Ubaitaba Urgente

Crise enfrentada por municípios baianos pode se agravar, declara Eures Ribeiro

Eures Ribeiro I Foto: Reprodução

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Eures Ribeiro declarou que a crise financeira enfrentada pelos municípios baianos pode se agravar ainda mais. “Não temos dinheiro novo, a repatriação foi um fiasco. A única perspectiva que cada gestor tem é cortar gastos, fazer demissões e rever contratos”, garantiu Eures nesta quarta-feira (20), em Juazeiro, durante a abertura da capacitação de gestores realizada pela UPB em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). A capacitação UPB Itinerante discutiu a dificuldade dos municípios brasileiros em cumprir as exigências da legislação diante da queda de arrecadação enfrentada.  A UPB espera realizar capacitação de 75% dos técnicos municipais responsáveis por ordenamento das despesas, licitação e controle interno até o final deste ano.

Seca deve provocar acionamento da bandeira vermelha em outubro

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que a seca deve levar ao acionamento da bandeira vermelha no mês de outubro. Atualmente, vigora a bandeira amarela. Para decidir formas de atender à demanda de forma mais barata e eficiente, integrantes do governo e de órgãos do setor elétrico vão se reunir nesta terça-feira (19) em reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), em Brasília. De acordo com Rufino, não está descartada a possibilidade de que seja acionado o segundo patamar da bandeira vermelha, que adiciona R$ 3,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. No primeiro patamar, a taxa da bandeira vermelha é de R$ 3,00 a cada 100 kWh. Na bandeira amarela, a cobrança é de R$ 2,00 a cada 100 kWh, e na bandeira verde, não há taxa extra.

Gastos administrativos caem 10% na Bahia após medidas de austeridade, diz governo

No primeiro semestre deste ano, os gastos com custeio administrativo do governo baiano tiveram queda real de 10% em comparação com igual período de 2014, considerando-se a inflação do período. Segundo o governo, o resultado é em função das medidas de austeridade adotadas desde o início da gestão do governador Rui Costa. Ao reduzir de 27 para 24 o número de secretarias estaduais, cortar dois mil cargos e empregos públicos e instituir uma política de qualidade do gasto público sob a liderança da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), o atual governo conseguiu conter as despesas com a operacionalização da máquina estadual, mesmo com a inflação acumulada de 23,35% nesses três anos e com a expansão dos serviços públicos, tradicionalmente associada à ampliação do custeio. “É uma luta diária. Estamos vivendo uma crise política e financeira sem precedentes que abala a economia de todo o País. Não adianta ficar lamentando, o segredo é trabalhar. Com trabalho os resultados aparecem”, comentou o governador. O governo ressalta que a Bahia está em segundo lugar no País em volume de investimentos e vem implantando novos hospitais, escolas e equipamentos de segurança pública, além de expandir a infraestrutura com obras de mobilidade urbana, segurança hídrica e combate aos efeitos da seca, entre outras.

Bandidos fazem arrastão e espalham pânico dentro da rodoviária de Dias D’Ávila

Passageiros e transeuntes que estavam na rodoviária de Dias D’Ávila passaram por momentos de pânico durante um arrastão que foi registrado por câmeras de vigilância, na manhã desta quarta-feira (19). Nas imagens é possível ver que um dos criminosos ameaça as vítimas com um revólver, enquanto o outro recolhe os pertences. Assustada, uma das vítimas corre e quase o bandido atira. O Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar informou ao Bocão News que os criminosos já foram identificados e policiais da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizam incursões para prender os assaltantes.  A polícia não informou se alguém ficou ferido, mas nas imagens é possível ver que as pessoas ficaram tensas.

