Um idoso de 65 anos morreu e 16 estudantes ficaram feridos em acidente ocorrido por volta das 17h30 de quinta-feira (21), na BA-052, mais conhecida como Estrada do Feijão, entre as cidades de Serra Preta e Ipirá, no interior da Bahia. A ocorrência envolveu um mico-ônibus da Prefeitura de Ipirá utilizado para levar universitários da cidade para aulas em Feira de Santana, uma distância de aproximadamente 96km. Segundo informações da Polícia Rodoviária (PRE), a ocorrência foi registrada no km-70 da rodovia, onde um carro de passeio e o micro-ônibus bateram. A polícia detalha que a colisão foi lateral, mas não soube confirmar a causa da batida. Já segundo a gestão municipal de Ipirá, testemunhas relataram que a condutora do carro de passeio teria tentado ultrapassar o coletivo, quando se deparou com outro veículo no sentido contrário, e tentou retornar à pista, quando acabou batendo na lateral do micro-ônibus. O idoso que morreu na batida foi identificado como Valdemar dos Reis Queiroz. Ele era passageiro do carro de passeio. No micro-ônibus, estavam 24 estudantes e o motorista. Os 16 alunos feridos foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para o hospital de Ipirá. Segundo informações da prefeitura, na manhã desta quinta-feira (22), todos já tinham recebido alta. Apenas uma jovem que sofreu uma fratura foi encaminhada para exames em Feira de Santana, mas não precisou ficar internada. O corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da mesma cidade. G1
Segundo uma matéria publicada nesta quinta-feira (21), na coluna de Léo Dias, do jornal O Dia, a namorada do jornalista Marcelo Rezende, Luciana Lacerda, teria confessado aos amigos que está desempregada e em depressão. Ainda de acordo com o colunista, Luciana foi acolhida na casa do apresentador Geraldo Luís, desde o sepultamento de Rezende, no último domingo (17), mas já retornou para seu apartamento no Rio de Janeiro. Ela teria deixado o emprego para se dedicar exclusivamente aos cuidados do namorado, que faleceu no último sábado (16).
Jogador mais caro da história, Neymar conseguiu entrar na lista dos finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo, que será eleito pela Fifa na próxima edição da premiação. O brasileiro que deixou o Barcelona para ser o protagonista principal do Paris Saint-Germain foi oficialmente confirmado como um dos três concorrentes à honraria ao lado de Lionel Messi, seu ex-companheiro de Barça, e Cristiano Ronaldo, astro maior do Real Madrid. Os nomes foram anunciados nesta sexta-feira (22) e o vencedor será conhecido numa festa de gala em outubro, em Londres. Neymar havia sido um dos finalistas de 2015, mas ficou fora do grupo de candidatos finais da premiação em 2016. Desde a edição do ano passado, a Fifa fez mudanças importantes na escolha dos vencedores. O acordo com a France Football terminou, o que significou que o termo “Bola de Ouro” como nome da premiação, tornado conhecido por meio da revista francesa, deixou de ser usado. A entidade, conforme o Estado revelou com exclusividade em outubro, ainda abriu a votação para os torcedores, via internet. Mas o que não mudou foi a dupla de finalistas. Na última década, o troféu de melhor do mundo tem sido dominado por Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino ganhou todas as edições da premiação entre 2009 e 2012, além de 2015. Já o português ficou com a honraria em 2008, 2013, 2014 e 2016. Para 2017, Cristiano Ronaldo é o favorito depois da conquista da Liga dos Campeões e de outros feitos com a camisa do Real Madrid. Agora, pode se igualar a Messi em troféus individuais desta premiação e passar a também ostentar os mesmos cinco possuídos pelo argentino. A novidade principal do anúncio da Fifa, porém, foi a presença de Neymar entre os três principais candidatos ao prêmio. Em 2015, ele havia conseguido atingir o pódio, acabando com um jejum de oito anos sem brasileiros entre os finalistas. E desta vez o brasileiro também espera contar não apenas com o voto dos demais jogadores, imprensa e treinadores, mas principalmente da torcida. Pelas novas regras da Fifa, o voto da torcida pela internet vai ter um peso de 25% na decisão final. A esperança do staff do jogador é de que a torcida brasileira e do PSG possam fazer a diferença. Neymar ainda pode entrar na lista dos 11 melhores do ano, o que a Fifa considera como a “seleção de 2017”. A Fifa ainda escolherá o gol mais bonito do ano. Mas, entre os dez candidatos, não há brasileiros entre os finalistas desta vez. Numa nova categoria, a entidade que controla o futebol mundial escolheu também uma lista de finalistas entre os goleiros. O prêmio ficará entre Gianluigi Buffon, Keylor Navas e Manuel Neuer.
