Ubaitaba Urgente

Prefeitura de Ubaitaba reivindica Luz para Todos e garante mais de 400 mil reais para o município

Em audiência na superintendência de Energia e Comunicação da Bahia, na última terça-feira(3/10), prefeita Suka Carneiro (PSB) reivindicou a ampliação do Programa Luz para Todos no município e saiu de lá com uma boa notícia, será destinado para Ubaitaba o valor da ordem de 410 mil reais, atingindo uma grande parte da população da zona rural. Até o momento 08 projetos já foram liberados para execução. Participaram da audiência o chefe de gabinete da deputada Fabíola Mansur, Emanoel Lima e o de Ubaitaba, Raimundo Fahning. Com essa conquista Ubaitaba que já passou por requalificação da iluminação pública na cidade, garante mais energia elétrica para todo o município. A parceria do Governo do Estado com o município é essencial para essas obras.(Ascom/Ubaitaba)

MP promete ‘tolerância zero’ ao nepotismo nos municípios baianos

A Procuradoria-Geral do Ministério Público da Bahia (MP-BA) enviou nota técnica aos promotores de Justiça reforçando a necessidade de ações firmes para combater a prática do nepotismo nos municípios baianos. O documento foi produzido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam). A nota técnica tem como base entendimento dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio de Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisões monocráticas proferidas em 2017, os ministros foram mais taxativos ao analisar o preenchimento de cargos políticos por familiares à luz da Súmula Vinculante nº 13, na qual a Corte aponta as situações que configuram nepotismo. O coordenador do Caopam, promotor de Justiça Luciano Taques, afirma que estas decisões partiram da compreensão de que a Súmula considera como nepotismo a pura e simples nomeação de cônjuge, companheiro, parente ou afim, até terceiro grau, para cargo político. Na nota, o promotor de Justiça explica que “a caracterização direta do nepotismo independe, nesses casos, da avaliação de qualquer outra circunstância, além da relação familiar ou afetiva. Ou seja: uma vez constatada essa relação, está caracterizado o nepotismo”.

NOVOS GESTORES

De acordo com o MP-BA, a nota amplia uma atuação que já vinha forte no ano passado, quando foram expedidas recomendações a mais de 60 municípios para exoneração de parentes, até o terceiro grau, de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e de vereadores que ocupassem cargos comissionados ou funções de confiança nos órgãos públicos. Com a posse dos novos gestores em janeiro deste ano, o MP-BA retomou a atuação com envio de ofícios, instauração de inquéritos, expedição de recomendações, elaboração de Termos de Ajustamentos de Condutas (TAC) e ajuizamentos de ações civis públicas. Até setembro deste ano, foram instaurados procedimentos em pelo menos 32 municípios que resultaram em quatro ações civis públicas e 37 recomendações e cinco TACs. Mas a ação do MP-BA ainda não incomoda os gestores em municípios como Itabuna, Ilhéus e Itajuípe. Nessas localidades, as primeiras damas são secretárias. Com informações do Pimenta

Em São Paulo, Obama diz que Coreia do Norte é “perigo real”

