Ubaitaba Urgente

Traficantes filmam tortura a garota de 19 anos em Eunápolis

 

As cenas de um vídeo que circula nas redes sociais estão deixando a comunidade da região estarrecida. Na gravação, uma jovem de 19 anos aparece sendo humilhada, espancada e torturada por um grupo de traficantes. De acordo com o site Radar 64, a selvageria foi em um sítio na região do bairro Alecrim, zona norte de Eunápolis. Dois homens surgem agredindo a menina com socos, chutes e um pedaço de madeira. Na filmagem de pouco mais de um minuto, um terceiro homem diz como quer que a garota seja agredida. Um quarto bandido registra tudo em um celular. A jovem implora para os marginais cessarem a pancadaria, pois daquela forma ela iria acabar morrendo. No fim do vídeo, um dos marginais chega a fazer um aceno para a câmera.Segundo a polícia, a jovem é moradora de Trancoso, distrito de Porto Seguro. Ela teve diversos ferimentos, mas não corre risco de morrer. Os policiais ainda não sabem em que dia ocorreu o espancamento. Ela é investigada por suspeita de envolvimento com um grupo de traficante de drogas. As investigações apontam também que a garota seria da mesma facção dos seus agressores, que já foram identificados e estão sendo procurados. A motivação do crime é apurada. Com informações da Radar 64

Atleta de 06 anos de Itacaré participa do Brasileiro de Stand UpSup e Surf

A atleta Pedro Veja, de 06 anos, estará representando Itacaré em Avaré, São Paulo, no SuperSup Brasil – Avaré Water Festival, um festival de esportes aquáticos que acontecerá de 14 a 17 de setembro reunindo as mais diversas modalidades como canoa havaiana, paddleboard e surfski, além do Stand Up SUP Race, válidas como terceira etapa do circuito nacional e que reunirá os melhores remadores do Brasil. Pedro Veiga disputará a categoria stand upracekidse é um dos favoritos na competição. O atleta itacareense também estará representando a cidade na terceira etapa do circuito AlohaSpirit Festival 2017, entre os dias 22 a 24 de setembro, na categoria surf, uma modalidade que começou a praticar a pouco tempo, mas que já é um dos grandes nomes do esporte. Na manhã da última quarta-feira (13/9), o atleta se encontrou com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que confirmou apoio da Prefeitura para que participasse dessas competições. De acordo com o prefeito, é importante que o poder público esteja incentivando esses atletas, não somente por estar representando a cidade a nível nacional e internacional, mas pelo reflexo que isso representa, despertando novas crianças, adolescentes e jovens para a prática do esporte. E esses apoios, segundo Antônio de Anízio, tem surtido efeitos positivos, já que os atletas de Itacaré vem sendo destaques nos mais diversos eventos em que participa. Para os familiares de Pedro Veiga, o apoio representa um incentivo e a certeza de que a Prefeitura de Itacaré tem compromisso com o esporte. Apesar de ter apenas seis anos, Pedro Veiga já coleciona uma história de títulos e de vitórias. Somente esse ano participou de etapas do Circuito Sul Americano Spirit na categoria SupRaceKids, onde ocupa a vice-liderança do ranking e disputa o título de campeão, participou de duas etapas do Circuito Brasileiro SupRace/SupWave, em Florianópolis e Salvador, onde é líder do ranking até o momento e é vice-líder do Circuito Baiano, dentre várias outras conquistas, além de ter participado recentemente da 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf, onde é vice-campeão kids masculino e é uma grande promessa do esporte. Para os itacareenses, o garoto é motivo de orgulho e ainda dará muitas alegrias para o esporte de Itacaré. (Ascom/Itacaré)