VI Festival de Dança de Itacaré reuniu artistas de diversos estados

Artistas de diversos estados brasileiros, do Balé do Teatro Castro Alves e de vários municípios baianos participaram do VI Festival de Dança de Itacaré realizado entre os dias 13 e 17 de setembro, no Centro Cultural Porto de Trás. Durante o evento foram realizadas apresentações de dança, oficinas, intervenções artísticas e rodas de conversas. O festival foi uma realização da Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o deputado estadual Rosemberg Pinto prestigiaram o evento e destacaram não somente o alto nível dos artistas que participaram do Festival, como alertaram para a importância dessas iniciativas que buscam levar a arte para todos os cantos e pessoas. E o resultado, segundo explicou o prefeito, pode ser sentido no grande público que prestigiou o evento e não perdeu essa oportunidade de absorver mais conhecimentos no mundo da dança e das artes.  “Os reflexos, desse trabalho serão sentidos com o aprimoramentos e o surgimento de novos artistas da cidade”, complementou Antônio de Anízio. Para a diretora artística do festival, Verusya Correia, a sexta edição do evento consolida Itacaré como importante circuito da produção artística da Bahia e do Brasil. “Agradecemos imensamente a todos os parceiros, artistas e instituições que nos apoiam, sobretudo à equipe de produção”, ressaltou durante receptivo aos visitantes. Participam do festival 66 pessoas, entre bailarinos, palestrantes e oficineiros, de Salvador, Itacaré, Valença, Curitiba, Ipatinga, Belo Horizonte, Goiânia, Paraíba e Fortaleza. A coreografa Rosa Barreto, do Balé do Teatro Castro Alves, ressaltou a importância do Festival para o município.  “Estamos muito felizes por participar desse festival, em um lugar tão especial como Itacaré”, enfatizou a coreógrafa, pontuando a emoção proporcionada pela proximidade com o público. “Uma troca de energia muito forte e comovente”, disse ela. O coreógrafo Leandro de Oliveira também falou da qualidade e do alto nível técnico do evento. “O festival tem uma importância enorme para todos nós, pois permite a circulação e intercâmbio da produção artística”, complementou.

Morador do Zitão é baleado pela PM na zona rural de Maraú

Keu foi conduzido para o Base em Itabuna

Elielson Oliveira (Keu), 19, residente no bairro Zitão em Ubaitaba, foi baleado nesta terça-feira (19/9), em confronto com a Polícia Militar na região do Empata Viagem, zona rural de Maraú. Segundo informações, Keu estava na companhia de um comparsa identificado apenas como Luciano, aterrorizando moradores do Quilombola. No confronto que aconteceu em uma estrada vicinal, Luciano que é da cidade de Itacaré conseguiu fugir pelo matagal, enquanto Keu do Zitão foi baleado e encaminhado preso para o HBLEM em Itabuna. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Família de Marcelo Rezende troca fechaduras e expulsa namorada do apresentador

Desde que o jornalista Marcelo Rezende faleceu, vítima de um câncer no último final de semana, ganharam força na mídia os boatos que a namorada dele, Luciana Lacerda, e os filhos estariam em pé de guerra. Segundo o site TV Foco, do iG, tudo teria começado no velório do apresentador, do qual Luciana teria tido poucos minutos para fazer a última despedida para o namorado. Depois passaram a ganhar força boatos que os filhos estariam revoltados com Luciana, por ela supostamente fazer parte do inventário deixado por Rezende, o que até aqui não foi confirmado. Nesta terça-feira (19), durante o programa “A Tarde é Sua” comandado por Sonia Abrão na RedeTV!, Felipeh Campos falou sobre o testamento do apresentador, que comandava o “Cidade Alerta” na Record: “Nós últimos três meses ele começou a gastar de forma absurda. Ele falou assim: ‘eu quero realizar alguns sonhos’. Um desses sonhos foi uma Lamborghini, que ele comprou no valor de mais de R$ 400 mil e uma Mercedes de última geração”, destacou Felipeh Campos durante o programa “A Tarde é Sua”, que ainda ressaltou que Marcelo Rezende também teria comprado alguns imóveis nos últimos tempos e deixado a casa dele no Tamboré avaliada e 14 milhões de reais. Felipeh ainda revelou que Luciana Lacerda tinha acesso total a conta bancária de Marcelo Rezende: “Ela tinha acesso as transferências. Organizava tudo”. A situação entre Luciana Lacerda e os cinco filhos do apresentador teria piorado ainda mais depois que eles optaram por apagar fotos e mensagens de Rezende com a namorada no Instagram oficial do apresentador. “Isso foi uma coisa chocante. Ela teria entrando no Instagram no momento em que os filhos estavam online, estavam apagando. O que a Luciana percebeu é que até as mensagens que o Marcelo  Rezende deixava para ela ali no Instagram dele foram apagadas. Então mais do que as fotos, ela queria guardar as mensagens. Então a sensação é assim: ‘Estão tentando apagar a nossa história’”, destacou Sonia Abrão. Ainda no programa foi destacado que os filhos do jornalista já teriam trocado todas as fechaduras da casa, na qual Luciana Lacerda e Marcelo Rezende estavam morando juntos. Sonia Abrão antecipou que Luciana entrou acompanhada de dois funcionários de Geraldo Luís e teve que tirar as coisas dela na mão para  levar para a casa do amigo Geraldo Luís, que estava junto, para só então pode arrumar tudo da devida maneira e poder embarcar. Neste momento, Geraldo Luís teria começado a chorar copiosamente pela situação humilhante enfrentada por Luciana Lacerda e, claro, por estar na casa do amigo onde viveu vários momentos.

