Após mais de 10 anos sem a visita de um governador na cidade, a prefeita Suka mostra prestígio junto ao governo estadual, com a vinda de Rui Costa a Ubaitaba na próxima sexta-feira, 22. Na oportunidade, o governador irá assinar essa importante ordem de serviço para a área esportiva da “Cidade das Canoas” e de Isaquias Queiróz, além de outras ações que serão anunciadas durante a visita.
A Construção desse centro representa um sonho para os Ubaitabenses que sempre buscaram melhorias para a Canoagem local que é destaque internacional e não tem um local de treinamento adequado. A chegada do governador está prevista para as 09h da manhã e acontecerá na Avenida Beira Rio, em Ubaitaba, próximo a atual Associação de Canoagem. (Ascom/Ubaitaba)
O presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo (COOTAM), Reginaldo Souza de Oliveira, de 37 anos, foi morto com vários tiros no interior do próprio veículo, no povoado de Pernambuco, município de Muritiba, na noite desta segunda-feira (18). Reginaldo chegou a ser socorrido por familiares e levado para a UPA de Cruz das Almas, mas não resistiu aos ferimentos. O óbito foi constatado pelo médico plantonista. De acordo com informações de populares ao blog Forte na Notícia, a vítima foi encontrada agonizando no interior de uma Sprinter branca, próximo a casa onde morava, por volta das 19h10. Prestes a completar 5 anos na presidência da Cooperativa, ele ficou conhecido por implementar idéias inovadoras que resultaram em melhorias no transporte alternativo que atende a microrregião de Cruz das Almas. Bastante abalados com o ocorrido, colegas de profissão evitaram falar com a imprensa sobre o assunto. O corpo deve ser removido para o IML de Santo Antônio de Jesus. A Polícia Civil de Muritiba vai investigar a autoria e motivação do crime. Ele deixa a mulher e dois filhos.
A Polícia Federal deflagrou duas operações simultâneas na manhã desta terça-feira (19), batizadas Chronos e Syagrus, que cumprem 8 medidas cautelares, dez mandados de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão nas cidades baianas de Palmas de Monte Alto, Aracatu, Riacho de Santana e Botuporã. De acordo com a PF, as duas ações são resultado de inquéritos policiais da Delegacia da PF em Vitória da Conquista para apurar fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação diária nas dependências de prédios dos municípios de Aracatu e de Palmas de Monte Alto, referente ao período entre os anos de 2014 e 2017. A apuração aponta que a mesma empresa, que venceu as licitações nos dois municípios, era de “fachada”, com parte dos empregados contratados sendo funcionários “fantasmas” ou prestando serviços em estabelecimentos já totalmente desativados, a exemplo de dezenas de escolas. Os valores recebidos pela empresa eram repassados a servidores municipais ligados ao ex-prefeito de Palmas de Monte Alto ou a familiares do atual prefeito de Aracatu – estes utilizavam apenas parte do dinheiro para remunerar pessoas da zona rural ou adolescentes para a execução do contrato, e o restante era apropriado indevidamente. Os atuais prefeito e secretário de Administração e Finanças de Aracatu e servidores públicos de Palmas de Monte Alto foram afastados. A investigação aponta também que entre abril de 2014 e maio de 2016, a prefeitura de Palmas de Monte Alto repassou à empresa, ao todo, R$ 652.297,20. Já a Prefeitura de Aracatu, a partir da celebração do contrato, em 2015, até hoje, repassou R$ 4.064.217,25 – desse montante, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o bloqueio de R$3.192.388,27. Os nomes das operações fazem menção aos nomes das cidades: Syagrus é referência à palmeira catolé, comum na época da fundação do município de Palmas de Monte Alto. Chronos é referência à Deusa do Tempo, já que a origem do nome Aracatu é “tempo bom, tempo firme”.
O Palácio do Planalto se preocupa atualmente mais com a possibilidade do ex-ministro Geddel Vieira Lima fechar um acordo de delação premiada do que com a última denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República na semana passada contra o presidente Michel Temer. De acordo com informações do jornal O Estado de S. paulo, auxiliares próximos a Temer avaliam que, nesta segunda acusação formal oferecida pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, por organização criminosa e obstrução de Justiça, ele terá um placar mais favorável do que a primeira — em agosto, quando a denúncia era por corrupção passiva, 263 deputados votaram contra o prosseguimento da acusação. A situação de Geddel, no entanto, é visto pela cúpula do governo como “praticamente incontornável” após a Polícia Federal encontrar R$ 51 milhões em espécie em um apartamento em Salvador, onde foram identificadas as impressões digitais do ex-ministro.