Governo decreta emergência em 173 municípios baianos

Devido à falta de chuvas em grande parte do estado da Bahia, o governo baiano publicou nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial do Estado, a situação de emergência em 173 municípios. O decreto segue instrução normativa do Ministério da Integração Nacional, que estabelece critérios para a decretar situação de emergência nas cidades, nos estados e no Distrito Federal. Após a publicação, a lista segue para a esfera federal, que pode fornecer auxílio complementar, inclusive financeiro. No estado da Bahia, o decreto de emergência em 173 municípios tem prazo de 180 dias, porque os baixos índices pluviométricos têm provocado “graves prejuízos às atividades produtivas”, a exemplo da agricultura e pecuária. Em março deste ano, o governo federal chegou a reconhecer a situação de emergência em mais de 100 municípios, número que chegou a superar os 300, por falta de chuva. A medida valia por 180 dias e o prazo que se encerra neste mês de setembro. Algumas cidades citadas no decreto de março continuam com baixos índices pluviométricos. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria a estiagem na maior parte desses municípios é comum entre os meses de março e novembro. Por isso, espera-se que até a primeira quinzena de novembro, volte a chover em algumas cidades. “Esse período [de março até novembro] é mais comum que chova na faixa litorânea do estado e em cidades do Recôncavo Baiano. Mas no restante da Bahia, principalmente no Centro-Oeste, o período é realmente seco, como sempre”, disse. A meteorologista explica que mesmo no período chuvoso entre novembro e março, em algumas cidades, “este ano choveu menos que o esperado, o que fez com que a situação se configurasse de uma forma complicada”. (NoticiasAoMinuto)

Falta de recibo de aluguel dificulta a defesa de Lula

A falta de comprovação de pagamento de um aluguel feito pelo ex-presidente Lula pode ser um dos principais elementos que o juiz Sergio Moro levará em conta para condená-lo pela segunda vez, adiantou a Folha de S. Paulo. A suspeita é um dos focos da ação penal na qual Lula foi ouvido na quarta. Na audiência da quarta-feira (13), Moro, Lula e a defesa discutiram por 12 minutos sobre como o ex-presidente pagava o aluguel do imóvel, em São Bernardo do Campo (SP) e tido como providenciado com propina da Odebrecht. Questionado por Moro, Lula se esquivou, atribuiu a responsabilidade sobre o aluguel à ex-primeira-dama Marisa Letícia, falecida em fevereiro, e prometeu ao juiz buscar comprovantes de quitação de aluguel, o que deixou o magistrado desconfiado. Lula respondeu que iria revirar seu “baú” atrás dos comprovantes e demonstrou irritação com a insistência do magistrado sobre o assunto. Moro falou que a defesa também não apresentou depósitos bancários e fez praticamente a mesma pergunta nove vezes: “Depois de formulada essa acusação no fim do ano passado, não foi possível levantar como isso foi pago, com as pessoas ao seu redor?” O petista respondeu com crítica ao Ministério Público Federal e repetiu a explicação de que desconhecia a falta de pagamento. Disse que soube do suposto favorecimento somente na semana passada, quando Costamarques prestou depoimento a Moro.

Câncer de Marcelo Rezende se espalha por todo o aparelho digestivo, diz colunista

De acordo com o jornalista Vladmir Alves, do programa “Melhor Pra Você”, da Rede TV!, o quadro do jornalista Marcelo Rezende é bastante grave e piorou nesta quinta-feira (14). Internado desde o início da semana com pneumonia grave, Rezende apresentou falência de alguns órgãos e respira com a ajuda de aparelhos. “Após avaliação, além de complicações em decorrência de um câncer no pâncreas que irradiou para o fígado, Marcelo apresentou quadro de pneumonia grave.  O câncer avançou e comprometeu todo o aparelho digestivo. Há, também, séria falência em alguns órgãos de Marcelo Rezende”, detalhou. O apresentador recebeu visitas nos últimos dias de Geraldo Luis, seu amigo, Luciana Lacerda, namorada, e Fabíola Gadelha, também muito próxima do comunicador. De acordo com informações do jornalista Felipeh Campos durante o “A Tarde é sua” desta quinta-feira (14), Rezende também teria recebido a visita de um pastor no quarto. Vale lembrar que mesmo lutando contra câncer no fígado e pâncreas, Rezende optou por fazer um tratamento considerado natural ao invés da quimioterapia. Rezende passou a seguir uma dieta extremamente rígida e vinha oscilando bastante na disposição física.