Campeão itacareense de stand up disputa mais um título neste final de semana

Depois de conquistar o título de campeão brasileiro de 2017 supracekids, na etapa realizada no último final de semana em Avaré, São Paulo, no SuperSup Brasil – Avaré Water Festival, o atleta itacareensePedro Veja, de 06 anos, segue para mais um novo desafio: vai representar Itacaré na terceira etapa do circuito AlohaSpirit Festival 2017, entre os dias 22 a 24 de setembro, em Salvador, dessa vez na categoria surf, uma modalidade que começou a praticar a pouco tempo, mas que já é um dos grandes nomes do esporte. Em Avaré Pedro Veiga conquistou o segundo lugar na terceira etapa do circuito brasileiro, resultado este que deu a ele o título de campeão nacional nasupracekids, um resultado bastante comemorado pelos itacareenses. Antes de partir em busca dos títulos, o atleta se encontrou com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que confirmou apoio da Prefeitura para que participasse dessas competições. De acordo com o prefeito, é importante que o poder público esteja incentivando esses atletas, não somente por estar representando a cidade a nível nacional e internacional, mas pelo reflexo que isso representa, despertando novas crianças, adolescentes e jovens para a prática do esporte. E esses apoios, segundo Antônio de Anízio, tem surtido efeitos positivos, já que os atletas de Itacaré vem sendo destaques nos mais diversos eventos em que participa. Para os familiares de Pedro Veiga, o apoio representa um incentivo e a certeza de que a Prefeitura de Itacaré tem compromisso com o esporte. Apesar de ter apenas seis anos, Pedro Veiga já coleciona uma história de títulos e de vitórias. Somente esse ano participou de etapas do Circuito Sul Americano Spirit na categoria SupRaceKids, onde ocupa a vice-liderança do ranking e disputa o título de campeão, participou de duas etapas do Circuito Brasileiro SupRace/SupWave, em Florianópolis e Salvador, onde é líder do ranking até o momento e é vice-líder do Circuito Baiano, dentre várias outras conquistas, além de ter participado recentemente da 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf, onde é vice-campeão kids masculino e é uma grande promessa do esporte. Para os itacareenses, o garoto é motivo de orgulho e ainda dará muitas alegrias para o esporte de Itacaré.

PF apreende arma com secretário e R$ 50 mil em espécie em operação na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal apreendeu o valor de R$ 50 mil em espécie na operação Chronos, que investiga fraude em contrato com uma empresa responsável por limpeza e manutenção de prédios públicos da prefeitura de Aracatu, sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (19). Também foi apreendida uma arma com o secretário de Administração de Aracatu, que foi preso em flagrante e solto após pagamento de fiança. A informação foi confirmada ao G1 pelo delegado da Polícia Federal em Vitória da Conquista, Rodrigo Colbe. Os secretários de Finanças e o de Administração, que não tiveram os nomes divulgados, e o prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia, foram afastados das funções por tempo indefinido, nesta terça-feira, por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de acordo com a PF. O afastamento ocorreu por pedido da PF, por conta da prática reiterada da fraude. O montante de R$ 50 mil apreendido foi localizado em uma casa lotérica, na casa do secretário de Finanças de Aracatu e de um empresário. Também foram apreendidos celular, HDs e documentos relacionamentos a pagamentos e licitação. Segundo a investigação, a fraude no processo licitatório ocorreu entre os anos de 2014 e 2017. Além da cidade de Aracatu, a mesma empresa também foi contratada de maneira fraudulenta pela Palmas de Monte Alto, onde foi deflagrada também nesta terça a operação Syagrus.

