A seleção de futebol de Ubaitaba tem deixado seus torcedores animados com a sua boa campanha nos jogos intermunicipais de 2017. Neste domingo (17/9), a seleção viajou até a cidade de Nazaré e venceu a equipe de casa por 1×0. O gol foi de Ismaile que marcou aos 35 minutos do primeiro tempo e, a partir daí, Nazaré tentou uma reação mas Ubaitaba se trancou e conseguiu manter o resultado. No próximo domingo, dia 24, Ubaitaba jogará mais confortável com o apoio da sua torcida, a Tozuba, no estádio Felipe Miranda, dentro de casa. (Ascom/Ubaitaba)
No último sábado (16/9), a Secretaria de Educação (SEDUC) de Ubaitaba deu os primeiros passos para a aplicação do projeto “Leitura e suas Artimanhas” na rede municipal de ensino. O evento aconteceu no colégio CEU, e contou com a presença dos coordenadores, diretores e vice diretores. A Secretária de Educação, Roberta Carneiro, comentou que optou para iniciar esse projeto no último trimestre do ano propositalmente para que a equipe estivesse mais madura e pudesse realizar esse projeto de incentivo a leitura e contação de histórias dentro da escola de forma mais abrangente. Ao final do ano, para concluir esse projeto a Seduc promoverá um desfile com os alunos. (Ascom/Ubaitaba)
O PSDB ainda não anunciou seu candidato à Presidência da República em 2018, mas o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, já fez um prognóstico em que disputaria um segundo turno. Na segunda fase da disputa, ele coloca o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) como oponente, segundo informações da coluna Radar Online, da Veja. Assim, Alckmin deixa de fora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontado nas pesquisas de intenção de votos como o favorito ao pleito. No entanto, Lula já foi condenado a nove anos e meio de prisão e corre o risco de ser preso antes das eleições. Com essa atitude, o governador também ignora a disputa interna no PSDB, que tem o nome do prefeito de São Paulo, João Doria, também cotado para concorrer ao cargo.
Homenageada pelos seus 20 anos de filiação no PSB, a senadora Lídice da Mata participou do Congresso Estadual do partido na manhã deste domingo (17), em Salvador. Na ocasião, a parlamentar e seus correligionários defenderam sua candidatura à reeleição no Senado, compondo a chapa majoritária no próximo pleito. “Esse encontro mostra que o PSB está forte e que o partido busca o seu espaço na política da Bahia, sem abrir mão das suas bandeiras históricas a favor do povo baiano e da cidadania”, declarou Lídice, que também foi reconduzida ao comando da sigla no Estado.
O evento contou com cerca de 400 pessoas, dentre prefeitos da legenda e mais de 150 vereadores. Estiveram presentes ainda o governador Rui Costa (PT), seu vice, João Leão (PP), o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Vivaldo Mendonça e a prefeita de Ubaitaba, Suka. Durante o congresso foram debatidos assuntos como o cenário político nacional e local e os rumos do partido nas eleições de 2018. Além disso, foram eleitos os delegados que participarão do Congresso Nacional do PSB, que tem previsão de ser realizado nos próximos meses em Brasília.
Três mulheres, entre elas mãe e filha, morreram e dois homens ficaram feridos quando o veículo em que viajavam capotou várias vezes, na noite de sábado (17), na Rodovia Hermínio Feltrin (SP 308), em Piracicaba, interior de São Paulo. De acordo com testemunhas, o carro tentou uma ultrapassagem e capotou ao menos três vezes, indo parar no canteiro central, no km 158 da rodovia. Os cinco ocupantes foram lançados para fora do veículo – segundo a Polícia Militar Rodoviária, há suspeita de que todos estivessem sem o cinto de segurança. As vítimas retornavam de Rio das Pedras para Piracicaba quando aconteceu o acidente. Amanda Alexandra Lima dos Santos, de 23 anos, e Maria de Lourdes Marciano da Silva, de 51 anos, morreram no local. A filha de Maria de Lourdes, Mayara Marciano da Silva, de 22 anos, que estava dirigindo o carro, foi levada ao Pronto-Socorro do Piracicamirim, mas morreu quando recebia atendimento. O pai da condutora, João Carlos Teixeira da Silva e Weiton Fernando da Silva, que não tiveram as idades divulgadas, foram levados para a Santa Casa de Piracicaba. Os corpos das vítimas fatais foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. A perícia vai apurar se a condutora do automóvel tinha ingerido bebida alcoólica. Os corpos das três jovens seriam sepultados no fim da tarde deste domingo (17) no Cemitério da Vila Rezende, em Piracicaba. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas do acidente.