Prefeita de Barro Preto corta próprio salário e de alto escalão para evitar demissões

A prefeita de Barro Preto, Ana Paula (PMDB), enviou um projeto para câmara de vereadores solicitando o corte de 20% no seu salário e do primeiro escalão da administração para poder fechar as contas, com as perdas de recursos transferidos do Executivo estadual e federal. A prefeita afirmou que decidiu tomar essa medida para evitar demissões na prefeitura, por isso vai cortar o próprio salário. “A queda da arrecadação está sendo muito grande, por isso temos que cortar gastos para manter a máquina funcionando. O corte é para evitar colapso nos serviços essenciais, atraso de pagamentos e demissões”, justifica a prefeita. (Políticos do Sul da Bahia)

Geddel alega risco de ‘estupro’ em pedido de volta para prisão domiciliar

Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

A defesa de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) alegou risco de “estupro” na Penitenciária da Papuda, local em que o ex-ministro está recolhido desde a semana passada, em Brasília, e pediu que ele volte para o regime de prisão domiciliar em seu apartamento em Salvador. O requerimento foi negado pela juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que ressaltou o fato de os advogados do peemedebista terem usado informações “inverídicas” e “especulativas” na petição. A defesa se baseou em matéria publicada no portal “A Folha Brasil”, no dia da prisão do ex-ministro, noticiando que mensagens vazadas por familiares de detentos do Complexo Penitenciário da Papuda dariam conta de “ameaças de estupro” que teriam sido “enviadas aos políticos que estão cumprindo pena ou prisão preventiva”. Conforme a “reportagem” citada pelos advogados de Geddel, facções criminosas da unidade prisional teriam avisado aos acusados de corrupção que teriam de prestar serviços sexuais e domésticos aos demais internos. “Um famoso ex-deputado já está ‘casado’ com um traficante. Seus familiares estão pedindo intervenção da Justiça para que a violência e humilhação cessem o mais breve possível”, diz trecho do texto publicado no site. A defesa também alegou que a família do peemedebista teria recebido mensagem ameaçadora por rede social e que peças do procedimento criminal, além de imagens da audiência de custódia, teriam sido publicadas pela imprensa, o que seria um fator de exposição e risco. A petição alega que “qualquer lesão que aconteça a Geddel será de responsabilidade direta de todos os garantidores que se omitiram”. “Por fim, a defesa requer a imediata colocação do custodiado em prisão domiciliar, alegando ser esta a única forma de garantir a sua integridade física ou, em caso de entendimento diverso, pede sua alocação em batalhão de guarda da Polícia Militar”, narra o despacho da magistrada. Em resposta ao pedido, a juíza afirmou não ter competência para decidir sobre o pedido, uma vez que se trata de assunto da alçada da Justiça Federal. Ela argumentou que, a despeito disso, o pedido é baseado em notícia de caráter especulativo, pois, após a prisão de Geddel, os familiares dos presos de seu bloco nem os haviam visitado, ou seja, não poderiam ter tido contato com eles para saber de eventuais ameaças. “Soa um tanto estranho que essas mensagens tenham sido dirigidas ao ora custodiado, quando sequer havia divulgação relativa à unidade prisional em que seria alocado, em especial porque a matéria jornalística traz alguma informações inverídicas sobre a realidade das unidades prisionais do DF, inclusive quanto ao número de refeições disponibilizadas aos custodiados”, escreveu. A juíza acrescentou que Geddel não tem nenhuma prerrogativa ou garantia que lhe assegure custódia em sala de Estado Maior, na Polícia Militar. O ex-ministro foi preso na última sexta-feira, 8, após a Polícia Federal descobrir que escondia R$ 51 milhões em dinheiro vivo num apartamento em Salvador bem próximo ao local em que já cumpria prisão domiciliar. Ele está preso numa ala da Papuda que jáé destinada a internos vulneráveis, a exemplo de policiais que correm algum risco de ataque dos presidiários. O advogado de Geddel, Gamil Föppel, foi procurado pela reportagem, mas ainda não se pronunciou.

