Ubaitaba Urgente

Itabuna lidera ranking estadual de mortes de adolescentes, diz estudo

Foto: Reprodução/Vinícius Borges

O estudo que aponta os estados com maior número de adolescentes vítimas de homicídios no Brasil, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apontou também as 20 cidades, com mais 200 mil habitantes, que registra os maiores índices. Além de ser o quarto estado com maior número de homicídios de jovens entre 12 e 18 anos, a Bahia foi a unidade federativa que apresentou o maior número de municípios dentro desse ranking. As cidades que aparecem na lista entre as 20 com maiores médias são Itabuna, Camaçari, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Salvador. Quem lidera o ranking estadual é o município de Itabuna, com média de 11,88. A cidade baiana é a segunda com mais casos, ficando atrás apenas de Serra, no Espírito Santo, que lidera com 12,71. Já Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem o segundo maior índice do estado e o quarto maior do país, com 10,64. A cidade de Vitória da Conquista, a terceira do estado, aparece na 11ª posição entre as 20, com média de 8,12, enquanto Feira de Santana está na 18ª posição com 6,87. A capital baiana fecha a lista de municípios baianos entre as cidades acima de 200 habitantes com mais homicídios de adolescentes no país, com média de 6,87. Com informações do BNews

TCU determina bloqueio de bens de Dilma por prejuízo à Petrobras

Dilma Rousseff (PT) I Foto: Reprodução

O plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) determinou nesta quarta (11) o bloqueio de bens da ex-presidente Dilma Rousseff e de outros ex-membros do Conselho de Administração da Petrobras para ressarcimento de prejuízo causado à estatal no caso da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Além dos de Dilma, foram bloqueados os bens do ex-ministro Antônio Palocci, Claudio Luis da Silva Haddad, Fábio Colletti Barbosa, Gleuber Vieira e do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Segundo o tribunal, o dano causado foi de US$ 580 milhões. Ainda é possível recorrer da decisão. O bloqueio tem duração de um ano. Em 2006, quando a compra de Pasadena foi fechada, Dilma era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A estatal comprou 50% da refinaria americana por US$ 360 milhões. Em agosto, o plenário do TCU já havia condenado Gabrielli e o ex-diretor da área Internacional Nestor Cerveró pelo envolvimento de ambos na compra da refinaria. O tribunal determinou que ele deveriam ressarcir à estatal o valor de US$ 79,9 milhões (cerca de R$ 250 milhões), além de pagar multa de R$ 10 milhões cada um. O TCU também proibiu que ambos ocupem cargos públicos.

Prefeito de Itacaré discute estratégias para regularização de dívidas da agricultura

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou na tarde desta segunda-feira de uma reunião promovida pela Amurc em parceria com Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)onde foram discutidas alternativas para renegociação ou liquidação das dívidas dos agricultores familiares com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).O encontro teve como palestrante o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, que  apresentou as alternativas aos prefeitos e secretários de agricultura do Território Litoral Sul. O encontro aconteceu na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, em Itabuna, e destacou que cerca de 10 mil agricultores familiares da região podem ser beneficiados com a Lei 13.340, que segundo o representante do BNB, contempla todos aqueles que adquiriram operações de crédito rural até dezembro de 2006 e 2011. “A Lei vigora até 29 de dezembro, mas nós temos dito para os produtores que não deixem para o último momento, que procure o Banco do Nordeste, conheça a sua realidade e ele tenha condição de decidir pela regularização do débito”.