O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi alvo de severo protesto de brasileiros nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, onde acompanhou o presidente Michel Temer em viagem oficial. Meirelles, que participou de encontros com investidores para “vender” o Brasil, enfrentou a fúria de brasileiros contrários ao “Meirelles golpista, banqueiro ladrão, está vendendo o Brasil. Ladrão do povo brasileiro, canalha, golpista. Tira do povo e dá para os bancos. O Brasil não está à venda”, bradaram os manifestantes.
Uma batida frontal entre um caminhão e um carro deixou duas pessoas mortas e uma ferida, no fim da manhã desta quinta-feira (21), na BR-101, a menos de 10 quilômetros do centro da cidade de Itabela. Os irmãos Gilberto Rodrigues da Cruz Silva, 39 anos e Gilvan Rodrigues, de 38, que estavam em um veículo modelo Uno, morreram na hora. Os dois trabalhavam de vendedores ambulantes e voltavam para o município de Itamaraju, onde residiam. A polícia não encontrou o caminhoneiro no local, somente o veículo que ele conduzia. A suspeita é que ele tenha fugido. A polícia investiga as causas do acidente, que aconteceu em um trecho onde não é permitida a ultrapassagem. “Só sabemos que um dos veículos invadiu a faixa contrária e acabou causando o acidente”, informou um agente da Polícia Rodoviária Federal. O delegado Robson Andrade disse ao site Radar 64 que ainda apura se o motorista do caminhão invadiu a contramão ao tentar desviar de um andarilho que estaria no meio da pista, possibilidade levantada por alguns populares. “Uma pessoa ferida foi sorrida pelo Samu e encaminhada para o Hospital Regional de Eunápolis, mas ainda não sabemos se foi o suposto andarilho”, frisou o policial rodoviário. O hospital não divulga informações. Os corpos dos dois irmãos foram trazidos para o Instituto Médico Legal de Eunápolis. Com informações do Radar 64
Um acidente na tarde desta quinta-feira (21/9), envolvendo um caminhão baú pequeno e um carro de passeio matou um empresário de 67 anos no local. O acidente aconteceu no km 22 da BR-415, entre os municípios de Itabuna e Ilhéus. O empresário do ramo hoteleiro, Manoel Rabelo, 67, que dirigia o baú, ficou preso nas ferragens e morreu no local.
Duas pessoas que viajavam no carro pequeno ficaram feridas e foram levadas para hospitais de Itabuna. O estado de saúde delas é estável. A colisão ocorreu nas proximidades da Ceplac. Segundo a PRF, a pista ficou interditada e provocou engarrafamento de quase 5 km. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
De acordo com a Polícia Militar, a apreensão aconteceu após uma denúncia anônima através do 190. No local, a polícia apreendeu além da droga, balanças e alguns objetos que eram usados no tráfico. A casa que era localizada na Rua Sergina Lucinda Alves, no bairro Costa e Silva já era usada na venda de drogas há algum tempo. Ainda segundo a PM, no momento da abordagem na residência, três pessoas foram presas.