Homem é encontrado morto em canavial da cidade de Medeiros Neto

No fim da tarde desta quinta-feira (14/9), uma guarnição da 44ª Companhia Independente de Medeiros Neto (CIPM), foi informada que populares tinham localizado o corpo de um homem, com um extenso corte na região da garganta, em Nova Lídice, interior do município, cuja violência do golpe, quase provocou o degolamento.O corpo foi encontrado distante cerca de oito quilômetros do distrito, em um canavial, às margens de uma estrada vicinal. O delegado Maderson Dias, de plantão na sede da 8ª Coorpin, assinou guia e autorizou a remoção do corpo ao Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), para exames de necropsia. Segundo o delegado Maderson Dias, após os primeiros levantamentos do caso, há informações sobre um suspeito, mas, que maiores detalhes não podem ser revelados, para não atrapalhar as investigações. A vítima aparenta ter entre 35 e 40 anos e corpo aguarda reconhecimento formal por parte de parentes. O inquérito do caso será repassado à Delegacia Territorial de Medeiros Neto (DT), que vai continuar com as investigações em torno do caso. Com informações de Teixeira News

Jovem foi assassinado a tiros próximo ao cemitério de Itabela

Foto: Reprodução/Radar 64

Um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros por volta das 13 horas desta quinta-feira (14/9), na avenida Porto Seguro, no bairro Bandeirantes, região central de Itabela, próximo a um antigo cemitério. De acordo com testemunhas, foram ouvidos vários disparos de arma e fogo e logo após Pablo Caio Ribeiro foi encontrado caído no meio da rua. Segundo a Polícia Militar, ainda não há informações sobre a autoria dos disparos. O delegado Carlos Enes informou ao site Radar 64 que está aguardando a chegada da Polícia Técnica para ir ao local apurar mais informações sobre o crime. O corpo deve ser encaminhado ao IML de Eunápolis.

Preso vigilante que ateou fogo na ex-companheira em Barreiras

Depois de atear fogo na ex-companheira, por não aceitar o fim do relacionamento, o vigilante Herivelton Alves dos Santos, de 41 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na quarta-feira (13), no Loteamento Mimoso, em Barreiras, por policiais da Delegacia de Homicídios (DH).  Segundo a polícia, Herivelton é responsável pela morte da ex-companheira, a servidora pública Sandra Regina de Jesus Santos. A vítima morreu no dia 4 de maio de 2016, dez dias depois de ficar internada no Hospital do Oeste. Ela teve 95 por cento do corpo queimado pelo ex-companheiro, com quem teve quatro filhos. A mulher estava na casa de amigos quando foi atacada por Herivelton, que jogou álcool e ateou fogo na servidora pública. De acordo com o delegado Yves Silva Correia, da DH/Barreiras, Herivelton cometeu o crime por não aceitar o fim do casamento de 20 anos. “Parentes relataram que no tempo em que estiveram casados era comum a mulher ser agredida pelo vigilante quando abordava o assunto da separação” explicou o delegado.  Herivelton está preso no Complexo Policial de Barreiras, onde vai responder por homicídio qualificado. Se condenado, o vigilante poderá pegar até 30 anos de reclusão. Conforme da Ascom/ Polícia Civil.

Justiça nega prisão domiciliar ou militar a Geddel; defesa alega ameaça de presos

Geddel Vieira Lima (PMDB) I Foto: André Dusek/Estadão

A Justiça do Distrito Federal negou pedido da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima para que ele fosse transferido para prisão domiciliar ou uma prisão militar, como alternativa. Os advogados do peemedebista argumentam que Geddel é ameaçado por outros presos do Complexo Penitenciário da Papuda, no DF, onde ele cumpre prisão preventiva. Responsável pela decisão, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, avaliou que Geddel não corre riscos e destaca que ele está custodiado de forma adequada, em ala reservada aos presos com ensino superior. “Essencial registrar que as medidas necessárias ao resguardo da integridade física do custodiado vêm sendo adotadas pela direção da unidade prisional em que se encontra, não havendo, até o presente momento, nenhuma notícia de que ela tenha sido violada”, afirma a magistrada. Em prisão domiciliar desde o dia 13 de julho, Geddel voltou ao regime fechado, preventivamente, na última sexta-feira (8), após a Polícia Federal apreender R$ 51 milhões em espécie em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, que estaria sendo usado por ele para guardar documentos de seu pai, morto no ano passado.