Em palestra realizada nesta quinta-feira, 5, em São Paulo, o ex-presidente dos EUA Barack Obama falou sobre alguns dos principais temas em debate no mundo no momento, como a ascensão de líderes populistas e nacionalistas, o crescimento da oposição à globalização, o aquecimento global e a disseminação de ódio na internet. Michelle Obama não o acompanhou no evento. Como principal estrela do Fórum Cidadão Global, promovido pelo banco Santander e pelo jornal Valor Econômico, Obama disse que o capitalismo e a economia de mercado permitiram a saída de bilhões de pessoas em todo o mundo da pobreza. Mas, segundo ele, a globalização afetou muitas comunidades nos países desenvolvidos que sofreram com a concorrência internacional, estimulando a percepção de que as famílias e seus filhos não conseguiram subir na escala social. “A grande questão, que todos enfrentamos, no Brasil, nos EUA, na Ásia e na África, é conseguir fazer com que a mudança funcione para todos e não somente para alguns, no topo da pirâmide”, afirmou Obama. Ao falar para uma plateia de cerca de mil pessoas, formada principalmente por empresários, executivos e clientes do banco, que pagaram entre R$ 2.500 e R$ 5.000 pelo ingresso, Obama reconheceu a necessidade de os EUA manterem seu poderio militar, mas também defendeu o uso da diplomacia para a solução dos principais conflitos globais. “A Coreia do Norte representa um perigo real, mas não podemos resolver os problemas só com tanques e aviões.” À tarde, segundo a agenda oficial, o ex-presidente deverá participar de um encontro com 11 jovens líderes brasileiros, com idade entre 23 e 36 anos, entre eles José Frederico Lyra Neto e Tábata Amaral de Pontes, ex-alunos da Universidade Harvard e cofundadores do movimento “Acredito”; Cássia Moraes, do Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas; Eduardo Leite (PSDB), ex-prefeito de Pelotas; Paulo Rogério Nunes, diretor do Instituto Mídia Étnica; e Felipe Neves, presidente do projeto Constituição na Escola. O encontro foi organizado pela Fundação Obama, cuja missão é apoiar a formação de novas lideranças nos EUA e em outros países. Na sexta-feira, ele deverá seguir para Buenos Aires, onde participará de um congresso sobre “economia verde”.

Correios divulga concurso com salários que podem chegar a R$ 4.900

Um concurso público para preenchimento de 88 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio/ técnico e superior foi divulgado pelos Correios nesta quinta-feira (5). Os salários vão de R$ 1.876,43 a R$ 4.903,05. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é a organizadora responsável pela seleção. Do total das oportunidades, 10% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros. As vagas de nível superior são para enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho júnior. As vagas de nível médio são para auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho. As inscrições custam R$50 para nível médio e R$70 para nível superior e podem ser feitas de 9 a 20 de outubro clicando aqui.

Hospital de Ubaitaba participa da campanha do Outubro Rosa

Fotos: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O Hospital São Vicente de Paula (HSVP) está participando da Campanha Internacional de Combate ao Câncer de Mama, Outubro Rosa. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que detalhes em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Acusado de estuprar a filha é morto dentro da Colônia Penal de Simões Filho

Foto: Reprodução

Acusado de estuprar a filha em fevereiro deste ano, na região de Mar Grande na Ilha de Itaparica, Antônio Marcos de Santana, de 41 anos, foi preso à época na Delegacia de Vera Cruz, onde ficou até agosto, quando foi para a Colônia Penal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo matéria do blog Mapele News, Antônio foi morto na tarde desta quarta-feira (4) ele foi morto dentro da unidade prisional. Ainda conforme a publicação local, a filha de Antônio Marcos relatou que sofria os estupros desde os 11 anos. Tal informação chegou aos detentos, que não sabiam qual o crime de Antônio. O detento identificado como Robemário Souza, conhecido internamente como “Itabuna”, teria combinado com outros presos o linchamento de Antônio Marcos, que foi espancado e morto ainda dentro da prisão. Ainda de acordo com o blog, Robemário confessou ser o mandante do crime e de ter participado do espancamento. Ele novamente recebeu voz de prisão e foi autuado por homicídio qualificado.

Revista Veja da próxima semana traz Bolsonaro na capa como ameaça

A revista Veja da próxima semana traz o deputado e pré-candidato a presidência da República, Jair Bolsnaro (PEN), em sua matéria de capa. Com a manchete “Ameaça Bolsonaro” a revista chama as ideias do político de extremistas e o seu discurso de insultuoso. O periódico também lembra que Bolsonaro já conta com apoio de 30 milhões de brasileiros e figura em segundo lugar nas pesquisas.

Ator Lúcio Mauro é internado em hospital do Rio de Janeiro

O ator global Lucio Mauro, de 90 anos, foi internado no último sábado (30) na Clínica São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro, para tratar de uma gastroenterite. No ano passado, o ator foi internado após ter um derrame em casa. Não há previsão de alta hospitalar.