Na última sexta-feira (15/9), o empresário Raimundo da JR. participou do primeiro encontro da Federação de Redes Multissetoriais de Negócios (Fernem), uma inédita associação de oito redes, que dispõem de 328 pontos comerciais e empregam juntas mais de 4.900 pessoas. O evento também foi prestigiado pela senadora Lídice da Mata e o presidente da Assembleia, Ângelo Coronel, entre outros parlamentares. Para Raimundo da JR, o encontro é um marco no chamado empreendedorismo coletivo, cujo objetivo é fomentar a associação entre pequenos comerciantes. “Eles são, em princípio, rivais, mas precisam unir seus esforços para enfrentar um inimigo mais poderoso: a concorrência das grandes redes. Sou empresário e comecei lá em baixo. Se tivesse dentro de uma cobertura dessas, certamente, teria sido mais fácil a minha trajetória.
Por isso, apóio e fortaleço essa iniciativa”, parabeniza Raimundo da JR. A nova entidade, com sede temporária em Lauro de Freitas, vai ter como foco a negociação de preços com fornecedores estratégicos, a discussão de políticas públicas e a ampliação das redes.A Fernem começa com oito redes fundadoras de setores como supermercados, material de construção, laboratórios e análises clínicas e móveis e eletrodomésticos. Iniciativas como essa são características do empreendedorismo coletivo, uma corrente que prega a união de esforços entre pequenos concorrentes locais. “O maior desafio dos pequenos comerciantes é conseguir preços competitivos em relação às grandes redes, que fazem compras em larga escala e conseguem abatimento no valor e melhores condições de pagamento”, deu a dica. Com informações de Sheila Pereira
Continua sendo um mistério para amigos, colegas de trabalho, delegados e admiradores do trabalho do agente da Policia Civil Robson Evangelista, sua transferência para a cidade de Eunápolis. Robson era lotado na DT da cidade de Uruçuca. Na última quarta-feira (13/9), foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, a transferência do Policial Civil para a 23ª Coordenadoria de Polícia Civil em Eunápolis. Delegados e colegas de trabalho do policial, além do prefeito da cidade de Uruçuca, Moacyr Leite (DEM), foram pegos de surpresa com a triste notícia, já que por onde passa Robson faz um bom trabalho no combate ao crime. Nem o Coordenador de Eunápolis (Drº Moisés Damasceno), e muito menos o Coordenador de Ilhéus (Drº Evy Paternostro), souberam explicar o motivo da referida transferência. Robson Evangelista, conhecido popularmente na região como Neguinho estará se apresentando na delegacia de Eunápolis na quinta-feira (21/9). Policial competente com muita experiência no combate ao crime. Robson não responde a nenhuma Sindicância, Processo Administrativo e muito menos a processos na Justiça comum. Robson Evangelista é filiado ao PT e pode ter sido vítima de perseguição política do próprio partido. Informações ainda não confirmadas, dão conta de que a transferência do agente policial partiu da própria governadoria e não da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), dando a entender que sua transferência para tão longe tenha “dedo de algum político da região”. O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDIPOC), além de Delegados, vereadores, prefeitos da região e amigos do Policial Civil, vão cobrar do Governador Rui Costa (PT), ou quem sabe do Secretário Josias Gomes (PT), uma resposta convincente para tal ato. (Redação: Ubaitaba Urgente)
As obras de pavimentação e saneamento básico do Bairro Novo Olímpia em Ubaitaba começaram a ser executadas nesta segunda-feira (18/9). Essa primeira etapa irá contemplar as ruas 03 e 05. Apesar do barulho das máquinas, os moradores da Rua 5 acordaram mais alegres ao saber que as obras de sua rua estavam sendo iniciadas pela prefeitura. A prefeita Suka (PSB), os Secretários de Administração Jailton Araújo e de Infraestrutura, Mário Lima, além dos vereadores Ismaile (PC do B), Geraldinho (PDT) e Wilson de Goi (PMDB) estiveram no local para conferir o início dos trabalhos que será executado pela empresa PAVISA.