De acordo com o prefeito de Itacaré e presidente da Amurc, Antônio de Anízio, os agricultores familiares estão em situação de penúria, e por conta das dificuldades, tem buscado ajuda das prefeituras. “Esse encontro veio criar facilidades, onde o município pagando 1 % da dívida vai dar condições para que os agricultores tenham acesso ao crédito novamente. Tendo acesso ao crédito são recursos que serão injetados na economia local e isso vai ajudar a criar mais oportunidade de renda para as famílias”, declarou o gestor. O endividamento dos produtores rurais impossibilita o Banco do Nordeste conceder novos créditos a esses produtores. Consequentemente, o endividamento do município, que é a soma desses endividamentos dos produtores, impossibilita até aqueles produtores rurais que não tem crédito e não tem endividamento possa acessá-lo porque o município está com o índice de inadimplência superior ao que o programa do BNB permite em termos de concessão de novos créditos. A superintendente da Bahiater, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Célia Watanabe revelou que tem atuado na mobilização dos agricultores, com o objetivo de esclarecer, de dar informações e apoiar a ida dos agricultores para o processo de quitação das dívidas. “Além disso, a Bahiater tem o papel na mediação, seja na emissão de Documento de Aptidão ao Pronaf – DAP, seja no apoio e no acompanhamento da utilização do recurso”.

Número de católicos despenca para 52% no Brasil, aponta pesquisa

Com 300 anos de adoração celebrados nesta quinta-feira (12), Nossa Senhora Aparecida é reconhecida como padroeira de um Brasil cada vez menos devoto a santos. No país, 38% cultuam uma ou mais dessas figuras tidas como sacras para o catolicismo, segundo novo levantamento do Datafolha. Há dez anos, quando o instituto abordou o assunto pela primeira vez, metade dos brasileiros (49%) afirmava ter um “santinho” para chamar de seu. Quando Getúlio Vargas oficializou, em 1931, Aparecida como patrona nacional, era difícil esbarrar com um brasileiro que não se dissesse católico –no Censo que o IBGE fez nove anos depois, foi a religião declarada por 95% do povo. O santo já não é tão forte no Brasil de 2017, onde o número de católicos despencou para 52%, conforme Datafolha realizado em 27 e 28 de setembro, com 2.772 entrevistados de 194 cidades. Na contramão vêm os os evangélicos, que galgaram de 2,6% no levantamento de 1940 para os atuais 32%. E evangélicos, via de regra, não creem em santos nem nas suas imagens, por levarem ao pé da letra o mandamento atribuído a Deus pela Bíblia “não farás para ti ídolo de escultura”. Exemplo deu o apóstolo Agenor Duque (Igreja Plenitude do Trono de Deus), que em culto recente usou uma Coca-Cola para zombar da adoração a santos –citando um salmo bíblico que critica “ídolos” feitos pelas “mãos dos homens”, deu a entender que a garrafa PET simbolizava uma santa (“a boca dela não fala, o ouvido dela não ouve”) que jamais se equivaleria a Jesus Cristo, “o Senhor e salvador”. A escalada evangélica não basta para explicar por que santos já não são tão populares no Brasil. É preciso levar em conta o “desengajamento religioso admitido por parte da população”, diz o professor de sociologia da USP Ricardo Mariano. Ele não se refere necessariamente a quem não crê em Deus –e 98% dos brasileiros dizem acreditar, segundo o Datafolha. “Não quer dizer que esse grupo seja descrente, só que não tem filiação religiosa” (caso de 8% da população, contra 0,46% no Censo de 1940). Para o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, mais do que a “ameaça” evangélica, católicos deveriam ver na pesquisa uma amostra do “processo de secularização da nossa sociedade” e também de “fragmentação do cristianismo”. Antes, “todo mundo se dizia católico por falta de opção”. Agora, não: o menu cristão se ampliou, diz Borba. E perde terreno também o “catolicismo popular”, experiência típica do sincretismo religioso e nem sempre alinhada às diretrizes do Vaticano, diz Mariano –imagine a senhorinha que vai à Igreja Universal, consulta uma mãe de santo e paga promessa à Nossa Senhora Aparecida. “Nas últimas décadas, o pentencostalismo começa a ganhar um espaço tradicionalmente ocupado” por esse catolicismo à brasileira. O Datafolha revela que a proporção católica cresce entre os mais velhos (64%), nordestinos (62%) e em municípios com até 50 mil habitantes (61%). Pequenos centros urbanos são mais devotos: neles, 44% têm um santo de preferência, e em grandes cidades, 33%.