Vereador é preso com carro roubado em Seabra

No final da noite de quarta-feira (4), as guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada prenderam o vereador do município de Novo Horizonte, Gean Carlos Santos de Oliveira, com um veículo roubado,  na cidade de Seabra. Na Delegacia Territorial de Seabra, a polícia descobriu que Gean responde em liberdade a um processo de homicídio. “Estamos nas ruas, patrulhando 24 horas as cidades desta região. Tolerância zero contra os criminosos”, declarou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

Sandro prestigia entrega de Título de Cidadão Aiquarense ao desembargador Sérgio Cafezeiro

O deputado estadual Sandro Régis (DEM) esteve, na última segunda-feira (2), na cidade de Aiquara prestigiando a sessão solene que marcou a entrega do Título de Cidadão aiquarense ao desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro. Várias autoridades também estiveram presentes, como o prefeito da cidade, Jositam Pimentel; o prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes; além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pequinho; do Dr. Gilson Fonseca, prefeito de Itagibá, que, na ocasião, representou o deputado estadual Leur Lomanto Jr; de representantes da Polícia Militar e Civil; e vereadores de vários municípios. Sandro Régis destacou a  participação de Sérgio Cafezeiro na administração pública do município de Aiquara. “Foi com imensa alegria que participei desse momento tão importante para o amigo Sérgio Cafezeiro. Ele é merecedor desse título pela magnitude de sua vida e também pela grandeza de seu trabalho”, ressaltou.

Motorista de ônibus morre após sofrer infarto a caminho de escola em Ilhéus

Ônibus foi parar em banco de areia às margens da pista I Foto: Divulgação/PM

O motorista de um ônibus escolar morreu após sofrer um infarto enquanto dirigia o veículo, na manhã desta quinta-feira (5), no Distrito de Banco da Vitória, na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o homem estava a caminho de uma escola, onde buscaria estudantes após a aula, quando quando ocorreu a situação. Conforme a PM informou ao G1, após o mal súbito, o motorista, identificado como Marivaldo Santos Nascimento, de 39 anos, ainda conseguiu tirar o ônibus da pista e jogar o veículo em um banco de areia, às margens da via. Nenhuma das pessoas que passava pela região ficou ferida. O motorista estava sozinho no ônibus, segundo a PM. Ainda de acordo com a polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado e esteve no local, mas a vítima já estava morta. Segundo a PM, o corpo do motorista foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, onde será periciado. Com informações do G1

Vereadores de Terra Nova pedem cassação de prefeita

Foto: Reprodução/Google Maps

A Câmara Municipal de Terra Nova (75 km de Salvador) aprovou nesta quarta-feira (04) um processo de impeachment contra prefeita do município, Neide de Paizinho (PDT), por supostas irregularidades em “pagamentos de horas extras” (segundo um vereador) e salários atrasados de profissionais da saúde.  Em áudio veiculado nas redes sociais, o vereador Pai de Santo (PMB) alega que na cidade há “médico indo embora, seis meses dentista sem receber”. “A prefeita está perdida. Ela queria colocar na cabeça de cada vereador que isso era do governo, mas a gente sabe que não é”. Ainda de acordo com o edil, o processo de afastamento deve durar 45 dias, incluindo o prazo para que a Justiça analise o pedido de afastamento que começará a ser elaborado pela Câmara.  O BNews entrou em contato com um vereador que apoia o processo.  Após pedir para não ser identificado, ele confirmou o ocorrido, mas não quis fornecer detalhes sobre a peça, alegando que seria “ruim falar isso de boca”. Procurada pela reportagem, a assessoria da prefeitura disse que soube da movimentação dos vereadores, mas que se posicionará apenas quando forem notificados oficialmente.