Neste primeiro momento, a prefeita já avisou que as ruas que serão calçadas serão a 3 e a 5, e deu uma boa notícia: “As ruas que não forem contempladas nesse momento pela licitação, vamos buscar novos recursos e se for preciso, faremos com recursos próprios, mas todas as ruas do Novo Olímpia serão calçadas durante esses 04 anos”. Comentou a prefeita Suka com um sorriso largo de satisfação no rosto. (Ascom/Ubaitaba)
Um homem foi morto a tiros durante a madrugada desta segunda-feira (18), por volta das 03h00, no Bairro Adelino Henrique de Santana, em Jitaúna. Segundo informações da Polícia Militar ao Jitaúna em Dia, a vítima foi identificada como Rodrigo Roque do Amaral, de 25 anos. De acordo a PM, Rodrigo era presidiário e havia sido beneficiado com o Indulto de Natal do ano passado e não retornou ao presídio. O homem foi morto em cima da cama.
Os disparos atingiram as costas, tórax, barriga, abdômen e cabeça da vítima. As circunstâncias do crime não foram esclarecidas. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), e encaminhado até o Instituto Médico Legal (IML), de Jequié, onde passará por exames de necropsia. A Polícia Civil já iniciou as investigações no sentido de identificar a autoria e a motivação do crime. Com informações do blog Jitaúna em Dia
Everton Ferreira de Souza, 21 anos, Edmilson de Santana Santos, 19 anos, e Alan de Santana Santos, 25 anos foram presos e uma adolescente foi apreendida, por policias militares da 19º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Paripe. Segundo a assessoria de comunicação da secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), todos os detidos são suspeitos de participações na queima de um ônibus na BA-528, mais conhecida como Estrada do Derba. O grupo foi conduzido para a 5ª Delegacia Territorial de Periperi onde prestará esclarecimentos sobre o caso. Todos já possuíam “passagem” pela polícia. Alan de Santana Santos responde por homicídio e saiu do presídio da Mata Escura, na última sexta-feira (15).
Éverton Ferreira de Souza responde por tráfico de drogas e Edmilson de Santana Santos, quando era menor, foi apreendido pela prática de roubo. A polícia acredita que o incêndio criminoso do coletivo é uma tentativa de retaliação por conta da intensificação do policiamento na área, do grande cerco montado contra ao tráfico de drogas na região. “Vamos continuar agindo. Não haverá tolerância para este ou qualquer outro tipo de crime”, afirmou o Major Elsimar Leão, comandante da 19º CIPM. Conforme ascom / SSP-BA.
Um acidente deixou duas pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (18), na BA – 026, em Contendas do Sincorá. As vítimas morreram presas às ferragens do caminhão, que saiu da pista e tombou, por volta das 04h da manhã. A causa do acidente será investigada pela polícia.
O caminhão transportava uma carga de Carne de Charque, que foi parcialmente saqueada por populares antes da chegada da polícia. O DPT de Brumado realizou o levantamento cadavérico. Um senhor de prenome Zé Barreto e outro homem identificado por Gustavo foram os dois mortos no acidente. Segundo informou o blog Itiruçu Online, as duas vítimas são da cidade de Jaguaquara.