Todo material apreendido foi levado para Delegacia de Narcóticos de Mossoró (DENARC) para os procedimentos cabíveis. A proprietária da casa, identificada como Mirzya Daianny Costa e Silva, de 22 anos, que estava na condicional, assumiu a propriedade da droga. Uma outra mulher de nome Aida Soares, 22 anos, natural de Mossoró e um homem identificado como Fred Henrique Santos, de 18, que estavam no interior do imóvel, também foram presos. (Redação: Ubaitaba Urgente)
Lojistas definem estratégias para alavancar vendas | Foto Walmir Rosário
Representantes de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) do sul da Bahia se reuniram, nesta quarta-feira (20), em Ubaitaba, para planejar estratégias para promoções e fortalecimento do comércio nas cidades. Dois assuntos dominaram a pauta dos lojistas sul-baianos: a formação de parcerias para as campanhas de Natal e sediar o próximo Congresso Lojista baiano, em Ilhéus. Segundo o presidente da CDL de Ubaitaba, Arildo Favoretti, a troca de informações e experiências entre os lojistas é de vital importância para o comércio, um dos principais segmentos da economia brasileira. O comércio, enfatiza o dirigente, é um empregador e quem faz circular as riquezas produzidas no país, e que, portanto, tem que ter estratégias para fazer com que esses bens cheguem aos consumidores a preços justos. O presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, fez uma explanação sobre as vantagens em promover campanhas de vendas em épocas importantes para o comércio, pois, além de uma ferramenta de incentivo às vendas, também premia os consumidores. “Essa troca é muito importante para os lojistas, que vendem mais, e para os consumidores, que podem ser sorteados com uma vasta premiação”, disse Braga. Também presente ao encontro, o presidente da CDL de Canavieiras, Ériston Nascimento, ressaltou a importância das parcerias para a instituição, tanto nas promoções, como no dia a dia do comércio. “Este ano, ampliamos nossa parceria com a Prefeitura, que nos garantiu um veículo zero-quilômetro para a campanha natalina. Esse recurso destinado pelo município tem um reflexo muito grande no incentivo às vendas e retorna em forma de imposto”, revela Ériston. Arildo Favoretti informou que a CDL de Ubaitaba está firmando convênios com diversas empresas e instituições, no sentido de ampliar as vantagens para o comércio e os consumidores de sua cidade. No entender do vice-presidente da CDL de Canavieiras, José Batista Gama, essa troca de serviços e informações é um diferencial para o comércio de uma cidade poder competir com as vendas na internet e os grandes centros.
CONGRESSO LOJISTA
O diretor Promocional da CDL de Itabuna (também ex-presidente da entidade), Carlos Leahy, acentuou a realização de eventos para os lojistas, como trazer palestrantes conceituados para mostrar e incentivar os negócios. E revelou que as CDL’s do Sul da Bahia precisam se unir para trazer o 36º Congresso Estadual do Comércio Lojista do Estado da Bahia para ser realizado em Ilhéus. O presidente da CDL de Ilhéus, Clóvis Júnior, não pode participar do encontro, mas falou com seus colegas lojistas por telefone e se dispôs a ser o anfitrião do Congresso, que já foi realizado em conjunto pelas CDL’s de Ilhéus e Itabuna. O próximo passo é formalizar o pleito junto à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL), cujo documento será entregue pelos representantes das entidades sul baianas. O Congresso Lojista é um megaevento onde são apresentados os vários cenários da economia nacional, as soluções para os problemas que acometem o segmento e a troca de experiências. No mesmo evento também participam representantes de grandes fornecedores, autoridades, parceiros e patrocinadores. “Tudo isso abrilhantado com palestra de especialistas renomados”, concluiu Jorge Braga. Ao final do encontro, ficou decidido que o próximo encontro lojista do sul da Bahia será realizado em Canavieiras, entre os dias 13 ou 14 de outubro. Participaram, ainda, do encontro, os ex-presidentes da CDL de Ubaitaba Landoaldo Brandão (vice-presidente), Antônio Francisco (diretor), Joanilson Bispo Barbosa (diretor), e Jailton Araújo (diretor e vice-prefeito). Waldeck Caricchio, tesoureiro da CDL de Itabuna. Com informações do Pimenta
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Lazer da Prefeitura de Maraú, juntamente com o delegado Marcos Larocca, recebeu na manhã da última segunda-feira (18) representantes das lanchas e barcos de passeio e transportes marítimos da Baía de Camamu para tratar do ordenamento do setor. O chefe da polícia civil falou sobre as punições que estão previstas para quem desrespeitar as leis. Na ocasião, a equipe da secretaria apresentou e foram expostos os problemas que são observados pela população e de turistas que usam esse transporte. Essa ação visa garantir o ordenamento padrão, conforto e, sobretudo, segurança ao turista e moradores que visitam a península. A reunião teve o resultado esperado, pois os representantes reconheceram a importância do assunto e ressaltaram que levarão aos donos das empresas a necessidade de implementar o ordenamento marítimo. Foi firmado um termo de ajuste de conduta com os representantes do setor. (Ascom/Maraú)
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi condenado nesta quarta (20) por crimes investigados pela Operação Calicute, um dos desdobramentos da Lava Jato. O bandido foi condenado a 45 anos e 2 meses de reclusão, além de multa, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertencimento a organização criminosa. De acordo com as investigações, o esquema desviava verbas dos contratos do governo do RJ com empreiteiras. Além de Cabral, a sentença do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal também condena outras 11 pessoas por participação no esquema. A esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, foi sentenciada a 18 anos e 3 meses de prisão. Cabral foi preso em novembro e atualmente está em Benfica, no presídio onde ficava o antigo Batalhão Especial Prisional (BEP). Já Adriana Ancelmo, que foi condenada pela primeira vez nesta quarta, cumpre prisão domiciliar em seu apartamento no Leblon. Na sentença Cabral é descrito como “idealizador do gigante esquema criminoso institucionalizado no âmbito do Governo do Estado do Rio de Janeiro, era o chefe da organização, cabendo-lhe essencialmente solicitar propina às empreiteiras que desejavam contratar com o Estado do Rio de Janeiro, em especial a Andrade Gutierrez, e dirigir os demais membros da organização no sentido de promover a lavagem do dinheiro ilícito”.