Posto de saúde é invadido e furtado na cidade de Juazeiro

Na madrugada desta terça-feira (19), criminosos invadiram e furtaram um posto de saúde na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. Funcionários afirmam que é a 14ª vez que o local é arrombado em cerca de dois anos. A unidade fica localizada no bairro Malhada da Areia.  Na ação desta terça-feira, os criminosos conseguiram ter acesso ao interior do posto após quebrarem uma vidraça. Uma porta do posto também foi arrombada durante a invasão. Os criminosos levaram um butijão, algumas panelas, alimentos e outros objetos da unidade de saúde, disseram funcionários. Por causa do arrombamento, o atendimento no posto foi suspenso nesta terça. Ainda não há informações sobre autoria do crime. O caso foi registrado na Delegacia de Juazeiro, que vai investigar o caso. Com informações do site Varela Noticias

Homem passa mal e morre depois de traqueostomia feita pelo filho de 17 anos em MG

Foi sepultado nesta segunda-feira, 18, em Itajubá (MG), o corpo de José Del Ducca Ribeiro, de 54 anos. Ele morreu após passar mal em casa e ser submetido a uma traqueostomia pelo filho de 17 anos. O rapaz alegou que o pai vinha tendo crises de asma, que o levaram a pesquisar o assunto. Para fazer o procedimento, que consiste na abertura de um buraco no pescoço, ele usou utensílios domésticos e ferramentas do próprio pai. Tubo de caneta, chave de fenda, martelo, faca, tesoura e outros objetos foram apreendidos no local. O jovem alegou que queria apenas ajudar e foi liberado após ser ouvido pela polícia. De acordo com o delegado Mário Martins, ele disse que começou a estudar o assunto porque as crises respiratórias do pai vinham se tornando cada vez mais graves. Antes da traqueostomia, ele teria tentado sem sucesso uma massagem cardíaca para reanimar o pai. Porém, após não obter êxito, acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que ao chegar se deparou com o homem já sem vida. Médicos alertam que a traqueostomia pode ser usada para salvar uma pessoa, mas é necessário conhecimento para realizar esse tipo de procedimento. “Tem uma história clássica de um médico que durante um voo salvou uma pessoa dessa maneira usando uma tampa de caneta”, conta Giovanni Faria Silva. Médico da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (SP), ele diz, porém, que é preciso ser um profissional da área ou conhecer bem a respeito para fazer algo do tipo. “Caso contrário, o risco é grande”, explica. Com informações do Estadão Conteúdo

Jovem é presa após postar foto com arma em redes sociais em SAJ

Foto: Divulgação/PC

Uma jovem de 23 anos foi presa com uma arma de fogo no município de Santo Antônio de Jesus, localizado a 190 km de Salvador. Natália Oliveira Araújo, conhecida como Nati Perigosa, teria divulgado uma foto com uma arma nas redes sociais. A mulher foi presa em sua casa no Loteamento Recanto dos Prazeres no bairro Cajueiro, na manhã desta terça-feira (19). Ainda de acordo com a publicação, a polícia informou que a acusada estava com um revólver calibre 38 com quatro munições intactas. O material foi apreendido e remetido para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo a Polícia Civil, a jovem foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, pelo delegado Edilson Magalhães, coordenador da Coorpin/SAJ, foi ouvida e, em seguida, encaminhada para audiência de custódia da Justiça. Com informações do BNews

Lula vira réu em ação por ‘venda’ de MP para beneficiar montadoras

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) I Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou réu pela sexta vez, após o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, aceitar denúncia do Ministério Público Federal contra ele pelo crime de corrupção passiva. O petista é acusado de, supostamente, ter participado da “venda” da Medida Provisória (MP) 471, de 2009, que beneficiou montadoras de veículos com incentivos fiscais. Lula já é réu outros cinco processos: três na Lava Jato, um na Operação Zelotes e outro na Operação Janus. Segundo o MPF, a empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos, do lobista Mauro Marcondes Machado, representava os interesses da CAOA( Hyundai) e da MMC Automotores (Mitsubishi do Brasil) e teria ofertado R$6 milhões a Lula e Carvalho. O dinheiro seria para financiar campanhas do PT.  Além de Lula, viraram réus também o ex-ministro Gilberto Carvalho, os lobistas Mauro Marcondes e Alexandre Paes dos Santos, o APS, o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e os executivos das montadoras Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz.