A Prefeitura Municipal de Maraú e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul – CDS-LS, estará realizando nesta segunda-feira (18), Audiência Pública sobre Regularização Fundiária do município de Maraú. Está ação faz parte do convenio 032/2015, assinado entre o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia. O evento vai acontecer no distrito de Ibiaçú e terá início as 09hs da manhã com a presença da Prefeita Gracinha Viana (PP). (Ascom/Maraú)
A prefeita Gracinha Viana, (PP), participou neste domingo (17/9), de reunião com representantes da Associação de Moradores da Comunidade do Brejo Mole. A reunião aconteceu na Escola Esperança. Também participaram do encontro o Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, Tinho Viana, os vereadores Dudu (PSL) e Paulino (PSL). Em sua mensagem, Gracinha Viana destacou os avanços obtidos no município, com destaque para os novos investimentos que estão sendo feitos agora no segundo mandato em toda zona rural. Na zona Rural, os avanços são perceptíveis. “No distrito de Ibiaçú estamos reconstruindo a praça, estamos ainda reconstruindo um antigo casarão para funcionar a Subprefeitura, já recuperamos por várias vezes todas as estardas da região, estamos ainda reformando e ampliando o Posto de Saúde, e vamos ainda construir uma nova escola no distrito. Tudo isso está sendo feito com recursos próprios. Estamos ainda instalando uma Fábrica de Chocolate na Santa Maria, já distribuímos milhares de alevinos para pequenos agricultores e em breve iremos ainda inaugurar duas pontes de concreto na região do Oricó Mirim e São Luis. Eu não posso também de deixar de agradecer aos nossos deputados Ronaldo Carletto e Eduardo Salles, sem eles, eu não teria conseguido”, disse Gracinha. A prefeita lembrou ainda que este ano é um ano de muitas dificuldades, financeiras devido a queda na arrecadação em todos municípios, mas que mesmo assim vem conseguindo manter Maraú no caminho do Desenvolvimento. (Ascom/Maraú)
Os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador e ligados, segundo a Polícia Federal (PF), ao ex-ministro Geddel Vieira Lima começaram a chegar ao imóvel nos últimos 12 meses, de acordo com reportagem da revista Veja. Segundo a publicação, que tentou seguir o rastro do dinheiro, tudo indica que os valores recolhidos pela polícia eram mesmo de Geddel e asseclas. Além disso, detalha a revista, a polícia estima que a soma tenha sido acumulada ao longo de apenas um ano. A dúvida é se os recursos vinham sendo obtidos há um ano ou se apenas foram transferidos para o apartamento nos últimos 12 meses. No entanto, informa a revista, a PF não tem dúvidas de que o imóvel funcionava como um banco clandestino. “Diversos moradores do prédio estavam assustados com o risco que acreditam haver corrido por terem dormido ao lado daquela fortuna”, destaca o texto.
Na manhã deste sábado (16), guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 20° Batalhão da Polícia Militar (Paulo Afonso) localizarem, após denúncia anônima, uma roça com pouco mais de mil pés de maconha, no povoado de Baixa das Pedras, município de Glória, distante 444 km de Salvador, na divisa com os estados de Pernambuco e Alagoas. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram capturados no local Carlos José de Sá, o ‘Carlão’, e Franciel de Melo Sá, mais conhecido como ‘Ciel’. Com a dupla a polícia apreendeu duas espingardas calibre 36, um revólver calibre 38, munições e 11 quilos de maconha prensada.
Os dois foram autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, na sede da 18ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Paulo Afonso. Ainda de acordo com a SSP, os pés de maconha foram queimados na própria roça. O comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Paulo Uzêda, lembrou que a população pode ajudar com informações, através dos números 181 (Disque Denúncia do interior) e 190. Com informações do BNews
O jornalista Marcelo Rezende morreu, neste sábado (16/9), aos 65 anos. O autor do bordão “Corta para Mim” lutava contra câncer no fígado e no pâncreas. Desde a última terça-feira (12), ele estava internado no hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo. Marcelo Rezende construiu carreira na televisão em programas policiais. Antes de morrer, o jornalista comandava o “Cidade Alerta”, da rede Record. A atração mostrava crimes e ações das forças de segurança. O apresentador, que deixa cinco filhos, também passou pela Globo, onde comandou o “Linha Direta”. Na RedeTV! esteve à frente do telejornal “RedeTV! News”. Em maio deste ano, Rezende revelou a descoberta do câncer durante entrevista para o “Domingo Espetacular”. Apesar do diagnóstico, o jornalista, com mais de 30 anos de carreira, dizia estar muito otimista em relação à cura. Em decisão polêmica, o apresentador decidiu abandonar a quimioterapia e seguir tratamentos alternativos para combater o avanço da doença. “Uma das coisas que me deixaram triste foi quando eu desisti da medicina tradicional e algumas pessoas, ainda bem que foram poucas, me chamaram de covarde. Mas como posso ser covarde se cada passo que eu dou é orientado pelo meu Pai. Portando, eu quero dizer uma coisa: foi a melhor decisão que eu tomei”, escreveu o jornalista.(Com informações do Metrópoles)
Foi encontrado às margens da BA que liga Camaçari a Dias D’Ávila o carro usado pelos bandidos que assassinaram o Policial Militar Jorge Nascimento na noite desta sexta-feira (15) (relembre aqui). Poucos metros após o carro, nas proximidades da Monsanto, também foi encontrado o corpo de um dos elementos envolvidos na ação criminosa. O soldado foi assassinado na noite desta sexta-feira (15) durante um assalto a um posto de gasolina na estrada da Cascalheira, em Camaçari. Segundo informações de testemunhas, ele foi atingido com um tiro na barriga e usava uma viatura despadronizada, encontrada posteriormente na Rotatória da Cetrel.