Sergio Cabral: 45 anos e dois meses de prisão mais multa.
Wilson Carlos: 34 anos de prisão mais multa.
Hudson Braga: 27 anos de prisão mais multa.
Carlos Miranda: 25 anos de prisão mais multa.
Luiz Carlos Bezerra: 6 anos e 6 meses de prisão mais multa.
Wagner Jordão Garcia: 12 anos e 2 meses de prisão mais multa.
Adriana Ancelmo: 18 anos e 3 meses de prisão mais multa.
Paulo Fernando Magalhães Pinto Gonçalves: 9 anos e 4 meses de prisão mais multa.
Luiz Paulo Reis: 5 anos e 10 meses de prisão mais multa.
Carlos Jardim Borges: 5 anos e 3 meses de prisão mais multa.
Luiz Alexandre Igayara: 6 anos de prisão mais multa.
A Unidade Básica de Saúde da Família (USF) do distrito de Ibiaçú, município de Maraú, realizou na manhã da última terça-feira (19/9), o 1º Encontro para falar sobre Saúde Mental. O evento foi realizado nas dependências da USF de Ibiaçú com a participação da comunidade, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos os funcionários do local.
O encontro teve como palestrante a Psicóloga ‘Katyane Palladino’ e contou ainda com a participação da Fisioterapeuta Claudine Santos. O objetivo do evento foi orientar os familiares de Ibiaçú sobre como lidar e diagnosticar o seu familiar portador de distúrbios mentais. O encontro teve início às 10h da manhã e terminou as 12h com um delicioso ‘coffee break’ . (Ascom/Maraú)
Cabeleireiro Patric Souza I Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú
Um indivíduo, ainda não identificado, invadiu, por volta das 19h dessa quarta-feira (20), o salão Espaço Vip, na Avenida Pensilvânia, bairro Euclides Neto, nas proximidades do Colégio “Miguelão”, e disparou cerca de 4 tiros contra um jovem cabeleireiro de 18 anos. Segundo apurou o site Giro em Ipiaú no local, um cliente identificado pelo prenome de Eduardo foi baleado na perna. “Ele disse que depois do bandido atirar no rapaz, apontou a arma para a perna dele e disparou”, contou à reportagem uma mulher que acompanhava Eduardo. O cabeleireiro Patric Souza da Silva foi socorrido por populares até o HGI, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar.
Cliente foi baleado na perna e não corre risco de morte I Foto: Giro Ipiaú
Eduardo foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o Hospital Geral de Ipiaú, onde ficou em observação. Ele não corre risco de morte. A Polícia ainda não tem pistas do assassino. A princípio, é desconhecido qualquer tipo de envolvimento da vítima no mundo do crime. A motivação e a autoria do homicídio serão investigadas pela Polícia Civil. “Ele era da paz, não dá pra entender o que houve”, comentou um amigo nas redes sociais. Poucos minutos após o crime na Avenida Pensilvânia, populares relataram barulho de tiros no bairro Irmã Dulce. Guarnições da PM foram ao local, mas não encontraram indícios do suposto tiroteio.