Envolvido em esquema milionário de fraude é preso em Itabuna

Primo de Danilo Santana é preso em Itabuna| Foto Reprodução

Alessandro Almeida Gouveia, um dos envolvidos em um esquema de pirâmide financeira que vitimou milhares de pessoas em todo o país e rendeu cerca de R$200 milhões aos comandantes do golpe, foi preso pela Polícia Civil nesta terça-feira (19) em Itabuna, no sul do estado. Alessandro é primo de um dos líderes do esquema e já era e era procurado por ocultar bens da quadrilha através da utilização de uma procuração em nome do primo Danilo Santana Gouveia , que está foragido. Há duas semanas, a polícia recuperou R$ 920 mil que estavam depositados na conta de Edilane Alves de Oliveira, sogra de Danilo. As vítimas do esquema eram atraídas com a proposta de ganhar dinheiro com apostas em jogos, prometendo aos investidores um ganho de 30% sobre os valores aplicados no negócio. Eles foram descobertos, segundo a polícia, porque costumavam ostentar dinheiro e bens. Com informações do Bahia Noticias

Lúcio ‘reaparece’ e diz que Geddel vai se defender nos autos do processo

Lúcio Vieira Lima (PMDB) I Foto: Reprodução

Fora dos holofotes desde a prisão do irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) afirmou nesta terça-feira (19) que o ex-ministro Geddel Vieira Lima  se defenderá nos autos do processo. “Sempre defendi que todo cidadão brasileiro, quando sofre uma acusação, deve ter o benefício da dúvida e o amplo direito de defesa. E é isso que espero do Judiciário brasileiro: que dê a ele o amplo direito de defesa, que será manifestado nos autos”, afirmou em entrevista ao blog da jornalista Andréia Sadi, do G1. Ainda segundo a publicação, o peemedebista se negou a falar sobre uma possível delação premiada do irmão, especulada nos bastidores políticos, ou perguntas relacionadas à prisão do ex-ministro. Ele também negou que tenha conversado com o presidente Michel Temer após a prisão de Geddel e afirmou que não visitou o irmão na prisão.

PF investiga fraude em 14 concursos, a maioria para o Judiciário

A Polícia Federal desarticulou nesta segunda-feira (18/9) uma quadrilha especializada em fraudar concursos públicos. Segundo as investigações, pelo menos 14 certames nacionais foram alvo do grupo, principalmente seleções para ingresso no Poder Judiciário. Eram utilizados pontos eletrônicos. Trata-se da segunda fase da Operação Afronta, batizada de Afronta II, que apurou irregularidades no concurso público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo) para os cargos de técnico e analista judiciário. Em 2015, durante a primeira etapa, foram indiciados nove integrantes da organização criminosa: o líder do grupo, o técnico responsável pelos equipamentos eletrônicos usados na fraude, quatro pessoas responsáveis pelos desvios das provas, e três responsáveis por corrigir as questões desviadas. Além disso, foram indiciados 12 candidatos que receberam as questões por meio de equipamentos de ponto eletrônico, e duas pessoas que também tiveram participação na fraude, embora não fossem membros da organização. No curso dos trabalhos, surgiram informações dando conta de que outros concursos também haviam sido fraudados. Diante disso, a Polícia Federal solicitou à Fundação Carlos Chagas informações sobre quais outros certames aqueles indivíduos responsáveis por desviar as provas (chamados de “pilotos”) haviam se inscrito e que fornecesse os gabaritos de respostas de todos os candidatos destes concursos suspeitos, num total de 43. Os gabaritos foram então encaminhados à perícia para que fossem submetidos ao SPADE (Sistema de Prospecção e Análise de Desvios em Exames), software desenvolvido pela Polícia Federal para aplicação em investigações de fraudes em concursos públicos e exames em geral.

Finalizada a perícia, constatou-se que a fraude havia sido consumada em 14 certames e que 47 candidatos haviam participado do crime, alguns deles tendo sido habilitados e empossados nos cargos para os quais concorreram. O sistema também encontrou indícios de cópia de respostas entre candidatos (“cola”) em outros 24 certames.