No domingo (17), um caminhoneiro foi amarrado em uma árvore em um assalto na cidade de Barreiras, extremo oeste. Os criminosos chegaram a levar 23 pneus da carreta. O fato ocorreu perto da rodovia BR-242. O motorista foi surpreendido pelos criminosos quando dormia em um posto de gasolina. Ele e outra pessoa, também não identificada, foram levados pelo grupo a um terreno próximo ao posto. No local, o grupo retirou os pneus da carreta. As vítimas conseguiram escapar porque conseguiram cortar o lacre a que estavam presas com cortador de unhas. Até o momento, não há informações do paradeiro dos assaltantes. Com informações do VN
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou na madrugada desta segunda-feira, 18, tremores de terra em duas cidades do Paraná. O mais forte, de 5,1 graus na escala Richter, atingiu o município de São Jerônimo da Serra, a 340 quilômetros de Curitiba. Pouco antes, outro abalo de 4,5 graus foi registrado em Rio Branco do Sul, a 29 quilômetros da capital. Moradores de Rio Branco do Sul relataram pelas redes sociais como foi o momento do abalo. “Foi uma explosão muito forte, seguido do tremor”, escreveu no Twitter João Cesar. Não havia registros de danos causados pelo tremor até a publicação desta reportagem. Esse não é o primeiro abalo de terra que atingiu o País neste ano. No começo do mês, um tremor de 2,2 graus na escala Richter foi registrado em Montes Claros, cidade localizada na região norte de Minas Gerais. Só em 2017, a Montes Claros foi atingida mais sete vezes por abalos de terra. O mais forte aconteceu em fevereiro e teve 2,3 graus. Com informações do Estadão Conteúdo
Uma bebê de apenas 3 meses foi esfaqueada em Bauru, no interior de São Paulo, por causa de um celular. A menina estava no colo da mãe quando um assaltante abordou a mulher para obter o celular. De acordo com o G1, a mãe informou que não reagiu e entregou o dinheiro, porém não estava com o aparelho celular. A falta do equipamento foi suficiente para que ela e a criança fossem atingidas pelo suspeito. O caso aconteceu no sábado (16), em um bairro residencial, quando mãe e filha iam para o supermercado e foram abordados por uma dupla de moto. “Eu entreguei o dinheiro para ele e disse que não tinha mais nada, mas ele insistiu, não sei se ele achava que eu tinha escondido o celular entre a bebê e eu, ele ficou dizendo que eu não tinha só isso e pediu o celular”, disse a mãe. Não houve testemunhas do incidente. A dona de casa recebeu quatro pontos para fechar os ferimentos em um dos braços e o bebê levou outros três pontos em um dos bracinhos. “Em pleno sábado de manhã fazem isso, imagina quem precisa sair à noite, para trabalhar. Está complicado”, lamentou a mãe.
Na última quinta-feira (14/9), um idoso de 88 anos, morador da Fazenda Tapera, zona rural de São Felipe, no Recôncavo Baiano, precisou da ajuda de familiares e vizinhos para ser levado ao médico. Segundo informações de um parente do idoso, o acesso à comunidade só é possível através de animal, moto e bicicleta. O idoso caiu em casa e teve que ser levado por cinco pessoas em uma cadeira adaptada até a localidade do Xangó, um trajeto de 30 minutos. Do Xangó para São Felipe foi levado em um veículo. No passado, a comunidade chegou a fazer uma ponte improvisada, mas o material caiu após apodrecer. Hoje os moradores atravessam o rio por cima de pedras que existem no local. Os moradores da Fazenda Jaguaripe, conhecida como Tapera, cobram providencias da Prefeitura Municipal de São Felipe.
Uma trabalhadora doméstica de 52 anos foi baleada durante uma tentativa de assalto, a caminho do trabalho, na manhã desta segunda-feira (18), na cidade de Itabuna. Ela correu quando foi abordada por dois assaltantes armados. De acordo com o G1, o caso ocorreu por volta das 7h, na Rua Getúlio Vargas, no bairro Mangabinha. Os criminosos atiraram e ela ficou ferida no glúteo. A mulher foi levada para o Hospital de Base de Itabuna, onde está em observação. Os criminosos fugiram e não foram identificados. Segundo o Blog Verdinho Itabuna, essa é o segundo caso de vítimas baleadas por assaltantes no município de Itabuna em menos de 48 horas. No sábado, outra mulher também foi atingida por disparos quando negou entregar uma bolsa à bandidos. Ela foi atingida por um tiro no pescoço. A mulher foi socorrida até o Hospital de Base, onde foi atendida. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Um ônibus da empresa Integra Plataforma foi incendiado na Estrada da Base Naval de Aratu em São Tomé de Paripe, por volta das 14h desta segunda-feira (18). O BNews entrou em contato com o diretor de comunicação do sindicato dos rodoviários, Daniel Mota, que afirmou que 19ª CIPM já está no local. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) acredita que a ação foi uma retaliação as ações da Polícia Militar. Segundo o órgão, a PM está fazendo ações contra o tráfico de drogas, o que teria causado insatisfação de criminosos da região.