Maiara e Maraisa são condenadas por não tocarem no Forró Ticomia em Ibicuí

Maiara e Maraisa perderam um processo movido contra elas por “foliões” do Forró Ticomia, realizado em Ibicuí, no dia 24 de junho, evento privado de São João do interior da Bahia. Uma das atrações principais da festa, a dupla faltou ao show por motivos de logística e segurança alegando não haver condições de voos noturnos partindo de Senhor do Bonfim, onde elas se apresentaram antes.  Na época, por meio de nota divulgada para imprensa, a direção do evento chamou de ausência injustificada o não comparecimento da dupla na festa. “Quanto à ausência, injustificada da dupla Maiara & Maraísa, vimos expressar veemente repúdio a este fato, lamentando que o mesmo vem acontecendo em diversos eventos, com a aquiescência de alguns empresários artísticos, que denotam total falta de respeito aos clientes contratantes, aos seus fãs e ao público, de modo geral”, informa trecho da nota. No entanto, as artistas foram processadas por dois consumidores, que adquiriram os ingressos para festa e foram surpreendidos com a ausência da dupla. A reportagem do BNews teve acesso à decisão do juiz, que considerou descumprimento por parte da dupla, condenando-as em ” R$2.000,00 (dois mil reais) [CADA], a título de indenização por dano moral, valor este a ser devidamente acrescido de correção monetária e juros de mora a partir desta decisão até o efetivo pagamento, conforme Súmula 362 do STJ”. Sobre a justificativa das cantoras, divulgada em nota oficial, o juiz disse que “não elide a responsabilidade dos Réus, pois agendaram o show da dupla, cientes de que haviam outras apresentações agendadas, pelo que assumiram o risco da ocorrência de situação que pudessem impedir a apresentação”. Ainda de acordo com a setença, os representantes das artistas “não trouxeram aos autos qualquer documento que demonstre excludente de responsabilidade pelo ocorrido, restando claro que houve evidente descumprimento do contrato firmado e não apresentação da dupla sertaneja”. Em contato com o BNews, o advogado Luiz Vasconcelos, representante dos consumidores, esclareceu que o processo envolve apenas o público e as artistas, sem nenhum tipo de envolvimento com o Forró Ticomia e sua produção e/ou empresários na causa. O advogado também destaca que, apesar da setença, o processo ainda está em prazo para recurso, podendo assim a produtora das artistas recorrer das decisões.

Gracinha Viana vai à SUDESB em busca de ‘Núcleo de Canoagem’ para Maraú

A Prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), participou nesta quarta-feira (13/9) juntamente com o deputado Eduardo Salles (PP) e o presidente da Federação Baiana de Canoagem, Figueiroa Conceição, de uma audiência com o diretor geral da SUDESB (Superintendência de Desportos da Bahia), Elias Nunes Dourado. Gracinha e Eduardo Salles solicitaram a implantação de um Núcleo de Canoagem para o município. Atualmente Maraú possui um projeto de canoagem que atende 60 crianças, treinadas pelo técnico Figueiroa. O projeto é custeado pela prefeitura, mas só dispõe de três canoas, e a intenção é que o município seja sede de um Centro de Canoagem, assim como Ubaitaba, Ubatã e Itacaré.  A Confederação Brasileira de Canoagem cedeu 13 barcos profissionais para cada um desses centros. O Governo do Estado disponibilizou o centro de canoagem, que custa em torno de R$ 1 milhão cada e a SUDESB também, por meio do governo, entrou com a parte de capacitação, treinamento, entre outros. “Para darmos prosseguimento à implantação do centro em Maraú, primeiro, iremos a Curitiba para conseguir com a Confederação os 13 barcos para o município”, disse Eduardo. Gracinha Viana e Eduardo Salles também solicitaram ao governador a implantação do centro que, caso não consiga ser efetivado imediatamente, o município vai buscar para que o treinamento seja feito pela SUDESB. O diretor geral Elias Dourado, pediu que a prefeita Gracinha encaminhasse um ofício à SUDESB solicitando o núcleo de canoagem para que o órgão possa intervir no que for possível junto à Confederação. (ASCOM – Maraú/BA)