APARECIDA É POP

Uma coisa não mudou de 2007 para cá: Aparecida é pop. Entre os que adoram santos, a padroeira do Brasil é disparado a preferida, citada espontaneamente por 19% dos entrevistados. Num distante segundo lugar empatam São Jorge e Santo Antônio, com 2% de menções para cada. Em 2007, Aparecida detinha popularidade similar (18%). Para o padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional de Aparecida, o papel da “santinha” num Brasil aperreado por crises de ordem política, econômica e moral, continua central. “Pela figura materna que ela simboliza. O povo tem carência de alguém que dê colo neste mundo doido onde a gente vive.” Em 2007, a Igreja Católica lançou o “Documento de Aparecida”, que fala num “contexto mutante” em que “a aceleração das transformações sociais […] nos induz a pensar que toda tentativa de resposta já é uma ação caduca”, diz o livro “Nossa Senhora Aparecida e o Papa Francisco” (Planeta), coassinado por dom Raymundo Damasceno e dom Cláudio Hummes. Bispo emérito de Aparecida (SP), dom Damasceno afirma à Folha que a Igreja deve reagir aos “novos desafios” inovando também em seus “métodos e linguagens”. Em 2012, Bento 16 virou o primeiro papa tuiteiro.

Professor da Uesb morre após carro sair da pista e bater em árvores em Ilhéus

Um professor da Uesb [Universidade Estadual do Sudoeste] morreu em um acidente na manhã desta quarta-feira (11) em um trecho da BA-001 em Ilhéus, no litoral sul. O carro em que vítima – identificada como Flory Nonato dos Santos – trafegava chegou a bater em árvores às margens da BA-001, próximo de uma faculdade particular. Segundo o G1, uma câmera de segurança flagrou o acidente. Nas imagens, o veículo se desloca em uma reta, quando de repente perde o controle, sai da pista e bate em árvores. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Um irmão da vítima contou que o professor morava no bairro Ceplus e estava indo para casa, quando ocorreu o acidente. Ainda não há informações sobre o sepultamento do docente.

Homem mata a família e comete suicídio; filho de 9 anos escapou e chamou polícia

Um homem de 55 anos matou a facadas a filha de 14 anos, um enteado de 19 e a companheira de 37 anos na madrugada desta quarta-feira (11) dentro da residência onde a família morava em General Salgado (SP). Segundo informações do portal G1, ele cometeu suicídio depois de assassinar os familiares. O filho mais novo do casal, de 9 anos, conseguiu escapar após se esconder em um quarto da casa. A criança foi responsável por acionar a Polícia Militar ao ver seu irmão ser morto. A apuração do caso apontou que o homem era investigado por suspeita de abuso sexual contra a filha de 14 anos.

Aurelino Leal: Pedro Solage está internado em estado grave no Regional de Ilhéus

O ex-candidato a vereador de Aurelino Leal, Pedro Cirilo dos Santos Filho, (Pedro Solage), 53, residente no Bairro São Cosme, está internado em estado grave no Hospital Regional da cidade de Ilhéus. Pedro Solage foi vítima de um grave acidente com moto na noite desta terça-feira (10/11), na Rodovia Ilhéus-Uruçuca. Segundo informações, o acidente aconteceu na ponte, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual. A vítima foi encontrada caída e desacordada na pista. Pedro Solage foi socorrido por uma ambulância do município de Uruçuca. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

‘Trio do tráfico’ autuado em flagrante pelo delegado Adelino Loyola de Ubaitaba

Policiais Militares integrantes do PETO da 61ª CIPM/Ubaitaba prenderam na noite desta terça-feira (10/10), por volta das 22h, nas imediações do terminal rodoviário de Ubaitaba, três indivíduos identificados como Joeliton Santos de Lacerda, 23 anos, Edvaldo de Jesus Silva, 30 anos e Valfran Santos de Souza, 18 anos. Em poder dos meliantes a PM encontrou uma balança de precisão, R$ 79,00 em cédulas de dinheiro, 21 pedras de crack pequenas, 6 pedras de crack grandes, 1 bucha de maconha e material para embalagem de drogas acondicionados numa mala e uma mochila.