A Fanfarra Águia Imperial da cidade de Aurelino Leal foi a Campeã da 6ª Edição do Concurso Intermunicipal de Fanfarras de Gandu (CONFANJUCA). O evento aconteceu no último sábado (16/9), na Praça do Povo. O evento teve início às 18hs e contou com a participação de Fanfarras de várias cidades da Bahia. Após (7) sete anos, sem acontecer à etapa do Campeonato Baiano de Fanfarras, esse ano Gandu foi sede da XXIII Edição do Campeonato Baiano de Bandas de Fanfarras 2017 (AFAB/BAHIA). A Fanfarra Águia Imperial tem o total apoio da Prefeitura Municipal de Aurelino Leal. A Prefeita Liu Andrade (PP), esteve na cidade de Gandú prestigiando o evento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Na madrugada deste domingo (17), duas pessoas morreram após o carro em que estavam bater em uma árvore no Km-20 da BR-135, a cinco quilômetros de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o carro seguia da divisa do Piauí para Formosa do Rio Preto, quando o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e bateu na árvore. Com a batida, o carro pegou fogo. De acordo com a PRF, o condutor, identificado como Daniel Gomes de Jesus, foi arremessado para fora do veículo e morreu. A jovem que estava com ele, Jéssica Cristina Ferreira Lima, não conseguiu sair do carro e morreu carbonizada. A PRF informou ainda que os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, também no oeste baiano. Com informações do BNews
Discutir com a comunidade e os usuários do SUS a situação da saúde em Itacaré, propor alternativas, debater diretrizes e metas e contribuir com a melhoria do atendimento. Esses foram os principais objetivos da 5º Conferência Municipal de Saúde e 1º Conferência de Vigilância em Saúde, realizadas na última sexta-feira (15/9) na Colônia de Pescadores Z-18. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, e teve como tema central “Construindo uma cidade sustentável para uma população saudável”. O secretário de Saúde, Ricardo Lins, explica que as conferências municipais são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, pois por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. O resultado desses debates expressará as necessidades de saúde da população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais. Também na conferência foram escolhidos os delegados que estarão representando o município na conferência regional. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, complementa que é por meio da Conferência Municipal de Saúde que a gestão pode ouvir sua população de forma ampla e organizada. De acordo com ele, a conferência é uma grande reunião para discutir a saúde das pessoas e o sistema de saúde das cidades, onde governo, trabalhadores e usuários farão propostas para confirmar o certo, modificar o errado e construir o novo. É o momento de construção, de participação e de contribuição, onde odos juntos discutem os problemas e se busca chegar à saúde que o povo quer, precisa e merece. (Ascom/Itacaré)
Agricultores familiares, pequenos produtores, representantes de associações, o vice-prefeito Genilson Souza, secretários municipais e membros da comunidade de Itacaré participaram na manhã da última sexta-feira (15), na Câmara de Vereadores, de uma audiência pública sobre Regularização Fundiária Rural. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul CDS/LS, com o objetivo de abrir o debate para que as pessoas pudessem conhecer mais e discutir sobre a importância e os benefícios da regularização fundiária rural. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que com a regularização fundiária o agricultor terá uma série de facilidade e benefícios, como o recebimento do título da terra gratuitamente, a garantia de segurança jurídica através do sistema de registro público, acesso às políticas públicas dos governos como o crédito e a assistência técnica e passará a ter informações precisas sobre o imóvel rural. Tudo Isso, segundo explica Antônio de Anízio, sem contar que a propriedade passará a ser muito mais valorizada, daí a importância de todos comparecerem para fazer a regularização. Durante a audiência pública os representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, Josevaldo Dias e Elias Jacob, explicaram detalhes de como fazer a regularização e as mudanças na vida do pequeno agricultor com a posse definitiva das terras. Também esclareceu dúvidas dos participantes e mostrou como é feita a regularização. O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Humberto Matos, informa que a Prefeitura de Itacarécontinua realizando em diversas comunidades da zona rural o trabalho de regularização fundiária para que o agricultor possa ter o título definitivo de sua propriedade e sejam incluídos em vários benefícios. Humberto Matos, informa que para fazer a regularização fundiária os agricultores precisam apresentar osoriginais e duas cópias do RG e CPF do titular e do esposo(a), se for casado no civil, além da certidão de casamento e a presença do cônjuge no dia do cadastro e se viúvo ou divorciado, levar as respectivas certidões. Da propriedade é preciso apresentar o recibo de compra e venda, termo de declaração do ITR e declaração de vizinhança, em original e cópia. (Ascom/Itacaré)