Coreia do Norte diz que vai afundar Japão e reduzir EUA a cinzas

Uma agência estatal afirmou que a Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira (14) usar armas nucleares para “afundar” o Japão e reduzir os Estados Unidos a “cinzas e escuridão” por apoiar uma resolução e sanções do Conselho de Segurança da das Nações Unidas (ONU). As resoluções vieram após o mais recente teste nuclear do regime norte-coreano, segundo a Reuters.  De acordo com o portal G1, o Comitê da Coreia para a Paz na Ásia-Pacífico, que lida com os laços externos e propaganda da Coreia do Norte, também pediu pela dissolução do Conselho de Segurança, que chamou de uma “ferramenta do mal” constituída por países “subornados” que avançam sob ordem dos Estados Unidos. “As quatro ilhas do arquipélago devem ser afundadas no mar por uma bomba nuclear do Juche. O Japão não é mais necessário para existir perto de nós”, disse o comitê, em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal norte-coreana. O Juche é a ideologia governista da Coreia do Norte que mistura marxismo com uma forma de nacionalismo isolado pregado pelo fundador do Estado, Kim Il Sung, avô do atual líder norte-coreano, Kim Jong Un, ainda de acordo com a agência Reuters.

Reitor da UFSC é preso em operação da PF contra desvio de recursos da modalidade EAD

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luís Carlos Cancellier de Olivo, foi preso nesta quinta-feira (14) pela Polícia Federal. O mandado judicial foi cumprido no âmbito da Operação Ouvidos Moucos, que tenta desarticular uma organização criminosa que teria desviado recursos para cursos de Educação à Distância (EAD) da UFSC. Segundo o G1, a chefia de gabinete da reitoria se disse surpreendida pela operação, que não teve acesso ao processo e deve se reunir para decidir quais medidas serão tomadas. São cumpridos sete mandados de prisão temporária, cinco de condução coercitiva e 16 de bsuca e apreensão em Florianópolis, Itapema e Brasília, inclusive, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Justiça Federal determinou que a unidade central da Capes forneça imediatamente à PF acesso integral aos dados dos repasses para os programas EAD da universidade catarinense. A Operação Ouvidos Moucos é feita em conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União, e seu nome faz referência à desobediência reiterada da gestão da UFSC aos pedidos e recomendações dos órgãos de fiscalização e controle. Luís Carlos Cancellier foi eleito em 2015 para o mandado entre 2016 e 2020. As investigações indicam professores da UFSC, especialmente do Departamento de Administração, empresários e funcionários de instituições e fundações parceiras teriam desviado bolsas e verbas de custeio por meio de concessão de benefícios a pessoas sem qualquer vínculo com a universidade. Por exemplo, bolsas de tutoria foram concedidas para pessoas sem qualquer vínculo com as atividads de magistério superior em EAD. “Inclusive parentes de professores que integravam o programa receberam, a título de bolsas, quantias expressivas, além disto também foram identificados casos de direcionamento de licitação com o emprego de empresas de fachada na produção de falsas cotações de preços de serviços, especialmente para a locação de veículos”, concluiu a PF. Em casos mais graves, professores eram coagidos a repassar metade dos valores das bolsas recebidas para professores envolvidos com fraudes. A investigação apontou também uma série de vulnerabilidades nos instrumentos de controle e fiscalização dos repasses efetuados pela Capes no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil. A alta administração da UFSC também exerceu pressão sobre integrantes da Corregedoria da Universidade que realizavam internamente a apuração administrativa.

PF faz buscas na casa do ministro Blairo Maggi após delação de ex-governador

Foto: Reprodução / TV Globo

Agentes da Polícia Federal cumprem mandado de busca e apreensão no apartamento do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na manhã desta quinta-feira (14). A ação ocorre após o ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) acusar Maggi de participar de um esquema de corrupção no estado. De acordo com o G1, a diligência ocorre em um condomínio na Asa Sul, zona nobre de Brasília. Silval relatou em colaboração premiada que o senador Cidinho Santos (PR-MT) prometeu ajuda de Blairo, do atual governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB); e do senador Wellington Fagundes (PR-MT) para que ele não fizesse delação premiada. Na delação, Silval Barbosa contou como funcionava o esquema de corrupção no governo, já que foi vice-governador no segundo mandato de Blairo, de 2007 a 2010. Neste ano, Silval assumiu o governo quando Maggi se desincompatibilizou do Executivo para concorrer ao Senado. O delator foi preso há dois anos, acusado de receber propina na distribuição de incentivos fiscais. Em junho deste ano, foi autorizado a cumprir a pena em regime domiciliar.