O trio foi denunciado por  transeuntes de estarem praticando tráfico de drogas. Os indivíduos estavam se preparando para pegar uma condução para a cidade de Ubatã, onde residem, quando foram interceptados pelos policiais. O delegado titular de Ubaitaba, Drº Adelino Loyola, autuou em flagrante os três elementos por tráfico de drogas e associação ao tráfico, os  quais seguem custodiados na DT de Aurelino Leal. (Redação/Fotos: Jackson Cristiano)

Bebeto discute com Ministro da Agricultura a reestruturação da Ceplac

Foto: Reprodução

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB/Bahia) participou, na tarde desta terça-feira, dia 10, de audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em Brasília. O encontro, que teve a participação de outros parlamentares e do secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, discutiu o processo de reestruturação da Ceplac, órgão que, mesmo vital para a lavoura cacaueira do sul da Bahia, vem sendo sucateado há anos. A reestruturação foi iniciada pelo Governo Federal em junho deste ano, com o objetivo de redesenhar e adequar a Ceplac à nova realidade do Ministério da Agricultura (Mapa). Na reunião, Bebeto defendeu a manutenção dos servidores que já estão lotados no setor e a contratação de outros como o primeiro passo para uma reestruturação efetiva. Na oportunidade, o parlamentar falou da necessidade de dar “condições a Ceplac de continuar a ser um órgão singular, mantendo suas funções de pesquisa e extensão”. Ao ministro Blairo Maggi, o deputado criticou as sucessivas tentativas de esvaziamento do órgão, que recentemente foi rebaixado ao status de diretoria do Mapa. Ao fim da reunião ficou acertado que um novo encontro será realizado com os parlamentares baianos no dia 8 de novembro, para amadurecer as pautas. “Vamos construir mais uma unidade em torno dos interesses da região. A Ceplac é nossa e deve ser mantida”, afirmou Bebeto.

Moradores quebram calçamento e pedem quebra-molas no Bairro Conceição em Ubaitaba

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Moradores da Rua Mario Vasconcelos no bairro Conceição destruíram parte do calçamento como forma de protesto pedindo um quebra-molas para o local. Segundo informações de um morador, o excesso de velocidade, principalmente por parte dos motoqueiros, tem provocado a indignação de alguns moradores, que inclusive já pediram um quebra-molas na prefeitura de Ubaitaba e até hoje não foi feito. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Filha de Beira-Mar assumirá mandato como vereadora

Foto: Reprodução

Fernanda Izabel Costa (PP) , filha de Fernandinho Beira-Mar, assumirá como vereadora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. É o que diz o jornal O Dia. Aos 32 anos, Dra. Fernanda Costa, nome de campanha da filha do traficante de drogas mais conhecido do Brasil, assumirá o cargo por conta do afastamento de Sebastião Ferreira da Silva (PP), o Chiquinho Grandão. Acusado de envolvimento com a milícia, ele teve a prisão preventiva decretada na última quinta-feira. Em sua primeira candidatura, em 2016, Dra. Fernanda teve 3.098 votos, que lhe deram a suplência. Pela Lei Orgânica do Município, assumirá o mandato 120 dias após o afastamento de Chiquinho Grandão. Ao Tribunal Superior Eleitoral, a cirurgiã-dentista declarou ter bens avaliados em R$ 140 mil. Fernandinho Beira-Mar, de 50 anos, está preso desde 2002. Suas condenações, somadas, chegam a 350 anos de prisão.