Por qualquer parâmetro que se use, a situação financeira geral dos estados e dos municípios brasileiros hoje é grave e em decorrência dessa situação, a Prefeitura Municipal de Ibirataia precisou tomar novas medidas para impedir que os índices legais estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, 54% de todo o orçamento municipal com despesas de pessoal, não sejam ultrapassados. De acordo com a audiência Pública sobre o índice de gastos com pessoal onde encontra-se em 61,22%, acima do que é obrigatório por lei (Limite Prudencial 51,30% e Limite Máximo 54%), onde se faz necessário o ajuste das despesas com o índice de pessoal para os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal que pode ensejar a reprovação de contas futuras. Para equilibrar as contas e permitir que o Município mantenha os serviços básicos e os salários dos servidores em dia, a Prefeita Ana Cléia, foi forçada a adotar algumas medidas para reduzir o índice através do Decreto nº 4.523/2017, Lei nº 1.111/2017, como: suspender as gratificações, reduzir salários, suspender temporariamente a realização de horas extras; exonerar diversos servidores comissionados; e demitir diversos servidores contratados temporariamente, entre outras, que ainda serão implementadas. Segundo a prefeita, é muito doloroso realizar estes cortes comprometendo a única renda de muitos pais de família, uma vez que o país está passando por uma crise financeira e uma variação considerável nas finanças das prefeituras e dos governos estaduais, o cenário é de receitas em queda (por causa da redução da atividade econômica) e de orçamentos fortemente comprometidos com folhas de pessoal e pagamentos de encargos financeiros, entre eles, a dívida com a própria União. (Ascom/Ibirataia)
Policiais militares lotados em Itabuna e Ilhéus saíram ilesos de um acidente de carro, na manhã desta quarta-feira (20), na BR-101, perto de São João do Paraíso. Os PMs Idenildo, Coutinho e Portela, lotados no 15º Batalhão em Itabuna; e Nascimento, da 69ª Companhia da Polícia Militar de Ilhéus, voltavam de ações em Porto Seguro, quando a Van, placa DUQ-4975, tombou em uma curva na rodovia. A pista estava molhada.
O empresário e presidente dos Empreendimentos JR, Raimundo Andrade, esteve nesta quarta-feira (20) em Brasília, ao lado do deputado federal, Luiz Caetano (PT). Os dois participaram de mais uma agenda positiva com o objetivo de atrair investidores para acelerar as obras de implantação do Polo Têxtil da Bahia. “Estamos fortalecendo parcerias no âmbito federal com o intuito de criar as condições ideais para novos investidores. E conto com o apoio dos parlamentares baianos, especialmente Luiz Caetano”. Com informações de Sheila Pereira
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta quinta-feira (21) a Operação Inflet, que apura a atuação ilícita da ex-prefeita de Apuarema, Lene Ribeiro; do seu filho, Iago Novaes, ex-secretário de Administração da cidade; ex-servidores e servidores da prefeitura. O grupo é investigado pelo desvio de recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com as apurações, diversos servidores municipais eram contratados formalmente por salários muito superiores ao que seria pago pela atividade desempenhada. Os valores eram depositados nas contas de outros servidores previamente aliciados, que eram responsáveis por sacar o dinheiro e repassá-lo à ex-prefeita ou a outros integrantes do esquema. A maior parte do dinheiro referente à remuneração era apropriada ilicitamente pelos investigados, e somente pequena parte era efetivamente repassada ao servidor, em espécie. De acordo com a PF, as remunerações desviadas chegavam a ser infladas em até oito vezes o valor que deveria ser efetivamente pago. O esquema teve a ajuda da então supervisora de Educação e da ex-Chefe do Setor de Acompanhamento de Programas de Assistência ao Estudante. São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva, todos na cidade de Apuarema, na Bahia. Os investigados responderão pelo crime de apropriação indébita, mas podem ser indiciados em outros crimes após a conclusão das investigações. O nome da operação, Inflet, é um termo em latim que significa inchar, inflacionar, em menção ao procedimento usado para o desvio das verbas públicas. Com informações do Bahia Noticias
Vereadores de Jequié, no Médio Sudoeste, precisaram de intervenção policial para ter acesso ao departamento de material e patrimônio público da cidade [Demap]. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (20). Segundo o Blog do Marcos Frahm, os edis foram ao local em uma ação de fiscalização de trabalhos do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB). A entrada no Demap só foi possível após acionarem a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado (MP-BA), o que deixou os vereadores inconformados. Os edis Ramon Fernandes (PTN), acompanhado de Régis Silva (PT) e Colorido (PRP) classificaram o bloqueio de “absurdo”.