O apresentador Marcelo Rezende estaria com “séria falência em alguns órgãos”, afirmou na noite desta quinta-feira (14) o jornalista Vladimir Alves, colunista do programa “Melhor Pra Você”. Internado desde terça (12) com fortes dores e pneumonia grave, o apresentador do “Cidade Alerta”, da RecordTV segue no Hospital Moriah, Zona Sul de São Paulo. A situação estaria agravada por conta do câncer no pâncreas de fígado. Namorada de Marcelo, Luciana Lacerda postou uma foto dedicada ao apresentador. “Que Deus segure nas minhas mãos e na sua meu amor”, disse na legenda.
Uma operação em conjunto do Batalhão de Choque da Polícia Militar e Polícia Federal, na tarde desta sexta-feira (15), em Maraú, resultou na apreensão de um fuzil, uma carabina, uma espingarda calibre 12 e um revólver. A ação policial ocorreu após denúncia anônima de que um homem estava ostentando armas de grosso calibre em um veleiro no município. As armas e o homem foram encaminhados para a Delegacia da PF em Ilhéus. O armamento foi localizado com ajuda da cadela farejadora Andy, raça pastor malinois, do Batalhão de Choque (BPChq).
“Estamos aqui prontos para agir em qualquer circunstância. As forças de segurança na Bahia são unidas e a população é quem mais ganha com essa integração”, destacou o comandante do BPChq, tenente-coronel Paulo Guerra. As equipes continuam na região de Maraú fazendo varreduras em outros locais e apoiando as investigações da PF, que busca agora identificar o nome e a nacionalidade do acusado, que foi interrogado no início da noite desta sexta-feira. Com informações do Pimenta blog
O policial militar, soldado Jorge Nascimento, foi assassinado na noite desta sexta-feira (15) durante um assalto a um posto de gasolina na estrada da Cascalheira, em Camaçari. Segundo informações de testemunhas, ele foi atingido com um tiro na barriga e usava uma viatura despadronizada, encontrada posteriormente na Rotatória da Cetrel. De acordo com informações preliminares, os assaltantes estavam em um veículo GM, modelo Corsa Hatch, de cor preta e placa com final 337. Jorge Nascimento atuava no Serviço de Inteligência do 12° Batalhão de Polícia Militar de Camaçari. Com informação do BNews
Foto: Lucas Paulo Monteiro da Silva / Arquivo pessoal
Bandidos explodiram uma agência bancária do Bradesco na madrugada deste sábado (16) na cidade de Itagimirim, sul da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. A ação criminosa foi por volta das 1h50. Cerca de nove homens chegaram ao local e explodiram caixas eletrônicos da agência. Os suspeitos fugiram pela BR-101, sentido Eunápolis. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi acionado para fazer perícia no local. Não há informações sobre a identidade dos autores do ataque. Até a manhã deste sábado ninguém foi preso, informa o G1.
A história do relacionamento do ex-ministro Antonio Palocci com o ex-presidente Lula é digna de um filme de amor que termina em tragédia, com ódio mortal no final. Palocci entrou na história do PT como um médico de periferia, militante do movimento de esquerda Liberdade e Luta (Libelu), que logo ascendeu no partido, muito respeitado por Lula, mas que hoje se transformou num monstro para os petistas. Lula passou a nutrir uma admiração especial por Palocci quando ele ainda era prefeito de Ribeirão Preto. Foi o escolhido para substituir o prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002, na coordenação de sua vitoriosa campanha para presidente naquele ano. Eleito, Lula foi a Ribeirão Preto e fez um apelo em praça pública para que Palocci largasse a prefeitura e assumisse o Ministério da Fazenda de seu governo. Confiança máxima. O que não se sabia, e agora a delação desnuda, é que Palocci, a partir dali, passaria a ser o homem da mala de Lula, arrecadando recursos junto a empresários paulistas e até entregando dinheiro vivo ao ex-presidente. Na negociação de sua delação premiada com o Ministério Público Federal em Curitiba, onde está preso, Palocci já disse o que a ISTOÉ antecipou em maio: a Odebrecht disponibilizou R$ 300 milhões para o PT e Lula em 2010 e que seu assessor Branislav Kontiac, o Brani, chegou a entregar a Lula em 2012 mais de R$ 13 milhões em dinheiro vivo. Pessoalmente, Palocci diz que repassava pacotes com até R$ 50 mil para o ex-presidente. Quando alguém, que era carne e unha de Lula, dá detalhes como os fornecidos por Palocci, poucos duvidam da veracidade dos fatos.