Prefeitura de Maraú acelera ritmo das obras de reconstrução da praça de Ibiaçú

A tão sonhada reforma da praça São Lourença em breve se tornará mais uma realidade da atual gestão da prefeita Gracinha Viana. Um sonho e promessa de campanha que está sendo concretizado em beneficio da população. O Distrito de Ibiaçú terá mais opções de lazer com a revitalização da praça que faz parte de um pacote de obras executas pela prefeita Gracinha Viana (PP) na comunidade.  “Nunca fomos tão valorizados, quanto estamos sendo agora, é uma obra de muita importância para nossa comunidade. A prefeita Gracinha de fato vem cumprindo o que nos prometeu. Nós teremos mais opções de lazer, principalmente à noite. Vamos nos encontrar todas as noites para bater papos com os amigos”, frisou Jorge, morador da localidade. A prefeita Gracinha vem realizando ações que valorizam o povo da zona rural e além da Praça, continua em obras a construção da subprefeitura, a ampliação do Posto de Saúde da Família e em breve será assinada a ordem de serviço da construção de mais uma escola.  Esquecida pelos antigos gestores, a praça de Ibiaçú foi completamente destruída. “O projeto desta praça ficou muito bonito e será um atrativo para os moradores de Ibiaçú, na praça iremos colocar até parque de diversão para as crianças,” disse o Secretário de Infraestrutura e Obras, Ecles Viana (Tinho). (ASCOM – Maraú)

Morre aos 78 anos o ator Frank Vincent, de ‘Família Soprano’

Morreu nesta quarta-feira (13) o ator norte-americano Frank Vincent, aos 78 anos. De acordo com informações do site TMZ, o artista não resistiu às complicações de uma cirurgia cardíaca.  Em 41 anos de carreira, Vincent atuou em diversos filmes do diretor Martin Scorsese, incluindo ‘Touro Indomável’ (1980), ‘Os Bons Companheiros’ (1990) e ‘Cassino’ (1995).  O artista ficou conhecido, no entanto, pelo personagem Phil Leotardo da série ‘Família Soprano’.O ator também atuou na série ‘Law & Order’.

Funaro diz que entregou caixa com R$ 1 mi a Geddel a pedido de Temer

Lúcio Funaro, que é apontado como operador financeiro do PMDB, disse que pegou, no escritório do assessor especial e amigo íntimo do presidente José Yunes, uma caixa contendo R$ 1 milhão em espécie a pedido de Michel Temer. A declaração consta no anexo 8 do acordo de delação premiada do doleiro, firmado no dia 22 de agosto, com a Procuradoria-Geral da República (PGR).  Segundo informações de O Globo, a missão de Funaro seria pegar o montante e encaminhá-lo para Salvador (BA), aos cuidados de Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria Geral do governo e também amigo de Temer. Ainda conforme Funaro, os recursos seriam provenientes de caixa 2, pagos pela Odebrecht, após negociação feita pelo próprio presidente e pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. A informação do doleiro dá força à suspeita de que o partido estava guardando dinheiro “vivo”, na Bahia, com o objetivo de utilizá-lo em campanhas eleitorais, provavelmente no próximo ano. Foi em Salvador que a Polícia Federal descobriu R$ 51 milhões, guardados dentro de malas e caixas, em um apartamento que teria sido emprestado a Geddel, segundo relato do proprietário do imóvel. Digitais do ex-ministro chegaram a ser encontradas em um dos pacotes. Geddel, que cumpria prisão domiciliar, foi levado para Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, na última sexta-feira (8). Já o doleiro Lúcio Funaro também está preso, desde 2016, alvo da operação Lava Jato.

Geddel será afastado do partido por 60 dias, diz cúpula do PMDB

Foi formalizada nesta nesta quarta-feira (13) pela cúpula do PMDB o afastamento do ex-ministro Geddel Vieira Lima do partido por 60 dias. Ele está preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, desde a semana passada. Geddel pediu licença de suas funções como primeiro-secretário da direção nacional da sigla. O ex-ministro já estava afastado da presidência do PMDB na Bahia desde julho. A licença de Geddel foi costurada com dirigentes do partido, em uma tentativa de isolar a crise aberta pela prisão do ex-ministro e amenizar a contaminação do presidente Michel Temer pelo episódio. O episódio também servirá para abrir caminho para o afastamento de outros integrantes do PMDB, como a senadora Katia Abreu (TO), que responde a um processo de suspensão por fazer declarações públicas contra a cúpula do partido.