MP abre inquérito para apurar prática de nepotismo na prefeitura de Irajuba

Jerônimo Souza dos Santos I Foto: Reprodução/Blog Marcos Frahm

A Promotoria de Justiça de Santa Inês instaurou um inquérito civil para apurar a nomeação de parentes de agentes políticos na prefeitura de Irajuba, no centro-sul baiano. O ato tem como investigado o prefeito Jerônimo Souza dos Santos e quer explicações a respeito das nomeações de Diozino Honorato dos Santos Júnior na Secretaria de Administração; Juciara Souza de Oliveira na Secretaria de Educação; e Maristela Ribeiro Sena Souza como diretora de uma unidade escolar. Nesta quarta-feira (4), o Ministério Público estadual editou nota técnica de “tolerância zero” ao nepotismo como estratégia de enfrentamento à corrupção.  A nota do órgão orienta os promotores para que considerem nepotismo quaisquer nomeações de parentes de prefeitos até o terceiro grau para cargos políticos, a exemplo de secretários municipais. “A orientação técnica se baseia no entendimento mais recente dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio de Melo do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em decisões monocráticas proferidas em 2017, foram mais taxativos ao analisar o preenchimento de cargos políticos por familiares à luz da Súmula Vinculante nº 13, na qual a Corte aponta as situações que configuram nepotismo”, explica o MP. Segundo o coordenador do Caopam, promotor de Justiça Luciano Taques, estas decisões partiram da compreensão de que a Súmula considera como nepotismo a pura e simples nomeação de cônjuge, companheiro, parente ou afim, até terceiro grau, para cargo político. Em 2016, foram expedidas recomendações a mais de 60 municípios baianos para exoneração de parentes, até o terceiro grau, de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e de vereadores que ocupassem cargos comissionados ou funções de confiança nos órgãos públicos. Até setembro deste ano, foram instaurados procedimentos em pelo menos 32 municípios que resultaram em quatro ações civis públicas, 37 recomendações e cinco termos de ajustamento.

Justiça cancela contratos de shows de aniversário de Livramento de Nossa Senhora

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e cancelou as atrações do aniversário da cidade de Livramento de Nossa Senhora. A festa estava prevista para iniciar nesta quinta-feira (5). O juiz Antônio Carlos do Espírito Santo determinou o cancelamento de todos os contratos firmados com o Município para realização do festejo. A festa ainda aconteceria nesta sexta-feira (6) e na quarta-feira (11). Uma das atrações era a banda Patchanka. No documento, o promotor registrou que o “Executivo Municipal parece não se dar conta da gravidade da situação socioeconômica da população de zonas rurais que se encontram passando necessidades derivadas da estiagem excessiva”. Durante os festejos juninos, o Município gastou mais de R$ 600 mil e agora, menos de 100 dias depois, promove festas com gastos de R$ 50 mil com contratação de empresas e artistas, relatou Millen Castro. O Município teve a situação de emergência decretada e o prefeito determinou medidas de contingenciamento de despesas por conta da diminuição da receita para equilibrar as contas públicas. Com informações do Bahia Noticias

Morre segurança que ateou fogo em crianças em creche no Norte de Minas

Foto: Polícia Civil/Reprodução

O guarda que ateou fogo em crianças de uma creche em Janaúba, no Norte de Minas (relembre aqui), morreu no hospital na tarde desta quinta-feira (5). A informação é do G1. Damião Soares dos Santos era funcionário efetivo da prefeitura desde 2008 e pediu afastamento no mês de setembro alegando problema de saúde. Nesta quinta, ele foi à creche entregar p atestado médico e cometeu o crime. O homem jogou álcool nas crianças e nele mesmo e ateou fogo. Quatro crianças morreram no local. Ainda de acordo com a publicação, o Hospital Regional de Janaúba afirmou que cerca de 40 pessoas foram atendidas pela unidade de saúde, sendo que 25 foram internadas com queimaduras e 15, que estavam em estado de choque, já foram liberadas.

Segurança ateia fogo em crianças de escola em Minas Gerais; quatro alunos morreram

Um vigia noturno do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba, ateou fogo em crianças da unidade escolar na manhã desta quinta-feira (5). O segurança, que não teve sua identidade revelada, jogou álcool em algumas crianças e nele mesmo, em seguida ateou fogo. Quatro estudantes morreram, entre os 40 adultos e crianças que deram entrada no Hospital Regional de Janaúba.

