa Realidade Atual da Ubaitaba FM (87,9), para denunciar a Prefeita Suka (PSB). Segundo Tiquinho, após perde as eleições municipais pra sua adversária política, ficou desempregado, sendo que na semana passada o empresário Beto Carioca, proprietário da empresa PAVISA que ganhou as licitações para pavimentar parte dos bairros Zitão e Novo Olímpia esteve em sua residência lhe chamando para trabalhar como Apontador de Obras durante a pavimentação de ruas do Novo Olímpia. Acontece que cinco dias depois ele [Tiquinho] foi demitido pelo empresário. Ao perguntar para Beto Carioca o que aconteceu, ele [Beto Carioca] disse que a prefeita tinha pedido sua cabeça, e automaticamente Tiquinho foi demitido. A prefeita Suka negou e disse que jamais iria perseguir ninguém. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Prefeitura de Ubaitaba oferece assistência jurídica na Secretaria de Ação Social

Se você precisa de assistência jurídica e não tem como pagar um advogado nas áreas civil (especialmente problemas de família), é só procurar a Secretaria de Assistência Social – SEAST – que fica na Avenida Presidente Vargas, 171, e fazer a sua reserva de atendimento para ser atendido pela assistência jurídica do município. A Secretaria do Social, que está ofertando o serviço, funciona no turno da manhã. O dr. Gilberto Junior, advogado está atendendo todas as segundas-feiras. Essa é sua oportunidade de resolver suas situações como pensão alimentícia, divórcios, e outras orientações na vara da família. Mas fique atento os atendimentos são para as áreas civil e penal, mas não são para a área crime. E só atende as pessoas de baixa renda. Este é mais um serviço da prefeitura de Ubaitaba que tem se preocupado em atender bem ao cidadão, sendo uma parceira do seu dia a dia. (Ascom/Ubaitaba)