Mulher do traficante Nem é presa no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/Facebokk

Danúbia Rangel, mulher do traficante Nem da Rocinha, foi presa nesta terça-feira (10) na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ela foi detida na casa de um amigo e, já presa, não quis falar com os policiais. Ela afirmou que não sabe quase nada sobre o tráfico na Rocinha e que também não tem informações sobre Nem, já que, foragida, não o visitava na cadeia. A informação é do G1. Danúbia foi solta por ordem da Justiça em março do ano passado, apenas uma semana antes de ser julgada e condenada a 28 anos de prisão por tráfico, associação ao tráfico e corrupção. Desde então ela estava foragida.  Em abril deste ano, a defesa de Danúbia pediu que ela cumprisse a pena de maneira domiciliar, alegando que ela tem que cuidar da filha de 10 anos. Três desembargadores da 7ª Câmara Criminal avaliaram o caso. Dois foram contrários e um a favor da domiciliar, que acabou sendo recusado.  Mesmo expulsa da Rocinha a mando do traficante Rogério 157, Danúbia ainda teria influência na região, segundo investigação.

Lojas Guaibim da cidade de Camamu foi arrombada

Fotos: Ubaitaba Urgente

A Lojas Guaibim da cidade de Camamu foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (09/10). A loja fica localizada na Praça João Pessoa, centro da cidade. Os bandidos danificaram a porta da frente e praticaram o arrombamento. A redação do site UBAITABA URGENTE não soube informar se foi subtraída alguma mercadoria do local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Assaltante se assusta com a própria imagem no espelho e atira contra comparsa na Bahia

Um assaltante atirou contra o próprio comparsa em uma tentativa de assalto em Ibicoara, na Chapada Diamantina. O fato ocorreu no último domingo (8). Segundo a Delegacia Territorial, a suspeita é que o atirador se assustou com a própria imagem no espelho e desferiu um tiro que acertou o comparsa. A dupla tentava arrombar a casa de um empresário local, do ramo de transporte. Ao G1, o delegado Marco Torres contou que uma estrutura de espelho, que fica após a porta de entrada, deve ter causado espanto no assaltante. Vários tiros foram desferidos contra o espelho, sendo que um deles atingiu o comparsa. Ainda segundo o G1, o fato foi descoberto depois que o suspeito ferido buscou atendimento médico em um hospital do município de Barra da Estiva, a cerca de 20 quilômetros de Ibicoara. O homem ferido já tem passagem na polícia por assalto. Até o momento, o atirador não foi encontrado.

Oposição desconfia que anúncio de duplicação da BR-415 seja promessa eleitoreira

Deputado estadual Leur Lomanto Jr. I Foto: Reprodução

Um dia após o governo do estado promover o ato de assinatura que autoriza a duplicação da BR 415, que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna, na região cacaueira, a conclusão é de que ainda não foi aprovado o projeto executivo para a obra, que o governador Rui Costa (PT) prometeu iniciar em 90 dias. Além disso, não estão previstos recursos para a intervenção no orçamento de 2018. Diante dessas lacunas, a Bancada de Oposição questiona a assinatura do protocolo de intenções para uma obra ainda com pendências. O líder da Bancada, deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB), disse esperar que o governo não tenha usado apenas do artifício de lançar obras, às vésperas do ano eleitoral. “Que não seja mais uma promessa eleitoreira, como essa intervenção se resumiu nesses últimos dez anos do governo”, afirmou, destacando que a Oposição cumpre dessa forma o seu papel de fiscalizar para que os pleitos da população sejam atendidos. O líder lembrou que o DNIT autorizou o governo do estado a executar a obra, sendo os recursos provenientes de um convênio assinado com o Ministério dos Transportes em 2014, no valor de R$108 milhões, mas o projeto executivo ainda não foi reconhecido. O deputado Adolfo Viana (PSDB), alertou para o fato de o governador lançar uma obra que mais uma vez não sabe se vai tirar do papel, como fez com a Ponte Salvador -Itaparica e com o Centro de Convenções, fechado há mais de um ano. “Esperamos que dessa vez seja cumprida”, frisou. Em pronunciamento, o deputado Hildécio Meireles (PMDB) recordou que o ex-governador Jaques Wagner (PT) também autorizou em setembro de 2014, a duplicação da BR-415 com a presença do então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. “Anunciaram a época que a licitação seria finalizada em 45 dias e a expectativa era que a obra fosse entregue em dois anos. Agora ludibriam os baianos ao dizerem que a obra será iniciada em 90 dias, quando na verdade já sabem que não existem recursos para isso, já que o governo do PT quebrou o país. Fazem isso para depois colocarem a culpa no governo federal e tentarem atingir o prefeito ACM Neto de quem estão morrendo de medo. Esse é mais um jogo de encenação do governo Rui Costa”, criticou.