Oito destes concursos públicos, envolvendo 36 candidatos, haviam sido realizados depois da tipificação do crime de “fraudes em certames de interesse público”, previsto no Código Penal. Assim, foram instaurados inquéritos policiais nos locais das fraudes e nesta segunda foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, quatro de condução coercitiva e 10 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em São Paulo, nas cidades de Campinas/SP e Maceió/AL. Outros candidatos foram intimados para prestar esclarecimentos. Os candidatos serão indiciados por fraudes em certames de interesse público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão e pelo crime de associação criminosa, cuja pena varia de um a três anos de reclusão. Metrópoles

Segundo pesquisa CNT, reprovação a Michel Temer sobe para 84,5%

Em Nova York, onde fez o discurso de abertura da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e na véspera da apreciação, pelo STF, de nova denúncia contra ele, o presidente Michel Temer sofreu um revés com a divulgação da pesquisa CNT/MDA, na manhã desta terça-feira (19/9), em Brasília. O levantamento traz a pior avaliação tanto de desempenho pessoal quanto de governo de um presidente da República em toda a série histórica. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 13 e 16 de setembro, Temer enfrenta 84,5% de reprovação. A pesquisa anterior, publicada em fevereiro pela Confederação Nacional do Transporte, apontava um índice de 62,4%.

O índice da avaliação negativa do governo também registrou grande aumento, chegando a 75,6% ante 44,1% apontados em fevereiro. O número de pessoas que consideram o governo Temer como bom caiu de 9,1% para 2,9%. Apenas 0,5% avaliaram como ótimo. Em fevereiro de 2017, 1,2% dos entrevistados consideravam o governo ótimo.

Segundo a CNT, 80% dos entrevistados acreditam ainda que o presidente não está fazendo as reformas necessárias para o país e 58,6% afirmam não ter “nenhuma confiança” em Temer. Apenas 5,8% dos consultados acreditam que o governante está enfrentando os principais problemas do país. (Metropoles)

Rezende fez pedido a Record antes de sua morte e emissora cumpriu

Lutando contra um câncer no pâncreas e no fígado, Marcelo Rezende, morto no último sábado (16)ficou afastado da Record no período mais crítico da doença. Nessa fase, o apresentador fez um pedido especial à emissora onde trabalhava e foi prontamente atendido. O desejo de Rezende era que o canal não preparasse nenhum material sobre ele antes que sua morte fosse confirmada. Segundo informações do TV Foco, as notícias sobre o falecimento do apresentador só foram preparadas depois que sua morte foi confirmada. Até a última sexta-feira (15), a direção da Record proibiu todas as produções de pegar qualquer imagem relacionada ao apresentador do ‘Cidade Alerta’ no arquivo da emissora.  O programa ‘Hora do Faro’, por exemplo, que já estava gravado e trazia material sobre Rezende, não exibiu nada sobre o assunto. Marcelo Rezende faleceu às 17h45 do sábado (16) e a Record anunciou somente às 19h12. O anúncio foi feito por Reinaldo Gottino.

Na ONU, Trump ameaça “destruir completamente a Coreia do Norte”

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (19), o presidente dos EUA, Donald Trump, classificou o governo da Coreia do Norte como “depravado”, uma “ditadura corrupta”, e afirmou que, se for ameaçado, não terá outra escolha a não ser “destruir completamente a Coreia do Norte”. De acordo com o portal UOL, o presidente norte-americano também defendeu a sua ideia de “América em primeiro lugar”. Trump afirmou que os países-membros da ONU devem trabalhar juntos para enfrentar países hostis. “Se os justos não enfrentarem os perversos, então o mal triunfará”, disse. Ele ainda aproveitou o seu discurso para mandar recados para a Rússia e a China, afirmando que todos devem “rejeitar as ameaças contra a soberania desde a Ucrânia até o Mar do Sul da China”. O presidente dos EUA disse ainda que o acordo nuclear com o Irã é uma vergonha para os EUA.

Forte terremoto atinge México em aniversário do tremor mortal de 1985

Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu o México nesta terça-feira, sacudindo edifícios na capital, Cidade do México, e provocando a saída de pessoas de edifícios e casas para as ruas. O tremor ocorreu apenas algumas horas depois de muitos participarem de treinamentos sobre terremotos em todo o país no aniversário do sismo devastador que matou milhares na Cidade do México em 1985.  O terremoto aconteceu 8 km a sudeste de Atencingo, no Estado central de Puebla, a uma profundidade de 51 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Luis Felipe Puente, chefe da agência de proteção civil do México, disse em sua conta no Twitter que não havia relatos imediatos de danos. Imagens de televisão mostraram pessoas sendo retiradas dos escritórios nas principais cidades. Testemunhas disseram que havia cenas de pânico e pessoas choravam nas ruas depois de deixar suas casas. Um poderoso terremoto de magnitude 8,1 atingiu o México no início deste mês, matando pelo menos 98 pessoas.