A Segurança Pública foi tema da primeira mesa-redonda, realizada na tarde dessa quarta-feira, 20, na Escola Agrupada Pedro João Longo no Distrito de Poço Central. A finalidade do encontro foi para que os representantes dos diversos segmentos da comunidade do distrito de Poço Central pudessem se interagir, ou seja, buscar formas de minimizar a questão da violência. Para o Major Gilson Marinho, tem que haver um trabalho de sensibilização em três requisitos que, segundo ele, reduzirá a violência na sociedade: A família, a religiosidade e a educação. Na oportunidade, o Major Marinho parabenizou o trabalho que vem sendo realizado no distrito e os investimentos feitos pela prefeita Liu Andrade na área de segurança Pública. O delegado Lane Andrade destacou também a importância da responsabilidade de cada cidadão na questão segurança pública. “Todos nós somos responsáveis pela segurança. O sistema de segurança pública tem várias engrenagens, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário, Entidades de Classe e população. Cada um tem que fazer a sua parte”, destaca ele. No decorrer da Audiência foi ressaltado que em muitos casos de furtos, as vítimas acabam não lavrando o Boletim de Ocorrência (BO), o que é muito ruim, segundo os responsáveis, pois, “a infração acaba não constando nas estatísticas do Governo.
E como aquele Poder age com base nesses dados, fica a falsa impressão de segurança”. Além disso, o Município acaba não conseguindo ter suas reivindicações cumpridas, dentre elas o aumento do efetivo Militar e Civil. A palavra foi franqueada à população e de acordo com os questionamentos, embora os números mostrem aumento na criminalidade, a Cidade está dentro da normalidade estatística regional estabelecida pelo Governo, porém, é importante relatar que a população tem sofrido com isso, e tendo muitas vezes a sensação de insegurança, devido ao registro de vários furtos e roubos pela Cidade. A mesa foi mediada pelo Dr. Lane Andrade delegado de Aurelino Leal, Comandante da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Gilson Marinho, Sgtº. PM Orlando, Prefeita Liu Andrade, Edna Andrade diretora da Escola PJL, Vereador Fabinho Kalid e o Conselheiro Tutelar Romário. Houve também a participação dos vereadores Ricardo Carneiro, Marcone, Zé Birata e Rosana Fontes, além de diretores de escolas, secretários municipais, pastores, conselheiros tutelares, sociedade civil e comunidade em geral. (Redação: Abimael Rirches)
Catarino (blusa amarela) I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
O Salão do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ubaitaba agora passa a se chamar de SALÃO VEREADOR CATARINO ATANÁSIO DOS SANTOS. O Projeto de Decreto Legislativo que propôs o nome do ex-vereador Catarino Atanásio dos Santos foi apresentado pelo vereador do bloco oposicionista, Binho Bonifácio (PRB) e aprovado por unanimidade. O Decreto de Nº 16/2017, entrou em vigor no dia 13 de setembro de 2017. Catarino foi Secretário de obras nas gestões do ex-prefeito Bêda (PMDB) e ocupou uma cadeira no legislativo municipal durante 02 mandatos consecutivos. Nessa última eleição preferiu não se candidatar. (Redação: Jornal Tribuna da Região)
O impacto do índice de gasto com pessoal nas prefeituras baianas foi tema de reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD), o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Francisco Netto, e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD). No encontro, que ocorreu nesta terça (19), eles discutiram uma fórmula para reverter esse quadro. “A maior causa de rejeição de contas dos municípios – cerca de 41% dos casos – se dá por conta do índice de gasto com pessoal. Estamos tentando construir uma solução, auxiliando os prefeitos e buscando uma forma de sair dessa armadilha que é o limite de gastos com pessoal, que quando não aumenta permanece fixo, enquanto a arrecadação despenca”, explica Coronel. A LRF impõe o custo máximo de 54% da receita do município com esse tipo de gasto. Como exemplo do problema, Ribeiro pontuou seu município, Bom Jesus da Lapa, que abriu uma Ação de Inconstitucionalidade do Plano de Carreira dos professores, sob a justificativa de que não há dinheiro na conta para alcançar a meta exigida pelo governo federal. Por outro lado, o conselheiro disse que o panorama tem sido examinado pelo TCM. “Atendemos ao chamamento do presidente da AL-BA, Ângelo Coronel, e do presidente Eures Ribeiro, porque o TCM é sensível ao momento difícil porque passam os municípios. Vamos tentar construir soluções, mas não é uma tarefa simples, até porque, a rigor, seria necessária uma mudança na legislação”, salientou Netto. O conselheiro destaca a necessidade de que a LRF seja cumprida, o que torna mais difícil o trabalho de solucionar o impasse.