Projeto de Coronel prevê serviço 0800 gratuito via celular na Bahia

Foto: Josemar Pereira / Ag. Haack / bahia.ba

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), deseja que todo serviço de atendimento 0800 na Bahia, disponibilizado por empresas pública e privada, passe a receber ligações de forma gratuita via telefone celular também. Atualmente o serviço é concedido exclusivamente via aparelho fixo. Projeto de Lei nesse sentido foi apresentado à Mesa Diretora da Casa. Para o chefe do Legislativo baiano, como a função precípua dos serviços de atendimento 0800 é a resolução das demandas de “consumidores, clientes ou cidadãos”, faz-se pertinente que se recorra ao vertiginoso crescimento da telefonia móvel no País. Na justificativa, o parlamentar vale-se de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde apontam que o número da assinatura móvel no Brasil saltou de 133 milhões para 242 milhões no período compreendido entre julho/2008 a julho/2017. E de modo oposto, a telefonia fixa manteve-se estável no citado período, na faixa dos 40 milhões de assinantes. A iniciativa parlamentar, em seu Parágrafo Único, prevê ainda que as empresas “poderão substituir o atendimento 0800 gratuito via celular pela oferta de aplicativos gratuitos ou números de telefones que possam ser acessados via celular gratuitamente, a serem disponibilizados aos usuários dos seus serviços”. O autor do projeto entende que o mesmo vai otimizar e tornar mais eficiente a relação entre os prestadores de serviços e usuários. Angelo Coronel alicerça ainda sua argumentação com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD/IBGE-2013 –, que mostram que 51,3% das residências brasileiras usam apenas linhas móveis ou celular. E que as camadas mais desfavorecidas economicamente não dispõem de telefone fixo, o que reforça o caráter social da iniciativa. O chefe da ALBA destaca ainda que o celular se tornou um objeto de uso em elevada escala, em todas as estratificações sociais da população, o que leva o projeto a ratificar as facilidades que o celular atinge na vida das pessoas.

PRF-BA fiscaliza rodovias durante feriado de 12 de outubro

Foto: Reprodução

De quarta-feira (11) até domingo (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) instaurou na Bahia a Operação 12 de Outubro. Como o feriado caiu na quinta, a perspectiva é de 40% de aumento no fluxo de veículos nas rodovias baianas. De acordo com a PRF-BA, os dias de maior movimentação são os de saída (quinta e sexta) e de retorno (domingo). Levando em consideração dados de feriados similares, a polícia direcionou ações de prevenção e fiscalização para coibir excessos de velocidade, embriaguez, ultrapassagens proibidas e infrações envolvendo motos. Haverá patrulhamento ostensivo e reforço no policiamento nas rodovias federais com foco na diminuição dos índices de morte após acidentes de trânsito. A favor da fluidez nas estradas durante o período de grande circulação de carros, a portaria 21 e 24 de março de 2017 foi editada. O objetivo é proibir em determinados dias e horários, o trânsito de Combinações de Veículos de Cargas (CVC), portando Autorização Especial de Trânsito (AET), de Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), portando ou não a AET, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET. 