DESVIOS NO INSTITUTO LULA
Na sua delação, Palocci conta como ajudou a gastar os R$ 300 milhões de Lula e do PT contabilizados no “departamento de propina” da Odebrecht. Lula, que tinha a alcunha de “amigo”, chegou a ter em um saldo de R$ 40 milhões em 2012 só para suas despesas pessoais. Mas só Palocci tinha autorização para sacar o dinheiro, como revelou o empresário Marcelo Odebrecht em depoimento ao juiz Sergio Moro. Palocci disse também aos procuradores que o ex-presidente desviou dinheiro doado ao Instituto Lula para custear despesas pessoais e de membros de sua família. De acordo com o ex-ministro, o caixa paralelo do instituto era administrado por Paulo Okamoto, presidente da entidade. Ainda no acordo de colaboração premiada, Palocci afirmou também que a atual presidente do PT, Gleisi Hofmann (PT-PT), se beneficiou das maracutaias do partido para ajudar empreiteiras. Segundo o ex-ministro, o PT ganhou R$ 50 milhões da Camargo Corrêa em 2009 para ajudar na anulação da Operação Castelo de Areia. Parte do montante foi repassada para a campanha de Gleisi em 2010. Com informações da Revista IstoÉ
Previstos para serem divulgados nesta sexta-feira (15), os resultados da primeira e segunda etapa do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram adiados para a próxima semana, no dia 22 de setembro. A informação foi anunciada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) através de nota. De acordo com a pasta, a alteração se deu por conta da complexidade e dimensão do concurso, o maior já promovido, contando com cerca de 150 candidatos. Os inscritos deverão conferir suas posições no site da Saeb, no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site do Instituto Brasileira de Formação e Capacitação (IBFC). Com informações do Varela Noticias
Três pessoas morreram e 31 ficaram feridas após um micro-ônibus cair em uma ribanceira na manhã desta sexta-feira (15) na serra da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) em Ubatuba. As informações são da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O micro-ônibus tem placas de Limeira e transportava 34 pessoas, entre elas 14 crianças, com destino ao litoral norte de São Paulo. Dois homens e uma mulher tiveram a morte confirmada. Segundo a polícia, são 26 vítimas leves e cinco em estado grave. As crianças foram levadas à Santa Casa de Ubatuba e passam bem. Apenas uma delas requer mais cuidados e, por isso, foi transferida para um hospital em Caraguá, informou a unidade médica. O pai dela também foi transferido para o mesmo local. Além deles, outros dois pacientes serão transferidos para o Hospital Regional de Taubaté. Entre as vítimas graves, está uma mulher socorrida com afundamento de crânio na queda. As demais vítimas também estão internadas no local e passam bem.
Nesta quinta-feira (14), policiais civis prenderam Francisco José Santos, de 21 anos, acusado de estuprar um menino de 12 anos, em junho do ano passado, na cidade de Itabuna, no interior da Bahia. Segundo a polícia, na época, o lavador de carros manteve a criança em cárcere privado e lhe obrigou a trabalhar. O delegado responsável pela investigação, Fábio José Simões, informou que o suspeito convidou o garoto para acompanhá-lo até a pousada onde estava hospedado, assim que o conheceu. O menino teria aceitado o convite, mas quando informou que precisava ir para casa, Francisco o impediu e estuprou. Ainda de acordo com a polícia, o acusado manteve o adolescente em cárcere privado e o obrigava a lavar carros, conforme a polícia. Quando forçava o menino a trabalhar, o suspeito mantinha vigilância para que a vítima não fugisse e ficasse com o dinheiro do serviço. A família do garoto registrou queixa do desaparecimento na polícia. Ao desconfiar das buscas da polícia, Francisco fugiu com o garoto para Ilhéus, onde foi localizado. A criança foi ouvida na delegacia de Itabuna e contou o que aconteceu no período em que foi sequestrada. O delegado vai apurar se Francisco também abusou de outras crianças.
Mais de 20 pessoas foram detidas em uma operação policial de combate a roubos a ônibus e tráfico drogas. A operação realizada pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerc) ocorreu no Conjunto Pilar, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (15). De acordo com a polícia, uma grande quantidade de maconha, embalagens para drogas e aparelhos celulares foram apreendidos. Os suspeitos serão conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos. Informações do repórter da Record TV Itapuã, Marcelo Castro.