A prefeitura do município decretou sete dias de luto oficial em solidariedade às famílias afetadas pela tragédia. O autor do crime trabalhava há oito anos e está em estado grave no hospital. A Polícia Militar informou que uma aeronave está no local para socorrer as vítimas e um avião do governo do estado segue de Belo Horizonte para Janaúba para transportar os feridos até o Hospital João XXIII, referência em tratamento de queimaduras. Com informações do Bahia Notícias

Em Maraú, PM prende homens armados com 38 na cintura

A polícia Militar de Maraú prendeu nas últimas horas dois elementos por suspeita de estarem praticando assaltos na zona rural do município. Foram presos, Cosme Santos de Matos, 25, e Miguel Pinheiro Sena Filho, 23. Com a dupla, a PM aprendeu dois revolveres de calibres 38, devidamente municiados. Segundo o delegado titular de Maraú, Drº Marcos Larocca, os dois meliantes são da cidade de Camamu, tem ligação com o tráfico de drogas e estavam no município com o intuito de roubar motocicletas. Ambos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com informações do Barra Grande News

Prefeitura de Itacaré entrega certificados do curso de comidas ancestrais

A Secretaria de Juventude Esporte e Cultura de Itacaré informa que já estão disponíveis os certificados dos participantes do curso de cozinha ancestral, realizado gratuitamente no primeiro semestre desse ano, através de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal. Os participantes do curso devem buscar os certificados na Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, sempre das 8 às 14 horas. O curso faz parte do Projeto Gastronômico Internacional que já foi apresentado em vários outros países. As aulas foram ministradas pelo babalorixá Pai Roberto, que além das dicas de culinária, também falou da importância do curso como alternativa de economia solidária. Participaram dessa etapa 30 alunos de Itacaré, entre cozinheiros, empresários, donas de casa, chefes de cozinha internacional e profissionais liberais das mais diversas áreas. Pai Roberto explicou que não foram apenas aulas mostrando como se faz, mas sim um curso onde os alunos tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa. O vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, participou da solenidade de conclusão do curso e explicou que além de apreender mais a lidar com a culinária ancestral, os participantes tiveram a oportunidade de ingressar no mercado empresarial e estão capacitados para abrir seus próprios negócios. Durante o curso os alunos aprenderam a fazer diversas iguarias como mungunzá, sarapatel, xinxim, feijoada, rabada, farofa d’água, efó, roupa velha, quiabada, moqueca de ovo, galinha de molho pardo, ou seja, comidas de senzala. A proposta da capacitação, segundo explicou o secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, foi é mostrar como o negro, com tão poucos recursos, faziam pratos tão saborosos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, salientou que esse é um projeto internacional apresentado nos Estados Unidos e que agora segue para o interior da Bahia. “A ideia é capacitar cada vez mais o nosso povo para que possam aproveitar melhor os alimentos e continuar fazendo comidas saborosas, atraindo mais clientes e aumentando ainda mais as suas rendas”, complementou o prefeito. A realização do curso foi da Associação Civil Filhos de Bárbara, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, deputado estadual Rosemberg Pinto, Sindicato Intermunicipal de Hospedagem, e Alimentação de Cairu, Itacaré e Valença, Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais da Fazenda e de Cultura.

Ubaitaba já tem dois casos de meningite confirmados

O município de Ubaitaba com cerca de 21.183 mil habitantes já tem dois casos de meningite confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde, só no mês de setembro de 2017. Uma das vítimas é uma senhora residente no centro. A mulher está com meningite bacteriana, considerada a mais grave e continua internada na UTI do Hospital Regional em Ilhéus.  O segundo caso envolve uma criança do distrito de Faisqueira que foi diagnosticada com meningite viral. A redação do UBAITABA URGENTE não teve conhecimento do estado de saúde da criança. (Redação: Jackson Cristiano)