Fazendas da família de Geddel são desocupadas no sudoeste da Bahia

Foto: Reprodução

As fazendas da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima no sudoeste e no sul da Bahia, que foram invadidas por índios e integrantes de movimentos de lutas por terra, foram desocupadas. A informação foi confirmada ao G1 pelo advogado da família, como também pela Polícia Civil, nesta terça-feira (10). A ocupação mais longa, que durou 13 dias, ocorreu na Fazenda Esmeralda, que fica na zona rural do município de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Segundo o advogado Franklin Ferraz, oficiais da Justiça cumpriram mandado de reintegração de posse na sexta-feira (6). Ele diz que os oficiais foram acompanhados de forças militares, mas que a reintegração ocorreu de forma pacífica. O delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, que atua na região, confirma que a reintegração ocorreu sem confrontos. A Fazenda Esmeralda estava ocupada desde o dia 23 de setembro por índios da tribo pataxó Hã Hã Hãe. Eles afirmavam que a terra era sagrada e pediam demarcação. Com informações do G1

Oficial de justiça morre e pastor fica ferido em acidente dentro da Ceplac em Itabuna

Um oficial da Justiça do Trabalho morreu e um pastor ficou ferido em um acidente na tarde dessa terça-feira (10), ocorrido dentro da sede regional da Ceplac, situada às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna. As vítimas participariam de uma reunião do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na sede da Ceplac. Segundo o blog do Pimenta, o homem morto é o ex-funcionário da Ceplac, identificado como Liracir Ribeiro de Araújo, 55 anos, hoje na Justiça do Trabalho em Itabuna. O sobrevivente, Geraldo Meireles, é ceplaqueano e pastor da Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna. O veículo bateu no meio-fio em uma reta de cerca de mais de 2 quilômetros. Com a perda do controle da direção, o Honda Civic capotou várias vezes até parar 100 metros depois, já fora da pista, conforme relatos de testemunhas. Segundo informações do Blog do Pimenta, Geraldo Meireles está fora de risco. Sofreu lesão em um dos braços e há suspeita de ter deslocado a clavícula.

Câmara dos deputados deve votar hoje leniência para bancos

Uma das propostas legislativas mais polêmicas apresentadas este ano pelo governo Michel Temer ao Congresso, a Medida Provisória 784, que cria o acordo de leniência de instituições financeiras com o Banco Central, está prevista para ser votada hoje no plenário da Câmara. A base do governo corre contra o tempo para aprovar o texto na Casa e no Senado antes do dia 19, quando a MP perde a validade. Enquanto isso, dirigentes do primeiro escalão do BC agiram para evitar o acréscimo de um “jabuti” na proposta que está na Câmara, o que poderia prejudicar a tramitação.  O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que só colocará a MP em votação se o texto for modificado, ja que o texto ganhou “penduricalhos” ao passar pela comissão mista do Congresso. A medida provisória, além de tratar do acordo de leniência – espécie de colaboração premiada para empresas – estabelece novas regras de punição a instituições financeiras e instituições do mercado de capitais, reguladas pelo BC e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entre outros aspectos, ela determina parâmetros para a cobrança de multas de bancos e define as infrações que podem ser punidas. Pelo texto, bancos que cometerem delitos administrativos podem ser obrigados a pagar multa de até R$ 2 bilhões ou 0,5% da receita de serviços e de produtos financeiros. O limite anterior era de R$ 250 mil. Porém, quando foi editada, no início de junho, a MP foi alvo de duras críticas do Ministério Público Federal (MPF), que viu na proposta o risco de cerceamento do trabalho do órgão. A leitura era de que a proposta trazia inconstitucionalidades e poderia prejudicar a atuação do MPF na Lava Jato – cujas investigações estariam cada vez mais próximas do setor financeiro. Após meses de discussões entre BC e MPF, o texto da MP foi alterado e aprovado na comissão mista do Congresso que analisou a matéria. Os principais pontos foram mantidos, entre eles a criação do acordo com leniência, mas a proposta deixou mais claro que o novo marco punitivo a instituições versará apenas sobre delitos administrativos – e não sobre delitos penais, que são da alçada do MPF. Com informações do Estadão Conteúdo.